You are on page 1of 18

A natao uma modalidade que engloba quatro disciplinas:

NATAO

a disciplina de natao pura desportiva (modalidade individual); a disciplina de plo-aqutico (jogo desportivo colectivo); a disciplina de natao sincronizada (modalidade individual e por grupos); a disciplina de saltos para a gua (modalidade individual).

No entanto, a natao pura desportiva, usualmente designada unicamente por natao, que est mais divulgada e desenvolvida no nosso pas. As restantes trs disciplinas tm vindo a desenvolver-se progressivamente, nomeadamente o plo-aqutico. A prtica de cada uma destas disciplinas exige condies prprias, como o caso, por exemplo, das especficas caractersticas da piscina e requer tcnicas especficas. As tcnicas de nado da natao so quatro: mariposa, a tcnica mais recente; costas, a nica tcnica que se nada na posio dorsal; bruos, a tcnica que implica uma coordenao mais complexa; crawl, a tcnica mais rpida, econmica e eficiente. Complementam estas formas de nadar as tcnicas de viragens e de partidas. Mas nadar bem significa, primeiro, saber estar bem na gua, isto , estar na gua com naturalidade. Desde o nascimento que o ser humano desenvolve o seu processo de adaptao ao meio terrestre, deixando para trs a vida no meio lquido em que se desenvolveu durante os nove meses de gestao. Uma vez de regresso ao meio lquido, mais correctamente ao meio aqutico, torna-se necessria uma nova adaptao, j que as diferenas entre ambos so radicais, nomeadamente aos nveis da respirao, da posio do corpo, da flutuao/equilbrio e da propulso.
67

NATAO

MEIO TERRESTRE
RESPIRAO

MEIO AQUTICO

respirao reflexa dominncia nasal inspirao activa expirao passiva

respirao voluntria dominncia vocal inspirao reflexa expirao activa


POSIO DO CORPO

vertical viso horizontal equilbrio vertical fora da gravidade

horizontal viso vertical


FLUTUAO / EQUILBRIO

equilbrio instvel fora de impulso


PROPULSO

m. i. responsveis pelo deslocamento m. s. responsveis pelo equilbrio apoios plantares

m. i. responsveis pelo equilbrio m. s. responsveis pelo deslocamento ausncia de apoios plantares

Todas estas diferenas alteram significativamente a percepo do nosso corpo dentro da gua, o que se, por um lado, nos pode dar sensaes muito agradveis, por outro pode dificultar a aprendizagem dos gestos motores essenciais para saber nadar. No entanto, se se proceder a uma correcta adaptao ao meio aqutico, a aprendizagem facilitada. Assim, s depois de estarmos adaptados ao meio aqutico que podemos aprender as tcnicas de nadar, virar e partir. Todavia, a adaptao ao meio aqutico constitui-se como um processo contnuo, o que significa que possvel conseguir fazer sempre mais e mais coisas novas na gua. Cumprir as regras de utilizao de uma piscina, entre as quais as regras bsicas de higiene e de segurana, essencial. Portanto, no nos devemos esquecer de: utilizar fatos de banho adequados que nos permitam liberdade de movimentos dentro de gua (preferencialmente, fatos de banho inteiros para as raparigas, e cales de perna curta para os rapazes); usar obrigatoriamente toucas adequadas para natao (mesmo se os cabelos so curtos); usar culos apropriados para natao (somente quando o professor o permitir ou quando as condies da gua o exigirem); usar chinelos (o que previne doenas de pele e promove a aderncia nos locais mais molhados e escorregadios); tomar um duche rpido, mas completo, antes de entrar na gua; fazer o saco para ir piscina com toalha, sabonete ou gel, e champ para o banho depois da piscina, creme hidratante para o corpo e todos os restantes utenslios de uso pessoal; no permanecer dentro do espao da piscina sem calado apropriado; no fumar nem comer dentro do espao da piscina; no correr dentro do espao circundante da piscina; no entrar na gua sem autorizao do professor;
68

Adaptado de Mota, Jorge, 1990

NATAO

no saltar para a gua de cabea sem utilizar uma tcnica correcta ou sem a autorizao do professor; no se separar do grupo; cuidar da boa manuteno do material didctico e da conservao das instalaes da piscina; no utilizar adornos.

