You are on page 1of 132

PROFESSOR: IVANILDO ALVES BIBLIOGRAFIA - Damsio E. de Jesus - Direito Penal, So Paulo, Saraiva, 2000, 1. Volume.

- Jlio Fabbrini Mirabete - Manual de Direito Penal, So Paulo, Atlas, 2000, Volume 1. - Celso Delmanto - Cdigo Penal Comentado - Renovar 2000 - Volume nico - Edgar Magalhes Noronha - Direito Penal, So Paulo, Saraiva, 2000, 1 volume - Jos Frederico Marques - Curso de Direito Penal, So Paulo, Bookseller - Ivanildo Ferreira Alves - Crimes Contra a Vida, Grapel, 1999. - Ivanildo Ferreira Alves - Leses Corporais, Grapel, 2000 - Ivanildo Ferreira Alves - Da Periclitao da Vida e da Sade e da Rixa, 2000 - Ivanildo Ferreira Alves - Dos Crimes Contra a Honra, Grapel, 2000 - Ivanildo Ferreira Alves - Dos Crimes Contra a Liberdade Individual, Grapel 2000 - Paulo Queiroz, direito Penal-Parte Geral -Nlson Hungria, Anbal Bruno, Roberto Lyra, Edmundo Oliveira, Heleno Fragoso, Fernando Capez, Czar Roberto Bittencourt.

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

DIREITO PENAL 1 Parte - Teoria Geral do Direito Penal Unidade I


1-

DENOMINAO - A expresso "Direito Penal" foi utilizada pela primeira vez em 1756, na Inglaterra.

Outras expresses so tambm utilizadas para denominao da disciplina como "DIREITO CRIMINAL (CARRARA); "DIREITO REPRESSIVO "(PUGLIA); "DIREITO SANCIONADOR"(VALDES); "DIREITO DE DEFESA SOCIAL"(MARTINEZ). DEFINIO - DIREITO PENAL : O conjunto das prescries emanadas do Estado, que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqncia" (VON LISZT) " o conjunto de normas jurdicas que regulam o poder punitivo do Estado, ligando ao delito, como pressuposto, a pena como conseqncia" ( MEZGER) " o conjunto de normas jurdicas que regulam o poder de punir do Estado, tendo em vista os fatos de natureza criminal e as medidas aplicveis a quem os pratica" ( E. MAGALHES NORONHA)
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

2-

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

3-CARACTERES DO DIREITO PENAL O Direito Penal uma cincia cultural, normativa, valorativa e finalista cincia normativa porque tem como objeto o estudo da norma, contrapondo-se a outras que so causaisexplicativas. valorativo porque valoriza suas normas, que se dispem em escala hierrquica. Tutela os mais preciosos bens jurdicos da sociedade. finalista porque tem por escopo proteger os bens e interesses jurdicos. cultural porque pertence s cincias do dever ser e no as do ser, isto , s cincias naturais. 3.1- ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES PARA O ESTUDO DO DIREITO PENAL: - BEM JURDICO - tudo quanto pode satisfazer uma necessidade e se encontra tutelado pelo direito. - INTERESSE JURDICO - a relao que se estabelece entre o indivduo e o bem.
-

JUS PUNIENDI - o direito que o Estado tem de punir o transgressor da lei penal. O jus puniendi monoplio do Estado.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves


4-

CONTEDO - O crime, o criminoso e a pena do corpo ao Direito Penal, constituem o contedo do estudo desta disciplina jurdica. DIREITO PENAL SUBSTANTIVO - expresso usada como sinnimo de Direito Penal, contrapondo-se a expresso DIREITO PENAL ADJETIVO (ou Formal, ou Instrumental) usada como sinnimo de Direito Processual Penal.

5-

6-RELAO DO DIREITO PENAL COM OUTROS RAMOS DO DIREITO. O DIREITO PENAL RELACIONA-SE COM: O Direito Constitucional O Direito Administrativo Internacional Pblico Penitencirio Privado

7-RELAO DO DIREITO PENAL COM AS DISCIPLINAS AUXILIARES. Medicina Legal Psiquiatria Forense Psicologia Judiciria Estatstica Criminal Polcia Cientfica

Unidade II
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1-EVOLUO HISTRICA DAS IDIAS PENAIS. 1.1- CONSIDERAES GERAIS. - A histria do Direito Penal a histria da humanidade - O crime tal qual uma sombra sinistra nunca se afastou do homem. - Surgiu no como um sistema de princpios, mas na prtica intuitiva do homem. - Inicialmente o Direito penal girava em torno da idia de pena.

1.2- FASES DA PENA (OU FASES EVOLUTIVAS DO DIREITO PENAL) - Da Vingana Privada Da Vingana Divina

- Da Vingana Pblica Perodo Humanitrio

Esses perodos no se sucedem integralmente. Ocorrem concomitantemente princpios de cada um. Uma fase penetra na outra. 1.2.1- PERODO DA VINGANA PRIVADA
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Prepondera a "LEI" DO MAIS FORTE. O REVIDE NO GUARDAVA PROPORO. Surge, ento, o talio ("tal qual"). O Talio representa uma evoluo porque delimita o castigo. O Talio aparece nas Leis mais antigas, como o cdigo de Hammurabi, rei da Babilnia, sculo XXIII, A.C. A Bblia tambm o prev: xodo (23, 24,25) e Levtico (17 a 21) Era enunciado pela frmula "olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p". 1.2.2- PERODO DA VINGANA DIVINA. - O princpio que domina a represso a satisfao da divindade ofendida pelo crime. - o perodo do Direito Penal religioso, teocrtico e sacerdotal - So exemplos dessas leis o cdigo de Manu, na ndia, o de Hammurabi. 1.2.3- PERODO DA VINGANA PBLICA - O objetivo a segurana do soberano, atravs da pena, severa e cruel. ( a pena de morte a regra, executada
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

por meios cruis. Exs: Fogueira,estrangulamento, esquartejamento, sepultamento em vida, etc.)


-

Predominava nesse perodo o arbtrio judicial, a desigualdade perante a justia, a desumanidade das penas.

1.2.4- PERODO HUMANITRIO - Representa uma reao contra a crueldade das penas, as arbitrariedades da justia, a fragilidade do sistema de provas, etc... - A principal figura Csar Bonesana, Marqus de Beccaria, nascido em Milo, em 1738. - Escreveu seu famoso livro "Dos Delitos e das Penas", no qual critica o uso da tortura como meio de prova, as acusaes secretas, proclama os meios de defesa do acusado, etc. - Discorda tambm da pena de morte, da morosidade da justia, das penas infamantes. - A essncia da obra: Defesa do indivduo contra as leis e a justia daqueles tempos. As leis eram atrozes e a justia arbitrria e servil aos fortes e poderosos. 2- DOUTRINAS E ESCOLAS PENAIS 2.1- Escola Clssica - Vale-se do mtodo dedutivo. O crime no um ente de fato, mas entidade jurdica
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- A pena um meio de tutela jurdica - retributiva. - Suas principais figuras so: Csar Beccaria, Francisco Carrara, Carmignani, Jeremias Bentham, dentre outros. 2.2- Escola Correcionalista - visualiza o homem, real, vivo e efetivo, em sua individualidade e no apenas o ato criminoso por ele praticado. - A pena, visando a correo da m ao do delinqente deve durar o tempo necessrio para que ele seja reeducado e reinserido socialmente. Por isso deve ser indeterminada. - Seus princpios so firmados no incio do sculo XIX. Seus principais expoentes so Carlos Davi, Augusto Roeder, Dorado Montero, Lus Jimnez de Asua e Concepcin Arenal. 2.3- Escola Positiva - na escola clssica o Direito preexiste ao homem. A escola positiva entende ser ele resultante da vida em sociedade. - O Direito sofre variaes no tempo e no espao, segundo a lei da evoluo. O mtodo utilizado o experimental. - O crime um fato humano, decorrente de fatores individuais, fsicos e morais. - A concepo bsica a do fenmeno biolgico do crime e a do mtodo experimental em seu estudo. - So vultos da escola positiva, que teve por base o positivismo de Augusto Comte: Csar Lombroso, Henrique Ferri, Rafael Garofalo, Puglia, Florian, Hilrio Veiga de Carvalho.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2.4- TERCEIRA ESCOLA - procura conciliar as posies extremas da escola clssica e da escola positiva.

- Rejeita as idias de Lombroso de que o homem nasce criminoso, fundando-se na causalidade e no na fatalidade do delito ( Alimena, Impalllomeni, Carnevale, dentre outros). - Surgiram outras escolas como a "Moderna Escola Alem", "Neoclssica", "Neopositiva", nas mais das vezes so variaes da escola clssica ou da escola positiva.

Unidade III O DIREITO PENAL BRASILEIRO 1-Origem e Evoluo 1.1- Instituies Indgenas - Por ocasio da colonizao os indgenas apresentavam diferentes estgios de civilizao (tupi, tapuias, dentre outras naes indgenas). - Vivenciavam um direito costumeiro - No direito costumeiro havia institutos hoje conhecidos por vingana privada, vingana coletiva e o talio.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Devido ao primitivismo das instituies indgenas, as prticas punitivas das tribos brasileiras em nada influram em nossa legislao. 1.2- Ordenaes do Reino - O direito penal que vigorou no Brasil desde o descobrimento at a independncia tinha por fonte o livro V das Ordenaes do Reino. - Descobrimento: vigoravam as ordenaes Afonsinas, mandadas compor por D. Joo I (1512). - Em 1521 as ordenaes Afonsinas foram substitudas pelas Ordenaes Manuelinas. - Em 1603 as ordenaes Manuelinas foram substitudas pelas Ordenaes Filipinas. 1.2.1- As Ordenaes Filipinas - Legislao excessivamente rigorosa. - Confundia crime com pecado (punia-se a heresia, a feitiaria, a apostasia, a blasfmia). - A regra era a pena de morte. Outras penas eram aplicadas: Penas infamantes (aoite, marca com fogo) as gals, desterro, degredo, etc. - Vigoraram desde sua promulgao at o Brasil Imprio. Foram substitudas pelo Cdigo Criminal do Imprio em 1830. 1.3- O Cdigo Criminal do Imprio. - Foi criticado contundentemente por Tobias Barreto. O jurista alegava que o Cdigo Criminal do Imprio ainda abrigava idias medievais quanto a pena, e o modo de punir o criminoso. O escravo era tratado de modo desigual.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- A maioria dos estudioso, entretanto, entendia que para a poca era considerado uma lei moderna. Influenciou a elaborao do Cdigo Penal Espanhol e todos os Cdigos penais da Amrica Latina. 1.4- Perodo Republicano - Com a proclamao da Repblica o Ministro Campos Sales presidiu uma comisso de juristas encarregada de elaborar um novo Cdigo Penal. - Em 1890 promulgou-se o Cdigo Penal Brasileiro. - Foi duramente criticado devido as suas inmeras falhas. A pressa em sua elaborao levou a vrias lacunas. - Recebeu inmeras reformas. - Em 1932 foi aprovada a Consolidao das leis Penais. - Em 7 de dezembro de 1940 entrou em vigor o Cdigo Penal atual. - Em 1984 o vigente Cdigo Penal foi reformado pela Lei 7209/84 2 Parte - Teoria da Lei Penal Unidade IV - Da Aplicao da Lei Penal 1-PRINCPIO DA LEGALIDADE OU DA RESERVA LEGAL OU AINDA DA ANTERIORIDADE DA LEI PENAL. - enunciado na expresso latina "NULLUM CRIMEN, NULLA POENA SINE PRAEVIA LEGE"
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- O Princpio da Legalidade tem origem na Magna Carta, do rei Joo, em 1215, na Inglaterra. - Significa que no existe crime nem pena sem prvia Lei. S a Lei pode definir delitos e cominar sanes. - Est previsto no art. 1. do C.P: "NAO H CRIME SEM LEI ANTERIOR QUE O DEFINA. NO H PENA SEM PRVIA COMINAO LEGAL".

Unidade V - mbito de Eficcia da Lei Penal 2-Consideraoes Gerais - A lei no tem vigncia no mundo todo, nem eterna; - Rege condutas dentro do espao em que o Estado manifesta seu poder. limitada pela soberania; - A lei tem amplitude de vigncia desde a entrada em vigor at sua revogao. 2.1-A eficcia da lei penal pode ser estudada em relao: - Ao Tempo - Ao espao - s funes exercidas por certas e determinadas pessoas 2.1.1- EFICCIA DA LEI PENAL NO TEMPO - A Lei Penal no tempo est regulada nos artigos 2. e 3. do Cdigo Penal.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2.1.2- IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL - A Lei Penal no pode retroagir, isto , ter efeito no passado, alcanando um fato que antes dela no era considerado crime. 2.1.3- O PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE SOFRE, ENTRETANTO, A EXCEO CONTIDA NO ART. 2. DO C.P: (LEI MAIS FAVORVEL. - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. - Em outros termos a Lei penal s retroage para beneficiar o ru. - Exemplo: Se algum estivesse sendo processado por estupro de menor de 16 anos com base em violncia ficta no mais seria passvel de pena se a menor tivesse 15 anos, j que o limite da violncia presumida foi fixado pelo CP de 1940 em 14 anos. - o princpio da lei Penal mais favorvel que chega a quebrar o princpio constitucional da coisa julgada. - A Lei Penal mais favorvel faz cessar a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. 2.1.4- UM CRIME EST SENDO SUBMETIDO A JULGAMENTO EM VIRTUDE DE UMA LEI PROIBITIVA - Surge uma Lei nova modificando esta Lei Proibitiva. Pergunta-se: Deve a Lei Nova, que surge, em uma das fases do processo influenci-lo? - Se a Lei nova favorece o acusado deve ser aplicada ao fato em julgamento, que sofre sua influncia.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Presume-se que a lei Nova destina-se a corrigir a lei precedente, devendo ser aplicada em benefcio do agente. 2.1.5- "A LEI POSTERIOR, QUE DE QUALQUER MODO, FAVORECER O AGENTE, APLICA-SE AOS FATOS ANTERIORES, AINDA QUE DECIDIDOS POR SENTENA CONDENATRIA TRANSITADA EM JULGADO"(Pargrafo nico do art. 2.). - O Pargrafo nico estabelece mais duas situaes: a)- A Lei Posterior comina pena menos rigorosa. b)- A Lei Posterior favorece de qualquer modo o agente. a.1- No primeiro caso, isto , quando comina pena menos rigorosa, a Lei favorece o agente. a.2- Aplica-se, ento, tanto no momento em que o fato est sendo julgado como at mesmo j o tenha sido por sentena irrecorrvel. a.3- A razo decorre de ser injusto obrigar o autor de um crime a cumprir uma pena que foi reconhecida pelo legislador como excessiva ou inadequada. 2.1.6- CONCLUSO: A LEI MAIS FAVORVEL AQUELA QUE: - Deixa de considerar crime o fato que a lei anterior definia como tal. - Comina pena menos rigorosa. - Favorece de qualquer modo o agente. 3-LEI EXCEPCIONAL OU TEMPORRIA - "A Lei Excepcional ou Temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia". 3.1- QUANTO A DURAO A LEI PENAL PODE SER: - Permanente - Temporria - Excepcional 3.1.1- LEI PERMANENTE - a mais comum - a que ditada sem qualquer relao com a sua durao, de prazo indefinido. - S perde a eficcia quando revogada por uma lei Nova. 3.1.2- LEI TEMPORRIA - Est subordinada a um perodo de durao ou a um fato. - Exemplo de Lei Temporria - A Lei para tempo de guerra (est subordinada a um fato: o tempo de guerra). 3.1.3- LEI EXCEPCIONAL - Via de regra tambm temporria. As Leis excepcionais so criadas em pocas de crise e esto condicionadas ao Direito Penal. - So promulgadas em casos de calamidade pblica, guerras, revolues, cataclismos, epidemias, etc..
4-

ULTRATIVIDADE DAS LEIS TEMPORRIAS E EXCEPCIONAIS.

4.1- PRINCPIO DA ULTRATIVIDADE DA LEI


Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Autoriza a aplicao da lei depois de revogada por uma Lei mais favorvel, a um fato ocorrido na sua vigncia. 4.2- RETROATIVIDADE DA LEI - a sua aplicao a um fato ocorrido na vigncia de Lei anterior. 4.3- DIFERENA ENTRE ULTRATIVIDADE E RETROATIVIDADE - Na ultratividade embora a Lei tenha sido revogada por lei mais favorvel, continua em vigor para punir um fato ocorrido na poca de sua vigncia. - Na retroatividade a Lei posterior mais favorvel retroage para beneficiar o agente. - A retroatividade alcana o fato que deve ser ou j foi julgado pela Lei anterior. -

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2.1.2-Eficcia da Lei Penal no Espao A Lei Penal elaborada para viger dentro dos limites em que o Estado exerce sua soberania. O Direito Penal Internacional estabelece regras aplicveis em caso da conduta punvel de uma pessoa lesar o ordenamento jurdico de mais de um Estado. O Direito Internacional Penal refere-se aplicao de penas aos Estados, em conseqncia de prticas delituosas (Cdigo BUSTAMANTE). O mbito da eficcia da Lei Penal constitui matria do Direito Penal Internacional. 1PRINCPIOS INTERNACIONAL: a. b. c. d. e.
a.

