You are on page 1of 44

Ensinar e Aprender Cincias no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas atravs da Resoluo de Problemas

Marilei Aparecida Gionedis Wilsek* Joo Angelo Pucci Tosin **

RESUMO
cada vez mais necessria a reflexo e a mudana de atitude para procurar solues diante dos muitos problemas enfrentados em nossa atuao profissional. Para que essas mudanas didticas ocorram podemos experimentar imagens alternativas de aulas de Cincias, que por sua vez conduzem a uma (re) elaborao dos processos de ensino-aprendizagem que vai desde uma mudana dos papis: de professor (transmissor) e o aluno (receptor), at a utilizao de novas metodologias que possibilitem o aluno a construir seu prprio conhecimento tendo o professor como mediador do processo. A Estratgia Metodolgica descrita neste trabalho prope um Ensino de Cincias com atividades investigativas atravs da Resoluo de Problemas onde o aluno conduzido a Aprender a resolver e resolver para aprender. Criar atividades investigativas para a construo de conceitos uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem, implica em mobiliz-los para a soluo de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interao entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer. A Implementao do projeto na escola visou inovar a prtica pedaggica, propondo uma estratgia metodolgica investigativa de Cincias para o ensino da Fsica, especificamente ao contedo de Eletricidade, numa abordagem terico-prtica, fundamentada na teoria histrico cultural de Vigotsky. A investigao cientfica, a problematizao e a experimentao so a base de todo o trabalho, simulando situaes que podem ocorrer comumente no cotidiano, com alunos da rede estadual de Campo Largo, no Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, com alunos da oitava srie (nono ano) do Ensino Fundamental.

PALAVRAS-CHAVE : Ensino de Cincias. Investigao Cientifica. Estratgia Metodolgica. Resoluo de Problemas.

M.A.G.Wilsek formada em Licenciatura em Biologia (UFPR) com especializao em MAGISTERIO DE 1. E 2. GRAUS com concentrao em METODOLOGIA DO ENSINO . Atua como Professora de Biologia e Cincias da Rede Estadual de Ensino. E-mail para correspondncia: mari.wilsek@hotmail.com ** J.A.P. Tosin formado em Licenciatura em Fsica ( UTFPR), Mestre em Educao ( PUCPR).Atua como professor de Fsica na UTFPR. E-mail para correspondncia joaotosin@utfpr.edu.br

ABSTRACT
It is more and more necessary to reflect upon and have a change of attitudes in seeking solutions to the many problems faced in our professional activities. In order that these didactic changes occur one can look into alternative images in the Science classes, which in turn lead to a (re) elaboration of the teaching-learning processes which includes a change of roles: from teacher (transmitter) to student (receptor), and the use of new methods which enable the student to build upon his own knowledge having the teacher as a mediator in the process. The strategic methodology described in this paper proposes the teaching of Science with investigative activities through problem-resolution where the student is directed to learn to resolve and resolve to learn. Creating investigative activities to build concepts is a means of giving the student an opportunity to participate in the learning process, mobilizing them to find solutions to problems and from this process to produce understanding through the interaction of thinking, feeling, discussing, explaining, reporting, and doing. The implementation of the project in the school setting required an innovative pedagogical approach, proposing an investigative methodological strategy in Science for the teaching of Physics, specifically in the area of Electricity, in a theoretical and practical approach, based on Vigotskys historical-cultural theory. Scientific investigation, problem-solving and experimentation are the basis of this study, simulating situations that could occur in common everyday living, with eighth-grade students at the Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, one of the schools in the network of state schools in Campo Largo.

INTRODUO
A educao no Brasil vive uma poca de grandes desafios e inovaes. A escola reflete essa situao. A fragmentao do conhecimento em disciplinas, o volume de informaes dos currculos distanciam a experincia e o pensamento crtico das prticas escolares e finalmente a questo tempo: didtico com aulas fragmentadas, para pesquisa e para formao continuada do professor e ainda o tempo para compreender e vivenciar uma informao, pois ela rapidamente substituda por outra. No ensino de Cincias, estas questes podem ser percebidas pela dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta, no reconhece o conhecimento cientfico em situaes do seu cotidiano. Aliado a estas questes tem-se o grande desafio de tornar o ensino de Cincias prazeroso, instigante, mais interativo, dialgico e baseado em atividades capazes de persuadir os alunos a admitirem as explicaes cientficas para alm dos discursos autoritrios, prescritivos e dogmticos. fato que no ensino de Cincias h a necessidade de um pluralismo metodolgico que considere a diversidade de recursos pedaggico-tecnolgicos disponveis e a amplitude de conhecimentos cientficos a serem abordados na escola. inegvel a contribuio dos trabalhos de pesquisa sobre o ensino de cincias mostrando que os estudantes aprendem melhor quando participam ativamente das atividades de ensino. Para que isso ocorra necessrio uma (re) elaborao dos processos de ensino-aprendizagem que vai desde uma mudana dos papis: de professor (transmissor) e o aluno (receptor), at a utilizao de novas metodologias que possibilitem o aluno a construir seu prprio conhecimento tendo o professor como mediador do processo.
Essa proposta de ensino deve ser tal que leve os alunos a construir seu contedo conceitual participando do processo de construo e dando oportunidade de aprenderem a argumentar e exercitar a razo, em vez de fornecer-lhes respostas definitivas ou impor-lhes seus prprios pontos de vista transmitindo uma viso fechada das cincias (Carvalho, 2004).

Ensinar Cincias por Investigao significa inovar, mudar o foco da dinmica da aula deixando de ser uma mera transmisso de contedo. E, mudando o foco, outras atitudes se fizeram necessrias, como um novo direcionamento no sentir, agir, refletir sobre as estratgias metodolgicas utilizadas em sala e tambm, rever os pressupostos tericos que orientavam minha prtica profissional bem como o planejamento do trabalho. O professor, ao assumir este papel, dever acompanhar

as discusses, provocar novas questes, questionar e conduzir o processo de ensino. A partir da busca-se a construo do conceito cientfico contrapondo as idias que os estudantes tm de senso-comum com as teorias cientficas. Nas palavras de Schnetzler (1995):
O professor precisa saber identificar as concepes prvias de seus alunos sobre o fenmeno ou conceito em estudo. Em funo dessas concepes, precisa planejar desenvolver e avaliar atividades e procedimentos de ensino que venham promover a evoluo conceitual nos alunos em direo s idias cientificamente aceita. Enfim, ele deve atuar como professor-pesquisador.

