You are on page 1of 17

Curso de Capacitao Bsica em Ultrassonografia | haroldomillet.

com

Haroldo Millet

PRINCPIOS FSICOS DO ULTRASSOM

O ultrassom uma onda mecnica, longitudinal produzida pelo movimento oscilatrio das partculas de um meio. As ondas sonoras por ser uma forma de energia mecnica precisam de um meio fsico para se propagar e, portanto no se propagam no vcuo diferente das ondas com espectro eletromagntico como ondas de radio, luz e raio-X que podem se propagar no vcuo. A transmisso da onda sonora est diretamente relacionada com a distncia entre os tomos ou molculas que compem o meio, portanto a velocidade do som sofrer variaes nos diferentes meios. Os equipamentos de ultrassom determinam as distncias em funo do tempo entre a emisso do pulso e a recepo do eco. A relao entre velocidade, tempo e distncia j bem conhecida de todos ns e para facilitar os clculos foi padronizada em muitos pases a velocidade mdia de 1540 metros/segundos para os tecidos de partes moles. Os ecos de uma estrutura superficial levam muito menos tempo para chegar ao transdutor que os ecos de uma estrutura mais profunda. Desta maneira o aparelho est continuamente calculando as distncias das estruturas do corpo em relao ao transdutor em funo do tempo de retorno. No ultrassom chamado pulstil o mesmo transdutor (cristal) que produz o ultrassom capta o eco que retorna dos tecidos. A produo do som ento realizada em pequenos pulsos de curta durao (fraes de segundo) enquanto o tempo de recepo longo, em uma proporo de 1:1000. Tempo de emisso pequeno com tempo de escuta prolongado.

IMPORTANTE: As ondas mecnicas necessitam do meio material para se propagar (mar, ssmicas, sonoras). Na propagao da onda mecnica no h transporte de matria, mas apenas de energia.

Haroldo Millet

IMPORTANTE: A velocidade de propagao a velocidade mxima com a qual uma onda acstica pode se movimentar em um meio. determinada pela densidade e rigidez desse meio. diretamente proporcional rigidez.

Unidades de velocidade de propagao: metros/segundo (m/s) milmetros/microssegundo (mm/us) A VELOCIDADE DE PROPAGAO DEPENDE DO MEIO

Padro: 1540 m/s ou 1,54mm/us

Haroldo Millet

TABELA 1 A VELOCIDADE DE PROPAGAO DO SOM EM DIVERSOS MEIOS

MEIO

VELOCIDADE (m/s)

Ar Gordura gua Tecidos Sangue Musculo Osso

300 m/s 1450 m/s 1500 m/s 1540 m/s 1570 m/s 1585 m/s 4080 m/s

De Wells PNT. Propagation of ultrasonic waves through tissues.In Medical Physics of CT and Ultrasound. Zagzebsky FG (ed.), New York American Institute of Physics 1980.

FREQUNCIA: grandeza que mede a quantidade de vezes em que o fenmeno peridico se repete na unidade de tempo.

Unidade: ciclo / segundo = hertz (Hz), megahertz (MHz) Heinrich Rudolf Hertz

Haroldo Millet

COMPRIMENTO DE ONDA: o espao percorrido pela onda em um ciclo. Expresso pela letra (lambda).

Unidade: metro, centmetro ou milmetro.

Relaes entre comprimento de onda, frequncia e velocidade de propagao:

comprimento de onda (mm) = velocidade de propagao (mm/u ) / frequncia ( MHz) =c/f

Haroldo Millet

PERODO: o tempo gasto pela onda em um ciclo.

Unidades: - microssegundo (us) Um microssegundo um milionsimo do segundo (0,000001 segundo)

A frequncia o inverso do tempo: f = 1 / t ULTRASSOM PULSTIL: em ultrassonografia diagnstica pulsos curtos de ultrassom so utilizados. Isto denominado ultrassom pulstil. produzido pela aplicao de um pulso eltrico no transdutor. FREQUNCIA DE REPETIO DO PULSO (PRF): o numero de pulsos que ocorre em um segundo.

Unidades: hertz (Hz) e quilohertz (KHz). PERODO DE REPETIO DO PULSO: o tempo desde o incio de um pulso at o incio do prximo.

Unidades: segundos, milissegundos (0,001 s) DURAO DO PULSO: o tempo que demora para o pulso ocorrer.

igual ao perodo multiplicado pelo nmero de ciclos em um segundo.

