You are on page 1of 16

A Terra - Um planeta muito especial

A Terra um planeta muito especial, pois o nico planeta que ofereceu condies existn-cia de vida. A Terra um bem nico a preservar para as geraes futuras. A nossa interveno no planeta Terra decidir o seu futuro e o futuro de todas as formas de vida. A vida possvel na Terra porque:

Formao do sistema solar


O sistema solar constitudo por oito planetas principais, por planetas anes, por planetas secundrios, cometas, asterides e por uma estrela que d o nome ao sistema, o Sol. O nosso sistema solar pertence a uma organizao planetria superior, a galxia Via Lctea ou Estrada de Santiago, uma das muitas galxias que constituem o Universo. As dificuldades encontradas no estudo do Universo tm forado os investigadores espaciais a desenvolver novos materiais, novas formas de ter acesso ao Universo. Os telescpios, que permitem estudar os planetas do sistema solar, as naves espaciais, que permitem transportar pessoas e materiais para o Espao, as sondas, que permitem recolher dados cientficos, as estaes espaciais, que permitem um maior tempo de contacto entre pessoas e o espao onde se encontram, so algumas das tecnologias que se tm vindo a desenvolver ao longo dos ltimos anos como forma de aumentarmos os conhecimentos sobre o Universo e, em particular, sobre o sistema solar. A Astrofsica e a. Astrogeologia so, por este motivo, duas das cincias que mais tm evoludo nos ltimos anos.

Uma das maiores dificuldades encontradas neste processo de busca do conhecimento tem sido a grande distncia a que qualquer um dos corpos celestes se encontra da Terra. As distncias so to grandes que as unidades terrenas so insuficientes, pelo que foi criada uma nova unidade, o ano-luz. Um ano-luz corresponde distncia percorrida num ano por um raio luminoso viajando velocidade de 300 000 km/s, ou seja, cerca de 9 bilies de quilmetros.

Origem provvel do sistema solar


Vrias tm sido as teorias propostas para explicar a origem do sistema solar, ao longo dos tempos. As teorias explicativas da origem do Universo tm reflectido o pensamento vigente na poca em que elas so enunciadas. Acompanhando o ritmo da Biologia, tambm na Astrogeologia surgiram, inicialmente, as teorias catastrofistas e, posteriormente, as teorias ditas evolucionistas. As teorias catastrofistas, embora vigorassem durante muito tempo, no apresentavam solidez cientfica e social capaz de as fazer perdurar no tempo. A ida do Homem Lua permitiu a recolha de rochas lunares e a sua posterior datao, tendo--se concludo que a Lua e a Terra apresentavam a mesma idade, tal como os meteoritos recolhidos com alguma frequncia na superfcie terrestre. Estes factos levaram a que fosse enunciada uma nova teoria sobre a origem do sistema solar, admitindo que a origem dos elementos constituintes deste sistema fosse simultnea. Surge a teoria nebular, que admite uma origem co-gentica (a

mesma origem) para os diferentes elementos do sistema solar, formados a partir de uma nuvem de gases e poeiras. Esta teoria foi mais tarde reformulada, j que a velocidade de rotao proposta para o Sol deveria ser maior e os gases, que se admite terem-se condensado, deveriam, pelo contrrio, ter-se disseminado no Espao.

A teoria nebular reformulada a teoria actualmente mais aceite e admite que a origem do sistema solar se deve existncia de uma nbula com origem no Sol, que, por atraco gravtica, adquiriu rotao e sofreu acreo, elevando os materiais temperatura de fuso, o que implicou a existncia de uma diferenciao dos materiais por densidade. A teoria nebular reformulada considera a existncia dos seguintes passos: No Espao existia uma nbula constituda por gases e poeiras. A existncia de foras de atraco gravtica no interior desta nbula provocou a sua contraco. A contraco da nbula provocou, por sua vez, o aumento da velocidade de rotao desta. A nbula, que comeou a arrefecer, lentamente, devido sua rotao, foi adquirindo uma forma de disco aplanado, cujo centro era definido pelo proto-sol. O arrefecimento do disco provocou a condensao dos materiais da nbula em pequenos gros. A velocidade de arrefecimento dos materiais da nbula dependia da sua posio dentro do disco nebular. Se os materiais se encontravam no interior do disco, a velocidade de arrefecimento era menor, mantendo-se a uma maior temperatura do que aqueles que se situavam na periferia da nbula. Os materiais que se encontravam na parte mais externa da nbula, porque estavam em contacto com o Espao, que se encontra a baixa temperatura, arrefeciam mais

