You are on page 1of 18

FIGURELLI, R.

A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

A NUSEA

OU

A IRREVERSIBILIDADE DO TEMPO

A nusea or The irreversibility of time


Roberto Figurelli*

Le sentiment de laventure serait, tout simplement, celui de lirreversibilit du temps.1

Muito j se escreveu sobre A nusea (La nause), de Jean-Paul Sartre (1905-1980). Mesmo assim, creio que vale a pena tentar uma leitura que ponha em relevo algumas idias filosficas do romance e sua tematizao no tratado O ser e o nada (Ltre et le nant).

I P ARTE
A nusea um romance sob a forma de dirio. O dirio de Antoine Roquentin. Aps ter percorrido diferentes regies do mundo, ei-lo em Bouville uma bela cidade burguesa com a incumbncia de concluir pesquisas histricas e escrever um livro sobre o marqus de Rollebon, personagem que vivera na poca da Revoluo Francesa. Precedido de uma folha sem data, o journal de Roquentin estendese de 29 de janeiro (segunda-feira) a 28 de fevereiro de 1932 (quarta-feira). Mas no se trata de um dirio contnuo. Faltam anotaes em nove dias.
* Paran.
1

Professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do SARTRE, J. P. La Nause. Paris: Gallimard, 1938. p. 85.

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

157

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

Em alguns, as anotaes primam pela conciso. Em outros, h longas descries. Com base na nota dos editores,2 presume-se que o autor do dirio tenha falecido. Para a abordagem do romance, proponho a seguinte diviso: 1. Introduo; 2. O domingo; 3. A visita ao museu; 4. O almoo com o Autodidata; 5. O jardim pblico; 6. O encontro com Anny em Paris; 7. O ltimo dia em Bouville.

INTRODUO
Quase no final do livro, Sartre atribui a Anny uma surpreendente erudio no campo da espiritualidade catlica: a leitura dos Exerccios Espirituais, de Santo Incio de Loyola. Foi-me muito til. Em primeiro lugar, h uma maneira de colocar o cenrio, em seguida, de fazer aparecer os personagens. Consegue-se ver acrescentou com ar mgico. (N, p. 233) mais ou menos isso que Sartre faz na longa introduo de A Nusea. O leitor desembarca na antiga estao ferroviria de Bouville e, aos poucos, vai conhecendo o cenrio: o Hotel Printania (onde se hospeda Roquentin), o Rendez-vous de Cheminots, o caf Mably, a Biblioteca, a Rue des Mutils, o Boulevard Victor-Noir e at o horrio do ltimo bonde da linha AbbatoirsGrands Bassins. Num segundo momento, as poucas personagens que entram em contacto com Roquentin: Ogier P..., escrevente de serventurio da justia, denominado o Autodidata; o Sr. Fasquelle, gerente do caf Mably; Franoise, dona do Rendez-vous de Cheminots, amante de Roquentin; Anny, a personagem feminina de maior densidade do livro, cujo nome uma homenagem a Annie Lannes, prima-irm de Sartre, falecida aos 20 anos de idade. Para um observador externo, a estadia de Roquentin em Bouville oferece pouco ou nenhum interesse: do quarto do hotel para a biblioteca e

2 Esses cadernos foram encontrados entre os papis de Antoine Roquentin. SARTRE, J. P. A Nusea. 7. ed. Traduo de: R. Braga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. p. 11. Para facilitar as referncias bibliogrficas nas citaes das obras de Sartre, utilizarei as seguintes siglas: N A Nusea; SN O ser e o nada; EH O existencialismo um humanismo.

158

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

de l para os cafs; passeios pelas ruas e pelo jardim pblico; visita ao museu. Embora ele tenha escrito no dirio no quero segredos, nem estados de alma, nem coisas indizveis; no sou virgem nem padre para brincar de vida interior (N, p. 25) o interesse maior reside na experincia interior do protagonista. Desde a primeira frase do dirio, Roquentin pressente que algo est para ocorrer:
J no posso duvidar de que alguma coisa me aconteceu. Isso veio como uma doena, no como uma certeza comum, no como uma evidncia. Instalou-se pouco a pouco, sorrateiramente: senti-me um pouco estranho, um pouco incmodo, e isso foi tudo. (N, p. 17)

E, no final da pgina, completa:


Se no estou equivocado, se todos os ndices que se acumulam so precursores de uma nova reviravolta em minha vida, ento tenho medo. No que minha vida seja rica, nem preciosa. Mas sinto medo do que vai nascer, se apoderar de mim e me arrastar para onde? (N, p. 20)

Afinal, na sexta-feira, 02 de fevereiro, aps ter tentado em vo avanar na pesquisa sobre o marqus de Rollebon, Roquentin vive a experincia da Nusea no Rendez-vous des Cheminots:
Ento fui acometido pela Nusea, me deixei cair no banco, j nem sabia onde estava; via as cores girando lentamente em torno de mim, sentia vontade de vomitar. E isso: a partir da a Nusea no me deixou, se apossou de mim. (N, p. 38)

