You are on page 1of 6

DIVERSIDADE NA BIOSFERA 1. A BIOSFERA Uma caracterstica do mundo vivo um elevado nvel de organizao.

. A organizao biolgica assenta numa hierarquia de nveis estruturais de complexidade crescente. tomo Molcula Clula Tecido rgo Comunidade Ecossistema Biosfera 2. ORGANIZAO BIOLGICA A biosfera a parte da Terra habitada pelos seres vivos. Pode ser entendida como um ecossistema composto por todos os ecossistemas da Terra. O ecossistema formado pelo conjunto de todos os organismos, de uma determinada rea geogrfica, e pelas interaces que esses organismos estabelecem entre si e com o meio abitico (gua, luz, temperatura e solo) que os rodeia. A comunidade o conjunto de todos os organismos de todas as espcies que habitam uma determinada rea. Uma comunidade formada por populaes. A populao um grupo de indivduos de uma determinada espcie. Espcie o conjunto de organismos com caractersticas morfolgicas semelhantes, capazes de se reproduzirem e originar descendentes frteis. Nos ecossistemas, as interaces mais significativas entre os seres vivos so as relaes alimentares ou trficas, que podem ser representadas sob a forma de cadeias alimentares. Nestas cadeias verificam-se transferncias de energia e de matria entre os diferentes nveis trficos. A energia entre nos ecossistemas, geralmente, sob a forma de energia luminosa e transformada noutras formas de energia, medida que flui de um nvel trfico para outro nvel trfico, sendo na sua maioria dissipada para o meio sob a forma de calor. Como os seres vivos utilizam vrias fontes de alimento e constituem eles prprios uma fonte de alimento para mais de um tipo de organismos, h uma grande variedade de cadeias alimentares que interrelacionam os diferentes organismos de um ecossistema, contituindo as teias ou redes trficas. De acordo com a sua interaco trfica, os organismos podem classificar-se da segiunte forma: y Produtores: produzem a matria orgnica que consitui o seu corpo a partir de matria inorgnica do meio, utilizando uma fonte de energia, que pode ser energia luminosa ou energia qumica de compostos minerais. So autotrficos. So organismos produtores as plantas, algas e cianobactrias. Consumidores: obtn natria orgnica, que foi eleborada pelos produtores, alimentando-se de outros organismos. So heterotrficos. So organismos consumidores os animais, fungos, algumas bcterias e alguns protistas. Sistema de rgos Organismo Populao

Diversidade na Biosfera

Pgina 1

Decompositores: transformam a matria orgnica de cadveres e excrementos em matria inorgnica, que pode, de novo, ser utilizada pelos produtores. Fecham o ciclo da matria nos ecossistemas. So organismos decompositores bactrias e fungos do solo.

3. DIVERSIDADE A diversidade a principal caracterstica da vida. Acompanhando a diversidade da vida verifica-se uma surpreendente unidade, principalmente nos nveis mais baixos de organizao biolgica. Esta unidade na diversidade est assente nas ligaes evolutivas entre todos os organismos. 4. EXTINA E CONSERVAO Entende-se por extino de uma espcia a reduo gradual do nmero dos seus indivduos at ao seu desaparecimento. A histria do passado da Terra est marcada por vrioa episdios de extino em massa de seres vivos que, apesar de conduzirem a uma diminuio da biodiversidade, muitas vezes permitem a expanso de espcies j existentes e o aparecimento de outras novas. A extino de espcies um fenmeno geralmente associado a alteraes climticas e geolgicas. No entanto, a interveno directa ou indirecta do Homem nos ecossistemas naturais tem vindo a constituir um factor de risco para as comunidades devido reduo da biodiversidade que essa interveno tem provocado. De entre as aces do Homem que mais ameaam a biosfera destacam-se: y y y y y A sobre explorao (pesca e caa intensivas e desflorestao); A introduo de novas espcies ou de agentes infecciosos nos ecossistemas; A poluio; A agricultura intensiva com consequente destruio/alterao dos habitats; Rutura das cadeias alimentares.

