You are on page 1of 87

Nas ltimas semanas, talvez a frase mais repetida, mais batida, verdadeira moda (em termos concurssticos), e, diga-se

de passagem, com slidos e incontestveis fundamentos, foi: Adivinhar o tema da dissertao tarefa impossvel e quem disser que adivinha pode desacredit-lo, est mentindo para voc! Vendedor de iluses! Realmente, diante do manancial de disciplinas, de tpicos, a tarefa de acertar na (mosca) ou a mosca torna-se herclea. Todavia, se, por um lado, verdadeiro que a esperana pode partir para um lugar melhor (numa viso eufmica), certo que continua sendo a ltima. Dizem por a que a f pode remover montanhas (quo forte podemos ser!). Nesse sentido, observo que, no ltimo concurso de Auditor, nossas dicas (Luiz, Luciano e Cyonil, curso on-line do ponto dos concursos) foram criticadas pela comunidade ambiental, porque ns professores matamos cinco das seis moscas. Em sntese: os temas, abaixo, talvez no estejam presentes no derradeiro dia de prova, porm, se o problema for de torcida, saibam que fao parte da maior do Mundo e estaremos ao lado de vocs, nessa reta final. Deixo aqui um agradecimento especialssimo para a amiga Lanlan (do frum concurseiros), que esteve, lado a lado, dos concursandos nesse momento to importante. uma evidncia (no aquela de auditoria): as mulheres vo dominar (ou j dominam) o Mundo. Espero que esse momento chegue logo e que mulheres, como voc amiga Lanlan, componham da base cpula da sociedade. Ah! Ns homens permaneceremos atentos a vocs mulheres, afinal de contas, somos bens (ou coisas, conforme o contexto) para os quais a alquota do IPI relativamente baixa (por vezes, alquota zero! Rsrs...). Pesadelos transformados em sonhos: - TEMA I Direito Tributrio (do geral para o especfico): competncia (caractersticas) limitaes ao poder de tributar imunidade tributria das entidades beneficentes Exigncias da Lei (natureza da lei) art. 14 do CTN. - TEMA II Direito Previdencirio: tributos classificao doutrina e STF contribuies especiais sociais previdenciria bases de financiamento princpios (anterioridade e noventena). - TEMA III Direito Administrativo: tica na Administrao Conflito de interesses conceito regras de afastamento exemplos (improbidade, nepotismo, consultoria, e quarentena de determinados agentes). - TEMA IV Direito Internacional Pblico: tratados e convenes internacionais processo de internalizao teorias (monista e dualista) direitos humanos matria tributria (art. 98 do CTN versus entendimento do STF e do STJ).

Discursivas

ADMINISTRAO GERAL 1. (Cespe Cmara dos Deputados/Consultor/2002) O Prmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) um projeto do Programa de Qualidade e Participao na Administrao Pblica. Seu principal objetivo estimular organizaes pblicas a implementarem programas de melhoria do desempenho institucional, atuando como mecanismo de reconhecimento formal e pblico dos resultados das instituies comprometidas com a qualidade da sua gesto e, conseqentemente, com os seus usurios. O PQGF um sistema de premiao alinhado aos critrios e procedimentos da Fundao para o Prmio Nacional da Qualidade, e seu papel orientar organizaes pblicas que almejam ser reconhecidas pela excelncia em sua gesto e participar do Prmio Nacional da Qualidade. Prmio Qualidade do Governo Federal (com adaptaes). Considerando as idias apresentadas no texto acima, que tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte: GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL: MODELO IMPLEMENTADO PELO GOVERNO FEDERAL PARA A GESTO DAS ORGANIZAES PBLICAS. Em sua dissertao, devem ser contemplados, necessariamente, os seguintes aspectos: A) critrios de avaliao do gerenciamento da qualidade de uma organizao; B) caractersticas do gerenciamento da qualidade total; C) ferramentas utilizadas no gerenciamento da qualidade total. Resposta fundamentada (mnimo de 60 e mximo de 90 linhas) PROPOSTA DE SOLUO A limitao dos recursos financeiros leva os empresrios e os governos a cortarem, eliminarem, adiarem planos de investimentos e programas necessrios, em um momento em que o Pas no pode dar-se esse luxo. Nesse exato momento, algumas organizaes pblicas e privadas, voltadas para o futuro, usam ferramentas da Gesto da Qualidade Total. A Gesto da Qualidade Total um conjunto de princpios, ferramentas, e procedimentos que fornecem diretrizes tanto para profissionais liberais como para a administrao de uma empresa, ou de uma entidade pblica. Dentre outras, podem ser destacadas as finalidades de conquistar a admirao do pblico, impressionando-o na qualidade do servio e no acrscimo de servios exigidos pelo pblico e necessrios a ele.

Prof. Cyonil da Cunha

na melhoria contnua que as organizaes conseguiram se adaptar s novas demandas da sociedade. H aplicao da filosofia japonesa Kaizen, por intermdio da qual as mudanas devem ser constantes e contnuas, com esforo lento e gradativo, originrias nos nveis operacionais das empresas. Portanto, o Kaizen uma diretriz cultural, um valor que determina o esforo de aprimoramento contnuo, remetendo-nos busca da perfeio, nunca atingida, mas sempre desejada. Foi exatamente no sistema Japons que a qualidade total foi inicialmente implantada, com base nos ideais de Deming. O alcance da qualidade assume diversas definies, entre as quais se destaca a necessidade do atendimento aos pleitos dos clientes. As expectativas devem ser atendidas e, se possvel, superadas. Portanto, a partir da identificao das satisfaes e das insatisfaes dos clientes, que se pode avaliar a implantao de um programa de qualidade total. Porm, cumpre esclarecer que a implantao de um sistema de qualidade total, com a constante melhoria dos ndices de produtividade e de reduo dos custos, no uma tarefa fcil. As organizaes que implantaram e as que desejam implantar a qualidade total devem apresentar certas caractersticas, as quais se encaixam perfeitamente no atual ambiente de negcios, tais como: a) Enxugamento (downsizing) de suas estruturas, com a reduo dos nveis hierrquicos e promoo da horizontalizao da estrutura organizacional. Para melhor cumprir esse propsito, necessrio haver o empowerment dos colaboradores, ou seja, maior entrega de capacidade aos colaboradores, desenvolvendo suas habilidades; maior autoridade; mais responsabilidade, dando-lhes poder de deciso das tarefas. Enfim, desenvolver um esprito de equipe, com a implantao de polticas de motivao dos funcionrios, essencial ao funcionamento do sistema, b) Terceirizao (outsourcing), com a transferncia de atividades noprincipais para outras empresas que possam desenvolv-las de forma melhor e mais barata. Assim procedendo, a organizao se concentrar em suas atividades essenciais,

Discursivas

c) Reduo de tempo do ciclo dos processos, em outros termos, otimizao do tempo necessrio para cumprir as etapas dos processos de produo. Para a insero do programa de qualidade total, o ciclo de Deming ou PDCA (planejar, fazer, checar, agir) um dos principais instrumentos utilizados. Esse ciclo, composto por quatro etapas, prope inicialmente o planejamento, com a determinao de metas (o que fazer?) e mtodos (como fazer?). Em seguida, esse planejamento executado, contando com assessoramento e com acompanhamento das equipes responsveis pela implantao. Em terceiro instante, os resultados so examinados, certificando-se se houve ou no o cumprimento das metas estabelecidas e as melhorias so avaliadas. Por fim, a ao, oportunidade em que as correes sero propostas com a finalidade de obter respostas positivas. Alm do ciclo de Deming, outras ferramentas podem ser utilizadas pelos administradores na tentativa de abandono da gerncia tradicional, por exemplo: - O grfico de barras, capaz de comparar quantidades de dados relativos; - O diagrama de causa e efeito (denominado espinha de peixe ou grfico de Ishikawa), em que h a representao grfica da relao entre os problemas e sua causa potencial; - O grfico de controle, que monitora o desempenho de um processo; - O diagrama de Pareto, utilizado para representar dados relativos, mostrando as disfunes da empresa. Por fim, pode ser frisada a utilizao da tcnica do benchmarking. Esse instrumento gerencial defende o preceito de que ningum melhor em tudo. Sendo assim, detectar e copiar o que cada empresa tem de melhor significa economizar tempo, dinheiro e trabalho. A comparao externa permite administrao estabelecer novos objetivos e perceber como realiz-los. Representa assim uma oportunidade de aprender com a experincia alheia e poder aperfeioar seu modelo gerencial. Certo, portanto, que as organizaes encontram-se preparadas para a assuno de novos desafios, adoo de nova postura frente da realidade mundial e, consequentemente, para atender s demandas dos diversos atores envolvidos.

Prof. Cyonil da Cunha

Nesse processo de satisfao, o Prmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) surge como positiva iniciativa no estmulo e na difuso da qualidade total. 2. (Cespe Cmara dos Deputados/Consultor/2002) As transformaes ocorridas na funo de recursos humanos ao longo do tempo convidam os gestores a combinar exterioridade e objetividade visando maximizao dos benefcios econmicos advindos do alinhamento entre o potencial dos empregados e os objetivos empresariais com as sutilezas e sensibilidades subjetivas, para que sejam capazes de lidar com os aspectos relacionais e intrnsecos natureza humana no mbito do trabalho e da atividade organizacional. Considerar as questes subjetivas significa que toda pessoa tem seu espao interior, percebido como completamente seu; que esse espao relaciona-se com a exterioridade; que ele historicamente construdo; que ele decisivo nas escolhas das pessoas durante a vida e acaba por provocar mudanas no entorno. Eduardo Davel e Sylvia Vergara. Gesto com pessoas, subjetividade e objetividade nas organizaes. So Paulo: Atlas, 2001 (com adaptaes). Considerando as idias acima apresentadas, que tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte: GESTO COM PESSOAS, SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE NAS ORGANIZAES. Em sua dissertao, devem ser contemplados, necessariamente, os seguintes aspectos: A) novas tendncias em avaliao de desempenho quanto objetividade da administrao de recursos humanos; B) habilidades a serem desenvolvidas pelos gestores, tendo em vista questes subjetivas das organizaes, como a interioridade, o prazer, o conhecimento e o poder. Resposta fundamentada (mnimo de 60 e mximo de 90 linhas) PROPOSTA DE SOLUO O Mundo no esttico, encontra-se sim em constantes e inexorveis transformaes, acarretando para a sociedade o encargo da adaptao: social, cultural, econmica e poltica. Esse conjunto de mudanas se observa no Estado Brasileiro. Em meados dos anos 90, iniciou-se processo de transio na forma de se enxergar a gesto pblica, com a migrao de um modelo burocrtico para um

Discursivas

modelo de gesto moderno, esse que teve seus primeiros sinais com o advento do Decreto Lei 200/1967. Essas transformaes pressupem uma reorganizao no aparelho do Estado e dentre os vrios enfoques ser abordada a questo da gesto pblica considerando um dos seus maiores patrimnio: as pessoas. Buscar-se- analisar as subjetividades e objetividades das tendncias das avaliaes de desempenho, bem como as habilidades a serem desenvolvidas pelos gestores, tendo em vista as questes subjetivas: a interioridade, o prazer, o conhecimento, e o poder. Ao se considerar a evoluo ocorrida nos modelos de gesto ao longo do tempo, percebe-se claramente a diferena do foco dado s pessoas pelos gestores, conforme se exigia no momento. o que se observava na era do modelo burocrtico em que as pessoas foram encaradas como fornecedoras de mo-de-obra e seguiam um rgido processo de controle para garantir a produtividade esperada. A criatividade e a liberdade de atuao no desenvolvimento de novas atividades no eram incentivadas. Com a chegada do modelo gerencial de gesto, mudanas radicais foram requeridas em todas as esferas da Administrao Pblica, caso contrrio, o Estado no conseguiria, a contento, alcanar seu objetivo maior: atuar como regulador de atividades e de focar nos resultados das aes. Nesse cenrio, tornou-se essencial voltar a ateno para a gesto de pessoas, sendo necessrio quebrar o paradigma existente de que o importante era o processo e no o resultado. O Estado precisava mudar a cultura das pessoas e transform-las, tornando-as mais comprometidas, mais criativas, motivadas. As pessoas precisam se encaixar como engrenagem do processo e do conhecimento e, com isso, comearem a entender o real sentido da mudana, colaborando para o incremento da governana do Estado. Novas tcnicas podem ser destacadas no sentido de incorporar as pessoas a essa nova realidade. As tcnicas foram buscadas na iniciativa privada, podendo assim ser sintetizadas: valorizao e reconhecimento do servidor, definio de metas atreladas aos objetivos, e avaliao de desempenho com remunerao varivel.

Prof. Cyonil da Cunha

Acredita-se que uma vez estimulada a flexibilidade de atuao, a motivao faz com que as pessoas busquem naturalmente os resultados desejados. Atingidos os resultados, a recompensa e a valorizao deixam a pessoa mais inserida e, consequentemente, tende a ser mais criativa, gerando assim um ciclo virtuoso. A mudana do paradigma exige da estrutura um forte aliado representado na figura do gestor. Esse deve ter habilidade necessria para gerar o movimento do ciclo. Deve contar com sensibilidade e intuio, pois s assim conseguir explorar todas as potencialidades de seus colaboradores, bem como real-las e identificar os pontos negativos para que sejam trabalhados no plano de ao em busca da melhoria, obtendo-se assim a maximizao de resultados associados satisfao da pessoa. O desenvolvimento das habilidades por parte do gestor exige, contudo, esforo. O gestor precisa passar por baterias de treinamentos, oportunidade em que lhe sero sugeridos instrumentos, ferramentas, com o objetivo de perceber a afinidade de seus colaboradores a determinadas tarefas, por exemplo. real a necessidade de o Estado preocupar-se em melhorar as tcnicas de gesto de pessoas para garantir a governana e a governabilidade, pois, tanto a sociedade a qual legitima a atuao estatal , quanto o servidor quem efetivamente implementa seus programas , precisam estar satisfeitos. A satisfao pode ser mais facilmente contemplada na proporo direta da habilidade de cada um de entender pessoas. Dessa estruturais, forma, sociais para e poder fazer frente fica s grandes a transformaes necessidade do econmicas, evidente

desenvolvimento de um programa de avaliao de desempenho em conformidade com o novo paradigma de Gesto de Pessoas, ou seja, avaliao de desempenho ligada capacitao, remunerao, busca de talentos, aos benefcios, demisso e s suas estratgias pessoais de carreira. 3. (Cespe/2008) As organizaes esto buscando negociar com a sua fora de trabalho qual a forma mais eficaz de alcanar os objetivos organizacionais e tambm de equacionar os objetivos individuais dos seus integrantes, por meio de processo de dimensionamento mais flexvel. Cada vez mais, as pessoas esto executando trabalhos em grupos e equipes, tendo suas atividades redimensionadas em contedo e em tempo.
Discursivas 7

Considerando que o texto acima tem carter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: _ processo de negociao cooperativa entre a organizao e seus integrantes; _ tcnicas modernas de redimensionamento de pessoal, suas vantagens e desvantagens; _ trabalho em grupo e em equipe como espao de constante negociao organizacional.

PROPOSTA DE SOLUO As transformaes constantes no ambiente, a presena de intensa competitividade e a velocidade na comunicao tm sido a marca da gesto de pessoas, em que o foco desloca-se das tarefas (dos processos) para o fator humano. Valoriza-se, cada vez mais, o conhecimento como fonte do sucesso, competindo aos gestores buscar novas ferramentas gerenciais, para o constante incremento na produtividade e na qualidade dos servios aos clientes. Nesse contexto, os novos instrumentos devem se alicerar na ideia de que as organizaes no funcionam sozinhas. As pessoas so os braos e as pernas das empresas, sendo responsveis por impulsionar a eficincia dos negcios da administrao. Assim, por meio da negociao cooperativa, as organizaes buscam equacionar a satisfao dos anseios individuais dos integrantes da equipe e a concretizao das metas organizacionais. Logo, a liderana que prima pela eficincia deve correlacionar respeito e autoridade. Consequentemente, para o alcance de timo nvel de eficincia, o ambiente organizacional deve ser dimensionado para a criao de situaes que propiciem a iniciativa e a criatividade. Entre as tcnicas de redimensionamento de pessoal, podem ser destacados o mapa de substituio, o benchmarking, e a gesto por competncias, essa que, apesar de vantajosa em termos de eficincia, no imune a desvantagens, como, por exemplo, a dificuldade de implementao, haja vista a mudana no clima organizacional. Tais tcnicas modernas de redimensionamento garantem maior flexibilidade s organizaes, garantindo-lhes melhor alocao dos recursos humanos, tornando-as competitivas no mercado, em face, sobretudo, das constantes inovaes e necessidades dos consumidores. Para tanto, a formao de equipes de trabalho contribui, decisivamente, para a flexibilidade do processo produtivo, com aumento de motivao, de colaborao e integrao s atividades. Novos arranjos estruturais so pontos centrais para o incremento da competitividade das organizaes. Por todo o exposto, no resta dvida de que a valorizao do capital humano nas organizaes deve ser cada vez maior, competindo aos administradores de recursos humanos detida ateno s constantes mudanas do mundo empresarial. No mais suficiente gostar de trabalhar com pessoas, necessrio ter perfil, habilidades, conhecimentos, boa comunicao e

Prof. Cyonil da Cunha

principalmente ter uma viso generalista de toda organizao para que possa desenvolver um planejamento e um todo um trabalho adequado e realista.

4. (Esaf CGU/2008) Segunda Dutra (2004), a Gesto de Pessoas passou por mudanas que podem ser resumidas em: 1. Alterao do perfil das pessoas exigido pelas empresas; 2. Deslocamento do foco de gesto das pessoas; 3. Modificao da relevncia das pessoas no sucesso do negcio. (Dutra, Joel Souza, Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna, So Paulo: Atlas, 2004) Comente cada uma das trs mudanas percebidas relacionando-as com os processos de Movimentao, Desenvolvimento e Valorizao no modelo de Gesto de Pessoas por Competncias, descrevendo para cada uma delas: 1. A situao anterior mudana (como era antes?); 2. A justificativa da mudana; 3. O resultado da mudana (como agora?); 4. Como a mudana se relaciona com o(s) processos de Gesto de Pessoas por Competncias? Por partes. 1. Alterao do perfil das pessoas exigido pelas empresas; Empregados? Subordinados? No, o foco outro. Temos, em verdade, colaboradores. O mundo empresarial deve adaptar-se s constantes transformaes, inovaes, exigindo-se o deslocamento do perfil dos gestores. Os administradores devem ser abertos ao conhecimento e qualidade contnuos, flexveis s mudanas, com capacidade de liderana e de trabalho em equipe, com bom relacionamento interpessoal, alm de autonomia para tomar decises. Exige-se tambm alinhamento dos anseios das pessoas misso organizacional. 2. Deslocamento do foco de gesto das pessoas; A estrutura, dantes verticalizada (departamental), passa (ou deve passar) para o esquema matricial. Portanto, vemos, claramente, a tentativa de alinhamento entre as polticas de recursos humanos e os objetivos estratgicos da organizao. Outro ponto de realce a tcnica de gesto por competncias, em que se tenta o casamento entre os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores, com os resultados pretendidos pela empresa. Equipes de trabalho so formadas e incentivada a busca contnua pelo conhecimento, dentro de uma viso compartilhada. O deslocamento do foco de gesto influencia por completo os processos de recrutamento, seleo, desenvolvimento, treinamento, controle e remunerao de pessoas.

Discursivas

3. Modificao da relevncia das pessoas no sucesso do negcio. Como sobredito, os antigos empregados so reconhecidos como verdadeiros colaboradores. A viso de que os processos e os cargos so mais importantes do que as pessoas (suas atitudes, suas habilidades, enfim, suas competncias) resta (ou deve restar) superada. Nesse cenrio, os colaboradores so merecedores de maior autonomia para a adoo de decises, engajando-os aos negcios, aos objetivos estratgicos, das empresas. Dessa forma, com a ferramenta do empoderamento, as pessoas ultrapassam o limite da conduta individual, para pensarem coletivamente, aliando suas competncias s metas organizacionais, logrando-se, portanto, resultados mais eficazes e eficientes. Continua a organizadora: 1. A situao anterior mudana (como era antes?); A gesto por competncia (ou deve ser) o novo paradigma, afastando-se, portanto, o cenrio (negativo) anterior, em que vigoravam traos como: a inflexibilidade, a reatividade, a departamentalizao, e o foco nos processos. Para termos ideia, antes das mudanas na forma de se enxergar a administrao, o requisito bsico do perfil dos novos colaboradores era focado essencialmente na experincia profissional, como se s o fato de ser experiente possa traduzir engajamento com os objetivos (as misses) da empresa. 2. A justificativa da mudana; O Mundo, de hoje, no igual ao de ontem, e, provavelmente, no ser parelho ao de amanh. As transformaes ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado. H a existncia de um fluxo interminvel de informaes e transaes, e, preponderantemente, de mudanas mercadolgicas, ambientais, polticas e sociais, tornando o mercado atual muito mais dinmico e competitivo do que fora, da a necessidade de profissionais de excelncia. 3. O resultado da mudana (como agora?); O resultado da mudana notrio, no sendo vlida to-somente a experincia profissional, sendo necessria a apreciao de outros requisitos, por vezes, mais importantes, como: proatividade, esprito de liderana, dinamicidade, sinergia. A ferramenta do planejamento estratgico passa a ser baseada, fundamentalmente, em cenrios, em que o planejamento de recursos humanos alinha-se ao referido modelo. Com outras palavras, a tentativa de previso, de antecipao s mudanas, bem como acompanh-las, contando, para tanto, da captao de profissionais com viso, flexibilidade e capacidade de atualizao constante do autoconhecimento.

10

Prof. Cyonil da Cunha

4. Como a mudana se relaciona com o(s) processos de Gesto de Pessoas por Competncias? O processo de gesto por competncias se enquadra no conhecimento, na competncia, na meritocracia. Antes, o foco era nos indivduos, desconsiderando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. Por exemplo: o plano de carreira, antes baseado unicamente no progresso pelo tempo de servio, passa a ser construdo com parmetros diversos, que vo desde habilidades tcnicas, psicolgicas, pessoais, at comunicao. Alguns conceitos: Conhecimento o saber Habilidades o saber fazer Atitudes a motivao para se colocar em prtica as habilidades e conhecimentos. A gesto por competncias , hoje, pressuposto para o sucesso do negcio. No h sucesso no empreendimento se no houver alinhamento do profissional com os objetivos da empresa. PROPOSTA DE SOLUO A regra que os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem. Acontece que esse ciclo no exclusivo dos animais (enquanto seres vivos), s estruturais organizacionais (empresas) tal ciclo pode ser aplicado por analogia, por exemplo: nascem (com o registro na Junta), crescem (economicamente), reproduzem (filiais) e podem, igualmente, morrer (falncia). Nesse ciclo, a morte das organizaes (em sentido figurado) no algo desejado, porm, provvel. Nos dias atuais, um dos fatores decisivos para o sucesso das empresas o sincronismo entre suas misses e o perfil das pessoas (colaboradores). Enfim, o mundo empresarial deve se adaptar s constantes transformaes, inovaes, exigindo-se, dessa forma, o deslocamento do perfil dos gestores. Se antes os administradores eram reativos, inflexveis, atualmente, os requisitos so outros. Os administradores devem ser abertos ao conhecimento, flexveis s mudanas, com capacidade de liderana e de trabalho em equipe, com bom relacionamento interpessoal, alm de autonomia para tomar decises. Exige-se tambm alinhamento dos anseios das pessoas misso organizacional. Portanto, devem ser afastados os anteriores traos negativos, como: a inflexibilidade, a reatividade, a departamentalizao, e o foco nos processos. Nesse sentido, a tcnica de gesto por competncias deve ser o novo paradigma, em que os colaboradores (antes subordinados, empregados) so selecionados no mais com o fundamento nico da experincia profissional, mas, sobretudo, tomando-se por base os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.