Um pouco depois, Roquentin pede para ouvir seu disco favorito, um velho ragtime que conhecia desde 1917. Antes do estribilho, o jazz que toca. Roquentin envolvido pela sucesso de notas que correm, se apressam, de passagem me do um golpe seco e se obliteram. (N, p. 41) No h como ret-las. Anima-se. Experimenta uma pequena felicidade de Nusea. Extingue-se o ltimo acorde. Um breve momento de silncio. E a negra canta: Some of these days Youll miss me honey
REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,
MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

159

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

(Num dia desses Voc sentir falta de mim, querido) Como que por encanto a Nusea desaparece. Roquentin mergulha na msica. Emociona-se. Relembra o seu passado, as aventuras vividas. Assim como um disco no pode girar em sentido contrrio, ele tambm no pode voltar atrs em sua vida.

O DOMINGO
Um domingo em Bouville poderia ser o ttulo da descrio que A. Roquentin faz do dia 11 de fevereiro. De manh, ele se pe a caminho para no perder o espetculo da sada da missa e o desfile dos burgueses na rua Tournebride. Ao meio-dia, refugia-se na Brasserie Vzelize. Ao entardecer, junta-se multido que passeia beira-mar. A luz se suavizou. Nessa hora instvel algo anunciava a noite. O domingo j tinha um passado. (N, p. 85) Acende-se a luz do farol Caillebotte. Sopra um vento forte.
O domingo que termina deixou-lhes um gosto de cinzas e seu pensamento se volta para a segunda-feira. Mas para mim no existem segunda-feira nem domingo: existem dias que se atropelam desordenadamente e, alm disso, lampejos como esse. (N, p. 87)

Roquentin sente que lhe acontece uma aventura. Essa aventura ele, que est ali, envolvido pela felicidade como um heri de romance. inevitvel a aproximao com a Nusea. Trata-se, porm, do reverso da Nusea.
Tudo parou; minha vida parou: esse grande vidro, esse ar pesado, azul como a gua, essa planta carnuda e branca no fundo da gua e eu prprio formamos um todo imvel e pleno: estou feliz. (N, p. 89)

160

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

A VISITA AO MUSEU
A tarde do dia 17 de fevereiro, sbado, dedicada visita ao museu de Bouville. Primeiro, a sala dos retratos pintados por Renandas e por Bordurin imortalizando os habitantes da cidade, que viveram entre 1875 e 1910 e se tornaram dignos de entrar na histria. Diante de Jean Pacme, da famlia mais rica de Bouville, Roquentin atingido pelo olhar e transpassado pelo julgamento implacvel do cidado exemplar:
E era verdade, sempre me apercebera disso: no tinha o direito de existir. Surgira por acaso, existia como uma pedra, uma planta, um micrbio. Minha vida desenvolvia-se ao acaso e em todos os sentidos. Enviava-me s vezes sinais vagos; outras vezes eu percebia apenas um zumbido sem importncia. (N, p. 129)

A seguir, Rmy Parrotin, professor da Escola de Medicina de Paris. E Jean Parrotin, seu irmo. E o general Aubry.
O que aquelas telas escuras ofereciam a meus olhos era o homem repensado pelo homem, com a mais bela conquista do homem como nico ornamento: o buqu dos Direitos do Homem e do Cidado. Admirei sem reservas o reino humano. (N, p. 136-137)

Por ltimo, o retrato de Olivier Blvigne, negociante e poltico. Apesar de sua baixa estatura, passara posteridade com um rosto ameaador, um gesto soberbo e olhos sanguinolentos de touro. Roquentin segue pela galeria, cumprimentando os notveis da cidade para, no final, despedir-se com estas palavras:
Adeus, belos lrios to delicados em seus pequenos santurios pintados; adeus, belos lrios, nosso orgulho e nossa razo de ser. Adeus, salafrrios (salauds). (N, p. 143)

Sob o prisma literrio, a cena que acabo de evocar um dos pontos altos de A Nusea. Sartre revela-se um mestre exmio no manejo da ironia. A visita ao museu pode ser interpretada como um intermezzo entre a descrio do domingo e os acontecimentos de 21 de fevereiro. Mas, antes disso, o leitor surpreendido com a deciso de Roquentin: J no estou

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

161

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

escrevendo meu livro sobre Rollebon; isso terminou, j no posso escrevlo. Que vou fazer de minha vida? (N, p. 143) Para se compreender o porqu dessa deciso, necessrio remontar alguns passos atrs, mais precisamente, forte experincia da transitoriedade do tempo, no domingo, 11 de fevereiro. No dia seguinte, Roquentin fora levado a meditar sobre a irreversibilidade do tempo:
Eis, creio eu, o que ocorre: bruscamente se sente que o tempo se esgota, que cada instante leva a outro instante, esse a outro, e assim sucessivamente; que cada instante se aniquila, que intil tentar ret-lo, etc. (N, p. 90)

