You are on page 1of 10

CIDADES E URBANIZAO

A definio de cidade um problema para a geografia, pois cada pas estabelece um critrio diferente, por exemplo: A ONU afirma que cidade todo aglomerado com mais de 20.000 habitantes; Na Frana, cidade todo aglomerado com mais de 2.000 habitantes; Na Espanha, cidade todo aglomerado com mais de 10.000 habitantes;

No Brasil, cidade toda sede de municpio independente da quantidade de habitantes, ou seja, circunscrio administrativa autnoma do Estado, governada por um prefeito e uma Cmara de Vereadores, Segundo o Aurlio, cidade todo complexo demogrfico formado, social e economicamente por uma importante concentrao populacional no agrcola, dedicada a atividades de carter mercantil, industrial, financeira e cultural; Se este aglomerado urbano surgir naturalmente de pequenos ncleos de povoamento, vai dar origem a uma cidade espontnea. Ex. So Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Paris, So Joo Del-Rey. No entanto, se este aglomerado urbano for construdo seguindo projetos previamente concebidos, so chamados de cidades planejadas. Ex.: Braslia, Belo Horizonte, Goinia, Washington (EUA), Camberra (Austrlia). As cidades possuem vrias atividades, como comrcio, bancos, escolas, indstrias e servios, mas algumas so conhecidas por uma caracterstica principal, a chamada funo urbana, classificando-as em cidades: Religiosa Aparecida (SP), Lourdes (Frana); Industriais Volta Redonda (RJ), So Bernardo do Campo (SP); Administrativas Braslia (DF), Washington (EUA); Militares Resende (RJ), West Point (EUA); Turstica Porto Seguro (BA), Veneza (Itlia); Histrica So Joo Del-Rey, Tiradentes; Plo Tecnolgico Campinas (SP), So Jos dos Campos (SP) Estncias Climticas Campos do Jordo (SP), Monte Verde (MG);

Entre outras classificaes de acordo com sua principal caracterstica, podendo inclusive uma mesma cidade acumular mais de uma funo urbana.

Apesar de crescente o processo de urbanizao no mundo, nenhum pas possui 100% de sua populao urbana, EXCETO aqueles pases que so formados por uma nica cidade (caso dos Micropases) como o caso de Mnaco, Cingapura, San Marino, Vaticano, pois sua populao se restringe ao espao de seu territrio, possuindo assim 100% de urbanizao.

As cidades tm origem na Antiguidade (cerca de 4.000 a.C), desenvolvendo com funo religiosa, militar, poltica e comercial, como por exemplo, as civilizaes hidrulicas na Mesopotmia Nnive, Babilnia, Tiro, Jerusalm na sia; Tebas e Mnfis na frica; Atenas, Esparta e Roma na Europa, entre outras.

Durante a Baixa Idade Mdia, o feudalismo retira a importncia das cidades, mas com o desenvolvimento do comrcio, estimulou o ressurgimento das cidades (burgos) passando a exercer forte influncia em suas regies, como Florena, Gnova, Veneza, Marselha, Colnia, atraindo o excedente de mo de obra dos feudos para estas localidades. Embora as primeiras cidades tenham aparecido h mais de 3.500 anos a.C., o processo de urbanizao moderno teve incio no sculo XVIII, em conseqncia da Revoluo Industrial, desencadeada primeiro na Europa e, a seguir, nas demais reas de desenvolvimento do mundo atual.

A Inglaterra foi o primeiro pas do mundo a se urbanizar (em 1850 j possua mais de 50% da populao urbana), no entanto a urbanizao acelerada da maior parte dos pases desenvolvidos industrializados s ocorreu a partir da segunda metade do sculo XIX. Alm disso, esses pases demoram mais tempo para se tornar urbanizados que a maioria dos atuais pases subdesenvolvidos industrializados. Vemos, ento, que, em geral, quanto mais tarde um pas se torna industrializado tanto mais rpida sua urbanizao. No caso do Terceiro Mundo, a urbanizao um fato bem recente. A cidade subordinou o campo e estabeleceu uma diviso de trabalho segundo a qual cabe a ele fornecer alimentos e matrias-primas a ela, recebendo em troca produtos industrializados, tecnologia etc. Mas o fato de o campo ser subordinado cidade no quer dizer que ele perdeu sua importncia, pois no podemos deixar de levar em conta que por no ser auto-suficiente, a sobrevivncia da cidade depende do campo e quanto