Unidade: microssegundo. OS PULSOS DE ULTRASSOM NORMALMENTE TM DURAO DE UM A TRS CICLOS

Haroldo Millet

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se o perodo aumenta, a durao do pulso ............................

2) Se o nmero de ciclos em um pulso aumenta, a durao do pulso ...................

3) Se a frequncia aumenta, a durao do pulso .........................................

FATOR DE ATUAO: a frao de tempo de emisso do som (na forma de pulsos). Ele aumenta com o aumento da durao do pulso ou PRF.

Unidade: no tem.

igual a durao do pulso dividida pelo perodo de repetio do pulso.

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se a durao do pulso aumenta, o fator de atuao ......................

2) Se o PRP aumenta, o fator de atuao ...............

3) Se o PRF aumenta o fator de atuao ...........................

4) 1-MHz de ultrassom pulstil, com fator de atuao de 1%, ter quantos ciclos por segundo ?

Haroldo Millet

COMPRIMENTO ESPACIAL DO PULSO: o comprimento do espao no qual o pulso ocorre. Ele aumenta com o comprimento de onda e com o nmero de ciclos em um pulso.

Unidade: milmetro.

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se comprimento de onda aumenta, o comprimento espacial do pulso ...............

2) Se o nmero de ciclos em um pulso aumenta, o comprimento espacial do pulso ................

3) Se a frequncia aumenta, o comprimento espacial do pulso ....................

AMPLITUDE: a variao mxima que ocorre na varivel acstica. o valor mximo subtrado do valor normal (em repouso). Corresponde altura do sinal sonoro e medida em decibis (dB). Por exemplo, o boto de volume de um amplificador de som controla a amplitude (altura) do som nas caixas acsticas.

Unidade: depende da varivel acstica. POTNCIA: a quantidade de energia transportada pela onda mecnica na unidade de tempo.

J/s ou watts (W), ou miliwatts (mW ) INTENSIDADE: a potncia distribuda pela rea.

Haroldo Millet

Unidade: W/m2 ; mW/cm2

A intensidade proporcional ao quadrado da amplitude.

Haroldo Millet

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se a amplitude dobrada , a intensidade ......................

2) Se a amplitude diminuda pela metade, a intensidade ............................................. ATENUAO: a perda de energia a medida que a onda se propaga no meio. Essa perda pode ser devida disperso, refrao, absoro ou reflexo do feixe acstico. Supe-se que o corpo humano promova uma atenuao ao redor de 1 dB/cm/MHz, embora a do tecido sseo seja de 20 dB/cm/MHz e a do pulmo seja de 41 dB/cm/MHz.

Haroldo Millet

Unidade: decibis (dB) Coeficiente de atenuao: a atenuao por comprimento unitrio do trajeto da onda sonora. Para partes moles, ele de aproximadamente metade da frequncia do transdutor.

Atenuao (dB): coeficiente de atenuao (dB / cm) x comprimento do trajeto (cm). ABSORO: a converso do som em calor. a maior fonte de atenuao nos tecidos moles. DISPERSO: a disperso difusa o redirecionamento do feixe sonoro aps atingir contornos pequenos ou irregulares, quando o comprimento de onda maior que a superfcie refletora. O parnquima heptico e as hemcias representam uma disperso difusa. REFLEXO: o retorno de uma poro do feixe de ultrassom de volta ao transdutor (um eco). REFLEXO ESPECULAR: ocorre quando o comprimento de onda do pulso muito menor que o contorno atingido por ele, e a superfcie refletora mais suave.

Exemplos: diafragma, capsula do fgado e as paredes da vescula biliar.

Haroldo Millet

TABELA 2 VALORES DE ATENUAO EM DECIBIS

Decibis (dB )

Valor

- 3 dB - 6 dB - 9 dB - 10 dB - 20 dB - 30 dB

( ) 0,5 ( ) 0,25 ( ) 0,13 (1/10) 0,10 (1/100) 0,01 ( 1/ 1000) 0,001

CURVA DE GANHO: tambm chamada de curva de TGC (time gain compensation). Permite controlar o ganho em diferentes profundidades. muito til na obteno de uma imagem homognea, reduzindo ampliao dos ecos prximos ao transdutor (mais intensos) e aumentando a dos ecos mais distantes (mais fracos). um dos controles mais importantes do equipamento de ultrassom. IMPEDNCIA ACSTICA: a resistncia que o meio impe a propagao do feixe acstico. representado pelo smbolo Z. Depende das propriedades elsticas e da densidade das substncias. Podemos considerar que impedncia igual velocidade de propagao multiplicada pela densidade.