A irreversibilidade do tempo confunde-se com o sentimento de aventura: O sentimento da aventura seria simplesmente o da irreversibilidade do tempo. Mas fica em aberto a questo: por que no o temos permanentemente? (N, p. 91) Roquentin lembra-se, com freqncia, de Anny. So recordaes que vm tona envoltas num sentimento de ternura. L-se no dirio:
Perdi primeiro a lembrana de seus olhos, depois a do seu corpo esguio. Guardei, o mais que pude, seu sorriso, e finalmente, h trs anos, perdi-o tambm. (N, p. 99)

Ao receber uma carta de Anny, ele recupera o sorriso da mulher amada. Mas, num timo, o sorriso se esvai. E Roquentin volta a se sentir vazio e seco. Da a pergunta: ser possvel pensar em algum no passado? (N, p. 100) O passado aparece-lhe como um enorme buraco. Para os que tm famlia, moram numa casa e vivem no meio de objetos, onde tudo so recordaes, o passado um luxo de proprietrio.
Como poderia eu conservar o meu? No se pode colocar o passado no bolso; preciso ter uma casa, arrum-lo nela. S possuo meu corpo; um homem inteiramente sozinho, s com seu corpo, no pode reter as lembranas; elas passam atravs dele. No deveria me queixar: tudo o que quis foi ser livre. (N, p. 102)

Posto isso, retomemos a seqncia dos acontecimentos. Segundafeira, 19 de fevereiro, trs horas da tarde. Sentado mesa, no quarto do Hotel Printania, Roquentin empenha-se em instalar o marqus de Rollebon
162 REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,
MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

na existncia histrica. De repente, uma possvel objeo sobre a sinceridade do marqus faz com que ele se sinta saturado com o passado, o presente e o mundo. Como, ento, eu que no tive foras para reter meu prprio passado, posso esperar salvar o de outra pessoa? (N, p. 144) Essa frase soa como um desabafo e, ao mesmo tempo, como uma justificativa. Vale a pena transcrever o depoimento de Roquentin:
Lancei um olhar ansioso ao meu redor: s o presente, nada alm do presente. Mveis leves e slidos, incrustados em seu presente,uma mesa, uma cama, um armrio do espelho e eu prprio. Revelava-se a verdadeira natureza do presente: era o que existe e tudo o que no era presente no existia. O passado no existia. De modo algum. Nem nas coisas, nem mesmo em meu pensamento. Por certo fazia muito tempo que eu compreendera que o meu me escapara. Mas at ento pensava que simplesmente se retirara do meu alcance. Para mim, o passado era apenas uma aposentadoria: era uma outra maneira de existir, um estado de frias e de inao; cada acontecimento, quando seu papel findava, se arrumava sensatamente, por si prprio, numa caixa e se tornava acontecimento honorrio: to difcil imaginar o nada! Agora eu sabia: as coisas so inteiramente o que parecem - e por trs delas... no existe nada. (N, p. 145)

H como que uma fuso entre a experincia da existncia e a do presente. E o passado? Identifica-se com o nada. Concluso prtica: O Sr. de Rollebon acabava de morrer pela segunda vez. (N, p. 145) No de estranhar que, no final da tarde, Roquentin seja acometido por uma crise de Nusea:
A coisa, que estava espera, alertou-se, precipitou-se sobre mim, penetra em mim, estou pleno dela. No nada: a Coisa sou eu. A existncia, liberada, desprendida, refluiu sobre mim. Existo. (N, p. 149)

Tomada a deciso de no mais se ocupar do marqus de Rollebon, Roquentin poderia ter arrumado suas malas e embarcado no trem para Paris. Sartre, porm, surpreende o leitor com o mais longo e o mais cheio dos dias do journal.

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

163

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

O ALMOO COM O AUTODIDATA


Meio-dia. 21 de fevereiro. Ei-lo num restaurante a convite do Autodidata. Entre os presentes, cumpre mencionar um caixeiro-viajante, um homem de cabelos brancos que bebe gua de Vichy, dois sujeitos atarracados que saboreiam mexilhes e um casal de namorados. Roquentin conhecera Ogier P. ..., em 1930, na biblioteca de Bouville. Descobrira casualmente que ele se instrua por ordem alfabtica. um homem solitrio, inseguro, afetado em suas maneiras, respeitoso at a raiz dos cabelos, cujo olhar revela um desejo de comunho de almas. No se sabe bem por que Roquentin aceitara o convite para o almoo. Em seu relacionamento com o Autodidata, ele parece estar ora atrado ora repelido por essa estranha figura. Tinha, claro, necessidade de falar. O fato de encontrar-se ali no significa que deseje comunho de almas: no ca to baixo. (N, p. 159) O Autodidata mostra-se generoso com seu convidado. Manda vir ostras e para espanto da garonete uma garrafa de vinho Ros dAnjou. Come com uma rapidez extraordinria e confessa ter estmago de avestruz. Alis, manifesto, desde o incio, que ele escolhera Roquentin para uma confisso. E teve sorte. Roquentin dispe-se a ouvi-lo:
Sou todo ouvidos: tudo o que quero me compadecer com os problemas dos outros; isso representar uma mudana para mim. No tenho problemas, tenho dinheiro, fruto de rendas, no tenho patro, nem mulheres, nem filhos; existo, tudo. (N, p. 159)

