You are on page 1of 37

enina, Deus Bom!

A quem vocs Me assemelharo para que sejamos comparados? Isaas 46:5, NVI Em um 1 de janeiro, uma amiga e eu decidimos jejuar e orar durante o ano que se iniciava. O Esprito me impressionou para que orssemos em favor de nossas famlias, amigos e a famlia do campus, e assim abraamos alegremente a ideia. Naquela primeira manh, partimos para uma longa caminhada at uma rea onde estaramos rodeadas apenas pelas rvores e a beleza da natureza o cu, o prazeroso cntico dos pssaros e, de tempos em tempos, o som da chuva distncia. Algum tempo depois de termos comeado nossos momentos de orao, apareceu uma nuvem escura e ouvimos de novo a chuva ao longe. Minha amiga sugeriu que passssemos a louvar, e assim comeamos a cantar corinhos de louvor e a pedir que Deus mandasse a chuva embora. Ele mandou! A mesma coisa aconteceu na segunda vez em que nos reunimos para orar. Contudo, ao ouvirmos a chuva pela terceira vez, parecia que ela vinha de duas direes. Devido nossa experincia anterior, decidimos fazer outra sesso de louvor. Cantamos um corinho aps outro, mas a chuva continuava a se aproximar. Louvamos ainda mais a Deus, porm a chuva no se afastava. Ali mesmo, resolvemos que no sairamos. Parecia que nos molharamos de qualquer jeito, e rogamos que Deus nos impedisse de ficar molhadas, porque no iramos embora antes de ter orado por todos da nossa lista. A essa altura, ns duas tnhamos ainda os membros de nossa famlia para apresentar em orao. Continuamos orando. Nome por nome, apresentamos a Deus os membros da nossa famlia, enquanto a chuva se tornava mais pesada. Ento, nos pusemos em p e continuamos orando. Nossos sacos de dormir estavam molhados, os lenis encharcados, nosso cabelo mido, mas a roupa do corpo e nossos ps estavam secos. Terminamos a orao e samos. Sem mesmo querer falar sobre o milagre, permanecemos em silncio pelo caminho de volta ao dormitrio. Ento, exclamei: Menina, voc est vendo como Deus bom? Neste ano, ns s precisamos desafi-Lo mais! Ali mesmo, porm, o Esprito me corrigiu e eu disse: Desculpe, garota! Neste ano, precisamos desafiar a ns mesmas para confiar mais em Deus! Ele est disposto e pronto para fazer todas as coisas em nosso favor. Rimos, agradecidas por aquilo que Deus nos revelara. E voc, quer aceitar esse desafio tambm?

Nadine A. Joseph

2 de janeiro segunda

Novas Resolues Cada Manh


As misericrdias do Senhor so a causa de no sermos consumidos, porque as Suas misericrdias no tm fim; renovam-se cada manh. Lamentaes 3:22, 23 Na quarta pgina do primeiro jornal do ano, havia fotos de sete pessoas a quem fora feita a pergunta: Qual a sua resoluo de ano-novo? Pensei em qual teria sido a base real para aquelas declaraes. Um jovem disse: Quero encontrar uma carreira de sucesso no meu campo de estudos. (Seria isso como a orao de Salomo pedindo sabedoria, ou querendo ganho e prestgio pessoal/profissional?) Um jovem pai disse: Quero passar mais tempo com minha esposa e famlia. (Teria ele conscincia de que um dia dever responder pergunta: Onde est o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho? [Jeremias 13:20]?) Trs mulheres tomaram resolues ligadas a questes de sade: duas queriam perder peso; a outra disse que desejava abandonar o cigarro. (Teriam aprendido que o corpo templo de Deus e desejavam purific-lo para Ele? [1 Corntios 3:16].) Outra entrevistada jurou que no compraria mais em vendas de garagem. Disse que no precisava de mais entulho. No contou o que faria com o dinheiro economizado com essas compras compulsivas. Talvez estivesse pensando em apoiar algum projeto filantrpico ou missionrio. Houve um homem que disse: Nunca tomo resolues de ano-novo, porque ento no acabarei descumprindo o que prometi! Perguntei a mim mesma como teria respondido pergunta. O que eu desejaria que os leitores do jornal soubessem acerca das minhas resolues pessoais? O que realmente importa? Que reas da minha vida precisam de mudana e quais causariam impacto sobre mim, bem como sobre os que lessem minha resoluo? Notei que as resolues tomadas pelas pessoas retratadas no jornal refletiam os aspectos fsico, social e intelectual da vida delas mas nenhuma tocou na vida espiritual.

Nenhuma se comprometeu a andar mais perto de Deus ou a aliviar os fardos da humanidade. Por que esperar pelo novo ano para tomar a resoluo de viver uma vida melhor, de abandonar um mau hbito, de iluminar o dia de alguma pessoa menos afortunada? Assumamos cada manh um compromisso com nosso Deus, que toma providncias em nosso favor 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Edith Fitch

3 de janeiro terca

Graas a Deus por Nossa Casa


E o meu Deus [...] h de suprir [...] cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19 Desde que Wayne e eu nos casamos, um dos nossos planos era comprar a casa prpria. Quando fiquei grvida de nosso primeiro filho, ficou evidente que a quitinete que alugvamos no tinha espao suficiente. Procuramos entrar em contato com vrias imobilirias, mas sem sucesso. Perguntei a Deus se Ele permitiria que o ano de 2003 se encerrasse antes que consegussemos nossa casa. Quando 2004 comeou, o Senhor me inspirou a comear a dar-Lhe graas por nossa casa. Obedeci ordem e, uma semana mais tarde, Ele comeou a abrir portas para que atingssemos nosso objetivo. Tivemos acesso a recursos para dar de entrada no pagamento de uma casa que estava sendo anunciada pela televiso. Antes que o ano terminasse, no dia 13 de dezembro, para ser exata, nos mudamos para nossa casa prpria! O Deus a quem servimos impressionante! Sem dvida, Ele est atento a cada uma de nossas necessidades e disposto a supri-las todas. O hino diz: Se Deus protege as aves, cuidar de mim tambm. Ele no s toma providncias em nosso favor aqui, na Terra enferma pelo pecado, mas tem reservado algo melhor. Joo 14:1-3 nos conta de um lar celeste, que o Senhor foi preparar para ns. Recomenda que no fiquemos preocupamos, mas confiemos nEle. Por qu? Porque Ele foi preparar

um lugar para ns e, quando tudo estiver pronto, voltar e nos levar para estar com Ele para sempre. Se aceitarmos Sua promessa, herdaremos tudo o que Ele foi preparar para ns. Apocalipse 21 apresenta um quadro vvido de como ser o Cu. Imagine a beleza! Tenho o privilgio de ver pela TV a beleza de algumas manses aqui na Terra, e no h palavras suficientes para descrev-las. Imagine s o que Jesus nos est reservando! A Palavra de Deus declara, ainda: Construiro casas e nelas habitaro (Isaas 65:21, NVI) na Terra renovada. Que proviso maravilhosa Deus tem feito para ns! Um dia, se permanecermos fiis, entraremos na posse de nossa herana. Muito obrigada, Senhor, por nossa casa: aquela onde moramos agora e a nova, que prometeste a cada uma de ns.

Thamer Cassandra Smikle

4 de janeiro quarta

Agora a Sua Vez


Entregue suas preocupaes ao Senhor, e Ele o suster. Salmo 55:22, NVI Aubrey, nossa netinha, vem pelo menos uma vez por semana passar o dia conosco. Neste ano, tivemos uma farta colheita do nosso pessegueiro, e eu pensava em maneiras de usar os pssegos. Um dia, sugeri a Aubrey que fizssemos tortinhas de pssego. Poderamos comer algumas e distribuir as outras entre os vizinhos. Aubrey ficou entusiasmada. Assim, comeamos a reunir e a misturar os ingredientes. (Quando ela me ajuda na cozinha, assim que misturamos os primeiros ingredientes ela j quer provar. E descobriu que os ingredientes para a massa da tortinha no so os mais saborosos.) E a comeou a diverso estender a massa. Eu preparo uma massa fcil, mas ela precisa ser aberta entre duas folhas de papel-manteiga. Aubrey, em p no seu banquinho, pegou o pesado rolo de abir massa e comeou a pass-lo sobre a primeira crosta de tortinha. Mas aquilo no era fcil para algum que acabava de completar quatro anos. Por fim, perguntei: Voc quer que a vov ajude?

Quero disse ela, com evidente alvio. Podemos fazer rodzio, e agora a sua vez. E, assim, fizemos rodzio. Ela comeava o processo de passar o rolo sobre cada massinha, mas quando as coisas ficavam difceis (ou Aubrey simplesmente se cansava), era a minha vez de novo. Pensei acerca daquele pequeno intercmbio e suas implicaes, e me perguntei se muitas vezes no fao a mesma coisa com Deus. Fao o meu melhor para enfrentar os desafios da vida por conta prpria, mas quando fico cansada demais (ou baguno as coisas alm da possibilidade de conserto), volto-me para Deus e Lhe digo que agora a vez dEle. E dou a entender que, quando a parte difcil for superada, assumo de novo. Assim, preciso perguntar a mim mesma: no seria muito melhor pedir que Deus trabalhe comigo, que trabalhemos em dupla, em vez de fazer revezamento? Eu, certamente, estava pronta e disposta para ajudar Aubrey, e tenho certeza de que Deus deseja auxiliar-me tambm. Deus promete que, se Lhe entregarmos nossos cuidados e preocupaes, Ele cuidar de ns e nos dar foras. E no seu caso, o que acontece? Est voc trabalhando com Deus ou esto os dois simplesmente fazendo rodzio?

