You are on page 1of 6

Notas de Aula

Ensino Mdio ( 1o at o 3o ano)


Data : ( incio )=> (fim) =>

Aula 3 Data =>

CRIACIONISMO TEORIA DE OPARIN HALDENE


Em 1929, em separado, dois cientistas, Aleksandr Oparin e John Haldane, publicaram a mesma hiptese (basicamente a mesma) sobre a origem da vida. Para os dois cientistas a atmosfera terrestre era formada essencialmente por quatro gases: hidrognio, vapor de gua, amonaco e metano. No havia oxignio. Com o ciclo de chuvas e tempestades havia muitas descargas eltricas. Essas descargas atuavam sobre as molculas, promovendo ligaes qumicas e formando molculas mais complexas, como os aminocidos. Essa molculas, conforme a temperatura da terra ia diminuindo, iam se tornando mais complexas e fazendo cada vez mais ligaes, transformando a gua dos oceanos em grandes sopas orgnicas. As protenas formadas foram se aglomerando, at formar os coacervados.
Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 3 Data =>

TEORIA DE OPARIN HALDENE


Os coacervados ainda no so seres vivos; no entanto eles continuam se chocando e reagindo durante um tempo extremamente longo; algum coacervado pde casualmente atingir a complexidade necessria (lembre-se de que a diferena entre vida e no vida mera questo de organizao). Da em diante, se tal coacervado teve a propriedade de duplicar-se, pode-se admitir que surgiu a vida, mesmo que sob uma forma extremamente primitiva.

A COMPROVAO EXPERIMENTAL
O bioqumico Miller tentou reproduzir em laboratrio algumas das condies previstas por Oparin. Construiu um aparelho, que era um sistema fechado, no qual fez circular durante 7 dias uma mistura de gases: metano, hidrognio, amnia e vapor de gua estavam presentes. Um reservatrio de gua aquecido temperatura de ebulio permitia a formao de mais vapor de gua, que circulava arrastando os outros gases.
Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 3 Data =>

COMO ERA PROVAVELMENTE PRIMEIRO SER VIVO?


- Unicelular - Procarionte - Muito simples.

HETEROTRFICO OU AUTOTRFICO?
Lembrar diferenas!

A hiptese Heterotrfica - Para ser autotrfica, a clula tem que possuir maior complexidade. A teoria defendida com o argumento de que os hetertrofos possuem uma maquinaria mais simples, sem a capacidade de produzir seu prprio alimento. As primeiras formas de vida se alimentavam de substncias orgnicas nos oceanos primitivos. Crtica-> de onde viria a matria orgnica ? Hoje em dia, a matria orgnica produzida por seres vivos autotrficos.

Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 3 Data =>

COMO ERA PROVAVELMENTE PRIMEIRO SER VIVO?


A hiptese autotrfica

- Recentemente fortalecida com a descoberta de bactrias que vivem nas chamins de vulces no fundo do mar. Essas bactrias fariam a quimiossntese. Quimiossntese => produo de substncias orgnicas, a partir de substncias inorgnicas sem a utilizao da luz do Sol. A quimiossntese acontece em duas etapas : Primeira etapa Composto Inorgnico + O2 Compostos Inorgnicos oxidados + Energia Qumica - Segunda etapa CO2 + H2O + Energia Qumica Compostos Orgnicos + O2 Neste caso destas bactrias, o composto inorgnico seria um sulfeto de hidrognio ( H2S), proveniente da atividade vulcnica.

Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 3 Data =>

COMO ERA PROVAVELMENTE PRIMEIRO SER VIVO?

Essas bactrias seriam as arqueobactrias bactrias que at hoje guardam caractersticas bem primitivas do gnero Sulfotobus OBS.: de qualquer forma, os primeiros seres vivos fariam fermentao, porque no havia oxignio no ar.

FORMANDO OXIGNIO.

UM

AMBIENTE

COM

- Partindo da hiptese Heterotrfica. Uma grande competio pelo alimentos, seres vivos comeam a usar o gs carbnico da atmosfera e fazer a fotossntese, liberando oxignio. Havendo disponibilidade de oxignio, foi possvel a sobrevivncia de seres que desenvolveram reaes metablicas complexas, capazes de utilizar esse gs na degradao do alimento. ( respirao aerbica)

Com o oxignio disponvel na atmosfera, formou se a camada de oznio. Que mantm a temperatura da Terra sem grandes oscilaes. A camada de oznio possibilitou que a vida na Terra se desenvolve-se como a conhecemos. Ler no Blog : Como surgiu a primeira clula eucarionte?
Continua

Para o dia:

Aula 3 Para alunos =>

PONTOS DE ESTUDOS
1. Explique a Teoria de Oparin :
A. B.

Como era a atmosfera primitiva? Qual gs no havia ?

2. O que so coacervados ? 3. Explique a hiptese heterotrfica e autotrfica. ( pontos positivos e crticas) 4. Como surgiu a camada de oznio ? E qual sua importncia ?

AVALIAO:
Dia : / /

Fim da 3a aula

You might also like