A confisso do Autodidata desdobra-se por etapas: durante a I Guerra Mundial, estivera no cativeiro, tornara-se um humanista e aderira ao socialismo. Revela tambm que o prazer esttico lhe escapa. Alude a problemas com um funcionrio da biblioteca e a certos mexericos que o molestam. Pra. Interrompe a confisso. A descrio do par de namorados feita em tom nostlgico por algum que j vivera um romance o romance com Anny com os mesmos traos de ingenuidade.
J no os ouo: me irritam. Vo dormir juntos. Sabem disso. Cada um dos dois sabe que o outro sabe. ... ... ... Quando tiverem dormido juntos, tero de descobrir outra coisa para encobrir o enorme absurdo de suas existncias. Ainda assim ... ser absolutamente necessrio mentir a si mesmos? (N, p. 166)
164 REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,
MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

A profisso de f no humanismo mal acolhida por Roquentin. Sartre, ao delinear os traos deste humanista de provncia, socialista e freqentador espordico de missas dominicais, cria uma figura repelente e despeja sobre ela carradas de desprezo. Ele no suporta certas palavras e expresses que brotam tantas vezes da boca dos humanistas, como, por exemplo, H os homens, meu velho, h os homens. E dava ao h uma espcie de fora canhestra, como se seu amor pelos homens, perpetuamente novo e admirado, se enredasse em suas asas gigantescas. (N, p. 168-169) Sartre assume um tom didtico e apresenta a lista dos humanistas desde o radical at o filsofo humanista. Todos tm em comum o fato de se odiarem entre si como indivduos naturalmente no como homens. (N, p. 174) Apesar de todo o empenho em corresponder gentileza do Autodidata, Roquentin no consegue ocultar sua obsesso com a existncia. Ele existe e sabe que existe. Sabe tambm que os outros existem. o seu segredo e o segredo de sua superioridade sobre os outros. Num dado momento, chega a pensar em explicar ao senhor de cabelos brancos o que a existncia. Resiste. Comea a rir. No fim do almoo, com o gosto de queijo na boca e atordoado com a pregao da necessidade de amar os homens, sente vontade de vomitar e, de repente, sacudido de alto a baixo por uma bela crise de Nusea.
Ento isso a Nusea: essa evidncia ofuscante? Como quebrei a cabea! Como escrevi a respeito dela! Agora sei: Existo o mundo existe e sei que o mundo existe. Isso tudo. (N, p. 182)

O JARDIM PBLICO
No jardim pblico, s seis da tarde, Roquentin sente-se invadido, por todos os lados, pela existncia. Compreende e v que a Nusea no uma doena nem uma febre passageira: cest moi. A existncia deixa de ser uma categoria abstrata. a prpria massa das coisas. Ns, os outros, as coisas ... no temos a menor razo para estar-a. Somos demais. Estamos de sobra. E mesmo que eu suprimisse minha existncia suprflua, de nada adiantaria. Minha prpria morte seria demais. Eu era demais para a eternidade (jtais de trop pour lternit). (N, p. 190) Embora sem formular claramente, compreendi que havia encontrado a chave da Existncia, a chave de minhas Nuseas, de minha prpria vida. a experincia do absoluto: o absoluto ou o absurdo. (N, p. 190-191)

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

165

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

Roquentin fala de um momento extraordinrio e lembra ter mergulhado num xtase horrvel. Anota em tom didtico:
O essencial a contingncia. O que quero dizer que, por definio, a existncia no a necessidade. Existir simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los. Creio que h pessoas que compreendem isso. S que tentaram superar essa contingncia inventando um ser necessrio e causa de si prprio. Ora, nenhum ser necessrio pode explicar a existncia: a contingncia no uma iluso, uma aparncia que se pode dissipar; o absoluto, por conseguinte a gratuidade perfeita. Tudo gratuito: esse jardim, essa cidade e eu prprio. (N, p. 193-194)

Observe-se que a descrio desse momento lembra, em muitos aspectos, uma experincia mstica ou uma revelao religiosa. O tempo havia parado. Por um lado, a identificao com a raiz de castanheiro ou a conscincia de sua existncia. Por outro, a percepo do movimento dos galhos das rvores. Tudo estava pleno, tudo em ato, no havia tempo fraco, tudo, at o mais imperceptvel estremecimento, era feito com existncia. (N, p. 196) No h como se subtrair do prazer atroz desse transbordamento de existncia. Com essa descrio, Sartre alcana o clmax do romance A Nusea. Passado o xtase, Roquentin levanta-se, sai do jardim e, ao chegar no porto, volta-se ento o jardim sorriu para mim. (N, p. 199)

O ENCONTRO COM ANNY EM PARIS


Anny uma presena constante no dirio. Atravs de observaes espordicas, o leitor informado de que Anny e Roquentin tinham vivido um romance e se separado h mais de trs anos. No que se refere a ele, o amor no desaparecera. Com a carta-convite para um encontro em Paris, o amor parece recobrar foras e crescer em intensidade. Mas no o suficiente para que se lembre, com nitidez, dos traos da mulher amada. No deixa de ser uma surpresa constatar que Roquentin no insensvel ao amor. O encontro acontece em Paris, sbado, 24 de fevereiro. Desde o momento em que Anny o recebe, com um longo vestido preto, at a despedida, se respira uma atmosfera de lirismo mesclado a tristeza. As frases curtas, mas cheias de aluses, fazem do dilogo um dos pontos fortes do episdio.