Ardis Dick Stenbakken

5 de janeiro quinta

O Toque da Mo do Mestre
E tocando na orelha do homem, Ele o curou. Lucas 22:51, NVI Ela entrou em silncio no meu cubculo e disse mansamente: Vim para ficar com voc. Ningum deve passar sozinha por um procedimento como esse. Pensamentos zuniram pela minha cabea: apenas uma bipsia. Sou uma pessoa forte. Ela a enfermeirachefe deve ter muitas outras coisas para fazer hoje. Mas, enquanto Mary sorria e se acomodava, surpreendi-me por perceber quo feliz eu estava por t-la ali.

A enfermeira do ambulatrio terminou o ltimo dos procedimentos preliminares, que incluam aplicar uma injeo intravenosa no meu brao direito, e l estava eu a caminho da sala dos equipamentos de imagem. Mary ficou sempre ao meu lado. Como interessante experimentar em primeira mo o que outros pacientes enfrentam, pensei. Se todos os funcionrios so to atenciosos e competentes, no de admirar que nosso Hospital Adventista receba conceitos to elevados no quesito satisfao dos pacientes! O radiologista encarregado da interveno aproximou-se de mim, com agulhas na mo, e se apresentou. Respirei fundo e ordenei a mim mesma que permanecesse calma e concentrada. Isso eu posso fazer. Em p ao lado de minha cama mvel, Mary perguntou: Voc gostaria que eu segurasse a sua mo? Hesitei. Ser que desejo que algum segure minha mo? Talvez percebendo minha indeciso, Mary simplesmente se adiantou, pegou minha mo esquerda e a segurou com suas duas mos. Naquele instante, tudo mudou. Sim, eu ainda tinha conscincia das agulhas sendo colocadas em meu pescoo e dos movimentos profissionais ao meu redor, mas me concentrava agora na sensao da minha mo entre as dela. Uma sensao de conforto, segurana, solidariedade e identificao me dominou. Mais tarde, eu leria The Hearts Code [O Cdigo do Corao], escrito pelo Dr. Paul Pearsall, e perceberia que a energia gerada por aquele corao amoroso flua atravs de nossas mos e passava para o meu. Naquele momento, senti-me humilde e simplesmente grata por ter Mary dado a mim um presente to pessoal e transformador um presente que eu nem mesmo imaginara que estava precisando ou querendo. De volta, na recuperao, refleti: O que as pessoas devem ter sentido quando o Mestre as tocava! Pela primeira vez na vida, eu mal podia esperar para sentir na minha mo o toque da mo de Cristo em Pessoa!

Arlene Taylor

6 de janeiro sexta

A Serpente Furiosa
O salrio do pecado a morte, mas o presente gratuito de Deus a vida eterna, que temos em unio com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Romanos 6:23, NTLH

As serpentes, definitivamente, no so minhas criaturas preferidas! Muitas so venenosas e nada oferecem a no ser enfermidade ou morte. Gnesis 3 nos conta que, de todos os animais que Deus criara, a serpente voadora era a mais bela e inteligente. Essa criatura foi usada como instrumento de Satans para enganar Eva e, por causa disso, acabou por se tornar inferior a todos os outros animais, rastejando pelo cho e comendo p. Mais adiante, nesse captulo, feita referncia a Satans, que, como uma serpente que d o bote, tentaria destruir a todos. Mas ento, veio o soro mais extraordinrio e eficaz nosso Salvador, que sacrificou a prpria vida para salvar aqueles que O amam, esmagando, assim, a serpente, completamente e para sempre. No deserto, quando Deus removeu as restries que colocara sobre as serpentes venenosas da regio, os queixosos israelitas souberam logo o que era uma mordida de cobra e a morte (Nmeros 21). Sua nica esperana estava em levantar os olhos para uma serpente de bronze feita por Moiss, conforme a instruo de Deus. Aqueles que acreditaram e olharam foram curados. Aqueles que se recusaram a faz-lo, morreram. Deus sempre o doador da vida. Ele todo-poderoso e Satans no tem poder sobre Ele. No ano de 2006, meu esposo, Keith, e eu viajamos pelo nordeste da Austrlia. Vimos vrias cobras na estrada e algumas, muito venenosas, eram mostradas em shows no cerrado. Certa noite, enquanto estvamos com amigos nas montanhas, fui varanda. Ali descobri uma grande pton australiana, enrolada no corrimo. Seu longo corpo apresentava desenhos bonitos, e eu sabia que essas cobras, se deixadas em paz, so geralmente pacficas. Mesmo assim, no esperei muito tempo antes de chamar algum. No se deixe enganar pela sutileza de Satans; ele tambm ataca como uma serpente furiosa. Mas no demorar muito para que Jesus retorne e o destrua para sempre. somente por meio de Jesus que somos protegidos da mordida do pecado. Se voc foi mordida, busque hoje Seu perdo e fique curada. Ore para obter vitria sobre Satans, e seja agradecida pelo dom da vida e salvao.

Lyn Welk-Sandy

7 de janeiro sabado

Os Anjos Cuidaro de Voc


Deus mandar que os anjos dEle cuidem de voc para proteg-lo aonde quer que voc for. Salmo 91:11, NTLH Bem cedo, num domingo de manh, sa de Michigan, onde eu estivera para visitar meus filhos e netos, e comecei a viagem de retorno para minha casa, em Tennessee. Aps o momento devocional e o desjejum, coloquei a bagagem no carro e parti. Chovia e parava, a maior parte do dia. Um forte temporal, acompanhado de troves e relmpagos, caiu enquanto eu percorria o estado de Kentucky. Enquanto eu dirigia pela faixa central, os carros minha volta comearam a reduzir a marcha. De repente, veio um carro pela pista rpida. Mal ele me havia ultrapassado, comeou a aquaplanar, rodopiando e deslizando, totalmente fora de controle. Apliquei o freio com cuidado eu no queria perder o controle do carro , tentando reduzir a velocidade o suficiente para me desviar daquele veculo descontrolado. Ento, esse carro deslizou de lado para a minha pista, arranhou e danificou meu para-choque dianteiro, continuou atravessando a pista lenta, desceu para uma valeta e subiu por uma inclinao, depois virou e foi na direo da valeta, onde finalmente parou. Um jovem casal parou seu carro e foi correndo sob a chuva torrencial para ver se algum estava machucado. Graas a Deus, ningum se ferira. Como isso aconteceu numa regio montanhosa, meu telefone celular no funcionava e no pude ligar pedindo auxlio. Aquele bondoso casal, encharcado com a chuva, conseguiu ligar com seu celular e chamou a patrulha rodoviria, pedindo ajuda. Esperaram comigo at que o oficial chegasse. Que bons samaritanos! Aps preencher os formulrios necessrios, disseram-me que eu podia continuar a viagem. Como agradeci a proteo divina! Mais tarde, minha amiga Betty Chapin me perguntou em que horrio havia ocorrido o acidente. Respondi que fora s 14h50. Ela me contou que se sentira impressionada a orar por mim exatamente naquela hora. Que bno ter amigas orando por voc! Um momento de devoo pessoal faz parte do meu programa dirio, antes de sair de casa. Como parte dele, quero orar por amigos voc nunca sabe quando podero precisar. Ao longo do dia, quero que Deus mande Seus anjos cuidarem de mim e me protegerem, conforme Ele prometeu.

Patricia Mulraney Kovalski

8 de janeiro domingo

Lentes Cor-de-rosa
Todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na Sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. 2 Corntios 3:18 Anos atrs, Jon Conlee escreveu uma cano intitulada Lentes cor-de-rosa. Um verso diz: Estas lentes cor-de-rosa atravs das quais eu olho mostram apenas a beleza, porque ocultam toda a verdade! Sabia que existe Algum to encantado com voc que usa lentes cor-de-rosa para olh-la? Esse Algum a conhecia antes que voc respirasse pela primeira vez! Ele a formou, dando-lhe seu DNA individual, e voc linda para Ele (Salmo 139). Quando voc Lhe entrega o corao, h tanta alegria que o Cu inteiro se rejubila. Imagine seu anjo da guarda saltando de alegria o caminho todo at o trono de Deus, para dizer a Jesus, entusiasmado: Ela entregou! Hoje ela entregou o corao a Ti! Quando verdadeiramente damos nosso corao a Jesus, queremos contempl-Lo, queremos ser como Ele em tudo, anelamos ter um relacionamento mais ntimo com Ele. As coisas deste mundo comeam a perder seu encanto, e mudanas ocorrem em nosso corao. Aquilo que envergonha o Senhor, nos envergonha; aquilo que Lhe parte o corao, parte o nosso tambm. Comeamos a considerar valiosas todas as pessoas. Aquela mulher que dorme embaixo do viaduto no mais uma sem-teto ela filha de Deus, criada Sua imagem. Os tipos de temperamento que entram em erupo com muita frequncia comeam a refluir. Embora parea que avanamos dois passos e s vezes escorregamos dez para trs , ainda estamos progredindo. A Palavra de Deus se torna para ns um precioso mapa da estrada da vida. Comeamos a ter sede de Deus, assim como a cora, no calor escaldante do vero, anseia beber de uma fonte de gua para poder partilhar a vida com seu filhote. Suas palavras so vida para ns. Deus olha para ns atravs daquelas lentes cor-de-rosa, salpicadas com o sangue de Seu

precioso Filho Jesus. V em ns aquilo que nos tornaremos. Ele v apenas a beleza, pois as lentes ocultam a verdade do nosso passado. Ele nos olha e v Jesus em ns. Nosso Pai lhe pede hoje: Vem a Mim, preciosa filha; Eu te formei; j sabia tudo a teu respeito antes do teu nascimento! Jamais Me esquecerei de ti.

