You are on page 1of 16

VIDRARIAS E MATERIAIS DE LABORATRIO

ERLENMEYER Utilizado em titulaes, aquecimento de lquidos e para dissolver substncias e proceder reaes entre solues. Seu diferencial em relao ao bquer que este permite agitao manual, devido ao seu afunilamento, sem que haja risco de perda do material agitado.

BQUER OU COPO DE BQUER de uso geral em laboratrio. Serve para fazer reaes entre solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

BALO VOLUMTRICO Possui volume definido e utilizado para o preparo de solues com preciso em laboratrio.

BALO DE FUNDO CHATO Utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues, ou mesmo, fazer reaes com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto.

BALO DE FUNDO REDONDO A sua aplicao restringe-se destilao, processo de separao de constituintes de misturas lquidas ou eliminao de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energtico - normalmente manta de aquecimento, bico de Bunsen ou banho do fludo at este entrar em ebulio. .

BALO DE TRS BOCAS Utilizado em extraes com arraste de vapor.

KITAZATO Utilizado em conjunto com o funil de Bchner em filtraes por suco ou a vcuo ( presso reduzida).

ALMOFARIZ COM PISTILO Usado na triturao e pulverizao de slidos em pequena escala.

CADINHO Pea geralmente de porcelana cuja utilidade aquecer substncias a seco, podendo fundi-las, e com grande intensidade de calor (acima de 500C), por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. Pode ser feito de ferro, chumbo, platina e porcelana.

CPSULA DE PORCELANA Pea de porcelana usada para evaporar lquidos das solues e na secagem de substncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no mx. 500C.

VIDRO DE RELGIO Pea de Vidro de forma cncava usada em anlises e evaporaes em pequena escala, alm de auxiliar na pesagem de substncias no volteis e no higroscpicas. No pode ser aquecida diretamente.

BURETA Aparelho utilizado em anlises volumtricas no to precisas. Apresenta tubo de parede uniforme para assegurar a tolerncia estipulada com exatido e gravao permanente em linhas bem delineadas a fim de facilitar a leitura de volume escoado.

SUPORTE UNIVERSAL
Utilizado em operaes como: Filtrao, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilao etc. Serve tambm para sustentar peas em geral.

GARRA METLICA
Serve para segurar buretas, bales, erlenmeyer, condensadores, funis em suporte universal.

PINA DE MADEIRA Usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.

PINA METLICA OU TENAZ Usada para manipular objetos aquecidos.

ANEL OU ARGOLA Usado como suporte do funil na filtrao.

TRIP DE FERRO Sustentculo para efetuar aquecimentos de solues em vidrarias diversas de laboratrio. utilizado em conjunto com a tela de amianto.

TELA DE AMIANTO Suporte para as peas a serem aquecidas. A funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen. Atualmente est sendo proibida sua comercializao, por ser o amianto cancergeno.

CONDENSADORES Utilizado na destilao, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de lquidos. Os mais comuns so os de Liebig, mas h tambm o de bolas e serpentina.

DESSECADOR Usado para guardar substncias em atmosfera com baixo ndice de umidade.

TRINGULO DE FERRO COM PORCELANA

Serve como suporte em aquecimento de cadinhos.

BICO DE BUNSEN Utilizado para aquecer materiais (para aquecimento at temperatura de 800C). a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. Mas contemporaneamente tem sido substitudo pelas mantas e chapas de aquecimento. Deve-se evitar seu uso quando utilizamos substncias inflamveis dentro do recipiente que se quer aquecer.

PIPETA VOLUMTRICA Usada para medir e transferir volume de lquidos, no podendo ser aquecida, pois possui grande preciso de medida. Mede um nico volume, o que caracteriza sua preciso.

PIPETA GRADUADA Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variveis. No pode ser aquecida e no apresenta preciso na medida.

BASTO DE VIDRO OU BAGUETA um basto macio de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissolues, mantendo as massas lquidas em constante movimento. Tambm auxilia na filtrao e na transferncia de lquidos.