Discursivas

11

A justificativa para essas transformaes simples de explicar. As mudanas ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado. H a existncia de um fluxo interminvel de informaes e transaes, e, preponderantemente, de mudanas mercadolgicas, ambientais, polticas e sociais, tornando o mercado atual muito mais dinmico e competitivo do que fora, acarretando a necessidade de profissionais de excelncia. Assim, antigos empregados so reconhecidos como verdadeiros colaboradores. A viso de que os processos e os cargos so mais importantes do que as pessoas (suas atitudes, suas habilidades, enfim, suas competncias) resta (ou deve restar) superada. Nesse cenrio, os colaboradores so merecedores de maior autonomia para a adoo de decises, engajando-se aos negcios, aos objetivos estratgicos, das empresas. Dessa forma, com a ferramenta do empoderamento, as pessoas ultrapassam o limite da conduta individual, para pensarem coletivamente, aliando suas competncias s metas organizacionais, logrando-se, portanto, resultados mais eficazes e eficientes. O resultado da mudana notrio, subjetiva e objetivamente. As pessoas devem ser proativas, ter esprito de liderana, ser dinmicos (caractersticas essenciais na seleo dos novos colaboradores). J as estruturas organizacionais devem usar a ferramenta do planejamento estratgico em cenrios, antecipandose s mudanas, contando, para tanto, da captao de profissionais com viso e flexibilidade. Como percebido, as mudanas relacionam-se, estreitamente, com a tcnica de gesto de pessoas por competncias. O processo de gesto por competncias se enquadra no conhecimento, na competncia, na meritocracia, deslocando o foco dos indivduos para o estudo das habilidades tcnicas, psicolgicas, pessoais e at de comunicao. Por todo o exposto, no h dvida de que a gesto de pessoas por competncias , hoje, pressuposto para o sucesso do negcio. No h sucesso no empreendimento se no houver alinhamento do profissional com os objetivos da empresa.

5. (Cespe FINEP/MCT/2009) Nos anos 80 do sculo passado, um livro, hoje clssico, tornou-se popular na rea de administrao: O Gerente Minuto. Blanchard e Johnson, os autores, partem do pressuposto de que a profisso do administrador no to complicada como parece e sinalizam algumas caractersticas e habilidades que deve possuir um administrador bem-sucedido. Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, acerca das habilidades necessrias ao administrador. Em seu texto aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < tipos de habilidades do administrador; < aplicao e importncia dessas habilidades nos diversos nveis da organizao.

12

Prof. Cyonil da Cunha

PROPOSTA DE SOLUO Os profissionais de recursos humanos tm como objetivo buscar, conquistar e manter as pessoas nas organizaes, trabalhando e comprometendo-se o mximo, como uma atitude positiva e favorvel. Devem ter atitudes e habilidades, com a busca incessante pelo conhecimento e pela qualificao, preparando-se para as mudanas e para realizar aes eficazes que venham a atender s necessidades da organizao. Entre as atitudes e as habilidades caractersticas administradores, podem ser registradas, entre outras: - A viso generalista (dominao dos negcios da empresa), - A preocupao com os resultados finais da empresa (ateno para a necessidade de treinamentos e com a elevao dos custos com as demisses, por exemplo), - A disposio para atuar em parcerias (sinergia entre as reas da empresa), - A ao estratgica (delegao de atividades rotineiras e concentrao no trabalho estratgico), - A atualizao (constante capacitao), - A capacidade integradora, e - A habilidade para negociar. Fcil perceber que, a cada habilidade listada (humana, tcnica e estratgica), haver a incidncia em menor ou maior grau de importncia nos diversos nveis da organizao (alta direo, nvel intermedirio e superviso). As habilidades humanas so percebidas mais comumente nos nveis intermedirio e de superviso, enquanto que as tcnicas concentram-se, de maneira geral, no nvel de superviso e, por fim, as habilidades estratgicas so percebidas na alta administrao e nvel intermedirio. Se, por um lado, verdade que a profisso de administrador repleta de desafios, de busca incessante pelo conhecimento e pela qualificao, por outro, a tarefa de ser bem-sucedido no algo inatingvel. Cabe aos profissionais de recursos humanos o desenvolvimento de suas habilidades, permitindo-lhes a conduo eficiente e eficaz dos negcios da empresa. do perfil dos

Discursivas

13

ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 6. (ESAF Auditor do TCE/GO/2007) Discorra sobre o instituto do acordoprograma, abordando: a) conceito; b) seus objetivos; c) quem pode celebr-lo; d) fundamentos que lhe do amparo no sistema legislativo ptrio; e e) principais crticas ao instituto. Extenso mnima: 20 linhas Amigos, os comentrios so parte integrante do curso ministrado no ponto dos concursos (www.pontodosconcursos.com.br). A marca LLC (Luiz, Luciano e Cyonil) tem tudo para arrebentar nas prximas discursivas. Conto com o constante apoio dos amigos para a divulgao do nosso trabalho. Inicialmente: ler com calma o enunciado e descobrir o que o examinador quer. O que ele quer est logo no incio do enunciado: Discorra sobre o instituto do acordo-programa... O candidato que entendeu essa ordem da banca j comeou a acertar. Discorrer falar, discursar, enfim, abordar os principais aspectos do assunto citado na questo. Mas veja tambm que a Esaf j traou todo o roteiro a ser seguido pelo candidato: ... abordando:..., e a seguir o enunciado citou, nas letras de a a e, os pontos que devem obrigatoriamente constar da redao. Assim, o roteiro do texto j est praticamente traado. O examinador, ao corrigir a prova, ir verificar se o candidato entendeu e cumpriu o que foi solicitado, isto , se a resposta apresentada abordou cada um dos tpicos requeridos. Quanto ao assunto cobrado, a questo enquadra-se no item 3 do programa de Direito Administrativo de AFRFB 2009, bem como na matria de Administrao Pblica (reforma administrativa). O acordo-programa mais conhecido como contrato de gesto. Trata-se de instrumento de cooperao firmado entre o Poder Pblico e as organizaes sociais, ou entre os prprios rgos e entidades da Administrao, para aumento da sua autonomia gerencial, oramentria e financeira. utilizado tambm para
14 Prof. Cyonil da Cunha

conferir o ttulo de agncia executiva s autarquias e fundaes pblicas que possuam um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento. O instituto previsto no art. 37, 8., da Constituio (contrato entre rgos e entidades da Administrao); na Lei 9.637/1998 (organizaes sociais); e no art. 51 da Lei 9.649/1998, regulamentado pelo Decreto 2.487/1998 (agncias executivas). A principal crtica que se faz quanto ao contrato de gesto celebrado entre o Poder Pblico e seus prprios rgos, pois estes so meros centros de competncia, sem personalidade jurdica e, portanto, no podem ser partes em um contrato. Entende a doutrina que no se trata, neste caso, de um verdadeiro contrato, mas de um simples acordo operacional. Vejamos uma possvel proposta de soluo (elaborada pelo amigo e autor Luciano Oliveira). Ah! Livro de dissertativas da Editora Impetus. PROPOSTA DE SOLUO O acordo-programa ou contrato de gesto pode referir-se a duas realidades distintas. A primeira refere-se ao instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes, para fomento e execuo de atividades relativas s reas de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, conforme a Lei 9.637/1998. A segunda modalidade de acordo-programa o contrato firmado entre o Poder Pblico e seus prprios rgos e entidades, para conferir maior autonomia gerencial, oramentria e financeira s unidades administrativas, tendo como objeto a fixao de metas de desempenho a serem atingidas, segundo previso do art. 37, 8., da Constituio Federal. Quando o contrato de gesto celebrado entra a Administrao direta e suas autarquias e fundaes pblicas, a Lei 9.649/1998 prev a qualificao desses entes como agncias executivas, desde que eles possuam um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento. No tocante celebrao do ajuste entre o Poder Pblico e seus prprios rgos, a crtica que a doutrina faz que no se trata, nesse caso, de um contrato, uma vez que um rgo no possui personalidade jurdica para figurar como parte contratual. Haveria, no caso, um simples acordo operacional, por meio do qual a pessoa estatal outorgaria maior liberdade administrativa aos seus rgos, em contrapartida cobrana de metas de desempenho, com a devida fiscalizao pelas instncias superiores.

Discursivas

15

Na proposta de soluo acima, os dois primeiros pargrafos apresentaram os dois conceitos de acordo-programa, com seus respectivos objetivos, as pessoas que podem celebr-lo e os fundamentos legislativos que os amparam. O terceiro pargrafo destacou a hiptese de qualificao de autarquias e fundaes pblicas como agncias executivas, por meio da celebrao de contrato de gesto, bem como a Lei que prev tal situao. Por fim, o ltimo pargrafo destacou a principal crtica que se faz ao instituto, referente celebrao de contrato de gesto entre o Poder Pblico e seus prprios rgos despersonalizados.

7. (Esaf Analista do TCU/2006) Dissertar, sobre o mbito de incidncia, do regime jurdico nico, estabelecido na Lei n. 8.112/90, e quanto s normas constitucionais, relativas aos servidores pblicos, regidos por aquele diploma legal, suas garantias fundamentais e fiscalizao especfica, estabelecida na Constituio, expressamente, para aferir a legalidade, de determinados atos administrativos, concernentes a suas relaes jurdico-funcionais. Extenso mxima: 60 linhas Primeira tarefa: leitura e interpretao do enunciado O enunciado desta questo no favoreceu o candidato. No entanto, com um pouco de calma e de mtodo, poder ser compreendida, de forma a se descobrir o que o examinador queria que o candidato escrevesse em sua resposta. O que o examinador quer que eu faa? Resposta: dissertar sobre.... O que exatamente? Vejamos. Segunda tarefa: elaborao do plano ou roteiro do texto Vamos montar nosso roteiro virtual, haja vista a omisso da ilustre banca: 1) mbito de mbito de incidncia do Regime Jurdico nico (Lei n. 8.112/90); 2) as normas constitucionais relativas aos servidores pblicos regidos pela Lei n. 8.112/90; 3) as garantias fundamentais dos servidores pblicos regidos pela Lei n. 8.112/90; 4) a fiscalizao especfica, estabelecida expressamente na Constituio, para aferir a legalidade de determinados atos administrativos, concernentes s relaes jurdico-funcionais dos servidores pblicos regidos pela Lei n. 8.112/90.

16

Prof. Cyonil da Cunha

Agora no ficou bem mais fcil entender o enunciado? Agora suficiente seguir o B-A-B: introduo, desenvolvimento, concluso. Terceira tarefa: redao do texto Introduo Ateno: a cola permitida na prova dissertativa! Isso mesmo. Devemos coletar as informaes do enunciado para montarmos nosso tpico frasal. Por exemplo: No mbito da Unio, o diploma normativo que rege as relaes jurdicofuncionais dos servidores pblicos federais a Lei n. 8.112, de 1990 (Estatuto dos servidores), a qual, juntamente com as normas constitucionais relativas a esses agentes, constitui o regime jurdico responsvel por delinear os direitos, os deveres e as garantias dos servidores. Com esse pargrafo, nossa misso est parcialmente cumprida. Reforamos que este apenas uma sugesto de pargrafo introdutrio. Vocs devem treinar bastante e aperfeioar o prprio estilo de redao. Item 1 Incidncia ampla a incidncia do referido diploma legal, aplicando-se a todos os servidores pblicos federais, assim entendidos os detentores de cargos efetivos e comissionados, lotados na administrao direta e indireta, compreendidas, nesse ltimo caso, apenas as fundaes pblicas e as autarquias federais, inclusive as sob regime especial, a exemplo das agncias reguladoras e executivas. Item 2 Normas constitucionais Apesar de sua larga abrangncia, o Estatuto dos servidores no esgota o rol de direitos, deveres e garantias dos servidores pblicos, pois o texto constitucional possui captulo prprio repleto de dispositivos atinentes s relaes jurdico-funcionais desses agentes, por exemplo: dever de probidade, dever de eficincia, direito s frias, direito aposentadoria. Item 3 Garantias fundamentais Alm dos deveres e dos direitos, legais e constitucionais, h a previso de garantias. Uma das principais garantias dos servidores pblicos estatutrios efetivos a estabilidade, a qual adquirida aps o decurso de trs

Discursivas

17

anos de efetivo exerccio e avaliao positiva de desempenho por comisso constituda com essa finalidade. Ainda em termos de garantias, pode ser citada a necessidade de instaurao de processo administrativo (em sentido amplo), com contraditrio e ampla defesa, para a aplicao de penalidades administrativas aos servidores. Item 4 Fiscalizao especfica Por fim, em termos constitucionais, cumpre observar que tanto o incio (admisso) como o trmino (aposentadorias e penses) da relao funcional dos servidores estatutrios no ficam imunes fiscalizao, destacando-se, com esse objetivo, a atividade de registro a cargo do Tribunal de Contas da Unio. Concluso Por todo o exposto, no h dvida de que a existncia de um regime jurdico para os servidores pblicos civis, tanto em nvel constitucional como em mbito legal, contribui para a transparncia das relaes jurdicas travadas entre esses agentes e o Estado, em ntido fortalecimento dos princpios da Administrao Pblica e do Estado Democrtico de Direito. Quarta tarefa: reviso da resposta Agora responda: cada um dos tpicos foi citado? A resposta deve ser positiva, a abordagem obrigatria, isso porque a pontuao de vocs depende disso. Cada tpico no-citado ou citado de forma inadequada, incompleta, gerar descontos. 8. (ESAF/GESTOR/MPOG/2009) Discorra objetivamente sobre o Controle da Administrao Pblica, abordando: a) a finalidade do controle; b) o controle administrativo; c) o controle legislativo; d) o controle judicial. Por exemplo, nessa questo, voc poderia colocar no papel os seguintes pontos, em um exerccio de brainstorm: 1) Fiscalizao das atividades da Administrao Pblica; 2) Assegurar a observncia da lei e dos princpios administrativos (legalidade em sentido amplo); 3) Quando cabvel, verificar aspectos de mrito;

18

Prof. Cyonil da Cunha

4) Controle administrativo: controle interno, de legalidade e mrito, de ofcio ou por provocao; 5) Controle legislativo: controle externo, poltico e financeiro, de legalidade e mrito, de ofcio ou por provocao, auxlio do Tribunal de Contas; 6) Controle judicial: controle externo, somente de legalidade (sentido amplo) apenas de ofcio, no pode revisar o mrito administrativo. PROPOSTA DE SOLUO (Luciano Oliveira) A finalidade do controle da Administrao Pblica assegurar que ela atue com respeito lei e aos princpios que regem suas atividades, como os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (controle de legalidade ou legitimidade). Em certos casos, abrange tambm o controle do mrito administrativo. O controle administrativo o realizado pelos rgos e entidades da Administrao, sobre suas prprias atividades. Por isso, classifica-se como um controle interno. Engloba aspectos de legalidade e de mrito e pode ser feito de ofcio ou por provocao do interessado. O controle legislativo o realizado pelo Parlamento, com o auxlio do Tribunal de Contas. Trata-se de um controle externo (realizado por um Poder sobre o outro), que pode ser de cunho poltico ou financeiro e abranger aspectos de legalidade e de mrito. Por fim, o controle judicial o realizado pelos rgos do Poder Judicirio. tambm um controle externo e pode analisar somente a legalidade da atuao da Administrao, sem revisar o mrito administrativo. Ocorre apenas por provocao da parte interessada. O controle da Administrao Pblica inerente ao modelo republicano, que envolve o conceito de responsabilidade do governante pela gesto dos recursos pblicos, sendo fundamental para assegurar o atendimento ao interesse da coletividade. 9. (DEFENSOR PBLICO/PAR/2005/ADAPTADA) No Estado X, ocorreu grave acidente de trnsito, quando um nibus, de permissionria de servio pblico municipal, avanou a preferencial em um cruzamento, vindo a atingir um automvel modelo Fiat Palio, de propriedade do Sr. Oscar Lima, ocasionando a perda total do veculo. Indignado com os prejuzos sofridos, Oscar Lima procura a sede da Defensoria Pblica, no Estado X, relatando todo o ocorrido ao Defensor Pblico, e, por isso, acaba por solicitar a entrada de competente ao de indenizao por perdas e danos contra a permissionria de servio pblico. O Defensor Pblico, por no ser conhecedor dos assuntos correlatos esfera administrativa, resolve consultar VOC, concursando da Receita Federal,
Discursivas 19

especialista em Direito Administrativo e atualizado com as ltimas notcias jurisprudenciais. A respeito da situao acima apresentada, pergunta-se: a responsabilidade civil da permissionria de servio pblico feita com base no disposto no 6 do art. 37 da Constituio Federal? Redija uma dissertao, em que seja apontada a soluo correta para a situao descrita, sendo a resposta fundamentada na evoluo doutrinria da responsabilidade civil do Estado e segundo a mais recente jurisprudncia do STF. (mximo de 30 linhas)

20

Prof. Cyonil da Cunha

Montemos nosso roteiro: 1) 2) 3) 4) Introduo (o que essencial?); Responsabilidade: conceito e evoluo; Responsabilidade das prestadoras de servios pblicos (CF/1988); Concluso (no esqueam a jurisprudncia do STF).

PROPOSTA DE SOLUO Na situao apresentada, nibus de permissionria de servio pblico municipal, depois de avanar a preferencial em um cruzamento, atingiu automvel de particular, ocasionando-lhe perda total do veculo. Diante dessa problemtica, pergunta-se: a permissionria responder nos termos do 6 do art. 37 da Constituio Federal? Preliminarmente ao enfrentamento da problemtica, cumpre registrar a evoluo histrico-doutrinria da responsabilizao civil do Estado, dividida nas seguintes etapas: irresponsabilidade (o rei no pode errar), culpa civil (o Estado responsvel, desde que identificado o agente causador do dano e provados dolo ou culpa), culpa annima (falha atribuda ao servio), risco administrativo (o Estado responde independentemente de dolo ou de culpa) e risco integral (similar anterior, sem que haja excludentes de responsabilidade). Entre as teorias listadas, o texto constitucional, desde a CF/1946, erigiu o risco administrativo, em que o Estado responder pelos atos danosos dos agentes pblicos, nessa qualidade, independentemente de dolo ou de culpa (de natureza objetiva, portanto), a no ser que a culpa seja atribuda exclusivamente vtima, por exemplo. O atual texto constitucional faz referncia responsabilidade objetiva no 6 do art. 37, alcanando todas as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado, essas desde que prestadoras de servios pblicos. Por todo o exposto, considerando que a prestadora de servios pblicos (permissionria) causou prejuzos ao Sr. Oscar Lima e que a culpa pelos danos no exclusiva do paciente, haver a incidncia do dispositivo constitucional, de forma a atrair a responsabilidade objetiva da permissionria. Essa responsabilizao reforada por recente entendimento do Supremo Tribunal Federal, no sentido de qa responsabilidade alcanar tanto os usurios dos servios como os terceiros. 10. (Cespe Procurador/PB/2008) Maria, ento servidora do estado da Paraba, requereu a sua aposentadoria no regime prprio de previdncia social, o que lhe foi concedido, e passou a receber os respectivos proventos. Quando do registro dessa aposentadoria pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), 4 anos
Discursivas 21

depois, verificou-se indevido o recebimento de certa parcela remuneratria, motivo pelo qual o TCE determinou o imediato cancelamento e restituio dessa parcela, por meio de desconto nos proventos futuros da servidora aposentada. Recebida a deciso do TCE, o secretrio de Estado da Administrao consultou a Procuradoria do Estado para que esta o informasse da (im)possibilidade de imediato cancelamento ou desconto da referida parcela nos proventos de Maria. Considerando a situao hipottica acima, redija, na qualidade de procurador do estado da Paraba, um pronunciamento (no necessria a elaborao de parecer) acerca da informao solicitada pelo secretrio de Estado da Administrao, com os argumentos jurdicos constitucionais pertinentes, abordando os seguintes aspectos: - legalidade do desconto imediato; - relao com a Smula vinculante n. 3 do STF, que dispensa o contraditrio e a ampla defesa para a anlise do ato de aposentadoria; - parcelas recebidas de boa-f pelos servidores pblicos. Extenso mxima: 20 linhas PROPOSTA DE SOLUO (Luciano Oliveira vulgo Oscar Lima. Autor do livro de questes de Direito Administrativo Editora Ferreira e autor do livro de questes dissertativas Editora Impetus) Diante da existncia indevida de parcela remuneratria nos proventos da servidora aposentada, constatada pelo Tribunal de Contas do Estado, cumpre efetuar o imediato cancelamento da referida parcela, a fim de adequar o benefcio aos ditames da lei. De acordo com a Smula Vinculante n. 3, no h necessidade do contraditrio e da ampla defesa nesse caso. Segundo o Supremo Tribunal federal STF, a aposentadoria de servidor ato complexo, que apenas se aperfeioa com o registro do Tribunal de Contas, razo pela qual no preciso a prvia oitiva da servidora para a interrupo do pagamento. Em funo da natureza complexa do ato, tambm no se aplica o prazo decadencial de cinco anos, previsto na Lei 9.784/1999, para que a Administrao possa anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios, salvo comprovada m-f. de se notar que tampouco se configurou a excepcional hiptese, conforme entendimento do STF, posterior edio da citada Smula Vinculante, em que surgiria a obrigatoriedade do exerccio do contraditrio e da ampla defesa pela servidora, quando j houvesse transcorrido o prazo de cinco anos entre a data da concesso do benefcio e a de registro do ato pelo Tribunal de Contas.
22 Prof. Cyonil da Cunha

Todavia, indevida a realizao de desconto dos valores recebidos de boaf pela servidora at o momento em que ela tenha sido oficialmente comunicada pela Administrao do fato. Conforme jurisprudncia do STF, o reconhecimento da ilegalidade da parcela, nesse caso, no determina, automaticamente, o ressarcimento ao errio, salvo se ficar comprovada a m-f da servidora em seu recebimento. Considere o seguinte trecho: As agncias reguladoras federais organizam-se sob o regime autrquico especial, caracterizado pela autonomia administrativa e pelo mandato fixo de seus dirigentes. Esses mecanismos so considerados relevantes para proteger as agncias de presses polticas, dando-lhes, assim, condies de tomar decises que privilegiem o equilbrio de interesses de governo, empresrios e usurios dos servios pblicos. Agora redija um texto em forma de dissertao, com letra cursiva, a respeito do tema ESTADO REGULADOR As Agncias Reguladoras no contexto do Estado Democrtico de Direito, abordando, necessariamente, os seguintes quesitos: a) Concepo de Estado e a mudana no paradigma administrativo moderno (nova administrao pblica); b) Insero das Agncias de acordo com o Plano Diretor da Reforma do Estado; c) Agncias: caractersticas (poder normativo, independncia administrativa, poder de dirimir conflitos), com realce para a nomeao dos dirigentes e seu mandato fixo; e d) Legitimidade democrtica. Vamos aos quesitos. Concepo de Estado e a mudana no paradigma administrativo moderno (nova administrao pblica). Uma das funes primordiais da burocracia era a promoo do bem estar social, o denominado Estado de Providncia (Welfare State, entre os ingleses). Perodo marcado pela ao do Estado como principal ator no atendimento s necessidades e aos anseios sociais. Com a crescente crise fiscal, aprendemos que o modelo burocrtico tornouse insustentvel. A mquina administrativa mostrou-se ineficiente e lenta em face dos novos desafios da globalizao, exigindo-se, assim, a mudana de enfoque na atuao dos Governos. 11.