A Resoluo de Problemas como investigao possibilita o professor que, ao ensinar, o faz de maneira participativa, dialogada, num processo no qual cada aluno expe as suas idias proporcionam um ambiente favorvel a apropriao dos conceitos e fenmenos. Em uma sala de aula tradicional, o professor procura valorizar as suas idias, no permitindo um dialogo hipottico-dedutivo com a presena de hipteses concorrentes, que servir de ancoradouro para o processo de aquisio do objeto do conhecimento. J, em um ambiente onde ocorrem debates acerca do fenmeno em questo, as hipteses vo surgindo e sendo discutidas e at eliminadas no decorrer da prpria aula. Tal debate um avano na questo das relaes sociais, pois traz para a sala de aula a oportunidade de um confronto entre as mais diferentes opinies respeito do objeto de ensino. No ensino da Fsica, quando se utiliza a investigao cientfica, a aprendizagem dos contedos concretiza-se atravs de atividades de ensino que nascem de uma necessidade de aprender desencadeada por situaes-problema que possibilitem os sujeitos agirem como solucionadores de problemas: definindo aes, escolhendo os dados e fazendo uso de ferramentas que sejam adequadas para a soluo da situao posta. Dessa maneira, formar e informar podem ser vistos como parte de um mesmo processo em que os contedos e o modo de lidar com eles so integrados nas aes dos sujeitos. Estes, ao agirem, modificam e se modificam, ensinam e aprendem (MOURA, 2002, p. 160). Pensar no Ensino de Cincias por Investigao, onde o aluno conduzido a Aprender a resolver e resolver para aprender, implica em mobiliz-los para a soluo de um problema e a partir dessa necessidade, que ele comece a produzir seu conhecimento por meio da interao entre pensar, sentir e fazer. Criar atividades investigativas para a construo de conceitos uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem.

Uma atividade de investigao deve partir de uma situao problematizadora e deve levar o aluno a refletir, discutir, explicar, relatar, enfim, que ele comece a produzir seu prprio conhecimento por meio da interao entre o pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, a aprendizagem de procedimentos e atitudes se torna, dentro do processo de aprendizagem, to importante quanto a aprendizagem de conceitos e/ou contedos (Azevedo, 2004).

A experimentao investigativa onde o aluno conduzido resoluo de um problema uma experincia enriquecedora, que informa, no sentido forte da palavra, aquela que permite descobrir aquilo que no se esperava que testa muitas vezes uma hiptese diferente daquela sobre a qual o investigador se tinha debruado. (Astolfi et al, 1998, p.109 grifo dos autores). Para Cachapuz (1989), o processo de investigao uma oportunidade de o professor refletir sobre a sua prtica. No repensar a prtica pedaggica, cabe ao professor, pesquisar metodologias que se adaptem a realidade do educando e a partir da promover atividades experimentais que possam estimular e ajudar o aluno na compreenso dos conceitos e no entendimento da cincia como construo histrica e saber prtico; que despertem a curiosidade e a criatividade do aluno, que o torne capaz de fazer uso de informaes e conhecimentos cientficos para entender o mundo que o circunda e resolver problemas e questes que lhes so colocadas. E ainda, o professor deve utilizar as atividades experimentais como um importante recurso na formulao de questes sobre a realidade concreta, na elaborao de predies, no teste das hipteses levantadas, no debate de idias e desenvolve no aluno a capacidade de argumentao, uma postura critica e investigativa, e por fim que o aluno seja capaz de intervir no ambiente onde vive. A partir de reflexes tericas foi desenvolvida uma estratgia de ensino baseada na Investigao Cientifica atravs da Resoluo de Problemas, onde o trabalho em grupo valorizado, a construo do conhecimento a partir da investigao cientfica determinante, a resoluo de problemas possibilita uma aprendizagem significativa e a troca de informaes entre os prprios alunos estimulada. Este projeto visa inovar a prtica pedaggica, propondo uma estratgia metodolgica investigativa de Cincias para o ensino da Fsica, especificamente ao contedo de Eletricidade, numa abordagem terico-prtica, fundamentada na teoria histrico cultural de Vigotsky, aplicada no Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, em Campo Largo, no perodo de maio a junho de 2009. Os resultados advindos deste trabalho so discutidos neste artigo

OBJETIVOS
O objetivo central deste trabalho consiste em apresentar uma estratgia metodolgica do Ensino de Cincias por Investigao atravs da Resoluo de Problemas, divulgar o conhecimento pedaggico sobre ensino de Cincias por Investigao e finalmente responder a duas questes principais: Esse tipo de orientao alternativa contribui para a aprendizagem de Cincias? Em que sentido ela pode ajudar a solucionar problemas que enfrentamos em nossas salas de aula?

REFERENCIAL TERICO
Como referencial terico, o projeto partiu de pesquisas realizadas sobre o Ensino de Cincias no Brasil e no Paran, o Ensino da Fsica na Educao Bsica sries finais, as Atividades Experimentais, o Ensino de Cincias por Investigao e a Resoluo de Problemas como Investigao.

Ensino De Cincias No Brasil O Ensino de Cincias, assim como a Educao em geral, precisa ser aperfeioada no Brasil. A gesto de redes escolares deficiente. A formao de professores inadequada e insuficiente. Os currculos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As cincias podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigao e nas atividades experimentais desde as primeiras sries escolares. A divulgao cientfica em museus e centros de cincia e nos meios de comunicao pode ser um recurso importante para o ensino atualmente. Os Parmetros Curriculares Nacionais de Cincias Naturais (PCNs) so dirigidos aos educadores que tm como objetivo aprofundar a prtica pedaggica de Cincias Naturais na escola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho e para o projeto pedaggico da sua equipe escolar e do sistema de ensino do qual faz parte.As selees dos contedos dos eixos temticos, tambm sero teis para o professor organizador de currculos e planos de ensino, ao decidir sobre que perspectivas, enfoques e assuntos trabalhar em sala de aula. Os eixos temticos, TERRA E UNIVERSO, VIDA E AMBIENTE, SER HUMANO E SADE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, representam uma organizao articulada de diferentes conceitos, procedimentos, atitudes e valores para cada um dos ciclos da escolaridade, compatvel com os critrios de seleo acima apontados. Os temas

transversais destacam a necessidade de dar sentido prtico s teorias e aos conceitos cientficos trabalhados na escola e de favorecer a anlise de problemas atuais. No processo da problematizao, conforme os PCNs, os estudantes faro tentativas de explicao segundo suas vivncias, e isso pode ser insuficiente para a situao em estudo, conflitos de compreenso e de explicao podem acontecer no processo. Desta forma, a problematizao, pensada nesses termos, busca promover o confronto das vivncias e conhecimentos prvios dos estudantes com o conhecimento cientfico e, com isso, o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Os problemas tomam forma nesse processo interativo que engloba a busca de solues, enquanto os sujeitos vo se constituindo com novos conhecimentos prprios da Cincia. A aprendizagem significativa implica sempre alguma ousadia: diante do problema posto, o aluno precisa elaborar hipteses e experiment-las. Fatores e processos afetivos, motivacionais e relacionais so importantes nesse momento. Essa aprendizagem exige uma ousadia para se colocar problemas, buscar solues e experimentar novos caminhos, de maneira totalmente diferente da aprendizagem mecnica, na qual o aluno limita seu esforo apenas em memorizar ou estabelecer relaes diretas e superficiais.

