You are on page 1of 12

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Artes & Design Programa de Ps-graduao em Design (2005-01) O lugar do narrativo

na mdia visual: temporalidade no linear (ART-2205) Prof. Luiz Antonio L. Coelho Aluno: Daniel Moreira S. Pinna

Morfologia do conto maravilhoso

O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina O lugar do narrativo na mdia visual e apresentado como seminrio no dia 29 de junho de 2005. Trata-se da apresentao do estudo da estrutura narrativa dos contos de magia russos, conforme descrito no livro Morfologia do conto maravilhoso, do semilogo russo Vladimir Iakovlevich Propp. Este relato foi elaborado com base em trs fontes principais. A primeira foi o material da apresentao oral. Cartelas apresentando os principais pontos da teoria de Propp, descritos em tpicos, a fim de estruturar de forma linear a apresentao. Da mesma maneira, estes tpicos so importantes para este relato como a estrutura do texto, que ser oportunamente preenchida. A segunda fonte utilizada na elaborao deste relato so os comentrios feitos pelos participantes da aula durante o seminrio. Tais comentrios complementam a apresentao com diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema. Por fim, uma terceira fonte de grande valor para este trabalho o autor, Vladimir Propp, que aqui ganha voz por meio de citaes extradas de sua obra, ora explicando sua teoria ora defendendo o recorte dado ao seu trabalho. Propp demonstrava em suas obras um grande interesse pelos contos populares, em especial pelos contos folclricos russos. Pesquisando tais contos, percebeu a semelhana entre contos oriundos de culturas e localizaes geogrficas distantes, ao redor do mundo. Buscou ento, em suas pesquisas, desvendar os mecanismos por trs desta profuso dos contos folclricos a partir de trs questes que lhe pareciam fundamentais serem abordadas a forma dos contos de magia, as transformaes ocorridas entre contos (que geravam novos contos) e as origens destes contos. O autor participou do formalismo russo, movimento de curta durao (1915-1930) que em muito influenciaria o Estruturalismo. Publicou Morfologia do conto maravilhoso em 1928, perodo em que o movimento formalista j se encontrava em declnio. Esta obra influenciou diversos pesquisadores em todo o mundo, principalmente aps sua publicao na lngua inglesa, no final da dcada de 1950. Suas pesquisas tornaram-se referncia ou objeto de crtica para autores importantes, como Tzvetan Todorov, Claude Brmond, Greimas, Haroldo de Campos, Philip Rhodes e Claude Lvi-Strauss.

Morfologia Estudo das formas. Estudo das partes que constituem um todo e das relaes entre essas partes e o todo (definio utilizada em Botnica). Propp buscava estudar, no conto de magia, uma morfologia, isto , uma descrio do conto maravilhoso segundo as partes que o constituem, e as relaes destas partes entre si e com o conjunto. (PROPP, 1984:25).

Contos de magia Contos populares, folclricos. Do ponto de vista morfolgico podemos chamar de conto de magia a todo desenvolvimento narrativo que, partindo de um dano (A) ou uma carncia (a) e passando por funes intermedirias, termina com o casamento (W0) ou outras funes utilizadas como desenlace. A funo final pode ser a recompensa (F), a obteno do objeto procurado ou, de modo geral, a reparao do dano (K), o salvamento da perseguio (Rs), etc. (PROPP, 1984:85).

Caractersticas do conto
(conto simples, maravilhoso ou do modo tradicional de narrar) O modo de narrar um conto simples caracterizado pela natureza da prpria narrativa: a de simplesmente contar histrias. O conto no tem compromisso com o evento real. Um relato, copia-se; um conto, inventa-se, afirma Ral Castagnino. A esta altura, no importa averiguar se h verdade ou falsidade: o que existe j a fico, a arte de inventar um modo de se representar algo. (GOTLIB, 2003:12). Em linhas gerais, a histria dos contos de magia pode ser esboada a partir de dois momentos principais. Em um primeiro momento, a criao e a transmisso de um conto se davam oralmente. Em seguida, os mesmo contos passaram a ser veiculados por registro escrito. Andr Jolles defende em seu livro, Formas Simples, que o conto possui uma forma simples, isto , uma forma que permanece atravs dos tempos, recontada por vrios, sem perder sua forma (GOTLIB, 2003:18). O conto pode ser contado com as prprias palavras do narrador sem que esta forma simples desaparea. Desta afirmao, podemos destacar trs caractersticas importantes dos contos de magia: 1. Mobilidade: o conto transmitido, oralmente ou por escrito, atravs dos sculos, devido a sua fluidez. 2. Generalidade: pode ser recontado com as prprias palavras do narrador sem que o seu fundo (forma simples) se altere ou desaparea. 3. Pluralidade: o conto entendido por todos e mantm a sua essncia. Todo conto uma narrativa breve, clara (ou direta, objetiva) e compacta (condensada). A situao apresentada e sua proposio temtica so resumidas.

