You are on page 1of 12

Conversa 3 As tecnologias na Escola @tiva Prtica docente, ensino e aprendizagem.

Prof. Arnaldo Oliveira Souza Jnior

Elaborado pelo prof. Arnaldo Oliveira Souza Jnior. Autorizo uso

Refletir sobre prtica docente com uso das TICs na Educao no Campo.

Analisar perspectivas pedaggicas como ndice de processos de ensino e aprendizagem mediado pelas TICs

Formao e Prtica pedaggica : perspectivas pedaggicas; Pontos fundamentais sobre a prtica docente na Escola @tiva; Tecnologias da informao e comunicao: implicaes no processo de ensino e aprendizagem.

Epistemologia SO Empirista SO Interacionista

Psicologia Behaviorismo Psicologia gentica Psicologia sciohistrica

Pedagogia Diretiva Relacional

Aplicaes Pedaggicas TICs Instruo, passo a passo Construo por meio da interatividade

Perspectiva da instruo

Perspectiva interacionista

Informao = divulgao da informao a principal tarefa dos professores

Informao = utilizada como fator pedaggico que se instrumentaliza no sentido de contribuir para o desenvolvimento das competncias cognitivas dos alunos, cabendo aos professores propor instncias de mediao atravs de dispositivo de suporte ao processo de desenvolvimento (aprendizagem).

Informao e conhecimento construdo a partir da Interatividade mediado por dispositivos

ZDP

ZDP

Problema
ZDP

ZDP

Desenvolver atividades cooperativa e colaborativa; Proporcionar atividades que desafiem os alunos provocao; Trabalhar com pedagogia baseado em projetos; Despertar a autoria individual e coletiva; Propor pesquisas em fontes eletrnicas e bibliotecas Pensar a realidade social sustentvel Mudana de perfil (de repassador orientador) no processo de aprendizagem.

Comprometido - com as transformaes sociais e polticas; Competente cultura geral que lhe possibilite uma prtica interdisciplinar e contextualizada, dominando tecnologias educacionais; Crtico postura, analtica da realidade objetivando transformao e melhoria da sociedade; Aberto mudanas ao novo, ao dilogo (interatividade), flexibilidade e ao cooperativa.

Deve incorporar na sua proposta metodolgica.... Conhecimento dos suportes tecnolgicos; Estmulo pesquisa e a curiosidade ; Capacidade de provocar hipteses e dedues; Aprendizagem como ndice de resoluo de problema; Criar condies para o desenvolvimento do senso crtico e autonomia dos alunos

Criar condies para uma educao voltada para a transformao do tecido social e valorizao do campo. Criar possibilidades de vnculo Escola Comunidade; Criar periodicidade de cursos de formao pedaggica e tecnolgica; Criar aprendizagem ativa centrada no aluno; Reduzir as questes sociais do campo por meio da educao dos alunos

Como, a partir de sua prtica educativa, voc promoveria uma discusso em torno da anlise da realidade social apresentada no curta metragem? Que elementos (ndices) voc apontaria na discusso tensionados com a proposta da Escola @tiva?

CAVALCANTE, Joo Libaneo. Escola @tiva. Slides ano ? KENSKY, Vani. M. Educao e Novas Tecnologias: o novo ritmo da informao. So Paulo: Papirus, 2007. _______, Tecnologias e ensino presencial e a distncia. 7. Ed. Campinas/SP: Papirus, 2009. MERCADO, Lus Paulo Leopoldo. Formao docente e novas tecnologias In Artigo publicado nos anais IV Congresso Iberoamericano de Informtica na Educao, : http://phoenix.sce.fct.unl.pt/ribie/cong

You might also like