You are on page 1of 4

FREI LUS DE SOUSA, de Almeida Garrett

Ficha de aferio de conhecimentos


Pergunta 1 Tendo em conta os teus conhecimentos sobre o texto dramtico, preenche os espaos em branco no texto a seguir apresentado.

O texto dramtico, semelhana do texto narrativo, pode ser escrito em um principal que corresponde s falas das

ou em verso. constitudo por

em discurso directo. Estas podem surgir sob a

forma de dilogo, consiste nas , aos ou

ou apartes. A par e passo, deparamo-nos tambm com um texto secundrio, que cnicas, onde podemos encontrar informaes relativas ao das personagens, tom de , sons, entre

, ao guarda-roupa, iluminao, atitudes e

outros, importantes quer para quem vai encenar ou normalmente escritas em as e/ou entre

uma pea, quer para quem l. As didasclias surgem , no incio de cada e/ou intercaladas com

das personagens, dando as informaes necessrias. O texto dramtico geralmente concebido para ser

, designando-se assim por . Esta tipologia textual tem como objectivo reproduzir um ou vrios acontecimentos reais ou fictcios - aco, situados no e no espao, representados pelas . que por sua vez se subdividem em , a de entrada e sada de , o texto dramtico

Quanto estrutura externa, o texto dramtico organiza-se em . A mudana de acto corresponde mudana de

. Relativamente estrutura interna, que tem a ver com o desenrolar da divide-se em

apresentao das personagens e dos antecedentes da aco; conflito sucesso gradual dos ;e a concluso, o desfecho da aco.

acontecimentos que fazem avanar a

Pergunta 2 Frei Lus de Sousa , como sabes, uma obra marcante do Romantismo em Portugal.

No entanto, esta apresenta caractersticas especficas da tragdia grega. Associa a cada um dos elementos da tragdia grega a sua correcta definio:
Pathos
Hybris

sentimentos de terror e piedade vivenciados pelos espectadores.


destino, entidade implacvel que castiga aquele(s) que cometeram o desafio.

Anank
Anagnrise

reconhecimento, identificao de pessoas ou dados novos.


acontecimentos que mudam de forma repentina e inesperada o desenrolar da aco.

Catarse
Catstrofe

sofrimento, que se vai intensificando com o desenrolar da aco.


desafio aos deuses, ao destino, s autoridades ou s leis.

Peripcia
Agn

desenlace fatal, aniquilamento/morte do(s) heri(s), provocada pelo destino.


conflito, dilemas interiores vividos pelas personagens.

Pergunta 3 Tendo em conta as caractersticas da tragdia clssica que podemos observar em Frei Lus de Sousa, assinala como verdadeiras ou falsas as afirmaes seguintes:

A B C D E F G H I J K L M N O

O segundo casamento de Madalena, sem a certeza absoluta da morte do primeiro marido, pode ser considerado um desafio ao destino. A culpa sentida por Madalena por ter cometido adultrio com D. Joo de Portugal um dos principais conflitos apresentados na pea. Telmo tambm uma personagem que vive em constante conflito (dilema interior) porque se sente dividido entre o carinho que j sente por Maria e a fidelidade a D. Joo de Portugal. A presena do destino implacvel (Anank) verifica-se essencialmente no momento em que as flores murcham nas mos de Maria. Ao longo de toda a obra, podemos encontrar indcios ou pressgios de um final trgico. A Anagnrise consiste no reconhecimento de que D. Joo de Portugal est cativo em Alccer Quibir e se prepara para voltar. O regresso inesperado de D. Joo provoca uma mudana repentina no desenrolar dos acontecimentos, pois assim Manuel Coutinho torna-se culpado pelo crime de bigamia e Maria passa a ser considerada filha ilegtima. Ao identificar-se como Ningum, o romeiro assume assim a sua anulao do mundo dos vivos, tornando-se em mais uma das vtimas do destino cruel. Maria a nica que escapa ao poder destruidor do destino, pois a sua morte em palco apenas uma estratgia para enganar o Romeiro. A nvel da estrutura externa, Frei Lus de Sousa respeita as regras da tragdia clssica pois divide-se em cinco partes. Em Frei Lus de Sousa, verificamos a presena da lei das trs unidades (tempo, aco e espao). Telmo desempenha uma funo semelhante do coro da tragdia clssica, porque tece comentrios e d conselhos, essencialmente a Madalena. Tal como na tragdia clssica, nesta pea, as personagens surgem em nmero reduzido e so personalidades ilustres. A linguagem nesta pea de teatro sbria e elevada, estando escrita em verso como caracterstico da tragdia clssica. A catstrofe em Frei Lus de Sousa abate-se sobre todas as personagens da famlia, aniquilando-as de forma cruel.