O risco de extino de espcies conduziu necessidade de conservao ou preservao das espcies, que inclui no s a sua proteco mas tambm a proteco dos seus habitats. Neste mbito e com o intuito de reduzir a perda da biodiversidade, vrios pases tm implementado medidas como a criao de reas protegidas. A necessidade de conservao relaciona-se com a nossa prpria sobrevivncia, uma vez que ela pode depender de outras espcies em risco de extino. Como exemplos desta possvel dependncia refira-se produo de medicamentos derivados de plantas ou animais, a obteno de alimento ou a produo de novos materiais para a indstria. 5. A CLULA A clula a unidade bsisca estrutural e funcional de todos os seres vivos e o mais baixo nvel de organizao biolgica, onde se manifestam todas as propriedades da vida. A teoria celular uma das grandes teorias unificadoras da Biologia e assenta nas seguintes generalizaes:
Diversidade na Biosfera Pgina 2

y y y

A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos; Todas as clulas provm de outras preexistentes; A clula a unidade de reproduo, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos.

6. UNIDADE ESTRUTURAL E FUNCIONAL Seres vivos unicelulares so constitudos por uma nica clula, a qual corresponde ao organismo. Os seres vivos pluricelulares so constitudos por vrios tipos especializados de clulas, verificando-se diviso detrabalho entre elas. Distinguem-se dois tipos de clulas no que respeita sua organizao estrutural: clulas eucariticas e clulas procariticas. Todas as clulas, tanto procariticas como eucariticas, possuem membrana celular, citoplasma, material gentico e ribossomas. O material gentico consiste numa ou vrias molculas de DNA que contm, codificada, toda a informao necessria para a actividade e reproduo da clula. Outros constituintes celulares existem apenas em clulas eucariticas. Quando com os principais constituintes das clulas: CONSTITUINTES CELULARES Membrana Celular ESTRUTURAS/FUNES Tambm se designa membrana citoplasmtica. Constitui o limite externo da clula e regula a passagem de materiais entre a clula e o seu meio. Apresenta permeabilidade selectiva. Est individualizado pelo invlucro nuclear nas clulas eucariticas. no ncleo que se encontra o DNA e regulada toda a actividade celular. a regio localizada entre o ncleo e a membrana celular. A substncia fundamental do citoplasma, com grande riqueza em gua, chama-se hialoplasma ou citosol. Dispersos no hialoplasma encontram-se os diferentes organelos celulares, que desempenham funes especializadas. Estrutura rgida e resistente que se localiza exteriormente membrana citoplasmtica e que confere proteco e suporte s clulas em que est presente. Pequenos organelos no membranares, constitudos por duas subunidades associadas. Tm funo de sntese de protenas. So organelos em forma de bastonete e delimitados por duas membranas. Nas mitocndrias ocorrem reaces de respirao aerbia, envolvidas na produo de energia pela clula. So organelos em forma de lente, envolvidos por duas membranas. nos cloroplastos que se verificam as reaces qumicas da fotossntese, processo que permite a produo de matria orgnica pela clula. Organelos rodeados por uma membrana simples, que tm como funo o armazenamento de gua e de outras substncias em soluo, como aucares e pigmentos. Sistema de tbulos e cisternas. O retculo endoplasmtico rugoso est associado a ribossomas e tem funo de sntese e transporte de protenas. O retculo endoplasmtico liso no est associado a ribossomas e tm funo de sntese de lpidos.
Pgina 3

Ncleo

Citoplasma

Parede celular

Ribossomas Mitocndrias

Cloroplastos

Vacolos

Retculo endoplasmtico

Diversidade na Biosfera

Complexo de golgi

Lisossomas Centrolos Citoesqueleto

constitudo pelos dictiossomas da clula. Os dictiossomas so conjuntos de cisternas achatadas e empilhadas, com funo de modificao e secreo de substncias. Vesculas esfricas, contendo enzimas hidrolticas. Tm funo de digesto intracelular. Organelos no membranares, constitudos por microtbulos, com funes na diviso celular. Rede de fibras que confere forma clula, sustenta os organelos e regula os seus movimentos.