Discursivas

23

Agora,

no

mais

como

Estado-empresrio,

mas

sim

utilizador

de

mecanismos espelhados na iniciativa privada, garantidores de maior eficincia e agilidade no atendimento dos anseios sociais.

Insero das Agncias de acordo com o Plano Diretor da Reforma do Estado. Pautado nos princpios da desestatizao, da flexibilidade, da eficincia, no foco no cliente, orientado para os resultados, o PDRAE teve como objeto a diviso do Estado em quatro grandes setores ou ncleos com funes especficas: ncleo estratgico, servios exclusivos, servios no-exclusivos, e mercado. A partir de ento, houve maior necessidade das agncias reguladoras, entendidas como autarquias sob um regime especial, localizadas precisamente no setor de servios exclusivos, com papel fundamental na transferncia de servios mediante concesses e permisses iniciativa privada. Agncias: caractersticas (poder normativo, independncia administrativa, poder de dirimir conflitos), com realce para a nomeao dos dirigentes e seu mandato fixo. Nesse novo contexto de Estado mnimo, de retirada do Estado da posio de provedor, de interventor direto na economia, para Estado Regulador, as principais funes assumidas pelas agncias tm sido: a regulatria, a sancionadora, a normativa, e a fiscalizatria. Ao lado de tais funes, h doutrinadores que acrescentam a capacidade para a arbitragem e mediaes, em busca do equilbrio entre os diversos envolvidos, sejam eles usurios, prestadores de servios pblicos ou mesmo o Estado. A independncia em relao ao centro reforada pela caracterstica do mandato fixo dos dirigentes, esse preferencialmente no-coincidente com o mandato Presidencial. Os conselheiros ou diretores das agncias so escolhidos pelo Presidente da Repblica e arguidos pelo Senado Federal. Depois disso, so nomeados pelo
24 Prof. Cyonil da Cunha

Presidente, sendo que contam com mandato fixo, ou seja, s podem ser desligados com a devida motivao, com respeito aos princpios da ampla defesa e do contraditrio, diferentemente do que ocorre com detentores de cargos comissionados em geral. Legitimidade democrtica. Apesar das inmeras garantias, no pode (e sequer deve) isolar-se totalmente dos atores envolvidos, deve se comunicar com os prestadores, sem que sejam capturados; com o Estado, sem admitir a interferncia de ingerncias meramente clientelistas e corporativistas; e, finalmente, com os usurios, garantindo-lhes maiores instrumentos de participao. Com essa forma de atuao, transparente, permevel, flexvel, conquistar com os atores maior legitimidade democrtica.

12. (Cespe TRT/9R/Juiz/2007) Maria, servidora pblica federal, casada com Antnio, portador de obesidade mrbida, reconhecida por junta mdica oficial. Com vistas a proporcionar o tratamento de que o marido necessita, inexistente no seu atual domiclio, Maria requereu a sua remoo para a capital do estado. A administrao pblica, ao fundamento de que a remoo s pode ser concedida no interesse da administrao, negou o seu pedido, alegando no poder prescindir do trabalho de Maria. Alm disso, argiu que no h vagas na capital. Com base nessa situao hipottica, redija um texto em que responda, de forma fundamentada, ao seguinte questionamento. Agiu com acerto a administrao? Comentrios: nessa questo, o candidato deve saber que: a diferena entre remoo e redistribuio, a remoo no forma de provimento; a remoo pode dar-se de ofcio ou a pedido; a remoo pode ser ato vinculado (independentemente do interesse da Administrao, a remoo deve ser promovida, ainda que inexista vaga) e ato discricionrio; por fim, a remoo a pedido por motivo de doena ato vinculado. 13. (Cespe Procurador/GO/2007) Considerando que o artigo 1. da Constituio Federal dispe que a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos estados e municpios e do Distrito Federal, redija um texto dissertativo a respeito do Estado Federal, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: - conceito de Estado Federal; - princpios caracterizadores da Federao; - pressupostos para a existncia de um Estado Federal; - princpios limitadores da autonomia dos estados-membros de uma Federao.
Discursivas 25

Extenso mxima: 60 linhas O conceito de Estado no fixo no tempo e no espao. No entanto, alguns de seus elementos so constantes: o humano (povo), o geogrfico (territrio), e o poltico-administrativo (governo soberano). Nesse contexto, podem ser encontradas diversas formas de Estado, a depender da poca, do territrio ou de razes histricas, a exemplo do Estado Unitrio e do Estado Federal (NOTARAM O LINK?). Os conceitos de Estado Unitrio e Estado Federal so inconfundveis, pois, enquanto naquele existe um nico centro de poder, responsvel por todas as atribuies polticas, como o exemplo da Frana, no Estado Federal, h diferentes plos de poder, os quais atuam de forma autnoma entre si, como o caso do Brasil (VEJAM, MAIS UMA VEZ, A LIGAO COM O PARGRAFO SUBSEQUENTE).

Relativamente ao federalismo, registra-se ser ele um fenmeno moderno, cujas principais razes datam do sculo XVIII. Assim, se verdade que em qualquer poca da histria humana encontram-se referncias a alianas entre Estados, deve-se tambm reconhecer que, para identificar um efetivo Estado Federal, nos moldes hoje existentes, so exigidas determinadas peculiaridades inexistentes at 1787 (ELEMENTO DE COESO). Por tal razo, pode-se dizer que a estrutura do modelo federal de Estado surgiu primeiramente nos Estados Unidos. Em 1787, na Conveno de Filadlfia, os representantes dos recentes Estados (soberanos) buscaram aprimorar a unio dos territrios, que se mostrava frgil como organizao poltica. Elaborou-se, ento, nesse encontro, aquele documento que fundaria juridicamente os Estados Unidos: a Constituio Americana. Consolidou-se, nesse compasso, a caracterizao da nova forma de Estado: a Federao. Porm, h certos pressupostos para que se possa, efetivamente, conceituar um Estado como federal, so eles: existncia de efetiva autonomia dos estados-membros, assegurada por uma Constituio comum; inexistncia de direito de secesso; previso de um tribunal habilitado a resolver eventuais conflitos de competncia; e possibilidade de a Unio utilizar-se do instituto da interveno nos Estados, quando circunstncias desagregadoras comprometerem a sobrevivncia da Federao. A esse rol podem ser adicionadas a participao das vontades polticas dos Estados no Governo Federal, a repartio de competncias e a repartio de rendas.

26

Prof. Cyonil da Cunha

Demais disso, tem-se acrescido ao federalismo a funo de garantia da democracia participativa, com sua multiplicao de crculos de decises polticas em que o cidado fica mais prximo do poder. O Estado Federal mantm seu prestgio ainda, por preservar os particularismos, afinal de contas, a Federao mantm as caractersticas socioculturais dos Estados-membros, todos autnomos, nos termos da Constituio. No entanto, a distribuio de autonomia pelos entes federados encontra limites. O federalismo, em sua origem, reportado como a unio de estados federados, pe freios ao exerccio da autonomia dos entes polticos. Podem ser citados os seguintes exemplos de restrio autonomia: cumprimento dos princpios constitucionais sensveis, sob pena de interveno federal; notributao das rendas, do patrimnio, e dos servios entre os entes federados (a denominada imunidade recproca); observncia das normas gerais editadas pela Unio; edio das Cartas Estaduais e Leis Orgnicas em observncia s diretrizes gerais previstas na Constituio da Repblica. H autores que criticam a existncia da Federao, por exemplo, em razo dos conflitos polticos e jurdicos advindos da coexistncia de inmeras esferas autnomas, cujos limites de atuao nem sempre esto bem distribudos constitucionalmente. A despeito disso, no se pode olvidar que esse tipo de configurao de Estado assegura oportunidades mais amplas de participao no poder poltico, pois quem no obtiver ou no quiser a liderana federal poder ter acesso aos poderes locais. Dessa forma, a Federao vem sendo considerada a forma mais avanada de descentralizao poltica.

f) 14. (Cespe PGE/AP 2006) O governador do estado do Amap pretende enviar Assemblia Legislativa um projeto de lei que estabelece que todas as pessoas com at 21 anos de idade tero desconto de 50% no pagamento de ingressos para eventos artsticos, culturais e esportivos realizados no territrio do estado, sob o argumento de que o custo dos ingressos freqentemente inviabiliza o acesso de jovens a tais eventos. Considerando a situao hipottica acima descrita, redija um texto dissertativo que avalie a compatibilidade entre o referido projeto e a Constituio da Repblica, abordando tanto as questes relativas competncia estadual para regular tal matria quanto a compatibilidade do referido desconto com os princpios constitucionais. Extenso: 30 a 60 linhas.
Discursivas 27

Caramba! De 30 a 60 linhas! Haja flego e inspirao! Pensemos (em voz baixa!): - Como funciona a distribuio de competncias? Ah! Considerando que vivemos em uma Federao, obviamente. - Quais os tipos de competncia? - Que tipo de assunto est sendo legislado? - Em matria de legislao concorrente, os Estados podem legislar? - H compatibilidade com os princpios constitucionais: da isonomia, da legalidade, da livre iniciativa? Depois de dissertar, veja se a redao contm essas passagens. Se as tiver, pode dormir com os anjos, a nota ser a melhor possvel. Amigos, o planejamento da redao o momento mgico da dissertao. Percam 15 minutos no planejamento da dissertao para ganhar! 15. (Cespe OAB/2009) Joo depositrio de determinado bem mvel, decorrente de contrato civil. Devidamente notificado para entreg-lo, no cumpriu com a obrigao nem indicou o local onde estaria o bem. O interessado ingressou com a ao pertinente na justia cvel e, aps o trmite regular do processo, houve determinao no mesmo sentido pelo juiz que conduzia o processo, ou seja, que Joo deveria entregar o bem. Joo permaneceu inerte, o que ocasionou a determinao de sua ordem de priso por 60 dias. Inconformado, Joo impetrou habeas corpus no tribunal competente. Diante da situao hipottica apresentada, indique a posio majoritria mais recente do Supremo Tribunal Federal sobre a legalidade da ordem de priso do depositrio infiel, informando, com fundamento nessa posio, se o habeas corpus deve ser concedido em favor de Joo. So detalhes to pequenos de ns dois! Essa frase (do Rei!) nos serve como uma luva, afinal de contas, voc e a banca (nada mais egosta, diria o participante de swings! rsrs...). A banca, malignamente, recheia (ou pode rechear) de (pequenos) detalhes nossa dissertao, logo, atentos guerreiros, como diriam os franceses: allons enfants de La Patrie Le jour de gloire est arriv. Na presente questo, suficiente o conhecimento de recente deciso do STF quanto ao afastamento da priso civil do depositrio infiel. Na viso da Corte Suprema, tratados internacionais sobre direitos humanos, apesar de no aprovados com quorum qualificado, acham-se acima da Lei e abaixo da CF/1988, a chamada supralegalidade, logo, cabvel a concesso de habeas corpus. 16. (Cespe OAB/2009) Em junho de 2008, aps processo administrativo disciplinar, Pedro foi exonerado da funo que ocupava em rgo da administrao pblica municipal. Ato contnuo, ele ingressou com mandado de
28 Prof. Cyonil da Cunha

segurana para ser reintegrado ao servio pblico, arguindo a nulidade do ato em razo de no haver sido apresentada defesa tcnica por advogado inscrito na OAB, o que ofenderia a garantia do contraditrio e da ampla defesa, estipulada no art. 5. da Constituio Federal. O tribunal de justia acolheu a argumentao e concedeu a Pedro a segurana sob o argumento de que a presena obrigatria do advogado seria essencial para a garantia da ampla defesa. Em face dessa situao hipottica, na condio de procurador do municpio, aponte a medida judicial mais apropriada para impugnar a deciso do tribunal de justia. Justifique a resposta, informando o tribunal perante o qual a medida deve ser ajuizada. Os professores do Cespe devem ter lido o ltimo livro do Hannibal Lecter! Idolatram nosso sofrimento! Tm amor pela eliminao. Vejamos as pegadinhas. 1) A exonerao no ato punitivo, logo, no h necessidade da abertura de processo administrativo disciplinar (PAD); 2) Os servidores no so exonerados de funes, quando praticam atos punitivos, mas sim destitudos, oportunidade que haver a abertura de PAD; 3) A exonerao de funes dispensa o contraditrio e a ampla defesa. E mais: o ato sequer precisa ser motivado; 4) O instituto da reintegrao exige a invalidao de ato demissrio de cargo (e no exoneratrio, regra geral, e no em funo), devendo o servidor ser estvel, conforme a literalidade da Lei; 5) Apesar de o entendimento do STJ ter sido pela nulidade do PAD, quando ausente a defesa tcnica, o STF editou Smula Vinculante, para fixar que a ausncia no acarreta a nulidade do processo administrativo.

17. (Cespe Procurador/Bacen/2009) Determinado municpio editou lei que estabelece o tempo mximo de espera em fila nas instituies bancrias localizadas em seu territrio, bem como exige a instalao, nas agncias, de equipamentos de segurana, tais como portas eletrnicas com detector de metais e cmaras filmadoras. Inconformados, alguns bancos ingressaram com mandado de segurana sob a alegao de que a lei municipal versava sobre matria de competncia da Unio, uma vez que a normatizao do sistema financeiro nacional de competncia federal art. 192 da Constituio Federal de 1988 (CF). Os bancos alegaram, ainda, que a lei municipal atentava contra o art. 22, VII, da CF, que estatui ser da competncia privativa da Unio legislar sobre
Discursivas 29

poltica de crdito, cmbio, seguros e transferncia de valores, e contra o art. 48, XIII, da CF, que dispe ser da competncia reservada do Congresso Nacional dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes. Tendo como referncia o texto acima, responda, de forma sucinta e fundamentada, aos seguintes questionamentos: < Pode-se considerar que a lei municipal versa sobre assuntos que se encontram na esfera de competncia do municpio? < adequado afirmar que a lei municipal, ao dispor sobre o tempo de atendimento ao pblico nas agncias bancrias e sobre a obrigatoriedade de instalao de equipamentos de segurana, disps sobre matrias que a CF estabelece como sendo da competncia privativa da Unio, alm de transgredir competncia reservada ao Congresso Nacional? Vamos ao roteiro: 1) Qual o nome do princpio que fundamenta a atual distribuio de competncias entre os entes federados? 2) Que tipos de assuntos competem aos municpios? Exemplos. 3) A fixao do horrio bancrio est na rbita de atribuies dos municpios? Se negativo, a quem compete e por qu? 4) inconstitucional lei municipal que dispes sobre o tempo de atendimento ao pblico nas agncias bancrias e sobre a obrigatoriedade de instalao de equipamentos de segurana? Respostas (no necessariamente na ordem). Monta o quebra-cabea: - Competncia privativa da Unio, logo, lei municipal legislasse a respeito seria inconstitucional (usurpao da competncia do Congresso); - Assuntos de interesse local, exemplo das funerrias e do transporte intramunicipal urbano; - Predominncia do interesse rege a distribuio de competncias, por exemplo: assuntos regionais de competncia dos Estados (chamada de competncia remanescente); - Horrio bancrio nem pensar, mas h determinadas atribuies que dizem respeito diretamente aos assuntos de interesse local, logo, de competncia municipal. Montemos nosso quebra-cabea. A atual forma de Estado adotada pelo Brasil o (...), caracterizado pela (...). Essa autonomia pode ser sintetizada (...), comparecendo, neste ltimo caso, o princpio da predominncia do interesse. De acordo com o princpio (...), assuntos (...) Unio, (...) Estados e (...) municpios. Por exemplo: (...). Em matria de competncia, o texto constitucional (...). Por exemplo: a fixao do expediente bancrio assunto de competncia reservada do Congresso Nacional, sendo (...).

30

Prof. Cyonil da Cunha

Na situao apresentada, pode ser aplicado o (...), no sentido de que (...). Frise-se, por necessrio, que outro no o entendimento do Supremo Tribunal Federal tratando-se da (...), porque (...).

Discursivas

31

DIREITO TRIBUTRIO 18. (Cespe Procurador/2006) Discorra acerca da competncia tributria, abordando, necessariamente, a sua definio, bem como a identificao e a definio das suas caractersticas, estabelecidas na Constituio Federal e no Cdigo Tributrio Nacional, detalhando cada uma delas. Contribuies colhidas diretamente do nosso frum. Considero a facultatividade, indelegabilidade e a incaducabilidade as principais caractersticas da competncia tributria. Vou escrever minha dissertao baseada nessas caractersticas. Usarei a seguinte estrutura para minha dissertao: 1 pargrafo - Conceito de competncia tributria e citar as suas principais caractersticas 2 pargrafo - Explicar a facultatividade 3 pargrafo - Explicar a indelegabilidade 4 pargrafo - Explicar a incaducabilidade 5 pargrafo - Concluso Competncia Tributria: A Competncia Tributria fruto da descentralizao poltica; manifestao do Poder Poltico na esfera tributria, sinnimo de Poder de Tributar. A Constituio e as Emendas Constitucionais tm funo de atribuir competncia tributria, descentralizando o Poder Poltico, podendo tambm extinguir competncia. Portanto, caberia s Emendas Constitucionais reformar o Sistema Tributrio Nacional, sem, no entanto, criar alteraes prejudiciais tendentes a abolir clusulas ptreas ( art 60 4. C.F), com, por exemplo, criando excees ao princpio da anterioridade. Cabe ao ente poltico a quem fora atribuda a competncia, exerc-la ou no, isto , a instituio de tributos ser por convenincia do referido ente, portanto, facultativa. No obstante o exerccio da competncia ser facultativo, cabe observar o disposto no art. 149 1. CRFB, cujo texto fora alterado pela EC 42/03, ressaltando-se a faculdade dos Estados, DF e Municpios adotarem regime prprio de Previdncia para os seus servidores pblicos. Cabe ressaltar ainda que o exerccio da competncia tributria sofrer limitaes constitucionais representadas por princpios e imunidades a serem observados pelos Entes Tributantes. Fonte: apostila do Lugon.

32

Prof. Cyonil da Cunha

A instituio de tributos como regra tarefa tipicamente legislativa e, portanto, poltica. Quando a CF no dispe de forma contraria, a instituio de um tributo, sua modificao e sua revogao se do por LEI ORDINRIA. O titular da competncia tributaria pode ate mesmo optar por no exercitala (muitos Municpios no instituram o ISS por entenderem que o custo da sua administrao seria maior que o valor arrecadado), circunstancia que no exclui a possibilidade de o tributo ser institudo a qualquer tempo (no h renuncia quanto a competncia tributaria. COMPETNCIA PRIVATIVA - UNIO, ESTADOS E MUNICPIOS A competncia privativa est ligada aos impostos. Cada entidade compete privativamente instituir certos impostos taxativamente previstos na CF. Ex. Municpios tm competncia privativa para instituir IPTU. Nesse caso a Unio no pode instituir (como regra) esse imposto, nem o DF, nem os Estados. MARCELO ALEXANDRINO & VICENTE PAULO ensinam que trs so as trs so as espcies tributarias abordadas pelo art. 145 da CF (que no exclui a existncia de outros tributos), sendo competentes para sua instituio a Unio , os Estados, o DF e os Municpios. A primeira destas espcies so os impostos,que so tributos de competncia privativa, nominados e atribudos discriminadamente a cada uma das pessoas polticas. Em principio so numerus clausus. As duas espcies restantes, as taxas e as contribuies de melhoria, so tributos de competncia comum, sendo numerus apertus e atribudos genericamente as pessoas polticas. COMPETNCIA COMUM A competncia comum esta ligada as taxas e as contribuies de melhoria. Esses tributos so comuns a todas as entidades tributantes. Por ex.: Tanto a Unio, como os Estados, como o DF, como os Municpios podem instituir taxas e contribuies de melhoria. COMPETNCIA CUMULATIVA OU MLTIPLA MARCELO ALEXANDRINO & VICENTE PAULO ensinam que o art. 147 da CF: competem a Unio, em Territrio Federal, os impostos Estaduais e se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente , os impostos municipais; ao DF cabem os impostos municipais e estaduais. Trata da competncia cumulativa (tambm denominada mltipla). Possuem-na em nossa Federao: a Unio, relativamente aos impostos estaduais nos Territrios Federais e, se no divididos em Municpios, tambm aos impostos
Discursivas 33

municipais; e o Distrito Federal, relativamente aos impostos municipais, j que no pode ser dividido em municpios (art. 32 da CF), o que lhe confere, genericamente, as competncias legislativas reservadas aos Estados e aos Municpios (CF, 1 do art. 32). No existem atualmente Territrios no Brasil embora nada impea que algum dia venham a existir, possibilidade expressamente prevista no art. 18, 2 e 3 da CF. Portanto, hoje, somente o DF exerce competncia cumulativa. INEXISTNCIA DE CONFLITOS DE COMPETNCIA VERDADEIROS Diz a CF em seu art. 146 cabe a lei complementar: I dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o DF e os Municpios; MARCELO ALEXANDRINO & VICENTE PAULO ensinam que ao delimitar rigidamente o mbito de competncia de cada uma das entidades tributantes da Federao, a CF impediu a ocorrncia de conflitos de competncia verdadeiros no plano lgico. Qualquer conflito de competncia que venha a ocorrer entre as pessoas polticas ser um conflito aparente e encontrara soluo na correta interpretao das regras e princpios do prprio texto constitucional. no mbito dos impostos que se mostra mais provvel a ocorrncia de conflitos de competncia entre os entes federados. Assim, sempre que uma lei instituidora de um imposto, ao prever seu fato gerador, exorbitar da rgida matriz constitucional, estar ocorrendo invaso de competncia, sendo a lei inconstitucional neste ponto. COMPETNCIA RESIDUAL -S a Unio tem essa competncia - previsto no art. 154, I da CF - mediante lei complementar - impostos no previstos no artigo anterior (naquela competncia privativa dos entes) -desde que no tenham fato gerador ou base de calculo dos discriminados nesta CF. MARCELO ALEXANDRINO & VICENTE PAULO ensinam que a competncia residual pode ser utilizada, exclusivamente pela Unio, no s para a instituio de impostos novos mas tambm para a criao de contribuies de seguridade social incidentes sobre fontes diversas das expressamente previstas nos incisos 195, como estabelece o 4 do mesmo artigo. Alm destas consideraes, no caso de instituio de impostos residuais, vinte
34 Prof. Cyonil da Cunha

por cento do produto de sua arrecadao pertencero aos Estados e ao DF (CF, art. 157, II). Cabe observarmos que a competncia residual para instituio de impostos no foi, ate hoje, utilizada pela Unio. Embora talvez pudesse haver alguma confuso a respeito, nem a criao do extinto IPMF, nem a vigente CMPF, tiveram por base esta competncia. No caso do IPMF a criao deveria ser feita por lei complementar (mais um possvel motivo de confusao) e no da CPMF bastou lei ordinria para sua criao. De qualquer forma, em nenhum dos dois tributos foram observadas as restries pertinentes utilizao da competncia residual. Ambos so cumulativos, alem de coincidirem, em muitos aspectos de seus fatos geradores e bases de calculo, com tributos j existentes. Ademais, as Emendas autorizadoras de suas instituies expressamente previram a no repartio do produto da arrecadao destes tributos com qualquer ente federadado, o que seria devido, no caso do IPMF, se ele fosse imposto residual. Assim, mediante lei complementar, a Unio pode instituir impostos no previstos na esfera de competncia de qualquer dos entes polticos, desde que no cumulativos (o IPMF, p.ex., no constava do rol de impostos previstos expressamente pela CF, embora sua no-cumulatividade seja questionvel) e que no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos impostos j discriminados. Observao: a CF no coloca as condies para o exerccio dessa competncia residual, ao contrario do emprstimo compulsrio que traz requisitos obrigatrios para sua cobrana, por exemplo, guerra ou calamidade publica. Ambas, no entanto, devem ser disciplinadas atravs de lei complementar. OBS. No podemos nos esquecer da Taxa Rodoviria nica, que, apesar do nome, era um imposto sobre a propriedade de um automvel, suprimida quando da atribuio constitucional da Competncia aos Estados para institurem o IPVA. BITRIBUTAO Ocorre quando um poder tributante exorbitando em sua competncia, cria um imposto que da competncia de outro Poder Tributante. Por exemplo: Estado cria um Imposto similar ao IPTU. Aqui importante salientar que para falarmos em bitributao devemos Ter em mente que devem existir dois poderes tributantes, sendo que um entra na esfera de competncia de outro. Cabe a lei complementar dispor sobre os conflitos (art. 146, I, da CF). Assim, quando entes polticos distintos (p.ex.Unio e um E-M ) exigem de um mesmo contribuinte tributos idnticos, verifica-se a bitributao, conforme denominao dada pelos mestres BERNARDO RIBEIRO DE MORAES (Compndio de Direito Tributrio, 3 edicao, RJ, Forense) e DE PLCIDO E SILVA (Vocabulrio
Discursivas 35

