You are on page 1of 3

1

Faculdades Integradas Urubupung


Av. Cel. Jonas Alves de Mello, 1660 Centro Pereira Barreto So Paulo Fones (018) 3704-4242 FAX 3704-4222

Disciplina: Teoria Geral da Administrao I Prof. Renata Valado

(Resumo 2 Bimestre)

Escola Clssica ou Normativista - Henry Fayol

Sem dvida alguma, depois de Taylor, o francs Henry Fayol o mais conhecido dos pensadores administrativos modernos. Suas idias e contribuies esto reunidas na Escola Normativista e/ou Clssica.

- Assim como Taylor, Fayol buscava a eficincia nas organizaes por meio da utilizao do mtodo cientifico na administrao da empresa;

- A administrao cientifica (Taylor e outros) se caracterizava pela nfase nas tarefas realizadas pelo operrio, a Teoria Clssica e ou Normativista, se caracterizava pela nfase na estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivos de ambas as teorias era o mesmo: A BUSCA DA EFICINCIA DAS ORGANIZAES.

- Segundo a administrao cientifica, essa eficincia era alcanada por meio da racionalizao do trabalho do operrio e no somatrio da eficincia individual;

- Na teoria clssica, ao contrario, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficincia a todas as partes envolvidas, fossem elas rgos (como sees, departamentos, etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).

Funes da empresa segundo Fayol:

Segundo Fayol, a empresa tem seis funes bsicas: Tcnicas Comerciais Financeiras Fabricao; Produo; Transformao; Vendas; Compras; Permutas; Recursos capitais (procura e gerencia de recursos); Segurana Contbeis Administrativas Proteo de bens e pessoas; Registros (inventrios/balanos, etc.) Gerncia
(previso, organizao, direo, coordenao e controle)

- Funo tcnica: nem sempre a mais importante de todas. Mesmo nas empresas industriais, h circunstancias em que qualquer umas das outras funes pode ter influencia muito maior no desenvolvimento da empresa do que a funo tcnica. preciso recordas sempre que as seis funes essenciais vivem em estreita interdependncia. A funo tcnica, por exemplo, no pode subsistir sem matrias-primas e mercados para seus produtos, sem capitais, sem garantias e sem previso.

- Funo comercial: a prosperidade de uma empresa industrial depende tanto da funo comercial quanto da funo tcnica; se o produto no se vende,a empresa no gera resultados. Saber comprar e vender to importante quanto fabricar bem. A habilidade comercial, unida sagacidade e deciso, implica profundo conhecimento do mercado e da fora dos concorrentes.

- Funo financeira: Esta envolvida em todas as aes da empresa, uma vez que gerencia o capital necessrio para pagamento de salrios, aquisio de equipamentos e matrias-primas, pagamento de dividendos (*), realizao de melhorias nos edifcios e constituio de reservas. indispensvel ter habilidade na gesto dos fundos a fim de empreg-los bem, evitando aplicaes indevidas e malficas para a sade financeira da organizao. Constitui condio essencial de xitos ter constantemente vista a situao econmica da empresa.
Conceitos: (*) Dividendos a parcela do lucro apurado pela empresa, que distribuda aos acionistas por ocasio do encerramento do exerccio social (balano (**)). (**) O balano patrimonial parte de um conjunto de relatrios que compem as demonstraes contbeis de uma entidade

- Funo de segurana: Sua misso proteger os bens e as pessoas contra roubo, incndio e inundao, e evitar greves e atentados e, em geral, todos os obstculos de ordem social que possam comprometer o progresso e mesmo a prpria existncia da empresa.

- Funo de contabilidade: constitui-se no departamento de organizao e fiscalizao do setor financeiro das empresas, revelando, a todos momento, a posio e o rumo do negcio. Deve dar informaes exatas sobre a situao econmica da empresa. Uma contabilidade eficiente e clara, que d idia precisa das condies da empresa, fator norteador das aes que ela deve empreender no sentido de maximizar o resultado custo/beneficio e gerar lucro.

- Funo administrativa: nenhuma das cinco funes precedentes tem o encargo de formular o programa geral de ao da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforos, de harmonizar os atos. Essas operaes no fazem parte das atribuies de carter tcnico, nem tampouco das funes comercial, financeira, de segurana ou de contabilidade. Elas constituem outra funo, designada habitualmente sob o nome de administrao: previ~so, organizao, coordenao e controle.

Importncia das funes: A principal funo do operrio a tcnica, como a do diretor a administrativa. medida que se sobe na escala hierrquica, o coeficiente administrativo aumenta, e vice-versa, embora nas estruturas empresariais mais complexas o setor tcnico tambm se veja envolvido em questes administrativas, mas precisamente com as de sua respectiva rea de abrangncia. Resguardadas algumas excees, a funo tcnica o esteio das pequenas empresas, enquanto nas maiores a administrativa a que d sustentao. Nas empresas mdias observa-se equilbrio entre as duas funes.

You might also like