O Ensino de Cincias No Estado Do Paran Nas Diretrizes Curriculares de Cincias para o Ensino Fundamental do Estado do Paran, o objetivo de Cincias est assim explicitado: (...) tem como objeto de estudo o conhecimento cientfico que resulta da investigao da Natureza. (...) entende-se por Natureza o conjunto de elementos integradores que constitui o Universo em toda sua complexidade. (DCEs, p.4). As DCEs, conceituam Cincia como:
(...) um conjunto de descries, interpretaes, teorias, leis, modelos, etc, visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em contnua ampliao e renovao, que resulta da aplicao deliberada de uma metodologia especial (metodologia cientfica) ( FREIRE-Maia,2000,p.24)

Desta forma, o Ensino de Cincias deixa de ser encarado como mera transmisso de conceitos cientficos, para ser compreendido como processo de superao das concepes alternativas dos estudantes, possibilitando o

enriquecimento de sua cultura cientfica. (LOPES, 1999).

O Ensino de Cincias

deixa de ser encarado como mera transmisso de conceitos cientficos, para ser compreendido como processo de superao das concepes alternativas dos estudantes, possibilitando o enriquecimento de sua cultura cientfica. (LOPES, 1999) Os conhecimentos cientficos escolares selecionados para serem ensinados na disciplina de Cincias tm origem nos modelos construdos a partir da investigao da Natureza, pelo processo de mediao didtica. Destacam-se trs fatores importantes para a Investigao Cientfica da Natureza: - prtica pedaggica que leve integrao dos conceitos cientficos e valorize o pluralismo metodolgico. - considerar como ocorre a formao de conceitos cientficos pelos estudantes:
(...) mais do que a soma de certas conexes associativas formadas pela memria, mais do que um simples hbito mental; um ato real e complexo de pensamento que no pode ser ensinado por meio de treinamento, s pode ser realizado quando o prprio desenvolvimento mental da criana j tiver atingido o nvel necessrio.( VYGOTSKY,1991,p.71).

- valorizar o que o estudante j sabe (conhecimento cotidiano) e consegue efetivamente fazer ou resolver por ele mesmo (nvel de desenvolvimento real) e o que o estudante ainda no sabe, mas pode vir, a saber, com a mediao do professor ( nvel de desenvolvimento pessoal), de acordo com o conceito ZDP ( Zona de Desenvolvimento Proximal) de Vygotsky. So considerados trs aspectos essenciais para o Ensino de Cincias, tanto para a formao do professor quanto para a atividade pedaggica: - A histria da cincia, a divulgao cientfica e atividade experimental: -O professor... precisa considerar que sua interveno (mediao didtica) ser essencial para a superao da observao como mera ao emprica e de descoberta... possibilita ao professor criar dvidas, problematizar o contedo que pretende ensinar e contribuir para que o estudante construa suas hipteses. Prope alguns encaminhamentos metodolgicos a serem valorizados no ensino de Cincias, tais como: a problematizao, a contextualizao, a interdisciplinaridade, a pesquisa, a leitura cientfica, a atividade em grupo, a observao, a atividade experimental, os recursos instrucionais e ldicos. Quanto avaliao dos alunos no ensino de Cincias, as Diretrizes Curriculares explicitam que Avaliar implica intervir no processo ensino-

aprendizagem do estudante, para que ele compreenda o real significado dos contedos cientficos escolares e do objeto de estudo de Cincias, visando uma aprendizagem realmente significativa para sua vida.

A Fsica No Ensino Fundamental A partir de 1996, com a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, iniciou-se uma nova reforma do ensino. Com efeito, uma nova abordagem na prtica docente esperada da escola e dos professores:
Para isso, o desenvolvimento de atitudes e valores to essencial quanto o aprendizado de conceitos e de procedimentos. Nesse sentido, responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, o debate, a investigao, visando o entendimento da cincia como construo histrica e como saber prtico,superando as limitaes do ensino passivo, fundado na memorizao de definies e de classificaes sem qualquer sentido para o aluno. (BRASIL, 1998a)

Para o ensino da Fsica no Ensino Fundamental, o ponto de partida para o aprendizado deve ser a anlise de situaes previamente conhecidas pelos alunos. A discusso destas situaes levar ao estudo das teorias fsicas, que possibilitam uma maior capacidade de unificar diversos fenmenos. Assim, a partir do estudo de circuitos eltricos, utenslios e aparelhos eletrodomsticos, fenmenos eltricos naturais, instalao eltrica residencial, etc., pode-se passar a discutir os conceitos da Fsica e sua formalizao, procurando facilitar a compreenso do mundo contemporneo e suas interaes com a cincia. Uma caracterstica da Fsica que a torna particularmente difcil para os alunos o fato de lidar com conceitos abstratos e, em larga medida, contraintuitivos. A capacidade de abstrao dos estudantes, em especial os mais novos, reduzida. Em conseqncia, muitos deles no conseguem apreender a ligao da Fsica com a vida real. da responsabilidade dos docentes proporcionarem aos seus alunos experincias de aprendizagem eficazes, combatendo as dificuldades mais comuns e atualizando, tanto quanto possvel, os instrumentos pedaggicos que utilizam. Segundo Hestenes [Hes87], por exemplo, os mtodos tradicionais de ensinar Fsica so inadequados. Como afirmam Lawson e McDermott [LM87], no sero de admirar falhas na aprendizagem se conceitos complexos e difceis de visualizar s forem apresentados de uma forma verbal ou textual. Deviam por isso ser divulgadas e encorajadas tcnicas de instruo atraentes que coloquem a nfase na compreenso qualitativa dos principais princpios fsicos. A necessidade

de diversificar mtodos de ensino para contrariar o insucesso escolar ajudou ao uso crescente de se procurar vrias estratgias no ensino da Fsica. Em relao aos contedos e metodologia que devem ser abordados no ensino fundamental, as Diretrizes Curriculares de Cincias para o Ensino Fundamental do Estado do Paran definem: que os contedos de Cincias devem valorizar os conhecimentos cientficos das diferentes Cincias de referncia Biolgica, Fsica, Qumica, Geologia, Astronomia, entre outras. Neste sentido a escola pode e deve definir os contedos essenciais e a metodologia, de acordo com a realidade a qual est inserida, e ainda distribuir os contedos nas sries e o grau de aprofundamento. Para o Ensino da Fsica, a proposta por Vigotsky pode ser vista como uma teoria que facilita a aprendizagem sem recorrer a recursos tecnolgicos, mtodos de descoberta ou sofisticadas tcnicas de ensino. As proposies de Vigotsky podem ser aplicadas ao cotidiano da sala de aula tal como ela se apresenta na maioria das escolas, isto , no h necessidade de investimentos financeiros, pois ela trata de uma mudana na maneira do professor ensinar. Vigotsky atribuiu enorme importncia ao papel da interao social no desenvolvimento do ser humano. Uma das suas mais importantes contribuies para a psicologia e para a educao talvez seja a explicao dada forma como o processo de desenvolvimento socialmente construdo e como a aprendizagem e o desenvolvimento se inter-relacionam. Para tanto, ele assumiu uma posio diferente das existentes na poca centrando seu enfoque no aspecto histrico-cultural da psicologia, baseia-se em quatro pontos determinantes para a sua compreenso. So eles: a mediao, a internalizao do conhecimento, a zona de

desenvolvimento proximal e a formao de conceitos.