DE

DIREITO

PENAL

da Nacionalidade. da Defesa. da Justia Penal Universal. da Representao. da Territorialidade. Princpio da Nacionalidade ou da Personalidade: a lei do Estado aplicvel a seus cidados onde quer que se encontrem. Ex: se um brasileiro praticar um crime no Uruguai, o fato ser decidido pela lei penal brasileira (art. 7, II, b). Princpio da Defesa ou Princpio Real: leva-se em conta a nacionalidade do bem jurdico lesado pelo crime. No
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

b.

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

importa o local da prtica delituosa nem a nacionalidade do sujeito ativo. Ex: aplica-se a lei brasileira a um fato criminoso cometido no estrangeiro, lesivo de interesse nacional, qualquer que seja a nacionalidade de seu autor (art. 7, I, e 3).
c.

Princpio da Justia Penal Universal: estabelece o poder de cada Estado de punir qualquer crime, seja qual for a nacionalidade do delinqente e da vtima ou o local de sua prtica. Para a imposio da pena basta encontrar-se o criminoso dentro do territrio de um pas (art. 7, II, a). Princpio da Representao: a lei penal de determinado pas tambm aplicvel aos delitos cometidos em aeronaves e embarcaes privadas, quando realizados no estrangeiro e ai no venham a ser julgados (art. 7, 2, c). Princpio da Territorialidade: o CP adotou este princpio como regra sobre a eficcia da lei penal no espao. Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de Direito Internacional, ao crime cometido no territrio nacional (art. 5 CP). A lei penal brasileira permite, em determinados casos, a eficcia da norma de outros pases. A lei penal brasileira abre exceo, no prprio corpo do art. 5, s estipulaes das convenes, tratados ou regras de Direito Internacional.

d.

e.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Para entendermos o princpio da territorialidade, considerado regra no direito penal brasileiro, preciso entender alguns conceitos elementares, tais como: 2.1.2.1- Territrio Jurdico: todo o espao onde o Estado exerce soberania. o espao terrestre, martimo ou areo sujeito soberania do Estado. So includos no territrio os navios e aeronaves, conforme critrio indicado no 1 do art. 5. A eficcia da lei brasileira no apresenta nenhuma dvida quando se considera apenas no espao compreendido entre nossas fronteiras.

2.1.2.2- Mar Territorial a faixa de mar ao longo da costa. O mar territorial brasileiro abrange uma faixa de doze milhas martimas de largura (22 km, aproximadamente). No mar territorial domina a lei nacional do Estado a que ele pertence.
2.1.2.3

- Navios classificam-se em:

a)

Pblicos so os vasos-de-guerra, os empregados em servios militares e em servios pblicos (alfndega, polcia martima, etc.). Os que

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

transportam soberanos ou Chefes de Estado e representantes diplomticos. Os navios pblicos, quer em alto-mar, quer no mar territorial, ficam sujeitos a lei de seu pas. Os crimes praticados a bordo destes navios so de competncia da justia do pas a que pertencem. b) Privados pertencem a particulares (navios mercantes, de recreio, etc.). Em alto-mar, esto sujeitos a lei do pas a que pertencem. Ancorados em portos estrangeiros ou em mares territoriais estrangeiros, esto sujeitos a lei do pas em que se encontram. 2.1.2.4-Rios classificam-se em: a) Nacionais correm pelo territrio de um Estado apenas, sendo plena a soberania do Estado a que estes rios pertencem. b) Internacionais so os que separam os territrios de dois ou mais Estados ou passam por seus territrios. Se o rio internacional divide dois pases esse pertence a um dos Estados ribeirinhos, a fronteira passar pela margem oposta. Se o rio internacional divide dois pases esse pertence aos dois Estados, a divisa ser uma linha eqidistante das margens ou o talvegue. Sendo comum aos dois pases, a jurisdio ser comum sobre ele.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2.1.2.5-Espao Areo admite trs teorias: a) Da Absoluta Liberdade do Ar o ar de todos e de cada um. b) Da Absoluta Soberania do Pas Subjacente a lei do Estado vigora no espao areo sobre o territrio em que o Estado exerce soberania. Esta a teoria adotada pelo Cdigo Penal Brasileiro. c) Da soberania at a altura dos prdios mais elevados do pas subjacente. 2.1.2.6-Aeronaves aplicam-se princpios expostos para os navios. os mesmos

EFICCIA DA LEI EM RELAO A PESSOAS QUE EXERCEM DETERMINADAS FUNES PBLICAS: A Constituio Federal determina que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (art.5). Esse princpio, porm, admite exceo, tendo em vista algumas funes pblicas exercidas por certas pessoas. Esses privilgios funcionais no so concedidos em relao pessoa, mas a funo que ela exerce. As imunidades diplomticas derivam do direito internacional. Consistem em excluir os chefes de Estado
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

e representantes dos governos estrangeiros da jurisdio criminal dos pases onde se encontram creditados. Os representantes diplomticos permanecem sob a eficcia da lei penal do pas a que pertencem. Os funcionrios do corpo diplomtico tambm gozam dessa imunidade, assim como os familiares do representante diplomtico. A sede da embaixada no considerada extenso do territrio estrangeiro. O local inviolvel, no em decorrncia do princpio da extraterritorialidade, mas em funo da imunidade dos representantes. Se uma pessoa que no goza do privilgio diplomtico cometer um crime no interior da embaixada, a eficcia da lei penal plena. Com relao aos soberanos das monarquias so eles inviolveis, pelo cargo que exercem. Quanto ao Presidente da Repblica, h um regime criminal especial: Declarada procedente a acusao pelo voto de dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o STF nos crimes comuns, ou perante o Senado Federal nos crimes de responsabilidade (CF, art.86). IMUNIDADES PARLAMENTARES
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

So prerrogativas inerentes funo parlamentar, garantidoras do exerccio do mandato parlamentar, com plena liberdade. Esto divididas em Imunidade material (Substantiva ou absoluta) e Imunidade Formal (relativa ou processual). A Imunidade Material implica na excluso da prtica de crime, assim como a inviolabilidade civil, pelas opinies, palavras e votos dos parlamentares (art. 53, CF). A Imunidade Formal traz regras sobre priso e processo criminal de parlamentares. Imunidade Parlamentar ou Inviolabilidade Parlamentar garante que os parlamentares federais so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos, desde que proferidas em razo de suas funes parlamentares, no exerccio e relacionadas ao mandato, no se restringindo ao mbito do Congresso Nacional , mas exercendo sua funo parlamentar federal, em qualquer lugar do territrio nacional estar resguardado, no praticando qualquer crime por sua opinio, palavra ou voto. Impede que o parlamentar seja condenado, na medida em que h ampla descaracterizao do tipo penal, irresponsabilizando-o penal, civil, poltica e administrativamente. Est descrita no art. 53 da Constituio Federal: os deputados e senadores so inviolveis por suas opinies, palavras e votos. Significa que no exerccio do mandato parlamentar o senador e o deputado no cometem crime de palavra (crimes contra a honra, incitao ao crime, apologia ao crime ou criminoso, os crimes definidos na Lei de Segurana Nacional, etc.)
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A imunidade absoluta inicia-se com a diplomao do parlamentar e se encerra com o trmino de mandato. Imunidade Processual ou Formal Os parlamentares passam a ter imunidade processual para a priso a partir do momento em que so diplomados pela justia eleitoral, portanto, antes de tomarem posse. A diplomao nada mais do que atestado garantindo a regular eleio do candidato. Ela representa o termo inicial para a imunidade processual. A CF determina: DESDE A EXPEDIO DO DIPLOMA, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Neste caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. A votao dos congressistas no ser mais secreta, mas por voto aberto. Os deputados e senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. Recebida a denncia contra senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o STF dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at deciso final, sustar o andamento da ao. O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de 45 dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. Os deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato,
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. De acordo com as novas regras, oferecida a denncia, o Ministro do Supremo poder receb-la sem prvia licena da casa Parlamentar. Aps o recebimento da denncia contra o Senador ou deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o STF dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria absoluta de seus membros poder, at deciso final, sustar o andamento da ao. No h mais imunidade processual para crime cometido antes da diplomao. No h necessidade do STF dar cincia Casa a que pertence o parlamentar. Nessas hipteses, NO poder a respectiva casa, por iniciativa de partido poltico sustar o andamento da aludida ao. Na hiptese de existir co-partcipe que no goze de imunidade, respondendo a crime juntamente com o parlamentar por crime cometido aps a diplomao, haver desmembramento do processo (art. 80, do CPP), em razo da diferena do regime de prescrio, visto estar suspenso somente o prazo prescricional em relao ao parlamentar. Se sustado o processo por crime cometido aps a diplomao, uma vez encerrado o mandato, o STF decidiu que o processo dever ser remetido para a justia comum, no tendo mais o parlamentar direito ao foro privilegiado. QUANDO O DELITO foi cometido antes da diplomao, o processo dever ser remetido ao STF, que entendendo preenchidos os requisitos, dar prosseguimento ao penal. Findo o mandato, caso o processo no tenha terminado, encerrar-se- a competncia do STF, devendo o processo retornar para o juiz natural. Os PARLAMENTARES NO PERDEM A
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

IMUNIDADE, mesmo por ocasio de estado de stio, ou de defesa. Apenas durante o estado de stio as imunidades podero ser suspensas, mediante o voto de dois teros dos membros da casa, respectiva, nos casos de atos praticados, fora do recinto do Congresso, que sejam incompatveis com a execuo da medida. As imunidades parlamentares NO PODEM ser renunciadas. Aos deputados estaduais sero aplicadas as mesmas regras previstas na Constituio para os deputados federais. A competncia de julgamento, porm, do TJE. OS VEREADORES so inviolveis por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do municpio. OS VEREADORES NO dispem de imunidade processual, razo pela qual podem sofrer persecuo penal, por delitos outros (que no sejam crimes de palavra), independentemente de licena da Cmara Municipal a que se acham vinculados. Deputados Estaduais possuem as mesmas prerrogativas dos parlamentares federais. A imunidade concedida ao deputado estadual, entretanto, restrita justia do Estadomembro, no podendo ser invocada em relao ao Poder Judicirio Federal. Vereadores Possuem imunidade absoluta no mbito do municpio: inviolabilidade dos vereadores por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do municpio (rt. 29, VIII, C.F.)

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

3 Parte - Teoria do ilcito penal Unidade VI Conceitos de Crime 1-CONCEITOS FORMAIS: Abordam apenas o aspecto mais aparente do crime, que a contradio do fato a uma norma de Direito. No penetram na essncia do fenmeno criminal. Exemplos: Crime o fato humano contrrio lei (Carmignani). Crime toda ao ou omisso proibida pela lei, sob ameaa de pena (Heleno Fragoso). 2-CONCEITOS MATERIAIS: Levam em considerao o bem protegido pela lei. Exemplo 1: Crime a conduta humana que lesa ou expe a perigo um bem jurdico protegido pela lei (Magalhes Noronha). Exemplo 2: Crime a conduta considerada, pelo legislador, como contrria norma de cultura reconhecida pelo Estado e lesiva de bens juridicamente protegidos, procedente de um homem imputvel, que manifesta, com sua agressividade, perigosidade social (Jimnez de Asua). 3-CONCEITOS ANALTICOS:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Referem-se aos elementos que compem o crime. Exemplo1: Crime a ao tpica, antijurdica e culpvel (Teoria Causalista da Ao). Exemplo 2: "Crime o fato tpico e antijurdico"(Teoria finalista da ao) Unidade VII - Do fato tpico Teorias da Ao ou da Conduta a) Teoria Causalista (Naturalista, Clssica ou Causal-Naturalista). b)Teoria Finalista. c) Teoria Social. Tradicional,

Conduta ou ao o comportamento (positivo ou negativo) humano, consciente e dirigido a determinada finalidade. 1-TEORIA CAUSAL-NATURALISTA: A conduta humana um processo mecnico, muscular e voluntrio, em que se prescinde do fim a que essa vontade se dirige. Basta que se tenha a certeza de que o agente atuou voluntariamente, sendo irrelevante o que queria, para se afirmar que praticou a ao tpica. A ao a manifestao da vontade sem contedo finalstico. O fim da conduta deve ser apreciado na culpabilidade, como elemento dela. 1.1-Crticas Teoria Causal-Naturalista:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

O conceito jurdico-penal da conduta humana difere da conduta real. Dificulta a conceituao de tentativa, pois a tipicidade desta exige que se verifique de imediato a finalidade da ao. No explica, convenientemente, a tipicidade quando o tipo penal contm elementos subjetivos (finalidade da ao, nimo do agente, etc.). Ex: art. 131 CP. 2-TEORIA FINALISTA: Todo comportamento humano tem uma finalidade. A conduta uma atividade final humana e no um comportamento causal. A conduta realiza-se mediante a manifestao da vontade dirigida a um fim. O contedo da vontade est na ao, a vontade dirigida a um fim. Segundo esta teoria, no crime doloso a finalidade da conduta a vontade de concretizar um fato ilcito. J no crime culposo, o fim da conduta no esta dirigido ao resultado lesivo, mas o agente autor do fato tpico, por no ter empregado em seu comportamento, os cuidados necessrios para evitar o evento. 3-TEORIA SOCIAL DA AO OU DA AO SOCIALMENTE ADEQUADA: Procura ser meio termo entre as teorias Causalista e Finalista da Ao.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Para esta teoria a ao a conduta socialmente relevante, dominada ou dominvel pela vontade humana. Sem relevncia social no h relevncia jurdicopenal. S haver fato tpico segundo a relevncia social da ao. Exemplo: um mdico, ao operar uma pessoa, no h tipicidade porque se realiza dentro do mbito de normalidade social. 3.1-Crticas: H dificuldade de se precisar o que seja relevncia social da conduta, por ser um conceito vago, esta teoria torna a tipicidade indeterminada. Crime ou Delito e Contraveno Quanto gravidade do fato, as infraes so classificadas segundo dois sistemas denominados: Tricotmico (ou Diviso Tripartida) e Dicotmico (ou Diviso Bipartida). 1-SISTEMA TRICOTMICO: As infraes penais dividem-se em: A)crimes B)delitos C)contravenes adotado na Frana, Blgica, ustria, etc. 2-SISTEMA DICOTMICO: As infraes penais dividem-se em:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A)crimes ou delitos B)contravenes adotado na Itlia, Peru, Sua, BRASIL, etc.

3-DIFERENA ENTRE CRIME E CONTRAVENO: feita em funo da pena aplicada (art. 1 da LICP). Ontologicamente no h diferena. 4-SUJEITOS DO CRIME: 4.1-Sujeito Ativo: aquele que pratica a conduta descrita na lei, ou seja, o fato tpico. S o homem, isoladamente ou associado a outros, pode ser sujeito ativo do crime. A pessoa jurdica no pode ser agente de um crime. 4.2-Sujeito Passivo: o titular do bem jurdico lesado ou ameaado pela conduta criminosa. A pessoa jurdica pode ser sujeito passivo de determinados crimes. Ex: difamao, furto, etc. 5-OBJETO DO CRIME: 5.1-Objeto Jurdico: o bem, interesse protegido pela lei penal. Bem tudo aquilo que satisfaz uma necessidade humana, inclusive as de natureza moral e espiritual. Interesse o liame psicolgico em torno desse bem, isto , o valor que tem para o titular. 5.2-Objeto Material: a pessoa ou a coisa sobre a qual recai a conduta criminosa. aquilo que a ao delituosa atinge. Ex: algum (o ser humano) objeto material do
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

crime de homicdio. A coisa alheia mvel o nos crimes dos arts. 155 e 157 CP. 6-CLASSIFICAO DOUTRINRIA DOS CRIMES: 6.1-Crimes Instantneos: so os que, uma vez consumados, esto encerrados, a consumao no se prolonga. Ex: homicdio (art. 121). 6.2-Crimes Permanentes: quando a consumao se prolonga no tempo, dependente da ao do sujeito ativo. Ex: extorso mediante seqestro (art. 159). 6.3-Crimes Comissivos: so os que exigem uma atividade positiva do agente, um fazer. Ex: na rixa o participar, no furto o subtrair, etc. 6.4-Crimes Omissivos: so os que so descritos com uma conduta negativa, de no fazer. Ex: omisso de socorro. 6.5-Crimes Unissubjetivos: (Monossubjetivos ou Unilaterais) so aqueles que podem ser praticados por uma s pessoa. Ex: furto, homicdio, etc. 6.6-Crimes Plurissubjetivos: (Coletivo ou de Concurso Necessrio) so os que exigem dois ou mais agentes para a prtica da conduta criminosa. Ex: quadrilha ou bando, bigamia, etc. 6.7-Crimes Simples: so os que no possuem circunstncia de aumento ou diminuio da gravidade da ao criminosa. Ex: arts. 121, caput; 155, caput; etc.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