NVEL/INTRODUO Conhecer a piscina/Familiarizao com a gua [posio vertical]

1 2

Entra de costas na gua, pela escada, na parte de menor profundidade da piscina. Percorre na posio vertical (de p), o espao da piscina junto das paredes laterais e testas, utilizando-as como apoio com uma ou com as duas mos, tomando conhecimento da sua profundidade. Desloca-te dentro da gua livremente por todo o espao com p. Molha a cara sem a sua imerso (ex.: lavar a cara). Aps apneia inspiratria (inspirar e manter o ar dentro dos pulmes), imerge a cara. Aps apneia inspiratria, imerge a cara e olhos abertos. Inspira e expira foradamente ao nvel da gua (ex.: soprar uma bolinha). Inspira e expira repetidamente, com imerso completa da cara. Inspira e expira repetidamente, com imerso completa da cara e olhos abertos. Inspira e expira repetidamente, com imerso completa da cara e olhos abertos, com um tempo de inspirao curto e aumentando progressivamente o tempo de expirao. Distingue a expirao pela boca, pelo nariz e pelas duas vias.
69

3 4 5 6 7 8 9 10

11

NATAO

Flutuao (posio horizontal)


1

Com ajuda, estende o corpo na posio dorsal, sentindo-o a flutuar (manter o corpo e a cabea descontrados). 1.1. Passa da posio anterior posio vertical, atravs das flexes da cabea (puxando o queixo ao peito) e dos joelhos (puxando os ps para o fundo da piscina), e complementa a elevao do tronco com a ajuda dos m. s.

70

NATAO 2

Com ajuda, estende o corpo na posio ventral, sentindo-o a flutuar (mantm o corpo e a cabea descontrados, expirando dentro da gua). 2.1. Passa da posio anterior posio vertical, atravs da extenso da cabea (puxando a nuca para trs) e da flexo dos joelhos (puxando os ps para o fundo da piscina), e completa a elevao do tronco com a ajuda dos m. s.

Em apneia inspiratria, deixa o corpo flutuar na posio de flexo da cabea e flexo dos joelhos, puxando o queixo e os joelhos ao peito e abraando os m. i. (posio de medusa); esta posio permite um maior grau de flutuabilidade possvel para o corpo humano.

3.1. Passa da posio de medusa posio vertical. 3.2. Passa da posio de medusa posio ventral, atravs do afastamento dos m. i. e dos m. s. (como uma estrela). 3.3. Passa da posio de flutuao ventral posio vertical.
71

NATAO

Flutua na posio dorsal, sem ajuda, explorando a colocao dos m. s. junto ao corpo ou afastados do mesmo, e dos m. i. juntos ou afastados. 4.1. Passa da posio de flutuao dorsal posio de flutuao vertical.

Explorao do meio aqutico


1

Desloca-te em posio dorsal, com os m. s. colocados ao longo do corpo, atravs de batimentos alternados dos m. i. Desloca-te em posio ventral, com os m. s. em extenso frente do corpo, atravs de batimentos alternados dos m. i. (sem movimentos de respirao/distncias reduzidas). Desloca-te ao fundo da piscina por aco dos m. i. (ex.: ir buscar um objecto).

3.1. Explora diferentes profundidades, de acordo com as caractersticas da piscina.


4

Desloca-te debaixo da gua (ex.: passa por baixo das pernas de um companheiro) por aco dos m. i.

72

NATAO

4.1. Explora diferentes planos de gua (ex.: passa pelo meio de um arco). 4.2. Explora distncias superiores (ex.: passa por baixo das pernas de 2, 3, 4 ou mais companheiros).
5 6

Salta de p para a piscina partindo do cais da piscina. Iniciao ao salto de cabea do cais da piscina. 6.1. 1.a posio senta-te na borda da piscina, com os m. s. juntos em extenso acima da cabea. 6.2. 2.a posio um joelho e um p na borda da piscina, com os m. s. juntos em extenso acima da cabea. 6.3. 3.a posio de p, em grande flexo dos m. i., com os m. s. juntos em extenso acima da cabea. 6.4. 4.a posio de p, diminuir a grande flexo dos m. i., com os m. s. juntos em extenso acima da cabea.