Jurdico, 8 ed, Rio de Janeiro, Forense, 1984, p.325). bom lembrar que alguns doutrinadores preferem a denominao invaso de competncia ao termo bitributao. BIS IN IDEM Bis in idem significa repetio sobre o mesmo (bis-repetido, in idem-a mesma coisa) - Mesmo poder tributrio competente - Cria um imposto repetido sobre a mesma coisa - Segundo tributo com nome diferente, advindo da mesma autoridade tributante, recaindo sobre ato j tributado. P.ex. IPVA. O competente para instituir so os EM. Depois de institudo esse imposto suponhamos que ele institua o IPAR imposto sobre automveis rodantes. Estaramos claramente diante do bis in iden. 19. (Cespe Sebrae/2007) A Constituio da Repblica estabelece que o exerccio da competncia tributria no irrestrito. Nesse sentido, discorra acerca das limitaes constitucionais ao poder de tributar. Seria um excelente quesito de prova, no acham? vspera de prova, apesar disso, sobremaneira importante termos ideia dos princpios da legalidade, da anterioridade, da irretroatividade, do noconfisco, da noventena, e mais, ateno para as excees. Em termos de imunidade, as duas mais importantes so a recproca (incondicionada e extensiva) e a relativa s entidades beneficentes de assistncia social (detalhe da natureza da lei e as exigncias nos termos do art. 14 do CTN). 20. (Cespe OAB/2008) Em 1998, Gilson deixou de cumprir determinada obrigao acessria e, por isso, foi punido com multa de R$ 1.000,00. Recorreu na esfera administrativa at a ltima instncia, mas sucumbiu em todas as decises. Recorreu na esfera judicial e, igualmente, restou sucumbente, tendo a sentena transitado em julgado em agosto de 2008. Em setembro de 2008, foi publicada uma lei que reduzia, para o valor de R$ 600,00, a pena aplicada ao tipo de descumprimento praticado por Gilson. Na situao hipottica apresentada, Gilson tem direito reduo da pena? Fundamente sua resposta de acordo com as normas gerais de direito tributrio. Comentrio: se sucumbir transitar em julgado, sabemos que o CTN veda a interpretao benigna para a excluso das multas (das infraes). Questo relativamente simples. 21. (Cespe PGE/PB/2008) A doutrina prope inmeras classificaes para os tributos, com base em suas especificidades, semelhanas e diferenas. Tais classificaes, embora ausentes na legislao, ajudam na compreenso da
36 Prof. Cyonil da Cunha

natureza jurdica e aplicao de cada espcie tributria. Com foco nas principais classificaes propostas pela doutrina, redija um texto dissertativo, conceituando as espcies tributrias e mencionando, necessariamente, os seguintes critrios: natureza do fato gerador, destinao da arrecadao, finalidade, aspectos subjetivos e objetivos da hiptese de incidncia. Covardia! Isso mesmo. covardia tentar resumir o Direito Tributrio para vocs. Diferentemente dos concursos, em que a prova discursiva etapa prvia, a prova da Receita seletiva, s restam os feras para a segunda etapa, logo, nosso papel s de fichar os principais detalhes, talvez esquecidos no emaranhado de tantas disciplinas. Vamos (re) lembrar alguns conceitos: Cdigo Tributrio Nacional posio tripartida: taxas, contribuio de melhoria e impostos. Constituio Federal/1988 (posicionamento do STF) posio pentapartida: taxas, contribuio de melhoria, impostos, contribuies especiais e emprstimos compulsrios. Doutrina dualista: taxas e impostos. Fato gerador: o que determina a natureza jurdica do tributo. Irrelevantes a denominao e a destinao dos dinheiros. Se a cobrana condicionada atividade especfica, tributos vinculados (carter sinalagmtico taxas e contribuio de melhoria, por exemplo). De outra banda, se a cobrana independe de qualquer atividade do Estado, os tributos so no-vinculados (impostos, por excelncia). Sabemos que a natureza jurdica dos tributos independe do destino da arrecadao. No entanto, essa pode ser vinculada ou no-vinculada. Por exemplo: emprstimos compulsrios e as contribuies sociais (arrecadao vinculada), e impostos, taxas e contribuio de melhoria (arrecadao novinculada). Ah! Cuidado com as excees: vinculao dos impostos para a Administrao Tributria (por exemplo) e as taxas judicirias, para o custeio das atividades judicirias. Finalidades: fiscais (arrecadao para os cofres, IR, por exemplo), extrafiscais (objetiva regular uma situao econmica ou social, I.I, por exemplo) e parafiscais (antigas contribuies previdencirias quando cobradas pelo INSS, sujeito ativo era diferente do instituidor da exao delegao de capacidade tributria). Aspectos objetivo (real) e subjetivo (pessoal): real res, res coisa, ou seja, so tributos que incidem sobre coisas, como o caso do IPVA, no so considerados aspectos subjetivos. Em sentido reverso, so subjetivos os

Discursivas

37

tributos que levam em considerao situaes pessoais do contribuinte, exemplo do IR. 22. (Cespe OAB/2009) Joo, servidor pblico estadual formado em direito, tendo sido aprovado no exame de ordem da OAB, resolveu advogar, mesmo sabendo que estaria impedido do exerccio da advocacia. Consequentemente, deixou de pagar o correspondente imposto de renda (IR) sobre os valores recebidos pelos servios prestados. Tendo sido autuado pelo no pagamento do referido IR, Joo alegou, em sua defesa, que, por estar impedido do exerccio da advocacia, no deveria pagar o imposto. Nessa situao hipottica, Joo deve pagar o IR pelo exerccio da advocacia? A situao de impedimento o exclui do polo passivo da relao obrigacional? Fundamente ambas as respostas. Comentrio: Princpio da pecnia NON OLET! O dinheiro no fede e nem cheira! Art. 118 do CTN. A capacidade tributria passiva abstrai a capacidade civil do contribuinte como sua regular inscrio, por exemplo. 23. (Cespe OAB/2008) Caso determinado contribuinte pratique uma doao com encargo visando dissimular a ocorrncia de uma transmisso onerosa de bens, tendo em vista que a alquota incidente sobre a 1.a operao inferior da 2.a, questiona-se se h previso nas normas gerais de direito tributrio para que a administrao pblica venha, nos termos da lei, a desconstituir a doao. Justifique a sua resposta. http://www.aldemario.adv.br/nga.pdf. Se tiver um tempinho, visita o link e faa a leitura das pginas 1 a 11. Ideia geral sobre o significado do art. 116, pargrafo nico, do CTN (a famosa norma geral antielisiva). 24. (Cespe ACE/TCE/TO/2009) O Cdigo Tributrio Nacional dispe que compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Considerando que as informaes acima tm carter unicamente motivador, redija um texto a respeito de crdito tributrio. No seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: (i) modalidades de lanamento; (ii) hipteses em que o lanamento, regularmente notificado ao sujeito passivo, pode ser alterado. Sabemos que o lanamento atividade privativa da autoridade administrativa, de natureza vinculada. Com ele, o crdito tributrio formalizado (constitudo) e a obrigao tributria declarada. O crdito garante liquidez,
38 Prof. Cyonil da Cunha

certeza e exigibilidade, o seu no-pagamento acarreta a inscrio em dvida ativa. H trs espcies de lanamento, as quais se diferenciam de acordo com o menor ou o maior grau de participao do contribuinte, a saber: de ofcio, por declarao e por homologao. IPTU. H participao do contribuinte? IPVA. H participao do contribuinte? No, o carn encaminhado para nossas casas, logo, lanamento de ofcio. ITBI. H participao do contribuinte? Declarao de importao (bagagem acompanhada). H participao do contribuinte? Nesses casos, h sim participao do contribuinte, mas o lanamento ato privativo da autoridade administrativa. Espcie de lanamento misto. E o IR? E lanamento por declarao? No. Nesse caso, todo o trabalho fica com o contribuinte, logo, temos um tpico lanamento por homologao. Por fim, lembramos que o lanamento tanto por ser alterado por provocao (recurso do contribuinte), pela prpria Administrao (autotutela) ou por manifestao do Poder Judicirio (princpio da inafastabilidade). 25. (Cesgranrio BNDES/2006) Beatriz domiciliada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e decide doar seu automvel a sua amiga Carla, que mora em Salvador (BA). Ocorre que o veculo atualmente encontra-se em Belm (PA) com o pai de Beatriz, que l reside e ir entreg-lo a Carla em Salvador. Responda se o atual Sistema Tributrio Nacional permite a tributao da doao. a) Em caso negativo, esclarea se a hiptese de imunidade, iseno ou noincidncia, mencionando o princpio que afasta a possibilidade de cobrana de tributos na operao. (valor: 5,0 pontos) b) Em caso positivo, indique o(s) tributo(s) que a Constituio Federal autoriza seja(m) institudo(s), apontando o(s) ente(s) federativo(s) competente(s) para exigi-lo(s) no caso concreto. Resposta: a) No existe hiptese de no-pagamento de tributo. b) O Candidato dever mencionar que a doao ser tributada pelo imposto de competncia estadual incidente sobre transmisso causa mortis e doao (ITD), previsto no artigo 155, inciso I, da Constituio Federal. No caso em questo, o ente federativo competente para exigir o tributo ser o Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que, no que se refere doao

Discursivas

39

de bens mveis, o ITD compete ao Estado onde tiver domiclio o doador (Art. 155, 1, inciso II, CF/88). 26. (FESMP/RS AUDITOR/TCE-MT/2008) Conceitue preo pblico, tarifa e taxa, exemplificando suas incidncias e estabelecendo distines e similitudes entre seus regimes jurdicos. PROPOSTA DE SOLUO Se, por um lado, verdade que as necessidades humanas so ilimitadas, por outro, no menos inverdico que os recursos disponveis so finitos, reconhecidamente escassos. Apesar de a restrio oramentria ser uma realidade, o Estado no pode se furtar ao cumprimento dos direitos fundamentais, do mnimo existencial. Para tanto, o Estado faz uso de diversos instrumentos jurdicos para o ingresso de dinheiros, a exemplo dos preos pblicos, das tarifas e das taxas Desenvolvimento (Parte I) definio e incidncias Tais ingressos apresentam, entre si, distines e semelhanas, a comear pela definio. Os preos pblicos so receitas originrias, decorrentes de alienaes ou da prestao de servios pblicos, por exemplo. J as taxas, receitas derivadas, tpica espcie tributria, incidem sobre a prestao de servios pblicos divisveis e o exerccio regular do poder de polcia. Desenvolvimento (Parte II definio e outras distines) Esclarea-se que, entre as espcies de preos pblicos, as tarifas tm sido uma das formas mais utilizadas para o custeio da prestao de servios pblicos. Nesse sentido, de executor o Estado passa a regulador, socorrendo-se de concessionrias ou de permissionrias, e, por conseguinte, afasta-se do regime tributrio das taxas de base legal e compulsria para assumir a conotao contratual e facultativa. Alm das j citadas, as taxas e os preos pblicos diferenciam-se quanto ao sujeito da relao jurdica (sempre de direito pblico para taxas) e aos princpios constitucionais (as taxas sujeitam-se aos limites ao poder de tributar, a exemplo da anterioridade e da noventena). Desenvolvimento (Parte III aproximao) Por derradeiro, registre-se que o regime jurdico dos preos pblicos e das taxas no marcado to somente por distines, h (ou pode haver), igualmente, pontos de convergncia, por exemplo: o servio pblico divisvel pode ser objeto tanto das taxas como dos preos pblicos (tarifas) e o Estado tanto pode ser sujeito ativo de taxas como de preos pblicos.

40

Prof. Cyonil da Cunha

27. (Cespe Procurador/SE/2008) Em um municpio brasileiro, estuda-se a instituio da cobrana de um valor para custear a fiscalizao a ser feita por rgo municipal nos estabelecimentos que possuem instalaes sanitrias como restaurantes, bares e outros congneres. O fato que est motivando a criao do servio e a cobrana de um valor retributivo o excesso de casos de doenas detectadas e que foram contradas pela ingesto de alimentos em estabelecimentos comerciais. A propsito da situao hipottica acima descrita, redija um texto que contemple os seguintes questionamentos e(ou) instrues. < Qual a natureza jurdica e o fato gerador do valor a ser cobrado? Como poder ser instituda a sua cobrana? Fundamente sua resposta. < Discorra sobre as diferenas entre os conceitos de taxa e de preo pblico, destacando o regimento e a natureza de ambas. Primeira tarefa: leitura e interpretao do enunciado Dica: existem duas hipteses de incidncia para taxas, sendo que apenas uma delas que se identifica com os preos pblicos. Segunda tarefa: elaborao do plano ou roteiro do texto Por que no colar? Isso mesmo. Nossa introduo est ou no construda? E o primeiro item do desenvolvimento, por que no iniciar com a distino entre as taxas e os preos pblicos? E o fechamento? Feita a distino acima, no fica melhor para se posicionar sobre a espcie adequada que serve para custear fiscalizaes? 28. (Cespe OAB/2009) O presidente da Repblica instituiu, por meio de medida provisria, emprstimo compulsrio para atender a despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica, em razo de grave seca em certa regio nordestina. No referido instrumento normativo, est previsto que 80% dos recursos provenientes do emprstimo compulsrio devem ser aplicados na soluo dos problemas diretamente relacionados a calamidade pblica e 20%, na construo de novas escolas pblicas na mesma regio. Na hiptese apresentada, legtima a cobrana do emprstimo compulsrio? Fundamente sua resposta. 1) Pode MP instituir tributos? 2) Quais as situaes descritas no texto constitucional para a instituio do emprstimo compulsrio (ECO)? 3) O ECO observa o princpio da anterioridade? 4) O ECO tributo de arrecadao vinculada ou no-vinculada?
Discursivas 41

5) O Estado deve devolver os dinheiros arrecadados, a ttulo de ECO?

Vamos reunir essas informaes, em pargrafos silogsticos (falaciosos).

1) As medidas provisrias (MP) espcie legislativa apta instituio de tributos. Ora, os emprstimos compulsrios so tributos, logo, MP podem institu-los. Falso! O texto constitucional veda expressamente que medida provisria avance no campo reservado s leis complementares, como o caso da instituio dos emprstimos compulsrios. 2) O emprstimo compulsrio espcie tributria instituda exclusivamente pela Unio, nos casos de despesas extraordinrias (calamidade pblica, por exemplo) e investimento pblico relevante, logo, como as demais espcies tributrias, deve observar a anterioridade e a noventena. Ora, nem todas as espcies tributrias observam a anterioridade. Logo, sentena incorreta! S no caso de despesas extraordinrias que no sero observados tais princpios. 3) A natureza jurdica do tributo determinada pelo destino da arrecadao. O emprstimo compulsrio tributo, logo, de arrecadao vinculada. Falso! A natureza jurdica do tributo determinada pelo fato gerador. verdade, no entanto, que o ECO de arrecadao vinculada despesa que o fundamentou. 4) Os tributos so sempre no-vinculados, ou seja, independem de qualquer atividade especfica do Estado para com o contribuinte, sendo no-restituveis. Ora, os emprstimos compulsrios so tributos, logo, no so restituveis. Falso! As taxas so tributos e so vinculadas e norestituveis. O ECO so tributos e so restituveis. 29. (Cespe OAB/2008) Suponha que, em determinado municpio, tenha sido publicada, no dia 20/1/2008, a Lei Municipal n. 2/2008, que instituiu a taxa de fiscalizao do ar, para o controle da emisso de agentes poluentes pelas indstrias instaladas nos limites de seu territrio, abrangendo o tributo os fatos geradores ocorridos a partir do dia 1./1/2008 e ficando a cargo da polcia civil local a efetiva ou potencial fiscalizao. Suponha, ainda, que a base de clculo da taxa seja feita sobre o patrimnio da pessoa jurdica fiscalizada. Nessa situao hipottica, a referida taxa guarda pertinncia com a norma jurdica tributria nacional? Justifique sua resposta. No presente caso, temos trs impropriedades. Ento, vocs conseguem identificar?
42 Prof. Cyonil da Cunha

A Lei foi publicada em 20/1/2008, com incidncia sobre os fatos ocorridos a partir do dia 1/1/2008. Isso possvel? Essa taxa de servio pblico ou de polcia? Se a taxa de polcia, a fiscalizao deve ser potencial ou efetiva? As taxas podem ter base de clculo prpria de impostos?

Ah! A polcia civil do Estado, apesar de judiciria, tambm exerce atribuies da polcia administrativa, logo, no h vedao quanto fiscalizao. A instituio pelo municpio que no pode ser delegada, afinal, a competncia tributria indelegvel. No entanto, a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana (capacidade tributria ativa) podem ser delegadas para outras pessoas jurdicas de Direito Pblico. 30. (Cespe OAB/2008) Considere que Pedro explore, juntamente com sua famlia, sua nica propriedade rural, que mede cerca de 20 ha, e, em razo disso, a fazenda pblica competente se abstenha de promover a cobrana do imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). Nessa situao, a desobrigao do recolhimento do ITR decorre de iseno, de imunidade ou de no-incidncia tributria? Estabelea a diferena entre esses institutos. De acordo com o texto constitucional, h imunidade mista do ITR para as pequenas glebas rurais (aspecto objetivo), exploradas pelo proprietrio (s ou com a entidade familiar) que no possua outro imvel. A pegadinha foi exigir do candidato o conhecimento sobre o tamanho da gleba imunizante. Conforme a Lei 9.393/1996, a gleba varia de 30 ha a 100 ha, a depender da localizao. J sabemos tratar-se de imunidade (no-incidncia qualificada). Fica com vocs a definio da iseno e da no-incidncia simples. Ah! Aproveita e (re) lembra o conceito de alquota zero. 31. (Cespe Senado Federal/2002) A Universidade de Braslia (UnB), fundao pblica federal, com o fito de adquirir aparelhos eletrnicos nacionais para os seus laboratrios, alugou um de seus imveis a terceiro, obtendo a renda suficiente para a referida compra. Concomitantemente, requereu Receita Federal o no-pagamento do imposto de renda sobre o aluguel, e fazenda pblica do Distrito Federal a excluso dos impostos locais incidentes sobre a operao de compra, bem como dos tributos incidentes sobre o imvel alugado. Acerca da situao hipottica acima, redija um parecer circunstanciado, analisando os seguintes aspectos:

Discursivas

43

< possibilidade, em tese, da incidncia de imposto de renda sobre o valor recebido a ttulo de aluguel; < possibilidade, em tese, da incidncia de tributos locais sobre o imvel alugado; < legitimidade da UnB para requerer o no-pagamento de impostos incidentes sobre compra e venda dos aparelhos eletrnicos; < cabimento do pedido de no-pagamento do imposto na compra e venda dos aparelhos. J ouviram falar em imunidade tributria recproca? Que perguntinha boba, no? Aprendemos que: - A imunidade recproca pode ser incondicionada (para os entes polticos) ou condicionada (autarquias e fundaes). - A imunidade condicionada exige que tais entes no exeram atividades empresariais, sob pena de incidncia tributria; - A imunidade recproca abrange, to-somente, impostos (patrimnio, renda e servios), logo, cabe a incidncia de taxas e de contribuio de melhoria, por exemplo; - O STF tem o entendimento de que as entidades manter-se-o imunes, se o dinheiro da atividade empresarial reverter-se para o cumprimento da atividade finalstica. - H tributos que so indiretos, como o caso do ICMS, ou seja, o contribuinte de fato quem sofre o reflexo da carga tributria, mas o dever de pagamento do contribuinte de direito. Portanto, na compra de equipamentos, com incidncia de ICMS, no h que se falar em imunidade, distintamente do que ocorre na venda, pois, como contribuinte de direito, vigorar a imunidade. QUEBRA-CABEA A Constituio estabelece que o exerccio da competncia tributrio no irrestrito, pois h situaes de limitao ao poder de tributar, reguladas por meio de lei complementar, exemplo das imunidades. As imunidades podem ser (...), (...) e (...). Entre essas se destaca a imunidade tributria recproca, bipartida, por sua vez, em: (...) e (...). Nesse contexto, a UNB de natureza autrquica goza de (...), de tal sorte que (...), o que, no entanto, no afasta, EM TESE, a cobrana (...), se (...). Importa registrar que referida imunidade alcana (...), logo, possvel, EM TESE, a incidncia de outras exaes, exemplo (...) e (...). Relativamente aquisio de equipamentos eletrnicos, necessrio esclarecer que tributos indiretos (...), de maneira que a UNB (...), em razo de sua condio de (...). Todavia, apesar de inexistir imunidade na (...), no h bice de a UNB formule pedido de (...), no sentido de excluir o crdito tributrio.
44 Prof. Cyonil da Cunha

