You are on page 1of 8

SOFTWARE PARA O DIMENSIONAMENTO DE MOLAS HELICOIDAIS CILNDRICAS DE TRAO E COMPRESSO Marcelo Nascimento Duval Flvio de Marco Filho Universidade

Federal do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia, Departamento de Eng. Mecnica, Bloco G, sala 204, 21945-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: flavio@serv.com.ufrj.br Resumo Com o objetivo de auxiliar o projetista na tarefa de especificao e dimensionamento dos elementos mecnicos e diminuir o tempo gasto durante o desenvolvimento de projetos de mquinas, foi elaborado, desenvolvido e implementado um sistema computacional especialista no dimensionamento de molas helicoidais cilndricas sujeitas a esforos de compresso ou trao. O algortmo apresentado uma poderosa ferramenta que fornece de forma segura, rpida, em ambiente amigvel e de fcil utilizao, as dimenses, a geometria e os materiais mais adequados a uma dada solicitao, permitindo ainda a anlise de diversas outras configuraes. H ainda a opo de gerar um relatrio impresso e um desenho da mola dimensionada em formato .dwg do Autocad R14. Palavras-chave: Sistemas Especialistas, Molas Helicoidais, Elementos de Mquinas 1. INTRODUO Um sistema especialista um programa de computador que simula o raciocnio de um especialista em um determinado campo de conhecimento. composto de uma base de conhecimento, na qual esto registradas as regras de raciocnio utilizadas pelo especialista e de uma mquina de inferncia, que promove o encadeamento destas regras do raciocnio. O sistema especialista proposto tem por finalidade auxiliar o projetista durante o desenvolvimento de projetos mecnicos, utilizando o computador para executar as tarefas mais cansativas e repetitivas e portanto mais susceptveis a erro, como clculos e a procura de dados em tabelas e grficos. Possibilita a reduo do tempo gasto na elaborao de projetos mecnicos, aumentando tambm a eficincia por permitir a avaliao de diversas possibilidades e configuraes em curto espao de tempo. importante salientar que um sistema especialista deve apresentar o melhor resultado, de acordo com critrios pr-estabelecidos pelo projetista e permitir-lhe a avaliao e escolha de outros resultados. O sistema especialista desenvolvido neste trabalho tem como principal tarefa o dimensionamento de molas helicoidais cilndricas sujeitas a esforos de compresso ou trao mais adequadas s condies de operao especificadas pelo projetista. O programa faz uso de um banco de dados externo, de fcil atualizao, contendo informaes necessrias ao correto dimensionamento da mola para uma srie de materiais. Um desenho em corte da mola em escala adequada e em formato .dwg do AutoCad R14 pode ser gerado aps o dimensionamento.

O programa foi escrito em Visual Basic 5, linguagem que apresenta uma interface amigvel com o usurio. A apresentao agradvel e tem-se as facilidades encontradas em qualquer programa para Windows. Isto torna possvel que qualquer usurio, utilizando o programa pela primeira vez, j se sinta familiarizado com o ambiente. 2. DIMENSIONAMENTO DE MOLAS HELICOIDAIS CILNDRICAS Molas so elementos mecnicos amplamente utilizados em engenharia mecnica para exercer foras constantes, eliminar folgas em mecanismos, armazenar e fornecer energia, isolar vibraes, absorver energia de impactos, medir foras etc. Entre as molas, distinguem-se 3 grandes famlias: molas sujeitas a esforos de toro, molas sujeitas a esforos de flexo e molas sujeitas a esforos de trao ou compresso. Este trabalho restrito a molas helicoidais cilndricas de compresso ou trao de arame de seo circular, que pertencem famlia das molas sujeitas a esforos de toro. Um breve resumo do dimensionamento de molas se faz necessrio para um melhor entendimento da sequncia de telas do programa mostrada mais a frente. 2.1. Deflexo de Molas Helicoidais A expresso para deflexo de molas helicoidais dada por: F d 4G = =k x 8D3 N (1)

onde F a fora aplicada mola, x a deformao da mola, d o dimetro do arame, D o dimetro mdio da mola, N o nmero de espiras ativas, G o mdulo de toro do material da mola e k a constante da mola. Esta expresso foi obtida a partir do mtodo da energia. 2.2. Clculo da Tenso Admissvel A resistncia tenso em um arame de mola varia fortemente com o dimetro do arame e um pouco menos com o tipo de material e o processo de fabricao. Curvas relacionando a resistncia tenso com o dimetro do arame para vrios materiais eram comuns no passado; hoje em dia, com o advento das calculadoras eletrnicas, tais curvas se tornaram desnecessrias, uma vez que plotadas em escala log-log geravam retas. A soluo dessas equaes da forma:

ut =

A dm

(2)

onde ut a tenso de ruptura, A uma constante relacionada ao coeficiente linear da reta e m a inclinao da reta no grfico log-log. importante frisar que esta expresso somente vlida dentro de uma faixa limitada de dimetros. O banco de dados de materiais que parte integrante do Programa Mola contm valores de A e m para uma srie de materiais. A equao (1) deve ser corrigida usando a relao aproximada:

e = 0,75 ut
De modo a obter-se a tenso admissvel 8e.