6.8-Crimes Qualificados: so aqueles que a lei acrescenta ao tipo bsico (crime simples) circunstncia que agrava sua natureza, elevando os limites da pena. Ex: art. 121, 2; 155,4; etc. 6.9-Crimes Privilegiados: quando ao tipo bsico a lei acrescenta circunstncia que o torna menos grave, diminuindo, em conseqncia, suas sanes. Ex: art. 121, 1; 155, 2; etc. 6.10-Crimes Profissionais: o delito praticado por aquele que exerce uma profisso, utilizando-se dela para a atividade ilcita. Ex: aborto praticado por mdico. 6.11-Crimes Unissubsistentes: realiza-se com apenas um ato, no permite fracionamento. Ex: injria ou ameaas orais (art. 140 e 147 CP). Esses no admitem tentativas. 6.12-Crimes Plurissubsistentes: composto de vrios atos que integram a conduta. Existem fases que podem ser separadas. Admitem tentativa. Ex: art 121, 155 e 157 CP. 6.13-Crimes Materiais: h necessidade de um resultado externo ao , descrito na lei. Ex: no homicdio (morte da vtima), no dano (destruio, inutilizao). 6.14-Crimes Formais: no h necessidade da realizao daquilo que pretendido pelo agente. Ex: no crime de ameaa, a consumao se d com a prtica do fato, no se exigindo que a vtima realmente fique intimidada.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

6.15-Crimes de Mera Conduta: a lei no exige resultado naturalstico. Ex: violao de domiclio, ato obsceno. 6.16-Crimes Complexos: so os que encerram dois ou mais tipos em uma nica descrio legal. Ex: roubo. 6.17-Crimes Comuns: podem ser praticados por qualquer pessoa. Ex: 121, 129 CP. 6.18- Crimes Prprios: os que exigem ser o agente portador de uma qualidade prpria. Ex: 123, 312 CP. 6.19-Crimes de Mo Prpria: ningum os pratica atravs de outrem. Ex: falso testemunho ou percia (art. 342). 6.20-Crimes Principais: no dependem da prtica do delito anterior. Ex: art. 121. 6.21-Crimes Acessrios: dependem da prtica de crime anterior. Ex: receptao. O TEMPO DO CRIME EST PREVISTO NO ART. 4 DO CP. (COMENTAR) Teorias Sobre o Lugar do Crime 1-LUGAR DO CRIME: para a determinao do lugar do crime h trs teorias: a. Teoria da Atividade b. Teoria do Resultado c. Teoria da Ubiqidade
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1.1-Teoria da Atividade ou da Ao: o lugar do crime aquele em que o sujeito ativo pratica os atos da execuo. Ex: A ferido por B, no Brasil, e morre no Uruguai. A lei brasileira seria aplicada neste caso. 1.2-Teoria do Resultado ou do Efeito: o lugar do crime fixado pelo lugar onde ele se consumou. No exemplo anterior, o Uruguai. 1.3-Teoria da Ubiqidade ou da Unidade: tem por lugar do delito aquele em que foi realizado qualquer um de seus elementos integrantes, seja o da execuo, seja o do momento consumativo. A lei penal brasileira adotou esta teoria da ubiqidade no art. 6 do CP. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado (art. 6 CP). No dispositivo acima est contemplada tambm a tentativa, na seguinte expresso: deveria produzir-se o resultado. Basta que uma poro da conduta criminosa tenha ocorrido em nosso territrio para ser aplicada a lei brasileira. Basta que o crime haja tocado o territrio nacional (Nelson Hungria). Extraterritorialidade
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Ocorre quando certos crimes praticados no estrangeiro sofrem a eficcia da lei nacional. A lei prev uma srie de casos em que a lei penal brasileira tem aplicao a delitos praticados no estrangeiro. Ex: art, 7, incisos I e II. 1-EXTRATERRITORIALIDADE EXCEPCIONAL pode ser: 1.1-Incondicionada: assim chamada porque a sua aplicao no se subordina a qualquer requisito. Ex: art. 7, I. Esses crimes ofendem bens jurdicos de grande importncia, afetando interesses relevantes do Estado. Cometendo qualquer dos crimes do inciso I do art. 7, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. Este dispositivo amenizado pelo art. 8 (princpio do non bis in idem). 1.2-Condicionada: encontrada nos demais casos (art. 7, II e 3). assim chamada por estar condicionada a sua aplicao as alneas dos 2 e 3 do artigo 7. ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO PENAL: So o dolo, a culpa e o preterdolo. Dolo 1-DOLO (elemento normal): a vontade de concretizar as caractersticas objetivas do tipo. a vontade da ao orientada para a realizao do tipo (Hans Welzel). 2-TEORIA SOBRE O DOLO:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a)Teoria da Vontade b)Teoria da Representao c)Teoria do Assentimento 2.1-Teoria da Vontade: para esta teoria o dolo exige os seguintes requisitos: d)quem realiza os atos deve conhecer os fatos e sua significao. e) O autor deve estar disposto a produzir o resultado. Para a Teoria da Vontade preciso que o agente tenha a representao do fato (conscincia do fato) e a vontade de causar o resultado. 2.2-Teoria da Representao: o dolo a previso do resultado. suficiente que o resultado seja previsto pelo agente. Os partidrios da Teoria da Vontade afirmam que a Teoria da Representao est contida na Teoria da Vontade, pois quem tem vontade de causar o resultado tem a representao (conscincia) deste. 2.3-Teoria do Assentimento (ou do Consentimento): o dolo a previso do resultado a que o agente adere, no sendo necessrio que ele o queira. O Cdigo Penal Brasileiro adotou a Teoria da Vontade, quanto ao dolo direto e a Teoria do Assentimento, ao conceituar o dolo eventual. 3-ELEMENTOS DO DOLO: a)conscincia da conduta e do resultado;
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

b)conscincia da relao causal-objetiva entre a conduta e o resultado; c)vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. 4-CLASSIFICAO DO DOLO: o dolo pode ser: 4.1-Direto: quando o agente quis o resultado. Ex: o agente desfere golpes de facada na vtima com inteno de mat-la. 4.2-Indireto (Eventual): o agente assume o risco de produzir o resultado. Ex: A deseja matar B que conversa com C. A atira em B matando-o, e, mesmo no querendo, atinge tambm C que vem a morrer. A responde por crime doloso (dolo direto) em relao a B e por crime doloso (dolo indireto) em relao a C. 5- No art. 18, I, do CP, esto previstos o Dolo Direto e o Dolo Indireto: Diz-se o crime doloso quando o agente quis o resultado (dolo direto) ou assumiu o risco de produzi-lo (dolo indireto). LEITURA RECOMENDADA: a)Dolo de Dano e de Perigo b)Dolo Genrico e Especfico c)Dolo Geral Culpa 1-Tipicidade do Crime Culposo:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Nos crimes dolosos suficiente o processo de adequao tpica para ser resolvida a questo da tipicidade do fato. Nos crimes culposos no, pois o tipo aberto. Ex: art. 121, 3, do CP: Se o crime culposo. Para resolver o problema da tipicidade do fato no crime culposo no suficiente o processo de adequao tpica. Isto decorre do fato de no ser o tipo culposo precisamente definido em face da diversidade imensa da formas de conduta. A conduta, no crime culposo, torna-se tpica a partir do instante em que no se tenha manifestado o cuidado necessrio nas relaes com outrem. 1.1-Cuidado Objetivo: a obrigao de realizar condutas de forma a no produzir danos a terceiros. a partir do instante em que no corresponde ao comportamento que teria adotado uma pessoa de discernimento e prudncia, colocada nas mesmas circunstncias que o agente. H , ento, duas condutas comparadas: a conduta concreta do sujeito ativo e a conduta modelo que teria a pessoa-modelo. Diante da situao, qual seria o cuidado exigido de um homem dotado de discernimento e prudncia? Essa conduta esperada denominada Previsibilidade Objetiva. tpica a conduta que deixou de observar o cuidado necessrio objetivamente previsvel. A imprevisibilidade objetiva exclui a tipicidade. 2-Previsibilidade Objetiva: a anteviso do resultado nas condies em que o sujeito se encontrava. Ex: dirigir
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

carro na contramo de direo em que h a possibilidade de ser antevista a vinda de outro veculo em sentido contrrio e a ocorrncia de acidentes. A previsibilidade objetiva no se projeta para o futuro remoto. Trata-se de previsibilidade presente, atual. O legislador exige que o sujeito preveja o que normalmente pode acontecer, no que preveja o extraordinrio, o excepcional. A previsibilidade objetiva torna a conduta tpica. 3-Previsibilidade Subjetiva: a possibilidade do sujeito, segundo suas aptides pessoais e na medida de seu poder individual, prever o resultado. A culpabilidade no delito culposo decorre da previsibilidade subjetiva. Quando o resultado era previsvel para o sujeito, temos a culpabilidade. A observncia do dever genrico de cuidado exclui a tipicidade do fato; a observncia do dever pessoal de cuidado exclui a culpabilidade. 4-Imprudncia, Negligncia e Impercia: so formas de manifestao da inobservncia do cuidado objetivo. a)Imprudncia: a prtica de um fato perigoso. Ex: dirigir veculo em rua movimentada com excesso de velocidade. b)Negligncia: a ausncia de precauo ou indiferena ao ato realizado. Ex: deixar arma de fogo ao alcance de uma criana. Na negligncia o sujeito deixa de fazer alguma coisa que a prudncia impe. Na imprudncia ele realiza uma conduta que a cautela indica que no deve fazer.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A imprudncia positiva (o sujeito pratica uma conduta). A negligncia negativa (o sujeito deixa de fazer algo imposto pela ordem jurdica). c)Impercia: a falta de aptido para o exerccio de arte ou profisso. O motorista, o mdico, o farmacutico, etc, necessitam de aptido terica e prtica para o exerccio de suas atividades. possvel que, em face de conhecimento tcnico ou de prtica lacunosos, essas pessoas venham a causar danos a terceiros. Se o sujeito realiza uma conduta fora de sua arte, ofcio ou profisso, no h que se falar em impercia, mas sim em imprudncia (prtica de um fato perigoso). LEITURA RECOMENDADA: 1)Culpa Consciente e Inconsciente 2)Culpa Prpria e Imprpria 3)Culpa Mediata e Imediata 4)art. 18 do CP PRETERDOLO um elemento hbrido de dolo e de culpa. H dolo na conduta antecedente e culpa na conduta subseqente ou conseqente. Ex: art. 129, 3 do CP. Resultado ou Evento a modificao do mundo exterior provocada pelo comportamento humano voluntrio (art. 13 CP). Ex: no homicdio temos o comportamento humano (ao de desferir facadas) e a modificao do mundo exterior, que constitui o resultado (morte da vtima).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

O RESULTADO CONSCIENTE, segundo Antolisei, tem efeitos: 1)Fsicos: como a destruio de um objeto no crime de dano. 2)Fisiolgicos: como a morte de um homem, no homicdio; na perda de um membro, provocada por leses corporais. 3)Psicolgicos: como a expresso ofensiva por parte de uma pessoa na injria e na difamao. Relao de Causalidade 1-CONCEITO: o nexo existente entre o comportamento humano e a modificao do mundo exterior (resultado). 2-TEORIA DA EQUIVALNCIA DOS ANTECEDENTES CAUSAIS ou DA CONDITTO SINE QUANON adotada pelo CPB. considerada causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido (art. 13 CP). 2.1-Causa: toda condio do resultado. Todos os elementos antecedentes tem o mesmo valor. So todas as foras que cooperam para a produo do resultado. 2.2-Procedimento Hipottico de Eliminao de Thyrn: um fenmeno condio de outro toda vez que, suprimindo-o mentalmente, resulta impossvel conceber o segundo fenmeno. Exemplo: suponha-se que A tenha matado B. Alguns fatos relacionados hipoteticamente com esse crime:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1)Produo do revlver pela indstria; 2)Aquisio da arma pelo comerciante; 3)Compra do revlver pelo agente; 4)Refeio tomada pelo homicida; 5)Emboscada; 6)Disparo de projteis na vtima; 7)Morte. Se alguns atos a, b, c, e e f fossem excludos, o resultado no teria ocorrido. Logo, so considerados causas. Se o ato d fosse excludo ainda assim o evento ocorrido, a letra d no causa do homicdio acima. As pessoas responsveis pelos atos a e b no respondem por crime em face da ausncia de dolo e culpa. A teoria da Conditio Sine Qua Non s aplicada aos crimes materiais e no se aplica aos crimes de mera conduta e formais. 2.3-Causalidade na omisso: no existe uma relao de causa e efeito entre a omisso e o resultado. Do nada, nada surge. incorreto afirmar que a omisso produziu o resultado. A conduta omissiva essencialmente normativa e no naturalstica. A causalidade no formulada em face de uma relao entre a omisso, mas porque no o impediu realizando a conduta a que estava obrigado.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2.3.1-A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado (art. 13, 2). O dever de agir incumbe a quem: 1)Tenha por lei obrigao de cuidado, proteo e vigilncia. Exemplo: a me deixa de alimentar o filho que vem a morrer de inanio (art. 384 CC). 2)De outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado. Exemplo: guia alpino e o alpinista, que, aps o encerramento do contrato resolve guia-lo mais alguns dias gratuitamente. 3)Com seu comportamento anterior criou o risco da ocorrncia do resultado. Exemplo: um exmio nadador convida algum a acompanh-lo em longo nado e em determinado instante, vendo que o companheiro est perdendo as foras no o socorre, deixando-o morrer (Nelson Hungria). 2.4-Supervenincia Causal: A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, impunham-se a quem os praticou (art. 13, 1). uma restrio da Teoria da Conditio Sine Qua Non. 2.4.1-A causa pode ser: a)ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE em relao conduta do sujeito subdivididas em: a.1) Preexistentes: Ex: A desfecha um tiro em B, que vem a falecer pouco depois, no em conseqncia dos ferimentos recebidos, mas porque ingerira veneno. A responde no por homicdio, mas por tentativa ou leso corporal.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a.2) Concomitantes: A fere B no momento exato em que este vem a falecer exclusivamente por fora de um colapso cardaco. A responde apenas pelas leses provocadas. a.3) Superveniente: A ministra veneno na alimentao de B que, quando est tomando a refeio, vem a falecer em conseqncia de desabamento. Nos exemplos a.1, a.2 e a.3, a causa da morte no tem ligao alguma como comportamento do agente, em face disso, ele no responde pelo resultado morte. Se a causa preexistente, concomitante ou superveniente produz por si mesma o resultado, no se ligando de forma alguma com a conduta, esta conduta em relao ao evento uma mera causa. A causa preexistente, concomitante ou superveniente que, por si s, produz o resultado, sendo absolutamente independente, no pode ser imputada ao agente. b)RELATIVAMENTE INDEPENDENTE em relao conduta do agente, subdivididas em: b.1) Preexistentes: Ex: A golpeia B, hemoflico, que vem a falecer em conseqncia dos ferimentos, com a contribuio de sua particular condio fisiolgica. b.2) Concomitantes: Ex: A desfecha um tiro em B no exato instante em que este est sofrendo um colapso cardaco provando-se que a leso contribuiu para a morte da vtima. b.3) Superveniente: A fere B , que levado a um hospital que, chegando l, morre em decorrncia de um incndio. Nos exemplos b.1 e b.2 as causas (hemofilia e colapso cardaco) no excluem a ao causal
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

desenvolvida pelos agentes. Respondem os agentes pelo resultado morte, porque no foram a hemofilia e o colapso cardaco que, de forma exclusiva, produziram o resultado. No exemplo b.3, A no responde pelo resultado morte, mas apenas pelas leses corporais (art. 13, 1). RESUMO DAS CAUSAS:
ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES

Preexistentes Concomitante Superveniente

H excluso de nexo causal

RELATIVAMENTE INDEPENDENTES

Preexistentes Concomitante

O resultado imputvel

Superveniente

(art. 13, 1)

Erro de Tipo ou Erro de Fato o que incide sobre as elementares ou circunstncias da figura tpica, sobre os pressupostos de fato de uma causa de justificao ou dados secundrios da norma incriminadora. o que faz o sujeito supor a ausncia de elemento ou circunstncia da figura tpica incriminadora.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

EXEMPLO DE ERRO SOBRE AS ELEMENTARES DO CRIME: A dispara um tiro de revlver no que supe ser um animal bravio, vindo a matar um homem. OBSERVAES IMPORTANTES: 1)O erro incide sobre um elemento do crime de homicdio. A sups a ausncia da elementar algum (pessoa humana) contida na descrio do tipo, isto , na descrio do crime de homicdio. 2)Em face do erro no se encontra presente o elemento subjetivo do crime, ou seja, o dolo. 3)No h conscincia da conduta e do resultado nem a vontade de realizar a conduta contra a vtima e de produzir o resultado (dolo). EXEMPLO DE ERRO SOBRE CIRCUNSTNCIA QUALIFICADORA DO CRIME: A, desconhecendo a relao de parentesco, induz a prpria filha a satisfazer a lascvia de outrem. A responde pela forma tpica fundamental do art. 227 do CP, sem a qualificadora do 1. EXEMPLO DE ERRO SOBRE OS PRESSUPOSTOS DE FATO DE UMA CAUSA DE JUSTIFICAO ( a chamada Legtima Defesa Putativa): A promete matar B, B, prevendo o fato, compra um revlver. Ao encontrarem-se A e B, A mete uma das mos no bolso. B, achando que A ir sacar de uma arma, atira e mata A. Verifica-se depois que A estava desarmado e que, na verdade, ia apanhar um leno no bolso. O erro de tipo exclui o dolo, mas pode o sujeito responder por crime culposo (ler art. 20, 1).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. O erro de tipo pode ser: 1)ERRO ESSENCIAL: o que versa sobre elementares ou circunstncias do crime. H erro de tipo essencial quando a falsa percepo impede o sujeito de compreender a natureza criminosa do fato. EXEMPLO: matar um homem supondo tratar-se de um animal bravio. O erro essencial possui duas formas: 1)ERRO INVENCVEL (ou escusvel ou inculpvel): quando no pode ser evitado pela diligncia normal. Qualquer pessoa cometeria o erro. 2)ERRO VENCVEL (ou inescusvel ou cultural): quando o erro pode ser evitado pela diligncia ordinria. Resulta de negligncia ou imprudncia. Qualquer pessoa, empregando a prudncia normal, exigida pela ordem jurdica, no cometeria o erro em que incidiu o agente. EFEITOS DO ERRO DE TIPO ESSENCIAL: Tratando-se de erro essencial, os efeitos variam conforme a sua natureza (vencvel ou invencvel): 1)O erro essencial invencvel exclui o dolo e a culpa, ou seja, o autor no responde nem por crime doloso nem culposo. 2)O erro essencial vencvel exclui o dolo, mas no a culpa, desde que previsto em lei o crime culposo.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