32. (Cespe Exame de Ordem/2007) Considere que, no dia 5 de maio, tenha sido publicada lei federal revogadora de iseno concedida a contribuintes do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. Relativamente a essa hiptese, responda, com a devida fundamentao, aos seguintes questionamentos. a) Quando entrar em vigor a mencionada lei revogadora da iseno? b) Em que consistem a iseno autonmica e a heternoma? c) Admite-se, no ordenamento jurdico brasileiro, a iseno heternoma? Extenso mxima: 30 linhas Item 1 iseno: definio e tipos O Cdigo Tributrio Nacional CTN indica como formas de excluso do crdito tributrio: a anistia e a iseno. A iseno corresponde reduo da carga tributria em forma de subveno, renncia de receita (DEFINIO), promovida por meio de lei especfica (regra geral), sendo classificada em: autonmica (concedida pela pessoa titular para instituir e cobrar o tributo) e heternoma (instituda por pessoa diversa daquela que titular da competncia) (CLASSIFICAO). Item 2 - Iseno heternoma e o ordenamento jurdico brasileiro? Apesar de, como regra, as isenes serem outorgadas pelo ente tributante originrio, portanto, autonmicas, o ordenamento jurdico brasileiro enumera, igualmente, isenes heternomas, por exemplo: os incentivos fiscais advindos de tratados internacionais, a desonerao do ICMS por meio de lei complementar, como tambm a do ISS nas exportaes. (SITUAMOS A ISENO NO ORDENAMENTO BRASILEIRO) Item 3 Revogao e entrada em vigor? Seja a iseno autonmica, seja heternoma, caso no concedida por prazo certo e sob determinadas condies, pode ser extinta a qualquer tempo. De acordo com o art. 104, III, do CTN, se a revogao alcana impostos sobre o patrimnio ou a renda, a entrada em vigor dar-se- no primeiro dia do exerccio seguinte ao da publicao (princpio da anterioridade). Distinto, no entanto, o polmico entendimento do STF, que preconiza que a vigncia se d desde logo, no consubstanciando ofensa ao princpio da anterioridade. Segundo a Corte, a norma do CTN seria mera regra de vigncia. Concluso

Discursivas

45

Portanto, na questo ora apresentada, com base unicamente no CTN, possvel afirmar que o cancelamento da iseno do imposto sobre a renda, no dia 5 de maio, s entrar em vigor no exerccio financeiro subsequente, em aplicao do princpio da anterioridade. 33. (Cespe OAB/2009) O governador do estado X concedeu, por meio de lei, iseno de ICMS, por um perodo de cinco anos, para as sociedades empresrias que se instalassem no interior do estado e cumprissem as condies legais estabelecidas. Diversas sociedades cumpriram as condies estabelecidas e ficaram isentas do ICMS. Passados dois anos, o governador revogou a iseno concedida, passando a cobrar o referido imposto. Na situao hipottica apresentada, o governador poderia ter revogado a iseno concedida? O que as sociedades empresrias devem alegar em sua defesa? Fundamente sua resposta. Resposta (DA BANCA) O governador no poderia ter revogado a iseno concedida, por se tratar de iseno onerosa, conforme estabelecem o prprio artigo 178 do CTN e a smula 544 do STF. A iseno concedida configura direito adquirido e no pode ser revogada. Referncia bibliogrfica: Leandro Paulsen. Direito tributrio Constituio e Cdigo Tributrio Nacional luz da doutrina e da jurisprudncia. 11.a ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, p. 1.206. 34. (Cespe OAB/2008) Um importador de helicpteros, tendo conhecimento de que determinada lei federal isenta de imposto sobre importao as aquisies de avies fabricados no exterior, requereu Receita Federal do Brasil (RFB) a aplicao da iseno importao de helicpteros, tendo a RFB negado o pedido. Na situao hipottica apresentada, com base em que fundamento jurdico a RFB denegou o pedido? Assim como morcego no golfinho, helicpteros no so avies, embora golfinho e morcego sejam mamferos, embora helicpteros e avies sejam equipamentos de voo. De acordo com o art. 111 do CTN, a concesso de iseno deve ser interpretada literalmente, logo, no presente caso, incabvel o favor legal. 35. (Cesgranrio BNDES/2008) Especifique o prazo decadencial para constituio de crdito tributrio relativo a contribuies sociais para a seguridade social, em face do que dispe a Constituio Federal quanto competncia para regular a matria e o Cdigo Tributrio Nacional, levando em conta a atual jurisprudncia do Plenrio do Supremo Tribunal Federal.
46 Prof. Cyonil da Cunha

PROPOSTA DE SOLUO (DA BANCA) O prazo decadencial para a Fazenda Pblica constituir crdito tributrio relativo a contribuies sociais para a seguridade social de 5 (cinco) anos, a teor das regras contidas no artigo 150, 4, do Cdigo Tributrio Nacional, ou no artigo 173 do mesmo Cdigo, conforme o caso. A decadncia tributria matria reservada lei complementar, ex vi do comando inserto no artigo 146, inciso III, alnea b, c/c o artigo 149 da Constituio Federal. A lei complementar a que se refere o dispositivo constitucional o Cdigo Tributrio Nacional, recepcionado pela atual constituio com esse status, o que afasta a aplicao do prazo decadencial de 10 (dez) anos previsto no artigo 45 da Lei n 8.212/91. Nesse sentido decidiu recentemente o Plenrio do Supremo Tribunal Federal ao negar provimento aos Recursos Extraordinrios nos 556.664, 559.882, 559.943 e 560.626, considerando inconstitucional o artigo 45 da Lei n 8.212/91, que havia fixado em dez anos o prazo decadencial das contribuies da seguridade social. 36. (Cespe OAB/2009) A pessoa jurdica Jota Servios Gerais Ltda. teve sua falncia decretada e, durante a fase de apurao dos crditos, constatou-se que um dos imveis pertencentes a ela estava hipotecado para garantia de pagamento de mtuo imobilirio. Em face dessa situao hipottica, responda, de forma fundamentada, ao seguinte questionamento. Eventual crdito tributrio apurado, relativo a fato gerador ocorrido antes da decretao da falncia, de responsabilidade da massa falida, ter preferncia sobre o crdito decorrente do aludido contrato de mtuo? Um dos privilgios do crdito tributrio , dentro da cobrana coletiva de crditos, ser o primeiro da lista, exceo dos crditos trabalhistas e acidente do trabalho. Contudo, a LC 118/2005 trouxe outras excees, de tal sorte que os crditos tributrios so preferidos, no processo de falncia, pelos extraconcursais (surgidos depois da falncia), pelas importncias restituveis, pelos crditos com garantia real (hipoteca, penhor, anticrese) at o valor do bem gravado, pelos crditos derivados da legislao do trabalho (at 150 salrios-mnimos).

Ah! Quase passou batido: as multas tributrias esto abaixo dos crditos quirografrios e acima to-somente dos subordinados. 37. (Cespe OAB/2008) A pessoa jurdica micron Ltda., com sede no municpio de So Paulo, encontra-se em processo de falncia, estando inscrita nas dvidas ativas federal, estadual e municipal, referentes a crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos antes do decreto falimentar.
Discursivas 47

Considerando a situao hipottica acima apresentada, elabore um texto dissertativo em resposta aos questionamentos a seguir. < Como se dar a cobrana dos aludidos crditos tributrios da massa falida? < Em que ordem ser feito o pagamento dos crditos tributrios das respectivas pessoas jurdicas de direito pblico (Unio, estado e municpio de So Paulo)? < Os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos aps o decreto falimentar devero ser pagos antes dos j inscritos nas respectivas dvidas ativas? Mais uma vez a aplicao da multicitada Lei de Lavoisier. Suficientes duas informaes complementares. Os crditos extraconcursais (surgidos aps a decretao da falncia) preferem os constitudos anteriormente ao processo falimentar. No concurso de preferncia entre as pessoas de direito pblico, os crditos so pagos primeiro para a Unio (e suas autarquias), depois para os Estados e o Distrito Federal (e suas autarquias, pro rata), por fim, para os Municpios (e suas autarquias, pro rata). 38. (Cespe OAB/2008) Determinado contribuinte, em abril de 2006, apresentou declarao de bens e efetuou o pagamento de seu respectivo imposto sobre a renda. No ms subseqente (maio/2006), o referido contribuinte verificou a realizao de recolhimento a maior. Nessa situao, em que prazo e condies esse contribuinte poder exercer o direito restituio do indbito tributrio? Justifique a sua resposta. PROPOSTA DE SOLUO (ALUNO) A restituio de indbito tributrio refere-se devoluo ao contribuinte de tributo recolhido indevidamente ou em valor superior ao devido, evitando-se o enriquecimento sem causa por parte do Estado. Porm, seu procedimento varia segundo a transferncia ou no do encargo econmico-financeiro. Conforme a transferncia ou no do encargo financeiro, os tributos classificam-se em: diretos e indiretos, tomando-se por base, to-somente, a transferncia jurdica, sem levar em considerao a transferncia meramente econmica. Nos tributos diretos, o encargo financeiro suportado pelo contribuinte de direito, ou seja, pelo prprio sujeito passivo da relao tributria. J nos tributos indiretos, tm-se, comumente, duas pessoas distintas: o contribuinte de direito, ou seja, o sujeito passivo, responsvel pelo recolhimento do tributo aos cofres pblicos, e o contribuinte de fato, que, a despeito de no ter obrigaes diretas para com Fisco, suporta o nus financeiro da operao. Essa classificao acarreta importantes consequncias na restituio do indbito.

48

Prof. Cyonil da Cunha

Para tributos diretos, como o imposto sobre a renda, o Cdigo Tributrio Nacional (CTN) prev expressamente o direito restituio do indbito nos casos de recolhimento indevido ou a maior, no importando quem deu causa ao erro. No caso dos tributos indiretos, a restituio de indbito tem especificidades. Nesse caso, o contribuinte de direito poder fazer jus restituio caso demonstre a no-transferncia do encargo financeiro para o restante da cadeia, evitando-se, com tal exigncia, o enriquecimento sem causa. Por outro lado, em tendo ocorrido o repasse do nus financeiro, o contribuinte de fato no possui legitimidade ativa para pleitear a repetio do tributo, conforme posicionamento do Superior Tribunal de Justia, isso porque no faz parte da relao jurdico-tributria, no o consumo fato gerador do tributo. Relativamente ao decurso do prazo para pleitear a restituio, o CTN fornece-nos a decadncia e a prescrio, conforme o caso. Para as hipteses no-contenciosas, o prazo decadencial e de cinco anos, encerrando-se depois de cinco anos da data de extino do crdito tributrio. J, nos casos de reforma ou anulao, o prazo prescricional e de cinco anos da deciso irrecorrvel, judicial ou administrativa. Importa registrar que, nos casos no-contenciosos, h necessidade de melhor delimitar o momento da extino do crdito tributrio. Para os tributos sujeitos a lanamento de ofcio ou por declarao, considera-se extinto o crdito tributrio com o pagamento. J quanto aos tributos sujeitos a lanamento por homologao, considera-se o termo inicial a data do pagamento antecipado, independentemente de posterior homologao pela Fazenda Pblica. Por fim, cumpre complementar que, em ambos os casos, havendo incidncia de multa e juros de mora no valor recolhido a maior ou indevidamente, cabe a restituio do valor proporcional da penalidade decorrente da demora cobrados indevidamente. E, da mesma forma, o contribuinte far jus incidncia da taxa SELIC sobre o valor a ser restitudo, contabilizado a partir da data do pagamento indevido, independente de quem tenha dado causa ao erro. DIREITO INTERNACIONAL E COMRCIO

Os temas, abaixo, foram recortados (sem as respectivas respostas) diretamente do stio www.pontodosconcursos.com.br. Portanto, sejam tolerantes com os pequenos deslizes, ok. Ah! Em alguns temas, o Professor Ricardo Vale (autor dos temas) inseriu breves comentrios, verdadeiro ourives.
39. (Questo Indita) Segundo Bela Balasa, os processos de integrao regional distinguem-se em cinco modelos, os quais ordenados em ordem crescente de integrao so os seguintes: rea de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum, unio econmica e integrao econmica total. Essa classificao carece, todavia, segundo alguns estudiosos modernos, da flexibilidade inerente s relaes econmicas internacionais. Segundo esses
Discursivas 49

estudiosos, existem processos de integrao que carreiam elementos de uma e outra forma definida por Balasa. O GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), no art. XXIV, reconhece a existncia de mecanismos de integrao regional, definindo os conceitos de unio aduaneira e rea de livre comrcio. O MERCOSUL um exemplo de bloco regional classificado como uma unio aduaneira, possuindo, todavia, uma srie de imperfeies. Considerando as informaes acima apresentadas, construa um texto dissertativo sobre o atual estgio de integrao alcanado pelo MERCOSUL, abordando necessariamente os seguintes aspectos: a) caractersticas de uma unio aduaneira segundo a teoria tradicional e o GATT. b) o livre comrcio de bens e servios no MERCOSUL. c) principais excees TEC. d) eliminao da multiplicidade de cobrana da TEC. Sugesto: 40 a 60 linhas Caractersticas de uma unio aduaneira segundo a teoria tradicional e o GATT. Segundo o texto, os processos de integrao regional distinguem-se em cinco modelos, ordenados em ordem crescente de integrao: rea de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum, unio econmica e integrao econmica total. Entre esses, a unio aduaneira definida, tradicionalmente e pelo GATT, como o livre comrcio de mercadorias entre os pases-membros e o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum TEC. O livre comrcio de bens e servios no MERCOSUL. Ah! Depois de acordar, altas horas (no aquela do Serginho, viu!), o Professor Ricardo Vale, o amigo fez diversas contribuies ao nosso texto. Vejamos o desenvolvimento sugerido pelo Ricardo para esse quesito: No mbito do MERCOSUL, pode-se considerar que h livre circulao de bens e de servios em relao ao substancial do comrcio. Todavia, ainda persistem excees considerveis, tais como o comrcio de acar e automveis, a aplicao de salvaguardas no comrcio Brasil-Argentina e a aplicao de medidas antidumping e compensatrias entre seus integrantes. Principais excees TEC. A lista constante da deciso CMC 59/2007, o ex-tarifrio e o desabastecimento. Ah! Quase deixei passar a Lista de Convergncia de Bens

50

Prof. Cyonil da Cunha

de Informtica e de Telecomunicaes (valeu Ricardo! Seu nome s no bem-vindo entre ns no sentido aumentativo, ok! ). Eliminao da multiplicidade de cobrana da TEC. De acordo com o Professor Ricardo, para entendermos o funcionamento da multiplicidade de cobrana da TEC, um exemplo fala mais que mil palavras! Vejamos. Imagine que o Uruguai importe um produto originrio da Alemanha. Quando esse produto entra no Uruguai, incidir sobre ele o imposto de importao previsto na TEC, ok? Pode acontecer, no entanto, que o Uruguai exporte esse mesmo produto originrio da Alemanha para o Brasil? E agora, o que acontece? Bom, como o produto originrio da Alemanha e no do MERCOSUL, quando ele entrar no Brasil, sobre ele incidir novamente o imposto de importao (I.I) previsto na TEC. Vejamos. Houve dupla incidncia do I.I sobre esse produto quando ele entrou no Uruguai e quando ele entrou no Brasil. Portanto, dupla cobrana da TEC, o que no o ideal de uma unio aduaneira. Para que haja a eliminao da multiplicidade de cobrana da TEC, necessrio que, quando esse produto entre no Uruguai, a partir da ele possa circular livremente no bloco, ou seja, passe a ser originrio do MERCOSUL. Perceba que, quando o produto entrou no Brasil, incidiu o I.I porque ele, embora procedente do Uruguai, continuava a ser originrio da Alemanha. A viso no s terica! impossvel que seja eliminada a multiplicidade de cobrana da TEC sem que seja criado mecanismo efetivo de distribuio da renda aduaneira. Por exemplo: a Argentina no recebeu o imposto de importao? Sim. E o Brasil com a eliminao da TEC, com a livre circulao? Zero. Logo, caberia Argentina distribuir parte do bolo tributrio com o Brasil. Em sntese: a cobrana da TEC no s dupla, mltipla! INTRODUO A internacionalizao dos meios de produo, do capital, das pessoas, das culturas, pagou passagem s de ida. Os meios de internacionalizao, integrao, sucedem-se no tempo e no espao, havendo cinco distintos modelos: rea de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum, unio econmica e integrao econmica total. Entre esses, o MERCOSUL destaca-se como unio aduaneira, remando para a integrao econmica mercado comum. CONCLUSO
Discursivas 51

No h dvida de que, na realidade contempornea, as integraes regionais sob os aspectos econmicos, polticos e sociais, sejam essenciais para o progresso da humanidade. No caso especfico do MERCOSUL, cabe aos pasesmembros a tarefa de eliminar as barreiras no-tarifrias e de reduzir a lista de excees Tarifa Externa Comum, com o objetivo de aprofundamento rumo unio aduaneira ideal. 40. (Questo Indita) A UNCTAD foi criada em 1964 com a finalidade de promover a integrao equitativa dos pases em desenvolvimento na economia mundial. Construa um texto dissertativo comentando acerca da atuao da UNCTAD no mbito das relaes econmicas internacionais, abordando, necessariamente, os seguintes tpicos: a) idias que deram origem UNCTAD. b) competncias da UNCTAD. c) principais instrumentos para a integrao equitativa dos pases em desenvolvimento. Ideias que deram origem UNCTAD. OMC, GATT/47, GATT/94, GATS, TRIPS, que siglas so essas? Mais importante que revelar as vrias siglas, entender que o objetivo comum: elevao do intercmbio do comrcio entre os pases-membros, com a reduo gradual das barreiras tarifrias e no-tarifrias e com medidas de defesa comercial (antidumping, compensatrias e salvaguarda, por exemplo). O incremento do comrcio, no entanto, no foi () equnime entre os pases desenvolvidos e em desenvolvimento. notrio que a pauta de exportao dos pases em desenvolvimento baseou-se (baseia-se!) em produtos primrios, gerando disparidades nas trocas comerciais, pois, nos pases desenvolvidos, os produtos exportados so industrializados. Por exemplo: se voc ganha R$ 10 mil reais, quando consome de arroz? Se voc ganha R$ 20 mil reais, quando consumir de arroz? Percebam que o consumo dos produtos primrios (agrcolas, por exemplo) saturado ao longo do tempo (baixa elasticidade-renda), levando-se a mercados no-suficientes para aquisio dos produtos e significativo desequilbrio na balana de pagamentos. Portanto, o GATT sofreu diversas crticas, teorias foram construdas (Raul Prebisch Tese de Deteriorao dos Termos Internacionais de Troca, integraes foram viabilizadas (ALALC), objetivando a proteo dos pases prejudicados pelas diretrizes do GATT. Nesse cenrio, em 1964, criou-se a UNCTAD (Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento), para provimento das oportunidades comerciais necessrias insero dos pases menos desenvolvidos

52

Prof. Cyonil da Cunha

no comrcio mundial de forma ampla, e, por conseguinte, garantindo-lhes o crescimento econmico. Competncias da UNCTAD. O papel da UNCTAD de auxlio, de assistncia, aos pases em desenvolvimento, e, assim, gerando-lhes oportunidades advindas da mundializao. Tem a atribuio de fomentar a diversificao da economia, promover a integrao do comrcio, e ajudar os pases na formulao de polticas e de leis atinentes concorrncia econmica internacional.

Principais instrumentos para a integrao equitativa dos pases em desenvolvimento. Como garantir o desenvolvimento econmico sustentvel, o comrcio internacional e os investimentos globais dos pases em desenvolvimento? Como contornar a Clusula da Nao Mais Favorecida? Com efeito, em 1970, no mbito da UNCTAD, criou-se o sistema de preferncia de tarifas, entre os pases desenvolvidos e os em desenvolvimento, nele os pases desenvolvidos beneficiariam a pauta de exportao dos pases em desenvolvimento, mediante concesses no-recprocas (leia-se: unilaterais). Verifica-se, portanto, que a clusula da nao mais favorecida e o princpio da reciprocidade no so regras sem excees. O dever de extenso de benefcios concedidos a uma nao para todos os pases-membros foi excetuado pela clusula de habilitao (Rodada Tquio do GATT), oficializando-se o sistema geral de preferncias. Alm do SGP (reduo de barreiras tarifrias e no-tarifrias), outros instrumentos so necessrios para o aumento do comrcio internacional, para o desenvolvimento econmico internacional, para a gerao de oportunidades comerciais. Nesse sentido, destacamos o SGPC (Sistema Global de Preferncias Comerciais), o qual tem a finalidade de incrementar o comrcio mtuo dos pases em desenvolvimento, alcanando-se, assim, melhoria da produo e diminuio da taxa de desemprego. Ento, vocs esto prontos! Vamos brincar de quebra-cabea. INTRODUO H unanimidade de que a pea-chave do desenvolvimento comercial a especializao, especialmente em bens nos quais os fatores de produo so abundantes no territrio. Unnime?
Discursivas 53

Essa concluso no compartilhada por todos. Nas palavras de Ral Prebisch, ao contrrio disso, os pases em desenvolvimento no devem se especializar somente em produtos primrios, sob pena de contnua e crescente deteriorao dos termos de trocas com os pases j desenvolvidos, pois esses so especialistas na produo de bens de capital intensivo. DESENVOLVIMENTO (PARTE I IDEIAS) A tese de Prebisch se efetivou, tendo o Acordo Geral de Comrcio e Tarifas (GATT) sofrido severas crticas, por no tutelar eficientemente os termos de troca entre os pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Nesse cenrio, em 1964, criou-se (...), com o objetivo de (...).