Ensino De Cincias Por Investigao O Ensino de Cincias por Investigao no to inovao assim. Existem informaes que o Ensino de Cincias por Investigao quase senso comum em pases da Amrica do Norte e Europa. No Brasil, entretanto, essa abordagem no difundida e pouco discutida. Mesmo assim, aqui, o interesse vem crescendo, sendo que alguns pesquisadores e educadores voltam-se para a questo (e.g.,Azevedo, 2004; Borges & Rodrigues, 1998; Carvalho, Praia & Vilches, 2005). Desde o ano de 2005 o Centro de Ensino de Cincias e Matemtica CECIMIG -, rgo

complementar da Faculdade de Educao da UFMG, esto envolvidos na produo e divulgao de conhecimento pedaggico sobre ensino de cincias por investigao. necessrio tambm que se considere o entendimento da natureza da cincia, no como algo pronto e acabado, mas como um processo constante de construo e aprimoramento.
Essa proposta de ensino deve ser tal que leve os alunos a construir seu contedo conceitual participando do processo de construo e dando oportunidade de aprenderem a argumentar e exercitar a razo, em vez de fornecer-lhes respostas definitivas ou impor-lhes seus prprios pontos de vista transmitindo uma viso fechada das cincias (Carvalho, 2004).

Quando falamos de Ensino de Cincias por Investigao, pretendemos sugerir imagens alternativas de aulas de cincias, diferentes daquelas que tm sido mais comuns nas escolas, dentre elas, o professor fazendo anotaes no quadro, seguidas de explicaes e os estudantes anotando e ouvindo-o dissertar sobre um determinado tpico de contedo. Este ensino aproxima a cincia dos cientistas com a cincia escolar. Criar atividades investigativas para a construo de conceitos uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem.
Uma atividade de investigao deve partir de uma situao problematizadora e deve levar o aluno a refletir, discutir, explicar, relatar, enfim, que ele comece a produzir seu prprio conhecimento por meio da interao entre o pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, a aprendizagem de procedimentos e atitudes se torna, dentro do processo de aprendizagem, to importante quanto a aprendizagem de conceitos e/ou contedos (Azevedo, 2004).

Deve-se considerar a participao do aluno no processo de investigao de um determinado fenmeno e levar em conta outros aspectos como elaborao de hipteses, anlise e interpretao de resultados, considerando a dimenso coletiva do trabalho. Na anlise dos dados importante considerar se o resultado obtido responde questo proposta bem como, quais fatores interferiram no resultado ou quais foram as fontes de erro. O mais importante do trabalho, no entanto, no somente o desenvolvimento da atividade de investigao e sim a avaliao da capacidade dos estudantes de raciocinar e a habilidade para resoluo de problemas e de proposio de solues. Portanto, uma atividade pode ser considerada investigativa se prioriza a participao do aluno como ser pensante e ativo no processo de construo do conhecimento e se tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e no

simplesmente uma atividade que se esgota em si mesma. Essa deve ser fundamentada para que faa sentido para o aluno, de modo que ele saiba o porqu de estar investigando determinado fenmeno, pois assinala Bachelard (1996) todo conhecimento resposta a uma questo. No ensino da Fsica, quando se utiliza a investigao cientfica, a aprendizagem dos contedos acompanhada de uma aprendizagem de procedimentos sobre os processos de apreenso e construo de conhecimentos. Isto poder ser concretizado em atividades de ensino que nascem de uma necessidade de aprender desencadeada por situaes-problema que possibilitem os sujeitos agirem como solucionadores de problemas: definindo aes, escolhendo os dados e fazendo uso de ferramentas que sejam adequadas para a soluo da situao posta. Dessa maneira, formar e informar podem ser vistos como parte de um mesmo processo em que os contedos e o modo de lidar com eles so integrados nas aes dos sujeitos. Estes, ao agirem, modificam e se modificam, ensinam e aprendem (MOURA, 2002, p. 160). A Resoluo De Problemas Como Investigao O que um PROBLEMA? Para Krulik e Rudnik (1980): Um problema uma situao, quantitativa ou no, que pede uma soluo para a qual os indivduos implicados no conhecem meios ou caminhos evidentes para obt-la. Esta mesma idia aparece indiretamente quando se fala de resoluo de problemas. Assim Polya (1980) assinala que resolver um problema consiste em encontrar um caminho previamente no conhecido, encontrar uma sada para uma situao difcil, para vencer um obstculo, para alcanar um objetivo desejado que no pode ser imediatamente alcanado por meios adequados . A discusso em torno do que se entende por problema permite realizar uma crtica mais profunda da didtica habitual. Destaca-se, com efeito, que os problemas so explicados como algo que se sabe fazer, como algo cuja soluo se conhece e que no gera dvidas nem exige tentativas: o professor conhece a situao - para ele no um problema - e a explica linearmente, com toda clareza, conseqentemente os alunos podem aprender tal soluo e repeti-la ante situaes idnticas, mas no aprendem a abordar um verdadeiro problema e qualquer mudana lhes impe dificuldades insuperveis, provocando o abandono.

Evidencia-se a inovao metodolgica proposta quando se compara a concepo de problema e se compara com a didtica habitual dos professores. Para a questo de quais orientaes proporcionar aos alunos para abordar a resoluo de problemas sem dados (nos quais j no possvel o simples jogo de dados, frmulas e incgnitas) prope-se um modelo de resoluo de problemas como Investigao (Gil e Martinez Torregrosa, 1983): a) Considerar qual pode ser o interesse da situao problemtica abordada b) Comear por um estudo qualitativo da situao, tentando abordar e definir de maneira precisa o problema, explicitando as condies que se consideram reinantes etc. c) Emitir hipteses fundadas sobre os fatores dos quais podem depender a grandeza buscada e sobre a forma desta dependncia imaginando em particular casos limites de fcil interpretao fsica. d) Elaborar e explicar possveis estratgias de resoluo antes de proceder a esta, evitando o puro ensaio e erro. Buscar distintos modos de resoluo para possibilitar a contrastao dos resultados obtidos e mostrar a coerncia do corpo de conhecimentos de que se dispe. e) Realizar a resoluo verbalizando ao mximo, fundamentando o que se faz e evitando, uma vez mais, operativismos carentes de significao Fsica. f) Analisar cuidadosamente os resultados luz das hipteses elaboradas e, em particular, dos casos limites considerados. g) Considerar as perspectivas abertas pela investigao realizada contemplando, por exemplo, o interesse de abordar a situao em um nvel de maior complexidade ou considerando suas implicaes tericas (aprofundamento na compreenso de algum conceito) ou prticas (possibilidade de aplicaes tcnicas). h) Elaborar uma memria que explique o processo de resoluo e que destaque os aspectos de maior interesse no tratamento da situao considerada.

