You are on page 1of 4

Direito Administrativo I

Unidade V Agentes Pblicos e cargos pblicos. 1. Conceito de Agentes Pblicos Para a execuo dos servios e obras que esto a seu cargo, a Unio, os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municpios e suas respectivas autarquias, fundaes pblicas e privadas, a sociedade de economia mista e a empresa pblica necessitam de recursos humanos e materiais, ingredientes indispensveis de qualquer tarefa. Os recursos humanos, os nicos que nos interessam neste momento. Constituem a massa de pessoas fsicas que, sob variados vnculos e algumas vezes sem qualquer liame prestam servios Administrao Pblica ou realizam atividades de sua responsabilidade. Essas pessoas so os agentes pblicos. Podem ser definidos como todas as pessoas fsicas que sob qualquer liame jurdico e algumas vezes sem ele prestam servios Administrao Pblica ou realizam atividades que esto sob sua responsabilidade. 2. Classificao

Os agentes pblicos, nos termos da sistematizao constitucional, podem ser classificados em agentes polticos, agentes temporrios, agentes de colaborao, servidores governamentais, servidores pblicos e agentes militares.

Nos termos do art. 42 da Constituio Federal, caberia indicar como subespcie desses agentes os militares territoriais, mas deixamos de faz-lo por inexistir territrio implantado. As demais espcies no admitem qualquer subdiviso.

No quadro sintico tm-se: I- Agentes polticos II- Agentes temporrios III- Agentes de colaborao IV- Servidores Governamentais V- Servidores Pblicos VI- Agentes Militares

Por vontade prpria Por compulso Por concordncia Estatutrio Celetista Federal Estadual Distrital

3. Agentes polticos So os detentores dos cargos da mais elevada hierarquia da organizao da Administrao Pblica ou, em outras palavras, so os que ocupam cargos que compem sua alta estrutura constitucional. Esto voltados, precipuamente, formao da vontade superior da Administrao Pblica ou incumbidos de traar e imprimir a orientao superior a ser observada pelos rgos e agentes que lhes devem obedincia. Desses agentes so exemplos o Presidente da Repblica e o vice, os Governadores e Vices, os Prefeitos e vices, os Ministros de Estado, os Secretrios Estaduais e municipais, os Senadores, os Deputados e Vereadores.

4. Cargos pblicos Nos termos da Constituio Federal, a administrao Pblica de qualquer nvel pode ter, para o desempenho de suas funes, servidores pblicos e empregados pblicos. Os servidores pblicos ingressam no servio pblico e passam a ocupar um cargo. Cargo, instituto de Direito Administrativo, definido pela doutrina e pela lei. Para Hely Lopes Meirelles (Direito administrativo, cit., p.397), Cargo o lugar institudo na organizao do servio pblico, com denominao prpria, atribuies especficas e estipndio correspondente, para ser provido e exercido por um titular, na forma estabelecida em lei.

Celso Antonio Bandeira de Melo (Apontamentos, cit., p. 17) define-o como a mais simples e indivisvel unidade abstrata criada por lei, com denominao prpria e nmero certo, que sintetiza um centro de competncias pblicas da alada da organizao central a ser exercida por um agente. O Estatuto federal conceitua, sem nos convencer de sua preciso, cargo como o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor (art. 3) . A lei federal n.3.780/60, no seu art. 4, I, definiu cargo como o conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um funcionrio, mantidas as caractersticas de criao por lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres da Unio. Digenes Gasparini (Direito administrativo, cit., p.260), Para ns ante essas definies e a nova ordem constitucional, cargo pblico o menor centro hierarquizado de competncia da Administrao direta, autrquica e fundacional pblica, criado por lei ou resoluo, com denominao prpria e nmero certo.
5. Cargo e funo pblica

O cargo no se confunde com funo, embora todo cargo tenha funo. Esta , apenas, a atribuio ou rol de atribuies cometidas a determinado agente pblico para a execuo de servios eventuais ou transitrios, sob o regime celetista, tais como os que justificam a contratao dos agentes temporrios (art. 37, IX, da CF), Isto nos leva a dizer que pode existir funo sem cargo. As funes do cargo so permanentes, devendo, por isso, ser desempenhados por servidores pblicos estatutrios. As funes sem cargo ou autnomas, como querem alguns, so provisrias, e, por essa razo, devem ser da responsabilidade de agentes temporrios. Tambm no se confunde com funo de confiana, que, nos termos da atr. 37, V, da Constituio Federal, so centros unitrios com atribuies de direo, chefia e assessoramento, criados por lei e titularizveis por servidores pblicos ocupantes de cargo efetivos e da confiana da autoridade com poderes de nomeao. Embora semelhantes aos cargos em comisso, com estes no se confunde. 6. Acessibilidade aos cargos, funes e empregos pblicos

Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis: Aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. Aos estrangeiros, na forma da lei. Condies De Ingresso A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo.

Funes de confiana exercidas servidores ocupantes de cargo efetivo.

exclusivamente

por

Cargos em comisso a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei. Atribuies: de direo, chefia e assessoramento; Portadores de Deficincias

A lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso; No afasta a EXIGNCIA de concurso pblico.

You might also like