Karen Fettig

9 de janeiro segunda

Experimentando a Paz de Deus


Tu, Senhor, guardars em perfeita paz aquele cujo propsito est firme, porque em Ti confia. Isaas 26:3, NVI Neste mundo pontilhado diariamente com ataques terroristas, estupros, homicdios e todo tipo de violncia e misria humana, como possvel ter paz? Nosso texto revela o segredo da paz em meio s tormentas da vida: confiana em Deus. Suponho que seja possvel ter firmeza de propsito por outras razes talvez por ser obstinado e inflexvel mas no h paz nesse tipo de firmeza. A firmeza a que o texto se refere significa ser inabalvel, ou leal. Quando voc decide ser leal a Deus porque aprendeu a confiar nEle, ento Ele lhe d paz mais do que isso, perfeita paz. Deus no nos pede que confiemos nEle cegamente. No Salmo 34:8 (NVI), Ele nos convida: Provem, e vejam como o Senhor bom. Nosso Pai celeste sabe que precisamos prov-Lo de modo pessoal, a fim de realmente conhec-Lo e confiar nEle. Quando meu filho, Brandon, tinha 10 anos de idade, prendeu o dedo na engrenagem da bicicleta. Ele sempre fora um garoto sensvel, que no suportava ver sangue, mas, na sala de emergncia, enquanto o mdico tratava do seu dedo, notei que Brandon observava atentamente, o tempo todo. Quando voltamos para casa, perguntei como ele conseguira suportar ficar olhando; a ponta do osso fraturado estava exposta e, para mim, aquilo era repulsivo. Brandon respondeu que temia que o mdico resolvesse cortar o dedo fora, ou parte dele, e por isso ficou observando para ter certeza de que aquilo no aconteceria! Tive que sorrir diante dos infundados temores de uma criana, temores que s aumentaram sua aflio durante a experincia no pronto-socorro. Teria sido mais

fcil se ele confiasse na pessoa encarregada de cuidar dele, um mdico preparado que sabia exatamente o que fazer. E ns? Quantas vezes deixamos de procurar Aquele que no apenas sabe exatamente o que fazer, mas deseja sempre o melhor, o que para nosso mximo bem eterno? Ele deve balanar a cabea quando deixamos de desfrutar a paz que vem da confiana nEle. Paulo nos diz como experimentar a paz de Deus: orando por tudo (Filipenses 4:6, 7). Ao aprendermos a entregar tudo em orao, Deus, que mais do que fiel, certamente nos conceder a paz que excede todo entendimento. Carla Baker

10 de janeiro terca

Ai, Isso Doeu!


A palavra proferida no tempo certo como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata. Provrbios 25:11, NVI Durante uma excurso dos Desbravadores, minha amiga e eu comeamos a jogar pedras no rio. Juntamos tantas pedras quantas pudemos encontrar, e logo uma de ns tentava lan-las mais longe que a outra. Foi divertido olhar as ondinhas que se formavam e se espalhavam pela superfcie da gua. Empoleiradas no topo de uma salincia rochosa margem do rio, nos sentamos no topo do mundo at que um grito sofrido soou pelo ar: Ai! Isso doeu! Ns nos divertamos tanto que no percebemos que o restante de nossas amigas se dirigira ao rio, l embaixo. Uma das nossas pedras se desviara e atingira uma colega desbravadora, infligindo-lhe um doloroso ferimento na cabea, o qual exigiu vrios pontos. Enchemo-nos de vergonha e remorso. Agora, muitos anos depois, embora nossa colega tenha esquecido a dor, ainda tem a cicatriz. No jogo mais pedras; todavia, se no for cuidadosa, posso dizer coisas que doem mais que uma pedrada. fcil proferir palavras que causam constrangimento e provocam grande dor. As pessoas dificilmente se esquecem das farpas lanadas em seu caminho, especialmente quando vm de amigos e entes queridos. Lembra-se da velha frase: Paus e pedras podem me quebrar os ossos, mas as palavras no me feriro? O mais exato

dizer que as palavras podem causar grande dano. s vezes, a ferida resulta numa cicatriz emocional que permanece para o resto da vida. As palavras tm grande poder. Dependendo de como escolhemos us-las, elas podem destruir ou curar. Palavras bondosas tm a capacidade de erguer, inspirar, animar e fortalecer, criando alegria e amor infindos, tanto para ns como para as pesssoas com quem as partilhamos. A fim de ter uma vida verdadeiramente abenoada, devemos lanar fora as palavras negativas e falar apenas aquilo que bom e verdadeiro. Ao fazlo, ondulaes de alegria se espalharo da nossa vida para a dos outros. A Palavra de Deus diz: H palavras que ferem como a espada, mas a lngua dos sbios traz a cura (Provrbios 12:18, NVI). Quando convidarmos o Esprito Santo para que assuma o controle do nosso corao, palavras puras e amveis fluiro para abenoar e erguer os outros.

Cordell Liebrandt

11 de janeiro quarta

Que Continue Assim!


O temor do Senhor conduz vida: quem O teme pode descansar em paz, livre de problemas. Provrbios 19:23, NVI Foi, talvez, o melhor emprego que j tive e o que menos pagava. Meu uniforme era uma verso modesta de um smoking formal, com um chapu preto combinando, e a palavra Motorista. Meu trabalho oficial era levar idosos para compromissos pessoais e compras na cidade. Mas eu tinha outra razo para estar ali. Precisava de um empurro! Embora a carreira do meu esposo estivesse em seu ponto alto, eu me encontrava lutando contra pensamentos que pareciam me isolar emocionalmente daqueles a quem eu amava. Meus pensamentos eram repetitivos e confinantes. Pobre de mim! Essas ideias vieram de graa e se tornaram, cada vez mais, um vcio. De tempos em tempos, eu me imaginava realizando uma festa de autopiedade, com convites, bales pretos, msica e brincadeiras. No exterior, porm, eu era toda sorrisos, especialmente no lar dos aposentados. Mas, sem muita demora, meus sorrisos de plstico se tornaram reais, quando encontrei outras pessoas em quem concentrar meus pensamentos.

Nesse ativo lar para idosos aposentados, um senhor chamou-me a ateno de modo especial. Ele ainda era bastante independente, dirigia o prprio carro pela cidade, acompanhava as senhoras ao almoo e era a vida das festinhas no bingo. King Gentry era esperto, tambm; tinha um computador que usava regularmente, escrevendo para amigos e familiares, ou editando um de seus muitos poemas para seu livro. Recentemente, encontrei um dos poemas do Sr. Gentry em minha caixa de papel para correspondncia e, por fim, tirei tempo para l-lo inteiro. Era exatamente o que eu precisava, como recm-jubilada: Se encaramos a eternidade tranquilamente, que continue assim./ Envelhecer com graa difcil./ Seria porque pensamos mais em mim,/ quando deveramos pensar um pouco mais em ns?/ Se vivemos tranquilamente como somos, que continue assim! Que saibamos partilhar com outros o dom da vida./ Somente pela graa de Deus vivemos cada dia./ Se o vivemos sob Sua graa, que continue assim! King Gentry, 21 de julho de 1999, Killeen, Texas. Eu me lembrarei das palavras de King: no apenas eu, mas ns caminhando pela estrada da vida. Posso sobreviver e at vicejar se estender aos outros amizade e amor. Que continue assim!

Nancy Ann Neubarth Troyer

12 de janeiro quinta

Mantendo Contato
Aproximem-se de Deus, e Ele Se aproximar de vocs! Tiago 4:8, NVI Recentemente, viajei vrias horas para visitar uma famlia que havia morado na casa do outro lado da rua, na poca em que eu era criana. Os filhos daquela famlia tinham idade prxima minha e dos meus irmos, e temos muitas fotografias e lembranas felizes de nosso tempo juntos horas incontveis partilhadas na infncia e adolescncia. Enquanto conversvamos, lembramo-nos daquela poca feliz. Fazia quase 30 anos desde que nos vramos pela ltima vez, j que agora todos morvamos em estados diferentes. A maioria tem filhos e netos sobre os quais dar notcias e, no pouco tempo que tnhamos para conversar, foi com alegria que nos atualizamos.