maior a urbanizao maior a dependncia da cidade em relao ao campo no tocante necessidade de alimentos e matrias-primas agrcolas. A urbanizao resulta fundamentalmente da transferncia de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idia de urbanizao est intimamente associada concentrao de muitas pessoas em um espao restrito (a cidade) e na substituio das atividades primrias (agropecuria) por atividades secundrias (indstrias) e tercirias (servios). Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanizao como sendo "o aumento da populao urbana em relao populao rural", e nesse sentido s ocorre urbanizao quando o percentual de aumento da populao urbana superior a da populao rural. Com a Revoluo Industrial, o processo de urbanizao nos pases desenvolvidos, se acentuou, consolidando a indstria como atividade essencialmente urbana, havendo uma grande migrao dos trabalhadores do campo para as cidades (xodo rural), atrados por mais empregos, melhores salrios, condies de vida (sade, educao e servios), bem como, pela prpria mecanizao do campo que acabou expulsando os trabalhadores da zona rural.

Esse desenvolvimento industrial levou ao crescimento do setor tercirio (comrcio e servios) absorvendo mais mo de obra vinda do campo tornando, o processo de urbanizao mais equilibrado nos pases desenvolvidos, graas aplicao de programas e polticas urbanas planejadas, proporcionando uma expanso das cidades de forma mais organizada (sistemas de transportes, saneamento bsico, moradia, pavimentao, luz, etc). Considerando-se os vrios agrupamentos de pases, a situao urbana pode ser simplificada em trs grandes grupos: Pases capitalistas desenvolvidos. A maior parte desses pases j atingiu ndices bastante elevados e, praticamente, mximos de urbanizao. A tendncia, portanto, de estabilizao em torno de ndices entre 80 e 90%, embora alguns j tenham ultrapassado os 90%. Pases capitalistas subdesenvolvidos. Nesse grupo, bastante heterogneo, destacamos: Subdesenvolvidos industrializados. A recente e rpida industrializao gerou acentuado desequilbrio das condies e da expectativa de vida entre a cidade e o campo, resultando num rapidssimo processo de urbanizao, porm com conseqncias muito drsticas (subemprego, mendicncia, favelas, criminalidade etc.). Isso porque o desenvolvimento dos setores secundrio e tercirio no acompanhou o ritmo da urbanizao, alm da total carncia de uma firme poltica de planejamento urbano. Alguns desses pases apresentam taxas de urbanizao iguais e at superiores s de pases desenvolvidos, embora, com raras excees, a urbanizao dos pases subdesenvolvidos se apresente em condies extremamente precrias (favelas, cortios etc.).

Subdesenvolvidos no-industrializados. Em virtude do predomnio das atividades primrias, a maior parte desses pases apresenta baixos ndices de urbanizao. Pases socialistas. Os pases socialistas so relativamente pouco urbanizados. A razo fundamental est na planificao estatal da economia, que tem permitido ao estado controlar e direcionar os recursos (investimentos), podendo assim exercer maior influncia na distribuio geogrfica da populao. Os ndices de populao urbana dos pases socialistas desenvolvidos so semelhantes aos do subdesenvolvidos industrializados.

No entanto, os EUA apesar de seu grau desenvolvimento, este processo de urbanizao, gerou o crescimento rpido de grandes cidades, causando problemas urbanos que a Europa que apresenta caractersticas urbanas de cidades menores (com at 500 mil hab). Esses problemas nos EUA foram amenizados em parte, com o surgimento do conceito de EDGES CITIES (cidades de entorno), ou seja, bairros residenciais, planejados e condomnio fechados (murados), cujo principal apelo a segurana e a qualidade de vida. Algumas cidades brasileiras (SP, BH, p. ex) este conceito adotado, nos chamados residenciais ALPHAVILLES.