rapidamente. Este facto levou existncia de um zonamento mineralgico, provocado pelas diferentes temperaturas a que se encontravam os materiais constituintes da nbula. Quanto mais prximos do proto-sol, maior era a temperatura de fuso e maior era a densidade dos materiais. Pelo contrrio, quanto mais afastados do proto-sol, porque mais prximos do frio do espao, mais baixa era a temperatura de fuso e menos densos eram os materiais. A atraco gravtica continuou a verificar-se no interior do disco nebular, promovendo o choque entre os pequenos gros slidos anteriormente formados. Da acreo destes corpos foram surgindo outros de maiores dimenses, os planetesimais, que, continuando a colidir uns com os outros, devido crescente atraco gravtica, originaram planetesimais de dimenses cada vez maiores. Os planetesimais, que, inicialmente, mediam cerca de 100 metros, atingiram dimenses com alguns quilmetros, como resultado das numerosas colises. A acreo teve como resultado final a formao de protoplanetas. A atraco gravtica continuou a verificar-se e, como tal, a acreo dos materiais e posterior diferenciao levou formao dos planetas. A teoria nebular reformulada, ao contrrio das teorias catastrofistas, apresenta vrios aspectos coincidentes com os dados j provados, embora alguns pontos da teoria continuem sem explicao. A baixa velocidade de rotao do Sol e o movimento de rotao de Vnus e Urano, em sentido contrrio ao dos restantes planetas, so duas questes em aberto. A teoria nebular reformulada apoiada pelos seguintes dados: A idade encontrada para os diferentes corpos do sistema solar a mesma (4600 M.a.). As rbitas dos planetas so regulares e pouco elpticas. As rbitas dos planetas so quase complanares, originando um disco. Os planetas, exceptuando Vnus e Urano, apresentam o mesmo

sentido de rotao. Os planetas apresentam todos o mesmo sentido de rbita volta do Sol. Os planetas que se encontram mais prximos do Sol apresentam uma maior densidade do que aqueles que se encontram mais afastados. Os planetas que se encontram mais prximos do Sol so pequenos e rochosos, constitudos por silicatos e ferro, materiais refractrios de elevado ponto de fuso. As atmosferas destes planetas so pouco densas, sem hidrognio, que, sendo um gs leve, se escapou para o exterior da nbula. Os planetas que se encontram mais afastados do Sol apresentam grandes dimenses, uma constituio essencialmente gasosa, base de hidrognio e hlio, apresentando valores reduzidos de silicatos e ferro. Estes planetas apresentam uma atmosfera densa, j que as suas grandes dimenses fornecem-lhes uma fora gravtica capaz de reter os gases pouco densos da nbula solar.

Constituio do sistema solar


O sistema solar localiza-se na Via Lctea ou Estrada de Santiago e constitudo por uma estrela (Sol), oito planetas principais (Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Neptuno), vrios planetas secundrios (Lua, Europa, Tit...), vrios planetas anes (Pluto, Ceres, Xena...), cometas (Halley, Hale-Bopp...) e asterides (Vesta, Camila, Eros...). A Via Lctea ou Estrada de Santiago, galxia onde se encontra o nosso sistema solar, uma galxia em espiral formada por um ncleo central donde irradiam os braos. O nome de Via Lctea ("estrada de leite") devese ao aspecto leitoso que esta apresenta no firmamento e o nome de Estrada de Santiago deve-se ao facto de ser uma referncia do trajecto a seguir pelos peregrinos para Santiago de Compostela. Esta galxia tem um comprimento de 1 000 000 anos-luz e uma espessura de 15 000 anos-luz na zona central. A Via Lctea faz parte do Grupo Local, uma pequena concentrao na qual se distinguem tambm a galxia Andrmeda, a Galxia do Tringulo e a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhes.