Edgard Allan Poe vai desenvolver sua teoria sobre o conto literrio a partir da relao existente entre a extenso do conto (e, conseqentemente, o tempo de sua leitura) e o efeito que sua leitura causa no leitor (chamado por Poe de efeito nico ou impresso total). Um conto breve pode ser lido de uma s vez, exercendo domnio sobre o leitor. Segundo Jolles, o conto obedece a uma moral ingnua, oposta ao trgico real da vida cotidiana. Esta moral subentendida um ensinamento, de ordem cultural, social ou religiosa, que est sendo transmitido. Jolles afirma ainda que no existe uma tica da ao, mas sim uma tica do acontecimento. As personagens no fazem aquilo que devem fazer, os acontecimentos se desenvolvem como devem acontecer. O acontecimento narrado mais importante do que as personagens que o vivem. Por fim, o conto no possui preciso histrica. Personagens, lugares e tempo so indeterminados historicamente.

Para um histrico do problema


Durante muito tempo, os folcloristas se defrontaram com o fato da semelhana entre os esquemas narrativos dos povos mais diversos, entre os quais dificilmente se encontrariam vestgios de contato. 1 (PROPP, 1984:4).
No h infinita riqueza na imaginao dos povos. As idias essenciais so pouco numerosas. Um inventrio cuidadoso de todos os contos e novelas redu-los a alguns tipos fundamentais, a 2 mau grado da infinita variedade que se antolha na literatura. ...geneticamente, o folclore deve ser aproximado no da literatura, mas da lngua, que tambm no foi inventada por ningum e no tem autor nem autores. Ela surge e se modifica de modo absolutamente conforme a leis e independente da vontade dos homens, em toda a parte, para 3 isto, no desenvolvimento histrico dos povos criam-se as condies correspondentes.

Morfologia do Conto Maravilhoso Obra dedicada aos contos de magia russos. Para Propp, fez-se necessrio tal estudo para averiguar o que o conto maravilhoso antes de elaborar teses sobre suas origens e sobre os tipos de contos existentes. O estudo da estrutura de todos os aspectos do conto maravilhoso a condio prvia absolutamente indispensvel para seu estudo histrico. O estudo das leis formais pressupe o estudo das leis histricas. (PROPP, 1984:22). Busca, como resultado, a descrio do conto maravilhoso segundo as partes que o constituem, e as relaes destas partes entre si e com o todo na obra.

1 2

Boris Schnaiderman, no prefcio edio brasileira da obra. RIBEIRO, Joo. Uma frmula potica, cit. p. 375. Apud PROPP, Vladimir Iakovlevich. Morfologia do conto maravilhoso, cit. p. 4. 3 PROPP, Vladimir Iakovlevich. O especfico do folclore, cit. p.22.

Particularidade do conto maravilhoso (lei da permutabilibade) ...os contos de magia possuem uma construo absolutamente peculiar. (PROPP, 1984:15). as partes constituintes de um conto podem ser transportadas para outro sem nenhuma alterao. (PROPP, 1984:16).

