You are on page 1of 20

NOVAS FORMAS COMERCIAIS NA REDEFINIO DA CENTRALIDADE EM CIDADES MDIAS: O CASO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE

Cludio Smalley Soares Pereira Universidade Regional do Cariri URCA/CE clasmalley@hotmail.com Joo Csar Abreu de Oliveira Universidade Regional do Cariri URCA/IFCE- Campus Crato/CE njcesar@bol.com.br
Resumo: A produo da cidade na contemporaneidade baseada, dentre outras maneiras, na lgica econmica que interliga os lugares reproduo do capital global. A reestruturao urbana e da cidade so promovidas pelas atuaes dos grandes grupos econmicos que produzem um espao urbano cada vez mais fragmentado e fraturado. Nesse contexto, a redefinio da centralidade intra e interurbana pensada como resultado da atuao dos agentes econmicos globais, onde as cidades mdias aparecem como espaos luminosos, o que propicia esses investimentos. Assim, partindo de um recorte emprico do Cear, buscaremos compreender como o centro principal e a(s) centralidade(s) na/da cidade de Juazeiro do Norte esto sendo redefinidas a partir da produo de novas espacialidades urbanas ligadas s atividades de comrcio e servios. Palavras-chave: Centro; centralidade; urbanizao; cidades mdias; reestruturao espacial

Introduo No bojo das transformaes econmicas oriundas da crise do capital da dcada de 1970, o estudo sobre a urbanizao e suas causas e conseqncias tem recebido ateno de vrias reas do conhecimento, em particular da geografia, esta se interessando pelo aspecto referente espacializao do capital na transformao da paisagem geogrfica. Nesse contexto, os estudos urbanos no aspecto geogrfico tiveram um significativo avano, tanto no aspecto terico quanto no metodolgico. A incorporao de matrizes filosficas diferentes como a marxista e a fenomenolgica aumentou o escopo de investigao dos gegrafos que se dedicam anlise urbana. Um recorte territorial especfico comea a se destacar nesse perodo, tendo apenas uma significativa ampliao desses estudos a partir da dcada de 1990, que so as cidades mdias (AMORIM FILHO, 2007). O trabalho ora apresentado se refere ao estudo das cidades mdias brasileiras, tendo como recorte espacial o estado do Cear, particularmente a cidade de Juazeiro do Norte. Justificamos a escolha dessa cidade como objeto desse estudo pelo fato de se

apresentar como um centro urbano no interior do estado, tendo um importante papel de concentrao e centralizao dos principais servios a nvel regional. Assim, o trabalho est estruturado em quatro partes e as consideraes finais. Primeiramente faremos um breve percurso sobre as questes tericas e metodolgicas a respeito das cidades mdias; em segundo buscaremos enfatizar a questo do centro e da centralidade e evidenciar as perspectivas tericas sobre esses conceitos; na terceira parte partiremos para um recorte territorial especfico, isto , as cidades mdias cearenses; e em quarto enfocaremos a cidade de Juazeiro do Norte, levantando alguns pontos para a reflexo tendo em vista a reestruturao urbana e da cidade e seus rebatimentos na redefinio da centralidade urbana. As cidades mdias sabido que a discusso sobre cidades mdias no Brasil no nova. Remonta dcada de 1970, quando os primeiros estudos comearam a serem realizados sobre as cidades do estado de Minas Gerais. Mas somente duas dcadas depois que essa discusso se aprofunda e ganha espao nas discusses da Geografia Urbana brasileira (AMORIM FILHO, 2007). O fato das pesquisas e do interesse dos estudiosos se voltarem para as cidades mdias pode ser interpretado do seguinte ponto de vista: essas cidades ganharam notoriedade por apresentar um importante fator explicativo da urbanizao brasileira, passando a serem espaos privilegiados para investimentos do capital pblico e privado, os quais passaram a se deslocar para reas urbanas menos densas por vrio fatores que so comuns nas metrpoles: congestionamento, poluio, violncia, pouca qualidade de vida entre outros. So as chamadas deseconomias de aglomerao (CONTEL, 2010). Outro fator que explica o crescimento das cidades no-metropolitanas, incluindo as cidades mdias, a fora centrpeta exercidas por esses centros urbanos em relao aos centros menores, sobretudo no aspecto do consumo. Para Santos (2008) e Sposito (2007), as cidades mdias se destacaram no crescimento urbano brasileiro devido oferta de servios e comrcios especializados, atendendo a uma populao de classe mdia que foge das metrpoles. Essa fuga da populao de classe mdia das metrpoles tambm tem justificativa na qualidade de vida que as cidades mdias oferecem (SPOSITO et al, 2007). Poderamos ainda interpretar o crescimento das cidades mdias e das aglomeraes urbanas no-metropolitanas atravs da teoria do ajuste ou soluo espacial (spatial fix) de Harvey (2006). Para ele, a crise de sobreacumulao gera um

excedente de capital de um lado e de fora de trabalho de outro, que deve ser expandido, afim de que alguma outra formao social possa absorv-lo, o que de fato estancaria a crise por um determinado tempo. Nessa perspectiva, o deslocamento do epicentro da produo industrial dos pases centrais para os pases perifricos, pari passu com o desenvolvimento do consumo de massa, ajudam a aumentar o ciclo de rotao do capital, diminuindo seu tempo de giro e retomando o crescimento econmico novamente. Com isso, no movimento de destruio-criadora do capitalismo, novas configuraes geogrficas vo sendo produzidas na medida em que o tempo vai aniquilando o espao (HARVEY, 2006).
O ajuste espao-temporal (...) uma metfora das solues para as crises capitalistas atravs da suspenso temporal e da expanso geogrfica. A produo do espao, a organizao de novas divises territoriais de trabalho, a abertura de novos e mais baratos complexos de recursos, de novos espaos dinmicos de acumulao de capital e de penetrao de relaes sociais e arranjos institucionais capitalistas (regras contratuais e esquemas de propriedade privada) em formaes sociais preexistentes fornecem diversos modos de absorver os excedentes de capital e trabalho existentes (HARVEY, 2003, p. 98).