Estrela Uma estrela um corpo celeste que emite luz prpria e que, por esse motivo, parece cintilar. O Sol, estrela do sistema solar, uma esfera gigantesca de gases (hlio e hidrognio), cada vez mais comprimidos medida que se vai descendo em direco ao ncleo central. O centro do Sol atinge 15 milhes de graus Celsius e uma presso de 300 mil milhes de atmosferas, enquanto a superfcie atinge apenas 6000 C. As manchas solares so zonas mais frias (4000 C) do que a restante superfcie solar. Em cada segundo, o Sol queima 4,5 milhes de toneladas de hidrognio, que transforma em energia, parte da qual atinge a Terra sob a forma de luz visvel. Planetas Um planeta um corpo celeste que descreve uma rbita em torno do Sol, com uma vizinhana livre de outros corpos celestes e que possui uma massa suficiente para que as foras de gravidade o levem a assumir uma forma aproximadamente esfrica. A Lua, porque descreve uma rbita volta de um planeta principal (Terra), designase por planeta secundrio ou satlite. Pluto um planeta ano, uma vez que possui uma rbita em torno do Sol que no est livre de outros corpos celestes e no um satlite de outro planeta. Os planetas efectuam dois tipos de movimentos: movimento de rotao e movimento de translao. O movimento de translao o movimento que os planetas efectuam em torno do Sol. O tempo que um planeta demora a dar uma volta completa ao Sol determina a durao do ano. O movimento de rotao o movimento que os planetas fazem em torno do seu prprio eixo (eixo imaginrio). No caso do nosso planeta, o movimento de rotao responsvel pela alternncia dos dias e das noites, em que uma volta completa em torno do seu eixo demora cerca de 24 horas; o movimento de translao, com uma durao de 365 dias, responsvel pelas estaes do ano. Algumas caractersticas dos planetas principais do sistema solar. Os planetas principais do sistema solar podem ser classificados atendendo a vrios parme-tros, como podes ver na tabela. Esta tabela indica as caractersticas dos planetas relativamente a cada

parmetro de classificao. Asterides Os asterides so corpos celestes de pequenas dimenses. Eles podem variar de menos de um quilmetro a centenas de quilmetros e giram em volta do Sol e de si prprios, concentrando-se, na sua grande maioria, entre as rbitas de Marte e de Jpiter. O asteride Ida, localizado entre Marte e Jpiter, possui uma lua que gira em seu redor. Os asterides de maiores dimenses encontram-se diferenciados em camadas, ao contrrio dos de pequena dimenso, que se encontram indiferenciados. Por este motivo pensa-se que os asterides correspondam a falhas na formao de planetas a partir dos materiais da nbula solar primitiva. A cintura principal de asterides corresponde rea do espao entre as rbitas dos planetas de Marte e Jpiter, onde orbitam cerca de um milho de asterides. Algumas das rbitas dos asterides so muito excntricas, pelo que, por vezes, intersectam as rbitas dos planetas, podendo atingir mesmo a sua superfcie. A composio dos asterides pode variar de material rochoso a uma liga metlica de ferro e nquel. Cometas Os cometas - os astros mais primitivos do sistema solar - possuem uma forma esferoidal e so constitudos essencialmente por gelo e rochas. Encontram-se agrupados numa nuvem cometria, que orbita nas regies exteriores do nosso sistema, fora da rbita de Pluto. Alguns cometas possuem rbitas elpticas, muito excntricas, em torno do Sol, intersectando as rbitas dos planetas. Pensa-se que as rbitas excntricas dos cometas se devem influncia dos planetas sobre eles. Os cometas, provavelmente, tm origem na cintura de Kuiper (zona para alm de Neptuno e Pluto) e na nuvem de cometas de Oort (zona para alm da cintura de Kuiper). Os cometas so constitudos por um ncleo (geralmente com 3 km, mas que pode atingir 15 km), formado por rochas envolvidas por gua e gases congelados. As molculas mais comuns so de gua, metano, dixido de carbono, cido ciandrico, amonaco e enxofre. Nucleus ncleo; Tail cauda;