As Atividades Experimentais Numa Metodologia Investigativa A atividade experimental para fins didticos surgiu apenas em 1886, sendo a Universidade de Harvard uma das pioneiras ao publicar uma lista de 40 experimentos que deveriam ser includos nas aulas de Fsica (BROSS, 1990, p.15; BLOSSER, 1988, pp.74-78 apud PENA, 2000, p. 27). No entanto, o custo dos equipamentos impossibilitava que o aluno tivesse acesso a eles. No Brasil, em meados do sculo XX, foi criado o IBECC (Instituto Brasileiro de Educao Cincia e Cultura) que teve um papel de destaque no ensino de Cincias (BORGES, 1982, p. 6), cujo objetivo era a melhoria do Ensino de Cincias e a introduo do mtodo experimental nas escolas de 1 e 2 graus (FRACALANZA, 1992, p. 120). Surgiram os projetos educacionais e o Brasil no s pde importar equipamentos para fins didticos, bem como adapt-los nossa realidade. Segundo Borges (1982, p. 6), o Ensino de Cincias passou a ter um carter mais experimental e, como reflexo, os livros passaram a enfatizar mais essa caracterstica. Com a Lei 5692/71, aconteceram profundas reestruturaes no sistema educacional, fazendo com que o mtodo experimental fosse definitivamente considerado como fundamental na metodologia de Ensino de Cincias. Acredita-se que a experimentao importante, pois contribui com o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os na aquisio de conhecimento. Quando o professor permite aos seus alunos pensarem ao invs de pensar por eles, este est favorecendo a autonomia intelectual dos mesmos e preparando-os para atuar em forma competente, criativa e crtica, conforme sugere Garrido (2002).
Esta abordagem metodolgica enfatiza a iniciativa do aluno porque cria oportunidade para que ele defenda suas idias com segurana e aprenda a respeitar as idias dos colegas. D-lhes tambm a chance de desenvolver variados tipos de aes manipulaes, observaes, reflexes, discusses e escrita. (Carvalho et al, 1998, p.20)

Conforme Bachelard (1938), todo conhecimento resposta a uma questo, o que nos permite ressaltar a importncia desde as sries iniciais das atividades experimentais no processo de (re) construo de conhecimentos cientficos. De acordo com Carvalho et al (1999, p. 47), em uma proposta que utilize a experimentao [...], o aluno deixa de ser apenas um observador das aulas, muitas vezes, expositivas, passando a exercer grande influncia sobre ela: argumentando, pensando, agindo, interferindo, questionando, fazendo parte da construo de seu

conhecimento, afinal, o questionamento um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem. A Nova Filosofia da Cincia prope uma nova maneira de se trabalhar didaticamente, atravs do mtodo racionalista/construtivista no qual o aluno um sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem e o professor um mediador do conhecimento. Trata-se de um dilogo entre a hiptese/teoria e a experimentao num processo investigativo em que o aluno problematiza, questiona e pe prova suas idias, discute suas prticas com outros alunos, resultando um extremo ganho cognitivo. Finalmente 74% dos alunos As aulas prticas do aos alunos a oportunidade de encontrar ou no solues, investigando, elaborando hipteses, interpretando dados, at que seja possvel uma concluso a respeito do tema proposto. De acordo com Carvalho et al (1999, p. 47), em uma proposta que utilize a experimentao [...], o aluno deixa de ser apenas um observador das aulas, muitas vezes, expositivas, passando a exercer grande influncia sobre ela: argumentando, pensando, agindo, interferindo, questionando, fazendo parte da construo de seu conhecimento, afinal, o questionamento um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem. A experimentao investigativa onde o aluno conduzido resoluo de um problema uma experincia enriquecedora, que informa, no sentido forte da palavra, aquela que permite descobrir aquilo que no se esperava, que testa muitas vezes uma hiptese diferente daquela sobre a qual o investigador se tinha debruado. (Astolfi et al, 1998, p.109 grifo dos autores). Para Cachapuz (1989), o processo de investigao uma oportunidade de o professor refletir sobre a sua prtica, e existem basicamente trs formatos de trabalho experimental de que o docente dispe para trabalho em sala de aula: demonstraes, verificaes e exploraes. Ele destaca que a explorao, como mtodo de trabalho, privilegia o aluno que prope as solues interagindo com os colegas e com o professor. Baseada na teoria Piagetiana, Mizukami (1986, p. 76) acredita que o ensino deve ser baseado no ensaio e erro, na pesquisa/investigao e na soluo de problemas por parte do aluno e no em aprendizagem de frmulas, nomenclaturas, definies, etc. Quando o professor associa a atividade experimental aos contedos a serem trabalhados, Azevedo (2004, p. 21) relata que, S haver a aprendizagem e

o desenvolvimento desses contedos envolvendo a ao e o aprendizado de procedimentos se houver a ao do estudante durante a resoluo de um problema: diante de um problema colocado pelo professor, o aluno deve refletir, buscar explicaes e participar com mais ou menos intensidade (dependendo da atividade didtica proposta e de seus objetivos) das etapas de um processo que leve resoluo do problema proposto, enquanto o professor muda sua postura, deixando de agir como transmissor do conhecimento, passando a agir como um guia. Ou seja, fundamental que o professor mediador possa propiciar uma maior participao do aluno no decorrer das aulas e o seu envolvimento com o contedo. Delizoicov e Angotti (2000) afirmam que as atividades experimentais, quando bem planejadas, constituem momentos particulares ricos no processo de ensinoaprendizagem.

METODOLOGIA
A proposta deste trabalho foi executada com os integrantes da 8 srie da educao bsica - sries finais do Colgio Estadual Otalipio Pereira de Andrade, situado no Distrito de Bateias, em rea rural atendendo, portanto, alunos de classes mdia e baixa, muito deles, filhos de agricultores. Desta forma, a disponibilidade de recursos e o acesso informao so fatores limitantes do processo de aprendizagem destes jovens. A metodologia consiste em conduzir o aluno a identificar os conhecimentos necessrios e busc-los por sua prpria iniciativa. O grau de profundidade dos estudos e os temas abrangidos sero indicados (mas no delimitados) por questes a serem respondidas acerca de cada tema. necessrio que os modelos trazidos pelos alunos se mostrem insuficientes para explicar um dado fenmeno, para que eles sintam necessidade de buscar informaes e reconstru-los ou ampli-los. Em outras palavras, preciso que os contedos a serem trabalhados se apresentem como um problema a ser resolvido (Brasil, 1997a:117) A metodologia dessa estratgia de ensino foi organizada nas seguintes etapas: Planejamento das aulas, Desenvolvimento das aulas e Avaliao.