Mtodo e material
Propp elabora sua pesquisa a partir do estudo de cem contos com enredos diferentes da coletnea de Afanssiev (do nmero 50 ao nmero 151). Os contos restantes da coletnea foram utilizados pelo autor como material de controle da pesquisa. No conto maravilhoso, h grandezas constantes e grandezas variveis. Mudam os nomes (e com eles os atributos) das personagens. No mudam as aes que desempenham, suas funes. Propp cita quatro exemplos: 1. O rei d uma guia ao destemido. A guia o leva para outro reino (171); 2. O velho d um cavalo a Sutchenco. O cavalo o leva para outro reino (132); 3. O feiticeiro d a Ivan um barquinho. O barquinho o leva para outro reino (138); 4. O filho do czar d a Ivan um anel. Moos que surgem do anel levam Ivan para outro reino (156). O conto maravilhoso atribui aes iguais a personagens diferentes, por mais diferentes que sejam. Isto permite estudar os contos a partir das funes das personagens. importante saber o que realizado, e no por quem ou como. Segundo Joo Batista Cardoso Os personagens (quem?) tm uma atuao (o qu?), com caractersticas especficas (como agem?) num certo lugar (onde?), num certo tempo (quando?) e por alguma razo (por qu?). Essas interrogaes tm funo relevante na caracterizao dos agentes da narrativa. (CARDOSO, 2001:42). Comparando o estudo dos contos de magia ao esquema acima, podemos dizer que as personagens tm uma atuao (o qu?) num certo lugar, num certo tempo e por alguma razo. No estudo do conto maravilhoso o que realmente importa saber o que fazem as personagens. Quem faz algo e como isso feito, j so perguntas para um estudo complementar. (PROPP, 1984:26). A repetio de funes por personagens diferentes j havia sido observada nos mitos e nas crenas, mas at ento no havia sido observada no conto maravilhoso. Assim como as propriedades e funes dos deuses se deslocam de uns para outros, chegando finalmente at os santos do cristianismo, as funes de certos personagens dos contos maravilhosos se transferem para outros personagens. (Ibidem). Propp identifica apenas 31 funes existentes nos contos maravilhosos. Por outro lado, as personagens so numerosssimas, e as mais variadas. (variveis) (constantes)

Isto explica o duplo aspecto do conto maravilhoso: de um lado, sua extraordinria diversidade, seu carter variado; de outro, sua uniformidade, no menos extraordinria, e sua repetibilidade. (Ibidem). Propp considera, portanto, as funes das personagens como as partes fundamentais do conto maravilhoso, e baseia seu mtodo de anlise das narrativas nelas.

Funes Por funo, compreende-se o procedimento de um personagem, definido do ponto de vista de sua importncia para o desenrolar da ao. (Ibidem) Caractersticas das funes das personagens nos contos maravilhosos: I. Os elementos constantes, permanentes, do conto maravilhoso so as funes dos personagens, independentemente da maneira pela qual eles as executam. Essas funes formam as partes constituintes bsicas do conto. II. O nmero de funes dos contos de magia conhecidos limitado. (31 funes) III. A seqncia das funes sempre idntica. Propp esperava encontrar, por comparao, contos que apresentassem funes idnticas, a fim de classific-los como pertencentes a um mesmo tipo. Mas ao invs de encontrar eixos narrativos, encontrou um eixo nico para todos os contos de magia. Ou seja... IV. Todos os contos de magia so monotpicos quanto construo.

Funes das personagens


No captulo III, Propp enumera as 31 funes identificadas por ele como existentes nos contos de magia, na ordem em que elas podem aparecer em um conto. Para cada funo, Propp apresenta: 1) breve descrio de sua essncia; 2) definio reduzida numa palavra; 3) seu signo convencional. Em seguida, Propp exemplifica cada funo com passagens de contos da coletnea de Afanssiev, apresentando ao final de cada uma seu respectivo nmero de referncia. A representao de cada funo por uma definio (palavra) e por uma designao (smbolo) permitem comparar, de modo esquemtico, a construo de contos. Exemplo: 1 1 A1 B1 C H1 -J1 K4 w3

Habitualmente, todo conto maravilhosos comea com uma situao inicial (), que contextualiza o enredo. Enumeram-se os membros da famlia, apresentam-se o nome, a situao presente do futuro heri etc.

Embora no seja uma funo, a situao inicial um elemento morfolgico importante. Aps a situao inicial, seguem-se as funes. (PROPP, 1984:31-60). Cada funo pode possuir ou no variantes prprias (at o caso identificado como extremo, de 19 variantes). importante frisar que as funes no so grandezas variveis no conto. Pensando o eixo narrativo do conto maravilhoso como um grande sintagma, cada funo seria um eixo paradigmtico existente. A ao se desenvolve dentro dos limites das funes. Funes podem ser reunidas em parelhas (relao direta, normalmente de causa e efeito) ou em grupos (como, por exemplo, o n da intriga).