Tal como o prprio autor referiu na Memria ao Conservatrio Real, esta pea um drama romntico pelo contedo, mas uma verdadeira tragdia pela forma que apresenta.

Pergunta 4

As marcas do Romantismo esto tambm em evidncia nesta obra. Assinala as afirmaes que te parecerem correctas.

A B C D E F G H

As personagens, nomeadamente D. Madalena, tendem a apresentar sentimentos exacerbados, de tristeza, angstia, desespero, entre outros de conotao negativa. O interesse pelos clssicos uma caracterstica do Romantismo presente nesta obra. Como caracterstico dos Romnticos, em Frei Lus de Sousa os acontecimentos mais relevantes ocorrem ao final do dia ou durante a noite. O nacionalismo e o patriotismo so valores marcantes do movimento romntico, que podemos encontrar representados na personagem Manuel de Sousa, por exemplo. Dona Madalena pode ser considerada a mulher demnio dos romnticos, uma vez que seduziu Manuel de Sousa quando era ainda casada com D. Joo. A elevada religiosidade que percorre a obra deixa em aberto uma esperana de salvao. A crena no Sebastianismo surge na obra para comprovar que sempre importante esperar por um D. Sebastio que venha resolver os nossos problemas. A crena em agouros e supersties est evidente em D. Madalena, Manuel de Sousa e Frei Jorge.

Pergunta 5 No que se refere ao espao fsico, em Frei Lus de Sousa, a aco decorre (selecciona apenas a opo que te parecer mais correcta):

A B C D

Primeiro em Almada e depois em Lisboa, no palcio de Manuel de Sousa Coutinho. No palcio de D. Joo e depois no palcio de Manuel Coutinho, na parte baixa que dava para a capela. No palcio de Manuel Coutinho, numa sala antigo do palcio de D. Joo e na parte baixa deste ltimo. Na sala dos retratos existente nos dois palcios.

Pergunta 6 Quando nos debruamos sobre o estudo do tempo da representao (tempo que apresentado em cena e ao qual o leitor ou espectador tem acesso) em "Frei Lus de Sousa", podemos constatar que (selecciona apenas a opo que te parecer mais correcta): Toda a histria decorre numa sexta-feira, dia fatdico em Frei Lus de Sousa.

B C D

A aco decorre no espao de vinte e um anos. A aco decorre durante uma semana, com particular incidncia nas duas sextas-feiras. A aco decorre numa sexta-feira de tarde e uma semana depois, ao final da tarde e alta noite.

Pergunta 7 O tempo e o espao so simblicos e reveladores da atmosfera trgica que percorre toda a pea, porque (selecciona apenas a opo que te parecer mais correcta): O espao afunila-se, passando as personagens de uma sala ampla, colorida e iluminada para um espao mais fechado e com menor luminosidade, e o tempo aumenta de intensidade. O espao afunila-se, passando as personagens de uma sala ampla, colorida e iluminada para um espao mais fechado e com menor luminosidade, e o tempo concentra-se na sexta-feira de tarde e noite. Passaram-se vinte e um anos e este um nmero simblico para os escritores romnticos. As personagens que neles circulam tambm so simblicas, bem como o nmero trs e o sete.

A B C D

Pergunta 8 Depois de efectuares um cuidado e reflectido estudo sobre as personagens em Frei Lus de Sousa, podes chegar concluso que a personagem principal (uma opo):

A B C D E F

Manuel de Sousa Coutinho, pois o ttulo da obra tem o seu nome. Dona Madalena, pois a personagem que detm mais falas e toda a tragdia se abate sobre ela. Maria, pois a nica vtima inocente no desenrolar da histria. D. Joo, pois embora esteja ausente at ao final do segundo acto, a sua presena faz-se sentir sempre atravs dos agouros de Telmo e dos medos de Madalena. Toda a famlia, pois todos desempenham um pela relevante e a tragdia afecta a todos sem excepo. Telmo, pois a personagem que vive o conflito interior mais intenso ao ter que optar entre o amor e a fidelidade que deve a D. Joo e o carinho que j sente por Maria.

You might also like