Planejamento Das Aulas


As aulas foram planejadas seguindo as etapas da Estratgia Metodolgica para o Ensino de Cincias por Investigao , conforme especificao no esquema :

2.Formulao do

Problema 1. Informaes Fundamentais


(Compreenso sistmica do fenmeno)

(indicao dos caminhos de investigao)

4.Alternativas e solues para o problema


( conhecimento do aluno)

3.Investigao Cientfica
(investigar,compreender,

aprofundar para responder)

7. Aplicao
Conseqncias econmicas, sociais,ecolgicas, ticas e polticas.

5. Discusso do problema sob a luz dos resultados das investigaes

6.Atividade Experimental
Concluses, Sntese de idias.

Planejamos 10 aulas para os contedos propostos e esto disponibilizados em Material Multimdia ( CD Rom) pois fazem parte do Material Didtico produzido.

Desenvolvimento Das Aulas


As atividades foram assim desenvolvidas: Informaes Fundamentais - Apresentao do contedo terico (histria da cincia, da fsica e da eletricidade ) - explicao de forma expositiva oral dialogada, para atravs de discusso e debates com os participantes, motiv-los, aguar a curiosidade e incentivar a investigao.

- Explanao do Material Didtico produzido na TV Pen Drive. Este material contm textos informativos, animaes, imagens e fotos, feitos no programa Power Point. Problematizao Os alunos pensaro num problema a ser resolvido pelo grupo. Esta atividade foi desenvolvida conforme detalhamento feito em A Resoluo de Problemas como Investigao (item E do Referecial Terico). Atividade Experimental A partir do problema escolhido pelo grupo, buscar-se- uma atividade experimental para comprovar ou no as hipteses. O professor promover a pesquisa e o debate entre os participantes do grupo, a fim de que possam avaliar todas as possibilidades e optarem para aquela que julgarem mais adequadas ao problema. O professor dever intervir sugerir, encaminhar e dispor os materiais, sempre que necessrio, mediando o processo de ensino-aprendizagem. Atividades realizadas com os alunos Os contedos foram aplicados atravs das atividades: * em grupo: debate, atravs de perguntas direcionadas, visando trabalhar as concepes alternativas dos alunos referentes s questes que envolvem o seu cotidiano; - pesquisar a biografia de fsicos que se destacaram no estudo da Eletricidade; - resoluo do problema proposto pelos alunos, que estaro divididos em grupos de cinco alunos; - realizao de atividade experimental, que dever estar relacionada soluo do problema proposto pelo grupo; - pesquisa de como realizada a instalao eltrica em uma residncia, bem como os perigos decorrentes de um choque eltrico; - utilizao do Laboratrio de Informtica do Colgio para pesquisa do clculo de consumo de energia eltrica nas residncias, acessando na Internet o site da Eletropaulo: www.eletropaulo.com.br ; - elaborao de Portflio com o ttulo Memria da Resoluo do Problema;

- elaborao de Folder, para ser distribudo aos demais alunos e comunidade, com os temas Economizando energia eltrica e Preveno de acidentes com energia eltrica.

* Individuais: - realizao das atividades extra-classe

Avaliao
- realizao de pr e ps-teste - APNDICE I As questes foram criteriosamente elaboradas, contendo perguntas abertas e fechadas, objetivas e subjetivas, de fcil, mdia e difcil resoluo e buscavam mensurar a quantidade e a qualidade dos conhecimentos aprendidos pelos alunos . - Portflio / Memria de Resoluo do Problema - APNDICE II - explanao oral do problema pesquisado pelo grupo; -apresentao e exposio da atividade experimental: Cada grupo fez a apresentao da Resoluo do problema pesquisado pelo grupo e dos resultados obtidos - APENDICE III - exposio do Portflio com o titulo Memria de Resoluo do Problema e do Experimento na Mostra Cultural do Colgio, a ser realizada em novembro/2009. - produo do Folder.

AVALIAO DOS RESULTADOS


Para avaliar os resultados obtidos aps a implementao da ESTRATGIA METODOLGICA: ENSINAR CINCIAS ATRAVS AS RESOLUO DE

PROBLEMAS, utilizei dois instrumentos: - Instrumento1 APENDICE IV - Na forma de texto produzido pelos alunos a partir das respostas a questes propostas. - Instrumento 2 APENDICE V - Atividade com o uso da Escala de Likert (FRAENKEL; WALLEN,2000). E tambm atravs das seguintes atividades: - Nas respostas dadas s questes do prteste e ps-teste (anlise atravs de grficos). - Participao, motivao e envolvimento dos alunos durante o processo de implementao, tanto nas atividades em grupo quanto nas individuais.

- Execuo das atividades propostas pelos alunos, tanto na busca dos problemas quanto em sua Resoluo. - Realizao do Portflio. - A atuao do professor pesquisador e mediador do conhecimento.

RESULTADOS OBTIDOS
A Estratgia Metodolgica utilizada para o Ensino de Cincias por Investigao, onde o aluno conduzido a Aprender a resolver e resolver para aprender apresentou resultados alm das expectativas. Constatei alunos motivados e interessados, incentivou pesquisa e a descoberta, promoveu a reflexo e o debate sobre a realidade que os cerca e favoreceu a integrao do conhecimento cientfico com situaes do cotidiano do aluno. Permitiu ao aluno entender como acontecem as descobertas cientificas e que os cientistas so pessoas comuns, como relatou um dos alunos. Os problemas pensados pelos alunos e para os quais o grupo teria que pesquisar uma soluo, foram muito interessante e conduziram para a pesquisa e busca do conhecimento cientifico. A mediao do professor foi imprescindvel durante a realizao desta etapa e possibilitou uma aproximao funcional s relaes de Cincia/Tecnologia/Sociedade. A situao-problema, sem dados no enunciado, como o que foi proposto, obrigou os alunos a mudar o raciocnio baseado em evidncias, a um raciocnio baseado em hipteses, mais criativo ( necessrio ir alm do que parece evidente e imaginar novas possibilidades) e mais rigoroso ( necessrio fundamentar e depois submeter, cuidadosamente, as hipteses prova, duvidar do resultado, buscar a coerncia global). Assim, as hipteses focalizaram e orientaram a resoluo, indicaram os parmetros a levar em conta (os dados a buscar). Promoveu a integrao aluno/comunidade e conhecimento cientifico/cotidiano. As situaes problemas pesquisadas pelos grupos de alunos e que os conduziram a Aprender a resolver e resolver para aprender, refletem suas necessidades pessoais ou da comunidade, integrando-o ao meio em que vive e percebendo-se um agente transformador da sociedade atravs de pequenas aes. Foram elas: Espanador eltrico; Super-ventilador porttil; Mini-ventilador; Mquina caseira de solda; Casa protegia contra choque eltrico; Aquecedor