Surge, dessa forma, uma nova configurao do espao urbano brasileiro, denominado de segmento urbano no-metropolitano (DAVIDOVICH, 1995), onde as cidades mdias aparecem como importantes elementos da urbanizao brasileira no final do sculo XX. Essas novas configuraes espaciais denotam a passagem da urbanizao da sociedade para o perodo em que predomina a urbanizao do territrio, que se refere a difuso mais ampla no espao das variveis e dos nexos modernos (SANTOS, 2008, p. 138). Do ponto de vista conceitual, a definio de cidade mdia digna de comentrio. Isso porque esse conceito ainda se apresenta como impreciso, uma vez que existem muitas variveis que dificultam a sua definio. Vrios parmetros so usados (funcional, demogrfico, escala de referncia, entre outros) o que evidencia a dificuldade de conceituao. Isso fica claro quando Sobarzo (2008) nos diz que:
(...) a expresso cidades mdias representa um campo amplo de definies e refere-se, muitas vezes, com uma mesma denominao, a situaes diferentes. Nesse sentido, grande a dificuldade para definir o que uma cidade mdia, considerando os critrios escolhidos ou as distintas realidades urbanas e caractersticas do processo de urbanizao dos pases ou de regies de um mesmo pas (SOBARZO, 2008, p. 280).

Isso remete aos aspectos metodolgicos de uma investigao, ou seja, uma cidade para ser considerada mdia depende dos instrumentos e das variveis que sero

selecionadas para uma classificao. Existem as variveis demogrficas, discutidas por Corra (2007), como, tambm, as variveis que se referem funcionalidade da mesma e de sua oferta de bens e servios em uma determinada regio. Pensando nesse problema, Sposito (20071) prope diferenciar cidade mdia de cidade de porte mdio:
a expresso cidade mdia [ usada] [...] para fazer referncia s cidades que desempenham papis de intermediao entre cidades maiores e cidades menores no mbito de diferentes redes urbanas e que, portanto, diferem das cidades de porte mdio cujo reconhecimento advm de seus tamanhos demogrficos (SPOSITO, 2007, p. 09).

O conceito de cidade mdia (pensado como sendo uma cidade que intermedeia a relao entre cidades grandes e metrpoles com cidades pequenas) varia de regio para regio e de pas para pas. Isso evidente, uma vez que os parmetros de classificao no so os mesmo em todos os lugares. O programa Ciudades Intermedias y Urbanizacin Mundial, desenvolvido pela UIA (Unio Internacional dos Arquitetos) tido como referncia metodolgica no estudo das cidades mdias por abranger cerca de 95 cidades em mais de 30 pases (OLIVEIRA, 2010). Para esse programa, as cidades mdias (ou intermedirias) no podem ser definidas apenas pela populao, ou seja, pelo critrio demogrfico.
La ciudad media-intermedia no puede definirse slo por el tamao de la poblacin. Tan o ms importante es el papel y la funcin que la ciudad juega en su territorio ms o menos inmediato, la influencia y relacin que ejerce y mantiene em ste y los flujos y relaciones que genera hacia el exterior (LLOP TORN; BELLET SANFELIU, 1999, p. 43).

No caso de um pas como Brasil, com grandes disparidades regionais, uma cidade mdia do Nordeste, por exemplo, no pode ser comparada ou estudada a partir dos mesmos critrios que uma cidade do Sudeste ou do Sul do pas2. Se tomarmos como referencial o tamanho demogrfico, veremos que as diferenas so exorbitantes. Porm, o que os estudos demonstram e que poderia at ser considerado como um consenso entre os pesquisadores que a cidade mdia, seja ela em que rede urbana esteja ou em que pas ou regio se encontre, desempenha um papel importante na articulao da rede urbana de uma determinada formao scio-espacial.
1

SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. Prefcio. In: _______. (Org). Cidades Mdias: espaos em transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 35-67. 2 Os rgos governamentais brasileiros (IBGE, IPEA) geralmente utilizam metodologias comuns para a classificao das cidades mdias brasileiras, em que a variante populao figura como a mais comum

Centro e centralidade urbana: subsdios para a pesquisa emprica No de hoje que existem as discusses referentes ao centro das cidades. Tais debates j eram encontrados na Escola de Chicago, onde os principais conceitos eram o de rea central, centralizao, descentralizao, segregao, os quais permanecem ainda hoje na pesquisa urbana, ora com contedos diferentes, ora no. A cidade era para os pesquisadores da Escola de Chicago, explicada pela disputa de territrios e pela acomodao e distanciamento de usos que se complementam e se repelem (WHITACKER, 2010, p. 01). O centro tinha, nesse sentido, um papel determinante na estrutura do espao urbano, pois a leitura empreendida da cidade como um ente dotou a rea central de uma funo controladora de todo organismo urbano (WHITACKER, 2010, p. 01). As matrizes que serviam para explicar a cidade eram fundamentalmente positivistas e naturalistas, isto , um darwinismo social, onde os processos sociais eram naturalizados. Outra escola que tratou da questo do centro das cidades foi a escola francesa, em que os gegrafos urbanos analisavam a cidade atravs de uma perspectiva histrica, onde a anlise de diferentes escalas ajudaria a entender a gnese da cidade. Sintetizando as duas perspectivas, com a Escola de Chicago, h uma prevalncia das formas na organizao da sociedade; na Geografia Francesa, a prevalncia est na histria, sendo o espao, geralmente, o palco de aes resgatveis atravs da formas (WHITACKER, 2010, p. 01). Com as transformaes scio-espaciais que ocorreram ao longo do sculo XX, juntamente com a incorporao de novas matrizes terico-metodolgicas para explicar a realidade, novos conceitos surgem e os velhos conceitos passam a ganhar um novo contedo frente as alteraes por que passou o mundo. Na Geografia isso basilar, j que a teoria marxista e a fenomenologia passaram a compor o arcabouo terico para a anlise do espao geogrfico (SMITH, 1988). Na teoria marxista, Manuel Castells e Henri Lefebvre se enquadram entre os maiores pensadores da cidade. Suas teorias foram alvo de muita discusso a respeito da problemtica urbana por diferentes autores e de reas distintas, principalmente da Geografia Urbana e da Sociologia Urbana (GOTTDIENER, 1993; SOJA, 1993). O