Voc est pensando que aquela foi uma ocasio jubilosa, certo? Infelizmente, esse encontro aconteceu por ocasio do funeral do pai daquela famlia. Todos sabiam que ele havia descansado em Jesus, e tinham a certeza de uma reunio celestial, mas a perda nunca fcil de suportar lanava uma sombra de tristeza sobre a reunio. Lembrei-me vivamente da perda do meu pai, alguns anos antes. Por que perdemos o contato com pessoas importantes para ns? Como pode acontecer que sejam levadas pouco a pouco pela corrente do agitado viver dirio? Antes que o percebamos, anos passaram e perdemos um pedao da nossa vida que valorizvamos tanto! Isso tambm pode ocorrer com o nosso relacionamento com Deus. Se somos descuidados e nos permitirmos ficar ocupados demais com o cotidiano, sem manter contato constante com Deus mediante devoes dirias e tempo a ss com Ele, um dia acordamos e percebemos que no mais temos um relacionamento ntimo com Deus. Podemos at nos perguntar por que Deus no parece estar perto de ns. Mas o maravilhoso a respeito de Deus que, ao contrrio do que acontece com nossos amigos humanos, no necessrio um e-mail, telefonema ou carta nem mesmo um funeral para restabelecer o contato. Tudo que precisamos fazer to somente sussurrar uma orao. Diga-Lhe como voc se sente. Pea Seu auxlio e saiba que Ele ouvir e responder. Tome a firme resoluo de manter-se em contato com Ele e saiba que Deus est sempre acessvel, aguardando voc. H alegria no Cu por um pecador que renova esse relacionamento.

Fauna Rankin Dean

13 de janeiro sexta

Coisas Simples
Por acaso no verdade que cinco passarinhos so vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus no esquece nenhum deles. Lucas 12:6, NTLH s vezes, achamos que Deus Se interessa em resolver apenas os nossos grandes problemas, e hesitamos em pedir-Lhe auxlio para coisas mais simples. Nosso texto diz

que Deus cuida dos pardais, e uma experincia recente me mostrou que Ele cuida at de pequenos incidentes. Vizinhos novos mudaram-se, vindos de uma cidade prxima para uma propriedade ao lado de nossa fazenda, no interior. So um dedicado casal cristo, e tivemos a satisfao de conhec-los enquanto construam a casa e comeavam a instalar-se. Trouxeram com eles seu velho co. Mas, como ele cego, decidiram trazer outro cachorro para fazer-lhe companhia. Sanso um cachorro grande, com um latido poderoso e dentes afiados que parecem um bocado ameaadores. Eles nos garantiram que Sanso inofensivo. Mas, algumas vezes, ele nos seguiu por uns oitocentos metros ou mais pela estrada, latindo o tempo todo, enquanto andvamos em nosso carrinho aberto de golfe. Quando trabalhamos na rea limtrofe das nossas propriedades, Sanso acha que no fazemos parte daquela faixa e tenta afugentar-nos. Quando seus donos esto em casa, um deles vem para busc-lo, e isso resolve a questo momentaneamente. Certo dia, precisamos fazer um trabalho perto da divisa das propriedades. Eu sabia que os donos talvez no estivessem em casa. Como eu no queria ser importunada por Sanso, orei para que ele permanecesse em casa. Como de costume, porm, quando ele nos ouviu chegando, veio pela estrada em nossa direo. A, repentinamente, parou quase na linha divisria. Ficou latindo, mas no se aproximou. A princpio, nem pude crer no que estava vendo ento, entendi que minha orao fora atendida, e sussurrei um silencioso Muito obrigada na direo do Cu. Durante o tempo todo em que trabalhamos ali, ele latiu. Mas era como se um anjo o impedisse de entrar em nossa propriedade. Vrias vezes, desde ento, temos trabalhado ali perto, e sempre ouvimos Sanso latindo, mas ele no mais se aproxima de ns. Deus no s respondeu minha orao naquela vez; Ele manda Seu anjo cada vez que trabalhamos ali. Muito obrigada, Pai, por cuidares no s dos pardais, mas tambm das coisas simples na vida dos Teus filhos.

Betty J. Adams

14 de janeiro sabado

Nini e Mila

O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atra. Jeremias 31:3, NVI Na pequena fazenda em que cresci, meu pai sempre gostou de ter animais por perto. Desde que me lembro, sempre tivemos bichos de estimao em casa ces, gatos, periquitos, macacos, tartarugas, papagaios, araras, galinhas, um filhote de touro e at um bode. Depois que minha irm Nini se casou, ela detestava ficar sozinha. Durante algum tempo, o marido dela passou estudando para o vestibular e tinha aulas quase o dia todo. A solido dela aumentou, e decidiram comprar um cachorrinho para fazer-lhe companhia. A procura pelo cachorrinho comeou numa sexta-feira tarde. De tempos em tempos, Nini me telefonava para contar como iam as coisas. s 16h30, minha irm me informou que estava comprando um filhotinho. Era da raa bichon frise, que logo recebeu o nome de Mila. Fiquei sabendo que essa raa tem a caracterstica de ser extremamente dcil. Fui casa dela, levando a mquina fotogrfica, ansiosa por ver sua nova aquisio. Logo que cheguei, peguei a cachorrinha nos braos era branca, fofinha e muito pequena. Como fiquei feliz! Aquele dia foi uma alegria s. No dia seguinte, a casa de Nini lhe pareceu menos vazia. Minha irm tinha uma companhia dorminhoca e travessa. s vezes, Mila descansava, aparentemente exausta, no cho da sala. Se Nini precisava se levantar e ir para a cozinha, Mila troteava logo atrs dela, com olhos pesados. Queria estar perto da sua nova dona. Um dia aps terem comprado Mila, acordei pensando na cachorrinha. Que criatura amvel era ela! Ento, meus pensamentos se voltaram para a minha vida espiritual. Eu quis conhecer a cachorrinha no mesmo dia em que minha irm a comprara. No pensei em nada mais, o dia todo. Eu me perguntei: Fico to entusiasmada cada manh para saber qual a vontade de Deus para mim naquele dia? Presto ateno para ouvir o que Deus est me dizendo? Vou aonde Deus me chama, ainda que com os olhos pesados de sono? Sou to fiel a Deus como Mila com relao dona? Minha orao que amemos assim como somos amadas, com amor leal.

Iani Dias Lauer-Leite

15 de janeiro domingo

O Amoroso Cuidado do Pai


Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos p. Salmo 103:13, 14 Foi preciso adaptar-nos a muitas coisas durante nossos primeiros meses em Penang, Malsia. Uma delas era a frgil instalao eltrica nas casas. A maioria das casas no tinha instalao para secadoras de roupa, de modo que nossa secadora funcionava por dois minutos, sofria um superaquecimento e desligava automaticamente, significando que eu precisava apertar o boto de Liga e reiniciar a secadora repetidas vezes. Demorava algumas horas para secar uma carga de roupa. Certo dia, quando eu estava abatida por uma gripe e me sentindo sobrecarregada, olhei para o Cu e disse: Senhor, poderias, por favor, mandar um anjo para ficar apertando o boto de Liga? Cansei! Sei o que voc est pensando no devemos dizer a Deus o que Ele deve fazer, e voc tem razo. Mas, dou graas porque Ele lembra-Se de que somos p (Sl 103:14, NVI), e s vezes intervm quando a vida empilha provas demais sobre ns. Depois de orar, apertei o boto. Para minha alegria, a secadora ficou ligada at terminar o ciclo. Muito obrigada, Senhor!, exclamei. No dia seguinte, orei de novo, e mais uma vez aquela secadora, que nunca ficava ligada mais que dois minutos, funcionou at que as roupas estivessem secas. Durante trs semanas, o Senhor conservou ligada a secadora. Um dia, contei essa experincia a uma amiga, regozijando-me com as providncias de Deus. Satans, ento, sussurrou: Quem sabe uma coincidncia o fato de a secadora no desligar por trs semanas. Comecei a duvidar e, mais tarde naquele dia, enquanto lavava uma carga de roupas, a lavadora desligou e com a lavadora nunca havia acontecido isso antes. Compreendi meu erro, e supliquei o perdo de Deus. Como pude ter dado ateno s sugestes de dvida? Uma semana depois, um eletricista renovou a fiao da lavanderia. Durante todo aquele ms, a nica vez em que a mquina desligou foi no dia em que duvidei.

Que Pai amorvel temos, que Se inclina para nos suprir as necessidades! Quo maravilhoso Ele para trazer-nos, pacientemente, as lies de que necessitamos a fim de desenvolver a confiana nEle. Se Ele responde a uma orao de menor importncia para mostrar que Se interessa por ns, como no satisfar nosso anelante corao quando buscamos Sua presena!

Teresa Proctor Hebard

16 de janeiro segunda

Com ou Sem Orao


Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou.No a dou como o mundo a d. No se perturbe o seu corao, nem tenham medo. Joo 14:27, NVI Uma hemorragia nos obrigou a internar nosso filho num hospital em So Paulo. Depois de cinco dias de sofrimento, a causa do sangramento foi, por fim, descoberta uma artria se rompera no intestino delgado. J fraquinho, Wesley nem conseguia se levantar. Ele estava muito preocupado. Seu pai e eu no o deixvamos nem por um momento que fosse. Soframos com ele nos corredores do hospital. Tudo estava sendo feito, mas queramos que a situao se resolvesse rapidamente queramos que a hemorragia estancasse! Ele recebeu sangue e foi transferido para a unidade de terapia intensiva. A sade do nosso filho estava nas mos de Deus, e sabamos que muitos membros da igreja estavam orando. Seu sofrimento diante dos nossos olhos significava dor para ns, especialmente porque no havia nada que pudssemos fazer. Comecei a pensar: Ser que este hospital tem recursos para cuidar desta situao? Quando questionei o mdico, ele me garantiu que o hospital estava bem equipado; mesmo assim, no confiei totalmente em sua resposta. Querendo ajudar-nos, minha famlia havia providenciado uma transferncia para outro hospital bem conhecido. A deciso final quanto transferncia, contudo, seria minha. Pensei: Meus filhos nasceram neste hospital... J passamos por cirurgias aqui. Na verdade, neste hospital, tudo feito com orao.

