You are on page 1of 2

Jornal Interno da Sade

Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
(O Jornal Interno da Sade um documento interno do SMS da Engenharia/IETR/IEABAST/CMDS/SMS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. As informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista. Portanto, ao sentirem que as coisas no esto bem procurem logo um Mdico. Somente ele poder avaliar seu estado clnico e prescrever o medicamento ou o exame necessrio)

Assunto da Semana: Alergia respiratria O que ? Uma alergia uma reao especfica do sistema de defesa do organismo a substncias normalmente inofensivas. Pessoas que tm alergias freqentemente so sensveis a mais de uma substncia. Os tipos de alergenos - substncias que causam reaes alrgicas - incluem: plens, partculas de p, esporos de fungos, alimentos, ltex, veneno de insetos e medicamentos. Quando a alergia afeta o sistema respiratrio, chamamos de alergia respiratria. Como se desenvolve? Cientistas pensam que as pessoas herdam uma tendncia a serem alrgicas, significando uma maior probabilidade destas pessoas serem alrgicas a um ou mais alergenos, embora eles provavelmente no tenham herdado uma tendncia a serem alrgicos a qualquer alergeno especfico. Crianas desenvolvem mais alergias quando seus pais apresentam este problema. Normalmente, o sistema imune funciona como defesa do organismo contra agentes invasores, como as bactrias e vrus. Entretanto, na maioria das reaes alrgicas, o sistema imune (de defesa) est respondendo a um falso alarme. A pessoa primeiro entra em contato com um alergeno e o sistema imune trata este como um invasor e mobiliza-se para atac-lo. O sistema imune gera grandes quantidades de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Cada anticorpo IgE especfico para um tipo particular de alergeno. No caso da alergia a plen, um tipo de anticorpo pode ser produzido para reagir contra um tipo de plen, enquanto outro pode ser produzido para combater outro tipo de plen. Quando um alergeno (plen, p ou outro) entra em contato com seu anticorpo IgE especfico, vrios elementos qumicos so liberados no sangue e passam a agir em vrias partes do corpo, assim como no sistema respiratrio, causando os sintomas da alergia. No sistema respiratrio, a alergia poder manifestar-se como uma doena alrgica no nariz (rinite alrgica) ou nos pulmes e vias areas (asma ou hiper-reatividade brnquica). O que se sente? espirros coriza (nariz com corrimento) NAVARRO/2004 / ABC da Sade

Jornal Interno da Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS obstruo nasal tosse gota ps-nasal ("catarro escorrendo atrs da garganta") olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados chiado no peito Como se faz o diagnstico? Quando o mdico conversa com seu paciente, ele tem a chance de obter dados que indiquem a possibilidade diagnstica de uma alergia respiratria. O exame fsico auxiliar neste sentido. Alm disso, o mdico poder realizar testes de pele e de sangue como exames complementares. No teste de pele, o mdico poder definir se o paciente tem na sua pele anticorpos do tipo IgE que reagem a determinado alergeno. Utilizar extratos diludos de alergenos como o p dos caros, plens ou mofos para realizar o teste, que pode ser feito atravs de insero do alergeno debaixo da pele ou pela aplicao deste sob um diminuto arranho feito no brao. Este teste de pele fcil de fazer, alm de ser barato. Entretanto, no dever ser feito em pessoas com eczema (tipo de doena alrgica disseminada na pele). Nestes casos, poder ser feito um outro teste diagnstico chamado RAST, que utiliza uma amostra de sangue para determinar os nveis do anticorpo IgE circulante no sangue contra um alergeno particular. Como se trata e Como se previne? Os mdicos utilizam trs abordagens gerais para ajudar as pessoas com alergias: fazem uma srie de perguntas aos pacientes em relao ao problema; alertam sobre como evitar o contato com os alergenos; prescrevem medicaes para alvio dos sintomas. Embora no exista cura para as alergias, uma destas estratgias ou a combinao delas poder dar graus variados de alvio dos sintomas alrgicos. Um tratamento medicamentoso e com finalidade preventiva tambm poder ser realizado. Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico Que podemos fazer no ambiente domstico para diminuirmos a freqncia dos eventos alrgicos? Quais os alimentos que devem ser evitados para preveno de alergias? Remdios antialrgicos podem provocar sonolncia?

NAVARRO/2004 / ABC da Sade

You might also like