DESENVOLVIMENTO (PARTE II COMPETNCIAS) Para o desenvolvimento sustentvel e crescimento econmico dos pases em desenvolvimento, a UNCTAD (Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento) (...). DESENVOLVIMENTO (PARTE III INSTRUMENTOS) No entanto, para a adoo de aes positivas na distribuio equitativa dos pases em desenvolvimento, foram contornados (...), entendidos como (...). Dessa forma, oficializou-se a clusula (...), com a previso do (...) e do (...). CONCLUSO No h dvida de que a criao da UNCTAD foi fundamental para a maior integrao e proteo dos pases em desenvolvimento. Com a maior efetividade dos instrumentos no mbito da UNCTAD, haver crescente e contnua gerao de oportunidades comerciais, contribuindo para a gradual integrao equitativa dos pases em desenvolvimento. 41. (Questo Indita) H muitas formas de se enxergar a Organizao Mundial do Comrcio. uma organizao para a liberalizao comercial. um frum para a negociao de acordos comerciais entre os governos. um lugar para que os pases possam resolver disputas comerciais. A OMC opera um sistema de regras comerciais, sendo, essencialmente, um frum onde os membros dos governos tentam resolver os problemas comerciais que possuem uns com os outros. (Relatrio Anual da OMC 2009) As questes comerciais na OMC so tratadas em mbito multilateral, mas atualmente se percebe uma grande proliferao dos acordos preferenciais regionais. Construa um texto dissertativo comentando acerca da dicotomia entre multilateralismo e bilateralismo nas relaes comerciais internacionais, abordando necessariamente os seguintes aspectos:
54 Prof. Cyonil da Cunha

a) clasula da nao mais favorecida no comrcio de bens e servios b) excees clusula da nao mais favorecida. c) as dificuldades para o estabelecimento de compromissos em nveis multilaterais. d) o bilateralismo como instrumento de poltica comercial Sugesto: 40 a 60 linhas

Clusula da nao mais favorecida no comrcio de bens e servios. Se Adam Smith fosse um highlander teria perdido a cabea com o crash da Bolsa de Nova York e com a teoria de Keynes. No entanto, com a criao da OMC Organizao Mundial do Comrcio, em 1995, seria Smith trazido vida, no velho estilo Hellraiser. Trocando em midos, com a crise da bolsa, os pases passaram a criar barreiras protecionistas e desvalorizaes cambiais bem agressivas, tudo no intuito de proteo ao mercado nacional (lembram do processo de substituio das importaes? Teoria do vizinho que se dane empobrecimento do vizinho), logo, em sentido reverso ao liberalismo preconizado por Smith. Com a criao da OMC, ganha fora a necessidade dos tratados multilaterais e plurilaterais no s de mercadorias (GATT), mas, igualmente, de servios (GATS) e propriedade intelectual (TRIPS), com objetivo, sobretudo: elevar o padro de vida, assegurar o pleno emprego, garantir crescimento constante da renda real e demanda efetiva, expandir a produo de bens e de servios, com equilbrio entre o desenvolvimento sustentvel e o meio ambiente. Contratos plurilaterais? Multilaterais? Que ona essa? No precisa beber gua, fiquem tranquilos. Multilaterais so os acordos obrigatrios para todos os integrantes da OMC, enquanto os plurilaterais s vinculam os pases efetivamente participantes. Onde foi parar a explicao sobre clusula da nao mais favorecida? Vejamos. O princpio da no-discriminao mulher sabiam? Depois de algum tempo de gestao, gerou dois princpios filhos, chamados: clusula da nao mais favorecida e tratamento nacional, logo, com personalidades distintas. Vejamos o art. I do GATT (Clusula da Nao mais favorecida): 1. Qualquer vantagem, favor, imunidade ou privilgio concedido por uma Parte Contratante em relao a um produto originrio de ou destinado a qualquer outro pas, ser imediata e incondicionalmente estendido ao produtor similar, originrio do territrio de cada uma das outras Partes Contratantes ou ao mesmo destinado.
Discursivas 55

Excees clusula da nao mais favorecida. Seguem algumas excees: listas de isenes do GATS, SGP (criado no mbito da UNCTAD) a chamada clusula de habilitao (preferncia tarifria e no de cotas, de forma unilateral, a pas em desenvolvimento, exemplo do Brasil), e o SGPC sistema global (e no geral como o SGP) de preferncias comerciais , em que a outorga de reduo ou eliminao tarifria viabilizada entre pases em desenvolvimento. As dificuldades para o estabelecimento de compromissos em nveis multilaterais. Qual a maior torcida do Brasil? Amigos, todos sabem que a torcida do Flamengo, no verdade? Mentira! H quem divirja! Ora, se para uma questo to objetiva no h formao de consenso, imagina na formao do processo decisrio utilizado na OMC. O bilateralismo como instrumento de poltica comercial. Ah! Segue uma canja do Professor Ricardo para responder o presente quesito. Vejamos: A flexibilidade conferida pelas excees ao princpio da no-discriminao gera e impulsiona o bilateralismo. Embora seja o objetivo prioritrio da OMC, o multilateralismo prejudicado e enfraquecido devido dificuldade de se negociar acordos comerciais entre todos os pases-membros daquela organizao. O processo decisrio na OMC a formao de consenso agrava mais ainda a dificuldade de que sejam assumidos compromissos multilaterais. Por sua vez, o bilateralismo surge como uma opo de poltica comercial para os pases em suas relaes econmico-internacionais. Assim, se no possvel liberalizar o comrcio em nvel multilateral, que pelo menos ele seja liberalizado a nvel regional ou bilateral.

42. (Questo Indita) A Secretaria da OMC relatou que durante o perodo de 1 de julho a 31 de dezembro de 2008, o nmero de novas investigaes antidumping apresentou um aumento de 17% se comparado com o correspondente perodo em 2007. O nmero de novas medidas aplicadas tambm aumentou nesse perodo. (Site da OMC) Considerando as informaes acima apresentadas, construa um texto dissertativo comentando sobre o dumping e a aplicao das medidas antidumping como instrumentos de poltica comercial, abordando necessariamente os seguintes aspectos: a) conceito de dumping b) o dumping como estratgia de dominao de mercados. c) pressupostos para a aplicao de medidas antidumping
56 Prof. Cyonil da Cunha

d) natureza jurdica das medidas antidumping.

Conceito de dumping Considera-se prtica de dumping a introduo de um bem no mercado domstico, inclusive sob as modalidades de drawback, a preo de exportao inferior ao valor normal (Decreto 1602/1995). O dumping como estratgia de dominao de mercados. Autoexplicativo. Pressupostos para a aplicao de medidas antidumping verdade, o fato de os preos praticados pelos bens na economia domstica serem inferiores ao praticados pelo pas exportador no , isoladamente, suficiente para a aplicao da defesa comercial. Para a aplicao das medidas antidumping, so analisados o dano efetivo, o nexo de causalidade e o dumping. Natureza jurdica das medidas antidumping. Ter a natureza jurdica de tributo? De acordo com o CTN, pensamos que no, afinal, os tributos no constituem sano de ato ilcito. Portanto, as seletivas medidas antidumping so barreiras no-tarifrias norma de acesso ao mercado interno. Estavam com saudades do quebra-cabea? Ento, montem mais esse. INTRODUO Com o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT/1947), foram estabelecidas regras para a liberalizao do comrcio internacional, buscando regulamentar a adoo de barreiras tarifrias e no-tarifrias. Segundo a normativa multilateral, diante de prticas desleais de comrcio, tais como o dumping e o subsdio, admite-se a adoo de medidas protecionistas. DESENVOLVIMENTO (PARTE I) Enquanto o subsdio quer significar (....), o dumping ocorre quando (...), caracterizando-se, portanto, como prtica desleal com o objetivo de dominao de mercado. DESENVOLVIMENTO (PARTE II) Todavia, importa esclarecer que nem sempre o dumping ser considerado uma prtica desleal ao comrcio. Para sua caracterizao (...).

Discursivas

57

DESENVOLVIMENTO (PARTE III) Consequentemente, preenchidos os requisitos do dumping, enquanto prtica atentatria liberalizao do comrcio, os Estados, com fundamento em regulamentao da OMC, inclusive, utilizam-se de medidas antidumping, as quais (...). DESENVOLVIMENTO (PARTE IV) Apesar da polmica instalada, no Brasil, em que o Cdigo Tributrio Nacional estabelece serem os tributos prestaes no-decorrentes de sano de ato ilcito, as medidas antidumping so consideradas (...). 43. (Questo Indita) O francs Pascal Lamy no esconde seu pessimismo quando fala da contrao que o comrcio mundial sofrer neste ano, a primeira desde 1982. "Ser terrvel." Como diretor-geral da OMC (Organizao Mundial do Comrcio), ele acompanha de perto o baque sofrido pelo comrcio. Seu "faro" indica que o recuo pode chegar a 7%, previso ainda pior do que as feitas pelos organismos internacionais. Alm da queda na demanda, o protecionismo e a falta de financiamento ameaam o comrcio. Lamy continua alertando os membros da OMC para resistir tentao de fechar seus mercados. " um tiro no p." (Folha de So Paulo, 16/03/2009) Considerando o texto apresentado acima como motivao, construa um texto dissertativo comentando sobre os efeitos da recente crise financeira no comrcio internacional, abordando, necessariamente os seguintes tpicos: a) os efeitos do protecionismo e do livre comrcio. b) instrumentos protecionistas utilizados. c) o sistema multilateral de comrcio e sua capacidade de dissuaso de prticas protecionistas. Sugesto: 40 a 60 linhas PROPOSTA DE SOLUO O episdio contemporneo que mais impactos causou na economia mundial foi a recente crise financeira internacional. Tendo se originado a partir da bolha criada no mercado imobilirio americano, a crise financeira transmitiu-se economia real por meio da queda de demanda e consequente retrao no comrcio internacional. Como forma de sustentar a demanda agregada, os governos comearam a injetar dinheiro na economia por meio de aumento dos gastos pblicos. Complementarmente a isso, adotaram uma srie de medidas protecionistas com o objetivo de evitar a sada de divisas, tais como elevao dos direitos aduaneiros, concesso de subsdios, utilizao do mecanismo de licenciamento de
58 Prof. Cyonil da Cunha

importaes, utilizao de salvaguardas comerciais e recurso abusivo a medidas antidumping. (INSTRUMENTOS PROTECIONISTAS UTILIZADOS) O debate entre protecionismo e livre comrcio sempre foi profundo e acirrado. Segundo tericos liberalistas, a livre circulao de mercadorias e de servios produz o aumento da oferta, gerando reduo dos preos e melhoria do bem-estar e satisfao do consumidor. Na medida em que a indstria fica exposta concorrncia internacional, h um consequente incentivo ao desenvolvimento e aperfeioamento tecnolgico. Segundo o Teorema HecksherOhlin-Samuelson, o livre comrcio tambm tem como efeito o aumento da remunerao do fator de produo abundante e a diminuio da remunerao do fator de produo escasso, ocorrendo a equalizao dos custos dos recursos. (EFEITOS DO LIVRE COMRCIO) Por sua vez, o protecionismo tem efeitos diferenciados, dependendo de qual instrumento utilizado tarifas, cotas ou subsdios. Todavia, de uma forma geral, o protecionismo gera a diminuio da oferta, provocando aumento dos preos e reduo da satisfao do consumidor. A indstria nacional, isolada da concorrncia, no tem incentivos para inovar e promover desenvolvimento tecnolgico. Segundo o Teorema Stolper-Samuelson, a imposio de tarifas tem como efeito o aumento da remunerao do fator de produo intensivo no bem protegido. No entanto, esse aumento vem acompanhado de um aumento de preos, o que causa diminuio da renda real do trabalhador. (EFEITOS DO PROTECIONISMO) Diante da crise financeira internacional e do aprofundamento das prticas restritivas ao comrcio, o sistema multilateral de comrcio administrado pela OMC serve como fator dissuasrio, mas no impeditivo para a adoo de prticas protecionistas. Dotado de mecanismos flexveis, o sistema multilateral permite a adoo de medidas comerciais restritivas em virtude de determinadas situaes, dentre as quais se destacam a deslealdade comercial, por motivo de segurana nacional, em razo de dficits no Balano de Pagamentos ou para proteger a indstria nascente. Todos esses mecanismos so, todavia, regulamentados pelos acordos firmados no mbito da OMC, evitando que venham a constituir-se em prticas arbitrrias e discriminatrias ou ainda em restries veladas ao comrcio internacional. Ainda como elemento dissuasrio do protecionismo, pode-se citar o sistema de soluo de controvrsias administrado por essa organizao internacional. (EFEITO DISSUASRIO DO SISTEMA MULTILATERAL SOBRE O PROTECIONISMO). O incremento das relaes econmicas internacionais e o aprofundamento do comrcio internacional, embora ameaados pela crise
Discursivas 59

financeira internacional, ainda so, segundo muitos economistas, fatores essenciais ao crescimento e desenvolvimento econmico e aumento do bemestar e qualidade de vida das populaes. Dessa forma, em um cenrio de crise, cresce a importncia do sistema multilateral como promotor da liberalizao do comrcio em nvel mundial.

44. (INSTITUTO RIO BRANCO 2009) Suponha uma situao em que exportaes brasileiras sejam objeto de barreira comercial imposta por outro membro do MERCOSUL, com fundamentao em suposta necessidade de proteger o meio ambiente. Contra a medida em tela, cogita-se da possibilidade jurdica de o Brasil recorrer Corte Internacional de Justia ou a mecanismo de soluo de controvrsia no mbito do MERCOSUL ou da OMC. Discorra acerca da competncia de cada uma dessas instituies para analisar a questo e acerca dos eventuais desdobramentos jurdicos, caso a deciso seja favorvel ao Brasil. Vem a a tempestade! Tranquilidade, cerebral! Soluo de controvrsias? Que isso? J ouviram falar em Ourinhos? No? Mas, provavelmente, j ouviram falar do Protocolo de Olivos, responsvel pela manuteno do sistema de controvrsias no mbito do MERCOSUL. Referido sistema do MERCOSUL que serve para a soluo de assuntos polmicos, controvertidos teve incio no Protocolo de Braslia. Relevante acrscimo foi promovido pelo Protocolo de Olivos: insero do rgo Tribunal Permanente de Reviso. Vamos colocar ordem na casa! Primeiro passo: negociaes diretas, em que os pases tentam acomodar os conflitos surgidos, dentro do prazo limite de quinze dias (regra geral). Segundo passo: infrutfera a negociao direta, solicita-se a interveno do Grupo Mercado Comum (GMC), responsvel por recomendaes tendentes ao deslinde das controvrsias. Terceiro passo: as recomendaes do GMC so no-vinculantes. No caso de no-observncia, a parte prejudicada pode litigar junto ao Tribunal Arbitral, de trs rbitros (tpico tribunal ad hoc de exceo, leia-se: temporrio). Os rbitros so escolhidos livremente pelas partes envolvidas, sendo o terceiro de escolha consensual (este pode ser de pas no integrante do MERCOSUL). Quarto (e derradeiro) passo (inexistente no Protocolo de Braslia, logo, novidade introduzida pelo verde Olivos): h permisso de se rediscutir o laudo dos rbitros junto a rgo de segunda instncia (regra geral): o Tribunal Permanente de Reviso.
60 Prof. Cyonil da Cunha

Evito entrar na briga, no entanto, quando entro, no h quem me tira! Se isso verdade, chama a OMC! A Organizao Mundial do Comrcio (OMC), entre suas funes, serve como palanque para a soluo das controvrsias. Com o GATT/47 (Artigo XXIII), os mecanismos de resoluo de controvrsias j eram previstos. Porm, to-somente com o GATT/94, houve a efetivao dos mecanismos, sob os cuidados da OMC. A importncia dos procedimentos de soluo de controvrsias fcil de ser percebida. Como a OMC defensora do mutilateralismo, os procedimentos de controvrsias incrementam (ou devem incrementar) o respeito das obrigaes assumidas pelos pases-membros. Duas so as formas de soluo: a soluo mutuamente aceita pelas partes e a adjudicao (painel, rgo de apelao e arbitragem). Na soluo mutuamente aceita, temos a obrigatoriedade de consultas (mnimo de 60 dias) ou de negociaes diretas, com o objetivo de as partes ajustarem-se por si s. Agora, se infrutfero o consenso entre os pases-membros, dar-se- incio a fase de adjudicao. No mbito da OMC, o Conselho Geral (responsvel pela soluo das controvrsias) abre o painel (com trs integrantes, regra geral). Essa reunio inicial (painel) tem a finalidade de agendar os trabalhos, para que as partes envolvidas possam apresentar suas razes (escritas), sem prejuzo de, no futuro, as partes apresentarem alegaes orais. Ao fim, ser emitido um relatrio provisrio, sendo que as partes podem requerer a reviso de pontos do relatrio. Depois de emitido o relatrio final, trs so os resultados possveis: o rgo de Soluo de Controvrsias (OSC) concorda com os termos ou, por consenso negativo (de todos!), decide no adotar o relatrio, ou, por fim, as partes, descontentes com o resultado do OSC, recorrem ao rgo de Apelao. A deciso do rgo de Apelao (modificativa, confirmativa, do relatrio do painel) retorna para apreciao do OSC (vale aqui a regra do consenso negativo!). Depois do controvrsia? relatrio aprovado, quem deve efetivar a soluo da

No h qualquer rgo no mbito da OMC com a prerrogativa de determinar o cumprimento dos resultados dos painis e do rgo de Apelao (se for o caso). O papel da OSC , to-somente, de monitoramento. Ultrapassados 30 dias, o pas desfavorecido deve encaminhar para a OSC o modelo de cumprimento das recomendaes. Como so meras recomendaes, o que acontece em razo do no cumprimento? Nesse caso, ser autorizada a suspenso de concesses comerciais, quer dizer, garantia de aplicao de sanes comerciais.

Discursivas

61

45. (Questo Indita) No campo da doutrina, duas grandes correntes buscam demonstrar o que as normas internacionais e as internas tm em comum e, ao mesmo tempo, se e como podem funcionar separadamente. A dificuldade do juiz, diante de um caso concreto, consiste em optar por uma das duas, em caso de conflito entre o direito interno e o direito internacional ou, melhor dito, entre lei interna e tratado em vigor. (ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Pblico. 17 ed. So Paulo: Saraiva, 2009) Considerando o trecho acima apresentado como meramente ilustrativo, elabore um texto dissertativo comentando sobre as doutrinas acerca da relao entre direito interno e direito internacional e ainda sobre a jurisprudncia do STF quanto ao assunto, abordando necessariamente os seguintes tpicos: a) relao entre tratados internacionais de direitos humanos e direito interno b) relao entre tratados internacionais em matria tributria e direito interno. O Professor Ricardo Vale no nos brindou com a resposta, logo, vamos arriscar a elaborao de um resumo, que tal? A primeira etapa interpretarmos o enunciado. DISSERTAO sobre DOUTRINAS e JURISPRUDNCIA DO STF. Pede-se uma

Ento, quais so as teorias defendidas pela doutrina? Qual a adotada pelo Brasil, na viso da doutrina e da jurisprudncia do STF? Antes de respondermos esse primeiro quesito, cabe lembrar que os tratados (acordos, pactos) internacionais: - So celebrados pelo Presidente da Repblica, na condio de Chefe de Estado, logo, representando a Repblica Federativa (e no propriamente a Unio, essa pessoa jurdica de direito pblico interno); - Depois da assinatura, os tratados (gravosos) so encaminhados para o debate no mbito do Congresso Nacional, o qual pode ou no ratificar o teor dos tratados, mediante a edio de Decreto Legislativo; - Finalmente, o Presidente promulga os tratados, igualmente, a partir da edio de Decreto. Vencidas tais etapas, os tratados acham-se internalizados ao ordenamento brasileiro. Internalizado? Qual complementar/Ordinria/Emenda? a natureza: Lei

Calma! Retomemos o ponto de partida: doutrinas sobre a internalizao dos tratados. Duas so as abordagens sobre as teorias de internalizao: monista e dualista.
62 Prof. Cyonil da Cunha

Para os defensores da teoria dualista, os sistemas (internacional e nacional) so cercados de objetivos diversos, logo, as regras internacionais no so incorporadas automaticamente no ordenamento interno, h, portanto, necessidade da edio de lei (posio extremista) ou da observncia de rito especfico (moderado). J para a corrente monista, a ordem jurdica uma s, logo, os tratados so (ou devem) ser aceitos imediatamente, independentemente de quaisquer debates internos. Fcil perceber que, para a teoria dualista, eventuais conflitos internos sero resolvidos segundo as regras bsicas de afastamento de antinomias (contradies), exemplo da especialidade e da anterioridade. Para a monista, a depender do pensamento adotado, o direito internacional que prevalecer (radical) ou haver equiparao, resolvendo-se os conflitos pelo critrio cronolgico (moderado). E no Brasil: qual o sistema? Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os tratados internacionais so incorporados com a fora de leis ordinrias federais, portanto, sem a qualidade de lei complementar e, como regra, sem o status de Emenda. Logo, eventuais conflitos seriam resolvidos pelo critrio cronolgico ou, conforme o caso, pelo critrio da especialidade. Yopa! Se os tratados internacionais observam o processo de internalizao, sem a necessidade de edio de lei formal (posio extremista) e as leis futuras podem derrog-los, temos a aplicao, no Brasil, da teoria dualista moderada (entendimento do STF). Esse, no entanto, o entendimento do STF. A doutrina especializada desce a madeira nessa posio, para quem o Brasil adota a teoria monista moderada. E para a prova discursiva? Voc quem manda! Pode esnobar! Mostra ao examinador ser conhecedor da dicotomia entre a doutrina e a jurisprudncia do STF. Bom, j sabemos que os tratados so incorporados com lei ordinria federal. Contudo, isso no verdade absoluta, h duas ltimas particularidades. Vejamos. Com a EC 45/2004, se a matria relativa a direitos humanos e o quorum de aprovao equipara-se ao das emendas constitucionais, os tratados e as convenes internacionais tero a natureza de emendas Constituio. O amigo mais curioso pergunta: e se o quorum no for observado? O STF defende, atualmente, que os tratados de direitos humanos, sem aprovao qualificada, esto abaixo da CF/1988 e acima das leis, a tese da supralegalidade dos tratados, objeto de discusso quando do julgamento acerca da priso do depositrio infiel no acolhida pelo Pacto So Jos da Costa Rica. Ento, prontos?
Discursivas 63

Quem sabe faz agora (ops...a hora) e no espera acontecer! Depois do passeio terico, que tal mais um quebra-cabea. Vejamos. A relao entre o direito interno e o direito internacional varia de acordo com (...): monista e dualista. Sinteticamente, enquanto que (...), a teoria dualista (...). O Brasil, entre outros, adota o sistema (...), na viso do STF, no sentido de que (...), e na acepo moderada, haja vista (...). Com a ressalva de que, com a edio da EC 45/2004, (...). No entanto, abre-se breve parntese para informar (...), situao que, de certa forma, (...). Essa ltima passagem, contudo, deve ser lida com cautela. Na viso do STF, se o tratado no (...), o que pode ser percebido facilmente em matria tributria. Por fim, cabe realar que a literalidade do CTN sinaliza para (...), fazendonos meditar sobre a classificao (...), que, de acordo com o STJ, (...).

64

Prof. Cyonil da Cunha

Temas. Fonte: www.pontodosconcursos.com.br Professor Rodrigo Luz Tenho em casa todos os livros do Professor Rodrigo Luz, ainda assim houve muito suor, compensado, no entanto, pela cooperao dos amigos de BH e do frum. Vejamos os resultados. 46. Compare o processo de defesa comercial relativa aplicao de medidas antidumping com o processo de aplicao de salvaguardas. Devem ser abordados, necessariamente, os seguintes pontos: i. requisitos para aplicao, conceituando-os; ii. processo de compensao aos demais pases; iii. Formas das medidas de defesa; iv. rgos competentes no processo de investigao, aplicao e cobrana e v. medidas provisrias e seus requisitos. Requisitos para aplicao, conceituando-os Que passe o melhor! No permitida deslealdade! Pelo menos, a ttulo de concurso pblico. Infelizmente, nem sempre essa atitude respeitosa mantida entre os pases, quando criam barreiras indevidas de acesso, seja por meio de incentivo do Governo (subsdio), seja por meio de exportao com valores predatrios, com o objetivo de dominao do mercado (dumping). De outra banda, as salvaguardas no se confundem com a defesa comercial de atos ilcitos (como antidumping ou medidas compensatrias), ao contrrio disso, dizem respeito ao mecanismo de proteo do pas, tendo em vista a expressiva elevao das importaes, prejudiciais ao crescimento da economia domstica. Outra diferena significativa que as salvaguardas aplicam-se de forma indiscriminada, com outras palavras, so vlidas para todos os pases. J as medidas compensatrias e antidumping atingem to-somente o pas infrator. Processo de compensao aos demais pases Artigo VIII - Nvel das Concesses e Outras Obrigaes 1. Todo Membro que se proponha aplicar ou queira prorrogar uma medida de salvaguarda procurar, de conformidade com as disposies do pargrafo 3 do Artigo 12, manter um nvel de concesses e de outras obrigaes substancialmente equivalente ao existente nos termos do GATT 1994 entre tal Membro e os Membros exportadores que seriam afetados por tal medida. Com o fim de alcanar esse objetivo, os Membros interessados podero chegar a
Discursivas 65

acordo com relao a qualquer forma adequada de compensao comercial pelos efeitos adversos da medida sobre o seu comrcio. rgos competentes no processo de investigao, aplicao e cobrana O tempero ideal na defesa comercial exige uma pitada de tcnica e de poltica. Nesse contexto, ao Departamento de Defesa Comercial (DECOM, para os mais ntimos), unidade da SECEX, compete PROPOR a abertura de investigao contra as prticas desleais, emitindo, ao fim, uma opinio tcnica de: medidas compensatrias ou de antidumping ou salvaguardas. J a Cmara de Comrcio Exterior (CAMEX) quem aplica (politicamente) ou no as medidas, provisria ou definitivamente. Medidas provisrias e seus requisitos As medidas antidumping devem ser precedidas dos seguintes pressupostos: dumping, dano e nexo causal. Prazo mximo de quatro meses, podendo chegar at seis meses, por deciso da CAMEX. Prejuzo grave, circunstncias crticas so fatores que acarretam a adoo de medidas de salvaguarda provisrias. Tais medidas vigoraro at 200 dias, sendo a elevao do I.I a nica forma de salvaguarda.