centro urbano esteve presente na produo intelectual desses autores sobre a temtica da cidade3. Segundo Lefebvre (2008, p. 90), no existe cidade, nem realidade urbana, sem um centro. Isso significa que o centro um elemento fundamental da estrutura da cidade. Sem ele no existiria a realidade urbana. Mas, o que de fato constitui o centro? Para Sposito (2004, p. 120) o centro constitui-se por meio de um processo de concentrao de atividades de comercializao de bens e servios, de gesto pblica e privada, de lazer e de valores materiais e simblicos em uma rea da cidade. Essa abordagem apresenta o centro como um aspecto fundamental por denotar a usabilidade do solo urbano, que pode ser de diferentes maneiras (econmica, cultural, entre outras). importante frisar que o termo centro urbano apresenta uma srie de problemas se o mesmo no for especificado conforme a escala e o arcabouo metodolgico a qual ele est sendo referenciado. Leituras ambguas podem ser fruto de uma especificao equivocada do que seria o centro urbano. Villaa (2009) chama a ateno para isso:
(...) variam muito os conceitos e as realidades representadas pela expresso centro urbano; preciso, pois, cautela na interpretao desse vocbulo e tambm na sua utilizao. Ele pode designar ou os chamados centros tradicionais (impropriamente chamados de histricos) como o CBD dos americanos; pode designar uma rea central mais ampla, como a que os urbanistas brasileiros chama de centro expandido; pode at mesmo significar cidade central, especialmente no caso das cidades americanas, que freqentemente tm rea territorial pequena, tanto em termos absolutos como relativos s extenses das respectivas reas metropolitanas; finalmente, em anlises regionais, pode significar reas metropolitanas inteiras (VILLAA, 2009, p. 30, grifos do autor)

O centro urbano se apresenta, ento, como um daqueles conceitos polissmicos que significam vrias coisas dependendo da situao que se dar sua operacionalidade. Torna-se necessrio, ento, especificar em que medida o mesmo vai ser usado, deixando claro a escala de referncia a qual ser aplicado. Nesse trabalho usaremos o centro urbano na escala intra-urbana e na escala da rede urbana, procurando sempre deixar evidente a escala para que no gere equvocos de interpretao. Porm, a idia de centro urbano, seja ele em qualquer escala, revela um aspecto fundamental que comum a todas as concepes: uma relao dialtica. Esse aspecto captado por Whitcacker (2010) ao afirmar que:
3

Temos por base a teoria lefebvriana do espao, uma vez que Castells considera o espao como mero reflexo da sociedade. Para Lefebvre o espao um importante elemento da dinmica social, pois sendo produto, ele tambm condio para os processos sociais (GOTTDIENER, 1993; SOJA, 1993).

Em diferentes concepes e menes ao centro urbano h, quase que automaticamente, uma identificao com convergncia e/ou divergncia. Ou seja, o centro organiza os deslocamentos e ponto de articulao entre seus usos e os demais espaos da cidade. Os movimentos dos veculos e das pessoas convergem para ele, em determinados momentos do dia, e de l partem ordenando um movimento pendular que dota essa rea de contedos diferentes no decorrer de um nico dia e lhe d uma dupla caracterstica de integrao e disperso. Essa identificao reforada pelo desenho do plano virio, que tanto pode determinar a localizao do centro, quando ser por ele influenciado, numa relao dialtica. O duplo movimento de atrao e disperso se materializa atravs desse plano tendo no transito de pedestres e veculos (coletivos ou individuais) sua identificao mais direta, e, num nvel menos evidente, por meio dos fluxos imateriais de informaes (WHITACKER, 2010, p. 15, grifos nossos).

Podemos concluir baseados nesses autores, que o centro uma parte localizvel na cidade (ou a cidade toda, dependendo da escala), que concentra uma gama de atividades diversificadas, sejam elas econmicas, culturais, polticas ou todas ao mesmo tempo. Pensando assim, o centro est relacionado intrinsecamente com o uso do solo urbano e com as formas espaciais comerciais localizveis no territrio. Em outras palavras, o centro se revela pelo que se localiza no territrio (SPOSITO, 2001, p. 238). No entanto, outro elemento se apresenta no tratamento da temtica do centro urbano, distinguindo-se dele e ao mesmo tempo o complementando: a centralidade. Esta um elemento sem o qual o centro urbano (a cidade/ na cidade) no pode ser investigado nem tampouco pode ser ignorado. A relao centro/centralidade inexorvel (SPOSITO, 2001). A centralidade urbana se expressa em duas escalas: a) ela pode ser apreendida na escala intra-urbana, ou seja, na escala da cidade, evidenciando as transformaes das relaes centro-periferia e a constituio de novas reas centrais com contedos diferenciados no espao interno da urbe; b) ela pode ser apreendida na escala interurbana, ou seja, da rede urbana e de um sistema de cidades que est em articulao, procurando-se compreender o papel da cidade central (SPOSITO, 1998). No contexto das cincias sociais, a centralidade foi estudada a partir de trs perspectivas distintas: a) baseada na Teoria das Localidades Centrais de Walter Christaller, onde a centralidade se expressa na escala regional; b) na Escola de Chicago, tendo a centralidade um carter intermedirio, caracterizado pela metrpole; c) na escala intra-urbana, evidenciada pela mesma Escola de Chicago e por outras correntes, como a Geografia Francesa (WHITACKER, 2010).