INTERFACE: superfcie de separao entre dois meios com impedncias acsticas diferentes. Quando uma onda mecnica incide nesta superfcie, parte da onda refletida, gerando um eco e parte transmitida (refratada), propagando-se ao outro meio.

INCIDNCIA PERPENDICULAR: denominada incidncia normal na geometria. Ocorre quando a direo de propagao do ultrassom perpendicular interface entre dois meios.

Haroldo Millet

Na incidncia perpendicular o som pode ser refletido, transmitido ou ambos. As intensidades dos sons refletidos e transmitidos dependem da intensidade do som incidente e das impedncias dos dois meios.

INCIDNCIA OBLQUA: ocorre quando a direo de propagao do ultrassom no perpendicular interface entre dois meios

O ngulo de transmisso depende das velocidades de propagao no meio. Uma modificao na direo do som (ngulo de transmisso diferente do ngulo de incidncia) quando atravessa uma interface denominada refrao (do latim, significando virar para um lado).

O ngulo de transmisso maior do que o ngulo de incidncia se a velocidade de propagao no meio dois maior do que a velocidade de propagao no meio um.

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se a frequncia aumenta o perodo ..................... 2) Se a frequncia aumenta, o comprimento de onda ................ 3) Se a frequncia aumenta, a durao do pulso......................... 4) Se a frequncia aumenta, o comprimento espacial do pulso ..................... 5) Se a frequncia aumenta, a atenuao .................... 6) Se a frequncia aumenta, a profundidade da imagem ...............

RESOLUO: a menor distncia entre dois pontos para que sejam considerados dois pontos.

Haroldo Millet

RESOLUO AXIAL: a separao mnima necessria entre os refletores ao longo da direo de propagao do (ao longo da linha de varredura), a fim de produzir ecos separados. Tambm chamada de resoluo longitudinal, de escala ou de profundidade.

igual ao comprimento espacial do pulso.

Resoluo axial (mm): comprimento espacial do pulso (mm)/2

A resoluo axial como a contagem de pontos no golf: quanto menor, melhor. O nmero de ciclos em cada pulso pode ser reduzido pelo amortecimento do transdutor.

Geralmente a resoluo axial da ordem de 1 mm.

Haroldo Millet

EXERCCIO DE FIXAO:

1) Se o comprimento espacial do pulso aumenta, a resoluo axial ........... 2) Se o nmero de ciclos por pulso aumenta, a resoluo axial .............. 3) Se a frequncia aumenta, a resoluo axial .......................

RESOLUO LATERAL: depende do dimetro do feixe acstico. Se o espao que separa dois refletores lado a lado maior do que o dimetro do feixe, dois objetos separados so produzidos quando ocorre a varredura.

A resoluo lateral tambm denominada de resoluo transversal, angular ou azimutal.

A resoluo lateral melhorada pela reduo do dimetro do feixe.

A melhor maneira de reduzir o dimetro do feixe atravs da focalizao.

A resoluo lateral da ordem de 2 a 3 mm.

Haroldo Millet

FOCALIZAO: o estreitamente do feixe acstico provocado por meios mecnicos (lentes acsticas) e/ou eletrnicos (phased array) para melhorar a resoluo lateral.

TRANSDUTORES: denomina-se transdutor todo equipamento ou dispositivo apto a transformar um sinal transportado por um tipo de energia, num sinal equivalente transportado por outro tipo de energia.

Exemplos de transdutores: lmpada de luz, automvel, ouvido forno, bateria microfone, auto-falante.

EFEITO PIEZELTRICO: descrito pelos irmos Pierre e Jacques Curie em 1880 - na Sorbone.

Trata-se da peculiaridade que alguns cristais tm de, ao serem submetidos a esforos mecnicos, apresentarem polarizao eltrica em suas faces. Reciprocamente, se as

Haroldo Millet

faces do cristal forem submetidas a diferena de potencial eltrico, surgiro no cristal tenses internas que provocaro alterao nas dimenses do mesmo.

Quando aplicamos ao cristal uma voltagem alternada numa determinada frequncia, ele, devido s deformaes que sofre passa a vibrar com a mesma frequncia, produzindo no meio circundante uma onda mecnica. Se a frequncia do sinal eltrico for suficientemente elevada, a onda produzida ser ultrassnica. Reciprocamente, se uma onda ultrassnica incidir no cristal, as vibraes nele induzidas produziro o aparecimento de uma voltagem alternada entre suas faces. Este sinal eltrico pode ser amplificado e ultrassnico. processado eletronicamente, permitindo a deteco do sinal

You might also like