Entretanto, nos pases subdesenvolvidos que as cidades tm crescido mais. A industrializao de alguns desses pases, em especial Brasil, Mxico e Argentina, a alta concentrao de terras, a mecanizao do campo, o desemprego rural e a falta de polticas agrrias adequadas, combinados com os fatores de atrao das cidades, tem levado ao rpido crescimento desordenado da populao urbana, com grande diferena dos pases desenvolvidos, pois apresentam inmeros problemas, como infra-estrutura urbana precria (falta de gua, luz, esgoto, pavimentao, etc), redes de transportes ineficientes, trnsito catico, desemprego, pobreza, violncia, falta de moradia (favelizao), ocupao desordenada do solo (ocupao em reas de risco), crescimento de atividades informais (subemprego), etc. Este processo de urbanizao dos pases subdesenvolvidos deu incio apenas aps a 2 Guerra Mundial com a industrializao de alguns desses pases, permanecendo a maioria predominantemente agrrio, com populao rural bastante expressiva. Mesmo assim a principal caracterstica da urbanizao dos pases subdesenvolvidos o crescimento desordenado da populao das cidades. Para que um pas seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. H dois fatores que condicionam a urbanizao ao longo da histria, os fatores atrativos que movem as populaes para as cidades e os fatores repulsivos que as repelem do campo. Os fatores atrativos, predominantes nos pases desenvolvidos e em regies modernas dos pases emergentes, esto ligados fundamentalmente ao processo de industrializao,

notadamente quanto gerao de empregos e melhores condies de vida, circulao e infra-estrutura (educao, sade, habitao, saneamento, redes de transportes e comunicaes). Paralelamente a revoluo industrial, temos a revoluo agrcola, com a modernizao da agropecuria, como resultado da mecanizao da agricultura. Ao mesmo tempo, a intensa circulao de mercadorias e de pessoas e a descentralizao da produo industrial ocasionaram o desenvolvimento de outras cidades, que formaram, sob a polarizao das grandes capitais, uma densa e articulada rede urbana. J os fatores repulsivos, so tpicos de pases subdesenvolvidos e esto ligados fundamentalmente s pssimas condies de vida existentes na zona rural, por causa da estrutura fundiria bastante concentrada, dos baixos salrios, da falta de apoio aos pequenos agricultores, da ausncia de tecnologia de cultivo e atraso nas tcnicas no campo. O resultado uma grande transferncia da populao rural para as cidades, principalmente para as grandes metrpoles, agravando os problemas urbanos, caracterizado pela macrocefalia urbana, que deve ser entendida como o resultado da grande concentrao das atividades econmicas, especialmente os servios, e da populao de algumas cidades, que acaba se tornando muito grande comparativamente com o total da populao do pas.

Assim a Macrocefalia Urbana caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrpoles, provocando o processo de marginalizao das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que no possuem os servios pblicos bsicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formao de favelas, resultando na excluso social de todas as formas. Embora ocorra tambm em pases desenvolvidos, esse fenmeno assume propores maiores nos pases subdesenvolvidos, nos quais o crescimento das cidades foi veloz, desordenado e muito concentrado espacialmente.

Outro conceito comum a urbanizao trata-se da segregao espacial uma vez que o espao urbano bastante fragmentado, pois as grandes cidades apresentam centros comerciais, financeiros, industriais, residenciais e de lazer, sendo comum que funes diferentes coexistam num mesmo bairro. Por isso, essas mesmas cidades esto se tronando POLICNTRICAS, isto , cada bairro mais importante possui seu prprio centro, suas ruas principais, seu comrcio e seus servios. Essa fragmentao, quase sempre associada a um intenso crescimento urbano, impede aos cidados de vivenciar a cidade por inteiro.

As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana e quanto maior as disparidades entre os diferentes grupos e classes sociais, maiores as desigualdades de moradia, de acesso aos servios pblicos e de qualidade de vida e maior a segregao espacial. A principal conseqncia da urbanizao o surgimento de metrpoles, reas metropolitanas, megalpoles, cidades globais e megacidades, gerando uma rede urbana e a hierarquia das cidades. As cidades so classificadas pelo nmero de habitantes, pela variedade de servios que oferecem e pelo papel que desempenham como centros polarizadores, sejam no prprio pas ou em escala global, estabelecendo uma rede urbana que o sistema de relaes que envolvem um fluxo de circulao de pessoas, mercadorias, capitais, servios e informaes, formando uma rede de influncia numa regio, pas ou mundo.

