You are on page 1of 49

Apontamentos sem fronteiras

Antnio Filipe Garcez Jos

Ol maralhal !!

Teoria Geral do Direito Civil Universidade Autnoma de Lisboa


Regente do cursoProf. Doutor Fernando Pinto Monteiro
Aulas Prticas... Dra. Ndia Antunes
Apontamentos e resumos das aulas, realizados por Antnio Filipe Garcez Jos, aluno n 20021078

Manual de estudo Teoria Geral do Direito Civil.DR.Carlos Alberto da Mota Pinto

2 semestre

TEORIA GERAL DO FACTO JURDICO


Facto jurdico Todo o acto humano ou acontecimento natural jurdicamente relevante
que se traduz na produo de efeitos jurdicos).

Lcitos Ilcitos Negcios jurdicos Voluntrios


(actos jurdicos) (efeitos ex-voluntate)

Receptcios Unilaterais No receptcios

Unilaterais Bilaterais
(Contratos)

Sinalagmticos

Factos jurdicos
Involuntrios
(naturais)

Simples actos jurdicos


(efeitos ex-lege)

Quase-negcios jurdicos Operaes jurdicas ou actos reais,materiais ou exteriores

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Factos jurdicos voluntrios (actos jurdicos) Os que resultam da vontade como elemento jurdicamente relevante. Factos jurdicos involuntrios (factos naturais) Aqueles que so estranhos a qualquer processo volitivo. Actos ilcitos Os factos jurdicos voluntrios contrrios ordem pblica e por ela reprovados. Actos lcitos Os factos jurdicos voluntrios conformes ordem pblica e por ela consentidos. Negcios jurdicos So factos jurdicos voluntrios, cujo ncleo essencial integrado por uma ou mais declaraes de vontade, a que o ordenamento jurdico atribui efeitos jurdicos concordantes com o contedo da vontade das partes, tal como este objectivamente apercebido.
(os efeitos dos negcios jurdicos produzem-se ex voluntate) Ex: o testamento e os contratos

Negcios jurdicos unilaterais Aqueles onde h uma s declarao de vontade, ou vrias, mas formando um s
grupo (ex: o testamento, a renncia prescrio, etc)

Negcios jurdicos unilaterais receptcios Aqueles em que a declarao s eficaz quando for dirigida e levada ao conhecimento de certa pessoa. (ex: revogao do mandato) Negcios jurdicos unilaterais no receptcios Aqueles cuja eficcia se efectiva pela simples emisso da declarao de vontade, ( ex: testamento ) Caractersticas dos negcios unilaterais : desnecessria a anuncia do adversrio Vigora o princpio da tipicidade (art. 457)
Negcios unilaterais ARTIGO 457 (Princpio geral) A promessa unilateral de uma prestao s obriga nos casos previstos na lei.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Distino entre negcios unilaterais receptcios e no receptcios


Promessa de cumprimento e reconhecimento de dvida(art.458) Ratificao dos negcios ineficazes (art.268) Revogao do mandato (art. 1170) Revogao dum contrato em favor de terceiro (art. 448) Promessa de cumprimento e reconhecimento de dvida (art. 458) Declarao de nomeao no contrato para pessoa a nomear (art;453) Denncia do arrendamento (arts. 1055 a 1096) Testamento (art. 2179) Acto de instituo das Fundaes (arts. 185 e 186) Promessa Pblica (art. 459) Aceitao ou repdio de herana (arts 2050 e segs. e 2062 e ss) Renncia a direitos reais limitados Renncia prescrio (art. 302) Confirmao dos negcios anulveis (288)

Receptcios Negcios Jurdicos Unilaterais No receptcios

Negcio unilateral receptcio - (ex: revogao do mandato)


SECO IV Revogao e caducidade do mandato SUBSECO I Revogao ARTIGO 1170 (Revogabilidade do mandato) 1. O mandato livremente revogvel por qualquer das partes, no obstante conveno em contrrio ou renncia ao direito de revogao. 2. Se, porm, o mandato tiver sido conferido tambm no interesse do mandatrio ou de terceiro, no pode ser revogado pelo mandante sem acordo do interessado, salvo ocorrendo justa causa.

Negcios jurdicos unilaterais no receptcios - (ex: testamento)


TTULO IV DA SUCESSO TESTAMENTRIA CAPTULO I Disposies gerais ARTIGO 2179 (Noo de testamento) 1. Diz-se testamento

o acto unilateral e revogvel pelo qual uma pessoa dispe, para depois da morte, de todos os seus bens ou de parte deles.
2. As disposies de carcter no patrimonial que a lei permite inserir no testamento so vlidas se fizerem parte de um acto revestido de forma testamentria, ainda que nele no figurem disposies de carcter patrimonial.

Negcios jurdicos bilaterais (contratos) Aqueles onde h duas ou mais declaraes de vontade, de contedo oposto, mas convergente na comum pretenso de produzir resultado jurdico unitrio, embora com um significado para cada parte. H por um lado uma oferta ou
proposta e por outro uma aceitao que se conciliam num consenso.

Contratos unilaterais

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Os que geram apenas obrigaes para uma das partes (ex: a doao) Contratos bilaterais ou sinalagmticos Geram obrigaes para ambas as partes, ligadas entre si por um nexo de causalidade e correspectividade. (ex: compra e venda, etc.) Simples actos jurdicos So factos jurdicos voluntrios, cujos efeitos se produzem, mesmo que no tenham sido previstos pelos seus autores.
Os efeitos dos simples actos jurdicos produzem-se ex lege interpelao do devedor, (art. 805/1) gesto de negcios (arts. 464 e segs.) Simples actos jurdicos fixao de domiclio voluntrio (art. 82) descoberta de um tesouro (art. 1324), criao duma obra artstica (art. 1303).

Quase-negcios jurdicos Os simples actos jurdicos que se traduzem na manifestao exterior de uma vontade.
(ex: a interpelao do devedor)
ARTIGO 805 (Momento da constituio em mora) 1. O devedor s fica constitudo em mora depois de ter sido judicial ou extrajudicialmente interpelado para cumprir.

Operaes jurdicas ou actos reais Os simples actos jurdicos que se traduzem na efectivao ou realizao de um resultado material ou factual a que a lei liga determinados efeitos jurdicos.
(ex: a descoberta de um tesouro)
ARTIGO 1324 (Tesouros) 1. Se aquele que descobrir coisa mvel de algum valor, escondida ou enterrada, no puder determinar quem o dono dela, torna-se proprietrio de metade do achado; a outra metade pertence ao proprietrio da coisa mvel ou imvel onde o tesouro estava escondido ou enterrado. 2. O achador deve anunciar o achado nos termos do n 1 do artigo anterior, ou avisar as autoridades, excepto quando seja evidente que o tesouro foi escondido ou enterrado h mais de vinte anos. 3. Se o achador no cumprir o disposto no nmero anterior, ou fizer seu o achado ou parte dele sabendo quem o dono, ou ocultar do proprietrio da coisa onde ele se encontrava, perde em benefcio do Estado os direitos conferidos no n 1 deste artigo, sem excluso dos que lhe possam caber como proprietrio.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Aquisio, modificao e extino de relaes jurdicas


Os factos jurdicos desencadeiam efeitos jurdicos que consistem fundamentalmente numa aquisio, modificao ou extino de relaes jurdicas. AQUISIO DE DIREITOS Conceito e modalidade de aquisio de direitos Aquisio de direitos a criao de um lao de pertinncia de um direito, a uma pessoa. Constituo de direitos a criao de um direito (ex-novo) que no existia anteriormente. (implica
sempre uma aquisio)

Aquisio originria Quando o direito adquirido no depende da existncia ou da extenso de um direito anterior.
Ex: ocupao de coisas mveis (arts. 1318 e segs.) , a usacapio (arts. 1287 e segs)
ARTIGO 1318 (Coisas susceptveis de ocupao) Podem ser adquiridos por ocupao os animais e outras coisas mveis que nunca tiveram dono, ou foram abandonados, perdidos ou escondidos pelos seus proprietrios, salvas as restries dos artigos seguintes.

ARTIGO 1287
(Noo)

usucapio. A posse do direito de propriedade ou de outros direitos reais de gozo, mantida por certo lapso de tempo, faculta ao possuidor, salvo disposio em contrrio, a aquisio do direito a cujo exerccio corresponde a sua actuao: o que se chama usucapio

Aquisio derivada Quando o direito adquirido se funda ou se filia na existncia de um direito na titularidade de outra pessoa.
Ex: a aquisio de direito de propriedade, ou de outro direito real, por fora de um contrato, a
aquisio de um crdito ou de uma relao contratual por cesso, aquisio de direitos por sucesso "mortis causa", etc.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Distino segundo o critrio da causalidade Aquisio originria


No existe qualquer ligao causal entre a perda ou diminuo de um direito e a aquisio O direito adquirido no depende do direito pr-existente

Aquisio derivada
O direito adquirido funda-se ou filiase na existncia de um direito na titularidade de outra pessoa. consequncia da extino subjectiva ou da limitao de um direito anterior.

Translativa

Compra de imvel Doao ou sucesso mortis causa Cesso da posio contratual Constituo de direito real a favor de outrm

Aquisio derivada

Constitutiva sub-contrato

Restitutiva

Quando o titular do direito real se demite dele por acto unilateral

Aquisio derivada translativa Aquela em que o direito adquirido o mesmo que j pertencia ao anterior titular.
Ex: aquisio do domnio de um prdio por compra, doao ou sucesso "mortis causa",
legtima ou testamentria.

Cesso da posio contratual (art.424 e segs.) uma aquisio derivada translativa da posio contratual
SUBSECO IV Cesso da posio contratual ARTIGO 424 (Noo. Requisitos) 1. No contrato com prestaes recprocas, qualquer das partes tem a faculdade de transmitir a terceiro a sua posio contratual, desde que o outro contraente, antes ou depois da celebrao do contrato, consinta na transmisso. 2. Se o consentimento do outro contraente for anterior cesso, esta s produz efeitos a partir da sua notificao ou reconhecimento.