Alguns outros elementos do conto maravilhoso


Propp analisa os elementos que servem para enriquecer a narrativa dos contos de magia, dando mais brilho ao conto que est sendo narrado. Funcionam como elementos de apoio, que preenchem lacunas deixadas pelas grandezas constantes e grandezas variveis dos contos. A. Elementos auxiliares para a ligao entre as funes Sistema de informaes que relacionam duas funes consecutivas, quando estas so desempenhadas por diferentes personagens (para saber mais a respeito, leia p.65). B. Elementos que favorecem a triplicao Atributos, funes, parelhas, grupos de funes ou seqncias inteiras que se repetem de forma mecnica ou a fim de deter temporariamente o desenvolvimento da ao (p.67). C. Motivaes Objetivos das personagens que as levam a realizar determinadas aes (p.68).

Distribuio das funes entre as personagens


As funes dos contos de magia podem ser agrupadas de maneira lgica em esferas de ao. Tais esferas correspondem s funes que cada personagem realiza na narrativa. No esto relacionadas s personagens especficas de cada conto, mas s categorias de personagens do conto maravilhoso, ou seja, ao papel que as personagens desempenham no enredo e ao conceito que esto representando. Propp identifica, nos contos maravilhosos, sete esferas de ao: 1. ANTAGONISTA (ou malfeitor); 2. DOADOR (ou provedor); 4. PRINCESA (personagem procurado) e SEU PAI; 6. HERI; 3. AUXILIAR; 5. MANDANTE; 7. FALSO HERI.

Cada personagem pode ocupar uma ou vrias esferas de ao. Vrias personagens podem dividir uma nica esfera de ao.

Figura 1. Personagens do longa-metragem de animao Shrek (Dreamworks, 2001) O auxiliar, o antagonista, a princesa e o heri. Ou seria o contrrio? A qual esfera de ao corresponderia cada uma das personagens desta narrativa moderna, que subverte a estrutura clssica dos contos de magia?

Grandezas variveis Podemos exemplificar aquilo que Propp classifica como grandezas variveis comparando duas narrativas oriundas de culturas e sociedades distintas: A primeira narrativa um conto de magia russo, onde o heri convocado pelo rei de uma regio para resgatar a princesa, seqestrada por um drago. O heri parte em sua busca, mata o drago, traz a princesa de volta e recebe a mo dela em casamento. A segunda narrativa pode ser um repente do Nordeste brasileiro, onde o sertanejo chamado pelo coronel da regio para resgatar sua filha, a mais bela da regio, raptada pelo diabo. O sertanejo parte em sua busca, ludibria o diabo, traz a filha do coronel de volta e recebe a mo dela em casamento. Existem diversos exemplos desta mesma estrutura narrativa ao redor do mundo todo. O que varia, da primeira histria para a segunda, justamente aquilo que enriquece o conto e o aproxima do contexto scio-cultural em que difundido: as personagens e sua caracterizao, a maneira diferenciada com que cada personagem realiza os procedimentos a ela delegados na narrativa e o cenrio onde a histria acontece.

Figura 2. Em detalhe, o momento da entrada em cena do Curupira (O Curupira. MultiRio, 2003). Figura 3. Em detalhe, o momento da entrada em cena do Menino Caranguejo (Menino Caranguejo Episdio piloto. Caranguejo.com.br, 2004). As personagens possuem atributos semelhantes (relacionados ao seu papel na histria) e, ao mesmo tempo, atributos individualizantes (relacionados ao contexto em que cada obra foi planejada). No entanto, a estrutura de ambas as narrativas extremamente semelhante.

Atributos das personagens e sua significao


A vida real sempre cria figuras novas, brilhantes, coloridas, que se sobrepe aos personagens imaginrios; o conto sofre a influncia da realidade histrica contempornea, do epos dos povos vizinhos, e tambm da literatura e da religio, tanto dos dogmas cristos quanto das crenas populares locais. O conto guarda em seu seio traos do paganismo mais antigo, dos costumes e ritos da antiguidade. Pouco a pouco, o conto vai sofrendo uma metamorfose, e suas transformaes tambm esto sujeitas a determinadas leis. (PROPP, 1984:81). O nome e os atributos das personagens so grandezas variveis no conto. O estudo dos atributos das personagens inclui trs rubricas fundamentais: Aparncia e nomenclatura Trata do nome, dos aspectos fsicos e do figurino da personagem. Particularidades de entrada em cena De que modo a personagem aparece na histria. Trata de movimento, expresses, postura corporal e objetos que carrega consigo. Habitat Cenrio. Trata da natureza, da arquitetura, de estruturas presentes e objetos que cercam a personagem.