No exemplo do caador que atira no amigo supondo tratar-se de um animal bravio podem ocorrer duas hipteses: 1) Provando-se que qualquer pessoa, nas condies em que se viu envolvido, teria a mesma suposio, qual seja, que se tratava de um animal bravio (art. 20, 1 parte) h erro essencial invencvel na hiptese. 2) Provando-se que qualquer pessoa, nas condies em que o caador se viu envolvido, com observncia do cuidado objetivo, no incidiria em erro, h excluso do dolo, mas no da culpa (art. 20, 2 parte). H, na hiptese, erro essencial vencvel, que tambm previsto no 1, 2 parte do art. 20. s vezes o erro quanto condio integrante do tipo opera desclassificao para outro delito. Ex: o sujeito injuria em funcionrio pblico no exerccio da funo, desconhecendo a qualidade pessoal da vtima. No responde por desacato (art. 331), mas por injria (art. 140). As descriminantes putativas (legtima defesa putativa, estado de necessidade putativo, estrito cumprimento do dever legal putativo e exerccio regular de direito putativo) so espcies de erro a serem estudados aps a anlise desses institutos previstos no art. 23 do CP. Erro Provocado por Terceiro
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Responde pelo crime o terceiro que determina o erro (art. 20, 2). O erro pode ser: Espontneo: quando o agente incide em erro sem a participao provocadora de terceiro. o erro estudado anteriormente. Provocado: quando o sujeito a ele induzido por conduta de terceiro. A provocao pode ser: Dolosa e Culposa. H provocao dolosa quando o erro preordenado pelo terceiro, isto , o terceiro conscientemente induz o sujeito a incidir em erro. Neste caso o agente provocador responde pelo crime a ttulo de dolo. Exemplo: desejando matar C, A entrega uma arma municiada a B, fazendo crer que se encontra descarregada e o induz a acionar o gatilho em direo a vtima C. B aciona o gatilho e mata o ofendido. A responde por homicdio doloso. O provocado B, em face do erro, no responde pelo crime, salvo se agiu com culpa, respondendo, ento por crime culposo. Existe provocao culposa quando o terceiro age com imprudncia, negligncia ou impercia. Exemplo: sem verificar se a arma se encontra carregada ou no A entrega a B, afirmando que se encontra sem munio, induzindo-o a acionar o gatilho. Acionando, o projtil atinge C matando-o. O provocador responde por homicdio culposo.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Erro Acidental o que versa sobre dados acidentais do delito ou sobre a conduta de sua execuo. No impede o sujeito de compreender o carter ilcito de seu comportamento. Mesmo que no existisse, ainda assim a conduta seria antijurdica. Casos de erro acidental: a) Erro sobre o objeto (Error in Objecto) b)Erro sobre pessoa (Error in persona, art. 20, 3) c) Erro na Execuo (aberratio ictus, art. 73) d)Resultado diverso do pretendido (aberratio criminis, art. 74) Erro sobre o objeto: objeto material do crime a pessoa ou a coisa sobre a qual incide a conduta do agente. A expresso erro sobre o objeto, porm, no se estende a ambas, restringindo-se coisa. Exemplo: A subtrai acar supondo tratar-se de farinha. O erro neste caso irrelevante, pois a lei tutela a posse e a propriedade de qualquer. A responde por furto. Erro sobre a pessoa: nele o sujeito atinge uma pessoa supondo tratar-se da que pretendia ofender. O erro quanto pessoa, contra qual o crime praticado, no isenta de pena (art. 20, 3).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Exemplo: A pretende matar B. Encontra-se com C, ssia de B e mata-o. Responde por homicdio doloso, como se tivesse matado B (ler art. 20, 3). Erro na execuo (Aberratio ictus): significa aberrao no ataque ou desvio do golpe. No existe viciamento da vontade no momento da realizao do fato, mas erro ou acidente no emprego dos meios de execuo do delito. H duas formas de aberratio ictus: a) Aberratio ictus com unidade simples (com resultado nico: morte ou leso corporal). b)Aberratio ictus com unidade complexa (com resultado complexo). Existe aberratio ictus com resultado nico quando em face do erro na conduta causal um terceiro vem a sofrer o resultado, que pode ser morte ou leso corporal. Exemplo: o agente atira sobre a vtima virtual (ou seja, a que queria atingir), que se encontra ao lado de outra pessoa, erra o alvo e vem a matar ou ferir esta (vtima efetiva). H um s resultado (leso corporal ou morte). Segundo o C.P.B. na aberratio ictus comunidade de resultado h um s delito (tentado ou consumado). Podem ocorrer duas hipteses:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1)A vtima efetiva sofre leso corporal: o agente responde por tentativa de homicdio. 2)A vtima efetiva vem a falecer. O C.P.B. v uma unidade de crime, um s crime doloso, como se o agente tivesse matado a vtima virtual (ler art. 73 do CP). A aberratio ictus com duplicidade de resultado ocorre quando o agente atinge a vtima virtual terceira pessoa. Aplica-se a 2 parte do art. 73 (ler). A aberrao no ataque ocorre por acidente ou erro no uso dos meios de execuo: Exemplo: erro de pontaria; desvio da trajetria do projtil por algum haver esbarrado no brao do agente no instante do disparo; desvio de golpe de faca pela vtima, etc. Diferena entre aberratio ictus e error in persona Na aberratio ictus a pessoa visada pelo sujeito sofre perigo de dano, enquanto isso no ocorre no erro sobre a pessoa. (ler art. 73 do CP). Resultado Diverso do Pretendido Aberratio Criminis significa o desvio do crime. O Cdigo Penal manda que o resultado diverso do
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

pretendido seja munido a ttulo de culpa. Podem ocorrer vrios casos, 04 hipteses: 1) O agente quer atingir uma coisa e atinge uma pessoa: responde pelo resultado a ttulo de culpa (homicdio ou leso corporal culposos). 2) O agente pretende atingir uma pessoa e atinge uma coisa: no responde por crime de dano culposo, uma vez que o CP no prev a modalidade culposa. Pode responder por tentativa de homicdio ou tentativa de leso corporal. 3) O agente quer atingir uma pessoa, vindo atingir esta e uma coisa: responde pelo resultado produzido na pessoa, no havendo crime de dano (no h dano culposo). 4) O agente quer atingir uma coisa, vindo a atingir esta e uma pessoa: responde por dois crimes: dano (art. 163) e homicdio ou leso corporal culposa em concurso formal.

Quadro Sinptico

culpa) Erro de Tipo

Essencial Vencvel (exclui o dolo, no a Erro sobre o objeto Erro sobre a pessoa Acidental Erro na execuo

Invencvel (exclui o dolo e a culpa)

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Resultado diverso do pretendido

Erro de Proibio o que incide sobre a ilicitude do fato. O agente, diante do erro, supe lcito o fato por ele cometido. - Ele supe inexistir a regra de proibio. - Ningum se escusa de cumprir a Lei alegando que no a conhece (art. 3 LICC). - No exclui a culpabilidade alegar o sujeito no conhecer a Lei ou conhec-la mal, somente se aproveitando de uma atenuante genrica (CP, art. 65, II). 1-ITER CRIMINIS o conjunto de fases pelas quais passa o delito. 1.1-O iter criminis compe-se de quatro fases distintas, a saber: a)cogitao b)atos preparatrios (ou preparao) c)execuo d)consumao 1.1.1-COGITAO O caminho do crime comea com a idia, o pensamento acerca do delito. Em regra, a cogitao irrelevante para o Direito Penal. H casos em que o mero desgnio ou propsito de vir a cometer o delito j constitui crime. Exemplos: Incitao ao crime (art. 286) e quadrilha ou bando (art. 288), CP.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1.1.2-ATOS PREPARATRIOS - a fase em que o agente mune-se dos meios necessrios para a execuo futura do delito. Em regra, os atos preparatrios tambm so impunveis. 1.1.3-EXECUO h trs teorias que procuram distinguir a execuo dos atos preparatrios: a)critrio material h ato executrio quando a conduta do agente ataca o bem jurdico tutelado. Exemplo: A, pretendendo assassinar B, desfere-lhe violenta facada. b)critrio formal existe ato de execuo quando o comportamento do agente d incio a realizao do tipo. Exemplo: pretendendo matar B, A levanta o punhal para atingi-lo. c)critrio objetivo-individual (Welzel e Zaffaroni) h distino entre comeo de execuo do crime e comeo de execuo da ao tpica. O conceito de execuo do crime mais amplo. Para eles so atos executrios do crime aqueles imediatamente anteriores conduta que se amolda ao verbo do tipo. 1.1.4-CONSUMAO O crime consumado quando o agente realizou todos os elementos que compem a descrio do tipo penal. Exemplos: o homicdio e o infanticdio consumam-se com a morte da vtima; a leso corporal com a ofensa integridade corporal u sade da vtima, etc. Ler art. 14, I, CP.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2-TENTATIVA - a execuo iniciada de um crime , que no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. 2.1-ELEMENTOS DA TENTATIVA a)incio de execuo do tipo; b)no-consumao do crime por circunstncias alheias vontade do agente. 2.1.1- O iter criminis pode ser interrompido por dois motivos: a)pela vontade do agente (neste caso fala-se em desistncia voluntria ou arrependimento eficaz); b)pela interferncia de circunstncias alheias vontade do agente. Nesta segunda hiptese fala-se em tentativa. 2.1.2-Formas de tentativa a)perfeita o agente realiza tudo o que acha necessrio para produzir o resultado, mas ele no ocorre. Exemplo: agente desfecha todos os projteis de seu revlver na vtima, que,atingida levada a um hospital onde uma interveno cirrgica salva sua vida. b)imperfeita (ou tentativa branca ou incruenta) o agente no exaure toda a sua potencialidade lesiva por circunstncias alheias sua vontade. Exemplo: o agente, aps golpear a vtima, brande o punhal para desferir o golpe fatal, quando algum lhe toma a arma. 2.1.3-INFRAES TENTATIVA a)crimes culposos QUE NO ADMITEM

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

b)crimes preterdolosos c)contravenes penais 3-DESISTNCIA VOLUNTRIA ocorre quando o agente desiste, voluntariamente, de prosseguir na execuo do crime, s respondendo pelos atos j praticados. A desistncia voluntria conhecida por tentativa abandonada, em que por razes de poltica criminal, se estimula o agente a no consumar o delito. Na desistncia voluntria, o agente, embora tenha iniciado a execuo, no a leva adiante, desistindo da realizao tpica. Exemplos: A entra na casa de B e desiste da subtrao que pretendia efetuar; A adquire um revlver para matar B e pe-se de atalaia. Ao avistar B, desiste de seu intento homicida. 4-ARREPENDIMENTO EFICAZ ocorre quando o agente, aps ter esgotado os meios de que dispunha para a prtica do crime, arrepende-se e evita que o resultado ocorra. O agente pratica nova atividade para evitar o resultado. imprescindvel que a ao seja coroada de xito. Que impea ele a consumao do crime. No se pode falar em arrependimento eficaz se o crime se consumou. Exemplos: o agente ministra um antdoto pessoa que envenenou; o agente retira da gua a pessoa que pretendia matar afogada (Jos Frederico Marques). Como na desistncia voluntria, o agente responder pelos atos j praticados.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

4.1-ARREPENDIMENTO POSTERIOR (ler art. 16, CP). 5-CRIME IMPOSSVEL (art.17, CP) o crime impossvel tambm conhecido por tentativa impossvel, tentativa inidnea, tentativa inadequada ou quase crime. H duas espcies de crime impossvel: a)por ineficcia absoluta do meio; b)por absoluta impropriedade do objeto. 5.1-Por ineficcia absoluta do meio empregado pelo agente o meio ineficaz, inadequado para que o agente possa obter resultado pretendido. Exemplos: 1- tentar matar por envenenamento uma pessoa, utilizando como meio gua potvel; 2- tentar matar a tiros uma pessoa com um revlver desmuniciado. 5.2-Por impropriedade absoluta do objeto nesta hiptese, impossvel o agente atingir o fim almejado. Exemplos: 1-manobras abortivas em mulher que no est grvida; 2-matar uma pessoa que j est morta. 1-CONCURSO DE PESSOAS ocorre quando o crime cometido por duas ou mais pessoas. 1.1-Espcies de concurso de pessoas: 1.1.1-necessrio quando ocorre necessariamente o concurso de mais de uma pessoa para sua prtica. Exemplo: rixa, formao de quadrilha, etc. 1.1.2-eventual quando no se exige mais de uma pessoa para a prtica do crime. 1.2-Modalidades de concurso de pessoas:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1.2.1-co-autoria so co-autores os que executam comportamento que a lei define como crime. Exemplo: no roubo, um ameaa e outro recolhe os valores da vtima. 1.2.2-participao os partcipes no praticam a conduta que a lei define com crime, mas contribuem de qualquer modo para sua realizao. A participao pode ser: 1)moral feita atravs da instigao 2)material a pessoa adota um comportamento positivo ou negativo. 1.3-AUTORIA MEDIATA quando o agente consegue a execuo do crime atravs de pessoa que atua sem culpabilidade. Exemplo: utilizar um menor ou dbil mental para a prtica de um crime. Nesta hiptese no h co-autoria, mas apenas um autor mediato pela realizao indireta do fato tpico. 1.4-CO-AUTORIA EM CRIME CULPOSO pode ocorrer, desde que exista um vnculo psicolgico entre duas pessoas na prtica da conduta, ainda que no em relao a resultado. Exemplo: dois operrios que lanam, imprudentemente, uma tbua do andaime, ferindo um transeunte; duas pessoas que preparam uma fogueira, causando por negligncia um incndio. 1.5-MULTIDO DELINQENTE possvel o cometimento de crime por multido delinqente, como nas hipteses de linchamento, depredao, saque, etc. Respondero todos os agentes por homicdio, dano, roubo, neste exemplo, mas tero as penas atenuadas (ler art. 65, III, e, CP).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1-CONCURSO DE CRIMES quando o agente pratica dois ou mais crimes por meio de uma ou mais aes ou omisses. 1.1-H trs espcies: a)concurso material (ou real) b)concurso formal (ou ideal) c)crime continuado (continuidade delitiva) 1.1.1-Concurso material ocorre quando o agente comete dois ou mais crimes mediante mais de uma ao ou omisso.Subdivide-se em duas espcies: a) concurso homogneo os delitos praticados so da mesma natureza. Exemplo: vrios roubos. b)Concurso heterogneo os delitos so de natureza diferente. Exemplo: homicdio, furto, roubo, etc. Na hiptese de concurso material as penas so aplicadas cumulativamente (somadas) 1.2-CONCURSO FORMAL quando o agente pratica dois ou mais crimes mediante uma s conduta. Exemplo: o agente ao explodir uma bomba, provoca vrios homicdios. Na hiptese de concurso formal se as penas previstas so idnticas, impe-se uma s e se diversas as penas aplica-se a mais grave delas, porm em qualquer caso, sempre acrescida de um sexto at a metade.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

1.2.1-CONCURSO FORMAL IMPRPRIO OU IMPERFEITO quando o agente, com uma s conduta dolosa, causa dois ou mais resultados cm desgnios autnomos, ou seja, o agente deseja s vrios resultados. Exemplo: cidado A amarra B e C, seus inimigos, para abate-los com um s tiro. A envenena a sopa com o intuito de assassinar uma famlia inteira. No concurso formal imprprio, aplica-se o critrio do cmulo material, isto , as penas so somadas. 1.3-CRIME CONTINUADO quando o agente comete dois ou mais crimes da mesma espcie, mediante mais de uma conduta estando s delitos, porm, unidos pela semelhana de determinadas circunstncias. As circunstncias so as condies de tempo, lugar, modo de execuo ou outras circunstncias que permitam deduzir a continuidade. Pena (ler o art. 71 1 seu pargrafo nico).