Aquisio derivada constitutiva Aquela em que o direito adquirido se filia num direito do anterior titular, limitando-o ou comprimindo-o.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Ex: o proprietrio dum prdio que constitui uma servido ou outro direito real (de gozo ou de garantia) a favor de outrm. Subcontrato (ex: sublocao, arts. 1060 e segs)

uma aquisio derivada constitutiva, pois um contratante, concede a outro a possibilidade de usar a posio contratual que para o primeiro resulte de um contrato principal, ao qual este ltimo continua ligado.
Seco VI
Sublocao ARTIGO 1060 (Noo) A locao diz-se sublocao, quando o locador a celebra com base no direito de locatrio que lhe advm de um precedente contrato locativo.

Aquisio derivada restitutiva Aquela que advm, quando o titular de um direito real se demite dele por acto unilateral (renncia verdadeira e prpria), recuperando ipso facto o proprietrio a plenitude dos seus poderes. Distino entre aquisio derivada e sucesso Sucesso o subingresso de uma pessoa na titularidade das relaes jurdicas de outrm ( total ou parcialmente) Herdeiro Aquele que sucede na totalidade ou numa quota parte do patrimnio do "de cujus" Legatrio Aquele que sucede em relaes jurdicas determinadas. A sucesso refere-se tanto s dvidas como aos direitos A aquisio derivada refere-se exclusivamente aos direitos As dvidas no se adquirem, assumem-se Princpio caracterizador da aquisio derivada A extenso do direito do adquirente dependende do contedo do facto aquisitivo e da amplitude do direito do transmitente. ( no podendo em regra ser
maior que a deste direito)

"Nemo plus juris in alium transferre potest quam ipse habet"

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Excepes ao princpio " nemo plus juris"

Institutos do registo (predial, automveis e similares)

Os diiversos actos inerentes aquisio de direitos reais sobre bens imveis e similares, devem ser registados. O registo no um meio de aquisio dos direitos, mas sim um requisito de eficcia do acto em relao a terceiros. (arts. 4 e 5 do C. R.
Predial

O acto de aquisio plenamente eficaz "inter partes", seus herdeiros ou representantes, mesmo na falta de registo. O registo estabelece apenas uma presuno, "juris tantum" , ilidvel de existncia da propriedade da pessoa a favor de quem o prdio est registado. O registo predial destina-se a assegurar que, se o direito existiu na titularidade desta pessoa, ento ela ainda o conserva. Noo de terceiros (para efeitos de registo predial) So terceiros entre si as pessoas que do mesmo autor ou transmitente adquiram direitos incompatveis (total ou parcialmente) Se A vende um prdio a B e depois vende o mesmo prdio a C , B e C so terceiros entre si.

Prevalece a venda que foi primeiramente registada. Se C foi o primeiro a registar, ele que por aquisio derivada translativa tem a titularidade do direito de propriedade. (verificando-se assim uma excepo ao
princpio, segundo o qual na aquisio derivada o adquirente no pode adquirir um direito , se este no existia na titularidade do transmitente)

Inoponibilidade da simulao a terceiros de boa-f Os negcios simulados so nulos Aquele que adquire a propriedade por acto simulado e que depois a vende , por acto verdadeiro a um terceiro e este ignorar a simulao, o terceiro adquire vlidamente esse bem (art. 243)(Constitui outra excepo ao
princpio "nemo plus juris", dado que o vendedor tinha adquirido a propriedade por acto simulado e , portanto, nulo, o terceiro adquire de quem no proprietrio.) ARTIGO 243 (Inoponibilidade da simulao a terceiros de boa f) 1. A nulidade proveniente da simulao no pode ser arguida pelo simulador contra terceiro de boa f. 2. A boa f consiste na ignorncia da simulao ao tempo em que foram constitudos os respectivos direitos.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

3. Considera-se sempre de m f o terceiro que adquiriu o direito posteriormente ao registo da aco de simulao, quando a este haja lugar.

Inoponibilidade das nulidades e anulabililides a terc. de boa f Se A transmitiu, por negcio nulo ou anulvel um prdio a B e este o transmitiu a C, declarado nulo ou anulado o primeiro acto, o segundo seria tambm nulo, segundo o princpio "nemo plus juris" e C devia restituir o prdio. O Cdigo Civil (art.291) estabelece um regime de inoponibilidade a terceiros de boa f, adquirentes a ttulo oneroso, das nulidades e anulaes de negcios respeitantes a imveis ou mveis sujeitos a registo .
ARTIGO 291 (Inoponibilidade da nulidade e da anulao) 3. A declarao de nulidade ou a anulao do negcio jurdico que respeite a bens imveis, ou a bens mveis sujeitos a registo, no prejudica os direitos adquiridos sobre os mesmos bens, a ttulo oneroso, por terceiro de boa f, se o registo da aquisio for anterior ao registo da aco de nulidade ou anulao ou ao registo do acordo entre as partes acerca da invalidade do negcio. 2. Os direitos de terceiro no so, todavia, reconhecidos, se a aco for proposta e registada dentro dos trs anos posteriores concluso do negcio. 3. considerado de boa f o terceiro adquirente que no momento da aquisio desconhecia, sem culpa, o vcio do negcio nulo ou anulvel.

Esta mais uma excepo ao princpio geral da aquisio derivada: "nemo plus juris."

MODIFICAO DE DIREITOS Modificao de direitos Tem lugar, quando alterado ou mudado um elemento de um direito, permanece a identidade do referido direito. Modificao subjectiva Quando tem lugar uma substituo do respectivo titular, permanecendo a identidade objectiva do direito. Modificao subjectiva em actos "inter vivos": Cesso de crditos Modificao do lado activo Sub-rogao de crditos Assuno de dvida Modificao do lado passivo Cesso da posio contratual

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Assuno cumulativa Co-assuno de dvida Adeso dvida

Modificao do lado passivo Por adjuno (Multiplicao de sujeitos)

Modificao subjectiva por sucesso "mortis-causa" Modificao quer do lado activo como do lado passivo Modificao objectiva Se muda o contedo ou o objecto do direito, permanecendo este idntico. Mudana de contedo Ex: concesso pelo credor ao devedor de uma prorrogao do prazo para o cumprimento. Mudana de objecto Ex: no cumprindo o devedor culposamente a obrigao, o seu dever de prestar substitudo por um dever de indemnizar EXTINO DE DIREITOS Extino de direitos Tem lugar quando desaparece a relao de pertinncia entre um direito e a pessoa do seu titular. Extino subjectiva (perda de direitos) Se o direito sobrevive em si, apenas mudando a pessoa do seu titular
(verifica-se sempre que tem lugar uma sucesso na titularidade dos direitos; o sucessor adquire ou subingressa na titularidade do direito e este extinguiu-se para o autor ou transmitente )

Extino objectiva Se o direito desaparece, deixando de existir para o seu titular ou para outra pessoa qualquer. ( ex: destruo do objecto do direito, se um direito de crdito
exercido e cobrado, etc)

Prescrio e caducidade (prescrio extintiva) Se o titular de um direito o no exercer durante certo tempo fixado na lei, extingue-se esse direito.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

10

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

!!!! Segundo o critrio do Cdigo Civil quando um direito deva ser exercido durante um certo prazo, aplicam--se as regras da caducidade, salvo se a lei se referir expressamente prescrio (art. 298 / 2)
ARTIGO 298 (Prescrio, caducidade e no uso do direito) 1. Esto sujeitos a prescrio, pelo seu no exerccio durante o lapso de tempo estabelecido na lei, os direitos que no sejam indisponveis ou que a lei no declare isentos de prescrio.

2. Quando, por fora da lei ou por vontade das partes, um direito deva ser exercido dentro de certo prazo, so aplicveis as regras da caducidade, a menos que a lei se refira expressamente prescrio.
3. Os direitos de propriedade, usufruto, uso e habitao, enfiteuse, superfcie e servido no prescrevem, mas podem extinguir-se pelo no uso nos casos especialmente previstos na lei, sendo aplicveis nesses casos, na falta de disposio em contrrio, as regras da caducidade.

Diferenas de regime entre a caducidade e a prescrio Caducidade

Prescrio

Admitem-se estipulaes convencionais (art. 330)

Regime inderrogvel (art. 300)

Apreciada oficiosamente pelo tribunal Tem de ser invocada, no podendo o (art. 333) tribunal supri-la de ofcio (art. 303) No comporta causas de suspenso Suspende-se e interrompe-se nos nem de interrupo ((art. 328) casos previstos na lei (arts.318e ss e 323e ss) S impedida pela prtica do acto Interrompe-se pela citao ou (art.331) notificao judicial de qualquer acto que exprima, directa ou indirectamente, a inteno de exercer o direito (art. 323).