Os cometas, que possuem rbitas excntricas volta do Sol, quando e s quando se aproximam do Sol, adquirem a cabeleira e a cauda. Um cometa, junto do Sol, atinge a sua maior visibilidade, sendo constitudo por um ncleo, envolvido por uma cabeleira e com uma cauda. Meteoritos Os meteoritos so corpos rochosos ou metlicos, de dimenses variveis, com origem no Espao e que, ao chocarem com a superfcie de um planeta telrico, originam as chamadas crateras de impacto. Os meteoritos tm origem nos meteorides, corpos de dimenses variveis, com origem no Espao, que se tornam incandescentes ao atravessarem a atmosfera. O rasto luminoso deixado pelos meteorides ao entrarem na atmosfera designado por meteoro. As conhecidas estrelas cadentes no so mais do que meteoros. O nmero de meteoritos encontrados no corresponde de forma alguma ao nmero de meteoritos existentes na superfcie terrestre, j que um elevado nmero de meteoritos cai nos oceanos, sendo, por esse motivo, irrecuperveis, outros meteoritos pulverizam-se completamente ao embaterem no solo e outros caem em locais desconhecidos, no sendo recuperados. A maioria dos meteoritos tem origem em cometas ou em asterides que se desviaram das suas rbitas, ou em cometas que, aproximando-se muito do Sol, se desintegraram parcialmente. Quando o nmero de meteorides muito elevado, como na desintegrao de um cometa, surgem as chuvas de meteoritos ou chuvas de estrelas cadentes, quando visvel o seu rasto luminoso. Um meteorito, quando cai na superfcie terrestre, pode apresentar efeitos sonoros, luminosos e mecnicos. A entrada do meteorito na atmosfera origina o som caracterstico do romper da atmosfera (efeito sonoro); o atrito desenvolvido nesta entrada provoca um aumento da temperatura, que torna incandescente e, deste modo, visvel o meteorito (efeito luminoso); o seu embate no solo, a grande velocidade, provoca a formao de uma cratera, cratera de impacto (efeito mecnico). Verifica-se que estas crateras de impacto so menos visveis na Terra do que na Lua, pois, como possui atmosfera, a Terra sofre eroso, enquanto a Lua, sem atmosfera, no apresenta eroso, permanecendo as crateras de impacto inalteradas ao longo dos tempos. Alm disso, a atmosfera terrestre funciona como uma barreira, impedindo que muitos deles embatam na sua superfcie, j que o choque dos meteorides com a atmosfera os pulveriza. Os meteoritos, geralmente, recebem o nome do local onde foram encontrados, como, por exemplo, o meteorito de Chaves ou o meteorito do Arizona. No entanto, os meteoritos, como fragmentos

rochosos que podem ser, podem ser classificados segundo os mesmos critrios das rochas, isto , quanto composio e textura. Como podes verificar na grelha conceptual, os meteroritos podem classificar-se em sideritos, siderlitos e aerlitos. Os meteoritos podem ser considerados sideritos, se constitudos predominantemente por ferro, aerlitos, se constitudos essencialmente por material rochoso (silicatos), e siderlitos, se correspondem a uma mistura de material frrico e rochoso. No entanto, tambm podemos basear-nos na sua textura e classificarmos os meteoritos em condritos, se possuem estruturas esfricas (cndrulos), e acondritos, se no so visveis esses cndrulos. O nmero de meteoritos recolhidos depende da sua composio. Os meteoritos mais resisten-tes (sideritos) so os recolhidos em maior nmero. Os aerlitos, embora sejam os que possuem um maior nmero de quedas, porque so rochosos, pulverizam-se com maior facilidade ao entrarem na atmosfera terrestre, pelo que so recolhidos em menor nmero. A composio dos meteoritos permite-nos utiliz-los para percebermos o mecanismo de formao e composio da Terra. Se admitirmos uma formao simultnea para o sistema solar (origem co-gentica), como no caso da teoria nebular reformulada, ento os meteoritos formaram-se na mesma altura da Terra, a partir dos mesmos materiais e segundo os mesmos processos. Formao dos meteoritos. Ao observar a figura, verifica-se que existem duas possibilidades iniciais para os meteoritos se formarem. Mecanismo de formao dos meteoritos Inicialmente, existia um corpo celeste, que, resultando da acreo de partculas por atraco gravtica, se encontrava indiferenciado. Se este corpo se fragmentasse, os seus fragmentos revelariam essa falta de diferenciao, sendo, por isso, constitudos por um agregado de esferas. Neste caso, os meteoritos formados teriam uma composio rochosa/silicatada e uma textura em cndrulos, isto , estvamos perante os condritos. O corpo indiferenciado continuou a sofrer acreo, a sua temperatura aumentou, ao ponto de ocorrer a fuso dos materiais. Neste momento vai iniciar-se uma diferenciao dos materiais por

diferena de densidade. Os materiais mais densos, ferro e nquel, deslocam-se para o centro do corpo, ficando colocados mais externamente os materiais menos densos, os silicatos. Ocorreu a diferenciao deste corpo celeste. A sua temperatura comeou a baixar, solidificando o corpo do exterior, em contacto com um ambiente mais frio, para o interior. O corpo diferenciado fragmenta-se. Os fragmentos com origem no ncleo, mais denso, tm uma composio base de ferro e nquel siderito. Os fragmentos com origem na parte mais externa do corpo diferenciado tm uma composio silicatada/rochosa, mas em que no visvel qualquer estrutura esfrica resultante da acreo -acondrito. O meteorito tem origem na parte mdia do corpo celeste, ou seja, numa rea que contm muito ferro e nquel, mas que contm tambm muito material silicatado - siderlito.