Coao Irresistvel e Obedincia Hierrquica Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia ordem no manifestante ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem (art. 22). A Coao Irresistvel pode ser: a) Fsica b)Moral
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Coao Fsica Irresistvel: quando h o emprego de fora fsica para obrigar o sujeito a praticar um crime. O coator usa meios que impedem o agente de resistir, porque sua ao (ou omisso) esto submetidos fisicamente ao coator. No existe na coao fsica, ao voluntria do coacto.

Exemplos: - Amarrar o sujeito para que no preste socorro a uma pessoa gravemente ferida (omisso do socorro). - Apertar a mo do agente que dispara o revlver e mata uma pessoa (homicdio). Coao Moral Irresistvel: nela h uma ameaa, a vontade do coacto no livre. - indispensvel que a acompanhe um perigo srio e atual de que ao co-agido no possvel se eximir. - A ameaa geradora da coao moral irresistvel pode Ter por objeto no a pessoa do coacto mas outras que estejam sentimentalmente ligadas a este (esposa, filhos, amigos ntimos, etc.). - Podendo o agente reagir coao (coao resistvel) e no o fazendo responde pelo ato ilcito praticado, porm com uma atenuante genrica (art. 65, III, C, 1 parte).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Obedincia Hierrquica: a manifestao de vontade do titular de uma funo pblica a um funcionrio que lhe subordinado, no sentido de que realize uma conduta (Jos Frederico Marques). A ordem pode ser: - Legal - Ilegal Quando a ordem legal, nenhum crime comete o subordinado (e nem o superior) pois se encontra em estilo cumprimento do dever legal. Exemplo: um delegado de polcia, em cumprimento a ordem superior, prende algum que se encontra em flagrante delito. A ordem Ilegal pode ser: - Manifestamente ilegal - No manifestamente ilegal Quando a ordem manifestamente ilegal, respondem pelo crime o superior e o subordinado. Exemplo: o delegado de polcia determina ao investigador que exija do autor de um crime determinada quantia, a fim de no ser instaurado Inqurito Policial. Os dois respondem por crime de concusso (art. 316, Caput, do CP).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Nelson Hungria Apresenta um exemplo de ordem emanada de superior hierrquico no manifestamente ilegal: Um bisonho soldado de polcia, por ordem do comandante da escolta, mata com um tiro de fuzil, supondo agir por obedincia hierrquica, o criminoso que tenta fugir ou impe resistncia passiva ao mandado de priso. Aplica-se, neste caso, o disposto no art. 22, 2 parte, do CP. Excluso de Ilicitude ou de Antijuridicidade No h crime quando o agente pratica o fato: (art. 23 do CP). 1)Em estado de necessidade; 2)Em legtima defesa; 3)Em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito. 1) Estado de Necessidade: (proceder a leitura do art. 24 do C.P.B.). a situao de perigo atual, no provocada voluntariamente pelo agente, em que este lesa bem de outrem ou alheio, cujo sacrifcio no podia ser razoavelmente exigido.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2) Requisitos do Estado de Necessidade: Situao de perigo ou situao de necessidade; Conduta lesiva ou fato necessitado. 2.1) So requisitos da situao de perigo: a) Perigo atual ou iminente: atual o que est acontecendo, iminente prestes a ocorrer. b) Ameaa a direito prprio ou alheio: na expresso direito est implcito qualquer bem jurdico, como a vida, a honra, a liberdade, o patrimnio, etc. A interveno necessria pode ocorrer para salvar um bem jurdico do sujeito ou de terceiro (no se exige relao de parentesco, amizade ou subordinao entre o agente e o terceiro necessitado). Os interesses em litgio devem se encontrar protegidos pelo direito. Se a ordem jurdica nega proteo a um dos bens jurdicos, fica afastada a ocorrncia do estado de necessidade. Ex: o condenado a morte no pode alegar encontrar-se em estado de necessidade diante do carrasco, pois o estado negou proteo a seu direito de vida. c) Situao de Perigo no causada voluntariamente pelo sujeito: Ex: uma pessoa que causa dolosamente incndio em um navio, no pode alegar estado de necessidade. d)Inexistncia do dever legal de enfrentar o perigo:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

indispensvel que o sujeito no tenha o dever imposto por lei de sofrer o risco de sacrificar o prprio interesse. Ex: o funcionrio pblico da repartio sanitria no pode escusar-se de atender vtimas de uma epidemia. Ex: o policial no pode deixar de perseguir malfeitores sob o pretexto de que esto armados. 2.2) So requisitos da conduta lesiva: a) Inevitabilidade do comportamento lesivo: o agente no tem outro meio de evitar o perigo ao bem jurdico prprio ou de terceiro, por isso pratica o fato necessitado. b) Inexigibilidade de sacrifcio do interesse ameaado: deve haver proporcionalidade entre a gravidade do perigo que ameaa o bem jurdico do agente (ou do terceiro) e a gravidade da leso causada pelo fato necessitado. Ex: a prtica de homicdio para impedir a leso de um bem patrimonial de nfimo valor. c) Conhecimento da situao de fato justificante: quando o sujeito no tem conhecimento de que age para salvar interesse prprio ou de terceiro NO h estado de necessidade. Legtima Defesa 1-Legtima defesa (consideraes gerais):
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

fuga.

a) S o Estado tem o direito de castigar o autor do delito. b) Nem sempre o Estado se encontra em condies de intervir direta ou indiretamente para resolver problemas da vida cotidiana. c)Diante da agresso injusta no se exige a

2-Natureza Jurdica: um direito que exclui a antijuricidade. 3-Conceito Legal: entende-se em legtima defesa quem usando moderadamente dos meios necessrios repele injusta agresso atual ou iminente a direito seu ou de outrem. (art. 25 CPB). 4-Requisitos da Legtima Defesa: 4.1-Agresso injusta, atual ou iminente. * Agresso a conduta humana que ataca ou coloca em perigo um bem jurdico. * O ataque de um animal no enseja a legtima defesa e sim o estado de necessidade. * A agresso pode ser ativa ou passiva. * Exemplo de agresso passiva: a conduta do carcereiro que diante do Alvar de soltura, por vingana, se nega a libertar o recluso. * A agresso deve ser injusta. Se a agresso licita a defesa no pode ser legtima. * Exemplo de agresso justa: diligncia de penhora realizada por um oficial de justia, munido de mandado judicial.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

* A conduta do oficial de justia constitui agresso, mas no injusta. * A mera provocao do agredido no exclui a legtima defesa. Se a provocao no constitui agresso, no fica excluda a legtima defesa. * Alm de injusta a agresso deve ser atual ou iminente. * Agresso atual a presente, a que est acontecendo. Exemplo: A est agredindo B a golpes de faca. * Agresso iminente a que est prestes a acontecer. Exemplo: A est perseguindo B para mat-lo a golpes de faca. * No h legtima defesa contra agresso passada (vingana) ou futura (o agente pode recorrer a polcia). 4.2-Direito do agredido ou de terceiro atacado ou ameaado de dano pela agresso: * H duas formas de legtima defesa: 1) Legtima defesa prpria: Quando o autor da repulsa o prprio titular do bem jurdico atacado ou ameaado. 2) De terceiro quando a repulsa visa defender interesse de terceiro. 4.3-Repulsa com os meios necessrios: 1) A conduta de defesa deve ser necessria para repelir a agresso. 2) A pessoa que repele a agresso deve optar pelo meio produtor do menor dano.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

4.4-Moderao na repulsa necessria: a pessoa deve agir com moderao, no empregando o meio alm do que preciso para evitar a leso do bem prprio ou de terceiro. * Excesso na legtima defesa: O excesso consiste na intensificao da conduta. * Para reconhecer que houve excesso, preciso admitir que se encontram presentes as condies bsicas da legtima defesa. * Uma delas entretanto, a proporcionalidade, encontra-se hipertrofiada. * O excesso pode ser doloso ou culposo. Exemplo de excesso doloso: A em legtima defesa comete leso corporal grave em B. J prostrado o agressor, A continua a agredi-lo provocando-lhe a morte. 4.5-Diferenas entre Legtima Defesa e Estado de Necessidade: a) No estado de necessidade h um choque entre bens jurdicos, na legtima defesa h ataque ou ameaa de leso a um bem jurdico. b) No estado de necessidade o perigo pode advir de conduta humana, fora da natureza ou ataque de um animal irracional. Na legtima defesa a agresso parte de um ser humano. 4.6-Ofendculos: so obstculos, impedimentos ou tropeo. Juridicamente significa aparato para defender o patrimnio, o domiclio ou qualquer bem jurdico de ataque ou ameaa.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Ex: Cacos de vidro no muro, pontas de lana na amurada, corrente eltrica na maaneta da porta, arame farpado e etc. A colocao de ofendculos constitui exerccio regular do direito. Quando funciona em face de um ataque, o problema de legtima defesa. A agresso injusta ocorre quando o ladro tenta forar a fechadura da porta interna da residncia. Estrito Cumprimento do Dever Legal 1-Estrito cumprimento do dever legal (consideraes gerais): a) causa de excluso de antijuridicidade. b) Ocorre quando existe um dever imposto pelo direito positivo (regulamento, decreto ou lei, etc.), ou seja, qualquer lei penal ou extra-penal. c) necessrio que o sujeito pratique o fato em face de um dever imposto pela lei. d) Exige-se que o sujeito tenha conhecimento de que est praticando o fato em face de um dever imposto pela lei. 2-Exemplo estrito cumprimento do dever legal: a) Carrasco que executa o condenado a pena de morte. b) Morte do inimigo no campo de batalha. 3-Exerccio regular do direito:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a) A expresso direito empregada em sentido amplo. b) Abrange todas as espcies de direito. c) O exerccio deve ser regular, isto , o agente deve obedecer rigorosamente aos requisitos objetivos traados pelo poder pblico. 4-Exemplos de Exerccio regular do direito: a) Direito de Reteno: permitido pelo Cdigo Civil. b) Direito de Correo: dos pais em relao aos filhos. c) Priso em flagrante: realizada por particular. 5-Outros exemplos doutrinrios: a) Intervenes mdicas e cirrgicas. b) Violncia esportiva, desde que haja obedincia irrestrita s regras do jogo. Imputabilidade 1-Consideraes Gerais: - A culpabilidade um juzo de reprovao, somente pode ser responsabilizado o sujeito quando poderia ter agido em conformidade com a norma penal. - O livre arbtrio que tem o homem de escolher entre o bem e o mal cria a responsabilidade pelos atos ilcitos que praticou. - Essa responsabilidade chamada imputao, de onde provm o termo imputabilidade que elemento da culpabilidade.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Imputabilidade , portanto, a aptido para ser culpvel. - H imputabilidade quando o sujeito capaz de compreender a ilicitude de sua conduta e de agir de acordo com esse entendimento. (Hans Welzel) - Quem no tem essa capacidade de entendimento e de determinao inimputvel, eliminando-se a culpabilidade. 2-Critrios para a determinao da Imputabilidade: - Biolgico (ou etiolgico) - Psicolgico - Biopsicolgico
-

Critrio Biolgico: Segundo ele a pessoa que apresenta uma anomalia psquica sempre inimputvel, no se indagando se essa anomalia retirou do agente a inteligncia e a vontade no momento do fato. Critrio Psicolgico: Nele so verificadas apenas as condies psquicas do autor no momento do fato, afastada qualquer preocupao a respeito da existncia ou no de doena mental ou distrbio psico-patolgico. - considerado um critrio pouco cientfico e de difcil averiguao. Critrio Biopsicolgico: (ou misto): combina os dois anteriores. Verifica-se em primeiro lugar se o agente doente mental ou tem desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Em caso negativo, no inimputvel, isto , ser considerado imputvel. - Caso positivo, averigua-se se era ele capaz de entender o carter ilcito do ato; ser inimputvel se no tiver essa capacidade. - Tendo capacidade de entendimento, apura-se se o agente era capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento. - Inexistente a capacidade de determinao, o agente tambm inimputvel. O critrio Biopsicolgico foi o critrio adotado pelo nosso Cdigo Penal, no art. 26 (ler). 3-Excluem a Imputabilidade: - A doena mental e o desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26). - A menoridade (art. 27). - A embriaguez fortuita completa (art. 28, 1). Inimputabilidade por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (ler art. 26, CP). Menciona o art. 26: A doena mental, que abrange todas as molstias que causam alterao mrbida sade mental. As doenas mentais podem ser: - Funcionais: como a esquizofrenia, a psicose manaco-depressiva, a parania, a epilepsia. - Orgnicas: como a paralisia progressiva, sfilis cerebral, a histeria, a arteriosclerose cerebral.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves


-

Txicas: como a psicose alcolica ou por medicamentos, etc.

O art. 26, alude ao desenvolvimento mental incompleto: o caso dos silvcolas no adaptados civilizao. Normalmente so includos no pargrafo nico do art. 26. Esto includos, ainda, os surdos-mudos que no receberam instruo adequada. O desenvolvimento mental retardado o estado mental dos oligofrnicos (imbecilidade e idiota), incapazes de entendimento. No basta a presena de uma dessas situaes (doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado) para que fique excluda a imputabilidade. preciso ser feita uma aferio no aspecto intelectivo e volitivo. S inimputvel aquele que, ao tempo da conduta, era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato. imputvel aquele que, embora portador de doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, tem capacidade de entender a ilicitude de seu comportamento e de se auto determinar.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Excluda a imputabilidade por incapacidade total de entendimento da ilicitude do fato ou de autodeterminao, o autor do fato absolvido. O agente, contudo, ser submetido, obrigatoriamente, a medida de segurana de internao em hospital psiquitrico.

Menoridade: uma hiptese de inimputabilidade prevista no art. 27 (ler). Adotou-se no dispositivo um critrio puramente biolgico (idade do autor do fato). No se leva em conta o desenvolvimento mental do menor, que no est sujeito sano penal ainda que plenamente capaz de entender o carter ilcito do fato.

Outras Legislaes Penais: Inglaterra, Grcia 17 anos. Espanha. Israel, Blgica 16 anos. ndia, Egito, Paraguai 15 anos. Haiti 14 anos. Sucia, Chile 21 anos. Tempo da Maioridade: considerado imputvel aquele que comete o fato tpico aos primeiros momentos do dia em que completa 18 anos pouco importando a hora exata de seu nascimento.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Nos crimes permanentes imputvel o agente que no incio da ao tem 17 anos, mas completa 18 durante ela. Comprovada a menoridade penal do ru, o Processo deve ser anulado Ab initio por ausncia de legitimidade passiva. circunstncia atenuante genrica ter o agente menos de 21 anos (art. 65, I). Os prazos da prescrio, nessa hiptese, so reduzidos de metade (art. 115). Emoo e Paixo: Emoo: um estado afetivo que, sob uma impresso atual, produz repentina e violenta perturbao do equilbrio psquico. Segundo KANT, sendo intensa comparvel a torrente que rompe um dique. Ex: ira, medo, alegria, surpresa, vergonha, prazer ertico, etc. Paixo: uma profunda e duradoura crise psicolgica que ofende a integridade do esprito e do corpo, que pode arrastar muitas vezes o sujeito ao crime. Ex: O amor, o dio, a avareza, o cime, o patriotismo, etc.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A diferena entre a emoo e a paixo reside no fato de ser a primeira aguda e de curta durao e a segunda crnica e de existncia mais estvel. (ler art. 65, III, c, ltima parte e 121, 1).

Embriaguez: a intoxicao aguda e transitria causada pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos que privam o sujeito da capacidade normal de entendimento. Tipos de Embriaguez: Voluntria Culposa Fortuita Embriaguez Voluntria: quando o agente pretende embriagar-se, procurando intencionalmente o estado de ebriedade. dita preordenada se o agente bebe para melhor poder cometer o crime. Embriaguez Culposa: quando o agente, no pretendendo embriagar-se, bebe demais, imprudentemente, chegando assim ao estado de embriaguez. Embriaguez Fortuita ou por fora maior: o agente no quer embriagar-se, nem fica embriagado por culpa sua. A embriaguez fortuita (ou acidental) decorre de caso fortuito ou de fora maior. O sujeito no quer embriagar-se, nem fica embriagado por culpa sua. (ler art. 28, 1).