Que deciso difcil! Levar nosso filho para um hospital com mais recursos, mas sem orao, ou ficar neste hospital modesto, onde a orao parte integral? Como decidir? Frustrada, pensei: Como eu gostaria que Deus descesse aqui agora e me dissesse o que fazer! No quero cometer um erro! Naquele momento, ouvi a voz de Deus, dizendo: Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus. Que paz senti! No tive dvida de que meu filho se encontrava nas mos de Deus, sob o cuidado de mdicos qualificados por Ele. Meu menino no seria transferido! O mdico realizou a cirurgia com xito no dia seguinte. Hoje, meu filho muito saudvel e concluiu ps-graduao em Direito. Tem um bom trabalho e se prepara para casar. O mais importante: feliz em Jesus. Coloque seus temores, dvidas e preocupaes nas mos de Deus. Ele sempre cuida de voc. Elza C. dos Santos

17 de janeiro terca

Enfrentando Minha Jeric


Pela f, ruram as muralhas de Jeric. Hebreus 11:30 Os israelitas enfrentaram a batalha de Jeric com temor e tremor. A situao parecia impossvel. Os muros eram intransponveis. O inimigo, l dentro, invencvel. Era grande o medo. Ns tambm enfrentamos Jerics na vida problemas incontornveis, um inimigo interior invencvel, uma situao que parece impossvel e ns, tambm, temos medo. Enfrentei minha Jeric em dezembro de 2006. Recebi o diagnstico de cncer. Em minhas entranhas, o inimigo era invencvel. A situao parecia impossvel. Como fiquei com medo! Comeara como uma dor de dente. Mas o dentista disse que meus dentes estavam bem, e recomendou um neurologista. Um exame de ressonncia magntica revelou um pequeno tumor no meu nervo trigmeo esquerdo, atrs, perto do crebro. Uma bipsia

mostrou que era um linfoma no Hodgkins. Aps uma cirurgia de quase cinco horas, o tumor foi extirpado. Depois veio uma srie de tratamentos quimioterpicos. Os israelitas tiveram medo de enfrentar Jeric, mas Deus havia ordenado que marchassem. Assim, marcharam pela f por sete dias. E pela f, ruram as muralhas de Jeric. A marcha em torno das muralhas da minha Jeric no levou sete dias, mas sete meses. Marchei pela f, e pela f as muralhas do cncer ruram. Louvo a Deus por terme feito superar o problema. Todavia, no foi s a minha f, mas tambm a de milhares ao redor do mundo que oraram por mim. Foi a f dos meus companheiros de trabalho, meus filhos e meu esposo. Durante aqueles sete meses, Ron jamais se afastou de mim. Se ele precisava viajar para tratar de questes importantes do trabalho, voava pela manh e estava em casa noite, quando a batalha era mais difcil. Muitas vezes desejei desistir da marcha. Era uma jornada terrvel. Eu queria parar. Desejei morrer. Mas no parei. Pela f a f manifestada por uma multido de amigos , continuei marchando. Pela f a f dos meus filhos, que telefonavam frequentemente para me animar, que vinham quando podiam, para estar comigo , continuei marchando. Pela f a f do meu esposo , continuei marchando. Quando me encontrava magra, fraca e careca, com os olhos fundos e a pele enrugada, ele dizia que eu estava bonita e que voltaria a ficar bem, pois estava orando por mim. Louvo a Deus pela f que amigos e familiares manifestaram, crendo que as muralhas da minha Jeric acabariam por ruir. E elas ruram!

Dorothy Eaton Watts

18 de janeiro quarta

A Palavra que Ajuda


A palavra certa na hora certa como um desenho de ouro feito em cima de prata. Provrbios 25:11, NTLH

Corri para a sala do cafezinho, na direo da mquina dos lanches e dei de cara com uma situao embaraosa. Ali estava Karen, sentada no colo de Tom. Eu sabia (e sabia que Karen sabia) que Tom era casado. Tom, um homem muito sensvel, inteligente e prestativo na chefia da minha seo, havia me ajudado a aprender meu trabalho e me animara durante meus primeiros esforos de tentativas e erros (principalmente erros). Eu gostava dele e, at aquele momento, o respeitava. Sem saber como agir, adquiri o que me interessava e sa o mais rapidamente possvel. No fim da tarde, Tom foi sentar-se comigo na lanchonete. Quis desculpar-se e tentar explicar. Entrou em muitos detalhes acerca do rompimento com a esposa, e sobre como Karen havia entrado na vida dele. Para mim, porm, soava como se Karen se houvesse inserido na vida dele para facilitar o rompimento. Ele falou e falou, no s sobre os problemas, como tambm sobre as alegrias de sua vida de casado. Quando o perodo do intervalo estava para terminar, ele finalmente pediu minha opinio, mas de um modo que me fez entender que ele queria minha aprovao para o relacionamento que estava iniciando com Karen. Orei: Querido Senhor, d-me as palavras certas para dizer! Finalmente, eu disse: A impresso que tenho de que voc ainda ama sua esposa. No muito depois disso, Tom foi transferido para outro departamento e Karen saiu da empresa. Passou um ano at que eu visse Tom novamente. Um dia, na hora do almoo, ele levou um colega de trabalho minha mesa e nos apresentou, dizendo ao amigo: Esta a moa de quem lhe falei. As palavras dela salvaram meu casamento. As palavras de um velho hino soaram no meu corao: Ajuda-me, Senhor, a dizer uma palavra amiga... Deus me dera as palavras exatas que Tom precisava ouvir para expulsar a confuso que Karen havia trazido vida dele, e coloc-lo de volta na vereda certa para a fidelidade e a felicidade com a esposa. A promessa de Deus a Moiss, Eu serei com a tua boca (xodo 4:15), para cada uma de ns. Nunca sabemos quando precisaremos dizer palavras que faam uma diferena duradoura. Senhor, que eu diga sempre as palavras ajudadoras que me ds para dizer. Amm.

Darlenejoan McKibbin Rhine

19 de janeiro quinta

Em Construo
Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifcio de Deus sois vs. 1 Corntios 3:9 Enquanto folheava um novo catlogo de roupas, vi duas camisetas das quais gostei muito. Uma estampa mostrava algumas corujas empoleiradas nos galhos de uma rvore, todas em posio ereta, com exceo de uma corujinha pendurada de cabea para baixo. A frase dizia: Ops! Ningum perfeito! A outra camiseta retratava um canteiro de obras, completo com ferramentas, andaimes e uma placa dizendo Em construo. A legenda declarava: Tenha pacincia, por favor; estou em construo e Deus ainda no terminou o trabalho comigo. No comprei as camisetas, mas suas mensagens me causaram uma impresso que dura at hoje. Nestes dois ltimos anos, estamos reformando nossa casa. Trocamos o telhado, colocamos um revestimento de vinil, acrescentamos uma espaosa e aconchegante sala de estar e uma varanda. Reformamos a cozinha e construmos no quintal um alpendre rodeado de tela, embaixo da sala. Tambm estamos acrescentando uma garagem para dois carros. Depois disso, provavelmente consertaremos alguns pontos no cho de concreto da parte inconclusa do poro, pintaremos algumas paredes e colocaremos revestimento de gesso acartonado ou painis em outras. Creio que qualquer casa ou apartamento, se mantido em bom estado, uma obra em andamento perptuo. O mesmo acontece com nossa caminhada com Deus. Estamos em construo, tendo Deus como o arquiteto e construtor. J fomos criadas Sua imagem, mas Ele deseja ajudar-nos a refletir mais plenamente essa imagem ajudar-nos a ser tudo o que podemos ser, para citar os anncios do Exrcito dos Estados Unidos. Deus sabe que necessrio tempo e pacincia para consegui-lo. Por isso, um dos meus cnticos preferidos Ele ainda trabalha em mim! Gosto de acompanhar projetos de construo, elevando-se a partir do alicerce. emocionante ver-nos, e aos outros, crescendo tambm espiritualmente. Oremos para que no sejamos pessoas severas e crticas em relao a outros que, como

ns, ainda esto em construo, mas que lhes estendamos o mesmo amor, pacincia e compreenso que gostaramos que tivessem para conosco.

Bonnie Moyers

20 de janeiro sexta

Delicado Orvalho
Minha doutrina derramo sobre vocs como a chuva; e respingo como orvalho, como chuvisco na relva e gotas na verde ladeira. Deuteronmio 32:2, BV Enquanto eu andava pelo caminho rumo ao prdio da escola, toda a natureza cintilava luz do Sol, aps uma chuva mansa. Era a estao chuvosa na frica do Sul, e muitas flores silvestres balanavam com a brisa suave. Apenas alguns dias antes, havamos tido um tremendo aguaceiro. A chuvarada havia formado muitos riachinhos nesta mesma trilha ngreme, curvando ou quebrando flores e folhagens pela fora do vento e da gua. Segurei bem meu guarda-chuva para impedir que voasse longe. No apreciei aquela caminhada e lamentei pelas flores sendo agitadas para um lado e outro em meio chuva forte. Mas o delicado orvalho de hoje era lindo. As flores se mostravam brilhantes e alegres. Erguiam bem alto as corolas, absorvendo o calor do Sol. Que contraste com os dias anteriores! Pensei nas crianas que encontramos dia a dia, em casa, na escola ou na igreja. Nossas palavras exercem um efeito muito grande em suas emoes. As crianas, com certeza, necessitam de treinamento, assim como a grama e as flores precisam de umidade. Mas a maneira de se aplicar essa disciplina faz muita diferena na atitude delas. Com demasiada frequncia ficamos aborrecidas, e nossas emoes se expressam em palavras impulsivas e speras. A criana magoada e tenta escapar do massacre, assim como as flores se curvam sob o aguaceiro. Algumas crianas so afetadas para o resto da vida. Se, todavia, com pacincia e amor fizermos com que se lembrem da necessidade de um bom comportamento, e os incentivarmos da melhor maneira, os pequeninos conseguiro sorrir, levantar a cabea, endireitar os ombros e tentar outra vez.

