You are on page 1of 2

Jornal Interno de Sade

(O Jornal Interno de Sade um documento interno do SMS do Engenharia/IETR/IEABAST/CMDS/SMS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. Lembramos que as informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista)

Assunto da Semana: Arritmias


O que so?
As arritmias so alteraes do ritmo cardaco normal. Nas arritmias, podemos perceber e registrar alteraes do ritmo cardaco ou da freqncia. A freqncia normal dos batimentos cardacos de 60 at 100 ciclos, ou batidas, por minuto. Em crianas, esses nmeros costumam ser um pouco mais elevados. Nas alteraes de ritmo cardaco, os batimentos apresentam alteraes do tempo que decorre entre um batimento e o outro. Pequenas alteraes nesses intervalos podem ser consideradas normais. As alteraes do ritmo cardaco ou das condues dos estmulos podem ser letais (morte sbita), podem ser sintomticas (sncopes, tonturas, palpitaes) ou podem ser assintomticas. As arritmias podem ser assintomticas ou sintomticas, dependendo da sua intensidade e da situao clnica do portador. Coraes enfermos podem tolerar menos uma arritmia que seria, talvez, assintomtica para um corao sadio. A avaliao de algumas arritmias pode ser feita pelo mdico ao realizar um exame clnico. A maneira mais exata de comprovar e registrar uma arritmia por meios eletrnicos, que vo desde o eletrocardiograma, monitores portteis, at os equipamentos das Unidades de Tratamento Intensivo. Existem ainda os monitores de telemetria, em que o paciente usa um pequeno registrador unido ao seu corpo que transmite os sinais, via rdio, a monitores centrais.

Classificao das arritmias quanto a freqncia cardaca:


Taquicardia:
quando o corao bate mais de 100 vezes por minuto. Quando isso acontece ao fazer esforos normal e, decorridos alguns minutos, esse nmero deve voltar ao normal. Quando a taquicardia persiste ou est presente em repouso, pode significar alguma alterao patolgica. Convm consultar ao seu mdico. Note-se que taquicardia no sinnimo de ataque cardaco.

Bradicardia:
quando o corao bate menos de 60 vezes por minuto. Isso em pessoas em boa forma fsica pode ser normal. Com freqncias cardacas abaixo de 60 vezes por minuto, mesmo que seja uma manifestao transitria, conveniente que um cardiologista seja consultado.

Classificao das Arritmias quanto s alteraes de ritmo


Os batimentos cardacos so normalmente originados em um foco localizado na aurcula direita, denominado ndulo sinusal. Os estmulos eltricos l gerados descem at um ndulo localizado na juno das aurculas com os ventrculos. L a conduo do estmulo sofre um pequeno retardo (para dar tempo que as aurculas se contraiam antes dos ventrculos). De l o estmulo segue para os ventrculos, atravs de um sistema condutor que tem dois feixes, um para cada ventrculo, provocando a sua contrao, que denominada sstole. O perodo de tempo em que o corao no est em contrao denomina-se distole e o perodo de repouso do msculo cardaco. Os estmulos cardacos normais so produzidos no ndulo sinusal localizado na aurcula direita e desencadeiam as contraes, batidas, do corao, denominadas de sstoles. Quando esse ndulo no est ativo, por doena, por exemplo, muitas outras clulas do corao, localizadas em suas diferentes partes, podem originar estmulos eltricos capazes de desencadear as batidas cardacas. Esses batimentos originados nessas outras clulas so denominados de extra-sstoles, que podem ocorrer mesmo estando o ndulo sinusal ativo. As extra-sstoles produzem arritmias que nem sempre so percebidas pelos acometidos.

AFNavarro/2003@ABC da Sade

Jornal Interno de Sade


Podemos ter extra-sstoles originadas nas aurculas, nos ventrculos, bem como nos ndulos sinusal e atrioventricular, que podem superar e dominar os estmulos normalmente l gerados. As extra-sstoles costumam ser seguidas de um perodo de repouso (distole) mais prolongado. As extra-sstoles podem ser unifocais ou multifocais, dependendo do lugar onde so geradas. As extra-sstoles nem sempre so indicadoras de doena do corao, porm, se forem percebidas, conveniente que um cardiologista seja consultado. Quando uma extra-sstole segue a cada batimento cardaco normal, falamos de geminismo, quando segue a cada duas sstoles normais temos o bigeminismo, a cada trs batimentos normais, trigeminismo, e assim por diante.

Fibrilao
Existe a auricular e a ventricular, dependendo de onde se originam os batimentos. A fibrilao auricular a arritmia crnica mais encontrada. Na auricular os estmulos l originados tm uma freqncia de at 600 batimentos por minuto. Desses estmulos somente alguns chegam a provocar contraes dos ventrculos, pois uma freqncia to elevada no seria compatvel com a sobrevida das pessoas acometidas. J a fibrilao ventricular mais grave por s ser tolerada se for de curta durao. O tratamento medicamentoso ou por cardioverso.

Flutter auricular
uma arritmia em que em um foco ectpico das aurculas se origina de 250 a 350 estmulos por minuto, e em que de cada dois ou trs, ou quatro estmulos um passa aos ventrculos. O tratamento medicamentoso ou por cardioverso.

Parada cardaca
quando o corao pra de se contrair. Se a parada for de curta durao pode no ser percebida; se for de maior durao pode provocar tonturas, sincope e at morte sbita. Quando o corao pra de bater por alguns minutos, desencadeiam-se alteraes nos rgos mais sensveis falta de oxignio. Desses o mais sensvel o sistema nervoso. Assim pode o corao voltar atividade, espontaneamente ou por medidas mdicas. Contudo, as alteraes neurolgicas j estabelecidas sero irreversveis.

Palpitaes
Denominam-se os batimentos cardacos que so sentidos pelas pessoas. Normalmente, no se percebem os batimentos. Em certas situaes de tenso ou de esforo, podemos senti-las, o que no significa necessariamente a existncia de uma doena. Do mesmo modo, as extra-sstoles tambm podem ser notadas ou no pelas pessoas que as apresentam. A melhor maneira de registrar uma arritmia atravs do eletrocardiograma.

AFNavarro/2003@ABC da Sade

You might also like