(3)

A tenso admissvel do material quanto toro dada, segundo o critrio da mxima energia de distoro, por:

e = 0,75 e
2.3. Clculo da Tenso de Trabalho 2.3.1. Carregamento Esttico

(4)

A figura 1 mostra em corte uma mola helicoidal de arame de seo circular, comprimida pela fora F.
)

) '

Figura 1. Mola padro com dimetro mdio D e dimetro do arame d, comprimida pela fora F Cortando a mola em um ponto qualquer e substituindo a parte removida pelo carregamento interno equivalente, obtm-se o diagrama de corpo livre da figura 2.


Figura 2. Carregamento aplicado ao Arame da Mola Pelo princpio da superposio, a tenso do arame pode ser calculada somando-se a componente de toro com a componente de cizalhamento, de acordo com a expresso:

8FD 4 F + d 3 d 3

(5)

que vale para a fibra interna da espira. Definindo agora o ndice da mola como: C= D d (6)

pode-se escrever a equao (5) na forma

= Ks
onde

8 FD d 3

(7)

Ks = 1 +

0,5 C

(8)

e chamado de fator multiplicador de tenso cisalhante. A equao (7) bem geral, e vale para molas em compresso ou em trao. 2.3.2. Carregamento Dinmico Molas submetidas a carregamentos dinmicos tambm so sujeitas a falha por fadiga. Molas de um comando de vlvulas por exemplo precisam suportar milhes de ciclos sem falhas; sendo assim, devem ser projetadas para vida infinita. Eixos e muitos outros elementos de mquina so geralmente submetidos a esforos dinmicos onde as tenses se invertem. No esse o caso em molas, que raramente so usadas como molas de compresso e de trao simultaneamente; na verdade operam geralmente com pr-carga. A pior situao para a mola se d quando a fora mnima Fmin = 0. No projeto de molas apropriado aplicar o fator multiplicador de tenso cisalhante Ks na mdia da tenso m e em sua amplitude a. O motivo para isso que Ks no realmente um fator de concentrao de tenso, como indicado na equao (7), e sim um meio conveniente de calcular a tenso cisalhante na fibra interna da espira. Definindo a amplitude da fora como Fa = Fmax Fmin 2 (9)

e a fora mdia como Fm = Fmax + Fmin 2 (10)

as suas respectivas componentes de tenso so dadas por

a =
e

8 Fa D d 3

(11)

m =

8 Fm D d 3

(12)

Para que ocorra falha preciso que a n ou a + m e, onde n a tenso limite de resistncia fadiga e e a tenso admissvel. Essas equaes sero usadas como base para o dimensionamento das molas quanto fadiga. 2.4. Recomendaes de Projeto Algumas recomendaes so feitas quanto ao projeto de molas helicoidais, que so as seguintes: Para evitar problemas de flambagem em molas de compresso recomenda-se que a razo entre o Comprimento Livre e o Dimetro Mdio da Mola seja menor que 4. Recomenda-se que o ngulo de hlice da mola seja menor que 12. Recomenda-se que a constante C da Mola esteja entre 3 e 12. 3. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DO PROGRAMA A estrutura do Programa Mola muito simples, assim como sua interface Usurio / Programa. O usurio define o tipo de mola (mola de compresso ou de trao), o tipo de solicitao (esttica ou dinmica), os tipos de apoios e os dados de entrada. O Programa Mola calcula os dados restantes, gera um relatrio impresso ou cria um desenho em formato .dwg do Autocad R14. 3.1. Entrada de Dados O usurio define ao Programa Mola quais so os dados de entrada marcando a seu respectivo quadro de verificao (checkbox), como ilustrado na figura 3 (a).

(a) (b) Figura 3. (a)Tela principal. Fora, deformao da mola e dimetro do arame esto marcados como dados de entrada; (b)detalhe do arquivo de log

Escolha das Unidades O Programa Mola realiza os seus clculos usando as unidades mm para distncias, N para foras e MPa para tenses. Os dados podem ser fornecidos ou lidos alternativamente em cm, Kgf ou Kgf/cm2; para tal basta dar um duplo clique na unidade, como ilustrado na figura 4.

Figura 4. Escolha das unidades 3.2. Opo por Molas de Trao ou Compresso A escolha do tipo de mola feita no menu mola, de acordo com a figura 5.

Figura 5. Opo por mola de trao ou compresso Opo por carregamento esttico ou dinmico Optando por carregamento dinmico, o usurio precisa fornecer ao Programa Mola as foras mxima e mnima e o tipo de acabamento superficial da mola, de acordo com a figura 6.