S o aspecto objectivo da certeza e Visa tambm satisfazer a necessidade segurana jurdica dos direitos social de segurana e certeza, tomado em conta, o que explica que a protegendo o interesse do sujeito caducidade seja apreciada passivo, mas um instituto oficiosamente pelos tribunais endereado fundamentalmente realizao de objectivos de convenincia ou oportunidade

O prazo ordinrio da prescrio de vinte anos

(art. 309)

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

11

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcio jurdico
Negcios jurdicos So actos jurdicos constitudos por uma ou mais declaraes de vontade, dirigidas realizao de certos efeitos prticos, com inteno de os alcanar sob tutela do direito, determinando o ordenamento jurdico a produo dos efeitos jurdicos conformes inteno manifestada pelo declarante ou declarantes. Funo do negcio jurdico Meio de autogoverno pelos particulares da sua esfera jurdica prpria. Efeitos do negcio jurdico 3 teorias Teoria dos efeitos jurdicos Os efeitos jurdicos do negcio, tais como a lei os determina, so perfeitamente correspondentes ao contedo da vontade das partes. Crtica : Esta teoria no fornece o correcto critrio, pois a ser correcta, s os juristas completamente informados sobre o ordenamento podiam celebrar negcios juridicos Teoria dos efeitos prticos Para esta teoria as partes manifestam apenas uma vontade de efeitos prticos ou empricos, normalmente econmicos, sem carcter ilcito; a estes efeitos prticos ou empricos manifestados, faria a lei corresponder os efeitos jurdicos concordantes. Crtica: Esta concepo tambm inaceitvel, pois ento o negcio jurdico no se distinguiria dos compromissos ou convenes celebradros sob o imprio da cortesia, da moral, praxes sociais , etc. Teoria dos efeitos prtico-jurdicos Segundo esta teoria, os autores dos negcios jurdicos visam certos resultados prticos ou materiais e querem realiz-los por via jurdica. Crtica: Decisivo para existir negcio jurdico a vontade de os efeitos prticos queridos, serem jurdicamente vinculativos Ponto de vista correcto !!!

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

12

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Classificaes dos negcios jurdicos


Negcios unilaterais H uma s declarao de vontade, ou vrias, mas paralelas, formando um s grupo. Negcios bilaterais H duas ou mais declaraes de vontade, de contedo oposto, mas convergente na sua comum pretenso de produzir resultado jurdico unitrio (embora com um significado para cada parte).. Nos negcios bilaterais, h uma oferta ou proposta e uma aceitao, que se conciliam num consenso.

Caractersticas do regime dos negcios unilaterais


desnecessria a anuncia do adversrio Vigora o princpio da tipicidade (art. 457)
Negcios unilaterais ARTIGO 457 (Princpio geral) A promessa unilateral de uma prestao s obriga nos casos previstos na lei.

Distino entre negcios unilaterais receptcios e no receptcios Negcios jurdicos unilaterais receptcios Aqueles em que a declarao s eficaz quando for dirigida e levada ao conhecimento de certa pessoa. (revogao do mandato) Negcios jurdicos unilaterais no receptcios Aqueles cuja eficcia se efectiva pela simples emisso da declarao de vontade, ( testamento )

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

13

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Receptcios

Negcios Jurdicos Unilaterais

Promessa de cumprimento e reconhecimento de dvida(art.458) Ratificao dos negcios ineficazes (art.268) Revogao do mandato (art. 1170) Revogao dum contrato em favor de terceiro (art. 448) Promessa de cumprimento e reconhecimento de dvida (art. 458) Declarao de nomeao no contrato para pessoa a nomear (art;453) Denncia do arrendamento (arts. 1055 a 1096) Testamento (art. 2179) Acto de instituo das Fundaes (arts. 185 e 186) Promessa Pblica (art. 459) Aceitao ou repdio de herana (arts 2050 e segs. e 2062 e ss) Renncia a direitos reais limitados Renncia prescrio (art. 302) Confirmao dos negcios anulveis (288)

No receptcios

Negcio unilateral receptcio - (ex: revogao do mandato)


SECO IV Revogao e caducidade do mandato SUBSECO I Revogao ARTIGO 1170 (Revogabilidade do mandato) 1. O mandato livremente revogvel por qualquer das partes, no obstante conveno em contrrio ou renncia ao direito de revogao. 2. Se, porm, o mandato tiver sido conferido tambm no interesse do mandatrio ou de terceiro, no pode ser revogado pelo mandante sem acordo do interessado, salvo ocorrendo justa causa.

Negcios jurdicos unilaterais no receptcios - (ex: testamento)


TTULO IV DA SUCESSO TESTAMENTRIA CAPTULO I Disposies gerais ARTIGO 2179 (Noo de testamento) 1. Diz-se testamento o acto unilateral e revogvel pelo qual uma pessoa dispe, para depois da morte, de todos os seus bens ou de parte deles. 2. As disposies de carcter no patrimonial que a lei permite inserir no testamento so vlidas se fizerem parte de um acto revestido de forma testamentria, ainda que nele no figurem disposies de carcter patrimonial.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

14

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios bilaterais ou contratos


Os contratos

Cada uma das declaraes acordo.

(proposta e aceitao)

emitida em vista do

A proposta do contrato irrevogvel depois de chegar ao conhecimento do destinatrio (art. 230).

ARTIGO 230 (Irrevogabilidade da proposta) 1. Salvo declarao em contrrio, a proposta de contrato irrevogvel depois de ser recebida pelo destinatrio ou de ser dele conhecida. 2. Se, porm, ao mesmo tempo que a proposta, ou antes dela, o destinatrio receber a retractao do proponente ou tiver por outro meio conhecimento dela, fica a proposta sem efeito. 3. A revogao da proposta, quando dirigida ao pblico, eficaz, desde que seja feita na forma da oferta ou em forma equivalente.

Qual o momento da "perfeio" do contrato?

Vrias doutrinas: Doutrina da aceitao O contrato est perfeito quando o destinatrio da proposta declarou aceitar a oferta que lhe foi feita. Doutrina da expedio O contrato est perfeito quando o destinatrio expediu, por qualquer meio a sua aceitao. Doutrina da recepo O contrato est perfeito quando a resposta contendo a aceitao chega esfera de aco do proponente. Doutrina da percepo O contrato s est perfeito quando conhecimento efectivo da aceitao o proponente tomou

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

15

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Miguel !! Eu j te disse que o nosso Direito consagra a Teoria da recepo e no volto a repetir, ok? Bom !

Art. 224 !!!!!!!!!!!!!


Do artigo 224 consagra o nosso Direito a doutrina da recepo
SUBSECO III Perfeio da declarao negocial

ARTIGO 224
(Eficcia da declarao negocial)
1. A declarao negocial que tem um destinatrio torna-se eficaz logo que chega ao seu poder ou dele conhecida; as outras, logo que a vontade do declarante se manifesta na forma adequada. 2. tambm considerada eficaz a declarao que s por culpa do destinatrio no foi por ele oportunamente recebida. 3. A declarao recebida pelo destinatrio em condies de, sem culpa sua, no poder ser conhecida ineficaz.

Contratos unilaterais Geram obrigaes apenas para uma das partes ( ex: doao ) Contratos bilaterais ou sinalagmticos Geram obrigaes para ambas as partes, obrigaes essas que esto ligadas entre si por um nexo de causalidade e correspectividade
( ex: compra e venda )

Contratos bilaterais imperfeitos Inicialmente h apenas obrigaes para uma das partes, surgindo eventualmente mais tarde obrigaes para a outra parte, em virtude do cumprimento das primeiras e em dados termos (ex: mandato e depsito) Importncia desta distino?

A excepo de no cumprimento do contrato exclusivamente aos contratos bilaterais.

(art. 428)

aplica-se

SUBSECO V Excepo de no cumprimento do contrato ARTIGO 428 (Noo) 1. Se nos contratos bilaterais no houver prazos diferentes para o cumprimento das prestaes, cada um dos contraentes tem a faculdade de recusar a sua prestao enquanto o outro no efectuar a que lhe cabe ou no oferecer o seu cumprimento simultneo. 2. A excepo no pode ser afastada mediante a prestao de garantias.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

16

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

A faculdade de resoluo com fundamento em inadimplemento (no cumprimento de um contrato) ou mora, existe nos contratos bilaterais, resoluo tcita (art. 801/2 e art. 808) e pode ter lugar em contratos unilaterais , resoluo do comodato (art. 1140) , mtuo oneroso
(art. 1150)

Impossibilidade do cumprimento ARTIGO 801 (Impossibilidade culposa) 1. Tornando-se impossvel a prestao por causa imputvel ao devedor, este responsvel como se faltasse culposamente ao cumprimento da obrigao. 2. Tendo a obrigao por fonte um contrato bilateral, o credor, independentemente do direito indemnizao, pode resolver o contrato e, se j tiver realizado a sua prestao, exigir a restituio dela por inteiro. ARTIGO 808 (Perda do interesse do credor ou recusa do cumprimento) 1. Se o credor, em consequncia da mora, perder o interesse que tinha na prestao, ou esta no for realizada dentro do prazo que razoavelmente for fixado pelo credor, considerase para todos os efeitos no cumprida a obrigao. 2. A perda do interesse na prestao apreciada objectivamente. ARTIGO 1140 (Resoluo) No obstante a existncia de prazo, o comodante pode resolver o contrato, se para isso tiver justa causa.

Nos contratos bilaterais imperfeitos, no tem lugar a condio resolutiva tcita, nem a excepo de no cumprimento . Ex: mandato (arts. 1157, 1158, 1161, 1167), depsito (arts. 1185, 1186, 1187, 1196,
1199)

CAPTULO X Mandato SECO I Disposies gerais ARTIGO 1157 (Noo) Mandato o contrato pelo qual uma das partes se obriga a praticar um ou mais actos jurdicos por conta da outra. ARTIGO 1158 (Gratuidade ou onerosidade do mandato) 1. O mandato presume-se gratuito, excepto se tiver por objecto actos que o mandatrio pratique por profisso; neste caso, presume-se oneroso. 2. Se o mandato for oneroso, a medida da retribuio, no havendo ajuste entre as partes, determinada pelas tarifas profissionais; na falta destas, pelos usos; e, na falta de umas e outros, por juzos de equidade.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

17

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios entre vivos e negcios "mortis causa"


Negcios "inter vivos" Destinam-se a produzir efeitos jurdicos em vida das partes. A esta categoria pertencem quase todos os negcios jurdicos. relevante nesta disciplina, a tutela das expectativas da parte que se encontra em face da declarao negocial, por fora dos interesses gerais do comrcio jurdico. Negcios "mortis causa" Destinam-se a s produzir efeitos, depois da morte da respectiva parte ou de alguma delas. So negcios "fora do comrcio jurdico", pois os interesses do declarante devem prevalecer sobre o interesse na proteco da confiana do destinatrio dos efeitos respectivos. Testamento

Acto livremente revogvel pelo testador (art. 2179) No renuncivel a faculdade de revogao (Art. 2311) A transferncia dos bens hereditrios a favor dos herdeiros e legatrios s se opera aps a morte do testador (arts. 2031 e 2179) Os herdeiros ou legatrios no podem, em vida do testador, renunciar sucesso ou dispor dela (art. 2028/1 /2) A lei probe os pactos ou contratos sucessrios, sob pena de nulidade.