A centralidade apreendida pelos fluxos que dinamizam o territrio, tornando um determinado espao central. Esses fluxos que geram mobilidades na escala intraurbana e interurbana so sempre direcionados para lugares que concentram determinadas atividades comerciais, industriais, de servios, entre outros. No caso do centro de grande parte das cidades, a concentrao maior nessa rea se d de elementos do setor tercirio. A centralidade se expressa, ento, pelo movimento, pelo fluxo, pela fluidez (SPOSITO, 2001; WHITACKER, 2010). Um recorte analtico-territorial: as cidades mdias cearenses Empreender um recorte para promover uma anlise de um determinado lugar pode provocar equvocos se no o relacionarmos com os contextos mais amplos que influenciam os processos e prticas espaciais que produzem o espao urbano, sobretudo na contemporaneidade. Dessa forma, buscamos apreender o contexto da urbanizao cearense a partir da lgica das cidades mdias, tendo em vista que elas apresentam um importante grau de explicao do processo de urbanizao no Cear, pois, dentre outras coisas, concentram parte significativa da populao fora da Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF). Buscaremos, entretanto, articular as escalas geogrficas que influenciam na dinmica urbana dessas cidades, sabendo que vrios dos processos que ocorrem nesses espaos urbanos so semelhantes s outras cidades mdias brasileiras, guardadas claro, as devidas propores e as especificidades dos lugares onde se realizam os processos. A urbanizao cearense apresenta especificidades em relao aos outros estados do Nordeste brasileiro. Enquanto a ocupao do territrio da maioria dos estados nordestinos se deu do litoral para o interior, no Cear o processo foi o inverso, o territrio foi ocupado do interior para o litoral, devido expanso da pecuria extensiva (HOLANDA, 2010). As cidades mdias cearenses (ver figura 01), com exceo de Juazeiro do Norte, foram centros urbanos importantes desde o sculo XVIII. Na rede urbana cearense, Crato e Sobral eram cidades de 1 nvel, tendo como funes bsicas a agrcola/administrativa/industrial e comercial/administrativa/servios, respectivamente. No caso de Iguatu, essa cidade se desmembra de Ic em 1851, quando ainda se chamava Telha, tendo um importante desenvolvimento proporcionado pela produo algodoeira. Juazeiro do Norte tem sua ascenso no cenrio urbano do estado no final do sculo XIX e incio do sculo XX impulsionado pelo fenmeno religioso Padre Ccero Romo Batista (AMORA; COSTA, 2007).

Segundo Amora e Costa (2007), a evoluo da rede urbana e das cidades mdias no Cear pode ser apreendida a partir de uma periodizao: numa primeira fase, o perodo agrrio-exportador, onde a cidade era o local da comercializao da riqueza produzida no campo. Nesse perodo a situao geogrfica era fator determinante para o crescimento das cidades, como aconteceu com o Crato, por exemplo, que se tornou um importante centro de produo de cana-de-acar. Nessa fase j existiam indstrias, no entanto, a indstria constitua, de certa forma, um prolongamento da agricultura (AMORA; COSTA, 2007, p. 357). No segundo perodo, chamado de perodo da industrializao e da formao de um mercado nacional, se deu com a derrubada dos arquiplagos econmicos brasileiros, constitudos no perodo anterior. A SUDENE, no Nordeste e no Cear, teve um papel importante na tentativa de consolidar uma poltica industrial no estado. As polticas de planejamento estadual visavam a industrializao, onde dois projetos se destacaram: o projeto Asimov, no Crato, e o projeto PUDINE, em Sobral, nos anos de 1962 e 1963, respectivamente (AMORA; COSTA, 2007).

Figura 01: mapa das cidades mdias cearenses

Fonte: HOLANDA, 2011. O ltimo perodo o da reestruturao produtiva, onde a globalizao financeira e o encurtamento das distncias, paralelamente com a desconcentrao da

produo industrial, fragmentam o territrio segundo a lgica do capital mundializado. Nesse perodo, a partir de 1987, a administrao do Estado do Cear, com o discurso modernizador do governo das mudanas4, coloca em prtica as polticas de neoliberais de industrializao. Tem destaque a consolidao do moderno plo txtil e de confeces na Regio Metropolitana de Fortaleza, e os setores caladistas, de cermica e de ourivesaria no Cariri. No Crato e em Sobral se instala a Grendene, empresa de calados do Rio Grande do Sul, empregando 2.347 empregados no Crato e 15.000 em Sobral (AMORA; COSTA, 2007). O interesse pelos estudos das cidades mdias no Cear remonta ao incio do sculo XXI, com os primeiros trabalhos sendo realizados por Holanda (2001) e Maria Jnior (2004) buscando entender o papel das cidades mdias de Crato, Juazeiro do Norte e Sobral na conformao da rede urbana cearense. A cidade de Iguatu passa a ser includa nos estudos posteriormente, devido ao seu dinamismo econmico a uma grande rea de influncia na regio Centro-Sul do estado (HOLANDA; MARIA JNIOR, 2010). Desde o final da dcada de 1980, sobretudo nos anos 1990, essas cidades cresceram substancialmente em populao (ver tabela 01) e as polticas estaduais deram evidncia a essas cidades. Os anos que se sucederam aps o governo das mudanas e as polticas implantadas por estes, contriburam de forma significativa para a insero das cidades mdias cearense no circuito da economia nacional e global.
Em vinte anos, os governantes que se sucederam e que tinham forte influncia no governo federal, atraram investimentos pblicos e privados para o Cear e desenvolveram uma poltica econmica centrada em trs eixos: indstria, turismo e agronegcio. O discurso modernizador, o marketing poltico, os grandes projetos tursticos, agrcolas, industriais e culturais, a implantao de infra-estrutura bsica e a ousadia poltica colocaram o estado em evidncia na mdia nacional (AMORA; COSTA, 2007, p. 367).

Atualmente, podemos perceber que a economia dessas cidades se caracteriza por ser fundamentalmente terciria. O setor de comrcio e de servios teve uma insero intensa nas ltimas dcadas, com o crescimento dos servios de sade e educao (principalmente de nvel superior) como as clnicas e hospitais especializados. rgos pblicos federais e estaduais tambm passaram a se abrigar nesses centros urbanos

Governo das Mudanas a designao que se refere ao perodo da poltica cearense que compreende de 1987, com a ascenso de Tarso Jereissati ao poder, a 2007, com o fim do mandato do ento governador Lcio Alcntara. Esse perodo ficou conhecido por essa expresso por empreender novas polticas de gesto visando acelerar o crescimento econmico do Estado, sobretudo a partir da dcada de 1990, baseado em polticas neoliberais. Sobre o Governo das Mudanas, ver Gondim (2000).