A rede urbana formada por um sistema de cidades que se interligam umas s outras pelo sistema de transportes e de comunicaes, por meio dos quais ocorrem os fluxos de pessoas, mercadorias, informaes e capitais, que podem ser mais densas na maioria dos pases desenvolvidos e desarticulada nos pases subdesenvolvidos, principalmente naqueles de baixo nvel de industrializao e urbanizao, estando s cidades dispersas pelo territrio ou em uma grande concentrao das atividades em uma nica cidade, geralmente a capital, acentuado pelo fenmeno da macrocefalia urbana.

Em escala local, regional ou mundial, a rea de influncia de uma cidade forma a hierarquia das cidades, que podem ser: Centros Locais Centros Regionais So Joo Del-Rey Metrpoles Regionais Juiz de Fora, Manaus Metrpole Nacional Belo Horizonte, Salvador, Curitiba Metrpoles Globais So Paulo e Rio de Janeiro Megalpoles Complexo Metropolitano do Sudeste (eixo Rio-So Paulo)

Com o advento do capitalismo informacional, da globalizao e a conseqente acelerao dos fluxos de circulao no espao geogrfico mundial, j se pode falar numa rede urbana mundial, onde torna-se necessrio diferenciar as megacidades das chamadas cidades globais. Paralelamente a esta hierarquia, existe uma polmica na definio das cidades globais e megacidades, uma vez que as megacidades so aglomeraes urbanas de 10 milhes de

habitantes, diferentemente das cidades globais que no levam em conta o nmero de habitantes, mas sim o poder poltico, econmico e social destas cidades e sua ligao com o mundo.

Geralmente as cidades globais concentram as principais Bolsas de Valores do sistema financeiro internacional, grandes empresas e representaes de transnacionais, importantes redes de hotelaria mundial, centros de tecnologia, informao e pesquisa, universidades, sedes de grandes jornais, editoras e revistas, infra-estrutura de transportes (aeroportos, portos, rodovirias e ferrovias), centros de referncia de sade e educao, telecomunicaes e informtica e plo atrativo de lazer e diverso, ou seja, grandes centros urbanos com forte influncia em escala global, fazendo parte da rede mundial de fluxo de circulao de mercadorias, informaes, capitais, pessoas e servios.

importante ressaltar que uma megacidade pode ser uma cidade global (So Paulo, Nova York, Tquio), mas nem toda cidade global uma megacidade, por exemplo, Zurique na Sua, que est longe de ser uma megacidade, mas uma cidade global. Da mesma forma, megacidades como Lagos na Nigria, Dacca em Bangladesh no so consideradas cidades globais, mesmo possuindo populaes superiores a 10 milhes de habitantes, mas no tem o poder poltico e econmico em escala mundial, no sendo portanto, uma cidade global. Os centros locais esto na base da hierarquia, aumentando o grau de importncia e a rea de influncia medida que sobe na hierarquia urbana, gerando outro fenmeno importante no processo de urbanizao mundial a conurbao. Conurbao quando algumas cidades crescem tanto que acabam se unindo com cidades vizinhas, sendo impossvel perceber onde comea uma e termina a outra (fuso entre cidades), surgindo s metrpoles. O conjunto formado pela metrpole e as cidades vizinhas, formam a rea ou zona metropolitana, que apresentam servios pblicos de infra-estrutura comuns e integrados socioeconomicamente. As reas metropolitanas geram um novo tipo de migrao denominada pendular, que consiste no movimento de vai e vem populacional de trabalhadores entre as cidades vizinhas (cidades dormitrios) e a cidade central. Finalizando a hierarquia urbana, temos as megalpoles, fenmeno associado conurbao de metrpoles, formando uma rea super-urbanizada. Nos EUA onde surgiu este tipo de cidade, temos as megalpoles de BOSWAS, formada pelas metrpoles de Boston, Albany, Nova York, Filadlfia, Baltimore, Washington e Richmond na costa leste; CHIPITTS nordeste do pas, formada por Chicago,

Indianpolis, Cincinnati, Detroit, Columbus, Pittsburgh; e a SANSAN formada por San Diego, Los Angeles, Oakland, San Francisco e Sacramento na costa oeste do pas. Na sia, temos a megalpole de TOKKAIDO no Japo que liga as ilhas de Honshu e Kiushu, numa nica aglomerao urbana, ligando as reas metropolitanas de Tquio, Nagoya, Osaka, Okayama, Hiroshima e Nagasaki. Na Europa, temos trs grandes megalpoles: Paris na Frana, Londres na Inglaterra e RENO-RUHR na Alemanha que liga as cidades de Bonn, Colnia, Essen e Dortmund que acompanham o curso daqueles rios.