Figura 6. Carregamento esttico ou dinmico 3.3. Escolha dos Apoios A escolha dos tipos de apoio feita, no caso de molas de compresso, clicando-se com o boto direito do mouse sobre a legendas de seus comprimentos, como ilustrado na figura 7 (a). O usurio pode optar por apoios em ponta, em ponta esmerilhada, em esquadro ou ainda em esquadro esmerilhado. No caso de molas de trao h somente um tipo de apoio definido no Programa Mola. Este est ilustrado na figura 7 (b).

UL $ UP UP % UL

(a) (b) Figura 7. (a) Detalhe da escolha do tipo de apoio em molas de compresso com o boto direito do mouse; (b) Detalhe do tipo de terminal de molas de trao considerado pelo Programa 3.4. Sadas do Programa O Programa Mola tem, alm das sadas na prpria tela, opes de gerar relatrio impresso e desenho em formato .dwg do Autocad R14, como o da figura 8.

7(4,

&'/

Figura 8. Exemplo de desenho gerado pelo Programa Mola Caso o usurio no tenha o Autocad R14 instalado, basta guardar o arquivo de script gerado pelo Programa Mola para posterior utilizao. O Programa Mola tambm gera a cada novo clculo um arquivo de log contendo informaes mais detalhadas do projeto. Esta uma boa fonte de consulta por informaes adicionais. Detalhes do arquivo de log podem ser vistos na figura 3 (b). 3.5. Arquivos de Ajuda O Programa Mola dotado de extensa documentao em formato HTML, possibilitando assim ao usurio tirar dvidas tanto do uso do programa quanto de teoria de molas. Clicando na opo ajuda, o programa abre os arquivos de ajuda no browser de internet definido pelo usurio, tornando assim a consulta aos arquivos de ajuda extremamente simples e familiar.

4. CONCLUSES E COMENTRIOS FINAIS O algortmo desenvolvido oferece ao projetista uma ferramenta poderosa que determina, com rapidez, eficincia e exatido de clculos, as caractersticas mais importantes das molas helicodais cilndricas. interessante observar que o controle do projeto do usurio. Toda e qualquer deciso feita por ele, sendo funo do programa apenas a orientao e exibio dos resultados. O algortmo foi elaborado e desenvolvido com especial preocupao em torn-lo simples, eficiente, auto explicativo e de fcil compreenso, tudo isto em um ambiente amigvel e agradvel. A grande motivao deste trabalho, foi a certeza de estar produzindo algo de concreto, uma ferramenta de utilidade real que facilitar o projeto de molas. Este programa um sistema especialista do mdulo ELEMENTOS DE MQUINAS, componente do Sistema Computacional de Projeto, desenvolvido no Laboratrio de Ensino e Projeto Assistido por Computador LEPAC do DEM/UFRJ. Outros sistemas especialistas j foram desenvolvidos ou esto em fase de desenvolvimento, tais como: parafusos de unio e transmisso, chavetas e estrias retas, correias trapezoidais, engrenagens cilndricas de dentes retos e correntes de rolos. O encadeamento destes sistemas especialistas permitir o desenvolvimento rpido e eficiente de projetos de mquinas. REFERNCIAS
S S S S S S S S S S S S S

ABNT. NBR 11414, Arame redondo de ao-carbono para molas, maio de 1990 Dobrovolsky, V. and others, 1965, Machine Elements, first edition, Mir Publishers, Moscow. Gal, Jos Alberto, 1999, Curso de AutoLISP, 1 edio, DeseCAD Computao Grfica, Campinas. Halvorson, 1997, Microsoft Visual Basic 5 Passo a Passo, Makron Books do Brasil Editora Ltda., So Paulo. Provenza, Francesco, 1984, Molas, Centro de Comunicao Grfica da PRO-TEC, So Paulo. Reshetov, D. N., 1978, Machine Design, Mir Publishers, Moscow. Shigley, J. E., 1986, Mechanical Engineering Design, first metric edition, McGraw-Hill Book Company. Spotts, M. F., 1985, Design of Machine Elements, 6th edition, Prentice-Hall Inc., New Jersey. Sandim, C.,L., de Marco, F.F. e Scieszko, J. L., 1995, Sistemas Especialistas Especificao de Correias Trapezoidais, - Anais do XIII COBEM/CIDIM, Belo Horizonte, MG, Brasil. Sandim, C. L., de Marco, F.F., 1997, Sistemas Especialistas Especificao de Corrente de Rolos, Anais do XIV COBEM, Bauru, SP, Brasil. de Marco, F. F., e Ascolesi, A. Sistemas Especialistas Especificao de Parafusos de Unio Anais do COBEM/99, guas de Lindia, So Paulo, SP, 1999. de Marco, F. F.,. e Avilez, A. Sistemas Especialistas Dimensionamento de Engrenagens Cilndricas de Dentes Retos Anais do COBEM/99, guas de Lindia, So Paulo, SP, 1999. de Marco, F. F., Frana Jr., H. e Souza, M. Sistemas Especialistas para Especificao de Chavetas e Estrias Anais do COBEM/99, guas de Lindia, So Paulo, SP, 1999.

You might also like