166

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

Dentre os aspectos que poderiam ser postos em evidncia, aponto para a simetria entre as palavras de Roquentin , no dia do almoo com o Autodidata dentro de quatro dias reverei Anny: no momento essa a minha nica razo de viver (N, p. 155) e a confisso de Anny: por isso que preciso de ti. E, um pouco mais adiante: Preciso que existas e no mudes. (p. 202) Quanto aos modos e atitudes, ela no mudara. Nem sequer lhe estendera a mo ao entrar. Mas, na despedida, beija-o de leve: para me lembrar de teus lbios diz sorrindo. (N, p. 225) Quanto aparncia, a atriz de teatro no mais a mesma: est gorda, os seios volumosos. (N, p. 200) essa moa, essa moa gorda de aparncia deteriorada que me toca e que eu amo. (N, p. 211) Ser por esse motivo que o reencontro acaba se transformando num desencontro? No, no. Tu no me reencontraste. (N, p. 225) Ele, no fundo, esperava que ela nunca mais o deixasse: No entanto deveria saber que Anny jamais aceitar envelhecer diante de mim. (N, p. 156) Em Paris, tambm possvel observar que os dois se situam em posies divergentes no que diz respeito ao tempo: Anny nem parece estar evocando lembranas, seu tom no tem o matiz enternecido e distante que convm a esse tipo de ocupao. Parece estar falando de hoje, no mximo de ontem. (N, p. 205) Para Roquentin, esse conhecimento do passado uma forma de opresso. Ela vive no passado. Ele um homem atormentado pelo presente. A separao inevitvel. De volta a Bouville, anota em seu dirio:
Sou livre: j no me resta nenhuma razo para viver, todas as que tentei cederam e j no posso imaginar outras. Ainda sou bastante jovem, ainda tenho fora bastante para recomear. Mas recomear o qu? S agora compreendo o quanto, no auge de meus terrores, de minhas nuseas, tinha contado com Anny para me salvar. Meu passado est morto. O Sr. de Rollebon est morto. Anny s retornou para me tirar toda esperana. Estou sozinho nessa rua branca guarnecida de jardins. Sozinho e livre. Mas essa liberdade se assemelha um pouco morte. (N, p. 228-229)

O LTIMO DIA EM BOUVILLE


A vspera de 28 de fevereiro, ltimo dia de sua permanncia em Bouville, reservada para um balano final dos trs anos passados na cidade. um balano eivado de nostalgia e desesperana. S na ltima pgina do dirio, h um vislumbre de esperana quando ele alude
REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,
MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

167

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

possibilidade de escrever um romance para evocar sua vida sem repugnncia. Conseguiria, ento no passado, somente no passado se aceitar. Do alto de uma colina, Roquentin contempla os habitantes da cidade que, satisfeitos, deixam seus escritrios. Despreza-os do fundo do corao:
Que imbecis! Repugna-me pensar que vou rever seus rostos espessos e tranqilos. Eles legislam, escrevem romances populistas, casam-se, cometem a extrema tolice de fazer filhos. (N, p. 231)

Por fim, no receia confessar: da existncia que sinto medo. (N, p. 233) No dia seguinte, ao entardecer, no Caf Mably, Roquentin pe no papel uma descrio pormenorizada do que presenciara na biblioteca. Aps ter devolvido dois volumes, que tomara por emprstimo, decide ficar um pouco mais e ler o jornal. Alm dos funcionrios, esto na sala uma senhora corpulenta, o Autodidata e dois adolescentes. Um deles senta-se esquerda do humanista. Roquentin pressagia que algo de ignbil est para acontecer. O Autodidata sussurra algumas palavras no ouvido do jovem e, de repente, comea a acariciar uma de suas mos. A o bibliotecrio d um berro e estoura o escndalo. O Autodidata leva dois murros e, com o rosto ensangentado, retira-se da biblioteca amparado por Roquentin. Deve estar perambulando, arrasado de vergonha e de terror, esse pobre humanista que os homens j no aceitam. (N, p. 233-234) Dentro de duas horas, partir o trem para Paris. Roquentin atravessa o jardim pblico e tem a sensao de no mais estar em Bouville. Cai num esquecimento total no sentido de ningum mais se lembrar dele. Ou ser que Anny se lembra dele? Tudo o que resta de real em mim existncia que se sente existir. Bocejo silenciosamente, demoradamente. Ningum. Antoine Roquentin no existe para ningum. (N, p. 247) No Rendez-vous des Cheminots, despede-se de Franoise e ouve, pela ltima vez, seu disco favorito: Some of these days Youll miss me honey.
Tambm isso eu compreendo: o disco se arranha e se gasta, a cantora talvez esteja morta; eu vou embora, vou tomar meu trem. Mas por trs do ente que cai de um presente para o outro, sem passado, sem futuro, por trs desses sons que dia a dia se decompem, se lascam e deslizam para a morte, a melodia

