You are on page 1of 3

DISCIPLINA: ESTATSTICA CURSO: CINCIAS CONTBEIS Prof.

Katian LISTA 01
A Estatstica um ramo da Matemtica Aplicada de carter prtico cuja origem apareceu da necessidade de contagens e registros numricos de fatos. Pode-se dizer que: a estatstica uma parte da matemtica aplicada que fornece mtodos para a coleta, a organizao, a descrio, a anlise e a interpretao de dados quantitativos e a utilizao desses dados para a tomada de decises. A coleta, a organizao e a descrio dos dados esto a cargo da Estatstica Descritiva, enquanto a anlise e a interpretao desses mesmos dados ficam a cargo da Estatstica Indutiva ou Inferencial.

Descritiva Estatstica Indutiva ou Inferencial

Organizao e clculos Anlise e Interpretao

Em geral, as pessoas, quando se referem ao termo Estatstica, o fazem no sentido da organizao e descrio dos dados (estatstica do Ministrio da Educao, Estatstica dos acidentes de trfego, etc.), desconhecendo que o aspecto essencial da Estatstica o de proporcionar mtodos inferenciais, que permitam concluses, presentes e futuras, que transcendam os dados obtidos inicialmente. a anlise e a interpretao dos dados estatsticos que tornam possvel o diagnstico de uma empresa (por exemplo, de uma escola), o conhecimento de seus problemas (condies de funcionamento, produtividade, etc.), e a formulao de solues apropriadas e de um planejamento objetivo de ao. 1 - ALGUNS TERMOS DA ESTATSTICA

Como todo assunto, a estatstica tem alguns termos que lhe so prprios e definem certos conceitos. Vamos, pois, nos habituar com o linguajar estatstico. 1.1 VARIVEL o objeto de estudo e o conjunto de valores possveis de serem obtidos para aquele objeto numa pesquisa. Uma varivel pode ser:

ab-

Qualitativa quando seus valores forem expressos por atributos (masculino, feminino), cor da pele (branca, preta, amarela, parda), etc. Quantitativa quando seus valores forem expressos em nmeros (salrios dos operrios, idade dos alunos de uma escola). Em termos quantitativos as variveis podem se dividir em:

contnua - aquela varivel que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites; ou


Exemplos:

discreta aquela que s pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumervel.

- nmero de filhos uma varivel discreta porque entre 1 e 2 ou 2 e 3 no h valores intermedirios. Uma pessoa tem 1, 2 ou 3 filhos. - peso das pessoas pode ser considerada uma varivel contnua porque entre 60 e 61 kilos o peso pode assumir qualquer valor intermedirio. 1.2 - POPULAO OU UNIVERSO um conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma caracterstica comum. Tambm chamado de Populao estatstica ou Universo estatstico. Assim, os estudantes de uma determinada escola, por exemplo, constituem uma populao, pois apresentam pelo menos uma caracterstica comum; so alunos da mesma escola. 1.3 AMOSTRA OU ESPAO AMOSTRAL Na maioria das vezes, por impossibilidade ou inviabilidade econmica ou temporal, limitamos as observaes referentes a uma determinada pesquisa a apenas uma parte da populao. A essa parte proveniente da populao em estudo denominamos amostra. Uma amostra , portanto, um subconjunto de uma populao. 1.4 INDIVDUO cada um dos componentes da populao em estudo. 1.5 AMOSTRAGEM Amostragem o ato de obter amostras da populao. As tcnicas utilizadas para se recolher amostras tentam garantir, tanto quanto possvel, a proximidade das caractersticas da amostra com as da populao. A amostragem pode ser caracterizada por: a) Amostragem casual ou Aleatria simples Este tipo de amostragem equivalente a um sorteio lotrico. Na prtica, a amostragem casual ou aleatria simples pode ser realizada numerando-se a populao de 1 a n, sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatrio simples qualquer, k nmeros dessa seqncia, os quais correspondero aos elementos pertencentes amostra. b) Amostragem proporcional estratificada Muitas vezes a populao divide-se em sub-populaes estratos. Como, provavelmente, a varivel em estudo apresente, de estrato em estrato, um comportamento heterogneo e, dentro de cada estrato, um comportamento homogneo, convm que o sorteio ou a escolha dos elementos da amostra leve em considerao tais estratos. exatamente isso que se faz quando emprega-se a amostragem proporcional estratificada, que, alm de considerar a existncia dos estratos, cuida para que o nmero de elementos da amostra seja proporcional ao nmero de elementos de cada estrato. A populao brasileira pode ser estratificada, por exemplo, por classe social. Essa tcnica utilizada nas prvias eleitorais.

c)

Amostragem sistemtica Quando os elementos da populao j se acham ordenados as coisas ficam mais fceis. So exemplos os pronturios mdicos de um hospital, os prdios de uma rua, as linhas de produo etc. Nestes casos, a seleo dos elementos que constituiro a amostra pode ser feita por um sistema imposto pelo pesquisador. A esse tipo de amostragem denominamos sistemtica. Assim, no caso de uma linha de produo, pode-se, a cada cem itens produzidos, retirar um para pertencer a uma amostra de produo diria. Neste caso estaramos fixando o tamanho da amostra em 10% da populao. " A medio de audincia de um programa de televiso, como a feita pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica), uma amostragem sistemtica e proporcional estratificada, e a obteno de dados contnua e apurada eletronicamente."

1.6 -

PARMETRO um nmero que caracteriza um grupo. Por exemplo: Mdia de idade da populao brasileira.

You might also like