solar de garrafa Pet; Viver sem eletricidade hoje, possvel? As Resolues dos problemas esto registradas atravs de fotos -Apndice III Dentre os problemas pesquisados pelos alunos, destaco o grupo que descobriu que, a mais ou menos trs quilmetros da escola, existem uma residncia que no possui energia eltrica. Foi impressionante o relato da experincia vivida pelo grupo: a visita residncia, a entrevista e o empenho do grupo em resolver a situao. O grupo visitou a Cocel e entregou um pedido por escrito solicitando a instalao de Energia Eltrica na residncia do Sr.Ado, para resolver o problema, pois como ele prprio disse ... meu sonho ter luz em minha casa. No caso especfico da Fsica, chama-se a ateno para o ensino voltado para a troca de idias entre os integrantes da classe (professora e alunos), baseado no dilogo, na participao coletiva, oportunizando aos alunos a exposio de suas idias e contribuindo, dessa forma para a aprendizagem coletiva. As atividades de aprendizagem realizadas desta maneira priorizam a aquisio do conhecimento como um processo cognitivo e no mecnico. Esse, talvez, seja o maior avano no ensino da Fsica, isto , deixar de ter um ensino voltado para a simples transmisso dos contedos, no qual o professor assume a postura de ditador do conhecimento. O dilogo caminha na direo da valorizao da realidade histrico-cultural e social do educando. O portfolio, intitulado Memria da Resoluo do Problema foi uma atividade inovadora, tanto para mim quanto para os alunos. Verificou-se algumas dificuldades em sua organizao e no registro sistemtico da investigao realizada, o que no invalidou sua contribuio no processo da construo do conhecimento. O portflio possibilitou aos alunos fazer julgamento, analises e avaliaes do seu envolvimento no trabalho realizado, discutir e apresentar sugestes para o aperfeioamento das situaes problemas desenvolvidos, explicar a aquisio de conceitos relativos ao assunto estudado e avaliar o conhecimento cientifico obtido como significativo, isto , pode ser aplicado em situaes do cotidiano. Outro aspecto importante foi que, durante a aplicao desta Estratgia Metodolgica, quase que, obrigatoriamente, tive que adotar posturas no habituais minha prtica pedaggica, mudar atitudes e rituais pedaggicos tradicionais de que estava acostumada ou acomodada a utilizar. Sem dvida, foi um grande desafio, para os meus 32 anos de magistrio.

A atividade de confeco do Folder no pode ser realizada devido falta de tempo didtico, pois a atividade experimental exigiu mais tempo para se realizar do que o planejado. O questionrio foi aplicado antes do desenvolvimento das atividades praplicao (Pr-teste) e depois desta, avaliao ps-aplicao (Ps-teste). Durante as aplicaes foram controladas as conversas paralelas, para que no houvesse interferncia nos resultados. As correes foram feitas por mim e aps a sumariao dos dados, os resultados alcanados foram compilados e esto expressos nos grficos a seguir:

Grfico 01 Pr-teste - 8 srie A


24 22 20 18 % de alunos 16 14 12 10 8 6 4 2 0 0 1 2 14 9,5 5 9,5 5 23 23

0 3 4 5

0 6 7 8 9 10 nmero de acertos

0 11

0 12

0 13

0 14

Grfico 02
Ps-teste - 8 srie A
24 22 20 18
% de alunos

17,3 13,8 10,3 10,3 6,8 6,8 13,8

17,3

16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 nmero de acertos 0 0 0 0 3,5 0

Os grficos apresentam o resultado das observaes e anlises do desempenho dos alunos, verificando as porcentagens de alunos pelo nmero de acertos. As anlises dos dados foram feitas comparando-se os resultados obtidos na pr-aplicao e na ps-aplicao, de cada indivduo participante da atividade. Notase que o ndice de acertos das questes aumentou e alguns aspectos apontavam evidncias sobre a aprendizagem significativa dos alunos, como o entendimento: aluno entende o conhecimento, explica o fenmeno fsico envolvido, como por exemplo, no ps teste a maioria dos alunos utilizou termos tcnicos ao responder a questo 12. Fica evidente que a aprendizagem foi significativa. O aluno compreende que para acender a lmpada necessrio lig-la aos plos positivo e negativo. Demais dados das questes indicaram crescimento expressivo no grau de prendizado, se analisado as questes individualmente e em sua totalidade. Ressalta-se que todos os resultados, tanto individuais quanto coletivos, apontaram efeitos indiscutveis que devem ser considerados em se tratando de adoo de novas metodologias por parte dos docentes. Esses achados confirmaram uma

influncia positiva da proposta entre os alunos que participaram da atividade, demonstrando a importncia de integrar o ensino vida do aluno. O Instrumento I (Apendice IV) -Avaliao do trabalho do grupo possibilitou aos alunos uma avaliao do desempenho do grupo na realizao das tarefas solicitadas e principalmente a avaliao da soluo encontrada para o problema pesquisado.Os relatos dos alunos demonstram seu envolvimento, motivao e interesse na realizao do experimento que solucionaria o problema. Fica evidente que ele percebe-se um ser integrante/participativo, saindo da posio de mero espectador para atuar como protagonista no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, destaco algumas declaraes dos alunos: ... o funcionamento do invento, pois ficamos muito curiosos pensando se ia ou no funcionar. ...porque fez com a gente pudesse expor nossas idias. .... a construo do experimento , porque foi naquele momento que eu aprendi muita coisa. ... Tentar construir algo para que ele seja utilizado no dia-a-dia de muitas pessoas ... a montagem do experimento, porque ns quebramos a cabea para que ele funcionasse.Dentre as dificuldades apresentadas, a maioria dos grupos citou que foi pesquisar o problema a ser resolvido e fazer o experimento funcionar.Estas dificuldades surgiram devido nova maneira de realizar a atividade prtica, que deixou de ser demonstrativa e com resultados esperados. Desta forma, os alunos deixaram de ser espectadores para serem os criadores do experimento, portanto supor hipteses e test-las foi o maior desafio a ser superado pelos alunos. A Escala de Atitudes denominada de Escala de Liker ( Instrumento IIApndice V) foi um instrumento que permitiu avaliar o alcance dos objetivos relacionados a atitudes ou opinies, preenchidos individualmente pelos

alunos/alunas. Neste instrumento avaliativo foram utilizadas seis afirmaes importantes que tinham relao direta com a estratgia metodolgica utilizada, a respeito das quais os alunos/as deveriam se posicionar, assinalando na coluna a alternativa que melhor representasse seus sentimentos sobre o assunto em questo: Concordo totalmente, Concordo, Indeciso ou indiferente, Discordo ou Discordo totalmente. Como o objetivo deste Instrumento fornecer subsdios sobre atitudes e interesses dos alunos, foram calculados porcentagens de alunos/as que assinalaram cada uma das opes para a mesma afirmao, como se observa no quadro abaixo:

QUADRO 01
Afirmaes Em sala de aula, comum o professor relacionar os assuntos estudados com a realidade onde vive o aluno. Resolver um problema existente na comunidade, fez com que o grupo buscasse conhecimentos sobre a Eletricidade. O trabalho em grupo facilitou a aprendizagem sobre Eletricidade. O grupo tinha conhecimento do que e como se faz um Portfolio. O portflio estimulou os alunos do grupo a refletir sobre os trabalhos realizados, podendo complementar ou inserir novas informaes, ampliando o conhecimento. O professor, ao utilizar diferentes formas de ensinar, facilita a sua aprendizagem. Concordo Totalmente 0% Concordo Indeciso ou Indiferente 10% Discordo Discordo Totalmente 0%