Senhor, como foste terno com Teus filhos errantes! Ensina-nos Tuas palavras e mtodos, ao interagirmos com as crianas dia aps dia, para que levemos sorrisos e alegria ao seu corao, quando enfrentarem ocasies tempestuosas na vida. Mas Jesus chamou a Si as crianas e disse: Deixem vir a Mim as crianas e no as impeam; pois o Reino de Deus pertence aos que so semelhantes a elas (Lucas 18:16, NVI). Que o Senhor nos abenoe, enquanto levamos s crianas o delicado orvalho.

Frances Osborne Morford

21 de janeiro sabado

A Roseira Ambrosine
Ele Se regozijar em voc; com o Seu amor a renovar, Ele Se regozijar em voc com brados de alegria. Sofonias 3:17, NVI Alguns anos atrs, uma amiga da igreja, uma elegante senhora de cabelos grisalhos, deu-nos uma linda roseira. Ns a plantamos com cuidado e ela vicejou. Depois de algum tempo, uma carreira de flores desabrochou, partilhando seu esplendor com quem passasse por ali. Cada boto comeava com um tom rosa cremoso, mas sua cor se intensificava medida que a flor amadurecia. Os vizinhos, com frequncia, elogiavam sua beleza perfumada. Eu pretendia enviar um bilhete de agradecimento minha amiga, mas nunca chegava a pr meus pensamentos em ao, at que um dia, num mpeto de tirar fotos, fotografei vrios daqueles lindos botes cor-de-rosa. Quando revelei o filme, inclu uma foto das rosas num carto de agradecimento para minha amiga. Ela me agradeceu to profusamente quando telefonou, dois dias mais tarde, que precisei perguntar sobre a razo do seu fervor. Com relutncia, ela me relatou sua agridoce experincia. Contou que, mais ou menos na mesma poca, tambm havia dado a outra amiga uma roseira. Quando se encontrou com a mulher alguns meses mais tarde, soube que a planta havia dado 17 flores, mas ela nunca se disps a me dar um nico boto,

desabafou, lastimosa, a minha amiga. Ento, seu tom se iluminou ao contar que, quando foi buscar a correspondncia naquele mesmo dia, encontrara o carto que lhe enviei. A fotografia das flores cor-de-rosa cara antes mesmo que ela pudesse ler o carto. Olhando a foto, viu meus rabiscos indicando que eu havia dado o nome de Ambrosine roseira, em sua homenagem. Ela disse que, com alegria, buscou a presena do seu Pai e fez deste poema a sua orao: Rosa de Sarom, obrigada por me fazeres lembrar que devo me apoiar em Ti, s em Ti. Que a fragrncia do Teu amor se espalhe aos outros, ao meu redor. Obrigada pelos vales, Senhor, pois neles que eu creso. A histria da minha amiga me deu um lampejo to instigante da criatividade de nosso Deus criador que precisei inclinar a cabea numa orao de louvor quando a ouvi. Enquanto a ideia de uma rosa no compartilhada trouxera tanta tristeza minha amiga, a foto de outra lhe instilara puro prazer. E o meu Deus havia justaposto as duas s para ela!

Glenda-Mae Greene

22 de janeiro domingo

A Corrida Principal
Vocs no sabem que de todos os que correm no estdio, apenas um ganha o prmio? Corram de tal modo que alcancem o prmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas ns o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Corntios 9:24, 25, NVI Em janeiro de 2006, quando estabeleci minhas metas para o novo ano, decidi participar da tradicional Corrida de So Silvestre, que acontece h mais de 50 anos em So Paulo, Brasil, no dia 31 de dezembro. Comecei meu treinamento participando de competies menores, de 6 a 10 quilmetros. Minha primeira competio longa foi difcil. Fiquei perguntando a mim mesma o que eu estava fazendo ali. Sentia cansao, e o suor escorria pelo meu corpo; queria sentar-me na calada e chamar algum para que viesse e me levantasse. Minha mente dizia que eu no seria bem-sucedida. Mas, quando ouvi a multido me incentivando na linha de chegada, tudo mudou. Meus passos ficaram mais firmes e um largo sorriso substituiu minha expresso de fadiga.

Durante minhas solitrias corridas matinais (j que ningum mais queria ir comigo s 6 da manh), comecei a pensar em outra corrida, da qual todos participamos. Quem sabe, alguns de ns j se cansaram. Talvez tenhamos ferido os ps e derramado lgrimas pelos queridos que nos fazem falta. Quem sabe, no ouvimos os anjos que nos aplaudem, nem ouvimos nosso bondoso Treinador dizendo que est ao nosso lado, que vibrar com nosso sucesso. No h maneira de eu saber se voc j se cansou da corrida, mas desejo partilhar algo com voc. No desista! Cristo, nosso Treinador, j venceu essa corrida, e agora, Ele abre amplamente os braos, pronto a erguer-nos, se necessrio, pronto a oferecer-nos Sua mo. Ele ama voc e jamais a desapontar. Embora tenha treinado bastante, nunca venci uma corrida nem cheguei a um lugar no pdio. Mas isso no me desanima. Sei que minha recompensa est guardada, e no somente para mim, mas para todos os que desejam correr com Cristo. Podemos levantar-nos, enxugar as lgrimas e ver Jesus nos esperando com um maravilhoso sorriso e nossa coroa nas mos, dizendo: Fico feliz porque voc no desistiu. Eu estava esperando voc.

Lizandra Neves de Azevedo

23 de janeiro segunda

O Quadro Perfeito
Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalm, que descia dos cus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Apocalipse 21:2, NVI Eu estava trabalhando numa aquarela, fazia mais de uma hora. Dei um suspiro, feliz. No melhor momento do meu impulso criativo, eu havia feito um belo quadro: um dia ensolarado, com tons quentes de amarelo-dourado; cu azul com pinceladas de nuvens brancas; flores vermelhas, roxas e rosadas num luxuriante jardim; rvores altaneiras contra o fundo de montanhas de um cinza-azulado; uma casinha junto a um lago prateado... As cores irradiavam paz e aconchego.

Quando me levantei para olh-lo de certa distncia, meu p encontrou a perna da mesa e tropecei. Alguma coisa caiu. Quando readquiri o equilbrio, olhei para baixo e, totalmente incrdula, vi o quadro. O copo d gua que eu estava usando cara sobre o papel, encharcando a paisagem com borres sem forma. Nada havia que pudesse consertar o estrago. No princpio, o Grande Artista sentou-Se para criar um mundo. Fez uma obra perfeita que irradiava Seu amor, que refletia Sua imagem. Ento, algo aconteceu. Satans derrubou o copo do pecado na criao perfeita. Toda aquela obra de arte foi maculada. Enquanto o pecado escorria, atravs dos sculos, o Criador mal podia reconhecer a prpria obra de arte. Nada via que Lhe refletisse o amor. Precisou enviar Seu Filho para reparar o dano. A mdia est inundada com notcias de congelar o sangue, todos os dias: enchentes aqui, seca ali; tempestade aqui, terromoto ali; doena aqui, destruio acol. O mundo exala violncia e crime, engano e destruio. As naes travam guerras para encontrar paz; extremistas aterrorizam para agradar seu deus; h uma corrida maluca para conservar a sanidade. O quadro perfeito jaz arruinado. O que pode fazer uma crist comum como eu? Em primeiro lugar, ficar calma. Deus deseja que confiemos nEle e saibamos que, em meio a todo esse caos previsto, Ele est no controle completo. Em segundo lugar, estudar a Bblia e orar incessantemente. Isso mais relevante agora do que nunca antes. Em terceiro lugar, olhar para alm. Temos uma bem-aventurada esperana. Embora o quadro, agora, esteja longe da perfeio, nosso Criador tem um plano. Haver uma nova Terra, que jamais ser destruda. As cores do amor e da alegria brilharo e, em algum lugar no centro de tudo, estaremos, voc e eu novas criaturas com nosso Pai.

