You are on page 1of 7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es

Home iG

ltimo Segundo

Economia

Esporte

TV iG

Gente

Delas

ASSINE

E-mail

Ace

o In e ne

S po e

Guia do hardware

GDH Press

Frum GdH

Publique seu texto

RSS

Home

Equipe

Minha C onta

Busca

ndice - Tutoriais

Guia Jubarte de Telecomunicaes


Por Be njam im Gis Ilde fonso da Silva e m 12 de fe ve re iro de 2010 s 09h29

ANTERIOR: 5. ENLACES DE RDIO DE LONGA DISTNCIA

6. Enlaces de pticos
PR XIMO: 7. ENLACES VIA SATLITE

6. Enlaces de pticos
Fibras pticas so materiais feitos de vidro (slica) que carregam sinais de luz ao invs de sinais eltricos. A utilizao de fibras pticas para transmisso de dados veio da necessidade de se levar grandes volumes de informao em curtos espaos de tempo atravs de longas distncias. Este tipo de cabeamento muito utilizado em anis baseados em tecnologia SDH (Subsncronos Digital Hierarchy), anis metroethernet ou mesmo no core de um grande datacenter, viabilizando o uso de tecnologias Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet.

Notcias

Guias

O que h de novo?

Notcias
Hoje Opera 12 tambm suportar a opo Do Not Track 11/02

Desktops continuam em queda, mas cresce o us de mltiplos monitores 10/02

Falha no Google Wallet: perder o celular significa perder a carteira Microsoft detalha Windows 8 para processadores ARM (WOA) C anonical lana Business Desktop Remix do Ubuntu 09/02 Drive: Wall Street afirma que o Google est prestes a lanar servio de armazenamento 08/02

Tecnologia sinaliza HDs 1000 vezes mais rpidos e densidade 20 vezes maior C onsumo de energia nos tablets com Windows 8 ReactOS agora suporta mais drivers de rede, Wi Fi e temas do Windows XP Adobe confirma: C hrome para Android no rodar Flash 07/02

Kubuntu no receber mais dinheiro da C anonica em seu desenvolvimento Google lana C hrome beta para Android 4.0 (IC S) Figura 8 - Fibra ptica 06/02

Fonte: Wikipdia Principais vantagens Altas taxas de transmisso, atualmente possvel transportar em fibras pticas aproximadamente 40Gbps, sendo esta velocidade limitada apenas pelos equipamentos eltricos do sistema. Baixa atenuao, tipicamente 0,2dB/Km para um comprimento de onda de 1550nm.

Boto Iniciar poder ser removido no Windows 8 Wayland 1.0 deve ser lanado ainda neste ano Firefox 11 beta sincroniza tambm as extenses 03/02 Usb Host para o Android Piratebay: ainda no foi dessa vez Windows Phone 8 poder ser baseado no... Windows 8 Ubuntu 12.04 alpha 2: confira as novidades Google apresenta melhorias na segurana do

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

1/7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es


C abos com pesos e dimenses reduzidas C ondutividade eltrica nula. Imunidade a interferncias eletromagnticas. Elevada qualidade de transmisso, sendo a taxa de erro de bit tpica de 10-?, ou seja um bit errado a cada um 1 bilho de bits. Segurana e sigilo nas transmisses, uma vez que no possvel captar o sinal sem romper a fibra. Matria prima abundante. O silcio (Si) um dos elementos mais abundantes do planeta. Principais limita es Fragilidade C usto pode ser elevado quando comparado a outros meios de transmisso. O fato de sua condutividade eltrica ser nula, impede o uso da fibra para transmisso de energia para repetidores e amplificadores ao longo do enlace. Dificuldade de se fazer emendas e conectores. Alto custo e complexidade para implantar e ampliar redes pticas. Android Market

Notcias do ms de Fevereiro de 2012


A igo Tutoriais Livros Dicas An lises Pesq isar

Livros

6.1 Diagrama em blocos de um enlace ptico

... ou leia os captulos disponveis online.