66

Prof. Cyonil da Cunha

47. O embrio da OMC foi projetado na Conferncia de Bretton Woods. Discorra sobre seu surgimento, suas funes e estrutura. Considerando ainda que a OMC somente foi criada ao final da Rodada Uruguai, indique os frutos das Rodadas anteriores e o significado do single undertaking, adotado para as negociaes de Doha. Bretton Woods pai de Robin Woods? Claro que no. Com o crash da Bolsa de Nova York, os pases que antes viviam sob os auspcios do liberalismo passaram a adotar barreiras de acesso (as prticas protecionistas), com o objetivo de garantir a sobrevivncia da economia domstica. Como dizem: navegar preciso, proteger o mercado no preciso! Exatamente, na Conferncia de Bretton Woods, que novas diretrizes comerciais devem ser entabuladas, ressuscitando o liberalismo. Com esse propsito, foram desenhados novos organismos: FMI, BIRD (banco de reconstruo ps Segunda Guerra) e OIC, sendo que a tinta no foi suficiente para terminar a pintura de todos, por exemplo, a OIC no saiu do papel (logo quem seria responsvel pelo combate s prticas protecionistas!). Raul Prebisch que seu cuide! Vem a o FMI. Enquanto Raul Prebisch defendia a tese do vizinho que se dane! (teoria do empobrecimento do vizinho), haja vista a deteriorao dos termos internacionais de troca dos pases em desenvolvimento, o FMI compareceu para (re)estabelecer a ciranda cambial, a partir da regulao das taxas, evitando-se as predatrias desvalorizaes de moeda. Onde est a OIC? O GATT comeu! O GATT o acordo geral multilateral sobre tarifas e comrcio. Em 1947, celebrou-se o primeiro casamento e, assim, como toda unio, houve a necessidade de se rediscutir a relao, foram promovidas rodadas, sempre com importantes ingredientes para intensificar a relao, as trocas. As rodadas mais importantes (num total de oito) foram a Tquio (stima) e a Uruguai (oitava), por incorporarem assuntos atinentes s barreiras notarifrias e medidas de defesa comercial (antidumping, por exemplo). A importncia de tais rodadas deve ao fato de que, nas rodadas anteriores, foram travadas discusses sobre a reduo das barreiras tarifrias, o que acarretou o aumento pelos pases-membros de mecanismos no-tarifrios. Na Tquio, houve ainda a insero da chamada clusula de habilitao (esto lembrados da UNCTAD? Do SGP? Exceo ao princpio da reciprocidade?). J ouviram falar que as relaes sofrem a crise dos sete? Com o GATT/47, no foi diferente, na oitiva Rodada (Uruguai) danou! Cedeu espao para o GATT/94, e mais, houve a criao da Organizao Mundial do Comrcio OMC, com a insero de assuntos mais avanados: GATS (servios) e TRIPS (propriedade intelectual).
Discursivas 67

PROPOSTA DE SOLUO (ALUNO) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) tem suas origens na Conferncia de Bretton Woods, em 1944. Naquela oportunidade, alm da criao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), projetou-se a criao de um rgo que fixaria as regras do comrcio internacional, com o intuito de diminuir/eliminar o protecionismo comercial, vigorante poca. Tal rgo, que no saiu do papel, seria denominado OIC (Organizao Internacional do Comrcio). Em 1995, houve a criao da OMC, mais precisamente depois da Rodada Uruguai. Entre suas funes destacam-se: gerenciar os acordos que compem o sistema multilateral do comrcio, servir de frum para firmar acordos internacionais, administrar o mecanismo de reviso de polticas comerciais e principalmente o sistema de solues de controvrsias, instituto que funciona como um tribunal para os conflitos do comrcio internacional. Estruturalmente a OMC composta pela Conferncia Ministerial, nvel mais alto do processo de tomada de decises; pelo Conselho Geral, rgo permanente executor das decises; e num terceiro nvel sua estrutura composta pelo Conselho de Comrcio de Bens, pelo Conselho de Comrcio e Servios e pelo Conselho de Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comrcio. Apesar da importncia da Rodada Uruguai, outras etapas de negociaes foram realizadas entre os pases membros. Nas cinco primeiras, o tema se baseou na diminuio das barreiras tarifrias. Nas sexta e stima rodadas, alm das barreiras tarifrias, tambm foram discutidas medidas antidumping e barreiras no tarifrias. A partir da oitava rodada, conhecida como Rodada Uruguai, os temas foram ampliados. Assuntos relacionados agricultura, aos servios, propriedade intelectual, s medidas de investimentos, dentre outros, passaram a constar na pauta de negociaes. Exatamente nesta Rodada houve a criao da OMC. Por fim, temos a nona Rodada de negociao, denominada Doha, com uma cobertura de temas ainda maior que a Rodada Uruguai, sendo a questo dos subsdios agrcolas, principal tema das controvrsias. Contudo, desde sua abertura em 2001, ainda no tem um prazo previsto para o encerramento. Na Rodada Doha, as negociaes sero realizadas seguindo o princpio do tratamento nico (single undertaking), ou seja, tudo o que for decidido ser feito por meio de consenso. 48. A segurana jurdica um dos princpios mais caros ao Estado democrtico de direito. Analise o princpio em face do atual processo de internalizao das
68 Prof. Cyonil da Cunha

normas do Mercosul. Indique os rgos regionais de capacidade decisria, o papel do Parlamento do Mercosul no processo de internalizao das normas regionais e o processo brasileiro de internalizao das mesmas. A seguir, apresentaremos os principais rgos do MERCOSUL, ora de natureza decisria, ora no. Vejamos. 1) Conselho do Mercado Comum (CMC): rgo superior, a quem cabe decidir e encaminhar o processo de integrao. 2) Grupo Mercado Comum (GMC): rgo executor (executivo) das polticas desenhadas pelo Conselho. Isso mesmo, o Conselho traa e o Grupo arregaa (as mangas)! 3) Comisso de Comrcio do MERCOSUL (CCM): fiscaliza o cumprimento das polticas comerciais. A CCM o chato da histria, assim, apesar da harmonizao (intra e extra zona), faz-se necessria o efetivo ficar de olho. Pay attention! Vorsicht! Segundo o Protocolo de Ouro Preto, os rgos, ento citados, so decisrios (e no simplesmente auxiliares). Assim, so responsveis pela criao de normas de internalizao. O problema , depois de criadas, a internalizao nos direitos internos dos quatro pases do Mercado. Para resolver (ou facilitar) o recebimento pelos pases, a outrora Comisso Parlamentar Conjunta, hoje, PARLAMENTO DO MERCOSUL PARLASUL, conta com a participao efetiva de parlamentares no bojo das discusses, facilitando o futuro ingresso nos respectivos territrios nacionais. Apesar da importncia da criao do PARLASUL, esse ainda no tem a fisionomia do PARLAMENTO EUROPEU, afinal de contas, distintamente deste, no criador de normas, simples emissor de pareceres. Ah! Em 2010, vem a eleio para deputado Regional! Aguardem as cenas dos prximos captulos. Outros rgos. Vejamos. 4) Foro Consultivo Econmico-Social: formado pelos setores sociais e econmicos. Tem participao no processo de elaborao das normas, todavia, pela circunstncia de faltar-lhe o carter decisrio, suas recomendaes podem ser simplesmente desprezadas pelos rgos decisrios. 5) Secretaria do MERCOSUL: rgo independente com funes tcnicas e administrativas, como, por exemplo, estudos acerca das normas editadas pelos rgos do Mercado. Depois de criada por um dos rgos decisrios, a norma ser discutida em cada um dos quatro pases (processo interno prprio de internalizao). Cabe
Discursivas 69

Secretaria, ao fim, comunicar os pases sobre a aplicabilidade, fixando-se o prazo de 30 dias para vigncia. 49. Acerca do arbitramento do valor aduaneiro previsto na legislao brasileira, analise sua conformidade jurisprudncia do STJ relativa ao artigo 98 do CTN (Os tratados e as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha). Indique ainda as hipteses do referido arbitramento e seu mecanismo de aplicao. PROPOSTA DE SOLUO (CONJUGADA PROFESSOR E ALUNO) A valorao aduaneira serve para determinar a base de incidncia do Imposto de Importao, e, nesse sentido, objetiva o controle dos preos, de forma a impedir (evitar) o sub ou o superfaturamento nas trocas internacionais. No entanto, o valor declarado pelo particular pode ser objeto de dvidas, oportunidade que caber Receita Federal do Brasil, na figura de seus auditores, o arbitramento do valor aduaneiro, conforme previsto na legislao brasileira. Para a fixao da base de clculo por arbitramento, os servidores responsveis devem levar em considerao critrios objetivos e razoveis, promovendo-se a justa fixao da base de clculo dos tributos incidentes sobre a importao. Esse mtodo de valorao pode ser utilizado, por exemplo, nos casos de fraude, sonegao ou conluio, ou, ainda, quando o importador no apresenta (ou apresenta de forma insuficiente) os documentos que comprovem a relao comercial. No entanto, cumpre realar que arbitramento no se confunde com arbitrariedade, ou seja, alguns mecanismos de aplicao devem ser observados. Entre os mecanismos, destacam-se: preo na operao de mercadoria idntica ou similar; preo apurado no mercado internacional; cotao em bolsa de mercadorias; arbitramento com base no princpio da proporcionalidade ou ainda com base em laudo tcnico. Em termos de legislao, registre-se que tais regras mtodos de valorao acham-se no Acordo de Valorao Aduaneira do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (AVA/GATT). O GATT um tratado internacional multilateral do qual o Brasil signatrio. Referido acordo foi internalizado ao ordenamento interno por meio de decreto, obrigando, a partir da, todos os que devam se submeter s leis brasileiras. Atualmente, diversos instrumentos normativos, como decretos e instrues, trazem regras acerca da valorao aduaneira e do arbitramento, fazendo-se referncia ao AVA/GATT, inclusive. vista da existncia de instrumentos normativos internos, em matria tributria, e das diretrizes estabelecidas no GATT, ganha relevo a discusso sobre a prevalncia entre as normas (aliengenas e nacionais) em caso de eventual coliso, especialmente pela circunstncia de o artigo 98 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN) estabelecer a preponderncia dos acordos internacionais sobre o ordenamento interno, acordos que, portanto, tornam as normas anteriores ineficazes e devem ser obrigatoriamente observados por futuras legislaes.
70 Prof. Cyonil da Cunha

Todavia, cabe esclarecer que a interpretao do referido dispositivo legal polmica, sendo objeto de discusses doutrinrias e jurisprudenciais. A ttulo de elucidao, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que, depois de internalizados, os tratados em matria tributria assumem o status de lei ordinria, logo, devem observncia aos critrios gerais de soluo de antinomias (hierarquia, especialidade e cronolgico). Nesse contexto, o critrio da especialidade determina que a norma especial derroga a norma geral, porque o legislador, ao tratar de maneira especfica de um determinado tema, faz isso, presumidamente, com maior preciso. J o critrio cronolgico quer significar que a norma posterior revoga a norma anterior, conforme a Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Portanto, de acordo com o STF, sabendo que os tratados detm idntica hierarquia das leis ordinrias, o artigo 98 do Cdigo Tributrio torna-se dispositivo sem aplicabilidade. De outra banda, o Superior Tribunal de Justia (STJ) compreende que o artigo 98 do CTN pode, conforme o caso, ter aplicao integral, isso ocorre apenas nos chamados tratados-lei. Doutrinariamente, os tratados-lei so os que contam com fora normativa para os signatrios, com interesses, e os tratados contratuais so os que vinculam as partes, com objetivos contrapostos, semelhana do instituto do contrato de direito privado do Direito Civil. Logo, segundo o entendimento do STJ, os tratados-lei no podem ser alterados por norma interna superveniente, o que no ocorre com os tratadoscontrato. Exemplo de tratado-lei incorporado ao direito interno brasileiro exatamente o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT). Diante desse quadro, evidente que a edio de lei contrria aos preceitos do GATT continua objeto de crticas. Com fundamento no CTN e na jurisprudncia do STJ, os tratados (leis) tero preponderncia sobre as normas internas, enquanto que, com fundamento na posio do STF, os conflitos porventura existentes entre os tratados internacionais e lei ordinria interna sero resolvidos pelos critrios de soluo de antinomias. Muito h que se discutir ainda acerca do tema at que seja alcanado um possvel entendimento doutrinrio e jurisprudencial. Por todo o exposto, sabendo que o direito interno j incorporou as regras do GATT, inclusive acerca da valorao aduaneira, torna-se indiscutvel a aplicao do arbitramento, dentro das hipteses citadas e considerados os mecanismos de aplicao. O arbitramento deve ser reconhecido como instrumento legtimo para a apurao da base de clculo do imposto de importao. 50. (Cespe MDIC/2008) Tem-se buscado a liberalizao do comrcio internacional, considerada importante para o desenvolvimento econmico dos pases, tanto por meio de acordos multilaterais de comrcio sob a gide da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) como mediante acordos bilaterais e
Discursivas 71

diferentes formas de integrao regionais, tais como reas de livre comrcio e mercados comuns. Redija um texto dissertativo em que discuta as vantagens e desvantagens desses tipos de processo de remoo de barreiras comerciais. Para tal, analise os seguintes aspectos: < criao e desvio de comrcio; < tratamento diferenciado dos pases; < barreiras comerciais em relao a pases terceiros; < aprofundamento do comrcio; < complementaridade desses tipos de acordo. Sinteticamente, Item 1 A integrao regional s vlida se a criao de comrcio supera o desvio de comrcio. A criao ocorre quando os pases-membros de uma unio aduaneira deixam de produzir algum produto, passando a compr-lo regionalmente. J o desvio de comrcio ocorre quando o pas passa a comprar de outro membro do bloco um produto que antes importava de outro pas que no o pertence ao bloco. Item 2 Aplicao do art. XXIV do GATT. O objetivo da integrao no criar obstculos em relao a pases no-membros. Assim, as tarifas aduaneiras aplicadas a terceiros no podem ser superiores quelas aplicadas anteriormente. Item 3 Clusula NMF e suas excees. Item 4 Aprofundamento do comrcio advindo dos acordos regionais e dos compromissos firmados no mbito da OMC. Item 5 Os acordos regionais e bilaterais convivem com os multilaterais. A normativa da OMC garante a complementaridade. Destacar que a falta de consenso acarreta a adoo de formas mais flexveis de liberalizao comercial.

72

Prof. Cyonil da Cunha

51. (Cespe Senado Federal/2002) Considerando o gradativo desenvolvimento da proteo internacional dos direitos humanos, desencadeado sobretudo a partir da segunda metade do sculo XX, redija um texto dissertativo que analise a superao dos principais obstculos para a sua implementao, bem como a consolidao dos recentes avanos conquistados, com base nos enfoques a seguir destacados: < a proteo internacional dos direitos humanos e a questo da competncia nacional exclusiva; < a proteo internacional do indivduo e a proteo diplomtica do nacional; < as reservas em matria de tratados internacionais de direitos humanos; < o direito de petio dos indivduos no plano internacional. Com o nosso resumo sobre os tratados e convenes internacionais, os amigos acham-se aptos a dissertar. Ah! Suficiente conhecer os tpicos 1, 2 e 3. 52. (Cespe MDIC/ACE/2001) O modelo de crescimento industrial e a composio das exportaes brasileiras nos ltimos anos esto fortemente embasados na dotao de recursos naturais do pas. Isso os torna vulnerveis s variaes nos preos internacionais de produtos primrios e s polticas em relao s importaes tanto por parte do Brasil quanto por parte de outros pases dando origem a dvidas quanto sua sustentabilidade no longo prazo. Considerando as informaes acima, redija um texto dissertativo, posicionandose a respeito do tema a seguir. A sustentabilidade no longo prazo do modelo de crescimento e da composio das exportaes brasileiras atuais Em sua dissertao, devero ser abordados, pelo menos, os seguintes aspectos: abertura do mercado interno s importaes; protecionismo externo; tendncias das relaes de troca entre produtos primrios e industrializados; transmisso de progresso tcnico. Ressalvado o quesito transmisso de progresso tcnico, todos os demais j foram trabalhados. Demonstrao inequvoca de que nada se cria, tudo se copia (viva Lavoisier!).

Discursivas

73

53. (Cespe Anatel/2006) O atual estgio da economia mundial, comumente denominado globalizao, caracteriza-se pela ampliao da capacidade produtiva fortemente assentada no incessante processo de inovao tecnolgica e pela ampliao dos mercados em escala planetria. Diferentemente de etapas histricas anteriores, quando a conquista de territrios e sua transformao em reas coloniais era condio essencial para o domnio econmico, nos dias de hoje o domnio do conhecimento torna-se cada vez mais imprescindvel para gerar riquezas e para sustentar o poder econmico. Tendo o texto acima como referncia inicial, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. A TRANSFORMAO DO CONHECIMENTO EM RIQUEZAS Aborde em seu texto, necessariamente, os seguintes aspectos: < conceito/caractersticas essenciais da globalizao; < atual situao do mercado mundial: protecionismo versus liberalismo; < educao e desenvolvimento econmico; < cincia e tecnologia/desenvolvimento econmico na atualidade. Tema bastante atual (Globalizao). A dissertao, no entanto, mais assume a natureza de vestibular do que propriamente de concurso de Analista Tributrio. Em todo caso, no podemos desconsiderar nada, nesta reta final.

DIREITO PREVIDENCIRIO 54. (Cespe Cmara dos Deputados/Consultor/2002) SEGURIDADE SOCIAL E EQUILBRIO ATUARIAL: CONCILIAO ENTRE OS BENEFCIOS E O CUSTEIO. Redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema acima e abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: < conceito de seguridade social; < conceito de equilbrio atuarial; < universalidade da cobertura; < diversidade da base de financiamento. Conceito de seguridade social Art. 194, caput, CF - A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Conceito de equilbrio atuarial Art. 195, 5, CF - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. "Sem receita no pode haver despesa. Assim, um novo benefcio ou servio deve ser financiado por uma nova fonte.

74

Prof. Cyonil da Cunha

Os direitos sociais prestao da Seguridade Social esto sob a chamada 'Reserva do Possvel', a qual traz limitao atuao estatal, dentro das possibilidades oramentrias. Caber ao legislador efetuar as chamadas 'escolhas trgicas', ou seja, definir onde aplicar os limitados recursos, dentro das ilimitadas demandas da sociedade. nesse contexto que se insere o princpio da seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios (CF, art. 194, nico, III)" Hugo Ges, Direito Previdencirio ESAF Universalidade da cobertura "Universalidade da cobertura significa que a proteo da seguridade deve abranger todos os riscos sociais. Os benefcios, ento, devem ser institudos com esse objetivo." Ivan Kertzmann, Curso Prtico de Direito Previdencirio Diversidade da base de financiamento "Os legisladores devem buscar diversas bases de financiamento ao instituir as contribuies para a seguridade social" O objetivo deste ordenamento diminuir o risco financeiro do sistema protetivo. Quanto maior o nmero de fontes de recursos, menor ser o risco de a seguridade sofrer, inesperadamente, grande perda financeira. Baseado neste princpio, o prprio constituinte, ao esmiuar as bases de financiamento da seguridade social (art. 195, CF), definiu como fonte de recursos a contribuio do governo, das empresas e dos segurados." QUEBRA-CABEA A Seguridade Social (...), sendo-lhe aplicvel, entre outros, os seguintes princpios: (...), (...) e (...). O equilbrio atuarial (...), competindo ao Estado a constante preocupao com (...). notrio que as necessidades humanas so ilimitadas, no entanto, a universalidade de cobertura (...) no irrestrita. De acordo com a reserva do possvel (...), sob pena de serem criadas despesas sem as respectivas fontes de recursos, acarretando (...). A fim de garantir (...), o texto constitucional oferece diversas fontes de financiamento (...), tendo por finalidade (...), o que contribui decisivamente para o controle de (...), mantendo-se ntegro o desejado equilbrio atuarial.

Discursivas

75

55. (Cespe Cmara dos Deputados/Consultor/2002) REFORMA DA PREVIDNCIA E UNIFORMIZAO DO REGIME GERAL E DO REGIME DO SERVIDOR PBLICO. Redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema acima e abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: < razes para a reforma da previdncia social; < diferenas entre benefcios e custeio do regime geral e do regime previdencirio prprio do servidor pblico; < argumentos favorveis e contrrios uniformizao dos regimes.

Resumo. Fonte: frum concurseiros A contextualizao da reforma da Previdncia est nos anos anteriores a 2002. Apesar de o legislador constituinte explicitar o carter contributivo e o equilbrio financeiro e atuarial da Seguridade Social, na prtica ela vinha causando dficit no Oramento Pblico, em especial devido ao sistema de previdncia dos servidores pblicos, com contribuies insuficientes para a manuteno dos benefcios. Assim, em 2003 foram editadas as Emendas Constitucionais 40 e 41, com uma srie de alteraes que visam a assegurar o equilbrio das contas da Seguridade. Algumas razes para a reforma da previdncia - a previdncia prpria dos servidores pblicos arrecadava apenas 36% do valor necessrio ao pagamento dos benefcios de seus segurados. Como no consta do oramento da Seguridade Social, o governo acabava por cobrir os gastos com valores oriundos de tributos, ou seja, quem pagava, por exemplo, por aposentarias e penses integrais, eram os cidados; - disparidades muito grandes entre os mesmos benefcios no servio pblico e privado; - o comprometimento de valores oriundos de tributos com previdncia social de servidores pblicos acabava por desviar recursos de aplicaes importantes, como sade, educao, segurana, gerao de empregos; - demasiada onerao da folha de pagamento, fazendo com que custasse (ainda custa) muito caro para o empregador manter um empregado; - falta de transparncia na gesto dos recursos. Diferenas entre benefcios e custeio do regime geral e do regime previdencirio prprio do servidor pblico Essa questo de 2002 e a reforma j foi feita pelas EC 40 e 41/2003. Portanto, segue um comparativo antes/depois:
76 Prof. Cyonil da Cunha

- o mximo o do Ministro do STF, com o clculo feito pela mdia das contribuies ao longo da vida; - Servidores inativos com aposentadoria sem descontos / Inativos contribuem; - Penses com valores integrais do salrio do servidor / Penses com 70% do valor da remunerao, pois se considera a ausncia de despesas do servidor falecido; - Aos poucos, a inteno aproximar os valores dos benefcios da previdncia geral prpria. J h a previso da criao de uma previdncia complementar para os servidores pblicos, que, quando criada, permitir Unio, Estados, DF e municpios a equiparao dos valores das aposentadorias e penses s do regime geral. Argumentos Favorveis: favorveis e contrrios uniformizao dos regimes

- reduo de disparidades entre benefcios dos regimes geral e prprio (melhora a avaliao do cidado comum) - mais adequao na relao contribuio e retorno - reduo dos custos da previdncia dos servidores, diminuio do desvio de oramento para esse custeio e possibilidade de utiliz-los em outros setores da seguridade, como saneamento bsico, atendimento mdico. Possibilidade tambm do aumento do salrio mnimo.