Vinita Gaikwad

24 de janeiro terca

Em Jesus Amigo Temos

De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13:5 Quando minha neta, Ashley, tinha uns 10 anos de idade, ela brincava no jardim com sua cachorra, Lacey, uma cocker realmente amiga. Ela estava vestindo Lacey e, como toque final, colocou um elstico de rabo-de-cavalo na pata dianteira de Lacey. Quando Ashley foi chamada para almoar, desvestiu Lacey e correu para dentro de casa. Alguns dias depois, quando coloquei Lacey para fora, notei que ela mancava. Verifiquei que sua pata estava inchada, o triplo do tamanho que deveria ter. Examinando melhor, descobri aquele elstico que Ashley colocara. Consegui, por fim, cort-lo fora, mas me preocupei realmente com a pata, e levamos Lacey ao veterinrio. Depois que ele a examinou e tratou, tivemos que esperar para ver se ela se apoiaria na perna. Ashley se sentiu muito mal quando descobriu o que fizera. Imediatamente, escreveu uma orao, pedindo a ajuda de Jesus: Querido Jesus, eu Te amo muito, e quero orar por Lacey. Por favor, no deixes que ela perca a perna! s vezes eu dou ateno ao pecado. No gosto disso; ento, por favor, Senhor, Tu me ajudas a dar ateno a Ti? Ento o pecado no me mandar machucar os outros nem os animais! Eu amo os outros e todos os animais, mas eu Te amo mais ainda. Jesus, podes me perdoar por eu ter posto o elstico de cabelo em volta da pata da Lacey? Hoje foi um dia triste. Jesus, no vou fazer isso de novo; s, por favor, deixa a pata da Lacey ficar boa, OK? Ela terminou a orao assinando: Com amor, Ashley Anne Nelson, Tua ovelhinha. No nos alegra o fato de Jesus ser to compreensivo com os erros e as mancadas que cometemos ao longo da vida? Depois que trouxemos Lacey para casa, Ashley orou novamente: Jesus, muito obrigada porque me perdoaste hoje. Obrigada por trazer Lacey para casa! Por favor, continua curando a Lacey. Eu Te amo. Ashley. Podemos ser muito gratas por ter um grande e misericordioso Deus. Ele compassivo, o tempo todo. sempre perdoador. Deus Se importa conosco sempre, e responde s nossas oraes. Ele diz sim, Ele diz no e s vezes diz espere. Mas sempre responde a todas as nossas oraes. Querido Senhor, graas Te dou por Tua benignidade para conosco e por curares Lacey.

Anne Elaine Nelson

25 de janeiro quarta

A Voz do Mestre
As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheo, e elas Me seguem. Joo 10:27, NVI Para mim, um dos pontos altos de uma recente viagem Nova Zelndia foi a visita ao Centro Antrtico Internacional, em Christchurch. Tive a oportunidade de olhar bem de perto uma comunidade de pequenos pinguins azuis. A menor das espcies de pinguim, os pequenos pinguins azuis medem apenas 40 centmetros de altura e pesam cerca de um quilo. Embora um tanto desajeitados em terra seca, eles so exmios nadadores e mergulhadores, e achei divertido observ-los pelas paredes de vidro da piscina construda especialmente para eles. Embora seu cercado seja pequeno, em comparao com o mar aberto, os pinguins do Centro Antrtico no so cativos; eles foram resgatados. Cada um tem um ferimento ou incapacidade que o impede de sobreviver na natureza. Uma barbatana paralisada, por exemplo, significa que o pinguim no pode nadar e manobrar com rapidez suficiente para apanhar alimento. Um desses bichinhos, batizado de Elvis por aqueles que o resgataram, foi aparentemente atingido por um barco enquanto era filhote, e ficara permanentemente cego. Enquanto servia ao Elvis lasquinhas de seu arenque favorito, o funcionrio nos contou que um dia uma senhora visitante o surpreendera ao dizer: Elvis, voc se lembra de mim? O pinguinzinho se virou na direo dela e gritou, reconhecendo-a. Ele conhecia aquela voz! Aquela mulher, voluntria do servio de resgate da vida selvagem, tratara dele aps seu ferimento, cuidando dele at que recuperasse a sade. Ela, por sua vez, chorou de alegria porque, depois de dedicar tanto tempo, esforo e amor, sem a expectativa de recompensa, um pinguinzinho ainda lhe reconhecia a voz. Naturalmente, os pinguins no faziam parte do cenrio da antiga Palestina, mas havia l muitas ovelhas (como na Nova Zelndia tambm). A histria do pequeno Elvis me fez lembrar das palavras de Jesus em Joo 10. Ele diz que o pastor chama as Suas ovelhas pelo nome [..]. e estas O seguem, porque conhecem a Sua voz (v. 3, 4, NVI). Ele prossegue, afirmando: Eu sou o bom Pastor; conheo as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem [...] e dou a Minha vida pelas ovelhas (v. 14, 15, NVI). Hoje, desejo ouvir a voz de Jesus, sabendo que Ele o nico que me pode salvar dos perigos mortais deste mundo.

Jennifer M. Baldwin

26 de janeiro quinta

As Sandlias
Ningum conhece o futuro. Quem lhe poder dizer o que vai acontecer? Eclesiastes 8:7, NVI Eu tinha um par muito confortvel de sandlias, e o usava todos os dias. Como eram muito cmodas, decidi comprar outro par exatamente igual, antes que as minhas velhas se gastassem completamente. Mas usei as sandlias novas apenas duas vezes antes que a fivela se quebrasse. Eu ia lev-la ao conserto, quando meu marido sugeriu que eu levasse as duas sandlias, para que a fivela nova combinasse. Coloquei o par numa sacola e me coloquei a caminho. Enquanto andava, pareceu-me ouvir uma voz: Antes de ir ao sapateiro, v primeiro loja onde voc comprou as sandlias. Decidi fazer isso. Pensei em mencionar o fato chefe das vendedoras, mas ela no estava l. A loja parecia incomumente movimentada, com mulheres experimentando sapatos e outras chegando. Ento, vi uma senhora de mais idade sair de uma van e entrar na loja. Embora no soubesse quem era, comecei a contar-lhe sobre o que acontecera com a sandlia. Ela respondeu com simpatia: No vendemos produtos de m qualidade em nossa loja. Olhei para ela com surpresa e perguntei se era a proprietria da loja. Ela respondeu que sim. Aquela senhora me conduziu imediatamente s prateleiras e disse que eu deveria provar outros dois pares. Ambos eram grandes demais. A proprietria, porm, disse que eu no me preocupasse, pois ela daria um jeito.

Um dos funcionrios telefonou para a outra loja, mas l eles tambm no tinham o meu nmero. A proprietria, ento, escreveu uma nota de crdito. Pediu que eu retornasse loja na semana seguinte para buscar um par novinho de sandlias. Ela nem mesmo me pediu a nota fiscal para comprovar se eu havia adquirido as sandlias em sua loja. Aceitou minha palavra. No fez perguntas. Fiquei espantada. Deus to bom! Fui abenoada por ir ao estabelecimento na hora certa e encontrar a bondosa dona da loja. Quando ouvimos a voz tranquila e suave de Deus (1 Reis 19:12), Ele sempre nos conduz na direo certa mesmo que no tenhamos ideia do que vai acontecer!

Priscilla Adonis

27 de janeiro sexta

Honrar os Pais
Honra teu pai e tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te d. xodo 20:12 Enquanto olhava meus e-mails na caixa de entrada, encontrei um que vinha de um querido amigo. No nos falamos com frequncia, mas eu lhe havia encaminhado um email sobre maneiras pelas quais os filhos podem surprir as necessidades de pais idosos. As sugestes incluam demonstrar pacincia ao ouvir histrias repetidas e pacincia para esperar que terminem uma frase completa, quando eles tm dificuldade para se lembrar. Meu amigo respondeu, dizendo que o e-mail fora muito oportuno e digno da devida considerao, porque ele comeara recentemente a cuidar de sua idosa me incapacitada. Cuidar de nossos pais idosos s vezes difcil e, com frequncia, probante. Necessitase de muita benignidade, compaixo e pacincia. E aqueles que adquirem essas virtudes demonstram o amor de Cristo na prtica. Pois somente atravs dEle que essas virtudes so cultivadas. Muitos sacrifcios desconhecidos foram feitos por nossos pais em nosso favor. A memria parece falhar-nos acerca de atos abnegados que praticaram quando ramos pequenos e durante aqueles difceis anos da adolescncia. Esquecemo-nos das palavras speras que podemos ter falado enquanto ramos disciplinados. Perdoar no

uma opo eles continuavam a amar e estavam decididos a conduzir-nos pelo caminho reto e estreito. Que privilgio temos quando Deus nos permite cuidar amoravelmente de nossos pais idosos! Fazer menos seria desonrar a Deus. Minha me tem 93 anos de idade. Ela um encanto, e nunca perde a oportunidade de partilhar o amor de Jesus com quem encontra. Quando no est cuidando do jardim, passa a maior parte do tempo lendo as Escrituras e no seu desenvolvimento espiritual. Minha irm e eu amorosamente ajudamos a cuidar dela e do seu bem-estar, quando ela nos permite faz-lo, e ela nunca deixa de agradecernos cada gesto de ateno. George Washington Carver disse certa vez: O ponto a que voc chega na vida depende de ter sido terno com os jovens, compassivo com os idosos, solidrio com os lutadores e tolerante com os fracos e fortes, porque algum dia, na sua vida, voc ter sido tudo isso. Honre seu pai e sua me, pois a recompensa superar qualquer coisa que voc venha a fazer.

Sylvia Giles Bennett

28 de janeiro sabado

Orao de F
Ouvi a tua orao e vi as tuas lgrimas; eis que Eu te curarei. 2 Reis 20:5 Meu netinho de 10 meses era o encanto da famlia. Kenric Adam me seguia aonde quer que eu fosse. Parecia que ele se afeioara a mim com um verdadeiro e duradouro carinho. Seus olhos eram cheios de vida, e seu sorriso refletia sempre alegria e amor. Uma noite, o quarto estava quieto, com exceo do tique-taque do relgio. Alguns minutos antes da meia-noite, minha nora acordou de repente e ficou chocada ao ver que nosso Kenric estava tendo convulses. Ela chamou todos para que viessem rapidamente. Seu corpinho tremia com febre alta, e percebemos que era imperativo um cuidado imediato.