Compre o seu

6.1.1 Multiplexador El trico


A figura 8 demonstra a topologia de um enlace ptico utilizando um multiplexador eltrico. Nesta topologia os sinais de diferentes fontes so combinados e multiplexados para s ento serem convertidos em sinais pticos.

Figura 9 - Topologia de um enlace MUX / DEMUX

ptico com mux eltrico

Equipamento que recebe os sinais de diferentes fontes (radio, modem, roteador) e os codifica em um nico canal de informao. Multiplexadores de sinais eltricos geralmente utilizam tcnicas de multiplexao em frequncia (FDM) e tempo (TDM). Este equipamento juntamente com os repetidores eltricos representam o gargalo para transmisso em fibras pticas. Fonte ptica Faz a converso do sinal eltrico em sinal ptico, podendo utilizar LED ou LASER. A tabela demonstra as caractersticas de ambas as fontes. Funcionam com os comprimentos de onda mais adequados para comunicaes pticas que so de 850nm, 1310nm e 1550nm. Principais caractersticas so a potncia de transmisso (dBm) e a largura espectral do pulso medida em nano metros (nm). Caracterstica LED LASER Potncia ~ -14dBm 1 dBm Largura espectral 20 ~ 100 nm 0,05 ~ 1nm Velocidade de Modulao Mdia Alta Variaes com Baixa sensibilidade Alta sensibilidade Temperatura Vida til ~10x maior que o laser ~10x menor que o LED Rudo Mdio-Alto Baixo C usto Baixo Mdio-Alto Repetidor C orrige a atenuao sofrida pelo sinal ptico. Geralmente tambm possui um regenerador de forma de onda para um sinal digital ou um filtro para corrigir a forma de onda de um sinal analgico.

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

2/7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es


Existem dois tipos de repetidor, o repetidor eltrico e o repetidor ptico. O repetidor eltrico trabalha apenas com sinais eltricos, sendo assim ele converte o sinal ptico em sinal eltrico, realiza a amplificao e s ento o converte em sinal ptico novamente. O repetidor ptico realiza a amplificao do sinal ptico sem realizar nenhum tipo de converso, sendo muito mais rpido e eficiente. Detector ptico

o receptor que faz a converso do sinal ptico em sinal eltrico. Sua principal caracterstica a sensibilidade, medida em "dBm".

6.1.2 Multiplexador ptico


A figura 9 demonstra a topologia de um enlace ptico utilizando um multiplexador ptico. Nesta topologia os sinais de diferentes fontes so combinados e multiplexados j na forma ptica.

Figura 10 - Topologia de um enlace MUX / DEMUX

ptico com mux

ptico

Equipamento que recebe os sinais de diferentes fontes (radio, modem, roteador) e os codifica em um nico canal de informao. Multiplexadores de sinais pticos utilizam tcnicas de multiplexao baseadas em comprimentos de onda (WDM e DWDM).

6.2 Modos de propagao


Em um guia de ondas cilndrico e dieltrico na faixa da luz como a fibra ptica, a transmisso de energia se faz atravs de diversas distribuies possveis dos campos eltricos e magnticos, sendo assim, cada distribuio possvel (trajetria de cada raio de luz) corresponde a um modo de propagao. Quanto maior o n mero de modos se propagando em um guia de onda, maior a probabilidade destes modos se interferirem de maneira destrutiva e tambm maior a disperso do sinal ao longo do enlace, logo quanto menor a quantidade de modos de propagao melhor.

Figura 11 - Modos de propagao em uma fibra A definio da quantidade de modos de propagao em uma fibra est fora do escopo deste documento, porm em poucas palavras, podemos dizer que fibras multimodo (vrios modos de propagao) carregam menores taxas de transmisso devido a maior quantidade de atenuao e disperso, por isso so utilizadas apenas em redes locais devido ao seu baixo custo, entretanto a tendncia que as fibras multimodo desapaream pois o seu preo est se tornando prximo do custo das fibras monomodo, que conseguem carregar maiores taxas de transmisso por maiores distncias.

