You are on page 1of 21

Mercado de Capitais

Teoria de Dow

Professor: Roberto Csar

Charles Henry Dow


Nasceu em Sterling - Connecticut, no dia 06 de novembro de 1851 e faleceu no Brooklyn - New York no dia 04 de dezembro de 1902. Jornalista americano e fundador do The Wall Street Journal, uma das maiores e mais respeitveis publicaes sobre economia do mundo. Juntamente com Edward Jones, fundou o Dow Jones & Company, onde criaram o Indice Dow Jones. Dow foi um profundo pesquisador sobre o movimento dos mercados. Seu estudo conhecido como Teoria de Dow e estabelece os fundamentos para a anlise das aes nas Bolsas de Valores.

Teoria de Dow

a base de toda a anlise tcnica

Preocupao: Variaes dos preos.


Foca a mdia geral dos preos como forma de determinar a tendncia principal.

Teoria de Dow

Charles Dow comparava os diferentes tipos de tendncia aos movimentos do mar, com suas mars, ondas e cristas. Quando a mar est subindo, cada onda que quebra, quebra um pouco mais alto que a outra e depois recua. Assim, se pusermos um basto assinalando o ponto mximo atingido pela onda, em pouco tempo saberemos se a mar montante ou vazante, demorando-se um pouco mais a se perceber a tendncia quando da reverso de uma para a outra.

Princpios da teoria de Dow

Primeiro Princpio: O mercado tem trs tendncias. Tendncia Primria Tendncia Secundria Tendncia Terciria

Tendncia Primria
a tendncia mais longa e por isso considerada a mais importante, de grande durao e ocorre em geral por mais de um ano. Segundo Dow, a durao da mesma se estende a partir de seis meses, podendo permanecer durante alguns anos. Essa tendncia primria pode ser de alta, quando tiver topos e fundos ascendentes, de baixa quando apresentar topos e fundos descendentes e indefinida na observao de topos e fundos na mesma linha. Cabe ressaltar que a tendncia primria constituda por tendncias secundrias.

Tendncia Secundria
Esta tendncia se caracteriza por ser mais rpida e aguda do que a tendncia primria e compreende um perodo entre duas a trs semanas at 3 meses. Ela representa importantes reaes e interrompe temporariamente a tendncia primria dos preos, mas sem altera-la. Para identificar esta tendncia, utilizamos o grfico semanal ou mensal. A tendncia secundria constituda por movimentos tercirios.

Tendncia Terciria
So pequenas oscilaes de preo ou mesmo uma pausa, reforando ou contrariando o movimento principal. Esta tendncia corresponde aos movimentos mais prximos do mercado e frente a ela estamos avaliando o grfico mais de perto. Esta tendncia identificada atravs do grfico dirio compreende um perodo de durao entre alguns dias at poucas semanas (mximo 3), a nica das trs tendncias que pode ser manipulada por grupos de forte poder financeiro..

Anlise Tcnica

Princpios da teoria de Dow


Segundo Princpio: O volume deve acompanhar a tendncia. A quantidade de aes negociadas deve acompanhar os preos. Em uma tendncia de alta , por exemplo, o volume negociado deve aumentar quando os preos sobem e contrair quando os preos descem. Esse fenmeno pode ser explicado pela Lei da oferta e da procura.

Princpios da teoria de Dow


Terceiro Princpio: Tendncia primria de alta tem trs fases:

Acumulao: a fase de entrada dos insiders, por saberem que os preos esto subvalorizados em relao seu potencial terico. Subida sensvel: Caracterizada por um avano nos preos das aes e pela melhora nos resultados das empresas. Estouro ou Euforia: o mercado inicia um rali de alta, o qual a massa de investidores no quer perder. neste momento que h o estouro da tendncia de alta, com os preos e volume avanando consideravelmente.

Terceiro Princpio: Tendncia primria de alta tem trs fases:

Princpios da teoria de Dow


Quarto Princpio: A tendncia primria de baixa tem trs fases:

Distribuio: depois do estouro, os preos alcanam nveis histricos. Como a demanda ainda alta, as ofertas de venda vo sendo finalizadas gradualmente. Pnico: Os compradores diminuem e os vendedores comeam a ter pressa de desfazer de suas aes, o volume cresce consideravelmente, e a queda, antes gradual, ganha muita velocidade. Desacelerao ou Baixa Lenta: Como uma inrcia natural, os preos vo recuando vagarosamente, at estabilizarem, iniciando, novamente, uma fase de acumulao.

Quarto Princpio: A tendncia primria de baixa tem trs fases:

Princpios da teoria de Dow

Quinto Princpio: As mdias descontam tudo. Os preos refletem tudo; a Lei da oferta e da procura. A nica exceo desta regra decorre dos chamados Atos de Deus

Princpios da teoria de Dow

Sexto Princpio: confirmar.

As

duas

mdias

devem

se

Quando Dow elaborou seus princpios, a economia norte-americana era fomentada basicamente pela atividade industrial e de transportes. A falha de uma mdia em confirmar a outra deve ser encarada como um alerta.

Princpios da teoria de Dow

Stimo Princpio: O mercado pode se desenvolver em linha.

A presena de linha consequncia balanceamento entre as foras de oferta e procura.

do

Princpios da teoria de Dow

Oitavo Princpio: As mdias devem ser calculadas com preos de fechamento..

Os preos de fechamento representam o consenso dos investidores a cerca da tendncia desenrolada ao longo de um dia de negociao.

Princpios da teoria de Dow

Nono Princpio: A tendncia est valendo at que haja sinais de reverso.

A fim de fugir dos rudos do mercado acionrio, Dow considerou alguns princpios para definir uma mudana concreta de tendncia. Segundo os estudos, somente o fechamento do preo acima de um topo ou fundo anterior caracterizaria uma mudana de tendncia.

Crticas teoria de Dow

Extremamente tardia, devido a exigncia de confirmao para que uma tendncia se inicie e termine. No pode antecipar quando secundrio ir se tornar primrio. um movimento

No ajuda o investidor a tirar proveito das tendncias secundrias.

Referncia Bibliogrfica
ADVFN; http://br.advfn.com/. Acesso em: 20 abril de 2011.

PIAZZA, Marcelo C.; Bem vindo a bolsa de Valores, 9.ed So Paulo, Saraiva, 2010.
PINHEIRO, Juliano Lima; Mercado de Capitais: fundamentos e tcnicas; Atlas RUSCHEL, Leandro e STORMER, Alexandre Wolwacz ; A maior comunidade de Trader do Brasil. http://www.leandrostormer.com.br. Acesso em: 20 abril de 2011.

You might also like