You are on page 1of 7

Ano Letivo 2011/2012 GEOGRAFIA A

Ficha 18 As reas metropolitanas

1.1 O crescimento populacional, as transformaes na base produtiva, a emergncia de novos problemas sociais.

1.2 Articulao dos investimentos municipais e de interesse supramunicipal e coordenao de atuaes entre os municpios e a administrao central em variadas reas (infraestruturas de saneamento bsico e de abastecimento pblico sade, educao, ambiente, etc.).

2.1 Verifica se o grfico elaborado corresponde ao da figura que se segue.

2.2 O grfico revela um aumento da populao nas duas reas metropolitanas, entre 1991 e 2002, salientando-se Sintra e Seixal, na AML, e V. N. Gaia, Maia, Gondomar e Matosinhos, na AMP, entre os concelhos que mais ganharam populao. Os que mais perderam, no perodo considerado, foram Lisboa e Barreiro, na AML, e apenas o Porto, na AMP. Apesar de ter reduzido o nmero de habitantes do concelho de Loures, tal no se deve a um movimento de sada mas sim `separao e individualizao do concelho de Odivelas.

3.2 A perda demogrfica foi mais acentuada nos municpios centrais, enquanto o maior crescimento se verificou em concelhos onde a melhoria das acessibilidades e a disponibilidade de espao para construo permitem o acrscimo demogrfico.

Ficha 19 Dinamismo das reas metropolitanas


1.1 Verifica se os mapas que pintaste esto conforme o que se apresenta a seguir (Fig. 1 e Fig. 2).

1.2 O ndice de dependncia de jovens d-nos o nmero de jovens por 100 ativos, enquanto o ndice de envelhecimento nos d o nmero de idosos por 100 jovens. 1.3 - Alguns concelhos da AMP apresentavam valores no ndice de dependncia de jovens inferiores mdia nacional, sendo menos os municpios em que tal acontecia na AML. No entanto, a maior dos municpios de uma e outra rea metropolitana tinham um ndice de envelhecimento bastante inferior mdia nacional, havendo apenas um concelho na AMP para seis concelhos na AML, com valores superiores a esta mdia. 1.4 Barreiro, na AML, e Porto, na AMP, apresentavam os valores mnimos, enquanto Sintra, na AML, e Pvoa de Varzim, na AMP, detinham o valor mximo no ndice de dependncia de jovens. Quanto ao ndice de envelhecimento, era mais elevado no Porto e em Lisboa e mais baixo na Pvoa de Varzim e em Sintra.

1.5 Os concelhos de Lisboa e Porto registam os valores mais elevados no ndice de envelhecimento e valores baixos no ndice de dependncia de jovens. Estes ndices confirmam a tendncia de envelhecimento destes dois municpios e podem explicar-se pela reduo da taxa de natalidade nestes concelhos, em parte justificado pelo elevado preo das habitaes, o que leva a que muitos jovens optem por residir num dos concelhos das proximidades. 2.1 Os movimentos em direo a Lisboa so mais intensos do que os que se dirigem ao Porto. No entanto, os que se destinam ao concelho do Porto abrangem reas mais distantes. 2.2.1 A capacidade polarizadora de Lis e do Porto evidencia-se na maior intensidade dos movimentos em direo a estes dois concelhos. 2.2.2 Os dois mapas revelam tambm intensas migraes cruzadas nas duas reas metropolitanas, o que demonstra a existncia de complementaridade

interconcelhia nas duas reas metropolitanas. 3.1. A bipolarizao econmica o fenmeno que se verifica em Portugal, com uma concentrao das atividades econmicas em dois polos, as reas metropolitanas de Lisboa e do Porto. 3.2 Estas duas reas metropolitanas representam, no seu conjunto, mais de 40% do emprego e mais de 50% do PIB nacional. 3.3 Ainda que estas duas reas se salientem no contexto socioeconmico naciona, evidenciam-se disparidades que revelam o peso econmico da AML, com maior PIB per capita, produtividade, emprego em servios intensivos em conhecimento, capacidade para atrair investimento estrangeiro, etc.