(Polcia Federal, Receita Federal, CREDE, SEBRAE, IBGE, etc.) o que contribui para a influncia regional exercida por esses plos (AMORA; COSTA). Tabela 01: Evoluo da populao total e taxa de urbanizao dos municpios cearense que tem cidades mdias como sede nos ltimos vinte anos
1991 Municpio Crato Juazeiro do Norte Iguatu Sobral Populao 90.519 173.566 75.649 127.489 T.U* (%) 77,64 95,02 70,22 81,47 2000 Populao 104.646 212.133 85.615 155.276 T.U 80,19 95,33 72,84 86,63 2010 Populao 116.759 249.936 96.523 188.271 T.U 83,10 96,07 77,34 88,35 -

TOTAL 467.233 557.670 651.489 Fonte: IBGE/IPECE (2010). Dados populacionais referentes ao censo demogrfico de 2010. Elaborao do autor

Podemos observar o Produto Interno Bruto (PIB) de cada municpio por setor da economia (ver tabela 02). O setor agropecurio aparece com a menor parcela dos PIBs, com destaque maior em Iguat e em Crato. Em Juazeiro do Norte a agropecuria quase inexistente; j o setor industrial aparece bem desenvolvido, tendo a maior parcela na cidade de Sobral, principalmente com a GRENDENE; por fim, o setor de servios (o tercirio) absoluto na maioria, chegando a quase 80% nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Sobral tem o PIB dos servios menor devido a maior participao da indstria. Quando passamos para a somatria de todos os setores juntos em todas as cidades mdias, observamos que os servios detm maioria da parcela econmica com 74,3%, deixando a indstria em segundo com 22,7% e a agropecuria em terceiro com 2,9%. Observa-se, ainda que a porcentagem no setor de servios das quatro cidades mdias juntas maior que a mdia do mesmo setor no Estado do Cear como um todo. Tabela 02: PIB por setor econmico das cidades mdias cearenses em %
Municpio Crato Juazeiro do Norte Iguatu Sobral Total Cear Agropecuria 3,0 0,5 6,6 1,8 2,9 6,2 Indstria 18,5 20,0 16,5 35,9 22,7 23,6 Servios 78,6 79,5 76,8 62,3 74,3 70,2

Fonte: Perfil Bsico Municipal (IPECE, 2010). Dados referentes a 2007. Elaborao do autor

Esse aspecto econmico das cidades mdias j fora tratado e destacado por Souza (2007), sendo um fato comum em boa parte das cidades mdias brasileiras. A expanso do consumo e a fora centrfuga que elas exercem em escala regional, fazem delas importantes centros urbanos dentro de uma ou mais rede urbana, oferecendo bens e servios para a populao da cidade e de outros centros menores que fazem parte do seu raio de influncia. nessa perspectiva que buscaremos no prximo tpico apresentar alguns elementos para se pensar a questo da centralidade urbana em cidades mdias brasileiras, especificamente no Cear, tendo como objeto emprico da investigao a cidade de Juazeiro do Norte. Tal centro urbano foi escolhido em virtude de apresentar transformaes espaciais e alteraes na morfologia urbana nas ltimas dcadas vinculadas localizao de atividades do setor de comrcio e servios. A questo da centralidade de/em Juazeiro do Norte: elementos para reflexo Com a reestruturao produtiva na dcada de 1970, os efeitos das polticas que visavam reerguer o sistema econmico tiveram rebatimentos espaciais, os quais foram fundamentais para o crescimento das cidades. Os resultados apareceram em todas as escalas espaciais e, nesse sentido, as cidades mdias tambm sofreram alteraes para se adequar ao novo modelo do processo produtivo capitalista (BAENINGER, 1998). No Nordeste (PONTES, 2006) e, particularmente no Cear (AMORA; COSTA, 2007), esses rebatimentos provocaram mudanas espaciais significativas tanto no espao intraurbano como no interurbano e na centralidade. Se at os anos 1970 boa parte das cidades brasileiras tinha como caracterstica principal apenas um centro (monocntricas), onde uma rea da cidade detinha os principais servios urbanos e era o ponto nodal dos fluxos, aps a dcada 1980, com investimentos de grande porte no setor industrial, de comrcio e servios feitos pelo capital estrangeiro amparados pelo Estado, como os Shopping Centers e os supermercados (no setor tercirio), as cidades passam a crescer e possibilitam a criao de novos centros, isto , passam a ter como caracterstica estruturas policntricas, com atividades que antes eram encontradas no centro principal sendo agora localizadas em outras reas da cidade (SPOSITO, 1991). importante observar que a relao centro/periferia se altera no apenas na escala da cidade, mas em todas as escalas possveis. Isso provocado pelo processo de reestruturao em escala global que promove rebatimentos espaciais em escalas distintas, mas que devem ser articuladas no processo de anlise.

Cabe ainda um parntese rpido pra falar desse termo que est to em vigor nas anlises urbanas contemporneas: a reestruturao. Esse termo tem relaes com seus correlatos estrutura e estruturao, mas dele se distingue. Enquanto a estrutura vista como sendo uma fotocpia, um arranjo entre forma, funo e um retrato momentneo do processo social, isto , dotada, assim, de historicidade e de um grau de determinao sobre o social, a estruturao tida como o movimento de constituio da estrutura, um processo scio-espacial (WHITACKER, 2010). J a reestruturao enfocada como um movimento e um processo de ruptura de padres anteriores, rumo a uma nova configurao, seja ela espacial, temporal, poltica, econmica, enfim, da vida social como um todo, como nos diz Soja (1993). Quando nos debruamos sobre um objeto emprico, as relaes e articulaes escalares devem ser feitas, uma vez que elas possibilitam a apreenso das transformaes na configurao geogrfica das cidades e das atividades e funes nelas localizadas. Uma dessas transformaes, dentre vrias outras existentes, se refere alterao e reconfigurao da centralidade intra-urbana e interurbana de um determinado centro urbano (cidade). A cidade de Juazeiro do Norte, localizada na regio do Cariri, sul do Estado do Cear (ver mapa das cidades mdias acima), caracterizada por Castello Branco (2007) e Pontes (2006) como cidade mdia, tanto na rede urbana brasileira como na rede urbana nordestina, por desempenhar e localizar atividades funcionais que a tornam um espao privilegiado para investimentos do capital pblico e privado. Essa caracterstica de ponto luminoso (SANTOS; SILVEIRA, 2003) que a cidade exerce, fruto de um intenso processo de crescimento urbano que ocorre desde o fim da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980, quando passa a desbancar Crato da dianteira de plo econmico do sul do Cear. Nesse contexto, Juazeiro do Norte passou a comandar de fato a regio do Cariri cearense (FELIZOLA DINIZ, 1989). Isso remete a uma caracterizao de tal cidade como um centro regional, centralizador de diversas atividades e exercendo uma fora centrpeta em relao s demais cidades do seu entorno. Atividades ligadas ao comrcio, servios (dentre eles educacionais e de sade) so os que mais atraem populaes, conforme pesquisa de Nascimento e Amora (2011). H, ento, uma centralidade exercida por Juazeiro do Norte na escala interurbana, o que um fato. A pesquisa da Rede de Influncia das Cidades (REGIC), realizada pelo IBGE (2008) apresenta Juazeiro do Norte com uma influncia regional de