Art. 946 Ok?

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

18

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

ARTIGO 946 (Doao por morte) 1. proibida a doao por morte, salvo nos casos especialmente previstos na lei. 2. Ser, porm, havida como disposio testamentria a doao que houver de produzir os seus efeitos por morte do doador, se tiverem sido observadas as formalidades dos testamentos.

Excepes regra de probio dos pactos sucessrios


Disposies por morte feitas em conveno nupcial Dois tipos:

Instituo contratual de herdeiro ou legatrio em favor de qualquer dos esposados, feita pelo outro esposado ou por terceiro(art. 1700/1/a). Instituo contratual de herdeiro ou legatrio em favor de terceiro, feita por qualquer dos esposados (art. 1700/1/b)

ARTIGO 1700 (Disposies por morte consideradas lcitas) 1. A conveno antenupcial pode conter: a) A instituio de herdeiro ou a nomeao de legatrio em favor de qualquer dos esposados, feita pelo outro esposado ou por terceiro nos termos prescritos nos lugares respectivos; b) A instituio de herdeiro ou a nomeao de legatrio em favor de terceiro, feita por qualquer dos esposados. 2. So tambm admitidas na conveno antenupcial clusulas de reverso ou fideicomissrias relativas s liberalidades a efectuadas, sem prejuzo das limitaes a que genericamente esto sujeitas essas clusulas.

As disposies em favor dos esposados, feitas por terceiro ou pelo outro esposado, so negcios hbridos Negcios hbridos Por um lado tm caractersticas de negcio "mortis causa", pois s se verifica a transferncia dos bens parra o institudo, depois da morte do disponente; Por outro lado Tm caractersticas de negcio "inter vivos", pois restringem ao disponente os seus poderes de disposio, no podendo este revoglos unilateralmente depois da aceitao, nem prejudicar o beneficirio por actos gratutos de disposio (art. 1701).

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

19

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

ARTIGO 1701 (Irrevogabilidade dos pactos sucessrios) 1. A instituio contratual de herdeiro e a nomeao de legatrio, feitas na conveno antenupcial em favor de qualquer dos esposados, quer pelo outro esposado, quer por terceiro, no podem ser unilateralmente revogadas depois da aceitao, nem lcito ao doador prejudicar o donatrio por actos gratuitos de disposio; mas podem essas liberalidades, quando feitas por terceiro, ser revogadas a todo o tempo por mtuo acordo dos contraentes. 2. Precedendo, em qualquer dos casos, autorizao do donatrio, prestada por escrito, ou o respectivo suprimento judicial, pode o doador alienar os bens doados com fundamento em grave necessidade, prpria ou dos membros da famlia a seu cargo. 3. Sempre que a doao seja afectada nos termos do nmero anterior, o donatrio concorrer sucesso do doador como legatrio do valor que os bens doados teriam ao tempo da morte deste, devendo ser pago com preferncia a todos os demais legatrios do doador.

As disposies dos esposados a favor de terceiro, em conveno antenupcial qual a sua natureza? Duas hipteses : Se o terceiro no interveio no acto como aceitante Prescreve-se que a disposio tem valor meramente testamentrio (art. 1704), sendo um negcio "mortis-causa" dada a sua revogabilidade. Se o terceiro interveio na conveno antenupcial como aceitante A disposio no livremente revogvel, estando sujeita ao regime das disposies entre esposados (art. 1705), pelo que se trata de um negcio hbrido. Doaes por morte para casamento Doaes feitas em vista dum casamento, a um dos esposados, pelo outro ou por terceiro. (art. 1755/2)
ARTIGO 1755 (Regime) 1. As doaes entre vivos produzem os seus efeitos a partir da celebrao do casamento, salvo estipulao em contrrio. 2. As doaes que hajam de produzir os seus efeitos por morte do doador so havidas como pactos sucessrios e, como tais, esto sujeitas ao disposto nos artigos 1701 a 1703, sem prejuzo do preceituado nos artigos seguintes.

Trata-se duma manifestao particular dos pactos sucessrios e tambm de negcios jurdicos hbridos.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

20

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios formais e negcios consensuais


Negcios no solenes (consensuais, tratando-se de contratos) So os que podem ser celebrados por quaisquer meios declarativos, aptos a exteriorizar a vontade negocial. Negcios formais ou solenes So aqueles para os quais a lei prescreve a observncia de determinada forma. Quando o negcio formal

necessidade da

A declarao negocial, deve realizar-se atravs de certo tipo de comportamento declarativo imposto pela lei (documento escrito, mediante uma
cerimnia, etc.)

Hoje o formalismo traduz-se por ser Exigido apenas para certos negcios jurdicos. Uniforme Documento escrito Simplificado

Princpio geral em matria de formalismo negocial


Art. 219 Princpio da liberdade declarativa ou liberdade de forma
SUBSECO II Forma ARTIGO 219 (Liberdade de forma) A validade da declarao negocial no depende da observncia de forma especial, salvo quando a lei a exigir.

Quando nos casos em que a lei prescrever uma certa forma, esta no for observada, a declarao nula.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

21

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios formais
Para os quais a lei
Testamento (arts. 2204 e segs.) Venda de imveis (art. 875)

Exige documento autntico

Doao de imveis (art. 947) Certos arrendamentos (art. 1029) Actos constitutivos ou translativos de direitos reais sobre imveis (art. 89 do Cd. do Notariado) Doao de mveis no acommpanhada de tradio da coisa (art. 947/2 ) Mtuo (art. 1143)

Obriga documento particular

Contrato promessa (art. 410/ 2) Pacto de preferncia (art. 415) Renda vitalcia (art. 1239) Transao (art. 1250)

Modalidades dos documentos escritos ( art. 363 e segs ) ARTIGO 363


(Modalidades dos documentos escritos)
1.

Os documentos escritos podem ser autnticos ou particulares.

2. Autnticos so os documentos exarados, com as formalidades legais, pelas autoridades pblicas nos limites da sua competncia ou, dentro do crculo de actividades que lhe atribudo, pelo notrio ou outro oficial pblico provido de f pblica; todos os outros documentos so particulares. 3 Os documentos particulares so havidos por autenticados, quando confirmados pelas partes, perante notrio, nos termos prescritos nas leis notariais.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

22

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios reais
So os negcios em que se exige, alm das declaraes de vontade das partes, formalizadas ou no, a prtica anterior ou simultnea de um certo acto material, (entrega da coisa). Este acto material de entrega da coisa considerado como elemento estrutural do negcio (arts. 1185, 1129, 1142)
Depsito SECO I Disposies gerais ARTIGO 1185 (Noo) Depsito o contrato pelo qual uma das partes entrega outra uma coisa, mvel ou imvel, para que a guarde, e a restitua quando for exigida.

Exemplos :
Depsito Comodato Negcios reais Mtuo Penhor

Negcios obrigacionais,reais,familiares,sucessrios
Princpio da liberdade contratual (art 405)
Disposies gerais ARTIGO 405 Liberdade contratual 1. Dentro dos limites da lei, as partes tm a faculdade de fixar livremente o contedo dos contratos, celebrar contratos diferentes dos previstos neste cdigo ou incluir nestes as clasulas que lhes aprouver. 2. As partes podem ainda reunir no mesmo contrato regras de dois ou mais negcios, total ou parcialmente regulados na lei.

A importncia desta classificao resulta da diversa extenso que o princpio da liberdade contratual reveste em cada uma das categorias

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

23

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios sucessrios (ex: testamento, pactos sucessrios, renncia herana) O princpio da liberdade contratual sofre importantes restries, resultantes de algumas normas imperativas do direito das sucesses (sucesso legitimria, probio dos pactos sucessrios, etc). Negcios familiares pessoais (ex: casamento, perfilhao, adopo) A liberdade contratual est prticamente excluda, podendo apenas os interessados celebrar ou deixar de celebrar o negcio, mas no podendo fixar-lhe livremente o contedo, nem podendo celebrar contratos diferentes dos previstos na lei. Negcios familiares patrimoniais (ex: convenes antenupciais) Existe com alguma largueza a liberdade contratual (art.1698), sofrendo embora restries (arts. 1699, 1714) Negcios reais
(ex: venda ou doao de coisa certa e determinada, negcio constitutivo de hipotaca, renncia hipoteca)

O princpio da liberdade contratual sofre considervel limitao, derivada do princpio da tipicidade ou do "nmero clausus" , pois nao permitida a constituo com valor real , de restries ao direito de propriedade, seno nos casos previstos na lei (art. 1306).
ARTIGO 1306 ("Numerus clausus") 1. No permitida a constituio, com carcter real, de restries ao direito de propriedade ou de figuras parcelares deste direito seno nos casos previstos na lei; toda a restrio resultante de negcio jurdico, que no esteja nestas condies, tem natureza obrigacional. 2. O quinho e o compscuo constitudos at entrada em vigor deste cdigo ficam sujeitos legislao anterior.

Negcios obrigacionais
denncia de arrendamento)

(venda ou doao de coisa indeterminada, arrendamento,

Quanto aos contratos, vigora o princpio da liberdade negocial quase sem limites.