Salto de partida do bloco, partindo da posio engrupada: posio dos m. i. com ligeira flexo e grande flexo do tronco frente, com as mos a agarrar o bloco (cabea no meio dos m. s.).

73

NATAO

NVEL ELEMENTAR As tcnicas alternadas (crawl e costas)


Aco dos m. i. pernada

A aco dos m. i. extremamente importante para uma correcta e equilibrada posio do corpo durante o nado. As pernadas das tcnicas de crawl e costas caracterizam-se por movimentos alternados dos m. i., algo semelhantes aos movimentos naturais de andar. O movimento alternado da pernada divide-se em dois batimentos: o batimento ascendente e o batimento descendente. Na tcnica de crawl, o batimento descendente propulsivo e o batimento ascendente de recuperao, enquanto que na tcnica de costas o batimento ascendente o propulsivo e o batimento descendente de recuperao.
Determinantes tcnicas
DEVES 1

ter presente que o ponto central do movimento da pernada a articulao coxa-fmur, isto , os m. i. devem permanecer em extenso durante os batimentos; no entanto, ao nvel da articulao do joelho, verificar uma ligeira flexo por aco da gua nos batimentos propulsivos, isto , nos batimentos descendentes no estilo crawl e nos batimentos ascendentes no estilo costas; manter os ps sempre em extenso durante todo o movimento; executar os batimentos propulsivos bem fortes e efectuar os batimentos de recuperao em relaxamento; ter em ateno que a amplitude do movimento no deve ser excessiva; permanecer com o corpo em extenso, sem o abaixamento da bacia, mas descontrado.

3 4

5 6

Aco dos m. s./respirao braada

As braadas da tcnica de crawl caracterizam-se por movimentos alternados dos m. s., que devem ser coordenados com os movimentos da cabea, para a respirao.
74

NATAO

Na tcnica de costas, as braadas so tambm caracterizadas por movimentos alternados dos m. s., sem, no entanto, ser necessrio proceder a movimentos da cabea para a respirao, uma vez que a cara se encontra fora da gua. Embora as vias respiratrias permaneam fora da gua durante toda a tcnica, importante que, ao nadar, se imponha um ritmo respiratrio, correspondendo a inspirao fase area de um m. s. e a expirao fase area do outro m. s. Na tcnica de crawl, a coordenao da respirao com os m. s. pode ser efectuada de duas formas: a respirao unilateral (sempre para o mesmo lado e de 2 em 2, de 4 em 4 braadas), ou a respirao bilateral (para os dois lados e de 3 em 3, de 5 em 5 braadas). Cada braada constituda por uma fase area, de recuperao (em descontraco), e uma fase aqutica, propulsiva (em fora). Um ciclo completo de braada constitudo por duas braadas, a do m. s. direito e a do m. s. esquerdo.
Determinantes tcnicas

Iniciao CRAWL
DEVES 1

ao terminar a fase area do m. s. direito, efectuar a entrada da mo na gua no prolongamento do ombro, sem passar para alm da linha mdia da cabea (lado esquerdo); simultaneamente, iniciar a extenso da outra mo, que permite finalizar a fase aqutica do m. s. esquerdo; quando completada a extenso do m. s. dentro da gua, iniciar a fase de recuperao (area) pela articulao do cotovelo, devendo este manter-se sempre mais alto do que a mo; durante a fase aqutica do m. s. direito, fazer a traco de forma ondulada, enquanto que o m. s. esquerdo efectua a fase area; efectuar a respirao atravs de uma rotao lateral da cabea, para o lado do m. s. que efectua a fase aqutica; em cada braada privilegiar a amplitude do movimento e a rotao longitudinal do tronco, o que facilitar a respirao.