A Terra - acreo e diferenciao


A Terra formou-se h cerca de 4600 M.a., por um processo que se pensa semelhante ao que proposto para os meteoritos, envolvendo um processo de acreo seguido de diferenciao. Sequncia de acontecimentos que originaram o planeta Terra: A Terra teria tido origem na acreo de partculas da nebulosa que colidiam por efeito da atraco gravtica. Durante a acreo, a temperatura da Terra foi-se elevando progressivamente. A energia resultante do impacto dos planetesimais era convertida em calor, que se ia acu-mulando no interior do protoplaneta. Esta energia no era totalmente dissipada para o Espao, pois os protoplanetas colidiam continuamente com planetesimais que os recobriam e que, igualmente, convertiam a sua energia de choque em energia calorfica. A dimenso do protoplaneta aumenta e com este incremento sobe tambm a presso a que os materiais esto sujeitos por compresso. A presso dos materiais, associada ao aumento progressivo da profundidade, leva ao aumento da temperatura dos materiais constituintes do protoplaneta. A temperatura atinge o ponto de fuso dos silicatos, ferro e nquel, que constituem o protoplaneta Terra. Inicia-se, ento, a diferenciao, isto , a separao dos materiais constituintes da Terra. Os materiais mais densos, ferro e nquel, migram, por diferena de densidade, para o centro da Terra, onde vo originar o ncleo. Os materiais de mdia densidade, silicatos associados a ferro e a nquel, ocupam a zona mdia da Terra, dando origem ao manto terrestre.

Finalmente, os silicatos, pouco densos, atingem a sua temperatura de solidificao, formando-se a crosta terrestre. O ncleo, devido s elevadas temperaturas que possui e produo de calor, continua a manter-se, ainda hoje, no estado lquido. A fuso dos materiais terrestres permitiu a diferenciao da Terra e a formao das trs grandes zonas litolgicas da Terra - crosta, manto e ncleo. A crosta foi a primeira zona terrestre a solidificar, devido sua proximidade com as baixas temperaturas do Espao. No entanto, devido ausncia de atmosfera, continuava a ser bombardeada por inmeros meteoritos, cujo choque com a fina e recm-formada superfcie terrestre originava fenmenos de vulcanismo activo que libertavam grandes quantidades de lava e de vapor de gua. O vapor de gua libertado, por condensao, originou as primeiras chuvas do planeta, que deram incio formao dos oceanos primitivos. Simultaneamente, iniciou-se a formao da atmosfera primitiva e comearam a surgir as primeiras formas de vida nos oceanos primitivos. A Terra e os outros planetas telricos A Terra, juntamente com Mercrio, Vnus, Marte e a Lua, faz parte do conjunto dos planetas telricos. Os planetas telricos apresentam caractersticas semelhantes s da Terra e, como tal, possuem uma constituio rochosa e elevada densidade, so de pequenas dimenses e localizam-se no interior da cintura de asterides. A nvel geolgico, estes planetas j no apresentam a mesma similitude, pois a Terra e Vnus so dois planetas geologicamente activos, enquanto Mercrio, Marte e a Lua so trs planetas geologicamente inactivos. Um planeta considerado geologicamente activo quando, na actualidade ou num passado recente, manifesta a existncia de sismos, de vulcanismo activo ou movimentos tectnicos. Um planeta ser considerado geologicamente inactivo quando, h j muitssimo tempo, no apresenta fenmenos geolgicos activos, como sismos, vulces ou movimentos tectnicos. Os movimentos tectnicos, por sua vez, so os grandes responsveis pela existncia dos fun-dos ocenicos e pela sua idade recente (menos de 200 M.a.). Os fundos ocenicos resultam de um equilbrio entre os riftes e as zonas de subduo. No rifte forma-se o fundo ocenico atravs de um vulcanismo fissural, que provoca o aumento