Quanto aos negcios unilaterais, vigora o princpio da tipicidade (art.457)

SECO II Negcios unilaterais ARTIGO 457 (Princpio geral) A promessa unilateral de uma prestao s obriga nos casos previstos na lei.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

24

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Negcios patrimoniais e negcios pessoais


Importncia da distino : Quanto amplitude do princpio da liberdade contratual Quanto s expectativas dos declaratrios e aos intereses gerais da contratao. Quanto vontade real, psicolgica do declarante. Negcios pessoais (casamento, perfilhao, legitimao, adopo) Atendem apenas vontade real, psicolgica do declarante,
expectativas dos declaratrios e aos interesses gerais da contratao

sem atender s

Negcios patrimoniais A vontade manifestada ou declarada, triunfa sobre a vontade real, psicolgica do declarante, por exigncia de tutela da confiana do declaratrio e dos
interesses do trfico

Negcios onerosos e negcios gratutos


A importncia desta distino, manifesta-se em matria de :

impugnao pauliana (art.. 612)

ARTIGO 612 (Requisito da m f) 1. O acto oneroso s est sujeito impugnao pauliana se o devedor e o terceiro tiverem agido de m f; se o acto for gratuito, a impugnao procede, ainda que um e outro agissem de boa f. 2. Entende-se por m f a conscincia do prejuzo que o acto causa ao credor.

proteco do terceiro adquirente de boa f "a non domino", por fora da declarao de nulidade ou anulao dum negcio (art. 291/1)

ARTIGO 291 (Inoponibilidade da nulidade e da anulao) 1. A declarao de nulidade ou a anulao do negcio jurdico que respeite a bens imveis, ou a bens mveis sujeitos a registo, no prejudica os direitos adquiridos sobre os mesmos bens, a ttulo oneroso, por terceiro de boa f, se o registo da aquisio for anterior ao registo da aco de nulidade ou anulao ou ao registo do acordo entre as partes acerca da invalidade do negcio. 2. Os direitos de terceiro no so, todavia, reconhecidos, se a aco for proposta e registada dentro dos trs anos posteriores concluso do negcio. 3. considerado de boa f o terceiro adquirente que no momento da aquisio desconhecia, sem culpa, o vcio do negcio nulo ou anulvel.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

25

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

poderes de disposio do doador, no caso de pactos sucessrios contidos em conveno antenupcial (art. 1701)

ARTIGO 1701 (Irrevogabilidade dos pactos sucessrios) 1. A instituio contratual de herdeiro e a nomeao de legatrio, feitas na conveno antenupcial em favor de qualquer dos esposados, quer pelo outro esposado, quer por terceiro, no podem ser unilateralmente revogadas depois da aceitao, nem lcito ao doador prejudicar o donatrio por actos gratuitos de disposio; mas podem essas liberalidades, quando feitas por terceiro, ser revogadas a todo o tempo por mtuo acordo dos contraentes. 2. Precedendo, em qualquer dos casos, autorizao do donatrio, prestada por escrito, ou o respectivo suprimento judicial, pode o doador alienar os bens doados com fundamento em grave necessidade, prpria ou dos membros da famlia a seu cargo. 3. Sempre que a doao seja afectada nos termos do nmero anterior, o donatrio concorrer sucesso do doador como legatrio do valor que os bens doados teriam ao tempo da morte deste, devendo ser pago com preferncia a todos os demais legatrios do doador.

Responsabilidade do cnjuge administrador dos bens comuns (art. 1682/4)

ARTIGO 1682 (Alienao ou onerao de mveis) 1. A alienao ou onerao de mveis comuns cuja administrao caiba aos dois cnjuges carece do consentimento de ambos, salvo se se tratar de acto de administrao ordinria. 2. Cada um dos cnjuges tem legitimidade para alienar ou onerar, por acto entre vivos, os mveis prprios ou comuns de que tenha a administrao, nos termos do n 1 do artigo 1678 e das alneas a) a f) do n 2 do mesmo artigo, ressalvado o disposto nos nmeros seguintes. 3. Carece do consentimento de ambos os cnjuges a alienao ou onerao: a) De mveis utilizados conjuntamente por ambos os cnjuges na vida do lar ou como instrumento comum de trabalho; b) De mveis pertencentes exclusivamente ao cnjuge que os no administra, salvo tratando-se de acto de administrao ordinria. 4. Quando um dos cnjuges, sem consentimento do outro, alienar ou onerar, por negcio gratuito, mveis comuns de que tem a administrao, ser o valor dos bens alheados ou a diminuio de valor dos onerados levado em conta na sua meao, salvo tratando-se de doao remuneratria ou de donativo conforme aos usos sociais. (Redaco do Dec.-Lei 496/77, de 25-11)

Tem como critrio, o contedo e a finalidade do negcio Negcios onerosos (arrendamento, aluguer, compra e venda, empreitada, etc.) Os negcios onerosos pressupem atribues patrimoniais de ambas as partes, ligadas por nexo ou relao de correspectividade. Negcios gratutos (doaes, depsito, mandato gratuto, mtuo gratuto, etc.) Caracterizam-se pela interveno de uma inteno liberal. Cria-se, de mtuo acordo das partes, uma vantagem patrimonial para um dos sujeitos sem nenhum equivalente.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

26

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Contratos unilaterais onerosos (mtuo oneroso - art.1145) Nos contratos unilaterais onerosos a correspectividade estabelece-se entre uma prestao contempornea da formao do negcio (a entrega de uma soma em dinheiro para ser utilizada) e uma obrigao (a de restituir o capital e pagar os
juros) ARTIGO 1145 (Gratuidade ou onerosidade do mtuo) 1. As partes podem convencionar o pagamento de juros como retribuio do mtuo; este presume-se oneroso em caso de dvida. 2. Ainda que o mtuo no verse sobre dinheiro, observar-se-, relativamente a juros, o disposto no artigo 559 e, havendo mora do muturio, o disposto no artigo 806.

Mtuo oneroso Mtuo para cuja retribuo foram convencionados juros. Mtuo usurrio Quando foram estipulados juros anuais que excedem os juros legais, acrescidos de 3 ou 5 por cento, conforme exista ou no garantia real (art. 1146)
ARTIGO 1146 (Usura) 1. havido como usurrio o contrato de mtuo em que sejam estipulados juros anuais que excedam os juros legais, acrescidos de 3% ou 5%, conforme exista ou no garantia real. 2. havida tambm como usurria a clusula penal que fixar como indemnizao devida pela falta de restituio de emprstimo, relativamente ao tempo de mora, mais do que o correspondente a 7% ou a 9% acima dos juros legais, conforme exista ou no garantia real. 3. Se a taxa de juros estipulada ou o montante da indemnizao exceder o mximo fixado nos nmeros precedentes, considera-se reduzido a esses mximos, ainda que seja outra a vontade dos contraentes. 4. O respeito dos limites mximos referidos neste artigo no obsta aplicabilidade dos artigos 282 a 284. (Redaco do Dec.-Lei 262/83, de 16-6)

Usura e negcio usurrio Designaes reservadas para os negcios jurdicos em que algum, aproveitando conscientemente da situao de necessidade, inexperincia, dependncia, ou deficincia psquica de outrem, obteve deste a promessa ou concesso de benefcios manifestamente excessivos ou injustificados (arts. 282, 283, e 284)
ARTIGO 282 (Negcios usurrios) 1. anulvel, por usura, o negcio jurdico, quando algum, explorando a situao de necessidade, inexperincia, ligeireza, dependncia, estado mental ou fraqueza de carcter de outrem, obtiver deste, para si ou para terceiro, a promessa ou a concesso de benefcios excessivos ou injustificados. 2. Fica ressalvado o regime especial estabelecido nos artigos 559-A e 1146. (Redaco do Dec.-Lei 262/83, de 16-6)

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

27

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

ARTIGO 283 (Modificao dos negcios usurrios) 1. Em lugar da anulao, o lesado pode requerer a modificao do negcio segundos juzos de equidade. 2. Requerida a anulao, a parte contrria tem a faculdade de opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificao do negcio nos termos do nmero anterior. ARTIGO 284 (Usura criminosa) Quando o negcio usurrio constituir crime, o prazo para o exerccio do direito de anulao ou modificao no termina enquanto o crime no prescrever; e, se a responsabilidade criminal se extinguir por causa diferente da prescrio ou no juzo penal for proferida sentena que transite em julgado, aquele prazo conta-se da data da extino da responsabilidade criminal ou daquela em que a sentena transitar em julgado, salvo se houver de contar-se a partir de momento posterior, por fora do disposto no n 1 do artigo 287.

Contratos comutativos e contratos aleatrios


Contratos aleatrios Neste contratos as partes submetem-se possibilidade de perder ou ganhar. (a onerosidade consiste na circunstncia de ambas as partes estarem sujeitas ao risco de
perder)

Nestes contratos, pode haver


Uma s prestao - arts. 1245 e segs.(apostas, certos tipos de jogo) Uma prestao certa e outra incerta (seguro de responsabilidade civil, de
incndio)

Duas prestaes certas na sua exigncia, sendo uma delas incerta no seu "quantum" (seguro de vida)

Negcios parcirios
So uma subespcie dos negcios onerosos Negcios parcirios Caracterizam-se pelo facto de uma pessoa prometer certa prestao em troca de uma qualquer participao nos porventos que a contraparte obtenha por fora daquela prestao.

Parceria pecuria (art. 1121) ex: o contrato de consignao

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

28

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Uma das partes remete outra tantas unidades de certa mercadoria, para que esta as venda, com o direito a uma participao nos lucros e a obrigao de restituir as unidades no vendidas. Negcios de mera administrao e negcios de disposio Utilidade da distino : Restrio por fora da lei ou de sentena dos Poderes de gesto patrimonial dos administradores de bens alheios, de bens prprios e alheios.

Dos actos de mera administrao ou de ordinria administrao de bens prprios, nalguns casos de inabilitaes..