Se descrevermos as formas fundamentais de cada rubrica e as introduzirmos num s conto, este conto deixar transparecer que em sua base se encontram algumas noes abstratas. (...) A anlise dos atributos permite uma interpretao cientfica do conto maravilhoso. Do ponto de vista histrico, isto significa que o conto maravilhoso, em sua base morfolgica, um mito. (PROPP, 1984:83). O estudo dos atributos dos personagens, que aqui somente esboamos, extraordinariamente importante. (...) trata-se das leis de transformao e das representaes abstratas que se refletem nas formas fundamentais desses atributos. (Idem, 84). Mas tudo isso foi formulado apenas a ttulo de hiptese. (Idem, 83).

O conto como totalidade


Tendo apresentado os elementos principais do conto de magia, e alguns de seus elementos acessrios, Propp afirma poder desmembrar qualquer texto segundo suas partes constituintes. Apenas neste momento da obra Propp define o que um conto de magia: Do ponto de vista morfolgico podemos chamar de conto de magia a todo desenvolvimento narrativo que, partindo de um dano (A) ou uma carncia (a) e passando por funes intermedirias, termina com o casamento (W0) ou outras funes utilizadas como desenlace. A funo final pode ser a recompensa (F), a obteno do objeto procurado ou, de modo geral, a reparao do dano (K), o salvamento da perseguio (Rs), etc. (PROPP, 1984:85) Propp classifica ainda cada desenvolvimento narrativo em um conto como sendo uma seqncia. Cada novo dano ou prejuzo, cada nova carncia, gera uma nova seqncia no conto. Um conto pode compreender uma ou vrias seqncias. Estas, por sua vez, podem aparecer uma imediatamente aps a outra ou entrelaadas. Em que condies vrias seqncias compem um, e no dois ou mais contos? No existem critrios absolutamente precisos, mas Propp indica os casos de diviso que para lhe parecem mais claros: 1) Se o conto inteiro se compe de uma s seqncia; 2) Se o conto se compe de duas seqncias, uma das quais termina de modo positivo e outra de modo negativo; 3) Se h uma triplicao de seqncias inteiras; 4) Se no decorrer da primeira seqncia se obtiver um objeto mgico que ser utilizado somente no decorrer da segunda; 5) Se, antes da reparao definitiva do mal causado, se experimenta de repente uma falta ou uma carncia qualquer, que provoca nova busca, isto , uma nova seqncia, mas no um novo conto; 6) Quando a intriga gira em torno de dois danos cometidos ao mesmo tempo; 7) Quando tempos a forma completa e acabada do conto de magia por excelncia; 8) Se os heris se separam diante de um marco de estrada.

Sabendo como se dividem as seqncias, pode-se desmembrar qualquer conto em suas partes constituintes: 1) Funes das personagens (partes constituintes fundamentais); 2) Elementos de unio e motivaes; 3) Formas de entrada em cena das personagens; 4) Elementos atributivos ou acessrios (habitat, nomenclatura e aparncia das personagens). Estas cinco categorias de elementos no s determinam a construo do conto, como tambm o conto em sua totalidade. (PROPP, 1984:89) Propp decompe, como exemplo, o conto Os gansos-cisnes (113), o conto mais curto da coletnea de Afanssiev, composto por uma nica seqncia.

Enredo No passado, o conto foi sempre estudado e classificado do ponto de vista do enredo. Como todos os contos so transformaes (variaes) de uma mesma estrutura narrativa identificada anteriormente, Propp chega a duas situaes: Ou cada transformao produz um enredo novo Ou todos os contos s possuem um enredo, que se apresenta sob diversas variantes. Ambas as formulaes expressam a mesma coisa: deve-se considerar todo o conjunto dos contos maravilhosos como uma cadeia de variantes. Do ponto de vista morfolgico, todos os elementos de qualquer conto maravilhoso podem ser extrados do conto que narra o rapto da princesa pelo drago (esquema fundamental). completamente impossvel distinguir um enredo novo de uma variante. (...) Um enredo se transforma em outro pela variao de seus elementos. (...) A maior parte dos elementos que o compem remontam este ou quele fato arcaico, relacionam-se com os costumes, a cultura, a religio, enfim, com uma realidade que deve ser descoberta para estabelecer as comparaes necessrias. (PROPP, 1984:104-106)