Iniciao COSTAS
DEVES 1

ao terminar a fase aqutica do m. s. direito, tirar a mo da gua, com o dedo polegar virado para cima, para que todo o m. s. descreva uma rotao area; ao passar na vertical do ombro ( 90), descrever com a mo uma rotao externa, para que seja o dedo mnimo o primeiro a entrar na gua, terminando a fase area; durante a fase area do m. s. direito, efectuar com o m. s. esquerdo a fase propulsiva, atravs de uma traco ondulada, terminando com a mo junto coxa; em cada braada privilegiar a completa alternncia dos movimentos e a rotao longitudinal do tronco, o que facilitar a execuo da fase aqutica.
75

NATAO

NVEL AVANADO Aperfeioamento das tcnicas alternadas

Determinantes tcnicas

EXERCCIOS EDUCATIVOS CRAWL 1 Ao terminar a fase area do


m. s. direito, a entrada da mo na gua deve efectuar-se no prolongamento do ombro sem passar para alm da linha mdia da cabea (lado esquerdo).

a Batimento dos m. i com o m.


s. esquerdo em extenso no prolongamento do ombro, executar a braada com o m. s. direito: a mo direita entra na gua ao lado da mo esquerda e sai ao lado da coxa aps a fase aqutica, quando o m. s. completa a extenso.

2 Simultaneamente, a outra
mo deve iniciar a extenso que permite finalizar a fase aqutica do m. s. esquerdo.

a Trocar o lado de execuo do


exerccio (respirao de duas em duas braadas).

3 Quando completada a extenso do m. s. dentro da gua, o incio da fase de recuperao (area) deve efectuar-se pela articulao do cotovelo, devendo este manter-se sempre mais alto do que a mo.

b Exerccio igual a a + a com


um toque da mo no ombro durante a fase area da braada: aps a sada da mo, o cotovelo flecte, ficando dirigido para cima, puxando a mo para perto do corpo.

4 Durante a fase aqutica do


m. s. direito, que se deve caracterizar por uma traco ondulada, o m. s. esquerdo efectua a fase area.

c Nadar a tcnica completa


tocando com a mo no ombro em cada braada (respirao de trs em trs braadas).

5 A respirao efectua-se
atravs de uma rotao lateral da cabea, para o lado do m. s. que efectua a fase aqutica.

d Batimento dos m. i. com os dois


m. s. ao lado do corpo, rodar a cabea para um lado para respirar a cada seis batimentos dos m. i. (apenas a boca sai da gua).

d Trocar o lado de execuo do


exerccio.

d Respirar alternadamente
para os dois lados.

6 Em cada braada dever-se- privilegiar a amplitude do movimento e a rotao longitudinal do tronco, que facilitar a respirao.

e Nadar a tcnica completa parando o movimento dos m. s. durante seis batimentos dos m. i. quando um m. s. est frente aps a fase area e o outro m. s. atrs aps a fase aqutica (respirar para um lado de duas em duas braadas e/ou alternadamente de trs em trs braadas).

76

NATAO

Determinantes tcnicas
EXERCCIOS EDUCATIVOS COSTAS 1 Ao terminar a fase aqutica
do m. s. esquerdo, a mo sai da gua com o dedo polegar virado para cima, para que todo o m. s. descreva uma rotao area.

a Batimento dos m. i. com o m. s.


direito em extenso ao longo do corpo, executar a braada com o m. s. esquerdo: a mo esquerda sai da gua com o dedo polegar virado para cima e, ao passar na vertical do ombro ( 90), descreve uma rotao externa, de modo que o dedo mnimo fique virado para baixo (o ombro esquerdo deve romper a superfcie da gua antes de a mo iniciar a fase area).

2 Ao passar na vertical do
ombro ( 90), a mo descreve uma rotao externa para que seja o dedo mnimo o primeiro a entrar na gua, terminando a fase area.

a Trocar o lado de execuo do


exerccio (respirao de duas em duas braadas).

3 Durante a fase area do m.


s. direito, o m. s. esquerdo efectua a fase propulsiva, atravs de uma traco ondulada, terminando com a mo junto coxa.

b Exerccio igual a a + a com o


corpo colado pista separadora, por forma que a mo, ao entrar na gua, possa agarrar a pista e que o m. s. descreva a fase aqutica puxando-a: a mo deve agarrar a pista por baixo e a flexo do cotovelo deve dirigi-lo para baixo, mantendo a mo sempre mais alta do que o cotovelo at o m. s. estar em completa extenso (mo ao lado da coxa).