Apesar de todas as clulas possurem uma estrutura bsica comum, existem diferentes tipos celulares que apresentam caractersticas prprias. Quadro com as principais caractersticas de diferentes tipos de clulas: TIPO DE CLULAS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS So clulas estruturalmente muito mais simples e muito pequenas, com dimenses compreendidas entre 1m e 10m. No possuem um verdadeiro ncleo, delimitado por invlucro nuclear. O DNA concentra-se numa regio do citoplasma designada nucleoide. No possuem organelos citoplasmticos delimitados por membranas. Possuem parede celular constituda, na maior parte das espcies, por peptidoglicano. Podem apresentar, externamente parede celular, uma cpsula, com funes protectora, e prolongamento. Os prolongamentos podem ser longos e nicos, designados flagelos, ou numerosos e curtos designados pili. Apresentam uma maior complexifdade estrutural que as clulas procariticas e dimenses superiores, em cerca de dez vezes. O ncleo est individualizado pelo invlucro nuclear, uma membrana dupla com poros. Possuem uma variedade de organelos, que podem ser delimitados por membranas ou no. As clulas eucariticas animais e vegetais possuem caractersticas particulares que permitem distingui-las. Clulas animais Clulas vegetais No possuem parede celular. Tm parede celular. No possuem cloroplastos. Possuem cloroplastos e Geralmente, no possuem outros plastdeos. vacolos. Possuem um ou mais Possuem lisossomas e vacolos de grandes centrolos. dimenses. A ausncia de parede celular No possuem lisossomas, possibilita uma variedade de nem centrolos. formas e mesmo a A presena de parede celular possibilidade de alguns tipos confere-lhes uma forma de clulas alterarem a sua definida e aproximadamente forma. geomtrica.
Pgina 4

Clulas procariticas

Clulas eucariticas (clula eucaritica animal e clula eucaritica vegetal)

Diversidade na Biosfera

7. CONSTITUINTES BSICOS Os diferentes tipos de clulas que constituem os seres vivos possuem basicamente as mesmas molculas, o que revela tambm, a este nvel, uma assinalvel unidade biolgica. Nos seres vivos, para alm de molculas simples de natureza inorgnica, encontramos molculas complexas de grandes dimenses, as macromleculas, constitudas por um reduzido nmero de elementos qumicos, dos quais se destacam o carbono, o oxignio, o hidrognio, o azoto e, em menor quantidade, o fsforo e o clcio, entre outros. A maioria das macromolculas existentes nos seres vivos so polmeros, uma vez que resultam da ligao de vrias molculas simples, iguais ou semelhantes entre si, os monmeros, por um processo de sintese designado por polimerizao. Os constituintes qumicos de um ser vivo podem ser agrupados em: y y Compostos inorgnicos ou minerais gua e sais minerais; Compostos orgnicos hidratos de carbono ou glcidos, lpidos, prtidos, cidos nucleicos e outras biomolculas.

Estes constituintes desempenham vrias funes; entre elas destacam-se: y y y y y Funo estrutural ou plstica se entram na constituio dos componentes do organismo, tais como membranas celulares, ossos, conchas, sangue, etc.; Funo energtica se so degradados nos processos de obteno de energia na forma de ATP e calor; Funo enzimtica se intervm como agentes catalisadores das reaces qumicas, quer no metabolismo celular quer em processos extracelulares, como a digesto; Funo reguladora de natureza hormonal se controlam o funcionamento coordenado de rgos e sistemas; Funo de armazenamento e transferncia de informao se garantem a expresso da informao gentica e a sua transmisso aos descendentes de todos os seres vivos.