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO Serve para medir e transferir volumes variveis de lquidos em grandes quantidades se necessrio. Pode ser encontrada em volumes de 25 at 1000 mL, de vidro ou de plstico. No pode ser aquecida.

TUBO DE ENSAIO Empregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bunsen.

ESTANTE PARA TUBOS DE ENSAIO usada para suporte dos tubos de ensaio.

FUNIL SIMPLES Serve para transferncia de lquidos de um frasco para outro e filtraes simples.

FUNIL DE SEPARAO Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na extrao lquido/lquido.

FUNIL DE BUCHNER Utilizado em filtraes a vcuo. Pode ser usado com a funo de filtro em conjunto com o Kitassato.

PLACA DE PETRI Usada em cultura de microrganismos.

CONE IMHOFF Estes cones possuem ponta afiada e so usados para a determinao de

pequenas quantidades de material em suspenso no esgoto pelo mtodo de sedimentao Imhoff.

TERMMETRO Equipamento utilizado para que se possa medir a temperatura de um fluido.

DENSMETRO Um densmetro consiste num dispositivo que mede a densidade ou a gravidade especfica de um slido, lquido ou gs. tambm referido como um gravitmetro, quando as medies da gravidade especfica permitem inferir o valor da acelerao gravtica. Os densmetros so aparelhos flutuantes, de formas variadas, de massa constante, graduados de modo a conhecer, por simples leitura, a densidade do lquido em que flutuam.

DINAMMETRO Um dinammetro um instrumento usado para a medio de foras mecnicas. Existem diversos tipos de dinammetros, dos quais se destacam pela sua importncia e aplicao: dinammetro de Bekk, dinammetro de mola e o dinammetro hidrulico.

PIPETADOR OU PRA DE SUCO Utilizado para auxiliar nos procedimentos de pipetagem.

BARRAS MAGNTICAS (PEIXINHOS) Utilizadas quando se deseja constante agitao de uma soluo ou reao qumica.

CONTA GOTAS Utilizado quando se deseja adicionar a uma reao/soluo apenas algumas gotas de um determinado lquido, que pode ser um indicador, ou solvente, etc.

ESCOVA Utilizada na lavagem das vidrarias aps os procedimentos laboratoriais.

PAPEL FILTRO Utilizado em processos de filtrao comum ou a vcuo.

PAPEL INDICADOR DE pH Um indicador uma substncia que varia de cor dentro de um pequeno intervalo de pH, devido ao fato de poder existir em duas ou mais formas que tm estruturas distintas e apresentam cores diferentes. Os indicadores empregam-se para medir de modo apropriado o pH das solues, uma vez que, em geral, a zona de viragem (mudana de cor) dos indicadores de 2 unidades de pH.

FRASCOS MBAR E BRANCO Permitem guardar as solues para armazenamento. Nos frascos de cor mbar so colocadas as substncias que se decompem em presena da luz. Nos frascos brancos so colocadas as solues que no se decompem em presena da luz.

TUBO FALCON No possui uma funo especfica tendo vrias utilidades, como fazer um meio de cultura de clulas, auxiliar no preparo das solues e guard-las, pode-se triturar material como basto e vidro entre outros. Existem dois modelos de tubo Falcon, o de 15 mL e o de 50 mL.

FRASCO LAVADOR OU PICETA Usado para enxaguar a vidraria com gua destilada, miliQ, cetona, lcool ou outro solvente.

RESERVATRIO DE GUA Usado para o armazenamento e conseqente distribuio nas pissetas, ou frascos lavadores, das guas apropriadas nas prticas laboratoriais, ou seja, guas destilada, milliQ ou ainda deionizada.

ESPTULAS Utilizada para auxiliar na transferncia de substncias slidas em seus diversos tamanhos. So encontradas em ao inoxidvel, porcelana, nquel, plstico e madeira.

GARRA E PINAS DE FIXAO Utilizadas como peas de fixao no suporte universal sozinhas ou em conjunto com outras peas.

You might also like