4 Em cada braada dever-se- privilegiar a completa alternncia dos movimentos e a rotao longitudinal do tronco, o que facilitar a execuo da fase aqutica.

c Nadar a tcnica completa


parando o movimento dos m. s. durante seis batimentos dos m. i., quando um m. s. est em extenso acima da cabea aps a fase area e o outro m. s. em extenso ao lado do corpo aps a fase aqutica.

77

NATAO

As viragens de crawl e de costas

Viragem de crawl

Viragem de costas

As viragens das tcnicas de crawl e de costas so caracterizadas por movimentos de rotao (cambalhota): no caso da tcnica de crawl, a aproximao parede feita na posio ventral e a viragem uma meia-rotao frente, seguida de uma meia-pirueta, para colocar o corpo de volta posio ventral; no caso da tcnica de costas, a aproximao parede feita na posio ventral e a viragem uma rotao completa, para colocar o corpo na posio dorsal caracterstica do nado.
78

NATAO

A tcnica de bruos (tcnica simultnea)


Aco dos m. i. pernada
Ao contrrio do que acontece com as tcnicas alternadas, onde a aco dos m. i. fundamentalmente equilibradora, as possibilidades propulsivas da tcnica de bruos decorrem, em elevada percentagem, da pernada. A sua aco caracterizada por movimentos de grande exigncia ao nvel das articulaes do joelho e do tornozelo. Cada pernada constituda por uma fase de recuperao e uma fase propulsiva, ambas aquticas.
Determinantes tcnicas
DEVES 1

durante a aco dos m. i., manter os joelhos orientados para dentro e os ps orientados para fora, excepto no momento de total extenso do movimento; ao terminar a fase propulsiva (com os m. i. juntos e em completa extenso), efectuar a fase de recuperao com a flexo dos m. i. ao nvel das articulaes do joelho, puxando os ps descontrados e em rotao externa para junto dos nadegueiros; aps este movimento, iniciar a fase de propulso, atravs do empurro da gua para trs pelos ps em flexo e rotao externa, descrevendo as pernas uma rotao externa sobre as coxas, para que as partes internas dos ps e das pernas se constituam como superfcies propulsivas.

Aco dos m. s./respirao braada


A aco dos m. s. divide-se, igualmente, em duas fases: a fase de recuperao e a fase de propulso. Embora ambas se executem, normalmente, dentro da gua, h em algumas interpretaes da tcnica de bruos a possibilidade de trazer as mos e parte dos antebraos fora da gua, caracterizando a fase de recuperao por um movimento areo. Um ciclo completo de nado da tcnica de bruos corresponde a uma braada, uma pernada e um movimento da cabea, rompendo a superfcie da gua para executar a respirao.
Determinantes tcnicas
DEVES 1

executar a braada com grande amplitude, sem que, no entanto, as mos e os cotovelos passem para trs da linha dos ombros; executar a braada de tal modo que sejam as partes internas dos m. s. as superfcies de onde decorre maior propulso;
79

NATAO 3

ter sempre presente que o incio da flexo da coluna cervical para a emerso da cara, permitindo a inspirao, deve coincidir com o incio do movimento dos m. s., isto , quando as mos, que se encontram juntas frente com os m. s. em extenso, comeam a abrir descrevendo um movimento lateral; passagem pela linha dos ombros, juntar as mos debaixo do peito; de seguida descrever com as mos um movimento para a frente at completa extenso dos m. s.

4 5

A tcnica de mariposa (tcnica simultnea)

A tcnica de mariposa caracteriza-se pelo movimento ondulatrio global do corpo. Este movimento ondulatrio mais acentuado ao nvel da aco dos m. i. Esta tcnica a que usualmente aparece em ltimo lugar na sequncia do processo de aprendizagem, o que se justifica pela especificidade do movimento ondulatrio e pela exigncia ao nvel das capacidades condicionais. A possibilidade de aprender a nadar mariposa correctamente superior em idades baixas, pelo que os mtodos de ensino devem adequar-se aos diferentes escales etrios. No presente caso, e aps uma demonstrao de boa qualidade, a utilizao do mtodo de tentativa e erro, numa perspectiva global do movimento, acompanhado de alguns exerccios de aprendizagem, normalmente eficaz para a aquisio de uma tcnica razovel. A tcnica de mariposa um tanto semelhante tcnica de crawl, se imaginarmos um crawl com as aces dos m. s. e m. i. simultneas e com a respirao efectuada para a frente. Um ciclo completo de nado compreende um movimento completo da aco dos m. s. e dois movimentos completos da aco dos m. i. Existem vrios padres de sincronizao da respirao com a aco dos m. s., sendo o mais comum a utilizao de uma respirao por ciclo dos m. s. ou uma respirao por cada dois ciclos dos m. s.
80