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Exemplos: 1-Cair em um tonel de aguardente (Caso Fortuito.) 2-O agente forado a beber ou ingere a substncia alcolica que lhe foi ministrada em uma bebida incua (Fora Maior.) Graus ou Fases da Embriaguez: Incompleta (fase de excitao) Completa (fase de depresso) Comatosa (fase letrgica) Embriaguez Incompleta: h afrouxamento dos freios morais. O agente tem ainda conscincia, mas se torna excitado desinibido. Embriaguez Completa: h o desvanecimento de qualquer censura moral, ocorrendo confuso mental, falta de coordenao motora, no tendo o agente mais conscincia e vontade livres. Embriaguez Comatosa: o sujeito cai em sono profundo. A embriaguez comatosa interessante sua anlise na hiptese de crimes omissivos. Na embriaguez preordenada h agravante para o agente (art. 61, II, L). Reduo de pena na hiptese de embriaguez (art. 28, 2). A embriaguez no apenas a alcolica pode ser causada por morfina, cocana, maconha, ter, clorofrmio, etc.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Inexigibilidade de Conduta Diversa: O CP no contempla a inexigibilidade de conduta diversa como causa geral de excluso da culpabilidade. O sistema penal vigente no Pas somente admite a inexigibilidade de conduta diversa como causa excludente da culpabilidade quando expressamente prevista (Ex: coao irresistvel). Leitura Extra-Classe: Potencial conscincia da ilicitude. Penas 1-Origem: A pena tem uma origem sacramental. Os homens primitivos no podendo explicar os acontecimentos que fugiam ao cotidiano, passaram a atribu-los a seres sobrenaturais. Esses seres premiavam ou castigavam a comunidade pelo seu comportamento. As obrigaes devidas aos deuses (Totens) acarretavam graves castigos, quando no eram cumpridas. Da diversidade das tribos surgiram duas espcies de penas: a perda da paz e a vingana do sangue, que evoluram para o Talio e a Composio. Nas civilizaes antigas a sano mais freqente era a norte, e a represso atingia no s o patrimnio, mas tambm os descendentes do infrator,
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Na Grcia Antiga e no Imprio Romano predominavam a pena capital e o desterro, aoites, mutilaes, etc. Sneca foi um dos primeiros filsofos a pregar a idia de que se deveria pena, finalidades superiores como a defesa do Estado, a preveno geral e a correo geral dos delinqentes. Na Grcia Clssica imaginou-se uma fundao pedaggica para a pena. 2-Escolas Penais: Investigando o direito e o dever de punir do Estado, surgiram trs correntes doutrinrias a respeito da natureza e dos fins da pena: - Teorias Absolutas (Retribucionistas) - Teorias Relativas (Utilitrias) - Teorias Mistas (ou eclticas) Teorias Absolutas: tm como fundamento da sano penal, a exigncia da justia: pune-se o agente porque cometeu o crime. Ao mal do crime impe-se o mal da pena, do que resulta a igualdade e s a igualdade traz a justia (Kant). O castigo imposto por uma exigncia tica no se tendo que vislumbrar qualquer conotao ideolgica nas sanes penais. A pena tida como puramente retributiva, no havendo qualquer preocupao com o infrator. Teorias Relativas: tambm conhecidas por utilitrias, d pena um carter exclusivamente prtico, em especial o de preveno.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

O crime no seria causa da pena, mas a ocasio para ser aplicada. O crime por ser a violao do Direito, o Estado de impedi-lo pela coao psquica (intimidao) ou fsica (segregao). (Feuerbach) Teorias Mistas (Eclticas): representa a juno das duas correntes anteriores. A finalidade no s a preveno, mas tambm um misto de educao e correo. A pena deve objetivar, simultaneamente, retribuir e prevenir infrao. A escola de defesa social tem buscado instituir um movimento de poltica criminal humanstica fundado na idia de readaptao social do delinqente. A pena instrumento de ressocializao do condenado, devendo ser submetido a tratamento aps o estudo de sua personalidade. (ler: item 14 da exposio de motivos da L.E.P.). 3-Pena (conceito): uma sano aflitiva imposta pelo Estado, atravs da ao penal, ao autor de uma infrao penal, como retribuio de seu ato ilcito, consistente da diminuio de um Bem Jurdico e cujo fim evitar novos delitos. (Soler) 4-Caractersticas da Pena: Legalidade: consiste na existncia prvia de lei para imposio da pena (nulla poena sine lege). Ler art. 1 CP.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Personalidade: a imposio da pena no pode estender-se a terceiros. Nenhuma pena passar da pessoa do delinqente (art. 5, XLV da CF/88). Exceo: o perdimento de bens pode ser, nos termos da lei, estendida aos sucessores e contra eles executada at o limite do valor do patrimnio transferido. (art. 5, XLV 2 Parte, da CF/88). Proporcionalidade: cada crime deve ser reprimido com uma sano proporcional ao mal por ele causado. Inderrogabilidade: praticado o delito, a imposio deve ser certa e a pena cumprida. s vezes a lei penal suaviza esse princpio atravs de institutos como a suspenso condicional, perdo judicial, da extino da punibilidade. Doutrinariamente as penas classificam-se em: a) Corporais b) Privativas de liberdade c) Restritivas de liberdade d) Pecunirias e) Privativas e restritivas de direitos Penas Corporais: so as que atingem a prpria integridade fsica do criminoso, so os aoites, as mutilaes e a morte.
f)

As penas corporais cruis foram abolidas na maioria dos pases, embora permaneam em algumas naes (Ir, por exemplo). Ler art. 5, XLVII, E, da CF/88.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- A pena de morte admitida no Brasil no art. 5, XLVII, A, da CF/88; crime de traio (art. 355 C.P.M.); favorecimento do inimigo (art. 356 C.P.M.); atentado contra a soberania do Brasil (art. 357 C.P.M.). Penas Privativas de Liberdade: originaram-se de outras penas. Enquanto aguardavam a execuo (pena de morte, desterro, gals, etc.) os sentenciados ficavam privados da liberdade de locomoo.
g)

- A priso, posteriormente, passou a ser a prpria sano penal. - So as mais utilizadas nas legislaes penais modernas, apesar da falncia do sistema prisional. - Pode ser dividida em priso perptua (vedada no Brasil: art. 5, XLVII, B) e priso temporria. Penas Restritivas de Liberdade: so as que limitam em parte o poder de locomoo do condenado, embora no sejam eles recolhidos priso.
h)

Exemplos: - Banimento: perda do direito de habitar no pas. - Degredo ou confinamento: residncia em local determinado pela sentena. - Desterro: sada obrigatria do territrio. OBS: As penas do exemplo acima so proibidas no Brasil (art. 5, XLVII, A, CF/88).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Penas Pecunirias: so as que acarretam diminuio do patrimnio do condenado ou o absorvem totalmente. So de duas espcies: a multa e o confisco.
i)

MULTA: o pagamento de determinada importncia pelo autor da infrao penal. CONFISCO: o perdimento dos bens do agente. Penas Privativas e Restritivas de Direitos: so as que retiram ou diminuem direitos do condenado. Ex: art. 43 e 92 do CP.
j)

As Penas no Cdigo Penal Brasileiro: No C.P.B, segundo o art. 32, as penas so: - Privativas de liberdade - Restritivas de direitos - Multa - As penas privativas de liberdade (recluso e deteno) e a pena de multa so chamadas de penas comuns. - As penas restritivas de direitos so tambm conhecidas por alternativas ou substitutivas. - A pena de multa, porm, pode ser utilizada como substitutiva da pena privativa de liberdade aplicada, no superior a seis meses (art. 60, 2 CP). Ler ainda 1 do art. 44. Penas Privativas de Liberdade:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

So de duas espcies: recluso e deteno. A pena de recluso considerada mais grave que a de deteno. Diferenas entre as penas de recluso e de deteno: a. A pena de recluso pode ser cumprida nos trs regimes (fechado, semi-aberto e aberto) e a de deteno apenas nos dois ltimos, menos severos. b. Tratando-se de crime apenado com deteno e, sendo o agente inimputvel, o juiz pode substituir a Medida de Segurana. de internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico pela sujeio a tratamento ambulatorial. (art. 97) c. Se ao crime praticado pelo inimputvel cominada pena de recluso aplica-se a medida de segurana detentiva. d. A incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, como efeito da condenao, s ocorre ao apenado com recluso. (art. 92, II) Regimes Penitencirios: 1-Regime Fechado: cumprido em penitenciria de segurana mxima ou mdia. (vigilncia ostensiva e armada, isolamento celular noturno, vida intramuros)
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2-Regime Semi-Aberto: A execuo feita em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar.(Ausncia de vigilncia armada, auto-confiana no condenado, no existe isolamento celular, trabalho diurno, repouso em alojamento prprio) 3-Regime Aberto: cumprido em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

Regime Inicial: Esto obrigatoriamente sujeitos ao regime fechado, no incio do cumprimento da pena, os condenados recluso reincidentes ou cuja pena seja superior a oito anos. (art. 33, 2, A) Reincidncia: Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior (art. 63 CP; art. 64, I).
-

A pena ser inicialmente cumprida em regime fechado quando o crime for definido como

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

hediondo ( 1, do art. 2, da lei 8.072, de 25/07/90). -Podem iniciar o cumprimento em regime semiaberto os no reincidentes condenados pena de recluso superior a quatro anos e no excedente a oito (art. 33, 2, B). -Devem iniciar em regime semi-aberto os condenados a pena de deteno (reincidentes ou no), qualquer que seja a sua quantidade, e os no reincidentes condenados pena superior a quatro anos (art. 33, 2 Parte e art. 33, 2, B). -S podem iniciar o cumprimento em regime aberto os condenados no reincidentes com pena igual ou inferior a quatro anos (art. 33, 2, C). OBS: Proceder obrigatoriamente a leitura das regras do regime fechado (art. 34), do regime semi-aberto (art. 35), do regime aberto (art. 36), do regime especial (art. 37), todos do CP. Ler ainda: direitos do preso (art. 38), trabalho do preso (art. 39), legislao especial (art. 40) e arts. 41 e 42 CP.

Penas Restritivas de Direitos: (ou alternativas ou substitutivas). Conforme o art. 43, CP, so as seguintes: - Prestao pecuniria - Perda de bens e valores

penas

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Prestao de servios comunidade Interdio temporria de direitos Limitao de fim de semana * Prestao de servio comunidade: Consiste na atribuio ao condenado de tarefas gratuitas junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais. (art. 46 CP) As tarefas sero atribudas conforme as aptides do condenado e devem ser cumpridas durante oito horas semanais, aos sbados, domingos e feriados ou em dias teis, de modo a no prejudicar a jornada normal de trabalho. * Interdio temporria de direitos: Segundo o art. 47 as penas de interdio temporria de direitos so as seguintes: - Proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica e de mandato eletivo. - Proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico. - Suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo. * Limitao de fim de semana: Consiste na obrigao de permanecer, aos sbados e domingos, por cinco horas dirias,

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. - Durante essa permanncia pode ser ministrado aos condenados cursos e palestras, ou atribudas a eles atividades educativas. Observaes: Penas restritivas de direitos so aplicveis, independentemente de cominao na parte especial. Substituem as penas privativas de liberdade, fixada em quantidade inferior a quatro anos ou nos crimes culposos. As penas restritivas de direitos tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda. Permite-se ainda a substituio da pena privativa de liberdade pela multa, que nesta hiptese passa a ser uma pena alternativa. admitida a substituio quando for aplicada a pena privativa de liberdade no superior a seis meses, com observncia do art. 44, II e III.

Multa:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

o pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa, sendo no mnimo dez e, no mximo, de trezentos e sessenta dias-multa. O valor do dia-multa fixado pelo juiz, no podendo ser inferior a um trigsimo do maior salrio mnimo mensal, nem superior a cinco vezes esse salrio. Ler: art. 49, 2 e 58. Ler ainda: art. 49 ao art. 58 CP e art. 60, 1 e 2. Aplicao da Pena 1-Generalidades: Na antigidade, a fixao da pena ficava inteiramente ao arbtrio judicial. Posteriormente esse sistema injusto de penas foi substitudo por um sistema de penas rgido, em que nenhuma flexibilidade era dada ao juiz para aplicar a sano (iluministas). Crticas: inadequado por no poder o juiz sopesar as circunstncias do crime, para adequao da pena ao crime. Brasil: no Brasil inicialmente implantou-se um sistema de penas dosimetricamente preestabelecidas.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

No CP de 1940, instituiu-se um critrio em que o juiz exerce relativo arbtrio na fixao da pena, dosando-a de acordo com diversas circunstncias. Escolher, o juiz, entre um mnimo e um mximo cominados abstratamente para cada delito. 2-Circunstncias: Conceito: so dados subjetivos ou objetivos que fazem parte do fato natural, agravando ou diminuindo a gravidade do crime sem modificar-lhe a essncia. As circunstncias dividem-se em: Judiciais e Legais.
-

Circunstncias Judiciais: devem ser consideradas na fixao inicial da pena a ser imposta ao agente de qualquer delito (esto previstas no art. 59, CP). SO ELAS: 1-culpabilidade 2-antecedentes 3-conduta social 4-personalidade 5-motivos 6-circunstncias 7-consequncias do crime 8-comportamento da vtima A culpabilidade do agente o primeiro critrio diretivo de fixao da pena. Indica o grau de

*0

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

censurabilidade da conduta. Quanto mais reprovvel, maior deve ser a pena (a culpabilidade a medida da pena).Quanto maior a intensidade do dolo maior deve ser a pena.
*1

A Segunda circunstncia judicial refere-se aos antecedentes do agente. Antecedentes so os fatos da vida pregressa do agente, sejam bons ou maus (Ex: condenaes e absolvies penais anteriores). Conduta social o comportamento do sujeito no meio familiar, no ambiente de trabalho e na convivncia com outros indivduos.

*2

*3 Personalidade a boa ou a m ndole, a poro herdada e a poro adquirida. Depende de exame psicolgico. *4 Motivos a fonte propulsora da vontade criminosa. Todo crime tem um motivo. *5 Circunstncias qualquer outra circunstncia no relacionada no elenco do art. 59 como a forma e a natureza da infrao penal, os meios, objeto, tempo, lugar, forma de execuo e outras semelhantes.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

*6 Consequncias do crime filhos deixados na orfandade, no caso de homicdio, quebra do comerciante no caso de seqestro, etc. *7 Comportamento da vtima OBS: A ausncia de fundamentao ou de anlise das circunstncias judiciais ou mesmo a sua anlise deficiente gera nulidade absoluta da deciso judicial. Circunstncias Legais: esto subdivididas em: Genricas e Especiais. Circunstncias Legais Genricas: so as previstas na parte geral do Cdigo Penal. Ex: agravantes, atenuantes e causas gerais de aumento ou diminuio de pena. Circunstncias Legais Especiais: so as constantes da parte especial do Cdigo Penal. Ex: qualificadoras e causas especiais de aumento ou diminuio da pena. OBS: as atenuantes e agravantes genricas sempre atenuam ou agravam a pena em ndices no fixados expressamente em lei (art. 61 a 67, CP), deixando ao prudente arbtrio do juiz. Cezar Bitencourt sustenta que a variao dessas circunstncias no devem ir muito alm do limite
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

mnimo das majorantes e minorantes, que fixado em um sexto. As causas gerais de DIMINUIO de pena tem previamente demarcados os limites de diminuio (arts. 16; 21, 2 parte; 26, pargrafo nico; 28, 2; 29, 1). As causas gerais de AUMENTO de pena tem previamente demarcados os limites de aumento (ART. 29, 2) As causas gerais de aumento ou diminuio podem ser encontradas em vrios delitos. As causas gerais de aumento ou diminuio pena influem no aumento ou diminuio pena, aps terem sido consideradas circunstncias judiciais, as agravantes e atenuantes. da da as as

Se houver mais de uma majorante ou mais de uma minorante, as majoraes e as diminuies sero realizadas em forma de cascata, isto , incidiro umas sobre as outras, sucessivamente. Primeiro se aplicam as causas de aumento e depois as de diminuio.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Concorrendo mais de uma causa de aumento ou diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia a causa que mais aumente ou diminua (art. 68, pargrafo nico). Essa possibilidade destina-se exclusivamente s majorantes e minorantes previstas na parte especial do cdigo. As localizadas na parte geral devero operar todas, incidindo umas sobre as outras, sem exceo. As majoraes decorrentes de concurso formal prprio e da continuidade delitiva incidiro sobre aquela que seria a pena definitiva, isto , depois de realizadas todas as fases estabelecidas pelo art. 68, CP. As qualificadoras fazem parte do tipo qualificado, ao qual cominado uma pena mais severa em decorrncia das circunstncias estabelecidas na lei. Ex: arts. 121, 2; 150, 1, etc. Quando houver duas qualificadoras, uma dever ser valorada como tal e a outra dever ser considerada como agravante genrica, desde que elencada tal circunstncia, caso contrrio dever ser avaliada como circunstncia judicial.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Circunstncias Agravantes: esto previstas nos arts. 61 e 62, CP. Conceito: so circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime. a) A reincidncia b)Ter o agente cometido o crime (ler a alnea a at alnea l, do art. 61) No art. 61, caput, o legislador afirma que as circunstncias mencionadas sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime. Desse modo, as circunstncias agravantes podem funcionar como: I- Elementares (constituem crime): so os elementos especficos do crime. II- Circunstncias qualificadoras do crime: so circunstncias legais especiais do crime. OBS: quando uma das circunstncias agravantes funciona como elementar ou como circunstncia qualificadora, no se aplica a agravao do art. 61. A regra evita o BIS IN IDEM. A lei evita que o agente tenha a pena aumentada duas vezes em face do mesmo fato ou motivo. Exemplo: o sujeito pratica homicdio por motivo ftil (art. 121, 2, II), no incide a agravante do art. 61, II, a, 1 parte, pois a circunstncia genrica funciona como qualificadora do crime de homicdio.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Outros exemplos: art. 235, em relao ao art. 61, II, e, ltima parte. Art. 227, 1, 2 figura em relao ao art. 61, II, e, 2 figura (crime contra descendente). No art. 62, a lei penal determina que a pena ser ainda agravada em relao ao agente que: ler o art. 62. Circunstncias Atenuantes: (art. 65, I, II, III, CP). O quantum da atenuao fica a critrio do juiz. possvel que a atenuante do art., 65, funcione na parte especial do CP, como causa de diminuio da pena. Neste caso, a atenuao genrica no tem aplicao. Ex: arts. 121, 1; 65, III, a). As Circunstncias podem ser: Objetivas e Subjetivas.
*8