6.3 Anlises em sistemas

pticos

6.3.1 Anlise de potncia


Esta anlise verifica se a energia contida no sinal ao fim do enlace suficiente para sensibilizar o receptor. Neste caso se leva em considerao a potncia utilizada pela fonte ptica (dBm) e a atenuao sofrida pelo sinal ao longo do enlace, considerando a atenuao natural da fibra (dB/km) assim como as perdas em emendas e conectores.

Figura 12 - Anlise de potncia no sinal ptico

6.3.2 Anlise de disperso


www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html 3/7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es


Disperso uma alterao na forma de onda do sinal ptico, resultando na alterao no tempo de durao do sinal de sada em relao ao sinal de entrada. Existem vrios tipos de disperso, sendo elas: Disperso Modal - Ocorre em fibras multimodo pelo fato de cada modo de propagao percorrer diferentes trajetrias no interior da fibra. Medida em [Ns / km] Disperso Cromtica - Acontece em fibras monomodo e multimodo, ocorre devido ao fato de cada comprimento de onda chegar ao final da fibra em diferentes instantes de tempo. Medida em [ps / (nm * km)] Disperso de modo de polarizao - Ocorre em fibras monomodo, causada por efeitos de trao, toro, compresso e curvaturas que perturbam a simetria circular da fibra, causando diferena de velocidade entre as polarizaes. Medida em [ps / sqrt (km)] Uma fonte ptica no gera um nico comprimento de onda, mas tambm uma srie de comprimentos de onda "indesejveis" bem prximos do valor a ser trabalhado, logo quanto menor a quantidade de comprimentos de onda melhor, a este conceito chamamos de "Pureza espectral" e varia de acordo com o tipo de fonte utilizada. Fontes pticas baseadas em LASER possuem uma maior pureza que as fontes baseadas em LEDs.

Figura 13 - Pureza espectral da fonte A velocidade de propagao do sinal no interior de uma fibra ptica varia com o seu comprimento de onda, como temos vrios comprimentos de onda viajando pelo interior da fibra de se esperar que cada um deles chegue ao final do enlace em instantes diferentes criando um alargamento temporal do pulso, a este efeito chamamos de "Disperso cromtica".

Figura 14 - Dispers o no tempo O alargamento temporal de um sinal deve ser mantido tipicamente em um valor inferior a 25% do tempo de durao de 1 bit, logo se o sinal a ser transmitido for do tipo Fast Ethernet (100Mbps), cada bit ter a durao de 10ns, logo o alargamento temporal mximo deve ser de 2,5ns.

6.4 Exemplo de dimensionamento em sistemas


C ondies de simulao: Fonte ptica

pticos

Tipo Laser C omprimento de onda de 1310nm Largura espectral de 1nm Potncia de 0dBm O sinal possui uma taxa de transmisso de 100Mbps Fibra ptica

Tipo monomodo Dimetro do ncleo (N1) de 9 um (micrmetros) ndice de refrao do ncleo (1,5) e ndice de refrao da casca (1,496) C omprimento do enlace 100Km Disperso cromtica de 3ps / nm * Km Atenuao de 0.3dB/Km C onsiderar atenuao de 2dB em conectores e emendas Receptor ptico

Sensibilidade de -33dBm A partir destas informaes vamos utilizar o mdulo de enlaces pticos do Jubarte para

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

4/7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es


verificar a viabilidade do enlace quanto a potncia e quanto a disperso. O jubarte ir calcular a potncia estimada recebida pelo receptor, a disperso no tempo sofrida pelo sinal e tambm definir o perfil da fibra ptica em uso a partir de suas caractersticas. Obs: O campo que seleciona o tipo de fibra serve apenas para habilitar e desabilitar os tipos de disperso inerentes a cada tipo (monomodo ou multimodo), devendo ser removido em futuras verses do software.