Exemplos de disposies:

Direitos do curador provisrio (Art. 94/3) Direitos e deveres do administrador (arts 1967 e 1971) Regime de administrao de bens do menor (art. 1922 /a/b)

ARTIGO 1922 (Administrao de bens) Ser instituido o regime de administrao de bens do menor previsto nos artigos 1967 e seguintes: a) Quando os pais tenham sido apenas excludos, inibidos ou suspensos da administrao de todos os bens do incapaz ou de alguns deles, se por outro ttulo se no encontrar designado o administrador; b) Quando a entidade competente para designar o tutor confie a outrem, no todo ou em parte, a administrao dos bens do menor.

Poderes do tutor (art. 1938 /d) Efeitos das inabilitaes (arts. 153 e 154)

Artigo 153 (Suprimento da inabilidade) 1. Os inabilitados so assistidos por um curador, a cuja autorizao esto sujeitos os actos de disposio de bens entre vivos e todos os que, em ateno s circunstncias de cada caso, forem especificados na sentena. 2. A autorizao do curador pode ser judicialmente suprida. ARTIGO 154 (Administrao dos bens do inabilitado) 1. A administrao do patrimnio do inabilitado pode ser entregue pelo tribunal, no todo ou em parte, ao curador.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

29

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

2. Neste caso, haver lugar constituio do conselho de famlia e designao do vogal que, como subcurador exera as funes que na tutela cabem ao protutor. 3. O curador deve prestar contas da sua administrao.

Admin. dos bens do casal pelo marido ou pela mulher(art. 1678) Poderes do usufruturio (art. 1446)

Actos de mera administrao So os correspondentes a uma gesto comedida, limitada e prudente, dirigida a manter o patrimnio e a aproveitar as suas virtualidades normais de desenvolvimento. Actos de disposio So os que dizendo respeito gesto do patrimnio administrado, afectam a sua substncia, alteram a forma ou a composio do capital administrado, atingem o fundo, a raz, o casco dos bens. So actos de mera administrao Tudo quanto diga respeito a : Prover a conservao dos bens administrados Promover a sua frutificao normal. Actos de conservao dos bens administrados Destinados a fazer quaisquer reparaes necessrias nesses bens, tendentes a evitar a sua deteriorao ou destruo. Actos tendentes a prover frutificao normal Os destinados a prover a frutificao pelo modo habitual para os bens administrados Negcios tendentes a prover frutificao anormal Exemplos: converter um pinhal em vinha, etc. Actos tendentes a prover ao melhoramento do patrimnio administ. Exemplo: abrir um poo, aquisio duma servido no indispensvel.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

30

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Attenzione, attenzione !!!!!

Os actos de conservao e frutificao normal, acima mencionados s so actos de administrao ordinria se no forem financiados atravs da alienao de partes do capital administrado, mas atravs do rendimento, eventualmente, acumulado. S so considerados actos de disposio, as alienaes dos elementos componentes do capital, mas no as alienaes dos frutos do patrimnio, nem as que se integrem nas finalidades assinaladas mera administrao. As doaes no sendo actos de administrao nem de disposio, no podem ser realizadas pelo mero administrador (mesmo com
consentimento das entidades competentes para autorizarem os actos de disposio (conselho de famlia, tribunal)

Elementos essenciais do negcio jurdico


A declarao negocial
um elemento verdadeiramente integrante do negcio jurdico. uma realidade componente ou constitutiva da estrutura do negcio jurdico. A sua falta conduz inexistncia material do negcio. Conceito da declarao negocial 2 elementos : Elemento externo : o comportamento declarativo ou a Declarao de vontade negocial o comportamento que , exteriormente observado, cria a aparncia de exteriorizao de um certo contedo de vontade negocial.

Elemento interno :
31

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Uma vontade real, efectiva, psicolgica ou a Vontade negocial A inteno de realizar certos efeitos prticos, com nimo de que sejam jurdicamente tutelados e vinculantes.

Elementos constitutivos da declarao negocial


Distinguem-se os seguintes elementos :

A declarao prpriamente dita (elemento externo) A vontade real (elemento interno)

A vontade real pode decompr-se em 3 subelementos : Vontade de aco Consiste na voluntariedade declarativo. do comportamento

(conscincia e inteno)

- pode faltar a vontade de aco

(gesto inadvertido considerado como uma declarao negocial, num leilo; o caso da coaco ou violncia absoluta, coaco fsica )

Vontade de declarao Consiste em o declarante ter conscincia e vontade que o seu comportamento declarativo tenha significado negocial vinculativo, produza efeitos negociais no campo do direito. - pode faltar a vontade da declarao
assinar uma carta de felicitaes) (algum subscreve um contrato, julgando

Vontade negocial Consiste na vontade de celebrar um negcio jurdico de contedo coincidente com o significado exterior da declarao. -pode haver um desvio na vontade negocial
( o caso de o declarante ter atribudo aos termos da declarao um sentido diverso do sentido que exteriormente captado. Uma pessoa quer comprar a quinta do Mosteiro e declara querer comprar a Quinta da Capela)

Declarao negocial expressa e declarao negocial tcita


Como j sabemos, nos negcios jurdicos, quanto ao seu contedo vigora o princpio da liberdade negocial (art. www.cogitoergosun. 405) Sim, e quanto forma reconhecido o princpio da liberdade no.sapo.pt declarativa (arts 217 e 219)

32

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

OK ! Mas por vezes a lei exige que a declarao seja expressa(art.957, 731 1681/3) outras vezes esta pode ser tcita (arts. 302, 2056 )

Os termos da distino
O critrio da distino entre declarao tcita e declarao expressa consagrada pela lei (art. 217)
SECO I Declarao negocial SUBSECO I Modalidades da declarao ARTIGO 217 (Declarao expressa e declarao tcita) 1. A declarao negocial pode ser expressa ou tcita: expressa, quando feita por palavras, escrito ou qualquer outro meio directo de manifestao da vontade, e tcita, quando se deduz de factos que, com toda a probabilidade, a revelam. 2. O carcter formal da declarao no impede que ela seja emitida tacitamente, desde que a forma tenha sido observada quanto aos factos de que a declarao se deduz.

o proposto pela teoria subjectiva : Declarao expressa quando feita por palavras, escrito ou quaisquer outro meios directos, frontais, imediatos de expresso da vontade. Declarao tcita Quando do seu contedo directo se infere um outro.

Critrio de interpretao dos negcios jurdicos no C. Civil


(art. 236)

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

33

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

SUBSECO IV Interpretao e integrao ARTIGO 236

Sentido normal da declarao


1. A declarao negocial vale com o sentido que um declaratrio normal, colocado na posio do real declaratrio, possa deduzir do comportamento do declarante, salvo se este no puder razoavelmente contar com ele.
2. Sempre que o declaratrio conhea a vontade real do declarante, de acordo com ela que vale a declarao emitida.

teoria objectiva : A concludncia dum comportamento negocial, no exige a conscincia subjectiva, por parte do seu autor, desse significado implcito, bastando que, objectivamente, de fora, numa considerao de coerncia, ele possa ser deduzido do comportamento do declarante.

O valor do silncio como valor declarativo

Quem cala, consente?


"Qui tacet consentire videtur"?

O Cdigo Civil responde no artigo 218 : ARTIGO 218 (O silncio como meio declarativo) O silncio vale como declarao negocial, quando esse valor lhe seja atribudo por lei, uso ou conveno. Por outras palavras

O silncio no vale como declarao negocial, excepto quando esse valor


lhe seja atribudo por lei, conveno ou uso.

Do silncio de algum, que devia falar e no o fez, s se pode concluir de um incumprimento do dever de falar . Declarao negocial presumida

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

34

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Tem lugar quando a lei liga a determinado comportamento, o significado de exprimir uma vontade negocial, em certo sentido (podendo ilidir-se tal presuno "juris tantum", mediante prova em contrrio) Exemplos : arts. 926; 2225; 2187/ 2; 2315 /1 /2; 2316/ 3. Declarao negocial ficta Tem lugar sempre que a um comportamento seja atribudo um significado legal tipicizado, sem admisso de prova em contrrio (presuno "juris et de jure") Exemplos: arts. 923/ 2; 1054; art. 484/ 1, do Cd. Proc. Civil.

O regime-regra o de as presunes legais poderem ser Ilididas, mediante prova em contrrio, s deixando de ser assim quando a lei o probir (art. 350/ 2)
ARTIGO 350 (Presunes legais) 1. Quem tem a seu favor a presuno legal escusa de provar o facto a que ela conduz. 2. As presunes legais podem, todavia, ser ilididas mediante prova em contrrio, excepto nos casos em que a lei o proibir.

Protesto Contradeclarao, do autor dum certo comportamento declarativo, que visa impedir que lhe seja imputado, por interpretao, um certo sentido que no corresponde ao seu intuito. Reserva O protesto, quando consiste na declarao de que um certo comportamento no significa renncia a um direito prprio, ou reconhecimento de um direito alheio.

Forma da declarao negocial


Vantagens do formalismo negocial Assegura uma mais elevada dose de reflexo das partes. Separa os termos definitivos do negcio da fase pr-contratual (negociao) Permite uma formulao mais precisa e completa da vontade das partes. Proporciona um mais elevado grau de certeza sobre a celebrao do negcio e os seus termos. Possibilita uma certa publicidade do acto. Inconvenientes do formalismo negocial

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

35

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Reduo da fluncia e celeridade do comrcio jurdico Eventuais injustias, derivadas de uma desvinculao posterior de uma parte do negcio, com fundamento em nulidade por vcio de forma. Posio do Cdigo Civil (art. 219) O princpio da liberdade de forma
contratos)

(ou da consensualidade,tratando-se dos

Forma ARTIGO 219 (Liberdade de forma) A validade da declarao negocial no depende da observncia de forma especial, salvo quando a lei a exigir.