cerda de 36 cidades entre estados do Cear, Pernambuco e Paraba. Foi classificada como Capital Regional C, juntamente com Sobral e Crato. Os investimentos que tem sido feitos nas ltimas dcadas, em especial no setor tercirio, denunciam uma superioridade inquestionvel na oferta de bens e servios da cidade tanto para os citadinos locais (juazeirenses) como para os que vo cotidianamente para a cidade, seja para trabalhar, comercializar, passear, lazer, estudar, fazer consultas mdicas dentre outras coisas. No entanto, no podemos esquecer que esses investimentos tm uma importncia significativa na reorganizao territorial urbana na escala da cidade. Isto , as duas escalas, a urbana, que se refere relao entre as cidades do Cariri e at de outros estados com Juazeiro do Norte, e a escala da cidade, o espao interno da urbe, so transformados e a sua configurao geogrfica passa por alteraes que denunciam as mudanas nas dimenses econmica, poltica e at cultural, dependendo da situao. Por exemplo, o Aeroporto Regional do Cariri/Orlando Bezerra em Juazeiro do Norte um equipamento fundamental para a dinamizao da regio, funcionando com vos regulares desde a dcada de 1980. Tal equipamento registrou em 2009, segundo a Infraero, um crescimento de 45%, estando entre os aeroportos administrados pela mesma instituio que mais cresceu no Brasil5. O transporte de passageiros, mercadorias, capitais e a interconexo da cidade com outras de mesmo porte e at maiores, como Braslia, Fortaleza, Recife e So Paulo fundamental para a centralidade interurbana de Juazeiro do Norte. O aeroporto6 um exemplo importante, uma vez que presta um servio sociedade (o transporte areo de cargas e passageiros) e que um elemento fundamental da histria presente, isto , do perodo atual, onde as comunicaes, a informao e os transportes ajudaram a acelerar a compresso do tempo-espao (HARVEY, 2008) e conectar os lugares mais longnquos entre si. No entanto, as formas espaciais que mais tem chamado ateno no processo de estruturao da cidade de Juazeiro do Norte so as ligadas s atividades comerciais, como os Shoppings Centers e os hipermercados, que tem se inserido com vigor no cotidiano urbano, e os servios ligados sade e educao (esta ltima de ensino superior) que promovem mudanas na morfologia urbana redefinindo aspectos

Disponvel em: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/3767-1101-juazeiro-donorte-registra-crescimento-de-45-em-2009-.html. Acessado em: 25 de junho de 2011. 6 As linhas areas que interconectam as cidades mdias uma das variantes escolhidas por Castello Branco (2007) para classificar essa categoria de cidade, e Juazeiro do Norte aparece na classificao desta autora.

referentes centralidade na/da cidade. Abordemos apenas as formas referentes aos Shoppings Centers e aos supermercados. Tendo em vista que a relao centro/centralidade se d de forma inexorvel (SPOSITO, 2001) e que a centralidade o elemento essencial do fenmeno urbano (LEFEBVRE, 2008), a cidade de Juazeiro do Norte apresenta elementos importantes para se pensar essa relao nas cidades mdias contemporneas no Brasil. Na escala da cidade, pode-se observar que a localizao de novos empreendimentos comerciais ligados ao setor tercirio esto buscando cada vez mais se distanciar do centro principal da cidade (ver figura 01), onde se concentram e acabam por dinamizar uma parte do territrio urbano. Vale ressaltar que as formas espaciais relacionadas para a anlise da redefinio da centralidade que foram escolhidas no anulam outras espacialidades importantes que concentram determinada atividades como expressam centralidades tambm, como o caso dos mercados pblicos, com forte poder de concentrao e atrao de pessoas. Figura 01: Imagem de satlite destacando as reas centrais e as expresses de centralidade em Juazeiro do Norte

Fonte: Google Earth, 2009 Org. Cludio Smalley Soares Pereira Na figura acima, destacamos, alm do centro principal da cidade, outros trs empreendimentos capazes promover a criao de novas reas centrais no interior da cidade e que influenciam tambm a dinmica urbana a nvel regional. Assim, os