da dimenso da placa ocenica, que, por este motivo, vai ser "obrigada" a mergulhar para manter constante a rea superficial terrestre. Qualquer forma de actividade geolgica necessita de um agente modificador, que tanto pode ter uma origem interna como uma origem externa ao planeta. Mercrio Mercrio constitudo por rochas com uma idade de cerca de 4000 M.a., sendo de 3000 M.a. a idade das rochas mais recentes. Este facto permite-nos dizer que h mais de 3000 M.a. que no existe actividade vulcnica em Mercrio, pelo que um planeta geologicamente inactivo. A superfcie de Mercrio apresenta-se recoberta por inmeras crateras de meteoritos nas quais possvel encontrar vestgios de actividade vulcnica que resultaram da elevao da temperatura na regio do choque, provocada pela presso de impacto. Mercrio no possui atmosfera, hidrosfera ou biosfera, pelo que no existe eroso e, por isso, guarda intactos os acontecimentos ocorridos desde a sua gnese. A ausncia de atmosfera explicada pela sua pequena fora gravtica, resultado da sua pequena dimenso. As suas elevadas temperaturas tornam impossvel a manuteno de um fluido superfcie. A sua pequena dimenso impediu que acumulasse calor suficiente para gerar actividade interna, pelo que Mercrio no possui acontecimentos tectnicos activos, sendo um planeta geologicamente morto. Vnus Vnus o planeta telrico mais semelhante e prximo da Terra. As dimenses dos dois planetas so semelhantes e ambos possuem uma atmosfera capaz de deter alguns meteoritos; os dois so planetas geologicamente activos. A atmosfera de Vnus no possui gua, o que lhe confere uma maior densidade do que a da atmosfera terrestre. A ausncia de vapor de gua atmosfrico impediu, muito provavelmente, a existncia de vida neste planeta. A atmosfera venusiana no possui oxignio, mas possui um elevado teor de dixido de carbono, que origina o efeito de estufa, impedindo a existncia de vida devido s altas temperaturas que provoca. A atmosfera, rica

em CO2, impede a sada da energia solar (sob a forma de energia calorfica), o que provoca um aumento gradual da temperatura de Vnus. Vnus , por este motivo (efeito de estufa), o planeta do sistema solar que possui maior temperatura. Vnus, tal como a Terra, um planeta geologicamente activo, porque possui inmeros vulces activos. Devido intensa actividade vulcnica, a superfcie de Vnus possui apenas 500 M.a., enquanto o seu interior possui 4600 M.a. (de acordo com a teoria nebular reformulada). Ao contrrio da Terra, Vnus apresenta muito poucos sinais de eroso, mantendo-se a sua superfcie intacta como no momento da sua formao. Analisando a localizao dos vulces, conclui-se que estes, embora associados a sistemas de falhas, no possuem o alinhamento tpico dos rifles. A existncia de zonas de subduo tambm no visvel, da concluir-se que Vnus no deve possuir movimento de placas tectnicas, necessitando, por isso, de um sistema de reciclagem da crosta diferente do da Terra. Marte Marte um planeta geologicamente inactivo, pois no apresenta vulcanismo activo recente. O facto de Marte ser geologicamente morto no o impede, no entanto, de apresentar vestgios de uma intensa actividade vulcnica no passado. O monte Olimpo, o maior vulco do sistema solar, com 550 a 600 km de base e 26 km de altura, disso um exemplo. O relevo da superfcie de Marte, sulcado de vales, parece traduzir a presena de gua no estado lquido, em tempos mais remotos. O relevo de Marte lembra uma rede hidrogrfica, com a sua nascente, afluentes, foz, associada a um imenso mar de fundo plano. Marte possui vastas reas recobertas por material vulcnico, apresentandose os cones vulcnicos e as crateras de impacto aplanadas pela aco do vento. A confirmao de gua lquida em Marte carece, no entanto, de mais dados e estudos. Marte parece ser constitudo por uma nica placa litosfrica, sem movimentos laterais, e que, por esse motivo, no reciclada, ao contrrio do que acontece na Terra, engrossando com o decorrer dos

tempos. A sua superfcie possui cerca de 2000 M.a. A atmosfera marciana muito rarefeita, o que se deve s suas pequenas dimenses, que ori-ginam uma fora gravtica pequena, incapaz de a reter.