Ficha 20 A indstria nas reas metropolitanas e no resto do Pas


1.1 Na AMP predominam os ramos dos txteis, vesturio e do couro; fabrico de mquinas, equipamento e material de transporte; alimentao, bebidas e tabaco. 1.2 O principal ramo industrial na AMP o dos txteis, vesturio e do couro (calado), que corresponde a indstrias que necessitam de muita mo-de-obra. 1.3 Perda de importncia das indstrias txteis e alimentares e aumento do peso do vesturio e calado e dos produtos metlicos, maquinas e material eltrico. 1.4 Na AML existe uma maior diversidade industrial, com atividades menos intensivas em mo-de-obra e mais intensivas em capital e, desse modo, geram maior produtividade e maior valor acrescentado do que as indstrias da AMP. 1.5 Existe uma tendncia de desconcentrao da indstria que se tem vindo a expandir nas reas envolventes s duas reas metropolitanas, para reas bem servidas pela rede de transportes e comunicaes. Por sua vez, os concelhos das reas metropolitanas, sobretudo os centrais, tendem a terciarizar-se. 2.4. O VAB mais elevado nas regies da Grande Lisboa, Grande Porto e Ave. Seguem-se Setbal e um conjunto de NUTS III em torno do Grande Porto e junto ao litoral. 2.5 Existe uma coincidncia na distribuio destes indicadores, pois verifica-se uma concentrao no Litoral. Porm, as posies relativas alteram-se sendo o Ave, seguido do Grande Porto e s depois a Grande Lisboa a salientar-se no emprego da indstria transformadora. 2.6 As regies da Grande Lisboa e Pennsula de Setbal destacam-se mais pelo VAB do que pelo emprego. Tal significa que a predominam indstrias mais intensivas em tecnologia, normalmente aquelas que produzem maior VAB. 3.1 As regies com maior grau de especializao na indstria extrativa so o Alto Alentejo e o Alentejo Central, e nos txteis, vesturio e calado, so Ave e Cova da Beira. 3.2 A indstria extrativa est fortemente relacionada com os recursos naturais existentes nas regies (minas e pedras ornamentais). 3.3 As indstrias de alimentao, bebidas e tabaco, enquanto indstrias de bens de consumo, tendem a localizar-se prximo dos grandes mercados de consumo que correspondem s aglomeraes urbanas. 4.1 A indstria constitui um motor de desenvolvimento pois, para alm de gerar emprego, atrai atividades complementares e de servios. As regies sem grande implantao industrial no beneficiam destes efeitos multiplicadores, o que contribui para acentuar as assimetrias de desenvolvimento existentes.

4.2 A melhoria das acessibilidades e a oferta de benefcios (por exemplo, fiscais) em regies desfavorecidas so duas medidas que podero incentivar a

descentralizao da indstria.

Ficha 21 Problemas urbanos


1.1 Remete para o xodo rural. 1.2 O xodo rural foi um dos fatores da expanso urbana, pois conduziu a um forte crescimento populacional da cidade de Lisboa e dos subrbios. Este crescimento dificulta o permanente ajustamento entre as infraestruturas e as necessidades da populao, da resultando numerosos problemas que afetam a qualidade de vida nessa cidade. 1.3 Desemprego, pobreza, excluso social, criminalidade, insegurana, habitao precria, listas de espera para as consultas, etc. 1.4 O planeamento e a gesto municipal aparecem no grfico do Doc. 1 como o quinto fator mais importante na qualidade de vida urbana pois so essenciais para prevenir e resolver os problemas urbanos. 2.1 As urbanizaes implantadas no norte e noroeste da cidade servem de barreira circulao dos ventos dominantes, impedindo a ventilao e o arejamento da cidade a sul, acentuando a poluio. 2.2 A existncia de materiais de construo com grande capacidade de absoro de calor, a densidade das construes, o calor libertado pelos transportes, iluminao e sistemas de climatizao artificial, a impermeabilizao dos solos, etc. 2.3 O aumento da poluio e da intensidade das vagas de calor comprometem a qualidade do ar que se respira e, consequentemente, a sade da populao, levando a um aumento das doenas dermatolgicas e respiratrias, e a um agravamento de vrias outras doenas, por exemplo, cardacas. 2.4 Poluio sonora, excessiva produo de resduos, falta de zonas verdes, etc.

Ficha 22 A recuperao da qualidade de vida urbana


1.1 O PDM Plano Diretor Municipal um instrumento de gesto do territrio concelhio e tem como finalidade principal fixar as linhas gerais de ocupao do territrio de cada municpio.

1.2 A evoluo socioeconmica, demogrfica e de ocupao do territrio exigem uma avaliao frequente dos PDM para se adequarem s novas realidades de cada municpio, razo por que se afirma que estes planos tm um carcter dinmico. 1.3 PU Planos de Urbanizao e PP Planos de Pormenor. 1.4 O planeamento fundamental para prevenir os problemas urbanos porque procura fazer a gesto do territrio de forma equilibrada, de modo a aproveitar as potencialidades e a criar condies de vida adequadas para a populao, partindo do conhecimento da realidade fsica e humana do territrio. 2.1 O programa URBAN II uma iniciativa comunitria vocacionada para intervir em reas urbanas crticas do ponto de vista socioeconmico, com problemas de desemprego, pobreza e excluso social, criminalidade e delinquncia, entre outros. 2.2 O doc. 1 refere-se a uma rea urbana da cidade do Porto onde existem problemas de desemprego e, embora no esteja expresso no texto, pode subentender-se que existem, nesta rea, muitos outros dos problemas associados, justificando a aplicao deste programa. 2.3 Um dos objetivos deste programa a reabilitao das reas urbanas degradadas, do ponto de vista socioeconmico, o que passa, naturalmente, pela reinsero social dos seus habitantes. Tratando-se de uma rea afetada pelo desemprego, a iniciativa do autocarro do emprego promove a reinsero profissional dos desempregados desta zona, facilitando-lhes o acesso informao sobre emprego disponvel, encaminhando e, eventualmente, estabelecendo contatos nesse sentido, o que constitui um primeiro passo para a reinsero social. 3.1 A reabilitao, a requalificao e a renovao urbanas, so formas de recuperao e revitalizao urbana. 3.2 O Polis destinou-se a apoiar intervenes urbansticas e ambientais, financiando aes de revalorizao das paisagens de muitas das cidades portuguesas.

You might also like