168

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

permanece a mesma, jovem e slida, como uma testemunha implacvel. (N, p. 255)

II P ARTE
Sob o prisma literrio, o perodo de 1930 a 1938, na vida de Sartre, costuma ser visualizado sob o signo de A nusea. Como ponto de partida, a descoberta da noo de contingncia, ou seja, a gratuidade, a falta de sentido da vida e da existncia. Depois, a elaborao do panfleto sobre a contingncia, ensaio polmico na linha da tradio francesa dos sculos XVII e XVIII. At ser aceito pela Editora Gallimard, o manuscrito denominado Melancholia passou por trs verses, sofreu cortes e correes, sempre com a anuncia do autor, para, finalmente, na primavera de 1938, vir a pblico com o ttulo definitivo de A nusea, com uma enigmtica citao de L.-F. Cline como epgrafe.3 O sucesso de A nusea foi imediato, e Sartre conquistou a celebridade. Tive, aos 30 anos, esse lampejo de gnio: descrever com toda a sinceridade, lhe asseguro a existncia injustificvel e inerte de meus semelhantes, escreveu ele em Les mots (As palavras). 4 E, na entrevista do septuagsimo aniversrio: Considero que, do ponto de vista propriamente literrio, o que de melhor eu fiz.5 Logo aps o lanamento do livro, Paul Nizan advertiu no perigo de A nusea ser classificado como romance filosfico: a literatura de Sartre no tem nenhuma relao com esse gnero frvolo, mas ela d bastante bem a idia do que poderia ser uma literatura associada a uma filosofia existencial. (Ce soir, 16 maio 1938) Pois esse tipo de literatura teve seu apogeu na Frana, no imediato ps-guerra, com o rtulo de literatura da existncia ou existencial, incluindo, alm de Sartre, Albert Camus, Georges Bataille e Simone de Beauvoir. Era inevitvel tambm que se falasse em romance de tese. No quadro das classificaes de um compndio, utilizado nas escolas francesas na dcada de 1940, o romance filosfico fazia parte do romance de tese ou didtico, uma das muitas espcies do gnero romanesco. O romance

3 Cest un garon sans importance collective, cest tout juste un individu. L. F. Cline, Lglise. A propsito da epgrafe de A Nusea, ver LVY, B. H. O sculo de Sartre: inqurito filosfico. Traduo de: J. Bastos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 104-110. 4 SARTRE, J. P. Les Mots. Paris: Gallimard, 1964 . p. 211. 5 SARTRE, J. P. Situations, X. Paris: Gallimard, 1976. p. 155.

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

169

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

de tese, alm de agradar, pretendia instruir e moralizar. 6 Em 1945, o crtico Maurice Blanchot tomou posio face aos romances de Sartre: O romance no tem nada a temer de uma tese, sob a condio de que a tese aceite no ser nada sem o romance. Pois o romance tem sua prpria moral que a ambigidade e o equvoco.7 Maurice Merleau-Ponty, por sua vez, abordou o tema em foco no estudo Le Roman et la Mtaphysique, consagrado ao livro A convidada (LInvite), de Simone de Beauvoir. Para Merleau, toda obra de um grande romancista sempre guiada por duas ou trs idias filosficas. No funo do romancista tematizar essas idias; sua funo faz-las existir diante de ns maneira das coisas.8 Acatando a sugesto de Merleau-Ponty, identifico em A nusea, como idias norteadoras, a contingncia e a temporalidade. claro que, com isso, proponho uma distino de carter didtico. De fato, a idia de contingncia abrange a temporalidade. Gerd Bornheim, no seu livro Sartre, institui um paralelo entre o cogito cartesiano e o sartriano; entre a dvida metdica e a dvida progressiva; entre o Discurso do mtodo e A nusea. Digamos que Roquentin encarna o mtodo. Pois atravs de suas andanas revela-se-lhe, progressivamente, a clareza de uma verdade ltima.9 Roquentin, ao viver a experincia da Nusea, mergulha na existncia e descobre que a existncia humana e o mundo so gratuitos e absurdos. De nada adianta recorrer a um ser necessrio e causa de si prprio: ora, nenhum ser necessrio pode explicar a existncia. (N, p. 194) por isso que estou convencido de que A Nusea a melhor introduo leitura de O ser e o nada10 e, reciprocamente, a leitura da obra de 1943 ajuda a compreender e apreciar melhor A nusea. Os grandes temas do tratado filosfico j se encontram esboados ou delineados no romance de 1938: as duas regies do universo do ser, o nada, a temporalidade, o ser-para-outro, a m-f, a liberdade e o atesmo. Era previsvel que, na esteira de Descartes, Bergson, Husserl e Heidegger, Sartre afrontasse o tema da temporalidade num tratado da envergadura de O ser e o nada. Note-se que o captulo acerca da temporalidade (II Parte, cap. 2) precedido pela descrio fenomenolgica do em-si (serobjeto) e do para-si (ser-conscincia), bem como do estudo do problema do nada. Posto isso, o autor parte para uma fenomenologia das trs dimenses