empreendimentos so dois Shoppings Centers (sendo o Shopping Juazeiro ainda virtual) e o outro do ramo de auto-servio, o Atacado, pertencente ao grupo francs Carrefour. O centro principal de Juazeiro do Norte concentra grande parte das lojas varejistas. A estrutura urbana do centro, no que se refere ao comrcio, principal expresso da centralidade da rea central, est distribuda em algumas ruas, algumas que poderamos chamar de primeira ordem (as ruas principais do centro) e outras de segunda ordem, isto , ruas secundrias (que concentram atividades variadas com uma mescla de residncias). O uso do solo urbano segundo Carlos (2008) pode ser caracterizado de duas formas: a) um modo de uso que est vinculado produo e realizao da mais-valia global, referente produo e reproduo do capital, e b) um uso vinculado reproduo da sociedade, tanto como fora de trabalho como consumidores. No caso do centro principal da cidade, as duas formas se manifestam claramente, sendo ainda, em alguns setores, percebidas territorialidades distintas que expressam centralidades diferenciadas dentro de uma nica rea da cidade. Como exemplos destacam-se as ruas que estamos chamando de primeira ordem: a Rua So Pedro, caracterizada por uma concentrao de lojas varejistas; b) a Rua So Paulo, com uma participao maior de mercantis de pequeno porte e de lojas com produtos artesanais, e c) a Rua Padre Ccero, com uma forte concentrao de servios ligados sade (odontologia, oftalmologia, entre outras especialidades). Ressaltamos ainda que essas atividades no formam um bloco homogneo nesses espaos, elas predominam, mas no anulam outras atividades que podem ser encontradas nessas reas. As outras espacialidades urbanas seguem a lgica de expanso urbana retratada por Whitacker (2006), onde a morfologia da cidade redefinida na medida em que as novas formas espaciais ligadas ao setor de comrcio e servios modificam a estrutura urbana preexistente e redefinem a centralidade na sua escala intra e interurbana. importante frisar que o centro principal no perde o seu potencial polarizador (SPOSITO, 2010), mas suas relaes com as outras partes da cidade so modificadas na medida em que novos espaos de troca e consumo so produzidos em reas distantes do centro principal, direcionando a produo territorial da cidade para as reas perifricas7. Os Shoppings Centers e os hipermercados filiados ao capital estrangeiro se alocam nos principais eixos virios da cidade (Cariri Shopping av. Padre Ccero; Atacado Av. Padre Ccero) o que denota uma reconfigurao das relaes centro/periferia nos mais variados nveis escalares. A criao dessas novas reas
7

A periferia utilizada referindo-se s partes distantes do centro principal.

centrais (algumas ainda em consolidao, como o caso do Atacado) expressam centralidades que denotam caractersticas comuns a boa parte das cidades mdias, como o uso do automvel como principal transporte. Esses processos no permitem falar em uma reestruturao urbana ocorrendo paralelamente a uma reestruturao da cidade, pois ambas as escalas esto intrinsecamente relacionadas no processo de produo e reproduo espacial. Acreditamos ento que as reestruturaes urbanas e as reestruturaes das cidades se relacionam dialeticamente e a leitura em uma das escalas no pode ser empreendida sem a leitura da outra escala. As mudanas na produo e no uso, distribuio e contedo do espao urbano mudam tambm a relao da cidade com as cidades de sua rede urbana e de redes mais longnquas (SPOSITO, 2007). O Cariri Shopping construdo em 1997 hoje um dos empreendimentos mais notveis. Est atualmente passando por uma reforma de duplicao, que custar em torno de R$ 50 milhes. Para reforar a centralidade exercida por tal equipamento, foi construdo um investimento do Grupo Walmart do ramo de auto-servios, o Hiperbompreo, prximo ao Cariri Shopping, com custos em torno de R$ 30 milhes. Apesar de essas novas reas centrais estarem sendo criadas com novas formas comerciais e de servios mais especializados se localizando nos principais eixos virios da cidade, direcionando a expanso urbana para as reas perifricas, o que de fato muda as formas de uso, distribuio e contedos do solo urbano, o centro principal da cidade no passa por uma decadncia ou abandono. Pelo contrrio, o solo urbano do centro da cidade um dos mais altos, chegado at a custar R$ 5 mil o preo do metro quadrado. Na periferia, o preo do metro quadrado tambm aumentou, saltou de R$ 10 a R$ 15 para R$ 250 a R$ 300, com uma valorizao de 1.900% em trs anos8. Consideraes Finais A temtica centro/centralidade nos estudos sobre cidades mdias ganhou propores considerveis nos ltimos anos. No presente estudo apresentamos essas questes tendo como objeto emprico a cidade de Juazeiro do Norte/CE, pretendendo mais levantar o interesse do leitor e dos pesquisadores desse tema da Geografia Urbana do que fincar verdades absolutas sobre o processo urbano em tal cidade. Nosso objetivo foi instigar o debate acerca das novas formas espaciais referentes s atividades de

Matria publicada no Dirio do Nordeste em 29 de junho de 2011. Disponvel em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1003728 Acessado em: 08 de julho de 2011.

comrcio e servios e seus rebatimentos na centralidade intra e interurbana de Juazeiro do Norte. Procuramos mostrar que as estratgias locacionais dos grupos econmicos ligados ao setor de comrcio e servios (Shoppings Centers, hipermercados e outros) seguem uma lgica em que a tendncia a expanso do tecido urbano em direo s reas mais distantes do centro principal, redefinindo os padres de uso do solo urbano e produzindo novas configuraes territoriais pautadas na lgica do capital. Vimos que a centralidade urbana na escala da rede de cidades perceptvel, e que a cidade estudada apresenta fatores relevantes na sua dinmica urbana que interferem, tambm, na escala da cidade. Esses fatores esto ligados redefinio da questo da centralidade na/da cidade e na morfologia urbana. Nesse contexto, podemos concluir que a cidade de Juazeiro do Norte se insere na lgica do capital global e da reestruturao espacial com a insero de novas formas espaciais que tomam conta da paisagem, transformando as experincias dos citadinos. A transformao da paisagem geogrfica, com a chegada de empreendimentos financiados pelo capital estrangeiro (filiais do ramo de auto-servio como o Atacado, do Grupo Carrefour; o Hiper Bompreo, do Grupo Walmart), juntamente com a promoo de novas formas de habitao urbana com os condomnios fechados e a verticalizao, promovem a produo da cidade pautada na dinmica do capitalismo global, onde a tendncia a produo de um espao urbano cada vez mais fraturado e segmentado socialmente. Referncias AMORA, Zenilde Baima; COSTA, Maria Cllia Lustosa. Olhando o mar do serto: a lgica das cidades mdias no Cear. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro (Org.). Cidades Mdias: Espaos em Transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 343378. AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno. Origens, evoluo e perspectivas dos estudos sobre as cidades mdias. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro(Org.). Cidades mdias: espaos em transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 69-87. BAENINGER, Rosana. Reestruturao urbana: algumas consideraes sobre o debate atual. Campinas: Nepo/Unicamp, 1998. mimeo. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Reproduo do Espao Urbano. So Paulo: Edusp, 2008. CONTEL, Fbio Betioli. Rede urbana e cidades mdias no Brasil: abordagens clssicas, abordagens contemporneas. In: HOLANDA, Virginia Cavalcante de; AMORA, Zenilde Baima. (Org.). Leituras e saberes sobre o urbano. Cidades do Cear e Mossor no Rio Grande do Norte. Fortaleza: Expresso Grfica Editora, 2010, v. 1, p. 15-40.