*9

Circunstncias Objetivas ou Reais: so as que se relacionam com os modos e meios de realizao da infrao penal, como o tempo, ocasio, lugar, objeto material e qualidades da vtima. Circunstncias Subjetivas (ou pessoais): so as que s dizem respeito a pessoa do agente, sem qualquer relao com a materialidade do delito como os motivos determinantes, suas condies ou qualidades pessoais e relaes com o ofendido. Na hiptese de concorrerem, agravantes e atenuantes, tero maior peso as que se referem ao criminoso e menor importncia as relativas ao fato. Assim tem maior peso as circunstncias que resultam:

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a) dos motivos determinantes do crime que tanto podem ser atenuantes (Ex: motivo nobre), como agravantes (Ex: motivo vil). b)Da personalidade do agente (Ex: a boa ou m ndole do delinqente, seu senso moral, etc.). c) Da reincidncia, ou seja, que o condenado por sentena transitada em julgado pratica novo crime. A menoridade que uma circunstncia subjetiva prepondera sobre todas as outras. A expresso personalidade empregada como conjunto de qualidades morais do agente, incluindo a periculosidade. Os motivos determinantes do crime so as razes para o cometimento do crime (Ex: luxuria, amor, gratido, malvadez, cobia, etc.). Conseqncias do crime representa a maior ou menor intensidade da leso jurdica causada pela infrao vtima ou terceiros. 3-Da Cominao da Pena: Cominao a imposio abstrata das penas pela lei. Circunstncias Judiciais: denominam-se judiciais porque seu reconhecimento deixado ao poder discricionrio do juiz. Esto previstas no art. 59, CP (ler artigo). Fixao da Pena: Na aplicao da pena privativa de liberdade, o CP prev duas operaes:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a) Quando o preceito secundrio da norma incriminadora comina penas alternativas, o juiz deve escolher uma delas com fundamento nas circunstncias judiciais. Ex: no art. 135 (omisso de socorro) o cdigo impe alternativamente duas espcies de pena: deteno de 1 a 6 meses ou multa. A conjuno indica que as sanes no so cumulativas. O juiz precisa escolher uma delas. Para impor uma delas o juiz deve levar em conta o caput do art. 59. Essa primeira operao nem sempre necessria. S realizada quando a norma contm penas alternativas. Quando a pena nica (Ex: art. 124, CP) ou a lei impe penas cumulativas, no necessria a primeira operao. b) Quando a pena nica ou o juiz j escolheu uma dentre as cominadas alternativamente, passa operao determinada pelo art. 59, II, CP, ou seja, fixa dentro dos limites legais, a quantidade da pena aplicvel espcie. Exemplo: o ru praticou um crime de roubo (art. 175, caput). A pena varia de 4 a 10 anos de recluso.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Sendo desnecessria a primeira operao, o juiz, levando em considerao as circunstncias judiciais do art. 59, caput, fixa a pena entre os limites determinados (4 a 10 anos de recluso). O quantum de pena fixado pelo juiz com fundamento nas circunstncias judiciais chamado de pena base. Encontrada a pena-base, o juiz aplica as agravantes e atenuantes dos arts. 61, 62 e 65, CP. Sobre a pena fixada na Segunda fase, o juiz faz incidir as causas de aumento ou diminuio previstas na parte geral ou especial do CP. S existe a terceira fase quando houver causa de aumento ou de diminuio aplicado ao caso concreto. Resumo A primeira operao realizada em considerao pena abstrata. Nas operaes subseqentes, a agravao ou atenuao feita sobre a quantidade da pena fixada na operao anterior. Por meio das trs operaes (fases), o juiz fixa a pena concreta (a pena imposta pelo juiz na sentena).

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

OBS: as trs fases apresentadas na fixao da pena privativa de liberdade representam a opinio de Nelson Hungria. A opinio de Roberto Lyra diverge da de Nelson Hungria. Para ele, na fixao da pena so observadas apenas duas fases. Para o sistema bifsico de Roberto Lyra, a fixao da pena concreta pode ser desenvolvida em duas fases: o juiz fixa a pena-base considerando as circunstncias judiciais do art. 59, caput, e as legais genricas (atenuantes e agravantes) dos arts. 61, 62, 65 e66. Pena-base , para ele, a aplicada pelo juiz com fundamento nos arts. 59, caput, 61, 62, 65 e 66, abstraindo as causas de aumento ou diminuio da sano prevista na parte geral ou especial do CP. No necessria a Segunda fase quando houver causas de aumento ou diminuio da pena. Divergem as opinies porque Nelson Hungria no inclua as agravantes e atenuantes na expresso circunstncias previstas no art. 59, caput. Para Roberto Lyra a expresso abrange as agravantes e atenuantes alm das judiciais. No art. 68, caput, o CP adotou o sistema trifsico de Nelson Hungria. A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste cdigo, em seguida sero as circunstncias atenuantes e agravantes; por ltimo as causas de aumento e de diminuio. O novo sistema apresenta uma Quarta fase: a da eventual substituio da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos ou multa (art. 59, IV, CP). Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes (ler art. 67, CP).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

possvel que o fato apresente circunstncias agravantes e atenuantes. O juiz deve dar preponderncia s de natureza subjetiva, com base na personalidade do agente e nos motivos determinantes do crime. Se as circunstncias se equivalem, uma neutraliza o efeito da outra (agravador ou atenuador). A menoridade prepondera sobre as outras circunstncias, inclusive a reincidncia. A Suspenso Condicional da Pena ou Sursis 1-Generalidades: So inegveis os malefcios das penas privativas de liberdade de curta durao. O que mais importa ao Estado no punir, mas reeducar o delinqente. Essa recuperao pode ser obtida, mesmo fora das grades de um crcere. A melhor poltica criminal recomenda a liberdade sob condies, obrigando-se o condenado ao cumprimento de determinadas exigncias. A suspenso condicional da pena est prevista nos artigos 77 a 82 do CP. 2-Suspenso Condicional da Pena: Significa a suspenso parcial da execuo de certas penas privativas de liberdade, durante um perodo de tempo e mediante certas condies. SURSIS: quer dizer suspenso, ou seja, suspender a pena. Permite que o condenado no se sujeite
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a execuo de pena privativa de liberdade de pequena durao. 3-Natureza Jurdica: O Sursis direito subjetivo do sentenciado e o juiz no pode negar sua concesso ao ru, quando preenchidos os requisitos legais. Ler art. 157 da LEP. O juiz somente pode neg-lo na falta de seus pressupostos legais. Est ultrapassado o antigo entendimento que via o Sursis como simples faculdade do julgador. 4-Espcies de Sursis: a) Simples b) Especial c) Etrio Sursis Simples: est previsto no art. 77 do CP. Est vinculado a requisitos objetivos e subjetivos.
a)

Requisitos Objetivos: Qualidade da Pena: deve tratar-se de pena privativa de liberdade (recluso, deteno ou priso simples). As penas restritivas de direitos e a pena de multa no admitem o Sursis. Quantidade da Pena: a pena a ser suspensa no deve ser superior a dois anos.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A no ser na hiptese de o condenado ser maior de 70 anos, caso em que se permite o Sursis, desde que a pena no seja superior a quatro anos. No concurso de crimes, pode haver o Sursis, desde que a soma das penas no ultrapasse aqueles limites. No substituio da pena: se for indicada ou cabvel a substituio por pena restritiva de direitos (art. 44, CP), deve-se proceder a substituio e no a concesso de Sursis. (art. 77, II, CP).

Requisitos subjetivos: No reincidncia em crime doloso (art. 77, I CP). A condenao anterior a pena de multa tambm no obsta o Sursis (art. 77, III, 1). Circunstncias Judiciais: as estudadas no art. 59, autorizam a concesso do benefcio. OBSERVAES: Reparao do dano como condio do Sursis (art. 79 CP). Revogao do Sursis (art. 81 CP). Sursis Especial: considerado mais brando que o Sursis simples, pois no inclui entre suas condies, a restrio de prestao de servios ou limitao de fim de semana. (2, art. 78).
b)

Requisitos do Sursis Especial:


Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Alm dos 4 (quatro) primeiros requisitos do Sursis Simples so exigidas do condenado mais duas condies: *10 Ter reparado o dano. *11 Serem inteiramente favorveis circunstncias judiciais do art. 59. Condies do Sursis Especial: Esto previstas nas alneas a, b e c, do 2, do art. 78. OBSERVAO: As condies do Sursis Simples esto previstas no art. 78, caput; 78, 1; art. 79 e art. 81, I e 1, 2 parte. Prazo do Sursis: No Sursis Simples, o prazo de suspenso da Pena de dois a quatro anos. No Sursis em razo de contraveno, o prazo de 1 a 3 anos (art. 11 da LCP). contado a partir da audincia de advertncia. c) Sursis Etrio: as

Diferencia-se do Sursis Simples em dois requisitos objetivos.


Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a) Idade do Condenado: para receber esse sursis, o condenado deve ser maior que 70 anos de idade, na data da sentena que lhe concede a suspenso. A data considerada a do dia da entrega da sentena pelo juiz em cartrio. b)Quantidade da Pena: cabvel o sursis etrio quando a pena privativa da liberdade imposta superior a dois anos, mas no ultrapassa quatro. Perodo de prova: o perodo em que a pena fica suspensa. No sursis simples de 2 a 4 anos. 5-Revogao: A suspenso da pena condicional. Pode ser revogada se no forem obedecidas as condies impostas. O sentenciado cumprir, ento, integralmente a pena imposta. As causas de revogao do sursis podem ser: a) Obrigatrias: tem como conseqncias, necessariamente, a revogao do benefcio. Ocorrer, se no curso do prazo, o beneficirio: (art. 81) condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso. Frustra, embora solvente, a execuo de pena de multa, ou no efetua, sem motivo justificado, a reparao do dano.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Deixar o condenado no primeiro ano de prazo de prestar servio a comunidade ou de no submeter-se a limitao de fim de semana. H ainda duas causas de cassao do benefcio: No comparecer o ru, injustificadamente, a audincia admonitria para tomar conhecimento das condies impostas na sentena. O sursis ficar sem efeito se provido recurso da acusao de modo a excluir a concesso do benefcio. (106 CPP). a) Causas de revogao facultativa: esto previstas no art. 81, 1. So as seguintes: Se o condenado descumpre qualquer das condies impostas. Se o condenado irrecorrivelmente sentenciado, por crime culposo ou por contraveno a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos. Prorrogao do perodo de provas (ler art. 81, 2 e 3 CP). Cumprimento das condies (ler art. 82 CP). Livramento Condicional 1-Conceito: a antecipao provisria da liberdade, concedida sob certas condies ao condenado que est cumprindo pena privativa de liberdade.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Coloca-se no convvio social o criminoso que j apresentas ndice suficiente de regenerao. Permite-se que complete o tempo da pena em liberdade, embora submetido a certas condies. 2-Natureza Jurdica: um direito subjetivo do sentenciado, desde que preenchido os requisitos que a lei fixa para a concesso. 3-Requisitos e pressupostos do livramento Condicional: *12 Objetivos *13 Subjetivos Requisitos Objetivos: No primeiro pressuposto objetivo diz respeito natureza e quantidade da pena imposta (art. 83, caput). Ou seja, o benefcio s pode ser concedido ao condenado pena privativa de liberdade, e que a pena seja por prazo igual ou superior a dois anos. Para a contagem desse tempo mnimo permite-se a soma das penas aplicadas por infraes diversas ainda que impostos em processos distintos (art. 84, CP). Ler art. 11 da LCP. incabvel o livramento condicional ao condenado a penas de curta durao (nas penas at dois anos cabe o sursis). Tendo o sentenciado cumprido mais de um tero da pena, se no for reincidente em crime doloso (art.83, I) e mais da metade se for art. 83, II.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Se o crime considerado hediondo (art. 5 da Lei 8.072, de 25/07/90) o livramento condicional s pode ser concebido cumprido mais de 2/3 da pena. Tendo o condenado reparado, salvo impossibilidade de faze-lo o dano causado pela infrao (art. 83, IV). Requisitos Subjetivos: Ter o condenado bons antecedentes (art. 83, I, 2 parte). Comprovar comportamento satisfatrio durante a execuo da pena (art. 83, III, 1 parte) boa convivncia do sentenciado com os companheiros de crcere, no estudo, relacionamento bom com a famlia, ausncia de punies disciplinares, etc. Bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo (art. 83, III, 2 parte). Aptido para prover a prpria subsistncia mediante trabalho honesto (art. 83, III, ltima parte). 4-Concesso: Preenchidos os pressupostos objetivos e subjetivos o livramento condicional concedido mediante requerimento do sentenciado ou das pessoas indicadas no art. 712, do CPP.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

5-Condies do Livramento Condicional: Esto previstas no art. 83 e art. 87 do CP. A L.E.P. impe outras condies obrigatrias para a concesso do livramento condicional, no art. 132, 1. Impe tambm condies facultativas no art. 132, 2. Ler: arts. 136, 137, 138, 139 e 144 da L.E.P. 6-Revogao do Livramento Condicional: Pode ser obrigatria e facultativa. Revogao Obrigatria: Ocorre quando o beneficirio condenado pena privativa de liberdade em sentena irrecorrvel por crime cometido durante a vigncia do benefcio ou por crime anterior, observado o art. 84, do CP. No primeiro caso indiferente a pena aplicada. No segundo caso (ler art. 84) a pena imposta ser somada anterior e poder subsistir, se feita a unificao o beneficirio preenche os pressupostos do L.C. cumprimento de 1/3 da pena ou 1/2 se reincidente e os demais requisitos. Revogado o L.C. pela condenao por crime cometido durante a vigncia do benefcio no se desconta da pena o tempo em que esteve solto o condenado. Art. 88 do CP e 142 da LEP. Revogao Facultativa: Ocorre se o liberado (art. 87 CP):

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

*14 Deixar de cumprir qualquer das obrigaes constantes da sentena. *15 irrecorrivelmente condenado, por crime ou contraveno, pena que no seja privativa de liberdade. 7-Restaurao do LC: Revogado o LC no poder concedido. Art. 88, CP, para a mesma pena. Ao Penal 1-Ao Penal: o direito subjetivo de pedir o pronunciamento jurisdicional para a aplicao da lei penal a um caso. 2-Previso Legal: artigo 100 ao 106 do CP / artigo 24 ao62 do CPP (regula o exerccio da ao penal). 3-Ao Penal: (Diviso). ser novamente

Incondicionada 1-Pblica

Representao do Ofendido Condicionada

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Justia

Requisio do Ministro da

Exclusivamente privada 2-Privada Subsidiria da Ao Penal Pblica

3.1-Princpio da Ao Penal Pblica: a) Oficialidade- S pode ser proposta pelo MP. b) Obrigatoriedade- O MP est obrigado a propor a Ao Penal. c) Indesistibilidade- O MP no pode desistir da Ao Penal. d) Indivisibilidade- Deve ser proposta contra todos os autores do crime. 3.2-Ao Penal Pblica Incondicionada: a exercida pelo MP independentemente da iniciativa de qualquer pessoa. 3.3-Ao Penal Pblica Condicionada: tambm exercida pelo MP, porm depende, nos casos em que a lei prev de:

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Representao do Ofendido- a manifestao do ofendido perante o juiz, o MP ou o delegado pedindo a instaurao da Ao Penal. b) Requisio do Ministro da Justia- ex: artigo 145, nico.
a)

instaurada atravs da: 3.4-Denncia: a exposio por escrito, de fato tpico, com a manifestao expressa da vontade de que se aplique a lei. 3.4.1-Prazo para Denncia: *16 5 dias Indiciado preso *17 15 dias Indiciado solto 3.4.2-Arquivamento do I P: artigo 28 do CPP. 3.5-Ao Penal Privada: pode ser exclusivamente privada ou secundria da Ao Penal Pblica. 3.5.1-Princpios da Ao Penal Privada: Privatividade: seu incio compete ao particular. b) Disponibilidade: no est obrigado a iniciar a ao penal. c) Desistibilidade: o ofendido pode desistir da ao penal (antes de haver transitado em julgado a sentena). d) Indivisibilidade: deve ser movida contra todos os autores.
a)