Concluso e desdobramentos
Propp no conclui. Apenas comenta o trabalho que desenvolveu, conforme havia proposto, ao longo da obra. Defende sua pesquisa, j antecipando futuras crticas ao seu trabalho. Observa que no pretende simplificar o conto de magia a uma frmula, mas sim tornar possvel o estudo de suas transformaes e origens a partir do isolamento dos elementos constantes que so comuns a todos esses contos. O autor no se preocupa, em nenhum momento da obra, com a extenso do conto. No livro As transformaes dos contos de magia, Propp analisou, a partir da forma fundamental dos contos de magia, as formas derivadas, que dependem da realidade em que o novo conto se propaga e de determinaes de ordem cultural, social e religiosa.

Por fim, restaria ainda identificar o que original da fonte dos contos de magia e o que aquisio posterior. Propp desenvolveu no livro Razes histricas do conto de magia um estudo dos elementos constituintes do conto a partir de suas fontes. Propp reconhece duas fases na evoluo do conto de magia: 1. A fase primeira, ou pr-histria do conto, em que conto e relato sagrado (mito e rito) se confundiam. O conto uma espcie de amuleto verbal, um meio de operar magicamente o mundo. Apenas os sacerdotes e os mais velhos possuem o direito de narrar. 2. A segunda fase, ou histria do conto, quando o conto perde seu significado religioso. Os narradores deixam de ser sacerdotes e pessoas mais velhas, para ser pessoas comuns.

Consideraes feitas durante a apresentao


Mito Muito discutimos em aula a respeito das relaes do mito com os contos de magia, o folclore e a parbola. Foi citado o estudo de Jacques Elleve sobre Mito e Ideologia. Segundo o pesquisador, mito e ideologia so sistemas de valores presentes no fundo do indivduo. Entretanto, possuem caractersticas e funes distintas. A grosso modo, o mito busca explicar as coisas do mundo que no fazem sentido para a cultura onde se difunde. Est relacionado s coisas mgicas. O mito vido de existncia, e possui um valor emocional / afetivo muito forte para os membros da mesma cultura. diferente da ideologia, que possui uma funo mais prtica, conduzindo a uma viso de mundo mais pragmtica. A parbola uma narrativa semelhante ao mito em sua funo e ao conto em sua estrutura. A parbola construda de forma bastante elaborada, para ser simblica. Tem por objetivo transmitir um ensinamento e possui um forte sentido realista e moralista, que no aparente. Na parbola, as personagens so seres humanos. Os atributos das personagens possuem tambm significao simblica. O folclore, por outro lado, seriam manifestaes isoladas de algo que existia antes. Nascem de mitos dos quais no mais sabida a origem, como fragmentos destes. Por serem fragmentos, no possuem uma forma acabada tal como a dos mitos. Wagner definiu mitologia (e incluiu a mitologia da Igreja Catlica) como protolgica, com uma funo de responder como somos e porque somos. A religio, por outro lado, seria escatolgica, com uma funo de responder como e porque seremos.

Personagem Questionou-se, durante a apresentao do seminrio, se Propp no negligenciaria as personagens. As personagens so, no estudo de Propp, elementos fundamentais para a estrutura narrativa dos contos de magia. Tudo que acontece no conto ocorre em funo das personagens. Entretanto, ao mesmo tempo, so os acontecimentos e no as personagens que tm importncia nas histrias dos contos maravilhosos. Segundo Propp, portanto, a personagem um elemento fundamental para o conto de magia, mas no o mais importante. Propp no desvaloriza as personagens, apenas no as estuda, preferindo dedicar seu estudo quilo que considera mais importante no conto, os acontecimentos.

Bibliografia
CARDOSO, Joo Batista. Teoria e prtica de leitura, apreenso e produo de texto. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2001. GOTLIB, Ndia Battella. Teoria do conto. So Paulo: Editora tica, 2003. PROPP, Vladimir Iakovlevich. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: ForenseUniversitria, 1984.

Filmografia
O Curupira. Brasil, 2003. Durao: 11. Direo: Humberto Avelar. Produo: MultiRio. Menino-caranguejo Episdio piloto. Brasil, 2004. Durao: 3. Direo: Chico Lam. Produo: Caranguejo.com.br (http://www.caranguejo.com.br) Shrek. Estados Unidos, 2001. Durao: 93. Direo: Andrew Adamson e Vicky Jenson. Produo: PDI / Dreamworks Pictures.

You might also like