You are on page 1of 3

universidade de aveiro

degei

departamento de economia, gesto e engenharia industrial

ANO LECTIVO 2011/2012 Programa e Objectivos


Docentes: Jonas da Silva Oliveira (jonas.oliveira@ua.pt) Jorge Pedro Vale Martins (jorgepmartins@ua.pt) Rogrio Mrio Madal da Silva (r.madail@ua.pt) Objectivos: No final da leccionao da unidade curricular, o aluno dever: dominar os conceitos fundamentais da Contabilidade Analtica sabendo distinguir e relacionar, quanto a cada perodo, o custo de produo verificado, o custo da produo acabada e o custo da produo vendida; compreender os principais sistemas de custeio e suas aplicaes; dominar as principais particularidades no tratamento contabilstico dos vrios factores de produo; saber apurar custos de produo, imputando custos indirectos com base em coeficientes, bem como saberem apurar o custo de produo em vrios de regimes de fabricao. Contedo Programtico 1. mbito e objectivos da Contabilidade Analtica 2. Conceitos fundamentais e articulao entre a Contabilidade Financeira e Analtica 2.1 Custos/gastos e rendimentos/ganhos: conceitos, classificaes e distines essenciais (v.g., custo de produo verificado no perodo, custo da produo acabada no perodo e custo da produo vendida) 2.2 Anlise volume-custo-resultados em empresa monoproduto e multiproduto. 2.3 Sistemas de custeio varivel, por absoro e de imputao racional. 2.4 Principais contas da Contabilidade Analtica, planos de contas e sistemas (monistas e dualistas) de articulao com a Contabilidade Financeira 3. Apuramento do custo de produo 3.1 Organizao do processo produtivo e regimes de fabrico 3.2 As matrias e o seu tratamento contabilstico 3.2.1 Organizao administrativa da funo aprovisionamento e sistema documental 3.2.2 Imputao das despesas acessrias de compra e dos custos internos de aquisio 3.2.3 Critrios de custeio das sadas das existncias 3.2.4 Tratamento das quebras e sobras normais e anormais

3.3 A mo-de-obra e o seu tratamento contabilstico 3.3.1 Organizao administrativa e sistema documental 3.3.2 Determinao e controlo dos tempos de presena, dos tempos no produtivos e dos tempos de trabalho directamente produtivos 3.3.3 Periodificao de encargos com frias, subsdio de frias e de Natal 3.3.4 Determinao e imputao do custo da mo-de-obra 3.4 Os custos indirectos de produo e o seu tratamento contabilstico 3.4.1 Mensualizao dos custos indirectos de produo 3.4.2 Coeficientes, bases e mtodos de imputao 3.4.3 Apuramento, decomposio e tratamento das diferenas de imputao em oramento rgido e flexvel 3.4.4 Sistemas de imputao mltipla: mtodo das seces homogneas 4. Mtodo de apuramento dos custos por obras ou por encomendas 4.1 Generalidades 4.2 Objectivos, vantagens e inconvenientes 4.3 Problemtica do seu funcionamento 4.4 A ficha de custeio das ordens de fabrico 5. Mtodo de apuramento dos custos por processos 5.1 Aplicabilidade do mtodo 5.2 A problemtica da incorporao dos factores 5.3 Valorizao dos produtos em curso de fabrico 5.4 Defeituosos e valorizao da produo ocorrendo defeituosos (irrecuperveis e sem valor comercial)

Mtodo de Ensino Enquadramento terico-prtico da matria e resoluo de exerccios. Mtodos de Avaliao Avaliao contnua ou Avaliao final. Avaliao contnua: integrando trs provas escritas durante o perodo lectivo com a seguinte ponderao: 1 Prova: 25%; 2 Prova: 35%; 3 Prova: 40%. Nota mnima: 6 valores em cada uma das trs provas. A obteno, em cada uma das duas primeiras provas, de uma cotao inferior a 6 remete o aluno de imediato para avaliao final. A obteno, na terceira prova, de uma cotao inferior a 6 valores remete o aluno para o exame de recurso. Avaliao final: Exame com peso de 100%. A deciso do aluno pelo mtodo de avaliao (contnua ou final): Se o aluno entregar, para correco, a primeira e segunda prova escrita opta pelo regime de avaliao contnua, caso contrrio fica no regime de avaliao final.

Bibliografia

BLANCO IBARRA, Filipe (2000): Contabilidad de costes y analtica de gestin para las decisiones estratgica , 8 ed, Ediciones Deustro, Bilbao. CAIADO, Antnio Pires (2010): Contabilidade de gesto, 3 Edio, reas Editora, Lisboa. DRURY, Colin (2000): Management and cost accounting, 5 edio, Thomson Learning, London. HORNGREN, Charles T. e FOSTER, George (1987): Cost accounting: a managerial emphasis, 6edio, Englewood Cliffs, Prentice-Hall, New Jersey. MORTAL, Antnio Baltazar (2007): Contabilidade de Gesto, Editora Rei dos Livros, Lisboa. PEREIRA, Carlos Caiano, FRANCO, Victor Seabra (2010): Contabilidade analtica, 6 edio, Rei dos Livros, Lisboa. SAEZ TORRECILLA, Angel, et al. (1993): Contabilidad de costes y contabilidad de gestin, Vol.1, McGraw-Hill, Madrid. SAEZ TORRECILLA, Angel, et al. (1994): Contabilidad de costes y contabilidad de gestin, Vol.2, McGraw-Hill, Madrid.

You might also like