6 Pode-se incluir nesta espcie o romance filosfico, que insinua uma inteno didtica em sua afabulao romanesca. SUBERVILLE, J. Thorie de lArt et des Genres Littraires. 5. d. Paris: Les d. de lcole, 1959. p. 447. 7 Ver BLANCHOT, M. Sur les romans de Sartre. LArch, Oct. 1945. 8 MERLEAU-PONTY, M. Sens et non-sens. 5. d. Paris: Nagel, 1966. p. 45. 9 BORNHEIM, G. Sartre. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1984. p. 16. 10 Ver SARTRE, J. P. O ser e o nada. Ensaio de ontologia fenomenolgica. 2. ed. Traduo de: P. Perdigo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997.

170

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

temporais. A temporalidade apresenta-se como uma estrutura organizada, e o passado, o presente e o futuro devem ser vistos como momentos estruturados de uma sntese original. (SN, p. 158) Na terminologia sartriana, o passado em-si (en-soi) e o presente para-si (pour-soi). Falar em existncia de um passado s tem sentido para o homem. Sartre insurge-se contra a expresso ter um passado e, em lugar dela, prope ser seu prprio passado: no h passado salvo para um presente que s pode existir sendo l atrs seu passado. (SN, p. 166) Sob outro ngulo, porm, eu no sou meu passado, j que eu o era. Por isso, coerentemente, Sartre chega seguinte formulao: Somente no passado sou o que sou. (SN, p. 171) Visto que o passado em-si, eu no posso voltar ao passado. Contra a enganosa homogeneidade do passado e do presente, o filsofo categrico: entre passado e presente h uma heterogeneidade absoluta. (SN, p. 172) No contexto da liberdade (IV Parte, cap. 1), j que no h liberdade a no ser em situao, e no h situao a no ser pela liberdade (SN, p. 602), Sartre defronta novamente com o passado meu passado ao examinar as diferentes estruturas da situao. Ao tratar do presente, Sartre empenha-se em desmistificar a postura dogmtica, prpria do homem pr-crtico, ao declarar:
O que falsamente se denomina Presente o ser ao qual o presente presena. impossvel captar o Presente em forma de instante, pois o instante seria o momento em que o presente . Mas o presente no , faz-se presente em forma de fuga. (SN, p. 177)

E se entendssemos por futuro um agora que ainda no , iramos encarar o tempo como um continente dado e esttico. (SN, p. 179) No final do pargrafo, a sentena que resume o pensamento do autor: sou meu Futuro na perspectiva constante da possibilidade de no s-lo. (SN, p. 183) E como o homem um ser cujo sentido sempre problemtico, a angstia inevitvel. O homem angstia, dir ele em 1945. 11 Para explicar a angstia, Sartre recorre ao exemplo de um chefe militar que tem de fazer uma escolha e assumir a responsabilidade pelo seu ato. Por qu? Porque o homem livre e ser livre estar condenado a ser livre. (SN, p. 183) Ao versar sobre a ontologia da temporalidade, Sartre define a multiplicidade temporal como uma multiplicidade ordenada segundo o antes e o depois. (SN, p. 184) Logo a seguir, o leitor depara com a irreversibilidade

11 SARTRE, J. P. O existencialismo um humanismo. Traduo de: V. Ferreira. Lisboa: Presena, s.d. p. 247.

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

171

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

do tempo: A ordem antes-depois se define, antes de tudo, pela irreversibilidade. (SN, p. 185) O filsofo alude, ento, aos romancistas e poetas:
essencialmente sobre esta virtude separadora do tempo que romancistas e poetas tanto insistem, bem como sobre uma idia vizinha, que pertence, por outro lado, dinmica temporal: a de que todo agora est destinado a se tornar um outrora. O tempo corri e escava, separa, foge. (SN, p. 185)

Dada a importncia da irreversibilidade do tempo em A nusea, era de se esperar que Sartre desenvolvesse um pouco mais esse tpico em O ser e o nada. indubitvel que a atividade de Sartre, como romancista e dramaturgo, ajudou a difuso de suas idias filosficas. Assim, por exemplo, na descrio do par de namorados, durante o almoo com o Autodidata, h uma antecipao daquilo que ser chamado de m-f (mauvaise-foi) em algumas pginas de O ser e o nada que merecidamente se tornaram clebres. A m-f tem na aparncia, portanto, a estrutura da mentira. S que e isso muda tudo na m-f eu mesmo escondo a verdade de mim mesmo. (SN, p. 94) No filme Sartre por Sartre (Sartre par lui-mme), de Alexandre Astruc e Michel Contat, 1972, Sartre reconheceu ter se utilizado do romance A Nusea para que a idia de contingncia ganhasse consistncia antes da prova definitiva de um tratado filosfico. Talvez Sartre no se tenha dado conta, em 1972, de que essa instrumentalizao da literatura contraria os princpios defendidos com tanta convico, em l947, no ensaio Que a literatura? (Quest-ce que la littrature?). 12

CONCLUSO
Apesar de o dirio de Antoine Roquentin terminar com um sinal de esperana, na inesperada confidncia de um dia, talvez, vir a escrever um romance para que um pouco de claridade iluminasse o seu passado, A nusea deixou muitos leitores e crticos com a impresso de que Sartre se

12 Por exemplo: Demonstrei acima que a obra de arte como fim absoluto se ope, por essncia, ao utilitarismo burgus. SARTRE, J. P. Que a literatura? Traduo de: C.F. Moiss. So Paulo: tica, 1989. p. 193.