Figura 15 - M dulo de enlaces

pticos do Jubarte

6.4.1 Jubarte Power Analyser


O Power Analyser funciona para o mdulo de fibras pticas da mesma forma que no mdulo de rdio, ele possui o intuito de plotar grficos demonstrando o decaimento de potncia do sinal ao longo de todo o enlace ptico previamente especificado, esta ferramenta se mostra muito til para se detectar rpidamente componentes de baixa eficincia do projeto. A linha vermelha no grfico representa a sensibilidade do receptor. A figura 16 demonstra a anlise de potncia do sinal simulado no tem 7.4.

Figura 16 - Anlise de potncia ao longo do enlace


NDICE

ptico

PR XIMO: 7. ENLACES VIA SATLITE ANTERIOR: 5. ENLACES DE RDIO DE LONGA DISTNCIA

Introduo 2. Origens - Projeto MUX Linux 3. Instalao 4. Enlaces de Rdio de curta distncia 5. Enlaces de Rdio de longa distncia 6. Enlaces de pticos 7. Enlaces via satlite 8. Telefonia IP 9. Sistemas de Refrigerao 10. Sistemas de fornecimento de energia ininterrupta - UPS

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

5/7

13/02/12
11. Referncias

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es

Por Benjamim G is Ildefonso da Silva. Revisado 28 de maio de 2010 s 14h03

6 comentrios

Coment rios
Fazer novo comentrio

Jubarte
por Adriano (an nimo) em 16 de dezembro de 2011 s 11h44 Bom dia. Os links postados no site do projeto nao estao funcionando. Alguem que ja baixou poderia postar? Obrigado.

Responder

nao consigo baixar o jubarte


por Mersalt (an nimo) em 20 de outubro de 2011 s 17h26

Responder

pessoal algum poderia informar em que site consigo baixar j que nem um link est funcionando.
Expandir rplicas

por Marcos (an nimo)

encontrei

por Marcos (an nimo)

Muito bom!
por Renan (an nimo) em 13 de setembro de 2011 s 23h48

Responder

Excelente iniciativa! Sou estudante de engenharia de telecomunicaes e estou pesquisando materiais e ferramentas prontas para auxiliar o trabalho. Vou usar este programa para estudar propagao, e qualquer outra matria que necessitar. Uma pena que o programa apenas em ingls. Sei que o mundo da engenharia dominado por essa lngua, e que ela funciona como idioma de intercmbio das informaes, mas seria interessante um programa desses dar suporte a mltiplos idiomas. At a UIT publica em vrios deles (mas o portugus...). E queria informar que hoje os links para download no site oficial estavam quebrados. Tive que baixar por outra fonte.
Expandir rplicas

onde baixar

por claudiney (an nimo)

Destaques
39 aplicativos indispensveis para o Android C onfigurando rapidamente uma rede entre dois micros C omo colocar legendas em vdeos Hackeando as senhas no Windows XP C rimpando cabos de rede C onfigurando a rede no Windows (atualizado) Qual a diferena entre notebook e netbook? Prompt de C omando do Windows Planos de dados: usando o celular como modem C elulares chineses Instalando o Apache + PHP + MySQL no Windows Limpando os arquivos temporrios do Windows Guia do Hardware agora Hardware.com.br Hardware II, o Guia Definitivo Siga-nos: RSS | Twitter | Facebook

Gostou do texto?
Veja nossos livros impressos: Smartphones | Linux | Hardware Redes | Servidores Linux ... ou encontre o que procura usando a busca:
B scar

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

6/7

13/02/12

6. Enlaces de pticos - Guia Jubarte de Telecomunica es


1999-2012 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.

Home

F rum GdH

RSS

Equipe

www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina6.html

7/7

You might also like