Forma legal O formalismo imposto pela lei. Forma convencional (art. 223) O formalismo que resulta de uma estipulao ou negcio jurdico das partes
ARTIGO 223

(Forma convencional) 1. Podem as partes estipular uma forma especial para a declarao; presume-se, neste caso, que as partes se no querem vincular seno pela forma convencionada.
2. Se, porm, a forma s for convencionada depois de o negcio estar concludo ou no momento da sua concluso, e houver fundamento para admitir que as partes se quiseram vincular desde logo, presume-se que a conveno teve em vista a consolidao do negcio, ou qualquer outro efeito, mas no a sua substituio.

Quais as clusulas ou estipulaes negociais a que a forma legal aplicvel, quando exigida?

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

36

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

O Cdigo Civil estatui, em princpio, que as estipulaes acessrias anteriores ao negcio ou contemporneas dele, devem revestir a forma exigida pela lei para o acto, sob pena de nulidade (art. 221)
ARTIGO 221 (mbito da forma legal) 1. As estipulaes verbais acessrias anteriores ao documento legalmente exigido para a declarao negocial, ou contemporneas dele, so nulas, salvo quando a razo determinante da forma lhes no seja aplicvel e se prove que correspondem vontade do autor da declarao. 2. As estipulaes posteriores ao documento s esto sujeitas forma legal prescrita para a declarao se as razes da exigncia especial da lei lhe forem aplicveis.

Restries a este princpio : Estipulaes verbais anteriores ou contemporneas ao documento


exigido para a declarao negocial desde que se verifiquem cumulativamente as seguintes

condies : Que se trate de clusulas acessrias. Que no sejam abrangidas pela razo de ser da exigncia do documento. Que se prove que correspondem vontade das partes. Tendo em ateno o disposto no art. 394 O contedo dos documentos defendido contra os perigos da precria prova testemunhal.
ARTIGO 394 (Convenes contra o contedo de documentos ou alm dele) 1. inadmissvel a prova por testemunhas, se tiver por objecto quaisquer convenes contrrias ou adicionais ao contedo de documento autntico ou dos documentos particulares mencionados nos artigos 373 a 379, quer as convenes sejam anteriores formao do documento ou contemporneas dele, quer sejam posteriores. 2. A proibio do nmero anterior aplica-se ao acordo simulatrio e ao negcio dissimulado, quando invocados pelos simuladores. 3. O disposto nos nmeros anteriores no aplicvel a terceiros.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

37

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

SUBSECO III Documentos particulares ARTIGO 373 (Assinatura) 1. Os documentos particulares devem ser assinados pelo seu autor, ou por outrem a seu rogo, se o rogante no souber ou no puder assinar. 2. Nos ttulos emitidos em grande nmero ou nos demais casos em que o uso o admita, pode a assinatura ser substituda por simples reproduo mecnica. 3. Se o documento for subscrito por pessoa que no saiba ou no possa ler, a subscrio s obriga quando feita ou confirmada perante notrio, depois de lido o documento ao subscritor. 4. O rogo deve igualmente ser dado ou confirmado perante notrio, depois de lido o documento ao rogante. ARTIGO 379 (Valor dos telegramas) Os telegramas cujos originais tenham sido escritos e assinados ou somente assinados, pela pessoa em nome de quem so expedidos, ou por outrem a seu rogo, nos termos do n 4 do artigo 373, so considerados para todos os efeitos como documentos particulares e esto sujeitos, como tais, ao disposto nos artigos anteriores.

e coordenando o art. 221 com o 394 resulta que

As

estipulaes

adicionais

no

formalizadas,

anteriores

ou

s produziro efeitos, se tiver lugar a confisso ou se forem provadas por documento, embora menos solene do que o exigido para o negcio.
contemporneas do documento, no abrangidas pela razo determinante da forma,

Formalidades "ad substanciam" (art.364/1) Insubstituveis por outro gnero de prova, gerando a sua falta a nulidade do negcio jurdico. Formalidades "ad probationem" (art. 364/2) A sua falta pode ser suprida por outros meios de prova (confisso)
ARTIGO 364 (Exigncia legal de documento escrito) 1. Quando a lei exigir, como forma da declarao negocial, documento autntico, autenticado ou particular, no pode este ser subtitudo por outro meio de prova ou por outro documento que no seja de fora probatria superior. 2. Se, porm, resultar claramente da lei que o documento exigido apenas para prova da declarao, pode ser substitudo por confisso expressa, judicial ou extrajudicial, contanto que, neste ltimo caso, a confisso conste de documento de igual ou superior valor probatrio.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

38

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Consequncias da inobservncia da forma


Inobservncia da forma legal
O Cdigo Civil sanciona com a nulidade a inobservncia da forma legal. excepto

Sempre que em casos consequncia (art. 220)

particulares,

lei

determine

outra

ARTIGO 220 (Inobservncia da forma legal) A declarao negocial que carea da forma legalmente prescrita nula, quando outra no seja a sano especialmente prevista na lei.

mas h um mas ser que a possibilidade de invocao da nulidade por vcio de forma, no pode ser excluda por aplicao da clusula geral "de boa f" ou do "abuso de direito" ? (art. 334)
ARTIGO 334 (Abuso do direito) ilegtimo o exerccio de um direito, quando o titular exceda manifestamente os limites impostos pela boa f, pelos bons costumes ou pelo fim social ou econmico desse direito.

R: Claro!!. Ser verdadeiramente escandalosa, excedendo manifestamente os limites impostos pela boa f, bons costumes, fim social ou econmico desse direito (art. 334), a arguio da nulidade, com fundamento em vcio de forma, por um contratante que a provocou !!! .

Claro, claro mas no para toda a gente

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

39

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

A "Doutrina" divide-se

a aplicao das regras de forma pode conduzir a solues de menor equidade, mas a criao e tutela do valor da segurana jurdica, s pode ser plenamente realizado, sacrificando o critrio de "justia de cada caso".

Mau, mau vamos l a ver mas 'ato' onde que ficamos ? Tonybrussel explica ( ah! ah! ah! ah!) : O intrprete, desde que aceite como regra geral a norma que prescreve a nulidade dos negcios feridos de vcio de forma, est legitimado para, nos casos excepcionalssimos do artigo 334, afastar a sua aplicao. Fora destes casos, se uma das partes actuou com m f nas negociaes, o negcio nulo, mas surgir uma indemnizao (art. 227)

Perceberam ??? No ?? Olhem, eu tambm ando um pouco s aranhas com esta matria !!

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

40

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Outros artigos para a compreenso desta matria :


ARTIGO 289 (Efeitos da declarao de nulidade e da anulao) 1. Tanto a declarao de nulidade como a anulao do negcio tm efeito retroactivo, devendo ser restitudo tudo o que tiver sido prestado ou, se a restituio em espcie no for possvel, o valor correspondente. 2. Tendo alguma das partes alienado gratuitamente coisa que devesse restituir, e no podendo tornar-se efectiva contra o alienante a restituio do valor dela, fica o adquirente obrigado em lugar daquele, mas s na medida do seu enriquecimento. 3. aplicvel em qualquer dos casos previstos nos nmeros anteriores, directamente ou por analogia, o disposto nos artigos 1269 e seguintes. Enriquecimento sem causa ARTIGO 473 (Princpio geral) 1. Aquele que, sem causa justificativa, enriquecer custa de outrem obrigado a restiuir aquilo com que injustamente se locupletou. 2. A obrigao de restituir, por enriquecimento sem causa, tem de modo especial por objecto o que for indevidamente recebido, ou o que for recebido por virtude de uma causa que deixou de existir ou em vista de um efeito que no se verificou. ARTIGO 479 (Objecto da obrigao de restituir) 1. A obrigao de restituir fundada no enriquecimento sem causa compreende tudo quando se tenha obtido custa do empobrecido ou, se a restituio em espcie no for possvel, o valor correspondente. ARTIGO 482 (Prescrio) O direito restituio por enriquecimento prescreve no prazo de trs anos, a contar da data em que o credor teve conhecimento do direito que lhe compete e da pessoa do responsvel, sem prejuzo da prescrio ordinria se tiver decorrido o respectivo prazo a contar do enriquecimento.

Inobservncia da forma convencional (art. 223)


Estipulada antes da concluso do negcio A forma tem carcter constitutivo, consagra-se uma presuno de essencialidade, isto , presume-se que sem a observncia da forma, o negcio ineficaz. Estipulada simultneamente ou aps a concluso do negcio Presume-se que as partes no quiseram substituir o negcio, mas apenas visaram consolid-lo, dar-lhe mais clareza, tornar a prova mais segura, dar-lhe f em face de terceiros , etc.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

41

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

ARTIGO 223 (Forma convencional) 1. Podem as partes estipular uma forma especial para a declarao; presume-se, neste caso, que as partes se no querem vincular seno pela forma convencionada. 2. Se, porm, a forma s for convencionada depois de o negcio estar concludo ou no momento da sua concluso, e houver fundamento para admitir que as partes se quiseram vincular desde logo, presume-se que a conveno teve em vista a consolidao do negcio, ou qualquer outro efeito, mas no a sua substituio.

Perfeio da declarao negocial (art. 224)


ARTIGO 224 (Eficcia da declarao negocial) 1. A declarao negocial que tem um destinatrio torna-se eficaz logo que chega ao seu poder ou dele conhecida; as outras, logo que a vontade do declarante se manifesta na forma adequada. 2. tambm considerada eficaz a declarao que s por culpa do destinatrio no foi por ele oportunamente recebida. 3. A declarao recebida pelo destinatrio em condies de, sem culpa sua, no poder ser conhecida ineficaz.