No Brasil, temos a megalpole do Complexo Metropolitano do Sudeste (eixo Rio-So Paulo), formada principalmente pelas reas metropolitanas de Sorocaba, Campinas, So Paulo, Santos, So Jos dos Campos, Volta Redonda, Rio de Janeiro e Niteri entre outras cidades. Essas incrveis aglomeraes urbanas so ativadas por uma imensa rede de transportes, informaes e servios que transformam essas reas em dinmicas e caticos habitats humanos.

Ocorre que a concepo tradicional de hierarquia urbana, acima concebida, j no propicia uma boa descrio nas relaes entre as cidades, pois com o avano e modernizao dos sistemas de telecomunicaes e transportes, estruturou-se uma nova hierarquia urbana, dentro da qual a relao das cidades locais pode se dar diretamente com as qualquer metrpole, seja regional, nacional ou global. Portanto, o que define a integrao ou no das pessoas moderna sociedade capitalista a maior ou menor disponibilidade de renda e consequentemente a possibilidade de acesso as novas tecnologias, aos novos conhecimentos, aos novos bens e servios e no mais as distncias que as separam.

Avanos tecnolgicos so a base da globalizao e tem contribudo para expanso das infra-estruturas urbanas e da rede global de cidades, assim como para reforar o papel de comando de algumas delas na atual etapa da mundializao. A descentralizao das indstrias que rumam para as cidades mdias, pequenas e at mesmo zona rural,

contribui para reforar o papel de comando de muitas das grandes cidades e mesmo de algumas mdias, como centros de servios especializados e de apoio a produo.

Quanto maiores oferta de bens e servios, a densidade e a qualidade da infra-estrutura urbana, maiores so o poder e a influncia de uma cidade global. Esses fatores determinam a classificao das principais cidades globais em alfa, beta e gama. Atualmente Nova York, Tquio, Londres, Paris, Frankfurt, Milo, Los Angeles, Chicago, Hong Kong e Cingapura recebem a classificao de cidades globais alfa. So Paulo, Cidade do Mxico, Pequim, Munique, Zurique, Madri, Bruxelas, Sidney, Moscou e Seul recebem a classificao Beta. Trinta e cinco outras cidades consideradas globais recebem a classificao gama.

As cidades podem ser classificadas de acordo com seu tamanho, atividade econmica, importncia regional entre outras caractersticas. Algumas definies importantes, como: Municpios: So as menores divises poltico- administrativas, todo municpio possui governo prprio, sua rea de atuao compreende a parte urbana e rural pertencente ao municpio. Cidades: a sede do municpio, independente do nmero de habitantes que possa ter, as atividades econmicas nas cidades diferem das do campo, as atividades principais so centralizadas nos setor secundrio e tercirio. Metrpoles: So cidades com populao absoluta superior a 1milho de habitantes (ex: Goinia, So Paulo). Conurbaes: quando um municpio ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com os municpios vizinhos. Regies Metropolitanas: a unio de dois ou mais municpios formando uma grande malha urbana, comum nas cidades sedes de estados (ex.Goinia, Aparecida de Goinia e cidades do entorno). Megalpole: a unio de duas ou mais regies metropolitanas. Tecnoplos: ou Cidades cincia, so cidades onde esto presentes centros de pesquisas, universidades, centros de difuso de informaes. Geralmente os tecnoplos esto alienados a universidades e indstrias. Verticalizao: a transformao arquitetnica de uma cidade, ou seja, a mudana da forma horizontal das construes (ex: casas), para a verticalizao (construo de prdios).

Cidades Formais: So cidades planejadas. Cidades Informais: So compostas pelas regies perifricas, regies onde no possui infra-estrutura suficiente.

importante ressaltar que este resumo apenas para aprofundamento dos estudos, no substituindo os textos do livro didtico, nem as explicaes e anotaes em sala de aula. Leia, anote as dvidas e leve para a sala de aula para maior entendimento da matria. Bons estudos. Prof. Dcio - Geografia

You might also like