CASTELLO BRANCO, Maria Luisa Gomes. Algumas consideraes sobre a identificao de cidades mdias. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. (Org.). Cidades Mdias: Espaos em Transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 89111. CORRA, Roberto Lobato. Construindo o conceito da cidade mdia. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. (Org.). Cidades Mdias: Espaos em Transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 15-25. DAVIDOVICH, Fany. Consideraes sobre a urbanizao no Brasil. In: BECKER, Berta et al (Org). Geografia e Meio Ambiente no Brasil. So Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec, 1995, p. 79-96. FELIZOLA DINIZ, Jos Alexandre. O subsistema Urbano regional de Crato/Juazeiro do Norte. Ed. GRAFSET, Joo Pessoa: Srie Estudos regionais, 1989. GONDIM, Linda Maria de Pontes. Os Governos das mudanas (1987-1994). In: SOUZA, Simone de. (Org.). Uma nova histria do Cear. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 2000, p. 409-424. GOTTDIENER, Mark. A produo social do espao urbano. So Paulo: Edusp, 1993. HARVEY, David. A produo capitalista do espao. 2 ed. So Paulo: Annablume, 2006. ________. O novo imperialismo: acumulao por espoliao. Socialist Register. 2003, p. 95-126. HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante; MARIA JUNIOR, Martha. A expresso das Cidades Mdias Cearenses. In: HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante; AMORA, Zenilde Baima (Org.). Leituras e Saberes Sobre o Urbano: cidades do Cear e Mossor no Rio Grande do Norte. Fortaleza: Expresso Grfica e Editora, 2010. HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante. Sobral-CE: de cidade do serto s dinmicas territoriais da cidade mdia do presente. In: HOLANDA, Virginia Clia; AMORA. Zenilde Baima. (Org.). Leituras e Saberes Sobre o Urbano: cidades do Cear e Mossor no Rio Grande do Norte. 1a ed. Fortaleza: Expresso Grfica e Editora, 2010, p. 75-94. ________. Transformaes socioespaciais das cidades mdias cearenses. Revista de Geografia, Recife, vol. 28, n 01, p. 04-13, 2011. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Regies de Influncia das Cidades, 2008. LEFEBVRE, Henri. A Revoluo Urbana. Srgio Martins. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. LLOP TORN, Josep Maria; BELLET SANFELIU, Carme. Ciudades intermedias y urbanizacin mundial. Lleida: UNESCO/UIA, 1999. 168p. MARIA JNIOR, Martha. Cidades mdias do Cear: Uma abordagem da urbanizao cearense. (Dissertao de Mestrado). Universidade Estadual do Cear. Fortaleza, 2004. NASCIMENTO, William Ianone; AMORA, Zenilde Baima. Mobilidade e Centralidade: um novo enfoque nas dinmicas urbanas na cidade mdia de Juazeiro do Norte-CE. In: Anais do III Frum Brasileiro do Semi-rido, 2011, p. 01-15. OLIVEIRA, Hlio Carlos Miranda de. Contribuies do Programa "Ciudades Intermedias y Urbanizacin Mundial" para os estudos das cidades mdias:

apontamento metodolgicos. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Gegrafos. Porto Alegre (RS): UFRGS, 201, p. 1-8. PONTES, Maria Beatriz Soares. As mudanas no processo produtivo capitalista e suas repercusses nas cidades mdias nordestinas. In: SPOSITO, Eliseu Savrio; SPOSITO, Maria Encarnao Beltro; SOBARZO, Oscar (Orgs). Cidades Mdias: produo do espao urbano e regional. So Paulo: Expresso Popular, 2009, p. 327-346. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. 5 ed. So Paulo: Edusp, 2008. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maia Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. SOBARZO, Oscar. As cidades mdias e a urbanizao contempornea. Cidades (Presidente Prudente), v. 8, p. 277-292, 2008. SOJA, Edward. W. Geografias ps-modernas: a reafirmao do espao na teoria social crtica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. SOUZA, Maria Salete de. Cear: bases de fixao do povoamento e o crescimento das cidades. In SILVA, J. B. da, et al (Orgs). Cear: um novo olhar geogrfico. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007, p.13-31. SPOSITO, Maria da Encarnao Belto. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, Eliseu Savrio; NETO, Joo Lima Sant'Anna. (Org.). Uma Geografia em Movimento. So Paulo: Expresso Popular, 2010, p. 199-228. ________.Cidades mdias: reestruturao das cidades e reestruturao urbana. In: ________. (Org.). Cidades mdias: espaos em transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 233-253. ________. Novos contedos nas periferias urbanas das cidades mdias do Estado de So Paulo, Brasil. Investigaciones Geogrficas, Mxico, v. 54, p. 114-139, 2004. ________. Novas formas comerciais e redefinio da centralidade intra-urbana. In: ________. (Org.) Textos e contextos para a leitura geogrfica de uma cidade mdia. Presidente Prudente: Ps-graduao em Geografia da FCT/UNESP, 2001, p. 235-254. ________. A gesto do territrio e as diferentes escalas da centralidade urbana. Territrio. Rio de Janeiro: LAGET/UFRJ, n. 4, 1998, p. 27-38. SPOSITO, Maria Encarnao Beltro et al. O estudo das cidades mdias brasileiras: uma proposta metodolgica. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro (org.). Cidades Mdias: espaos em transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 35-67. VILLAA, Flvio. Espao intra-urbano no Brasil. 2 ed. So Paulo: Studio Nobel, 2009. WHITACKER, Arthur Magon. Cidade imaginada. Cidade concebida. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon. (Org.). Cidade e Campo: relaes e contradies entre urbano e rural. So Paulo: Editora Expresso Popular, 2006, p. 131-156. ________. Centralidade Intraurbana e Morfologia em Cidades Mdias: transformaes e permanncias. In: Anales del XI Seminario Internacional de Investigadores sobre Globalizacin y Territorio (RII). Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 2010, p. 01-20.

You might also like