172

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

deleitava em acentuar a ignomnia humana e mostrar o srdido, o equvoco, o viscoso.13 Gabriel Marcel, um dos seus crticos mais severos, valeu-se do adjetivo grumeleux (grumoso, coalhado) para qualificar alguns aspectos da realidade que foram descritos no romance.14 Em O ser e o nada, ao tratar da Qualidade como Reveladora do Ser, Sartre elabora uma fenomenologia dos viscoso (visqueux): O horror do viscoso o horror de que o tempo se torne viscoso, de que a facticidade progrida contnua e insensivelmente at absorver o Para-si que a existe. (SN, p. 745) Se a isso acrescentarmos algumas sentenas do tratado, que costumam ser citadas fora do contexto, como, por exemplo, A histria de uma vida, qualquer que seja, a histria de um fracasso (SN, p. 593) e Mas a idia de Deus contraditria, e nos perdemos em vo; o homem uma paixo intil (SN, p. 750), teremos alguns elementos que ajudam a explicar a pecha de pessimismo que envolveu o nome de Sartre na dcada de 1940. A reao teve incio na noite de 29 de outubro de 1945 com a conferncia O existencialismo um humanismo (Lexistentialisme est un humanisme), proferida por Sartre no Clube Maintenant, em Paris. Da leitura do texto, possvel constatar que o filsofo procurou responder s principais acusaes levantadas contra o existencialismo por ele encarnado. Limitome, aqui, questo do humanismo.
Criticaram-me por perguntar se o existencialismo era um humanismo. Responderam-me: mas voc escreveu na Nusea que os humanistas no tinham razo. Voc troou dum certo tipo de humanismo, para que voltar a ele agora? (EH, p. 291-292)

Na resposta, Sartre bosqueja o que seria chamado, a partir de ento, de humanismo existencialista:
Humanismo, porque recordamos ao homem que no h outro legislador alm dele prprio, e que no abandono que ele decidir de si; e porque mostramos que isso se no decide com voltar-se para si, mas que procurando sempre fora de si um fim que tal libertao, tal realizao particular que o homem se realizar precisamente como ser humano. (EH, p. 294-295)

13 Como diz o prprio Sartre no incio da conferncia O existencialismo um humanismo, p. 233. 14 Ver MARCEL. G. Les Grands appels de lhomme contemporain. Paris: d. du temps prsent, 1947. p. 118.

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

173

FIGURELLI, R. A Nusea ou A Irreversibilidade do tempo

Transcorridos mais de sessenta anos da data de sua publicao, A nusea tida, num consenso quase unnime, como um dos grandes romances da literatura francesa. O ser e o nada um dos marcos do pensamento filosfico do sculo recm-findo. O existencialismo pertence ao passado e, hoje em dia, dificilmente algum falar em humanismo existencialista. Mesmo assim, a leitura de A Nusea, o estudo de O ser e o nada e de O existencialismo um humanismo permitem-nos reviver e compreender melhor um dos mais conturbados perodos da histria do sculo XX.

REFERNCIAS
BLANCHOT, Maurice. Sur les romans de Sartre, LArch, Oct. 1945. BORNHEIM, Gerd. Sartre. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1984. LVY, Bernard-Henri. O sculo de Sartre: inqurito filosfico.Traduo de: Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. MARCEL, Gabriel. Les Grands appels de lhomme contemporain.Paris: d. du temps prsent, 1947. MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et non-sens. 5. d. Paris: Nagel, 1966. SARTRE, Jean-Paul. A Nusea. 7. ed. Traduo de: Rita Braga. Rio: Nova Fronteira, 1991. _____. La Nause. Paris: Gallimard, 1938. _____. Les Mots. Paris: Gallimard, 1964. _____. O ser e o nada. Ensaio de ontologia fenomenolgica. 2. ed. Traduo de: Paulo Perdigo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. _____. O existencialismo um humanismo. 2. ed. Traduo de: Verglio Ferreira. Lisboa: Presena, s.d. _____. Que a literatura? Traduo de: Carlos Felipe Moiss. So Paulo: tica, 1989. _____. Situations, X. Paris: Gallimard, 1976. SUBERVILLE, Jean. Thorie de lArt et des Genres Littraires. 5. d. Paris: Les ditions de lcole, 1959.

174

REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 157-174,

MAIO / AGO .

2005. E DITORA UFPR.

You might also like