Professor Hugo Goes 56. A empresa LENTA ENGENHARIA LTDA impetrou Mandado de Segurana em face do DELEGADO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM RECIFE - PE, postulando o direito de no recolher contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias e o aviso prvio indenizado. Com base nessa situao hipottica, redija um texto dissertativo, objetivo e fundamentado, posicionandose (de forma contrria ou favorvel) acerca do pedido da impetrante.

Comentrios do Professor (colaborador do EVP) De acordo com o enunciado da questo, o candidato poderia dissertar defendendo a incidncia ou a no incidncia de contribuies previdencirias sobre os valores relativos ao tero constitucional de frias e ao aviso prvio indenizado.

Discursivas

77

Na minha opinio, incide contribuio previdenciria sobre os valores em tela. Por isso, nas linhas seguintes, apresento alguns argumentos em defesa da incidncia da contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias e o aviso prvio indenizado. Aviso prvio "indenizado" Verifica-se, primeiramente, que o aviso prvio indenizado no consta da lista exaustiva, prevista no 9 do art. 28 da Lei n 8.212/91, de parcelas nointegrantes do salrio-de-contribuio. Isso j suficiente para concluirmos que h a incidncia de contribuies previdencirias sobre tal valor. Considera-se aviso prvio indenizado aquele que o empregador paga e dispensa o empregado do trabalho no respectivo perodo legal, por mera liberalidade. Ora, referido perodo vlido para todos os fins legais, inclusive previdencirios, como por exemplo, para contagem de tempo de contribuio para fins de aposentadoria. Assim, este aviso prvio no tem nada de indenizado. Trata-se de mera liberalidade patronal quanto exigncia do trabalho do empregado naquele perodo. Nessa situao, no h como deixar margem da contribuio previdenciria o respectivo quantum, porque, no futuro, a Previdncia Social arcar com a respectiva despesa. A Previdncia social, segundo expressa regra constitucional, no pode ter despesa sem a respectiva fonte de custeio (CF, art. 195, 5). Nos contratos de trabalho por prazo indeterminado, a parte que, sem justa causa, quiser pr fim relao de emprego dever comunicar outra da sua resoluo com a antecedncia mnima de trinta dias (CF, art. 7, XXI). A falta do aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio (CLT, art. 487, 1). Durante o perodo de aviso prvio, o valor recebido pelo empregado tem natureza salarial, ainda que o empregador pague antecipadamente os correspondentes salrios e dispense a prestao dos servios. A circunstncia de ser pago antecipadamente no lhe altera a natureza jurdica. Assim, incide contribuio previdenciria sobre os salrios correspondentes ao perodo de aviso prvio. Por conseqncia, conclui-se que o perodo de aviso prvio conta como tempo de contribuio para fins de aposentadoria. Tero constitucional de frias Primeiramente, verifica-se que o tero constitucional de frias no consta da lista exaustiva, prevista no 9 do art. 28 da Lei n 8.212/91, de parcelas
78 Prof. Cyonil da Cunha

no-integrantes do salrio-de-contribuio. Isso j suficiente para concluirmos que h a incidncia de contribuies previdencirias sobre tal valor. Assim, em relao s frias e seu adicional, efetivamente gozadas, h sim incidncia das contribuies previdencirias, vez que no h interrupo do contrato de trabalho. Na realidade, o que no h incidncia das contribuies previdencirias em relao a abono de frias, dobra de frias, frias indenizadas e adicional de frias indenizadas. Aqui, tem-se a no-incidncia das contribuies previdencirias a partir do previsto no art. 28, 9, alneas d e e .6, da Lei 8.212/91, nos seguintes termos: Art. 28. Entende-se por salrio-de-contribuio: (...) 9 No integram o salrio-de-contribuio para os fins desta Lei, exclusivamente: (...) d) as importncias recebidas a ttulo de frias indenizadas e respectivo adicional constitucional, inclusive o valor correspondente dobra da remunerao de frias de que trata o art. 137 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT; (Redao dada pela Lei n 9.528, de 10.12.97) e) as importncias: (Includo pela Lei n 9.528, de 10.12.97) (...) 6. recebidas a ttulo de abono de frias na forma dos arts. 143 e 144 da CLT; (Includo pela Lei n 9.711, de 20.11.98) (grifos nossos) Verifica-se que para incidir contribuio previdenciria sobre o valor relativo s frias e sobre o respectivo adicional necessrio que elas sejam gozadas durante a vigncia do contrato de trabalho. Se as frias forem indenizadas, no haver a incidncia de contribuio previdenciria. Mas havendo o efetivo gozo das frias, haver a incidncia da contribuio previdenciria sobre o valor normal das frias, e tambm sobre o respectivo tero constitucional. Distino entre RGPS e RPPS A defesa da no-incidncia de contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias e horas extras tem-se baseado em deciso proferida pelo STF nos autos do Ag. Reg. no Recurso Extraordinrio n 389.903/DF: EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. CONTRIBUIO SOCIAL INCIDENTE SOBRE HORAS EXTRAS E TERO CONSTITUCIONAL DE FRIAS. IMPOSSIBILIDADE. Somente as parcelas incorporveis ao salrio do servidor sofrem a incidncia da contribuio previdenciria. Agravo regimental a que se nega provimento. (STF, RE-AgR
Discursivas 79

389903/DF, Primeira Turma, Rel. Min. Eros Grau, DJ 05/05/2006, p. 613). (grifo nosso) Inicialmente, vale ressaltar que a deciso supra refere-se ao judicial movida pela FEDERAO NACIONAL DOS FISCAIS DE CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS FENAFISP, pleiteando a no-incidncia de contribuio previdenciria sobre parcelas no-incorporveis remunerao de servidores pblicos amparados por regime prprio de previdncia social. Ao proferir esta deciso, o STF levou em considerao regra prevista no 3 do art. 40 da Constituio Federal, na redao dada pela Emenda Constitucional n 20/98. Em seu voto, o Relator, Ministro Eros Grau, no acolheu a tese defendida pela Fazenda Pblica relacionada supervenincia da EC 41/2003, que deu nova redao ao 3 do art. 40 da Constituio Federal. O Relator entendeu que a aplicao da nova disciplina implementada pela EC 41/2003 no poderia ser objeto de impugnao no mandado de segurana, que foi impetrado em 1999. Para fundamentar nossa informao, transcrevemos o 3 do art. 40 da Constituio Federal, na redao dada pela Emenda Constitucional n 20/98: 3 - Os proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero calculados com base na remunerao do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria e, na forma da lei, correspondero totalidade da remunerao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98). luz do dispositivo constitucional supra transcrito, considerando que o tero constitucional de frias e as horas extras no teriam repercusso no clculo dos proventos de aposentadoria do servidor pblico (amparado por RPPS), o STF afastou a incidncia da contribuio sobre as mencionadas rubricas. Contudo, vale repetir: no Recurso Extraordinrio n 389.903/DF, discutiu-se regras de custeio e clculo de aposentadorias relativas a regime prprio de previdncia social. Agora, passamos a informar as regras de custeio e clculo de benefcios concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social RGPS. Estas regras esto definidas nos artigos 28 e 29 da Lei n 8.213/91: Art. 28. O valor do benefcio de prestao continuada, inclusive o regido por norma especial e o decorrente de acidente do trabalho, exceto o salrio-famlia e o salrio-maternidade, ser calculado com base no salrio-de-benefcio. (Redao dada pela Lei n 9.032, de 1995) (grifo nosso) Art. 29. O salrio-de-benefcio consiste: (Redao dada pela Lei n 9.876, de 26.11.99) I - para os benefcios de que tratam as alneas b e c do inciso I do art. 18, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio; (Includo pela Lei n 9.876, de 26.11.99)
80 Prof. Cyonil da Cunha

II - para os benefcios de que tratam as alneas a, d, e e h do inciso I do art. 18, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo. (Includo pela Lei n 9.876, de 26.11.99) (...) 3 Sero considerados para clculo do salrio-de-benefcio os ganhos habituais do segurado empregado, a qualquer ttulo, sob forma de moeda corrente ou de utilidades, sobre os quais tenha incidido contribuies previdencirias, exceto o dcimo-terceiro salrio (gratificao natalina). (Redao dada pela Lei n 8.870, de 1994) (grifo nosso) Com fundamento nos dispositivos legais supra transcritos, verifica-se que todos os valores sobre os quais incidiu contribuio previdenciria tero repercusso no clculo dos proventos de aposentadorias, penses e demais benefcios do RGPS. A nica exceo a esta regra o dcimo terceiro salrio, que sofre a incidncia da contribuio, mas no repercute no clculo do benefcio. Assim, no RGPS, o tero constitucional de frias e as horas extras sofrem a incidncia da contribuio previdenciria e, por conseguinte, repercutem no clculo dos benefcios previdencirios. 57. Discorra sobre a natureza jurdica da contribuio social previdenciria, no mbito da Constituio Federal, da Lei de Custeio Previdenciria (Lei 8.212/91), do Cdigo Tributrio Nacional (Lei 5.172/66), da jurisprudncia e da doutrina.

Comentrios do Professor Aps a Constituio de 1988, predominou na doutrina e na jurisprudncia o entendimento de que as contribuies sociais destinadas ao financiamento da seguridade social possuem natureza jurdica tributria. Conforme o entendimento predominante, atualmente, existem cinco espcies de tributos: 1. Impostos; 2. Taxas; 3. Contribuies de melhoria; 4. Emprstimos compulsrios; e 5. Contribuies especiais De acordo com os artigos 149 e 149-A, da Constituio Federal, podemos dividir as contribuies especiais da seguinte forma: 1. Contribuies sociais; 2. Contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE);
Discursivas 81

3. Contribuies de interesse das categorias profissionais ou econmicas (corporativas); 4. Contribuies para o custeio do servio de iluminao pblica (COSIP); Com base no exposto, a respeito das contribuies sociais, constata-se o seguinte: (a) possuem natureza tributria; (b) pertencem espcie tributria denominada de contribuies especiais. De uma forma geral, tornou-se pacfico o entendimento de que contribuio social tributo. Contudo, h controvrsias sobre a natureza tributria da contribuio do segurado facultativo, em razo da falta de compulsoriedade, caracterstica essencial dos tributos. Nesse sentido, confira-se o seguinte julgado do TRF da 4 Regio: TRIBUTRIO. CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA. PRESCRIO. LC N 118/2005. SEGURADO FACULTATIVO. APOSENTADORIA RETROATIVA. REPETIO DE INDBITO. [...] Se o INSS tivesse reconhecido o direito aposentadoria ao tempo do pedido administrativo, o autor no teria motivo para filiar-se Previdncia, na qualidade de segurado facultativo, depois da cessao do desempenho de atividade de sujeio obrigatria ao Regime Geral. Aos recolhimentos feitos no perodo de filiao como segurado facultativo, unicamente com o intuito de impedir a perda da condio de segurado e de submeter-se a novo perodo de carncia, falta a compulsoriedade, caracterstica essencial dos tributos. Impe-se a restituio dos valores indevidamente recolhidos, nos termos do art. 89, caput e pargrafo 4, da Lei n 8.212/1991. [...] (AC n 2004.04.01.052210-9/RS, 1 Turma, Rel. Des. Federal Vilson Dars, D.E. de 08.10.2008). Assim, no caso especfico da contribuio do segurado facultativo, entendo que a natureza jurdica no tributria, e sim de seguro pblico facultativo. No tocante s demais contribuies sociais, no h dvidas: a natureza jurdica tributria. Na classificao das espcies tributrias, a denominao doutrinria contribuies especiais tem como objetivo diferenci-las das contribuies de melhoria. Contudo, vale frisar que alguns doutrinadores, em vez de contribuies especiais, chamam a quinta espcie tributria de contribuies parafiscais. No concurso para Assistente Tcnico-Administrativo do Ministrio da Fazenda (ATA-MF), realizado em 2009, a ESAF considerou que as contribuies sociais pertencem espcie tributria denominada de contribuies parafiscais. Confira-se a questo, cujo gabarito letra C: 55- A respeito da natureza jurdica da contribuio social, analise as assertivas abaixo relativas s espcies tributrias, indicando a correta. a) Imposto b) Taxa
82 Prof. Cyonil da Cunha

c) Contribuio Parafiscal d) Emprstimo Compulsrio e) Contribuio de Melhoria De minha parte, prefiro a denominao contribuies especiais. O termo parafiscal usado para qualificar certas contribuies cuja atribuio de arrecadao foi cometida pelo Estado a determinadas entidades autnomas, revertendo em seu favor o produto arrecadado. Ocorre uma delegao da capacidade tributria ativa de um tributo a um ente com gesto prpria. Ento, quando uma pessoa que no aquela que criou o tributo vem a arrecad-lo para si prpria, dizemos que est presente o fenmeno da parafiscalidade. A expresso contribuio parafiscal enquadrava-se, perfeitamente, s contribuies sociais previdencirias, quando elas eram arrecadadas pelo INSS. Contudo, a partir do advento da Lei n 11.457/07, as atribuies de arrecadar, fiscalizar e cobrar as contribuies sociais previdencirias passou para a Secretaria da Receita Federal do Brasil, rgo da administrao direta sem personalidade jurdica prpria. O sujeito ativo das contribuies previdencirias deixou de ser o INSS e passou a ser a Unio. Por estes motivos, para classificar a espcies tributrias, prefiro chamar a quinta espcie de contribuies especiais, em vez de contribuies parafiscais. Dessa forma, evita-se contradies com as denominaes usadas. As contribuies sociais ainda esto sujeitas a mais uma diviso, podendo ser classificadas como: a) de seguridade social (quando destinadas ao financiamento da sade, previdncia social e assistncia social); b) outras de seguridade social (institudas com base na competncia residual prevista no art. 195, 4, da CF); e c) sociais gerais (quando destinadas a algum outro tipo de atuao da Unio na rea social). Como exemplo de contribuio social geral, tem-se o salrio-educao, contribuio recolhida pelas empresas, destinada ao financiamento da educao bsica pblica (CF, art. 212, 5). Outro exemplo so as contribuies para os Servios Sociais Autnomos (SESI, SESC, SENAI etc.), previstas no art. 240 da Constituio Federal. As contribuies sociais destinadas ao financiamento da seguridade social podem ser classificadas em: a) previdencirias (quando destinadas exclusivamente ao pagamento de benefcios da previdncia); b) no previdencirias (quando destinadas a qualquer segmento da seguridade social). Assim, podemos classificar as contribuies sociais da seguinte forma: 1. De seguridade social; 1.1. Previdencirias;
Discursivas 83

1.2. No previdencirias; 2. Outras de seguridade social; 3. Contribuies sociais gerais. Fonte: Professor Hugo Goes 58. De acordo com o art. 195, 7, da Constituio Federal, so isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. Discorra sobre a natureza jurdica do referido favor constitucional (iseno ou imunidade?), bem como acerca da espcie normativa (lei ordinria ou lei complementar?) competente para estabelecer as exigncias que a entidade deve atender para gozar do benefcio fiscal. Aqui no encontramos os comentrios do Professor Hugo Goes: e l vamos ns! (Essa frase lembrou-me pica-pau e a velha bruxa, lembram? Acho que estou ficando velho! Rsrs...). A verdade acima de tudo! J estamos prontos para dissertar. Que venha a prova! Vamos roteirizar, em formas de perguntas. 1) Qual a natureza jurdica do favor fiscal? 2) O que so entidades beneficentes de assistncia social? Quais fazem jus ao favor fiscal? 3) As exigncias sero fixadas por lei complementar ou lei ordinria? 4) Quais os requisitos previstos na legislao? Que tal respondermos os quesitos? Natureza jurdica Apesar de a CF/1988 e a legislao previdenciria referirem-se expresso iseno, tem-se, em verdade, imunidade, situao em que o texto constitucional expressamente veda a criao da exao (contribuio, no caso). Portanto, estamos diante de tpica no-incidncia qualificada. Entidades beneficentes de assistncia social e favor constitucional So chamadas, mais comumente, de entidades filantrpicas. A caracterstica delas a prestao de servios aos necessitados, grupo de pessoas que no consegue manter o sustento prprio ou da famlia. Conforme a legislao, tais entidades so aquelas que promovem, gratuitamente e em

84

Prof. Cyonil da Cunha

carter exclusivo, a assistncia social beneficente a pessoas carentes, em especial criana, adolescentes, idosos e portadores de deficincia. Aprendemos que as imunidades podem ser incondicionadas (outorgadas independentemente do preenchimento de quaisquer exigncias) e condicionadas (necessrio o atendimento de certas exigncias). No presente caso, temos um exemplo tpico de imunidade condicionada, afinal, to-somente as entidades de assistncia social, que atendam as exigncias da lei, faro jus ao favor constitucional. Exigncias: lei complementar ou ordinria? A polmica est instalada: o conhecimento de se as exigncias so (ou devem ser) estabelecidas em lei ordinria ou complementar. Se fossemos responder com base puramente nos ensinamentos de Direito Constitucional, o entendimento seria pela adoo da lei ordinria, pois, como aprendemos, o texto constitucional expresso quando o campo reservado lei complementar. Agora, se tivermos a ideia de que as imunidades so limitaes ao poder de tributar, e essas, por sua vez, so reguladas por meio de lei complementar, o entendimento correto seria a fixao das exigncias mediante lei complementar. Bom, como estamos diante de duas leis e o parmetro de controle o texto constitucional, o X da questo deve ser resolvido a partir da leitura do entendimento perfilhado pelo Supremo Tribunal Federal STF. O posicionamento mais recente do STF no sentido de que o assunto deve ser regulado por meio de lei complementar, mais precisamente o art. 14 do Cdigo Tribunal Nacional CTN. Por fim, a doutrina esclarece que a lei ordinria espcie legislativa apta fixao dos requisitos formais de constituio das entidades beneficentes de assistncia social. Requisitos previstos na legislao De acordo com o art. 14 do CTN, as entidades devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos: - no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; - aplicarem integralmente, no Pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; - manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

Discursivas

85

TEMA FINAL Reforma da Previdncia: utopia (sonho) ou realidade? A reforma dos sistemas previdencirios um item importante da agenda internacional. Constituiu-se a previdncia social para cobrir o que a sociedade considera como riscos sociais bsicos decorrentes da perda de capacidade laboral cuja definio no estanque, mas, em geral, abarca aposentadoria, doena e morte prematura. Responda a questo proposta, abordando, necessariamente, os seguintes tpicos: a) Regimes de capitalizao, de repartio e misto. Aplicao ao sistema de previdncia do Brasil; b) Fontes de financiamento da previdncia social. c) Principais fatores estruturais que geram a ineficincia do sistema de previdncia brasileiro; d) Ajustes necessrios para a manuteno do equilbrio atuarial e as Reformas da Previdncia. Extenso: de 40 a 60 linhas. A Seguridade Social brasileira compreende aes nas reas de sade, de assistncia e de previdncia social. A previdncia configura-se uma espcie de sistema de seguros, em que a efetivao da contribuio necessria para a cobertura dos benefcios. Nesse sentido, a previdncia social cobre (ou objetiva cobrir) os riscos sociais bsicos decorrentes da perda da capacidade laboral, tais como: idade avanada, invalidez, doena e morte prematura. Para se garantir a cobertura de tais riscos sociais, a discusso se as diretrizes, os princpios, a estrutura do sistema, so ou no merecedores de ajustes. H aqueles que defendem a mudana do regime de contribuio. Outros que defendem mudanas para o combate s ineficincias advindas de fatores estruturais. De uma forma ou de outra, o consenso o de que a previdncia social deve ser reformada. Quanto ao regime de financiamento, so adotados, basicamente, trs tipos de regime, a saber: a) regime de capitalizao: os trabalhadores possuem uma conta, a qual utilizada para custear os prprios benefcios; b) regime de repartio: as contribuies so depositadas em conta nica, a qual utilizada para o financiamento dos benefcios de todos os segurados, com a incluso dos que j no mais contribuem; e c) regime misto: acumula caractersticas dos regimes de capitalizao e de repartio.
86 Prof. Cyonil da Cunha

No Brasil, os trs tipos de regime (o geral RGPS , o prprio RPPS , e dos militares), embora com caractersticas prprias, seguem o financiamento sob o regime de repartio. Nesse contexto, para fazer frente aos pagamentos intra e intergeraes, so vitais slidas e diversas fontes de financiamento. A diversidade das fontes de financiamento da previdncia social tem previso na Constituio Federal, por exemplo, as incidentes sobre a remunerao paga ou creditada a empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais pelas empresas e equiparados e a dos trabalhadores, incidente sobre a remunerao recebida. No entanto, os atendimentos dos riscos aumentam em maior nvel do que os ingressos de dinheiros para o custeio, de tal sorte que o equilbrio atuarial fica prejudicado. Entre os fatores estruturais que geram a ineficincia do atual sistema, podem ser registrados: a alta tributao sobre a folha de pagamentos, o desemprego e o aumento da informalidade, a baixa taxa de crescimento econmico e o aumento da expectativa de vida. Em consequncia da ineficincia, o Estado encontra dificuldades na manuteno do princpio constitucional do equilbrio atuarial, o qual impe a compatibilizao entre as contribuies e os benefcios. Dessa forma, so necessrios eficazes ajustes estruturais e conjunturais para a regularizao dos constantes dficits da conta da previdncia. Tais ajustes tm sido empreendidos, em parte, pelos governantes. As reformas, ento realizadas, aproximaram os regimes prprio e geral, especialmente, a eliminao da contagem de tempo fictcio e a elevao da idade mnima de contribuio e para aposentadoria, e a previso de previdncia complementar para os servidores estatutrios. Tais reformas devem conjugar o aumento da base de financiamento, sem gerar retrao do emprego formal, com a reduo dos benefcios, o que, consequentemente, gerar insatisfao da sociedade e desgaste poltico. Por todo o exposto, inequvoca a necessidade de Reforma da Previdncia, a fim de se garantir a percepo futura de benefcios pelos atuais contribuintes. Utopia ela no , pois alguns ajustes j foram feitos, porm para se tornar realidade precisa ser mais ampla, a fim de eliminar o desequilbrio financeiro ainda existente.

UFA! FINISH! BOA PROVA A TODOS, CYONIL BORGES E LANLAN.

Discursivas

87

You might also like