Nos negcios unilaterais o negcio est completo quando a declarao for emitida. Nos negcio bilaterais (doutrina da recepo) O negcio est perfeito quando a resposta, contendo a aceitao, chega esfera de aco do proponente A proposta contratual S existir proposta contratual se for suficientemente precisa, dela resultar a vontade de o seu autor se vincular e houver conscincia de se estar a emitir uma verdadeira declarao negocial. Depois de recebida pelo destinatrio ou dele ser connhecida, irrevogvel. A proposta contratual mantm-se durante os prazos referidos no art. 228/1 .
ARTIGO 228 (Durao da proposta contratual) 1. A proposta do contrato obriga o proponente nos termos seguintes: a) Se for fixado pelo proponente ou convencionado pelas partes um prazo para a aceitao, a proposta mantm-se at o prazo findar; b) Se no for fixado prazo, mas o proponente pedir resposta imediata, a proposta mantmse at que, em condies normais, esta e a aceitao cheguem ao seu destino; c) Se no for fixado prazo e a proposta for feita a pessoa ausente ou, por escrito, a pessoa presente, manter-se- at cinco dias depois do prazo que resulta do preceituado na alnea precedente. 2. O disposto no nmero anterior no prejudica o direito de revogao da proposta nos termos em que a revogao admitida no artigo 230.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

42

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Convite para contratar Quando se dirige uma proposta a pessoas indeterminadas, no h ainda oferta de contratar (anncio num lornal envianddo uma lista de preos) A retractao A proposta s fica sem efeito, se o destinatrio receber uma retractao do proponente ou dela tiver conhecimento, antes de receber a proposta ou ao mesmo tempo que esta. (art. 230/2)
ARTIGO 230 (Irrevogabilidade da proposta) 1. Salvo declarao em contrrio, a proposta de contrato irrevogvel depois de ser recebida pelo destinatrio ou de ser dele conhecida. 2. Se, porm, ao mesmo tempo que a proposta, ou antes dela, o destinatrio receber a retractao do proponente ou tiver por outro meio conhecimento dela, fica a proposta sem efeito. 3. A revogao da proposta, quando dirigida ao pblico, eficaz, desde que seja feita na forma da oferta ou em forma equivalente.

Rejeio da proposta Uma proposta rejeitada, se foi aceite com aditamentos, limitaes ou outras modificaes. Se a modificao for suficientemente precisa, a aceitao vale, em princpio, como nova proposta.
Artigo 235 (Revogao da aceitao ou da rejeio) 1. Se o destinatrio rejeitar a proposta, mas depois a aceitar, prevalece a aceitao, desde que esta chegue ao poder do proponente, ou seja dele conhecida, ao mesmo tempo que a rejeio, ou antes dela. 2. A aceitao pode ser revogada mediante declarao que ao mesmo tempo, ou antes dela, chegue ao poder do proponente ou seja dele conhecida.

Responsabilidade pr-contratual (art. 227) Esta responsabilidade tanto vale no caso de ruptura de negociaes, como no de o contrato se concluir e vir a ser nulo ou ineficaz.
ARTIGO 227 (Culpa na formao dos contratos) 1. Quem negoceia com outrem para concluso de um contrato deve, tanto nos preliminares como na formao dele, proceder segundo as regras da boa f, sob pena de responder pelos danos que culposamente causar outra parte. 2. A responsabilidade prescreve nos termos do artigo 498.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

43

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

ARTIGO 498 (Prescrio) 1. O direito de indemnizao prescreve no prazo de trs anos, a contar da data em que o lesado teve conhecimento do direito que lhe compete, embora com desconhecimento da pessoa do responsvel e da extenso integral dos danos, sem prejuzo da prescrio ordinria se tiver decorrido o respectivo prazo a contar do facto danoso. 2. Prescreve igualmente no prazo de trs anos, a contar do cumprimento, o direito de regresso entre os responsveis. 3. Se o facto ilcito constituir crime para o qual a lei estabelea prescrio sujeita a prazo mais longo, este o prazo aplicvel. 4. A prescrio do direito de indemnizao no importa prescrio da aco de reivindicao nem da aco de restituio por enriquecimento sem causa, se houver lugar a uma ou a outra.

Dano da confiana o dano a ser ressarcido pela responsabilidade pr-contratual, resultante de leso do interesse contratual negativo Interesse contratual negativo Dever de colocar o lesado na situao em que estaria, se no tem chegado a depositar uma confiana, afinal frustada, na celebrao dum contrato vlido e eficaz.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

44

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Interpretao dos negcios jurdicos


Interpretao Actividade dirigida a fixar o sentido e alcance decisivo dos negcios,
segundo as respectivas declaraes integradoras

Hermenutica negocial
A teoria da interpretao dos negcios, pretende dar resposta s seguintes questes : Qual o tipo de sentido negocial decisivo, cuja determinao constitui o fim da actividade interpretativa?

Quais os elementos, os meios que o intrprete deve tomar em considerao na busca do sentido negocial relevante ? A hermenutica negocial deu lugar a concepes distintas Posies subjectivistas (interpretao psicolgica) O intrprete deve buscar atravs de todos os meios adequados, a vontade real do declarante. O negcio valer com o sentido subjectivo, isto , como foi querido pelo autor da declarao. Posies objectivistas (interpretao normativa) O intrprete no vai pesquisar a vontade real do declarante, mas um sentido exteriorizado atravs de certos elementos objectivos. O objecto da interpretao a declarao como acto significante Doutrina geral Teoria da impresso do destinatrio (posio objectiva) (art. 236) A declarao deve valer com o sentido que um destinatriio razovel (pessoa normalmente esclarecida, zelosa e sagaz), colocado na posio concreta do real declaratrio, lhe atribuiria.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

45

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

SUBSECO IV Interpretao e integrao ARTIGO 236 (Sentido normal da declarao) 1. A declarao negocial vale com o sentido que um declaratrio normal, colocado na posio do real declaratrio, possa deduzir do comportamento do declarante, salvo se este no puder razoavelmente contar com ele. 2. Sempre que o declaratrio conhea a vontade real do declarante, de acordo com ela que vale a declarao emitida.

Limitao (da teoria da impresso do


destinatrio)

Artigo 236/2 Sempre que o declaratrio conhea a vontade real do declarante, de acordo com ela que vale a declarao emitida. Falta de conscincia da declarao (artigo 246) No h declarao negocial se falta a vontade de aco A declarao negocial ineficaz se falta a conscincia da declarao
ARTIGO 246 (Falta de conscincia da declarao e coaco fsica) A declarao no produz qualquer efeito, se o declarante no tiver a conscincia de fazer uma declarao negocial ou for coagido pela fora fsica a emiti-la; mas, se a falta de conscincia da declarao foi devida a culpa, fica o declarante obrigado a indemnizar o declaratrio.

Erro na declarao (art. 247)


ARTIGO 247 (Erro na declarao) Quando, em virtude de erro, a vontade declarada no corresponda vontade real do autor, a declarao negocial anulvel, desde que o declaratrio conhecesse ou no devesse ignorar a essencialidade, para o declarante, do elemento sobre que incidiu o erro.

Casos duvidosos (art. 237) Quando a interpretao leve a um resultado duvidoso, o problema deve ser resolvido nos termos deste artigo.
ARTIGO 237 (Casos duvidosos) Em caso de dvida sobre o sentido da declarao, prevalece, nos negcios gratuitos, o menos gravoso para o disponente e, nos onerosos, o que conduzir ao maior equilbrio das prestaes.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

46

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Dvida insanvel Quando a dvida insanvel, por aplicao analgica com o artigo 224/3, ela ineficaz
SUBSECO III Perfeio da declarao negocial ARTIGO 224 (Eficcia da declarao negocial) 1. A declarao negocial que tem um destinatrio torna-se eficaz logo que chega ao seu poder ou dele conhecida; as outras, logo que a vontade do declarante se manifesta na forma adequada. 2. tambm considerada eficaz a declarao que s por culpa do destinatrio no foi por ele oportunamente recebida.

3. A declarao recebida pelo destinatrio em condies de, sem culpa sua, no poder ser conhecida ineficaz.

Desvios (da Doutrina geral) Que se traduzem num maior objectivismo Nos negcios solenes ou formais O sentido correspondente doutrina da impresso do destinatrio, no pode valer se no tiver um mnimo de correspondncia, no texto do respectivo documento (art. 238/1)
ARTIGO 238 (Negcios formais) 1. Nos negcios formais no pode a declarao valer com um sentido que no tenha um mnimo de correspondncia no texto do respectivo documento, ainda que imperfeitamente expresso. 2. Esse sentido pode, todavia, valer, se corresponder vontade real das partes e as razes determinantes da forma do negcio se no opuserem a essa validade.

excepto se se verificar um duplo condicionalismo : Corresponder vontade real e concordante das partes No oposio a essa validade das razes determinantes da forma do negcio. Que se traduzem num maior subjectivismo No caso das disposies testamentrias Consagra-se, quanto sua interpretao, o sentido subjectivo, com o limite do "contexto do testamento" (art. 2187/1)

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

47

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Na pesquisa da vontade do legislador admitido o recurso prova complementar ou extrnseca (art. 2187/2)
ARTIGO 2187

Interpretao dos testamentos


1.

Na interpretao das disposies testamentrias observar-se- o que parecer mais ajustado com a vontade do testador, conforme o contexto do testamento. admitida prova complementar, mas no surtir qualquer efeito a vontade do testador que no tenha no contexto um mnimo de correspondncia, ainda que imperfeitamente expressa.

2.

O erro na forma no pode ser corrigido por via interpretativa e o testamento ser nulo

Integrao dos negcios jurdicos


Qual a regulamentao das questes no previstas pelas partes, ao proverem elaborao do ordenamento negocial das suas relaes ?

O critrio a utilizar para o efeito de realiizar a integrao dos negcios jurdicos lacunosos enunciado no artigo 239
ARTIGO 239 (Integrao) Na falta de disposio especial, a declarao negocial deve ser integrada de harmonia com a vontade que as partes teriam tido se houvessem previsto o ponto omisso, ou de acordo com os ditames da boa f, quando outra seja a soluo por eles imposta.

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

48

Apontamentos sem fronteiras


Antnio Filipe Garcez Jos

Estou com tanto medo dos exames ! e tu ? Soccorrrroooooo !!!!!!!!!!!!

www.cogitoergosun. no.sapo.pt

49

You might also like