NATAO

Determinantes tcnicas
DEVES 1

ter sempre presente que essencial a coordenao de dois batimentos de pernas por ciclo de braos; ter presente que o momento da inspirao que decorre de uma flexo da coluna cervical, para a emerso da cabea, ocorre durante a fase final do movimento aqutico, devendo a cabea voltar a entrar na gua antes de as mos voltarem a penetrar na gua; efectuar o movimento ondulatrio de modo a no ser quebrado, dissociando o tronco dos m. i.; ter sempre presente que a aco dos m. i. deve decorrer de uma fase de recuperao (ascendente) e de uma fase de propulso (descendente) associada ondulao.

As viragens das tcnicas de bruos e mariposa


As viragens das tcnicas de bruos e mariposa caracterizam-se por movimentos de rotao em torno de um eixo longitudinal: a aproximao parede feita em deslize, at que as duas mos toquem ao mesmo tempo na parede, aps o que os joelhos so puxados para o peito, para que os ps se coloquem na parede simultaneamente com a rotao do tronco, o que permite colocar o corpo novamente na posio ventral.

Viragem de bruos 81

NATAO

Viragem de mariposa

82

auto-avaliao
f i c h a d e A u t o - Ava l i a o
Escola Nome Ano N. Turma Data

Antes de preencheres a ficha de auto-avaliao, deves reflectir sobre o teu desempenho, ao nvel motor, cognitivo e afectivo, de modo que esta faa transparecer a verdade. Completa a ficha de acordo com o que abordaste nas aulas.

NATAO
EXECUO TCNICA/CONHECIMENTOS/ COMPORTAMENTOS Conseguir deslocar-se utilizando os estilos: crawl

1-5

6-9

10-13

14-17

18-20

Observaes

MOTOR COGNITIVO AFECTIVO

costas bruos mariposa Conhecer e aplicar as determinantes tcnicas

Sentir-se bem na gua

AVALIAO FINAL

GRELHA DE AVALIAO

1 a 5 No consigo 6 a 9 Consigo mas com muita dificuldade 10 a 13 Consigo mas ainda com dificuldade 14 a 17 Executo bem 18 a 20 Executo muito bem

83

ficha de Competio
Escola

competio
Ano Turma

Vamos organizar uma prova de Natao na tua turma?


Proporcionar uma oportunidade de aplicares todas as tcncias de nado e respectivas viragens aprendidas. Conhecer como se organiza, de forma geral, uma prova de Natao. Saber avaliar o desempenho motor dos colegas. Proporcionar momentos de alegria e de companheirismo durante a organizao e o decorrer da prova.

MOTORES

OBJECTIVOS

COGNITIVOS

AFECTIVOS

Como?
Divide a tua turma em dois grupos: um faz a prova (nadadores) e o outro forma um jri, que ter de ser constitudo por juiz de partida, juzes de viragens, juzes de chegada encarregados da gesto das falsas partidas e cronometristas. Cada pista ter um juiz de viragem, um juiz de chegada e um cronometrista. Na mesa estaro dois colegas, que preenchem o boletim da prova. Podes realizar a prova de modo que os colegas percorram duas vezes a distncia do comprimento da piscina, num estilo predeterminado, tendo de executar a respectiva viragem.

Prova de Estilo

NATAO

Prova realizada em

NOMES

TEMPO

OBSERVAES

CLASSIFICAO

Nota: Nas observaes podes incluir as falsas partidas, as viragens no regulamentares, etc.

Mesa

Professor responsvel

Vencedor

84

You might also like