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

3.5.2-Ao Penal exclusivamente privada: somente pode ser exercida pelo ofendido ou seu representante legal. exercida mediante queixa-crime em juzo. 3.5.3-Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica: pode ser intentada em casos de ao penal pblica quando: *18 O MP no oferece denncia no prazo legal. *19 Nem requer arquivamento ou diligncia. 3.6-Distino: Na ao penal pblica incondicionada o cdigo diz: Ex: art.121, 155, 157 do CP. Na ao penal pblica condicionada o CP usa as seguintes expresses: Mediante representao (Ex: n II do art. 141 e art. 130 do CP). Mediante requisio do MJ (Ex: n I do art. 141). Na ao privada o CP usa a seguinte expresso: Mediante queixa (Ex: art. 161, 3). Ao Penal no Crime Complexo 1-Crime complexo: aquele cuja descrio contm, como elemento ou circunstncia do tipo, fato que por si mesmo constitui crime. Ex: art. 157 (155+129) e 140, 2 (140+129).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Quando o crime complexo contenha um delito de ao pblica e outro de ao privada, caber ao pblica. No crime de estupro praticado mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada, pois o crime de leso autoriza a iniciativa do MP. Efeitos da Sentena Penal Condenatria 1-Efeitos: *20 Principal: imposio de penas para os imputveis e eventualmente medida de segurana para os inimputveis e semi-imputveis. *21 Secundrio: que se subdivide em penal e extrapenal. 2-Efeitos Penais Secundrios: a) Revogao facultativa ou obrigatria do sursis anteriormente concedido. b) Idem do Livramento Condicional. c) Caracterizao da reincidncia pelo crime posterior. d) Possibilidade da argio de exceo da verdade(exceptio veritate) nas hipteses de difamao e calnia (art. 138, 3, I). e) Inscrio do nome do condenado no rol dos culpados (art. 393, II, CPP). 3-Efeitos Extrapenais Secundrios podem ser: a) Civis: obrigao de indenizar o dano (art. 91, I); confisco (art. 91, II); incapacidade para exercer o ptrio poder, tutela ou curatela (art. 92, II); deserdao (art. 1744 e 1745 do CCB).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

Administrativos: perda do cargo ou funo pblica (art, 92, I, 1 parte); inabilitao para dirigir veculos (art. 92, III). c) Poltico: perda de mandato eletivo (art. 92, I). d) Trabalhista: justa causa para resciso de contrato de trabalho.
b)

4-Efeitos da Sentena Absolutria: Faz coisa julgada no cvel a sentena reconhecer ter sido o fato praticado nos termos do art. 23, CP, c/c o art. 65 do CPP. Idem quando reconhecida a inexistncia material do fato (art. 66 do CPP). Ler: arts. 67, I, II, III e 386, III, II, IV, V, VI do CPP. Extino de Punibilidade 1-Punibilidade: a possibilidade jurdica do Estado impor a sano penal. 2-Causas de Extino de Punibilidade: so as que impedem a aplicao das sanes penais pela renncia do Estado em punir o autor do delito. Esto previstas no art. 107 do CP (ler). Este artigo no taxativo, mas exemplificativo, isto , o CP prev causas extintivas da punibilidade fora do rol dessas disposies. Ex: arts. 82, 90, 240 2, 312, 3, 1 parte. 3-Escusas Absolutrias: so causas que fazem com que a um fato tpico e antijurdico, apesar da culpabilidade do agente, no se associe pena alguma por motivos de utilidade pblica.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

*22 So tambm chamadas causas de excluso ou de iseno de pena. *23 Deixam ntegros o crime e a culpabilidade, apenas no se aplica a pena.Exemplos: artigos 181,182, CP. Seus efeitos so idnticos aos da extino da punibilidade. Ex: art. 181, II (filho que subtrai dinheiro do pai) CP. 4-So causas de extino de punibilidade: a)A morte do agente, isto , do autor do crime (indiciado, ru, sentenciado; detento ou beneficirio). *24 Morte antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. *25 Ler art. 64 do CPP. *26 Se o agente condenado a pena de multa e morre antes de efetuar o pagamento, a obrigao se transmite aos herdeiros. *27 Prova da morte feita com a apresentao do atestado de bito. b)Anistia e o Indulto. *28 ANISTIA: o esquecimento jurdico de uma ou mais infraes penais. Deve ser concedida em casos excepcionais, para apaziguar os nimos, acalmar as paixes sociais, etc. *29 Aplica-se em regra a crimes polticos (anistia especial). Nada obsta que seja aplicada a delitos comuns. *30 A anistia de atribuio do Congresso Nacional (art. 48, VIII e 21, XVII). considerada lei penal de
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

efeito retroativo. Possui efeito ex-tunc, apagando o crime. *31 A anistia rescinde a sentena penal condenatria irrecorrvel. Desaparecem os efeitos penais, mas no os civis, podendo a sentena ser executada. *32 INDULTO: a CF/88 no se refere mais graa, mas to somente a indulto (art. 84, XII). O indulto individual (ou graa) destina-se a pessoa determinada e no a fato. *33 O indulto coletivo abrange um grupo de sentenciados. So exigidos requisitos subjetivos (primariedade) e objetivos (cumprimento de parte da pena). Em alguns crimes incabvel. *34 A competncia do Presidente (art. 84, XII) podendo ser delegada (pargrafo nico). Extingue apenas as sanes mencionadas no decreto. Permanecem os efeitos da sentena penal condenatria. c) Abolitio Criminis: pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso. d)RENNCIA: a desistncia do direito de ao pelo ofendido, nos crimes de ao privada. *35 A renncia antecede a propositura da ao penal. Aps a propositura da ao penal poder ocorrer a perempo ou o perdo do ofendido. *36 A renncia pode ser expressa (art. 49 e 50 do CPP) ou tcita (art. 104, pargrafo nico, 1 parte do CP).

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

e)PERDO DO OFENDIDO: a revogao do ato praticado pelo querelante que desiste do prosseguimento da ao penal. *37 um ato bilateral, no produzindo efeito se o querelado no o aceita (ler art. 52 e 53 do CPP). f)RETRATAO (art.143, CP). g)PERDO JUDICIAL: uma faculdade do juiz que deixa de aplicar a pena desde que apresente determinadas circunstncias excepcionais previstas em lei, que tornam desnecessria a imposio da sano. Ex: art. 121, 5, 140, 1. h)PRESCRIO: a perda do direito de punir do Estado pelo decurso do tempo, que leva ao esquecimento do delito e superao do alarma social causado pelo crime. *38 A pretenso de punir deve ser exercida dentro de determinado tempo, que varia de acordo com o crime. *39 O critrio o mximo da pena cominada em abstrato. *40 Escoado esse prazo, que submetido a interrupes ou suspenses ocorre a prescrio da pretenso punitiva. *41 Ocorre sempre antes de transitar em julgado a sentena condenatria (prescrio da pretenso punitiva) ou depois dela (prescrio da pretenso executria). *42 So apagados totalmente todos os seus efeitos, como se jamais tivesse sido praticado o crime. Espcies de Prescrio: a) Da pretenso punitiva (art. 109 e 110 1 e 2). b) Da pretenso executria (art. 110, caput).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Ambas podem ser pleiteadas por habeas corpus. - A prescrio deve ser decretada de ofcio (art. 61 do CPP). - A prescrio da pretenso punitiva ocorre antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. - A prescrio da pretenso executria ocorre aps o trnsito em julgado da sentena condenatria. - Casos de imprescritibilidade, art. 5, XLII e XLIV da CF. - Prazos da prescrio da pretenso punitiva. Ex: para o crime de injria (art. 140) punido no mximo com 6 meses de deteno, o prazo da prescrio ser de dois anos. O crime de furto simples prescreve com 8 anos, porque o limite mximo da pena de 4 anos. - Para clculo do prazo da prescrio so consideradas as causas de aumento e diminuio da pena e a qualificao do crime, art. 114 e 118, 119 (exceo art. 111, III). - Incio do prazo da prescrio da pretenso punitiva (art. 111 co CP).

2-Diferena entre decadncia, prescrio e perempo: Decadncia: a extino do direito de ao do ofendido, em razo do decurso do prazo que a lei fixa para o seu exerccio.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

PRAZO: so seis meses a contar do dia em que o ofendido veio a saber quem o autor do crime. atingido o direito de ao. Exceo: crime de imprensa (so apenas 3 meses). Prescrio: a perda do direito de punir do estado, causado pelo decurso do tempo fixado em lei. atingido o direito de punir o Estado. Ler: art. 109 do CP. Perempo: a perda do direito de demandar o querelado pelo mesmo crime em face da inrcia do querelante. S possvel na ao penal exclusivamente privada. Cabe aps o incio da ao penal privada. Ler: art. 60 do CPP. Medida de Segurana 1-Conceito: a providncia legal que visa a preveno do crime, no sentido de preservar a sociedade de delinqentes temveis. A medida de segurana tem por fundamento a periculosidade, no perigo da reincidncia. PERICULOSIDADE: um estado subjetivo, mais ou menos duradouro, de antissociabilidade (N. Hungria). Na reforma penal de 1984, substituiu-se a aplicao, para os semi-imputveis e imputveis do sistema duplo binrio para o sistema vicariante ou unitrio.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

SISTEMA DUPLO BINRIO (ou Dois Trilhos): conduzia aplicao da pena e medida de segurana. SISTEMA VICARIANTE ou Unitrio: nele se pode aplicar somente pena ou medida de segurana para os semi-imputveis e unicamente a pena para os imputveis. 2-Princpios Aplicveis Medida de Segurana: *43 *44 *45 *46 Legalidade Anterioridade Irretroatividade Jurisdicionalidade

3-Pressupostos da Medida de Segurana: *47 *48 Prtica de crime Periculosidade

A aplicao de Medida de Segurana aos inimputveis obrigatria (art. 97). Ao plenamente imputvel, mesmo periculoso, somente se aplica a pena. A medida de segurana foi abolida nessa hiptese. Compete ao juiz do processo de conhecimento a aplicao da medida de segurana na supervenincia de doena mental durante a execuo penal ser competente o juiz de execuo. No se aplica medida de segurana nas hipteses dos arts. 17 e 31 do CP.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

4-Prazo Mnimo: ler art. 97, 1 e art. 98. No existe prazo mximo. 5-Medidas de Segurana em Espcie: Podem ser: *49 Detentivas (art. 96, I). *50 Restritivas (art. 96, II).

Reabilitao 1-Reabilitao: a declarao judicial de que esto cumpridas ou extintas as penas impostas ao sentenciado. um direito do condenado, decorrente da presuno de aptido social, quando o estado-juiz admite o seu contato com a sociedade. 2-Pressupostos da reabilitao: a) Que o condenado tenha tido domiclio no pas no prazo de 2 anos a contar do cumprimento ou extino da pena. (art. 94, I). b) Que o condenado tenha dado durante o perodo de 2 anos, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado. (art. 94, II). c) Que tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer (art. 94, III) ler pargrafo nico art. 94. 3-Efeitos da Reabilitao:
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

a) Assegura o sigilo dos registros sobre o processo e condenao. b) Exclui os efeitos da condenao previstos no art. 92, vedada a reintegrao na situao anterior quanto aos incisos I e II. O condenado, aps a reabilitao, pode passar a exercer cargo, funo ou mandato eletivo, mas est vedada a sua reintegrao na situao anterior. 4-Causas da revogao da Reabilitao: a) Pela condenao do reabilitado como reincidente, por sentena transitada em julgado. b) Que a condenao tenha sido a pena privativa de liberdade. CRIMES HEDIONDOS LEI 8072, DE 25 DE JULHO DE 1990 (LEI DE CRIMES HEDIONDOS) MODIFICADA PELA LEI 8930, DE 06/09/94.
1-

SO CRIMES HEDIONDOS CONSUMADOS OU TENTADOS: HOMICDIO quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente HOMICDIO QUALIFICADO (art. 121, 2., inciso I, II, III, IV e V)

1-

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2-

LATROCNIO (art. 157, 3., "IN FINE") EXTORSO QUALIFICADA PELA PELA MORTE (art. 158, 2.)

3-

4-EXTORSO MEDIANTE SEQESTRO (art. 159, caput, 1., 2 e 3.) 5-ESTUPRO (art. 213 c/c art. 223, caput e pargrafo nico) 6-ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR (art. 214 c/c art. 223 e pargrafo nico) 7-EPIDEMIA COM RESULTADO MORTE (ART. 267, 1.) 8-GENOCDIO (arts. 1., 2. e 3. da Lei 2889, de 01/10/56) 2-OS CRIMES HEDIONDOS, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: *ANISTIA, GRAA E INDULTO *FIANA E LIBERDADE PROVISRIA As penas aplicadas a esses crimes sero cumpridas integralmente em regime fechado.

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

A priso temporria (Lei 7960, de 21/12/89) para esses crimes ter o prazo de 30 dias, prorrogveis por mais 30. A priso temporria para outros crimes de 5 dias prorrogveis por mais 5 dias. LEI 4898, de 09 de dezembro de 1965.
-

Regula o Direito de representao e o processo de responsabilidade civil e penal, nos casos de ABUSO DE AUTORIDADE.

1-ABUSAR DA AUTORIDADE - usar mal ou inconvenientemente a autoridade proveniente do estado. "O ABUSO COMEA ONDE CESSA O DIREITO" 1.1- AUTORIDADE - Para a lei 4898, considera-se autoridade, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao. 2-SUJEITO ATIVO - sempre a pessoa que possui autoridade 3-SUJEITO PASSIVO - o particular 4-CONSTITUI ABUSO DE QUALQUER ATENTADO: AUTORIDADE

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

liberdade de locomoo (Art.5. C.F) inviolabilidade do domiclio Ao sigilo de correspondncia liberdade de conscincia e crena Ao livre exerccio de culto religioso liberdade de associao Aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto. - Ao direito de reunio - incolumidade fsica do indivduo OBS: Neste caso haver concurso material entre o crime de abuso de autoridade e o correspondente violncia. - Aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional Esta alnea foi acrescentada visando o EXERCCIO DA ADVOGACIA, mas o texto alcana todas as profisses regulamentadas. Exemplo: Art. 89 do estatuto da O.A.B. 5-CONSTITUI AINDA ABUSO DE AUTORIDADE: - (COMPARAR COM O ART. 350 DO CP): - Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual sem as formalidades legais, ou com abuso de poder. - Submeter pessoa sob sua guarda ou custdi a vexame ou constrangimento no autorizado em Lei. - Deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa. - Deixar o juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada. - Levar priso e nela deter quem quer se proponha a prestar fiana, permitida em Lei.
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- O ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal. - OBSERVAES IMPORTANTES: - O Processo por abuso de autoridade segue o rito sumrio. - iniciado por denncia do M.P, pois a ao pblica condicionada a representao do ofendido. - A representao dever ser feita em DUAS VIAS, e conter a exposio do fato constitutivo do abuso de autoridade com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado e o rol de testemunhas ( no mximo trs) - Uma via ser dirigida autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar autoridade, civil ou militar culpada, a respectiva sano. - A outra dirigida ao rgo do ministrio pblico que tiver competncia para iniciar processo-crime contra a autoridade culpada. SANES A SEREM APLICADAS - Administrativas - Penal - Civil SANES ADMINISTRATIVAS - Advertncia - Repreenso - Suspenso do cargo por prazo de 5 a 180 dias, com perda de vencimentos. - Destituio da funo
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

- Demisso - Demisso a bem do servio pblico SANO CIVIL - Consistir no pagamento de uma indenizao, caso no seja possvel fixar o valor do dano. SANO PENAL - Multa - Deteno de 10 dias a 6 meses - Perda do cargo e inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. - As penas podero ser aplicadas autnomas ou cumulativamente. - LER ARTIGOS 59 A 76 DO CP APLICAO DA PENA:

EXERCCIOS

CALCULE A PENA NAS HIPTESES ABAIXO. Em seguida esclarea se cabe substituio da pena por pena alternativa. Indique ainda o regime penitencirio inicial de cumprimento de pena.

1)Eusbia assassinou com uma faca um menor de 17 anos. O adolescente era viciado em drogas e havia abusado sexualmente do filho da acusada, uma semana antes de ser morto por Eusbia. (Tipificao penal: art. 121).
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

2)O ladro conhecido por Lourinho furtou um televisor da casa da septuagenria Maria de Lourdes. Antes de ser denunciado, o larpio arrependeu-se e devolveu para a vtima o aparelho, sem qualquer presso de ningum. Ele relatou o crime autoridade policial, sem qualquer presso do delegado e confessou-se arrependido da prtica. (Tipificao penal: art. 155).

3)Na data em que completou 20 anos, Esmeraldo Virgulino matou com um tiro de espingarda seu desafeto conhecido por Mateus Pilares. Segundo o inqurito policial, o assassino colocou uma granada no carro da vtima. O engenho ao ser acionado provocou a morte instantnea da vtima. (Capitulao penal : art. 121).

4)Samarina entregou para o noivo Petrnio Melo um carro de sua propriedade enquanto foi fazer psgraduao na PUC de Minas Gerais. Quando retornou, o noivo havia vendido o veculo e se gastado o dinheiro. Ele no negou o crime e disse que havia perdido o emprego e precisava comprar remdio para sua me que estava gravemente enferma, fato comprovado pelo delegado. Samarina terminou o noivado. Mesmo assim, Petrnio disse que a amava e que iria pagar o carro, desde
Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

Professor: Ivanildo Ferreira Alves

que fosse a prestao, pois arrumara outro emprego. (Capitulao penal: art. 168).

5)Scrates vendeu por dez mil reais um bilhete para Plato, alegando que estava premiado. Ficou provado que Scrates somente queria aplicar em seu discpulo, embolsando a quantia. Ele gastou o dinheiro com sua amante Helena. (Capitulao penal: 171). PROFESSOR IVANILDO ALVES

Importantssimo: NO ESQUEA DE LER OS LIVROS DE DOUTRINA PENAL

You might also like