Lua

A Lua o satlite natural da Terra (corpo que descreve rbitas em torno de um planeta principal), de dimenses reduzidas quando comparada com a Terra. A Lua no possui atmosfera, devido s suas reduzidas massa e fora gravtica, nem gua no estado lquido e, por este motivo, no tem eroso, pelo que a superfcie lunar mantm-se inaltervel. Devido sua inactividade, a Lua parece ter preservado, em grande parte, as suas caractersticas primitivas. Por este motivo, estudando a Lua, podemos compreender um pouco da histria da Terra. O satlite da Terra preserva as marcas dos acontecimentos ocorridos antes da formao dos nossos continentes, constituindo uma memria daquilo que a Terra seria durante esse lapso de tempo. A Lua e a Terra interactuam uma com a outra, influenciando as respectivas deslocaes no Espao. A durao do dia terrestre determinada pela presena da Lua e as mudanas na posio da Lua em Terra provocam alteraes na durao do dia e dos meses lunares. Entre a Terra e a Lua existe uma forte ligao gravitacional, pelo que so considerados, por alguns cientistas, como planetas duplos. A alterao da fora da gravidade exercida pela Lua sobre a Terra determina a variao das mars dos oceanos. A fora de atraco exercida entre a Terra e a Lua leva a uma diminuio da velocidade de rotao da Terra, o que origina um aumento da durao de horas do dia terrestre. Cada dia terrestre aumenta 0,0018 segundos por sculo. A tabela esquematiza mais algumas caractersticas da Lua. A Lua possui a mesma origem que o seu planeta principal e formouse sensivelmente ao mesmo tempo, segundo o mesmo ritmo de

acontecimentos. A tabela 8 esquematiza a sequncia dos principais acontecimentos que estiveram na origem e evoluo da Lua. A Lua, alm dos mares e continentes lunares, possui ainda outras formaes tpicas da sua superfcie, como o caso das crateras de impacto, do reglito e dos mascons.

Crateras de Impacto Apresentam forma circular e dimetro varivel e so depresses que se encontram dispersas, existindo quer nos mares quer nos continentes lunares. O rebordo das crateras sobrelevado e no centro surgem formaes cnicas resultantes das ondas de descompresso que se geram aps os impactos. Nem todas as crateras foram ocupadas por magmas, apresentando-se muitas delas preenchidas por um material que foi fundido e fragmentado.

Mascons So regies rochosas de massa muito concentrada, localizadas nos mares lunares e detecta-das por anomalias gravimtricas. Admite-se que os mascons estejam relacionados com a ascenso de lava basltica, de elevada densidade, proveniente do manto lunar, que preen-cheu depresses originadas pelos impactos de corpos celestes. O termo "mascons" a abre-viatura do ingls mass concentrations. Reglito Cobertura de material slido no consolidado que cobre a rocha subjacente, resultante de contraces e dilataes que experimentam os minerais lunares devido s grandes amplitudes trmicas que suportam. O reglito lunar um material pulverulento, desde um p fino at blocos de vrios metros de dimetro, solto, de cor acinzentada, com numerosas esferas vitrificadas que resultaram do arrefecimento de rocha fundida aps um impacto meteortico. A Lua no tem eroso devido ausncia de atmosfera e de gua no estado lquido, mas, no entanto, pode verificar-se a desagregao de rochas devido s grandes amplitudes trmicas. A Lua possui uma variao diria de temperatura que pode ir dos -180 C aos +120 C. Esta variao de temperatura pode ocasionar a

fracturao das rochas, tal como acontece a um copo que sai do forno e colocado numa superfcie fria. Os fragmentos originados por esta fragmentao trmica podem deslizar pelas encostas lunares, sendo estes os nicos efeitos de alterao da superfcie lunar, alm dos impactos de meteoritos e seus efeitos. A ausncia de alteraes geomorfolgicas na Lua permite que esta mantenha as caractersti-cas do momento da sua formao. A Terra, ao possuir agentes de eroso, vulcanismo activo, movimentos tectnicos, encontra-se em permanente mutao, pelo que no conseguimos observar as caractersticas da Terra primitiva. A Lua, pelo facto de ser contempornea da Terra e de no ter sofrido alteraes, permite-nos obter dados sobre a Terra primitiva. Uma grande ajuda sobre a composio e a morfologia da Lua foi-nos fornecida pela ida do Homem Lua, tendo sido possvel, nessa altura, a recolha de material lunar.

Bibliografia http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20061019082824.inc

You might also like