You are on page 1of 1

Cirurgia Esttica Periodontal

Carvalho IH*, Matos FZ,Semenoff Segundo A, Semenoff TAD, Porto AN


CENTRO UNIVERSITRIO DE VRZEA GRANDE - Faculdade de Odontologia UNIVAG

Tel.: (65) 3688-6000. E-mail: aleporto@terra.com.br

Faculdade de Odontologia UNIVAG Especializao de Periodontia Vrzea Grande Mato Grosso

Introduo
A Odontologia tem avanado consideravelmente para atender aos anseios estticos da populao, por meio de tcnicas restauradoras e protticas mais que, alm de promover a reabilitao da funo mastigatria, trabalha com o fator esttico. Assim, natural que a Periodontia, dentro de uma viso multidisciplinar, atue de forma mais estreita com a esttica dental. O aumento de coroa clnica tem sido um procedimento cada vez mais utilizado para melhorar o sorriso, especialmente na regio ntero-superior em pacientes portadores de excesso de gengiva. Os pacientes que apresentam esta condio, freqentemente, procuram o cirurgio-dentista, com inteno de reduzir o desconforto esttico. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um caso clnico realizado na Especializao de Periodontia do Univag, de uma cirurgia periodontal para correo do sorriso gengival.

Proposio
O trabalho tm como objetivo mostrar um caso clnico de cirurgia periodontal esttica, mostrando tambm a forma multidisciplinar a qual a periodontia pode trabalhar para a melhora na sade, qualidade de vida e bem estar para o paciente.

Relato de Caso
Paciente adulto, sexo feminino, F.L. 21 anos, apresentou-se na Clnica de Odontologia da Univag apresentando a queixa de sorriso gengival o qual a deixava insatisfeita com a aparncia do sorriso. Foram realizados os exames periodontais de rotina aos quais foram constatados que a paciente apresentava sade periodontal nos dentes anteriores da maxila, profundidade de sondagem e nvel de insero adequados para o procedimento de gengivoplastia. Aps o preparo cirgico da paciente e procedimento de anestesia, foi delimitado com uma sonda periodontal, a profundidade de sondagem e a marcao dos pontos que orientam a linha de demarcao inicial. Em seguida com lmina de bisturi n15 em ngulo aproximadamente de 45 foi feita a inciso inicial com o objetivo de delimitao do tecido a ser removido. Em seguida a inciso secundria foi realizada a fim de remover o excesso de tecido delimitado. Foram utilizados Bisturi de Kirkland, Bisturi de Orban e curetas de Gracey para a remoo deste tecido. Em seguida pequenos detalhes e a harmonia do tecido foram corrigidos com a Tesoura Castroviejo. No foi necessrio o uso de suturas.
Pr-cirrgico 60 dias

Ps Operatrio
A gengivoplastia esttica apresenta um bom ps operatrio, aonde a paciente no apresentou inchao, dor, ou qualquer outro tipo de alterao. Referncias Bibliogrficas
1) Sousa, Cliciane Portela; Garzon, Ana Carolina da Mata; Sampaio, Jos Eduardo Csar.; Esttica periodontal: relato de um caso / Periodontal aesthetics: a case report; Rev. Bras. Cir. Period;1(4):262-7, out.-dez. 2003. ilus. 2) Greghi, Sebastio Luiz Aguiar; Almeida, Ana Lcia Pompia Fraga de; Resende, Daniel Romeu Benchimolde.; Gengivoplastia: remodelando o tecido gengival para a harmonia bucal / Gingivoplasty: remodeling the gingival tissue to improve oral esthetics ; JBC j. bras. clin. estt. odontol;3(16):75-80, 1999. ilus. 3) Giorgi, Srgio Mauro; Lotufo, Roberto Fraga Moreira.Gengivectomia - gengivoplastia / Gingivectomy gingivoplasty In: Lascala, Nelson Thomaz; Moussalli, Ninon Huguette. Periodontia clnica II: especialidades afins. So Paulo, Artes Medicas, 1989. p.532-51, ilus.

You might also like