Corremos ao hospital mais prximo e esperamos a noite inteira. Foi a primeira grande crise que nossa famlia teve que enfrentar. O medo nos dominou. Fiz uma orao silenciosa, pedindo um milagre. O pediatra foi incapaz de diagnosticar a causa da febre e das convulses. Quatro dias passaram. Todas as noites, a febre se tornava intensa. Cada dia era um pesadelo. Era aflitivo ver os olhos do meu filho, cheios de dor, e o rosto molhado de lgrimas da minha nora. Na noite de sexta-feira, a temperatura subiu a 42 C. Percebendo o perigo, todos comeamos a chorar. Segurei o beb nos braos e banhei seu corpinho com gua gelada. O mdico tentou diferentes remdios tudo em vo! Ele perdeu as esperanas, e levamos Kenric a outro hospital. Pensei: Vou perder meu netinho. Enquanto ele se encontrava na UTI, coloquei a criana nas mos de Deus, dizendo: No mais peo cura, Senhor. S oro para que nele seja feita a Tua vontade. Embora soubssemos que a sua vida corria srio risco, eu cria que Deus sempre faz o melhor por Seus filhos que nEle confiam. Nenhum problema grande demais ou pequeno demais para que Ele o resolva. Eu sabia que Deus estava dirigindo, guiando e fortalecendo todos ns. Finalmente, os mdicos diagnosticaram malria cerebral. Puderam, ento, aplicar a medicao correta, e Kenric reagiu bem. A febre cedeu e ele melhorou. Deus manifestou Seu poder. Os mdicos se surpreenderam com a rpida recuperao. Hoje, Kenric Adam um menino saudvel, ativo e inteligente, de 3 anos de idade. Ele ama muito a Jesus e recita uma poro de versos de cor. Graas a Deus, que faz maravilhas em nossa vida! Que a vontade dEle se faa em sua vida hoje! Jean Sundaram

29 de janeiro domingo

No Foi Engano
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem. Romanos 8:28

Certa noite, meu esposo tentava ligar pelo celular para o marido da minha prima, quando percebeu que havia digitado o nmero errado. Uma mulher, cuja voz ele no reconhecia, atendeu; mas, em vez de dizer alguma coisa, meu esposo desligou. Quando, por fim, conseguiu falar com o marido da minha prima, notou o sinal indicativo de que algum estava tentando ligar para ele, mas ignorou a chamada. Assim que ele desligou, porm, o telefone tocou. Era uma mulher para quem eu havia dado estudos bblicos pela internet. Ela havia visto o nmero do nosso telefone por causa da digitao errada do meu esposo, e retornou a ligao. Ficou muito feliz ao ver que era nosso telefone, porque estava tendo vrios problemas. Ela fora batizada no incio daquele ano e estava muito feliz com sua famlia da igreja. Ento, mudou-se para outra cidade e no tinha podido ir igreja porque estava ajudando suas netas. Queria realmente frequentar a igreja, mas era um pouco tmida para ir sozinha. Antes de desligarmos, orei com ela e lhe assegurei que tudo ficaria bem. Eu conhecia algumas pessoas que moravam perto da casa dela. Sugeri que, se ela concordasse, eu lhes daria o nmero do seu telefone, e talvez ela pudesse ir igreja com esses amigos. Ela ficou feliz por saber disso e, assim que liguei para meus amigos daquela regio, eles entraram em contato com ela. No somente isso, mas descobri que um senhor, que fora colega de escola da nossa filha, frequentava a mesma igreja e era o diretor do ministrio pessoal. Ele tambm fez contato com ela, e a visita foi maravilhosa. Agora, ela tem a amizade de uma nova famlia da igreja e, mais uma vez, pode adorar a Deus cada semana. Quando desliguei o telefone, fiquei com vergonha de no ter ligado antes para ela. Muitas vezes eu havia sido impressionada a telefonar, mas os dias transcorriam, eu me ocupava e assim o tempo passou. Embora meu esposo acreditasse que dera uma mancada ao digitar erradamente o nmero para ligar para Patti em lugar de Pat, creio que tudo estava no plano de Deus e de acordo com a Sua cronometragem. Eu no dera ateno s sugestes de Deus quando Ele queria que eu ligasse para essa senhora, e assim Ele interveio para que eu conversasse com ela de qualquer maneira. Louvo a Deus por isso!

Anna May Radke Waters

30 de janeiro segunda

Podre at o Miolo
O Senhor disse a Samuel: No atentes para a sua aparncia, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor no v como v o homem. O homem v o exterior, porm o Senhor, o corao. 1 Samuel 16:7 Eu havia tomado o desjejum s 8 horas da manh, e agora, trs horas depois, estava querendo um lanchinho. Antes de sair para o trabalho, eu havia posto num pacote a nica ma que ficara na bandeja. Sempre optando por frutas em temperatura ambiente, em vez de frias, tiradas da geladeira, achei que aquela ma no estaria gelada no momento em que me desse vontade de com-la. Alm disso, a cor vermelho escuro, a casca lustrosa e a textura firme fizeram com que eu imaginasse a doura que aguardava minhas papilas gustativas. Quando comecei a cortar a fruta, notei que minha lustrosa ma vermelhinha estava estragada por dentro. Revelou uma massa marrom emanando do centro. Incapaz de acreditar em meus olhos, continuei cortando a ma em pedaos menores. Todos revelaram os mesmos resultados. Imediatamente pensei em quo facilmente eu havia sido enganada pela aparncia exterior. Samuel fora comissionado por Deus para escolher um rei como substituto de Saul (1 Samuel 16:1-13). Davi no estava entre os filhos que seu pai, Jess, escolhera apresentar a Samuel como candidatos entrevista e avaliao para a posio de rei. Somente depois que Deus rejeitou os outros, Davi foi chamado a comparecer perante Samuel. At mesmo pais amorosos e dedicados tendem a julgar os filhos por seus atos e aparncia exterior. Deus, em Sua misericrdia, criou-nos de modo to maravilhoso que somos incapazes de ler os pensamentos ou as intenes do prximo. Infelizmente ns, cristos, com frequncia nos desorientamos uns aos outros. Parecemos justos por fora, mas nossos pensamentos e atos privados so inferiores quilo que Deus espera de ns. J tive destruda a minha confiana em outros por causa de uma palavra ou ato descuidado, que revelou caractersticas inesperadas e no prontamente identificveis. Por outro lado, tenho sido privilegiada em cultivar belas amizades com irms com quem eu no me relacionava inicialmente. Da o velho adgio: Nunca julgue um livro por sua capa. Querido Jesus, por favor, ajuda-me hoje a viver minha vida como um livro aberto a capa em harmonia com o contedo , falando aos outros do Teu amor.

Avis Mae Rodney

31 de janeiro terca

Mais Branco que a Neve


Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Salmo 51:7 Para comear, preciso confessar que no sou grande cozinheira! Eu me chamo cozinheira minuta. Coloco parte da culpa no fato de que precisei trabalhar a vida toda, solteira ou casada. Durante 25 anos, fui estenotipista em tribunais. Parte desse tempo trabalhei em casa, enquanto meus filhos eram pequenos. Mas, mesmo ento, minhas refeies sempre foram muito simples: uma protena, um vegetal verde, um vegetal amarelo, salada e po integral. Atualmente, meu esposo e eu somos aposentados e passamos os meses de inverno acampando num pequeno trailer no centro da Flrida. Temos duas facas, dois garfos, seis colheres, duas tigelas, e panelas e potes simples. Assim, preparo uma refeio simples e me sento para esperar que ela cozinhe. Certa vez, senti o cheiro de algo queimando. (Sim, meus olhos so ruins e meus ouvidos no so muito bons, mas meu nariz funciona bem!) Quando saltei para tirar a panela do fogo, vi que o fundo estava preto por dentro. Ai, no! De novo, no! Depois de resgatar o que estava por cima, enchi a panela com gua fria e deixei-a de molho durante a refeio. Depois me atraquei com a tarefa de livrar-me de todo aquele pretume. No foi fcil! Usei escova, depois coloquei Ajax sobre a esponja e esfreguei um pouco mais. Da ltima vez que isso aconteceu, estava to difcil de limpar que achei que certamente precisaria comprar uma panela nova. Mas, viva! Depois de muito trabalho, o fundo ficou brilhante e limpo outra vez. A mesma sequncia parece repetir-se em minha vida espiritual. Cada manh, quando fao meu devocional, oro: Guardo no corao as Tuas palavras, para no pecar contra Ti (Salmo 119:11). Contudo, durante o dia, vejo-me repetindo os velhos hbitos ou proferindo palavras atravessadas. noite, me ajoelho e imploro a misericrdia do Senhor para cobrir meus pecados e limpar-me. A negligncia no dEle sou eu que fao a baguna , mas Ele, uma vez mais, dispe-Se me purificar. Leio as promessas em Sua Palavra e tenho a certeza de que Ele entende nossas fraquezas e nos perdoa as limitaes. Como diz Jeremias 33:8: Purific-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra Mim; e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra Mim. Que Salvador maravilhoso Jesus, meu Senhor!

Rubye Sue

You might also like