Quadro com os principais constituintes dos seres vivos, a sua estrutura e funes que desempenham. INORGNICOS Os constituintes inorgnicos dos seres vivos so a gua e os sais minerais. o principal consituinte dos seres vivos. Apesar de ser electronicamente neutra, a molcula de gua apresenta polaridade, o que lhe confere propriedades com grande importncia biolgica. Assim, a gua apresenta, entre outras, as seguintes caracterticas: gua possui um elevado poder solvente, pelo que transporta variadas substncias em soluo; participa em numerosas reaces qumicas do metabolismo celular; apresenta uma forte coeso entre as molculas, proporcionada pela capacidade de se formarem pontes de hidrognio entre elas. O clcio, sdio, potssio, magnsio, fsforo e ferro, entre outros, esto Sais minerais presentes nos seres vivos, principalmente na forma inica. Desempenham
Diversidade na Biosfera Pgina 5

funes importantes relacionadas com o transporte de substncias, movimentos atravs da membrana citoplasmtica e como intervenientes em reaces qumicas do metabolismo celular. ORGNICOS Os constituintes orgnicos dos seres vivos formam molculas de grandes dimenses, designadas macromolculas. A maior parte das macromolculas orgnicas dos seres vivos so polmeros. Os polmeros formam-se pela ligao, em cadeia, de molculas mais simples, chamadas monmeros. As reaces de condensao permitem a ligao de diferentes monmeros para formar polmeros. Por cada ligao estabelecida removida uma molcula de gua. As reaces de hidrlise separam os monmeros que constituem um polmero. Por cada ligao que se desfaz necessria a adio de uma molcula de gua. As protenas, cidos nucleicos, hidratos de carbono e alguns lpidos so polmeros. Os monmeros dos prtidos so os aminocidos. Os aminiocidos ligam-se por ligaes peptdicas, para formar pptidos ou protinas. Os pptidos so polmeros formados pela ligao de um nmero reduzido de aminocidos. As protenas so constitudas por um grande nmero de Prtidos aminocidos, organizados em uma ou mais cadeias peptdicas. As protenas so os principais polmeros estruturais e desempenham ainda funes de transporte, defesa, de reserva e enzimtica. Os monmeros dos glcidos so os monossacardeos. Os monossacardeos ligam-se por ligaes glicosdicas. Os oligossacardeos formam-se prla ligao de um pequeno nmero de monossacardeos (2 a 10)e os polissacardeos so longas cadeias de monossacardeos. Os polissacardeos desempenham funes estruturais e de reserva. Entre os de maior Glcidos importncia biolgica contam-se os seguintes: celulose polissacardeo estrutural das paredes celulares das clulas vegetais; amido polissacardeo de reserva dos vegetais; glicognio polissacardeo de reserva dos animais. Constitui um grupo heterogneo de molculas, insolveis na gua e solveis em solventes orgnicos. Os triglicerdeos so lpidos constitudos por uma molcula de glicerol ligada a 3 cidos gordos e tm funes de Lpidos reserva. Os fosfolpidos e o colestrol desempenham funes estruturais nas membranas celulares. Existem ainda lpidos com funo protectora, como as ceras que impermeabilizam superfcies, ou com funo reguladora, como certas hormonas que so molculas de natureza lipdica. So polmeros de nucletidos. Um nucletido constitudo por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato. Os cidos nucleicos podem ser molculas de DNA ou de RNA. No DNA, a pentose a dessoxirribose e as cidos nucleicos bases azotadas so a timina, adenina, guanina e citosina. No RNA, a pentose a ribose e as bases azotadas so o uraciulo, adenina, guanina e citosina. Os cidos nucleicos tm funo de armazenamento e transferncia da informao hereditria.

Diversidade na Biosfera

Pgina 6

You might also like