90%

0%

34,5%

42%

13%

6,5%

4%

52,5%

34,5%

13%

0%

0%

13%

13%

13%

48%

13%

39%

34,5%

22,5%

4%

0%

74%

18%

4%

4%

0%

Considerando-se os resultados obtidos verificou-se que 28% dos alunos afirmaram que os professores relacionam os contedos estudados com sua realidade onde vivem evidenciando a contextualizao dos contedos trabalhados. A grande maioria dos alunos concorda que resolver um problema existente na comunidade estimulo para a busca do conhecimento e incentivo pesquisa. O trabalho em grupo um facilitador da aprendizagem segundo 87% dos alunos/as. Apenas 13% dos alunos tinham conhecimento sobre como se produz um Portflio e 39% concordaram totalmente que esta atividade contribuiu para a reflexo sobre os trabalhos realizados e que isto os incentivou a inserir ou complementar novas informaes, ampliando o conhecimento. E finalmente 92% dos alunos/as concordam que o professor ao utilizar diferentes formas de ensinar, facilita a aprendizagem. Enfim, a estratgia metodolgica proposta neste trabalho verificou-se eficaz, podendo ser utilizada com os demais contedos, pois evidencia aspectos relevantes no processo ensino-aprendizagem, com destaque ao alto ndice de entendimento do conhecimento. O mais importante do trabalho realizado, no entanto, no foi somente o desenvolvimento da atividade de investigao e sim a avaliao da capacidade

dos estudantes de raciocinar e a habilidade para resoluo de problemas e de proposio de solues.

CONCLUSO
possvel verificar que o uso de uma estratgia de trabalho diferenciada pode resultar em construo de conhecimento que vai alm da simples transmisso dos mesmos, desenvolve as potencialidades dos alunos no sentido de torn-los cidados, estimulando o raciocnio, o desenvolvimento do senso crtico e os valores humanos, alm de incentivar o gosto pela Cincia, que por muitas encontra-se distanciada da realidade do aluno. A estratgia metodolgica usada fez com que o aluno se comprometesse com o processo de ensino-aprendizagem, tornando-se cmplice do professor. Ambos deixaram de caminhar em direes opostas e passaram a buscar alternativas para os problemas, encarar os desafios, enfrentar os obstculos, enfim passaram a crescer e aprender juntos.Os alunos participaram do processo da aprendizagem, sugerindo, discutindo, argumentando. Uma escola onde o aluno passa efetivamente a fazer parte do processo de aquisio do conhecimento torna-se agradvel, instigadora, um lugar onde o aluno vai poder utilizar seus talentos e alm de aprender conhecimentos, vai associ-los sua vida. O professor assume o papel de realizador da pesquisa-ao, uma categoria de pesquisa que envolve no s a investigao de um problema ou questo do mbito da sala de aula, como tambm a tomada de um conjunto de atitudes objetivas que visam modificao de prticas pedaggicas e que possibilitem o aluno a construir seu prprio conhecimento tendo o professor como mediador do processo. Em atividades voltadas para a resoluo de problemas, necessrio que os aprendizes engajem-se com perguntas de orientao cientfica, um dos maiores desafios (para docentes e alunos) seria justamente compreender quais questes poderiam ser consideradas questes cientficas pertinentes no contexto do ensino de cincias da natureza por investigao. Em relao s perguntas que ns e nossos alunos j apresentamos em sala de aula sob essa perspectiva, provavelmente, grande parte delas no seria apropriada para uma aula de natureza investigativa. Neste sentido houve necessidade de direcionar os alunos na elaborao de questes para investigao, principalmente porque a turma tinha

pouca experincia com essa abordagem e tambm pela limitao de tempo. Nesse sentido considero importante iniciar ao ensino investigativo onde alunos recebem uma questo pronta para investigarem, previamente elaboradas pelo professor. Enfim, seria impossvel considerar que uma estratgia metodolgica aplicada a um determinado contedo do currculo escolar por si s, caracteriza o ensino de cincias por investigao. Mas pode sim, desencadear uma srie de mudanas e atitudes que conduzam s necessrias mudanas do Ensino de Cincias no Brasil.

REFERNCIAS
ASTOLFI, Jean-Pierre; PETERFALVI, Brigitte; VRIN, Anne. Como as crianas aprendem as cincias. Traduo: Maria Jos Figueiredo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget. 1998. AXT, R. O papel da experimentao no ensino de cincias. In: AXT, R.; MOREIRA, M. A. Tpicos em ensino de cincias. Porto Alegre: Sagra 1991. p. 79-90. AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigao: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de cincias: unindo a pesquisa e a prtica. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33. BORGES, A. T.; RODRIGUES, B. A.; Aprendendo a planejar investigaes. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA, IX, 2004, Jaboticatubas. Atas... Minas Gerais: [SBF, 2004.] BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias Naturais /Secretaria de Educao Fundamental. . Braslia: MEC /SEF, 1998.
BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC, 1996

CACHAPUTZ, Antonio et al. A necessria renovao do ensino de cincias. So Paulo: Cortez, 2005. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Cincias no Ensino Fundamental: o conhecimento fsico. So Paulo: Scipione, 1998. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.), O Ensino de Cincias: Unindo a Pesquisa e a Prtica. So Paulo. 2004. p. 1 CARVALHO, A. M. P. e Lima, M. C. B. (1999). Comprovando a necessidade dos problemas. Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educao em Cincias (IIENPEC), Valinhos, So Paulo. Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Paran. Secretaria de Estado da Educao2008

GIOPPO, Christiane; SILVA, Ricardo Vieira da; BARRA, Vilma M. M..A avaliao em Cincias Naturais no Ensino Fundamental. Curitiba: Ed.UFPR, c2006. 156p. : il. (Avaliao da Aprendizagem no Ensino Fundamental de 5 a 8 srie) OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione, 1993. POZO, J. I. (Org.) A soluo de problemas nas cincias da natureza. Porto Alegre: Artes Mdicas,1998. ________ A Soluo de problemas: Aprender a resolver, Resolver para Aprender. Porto Alegre, RS: ARTMED, 1998.

REGO, Teresa Cristina. Vigotsky: Uma perspectiva histrico-cultural da educao. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1996.

APNDICE I - PR -TESTE E PS-TESTE


COLEGIO ESTADUAL OTALIPIO PEREIRA DE ANDRADE ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO ALUNO: ....................................................................................................... DATA : ...... / ...... / 2009 PR TESTE SRIE: .........

LEIA COM ATENO OS TEXTOS E QUESTES. PROCURE RESPONDER DE ACORDO COM SEU CONHECIMENTO OU SUA CONCEPO SOBRE ELETRICIDADE LEIA O TEXTO INFORMATIVO ABAIXO:
Natureza eltrica da matria Todos os corpos so constitudos por estruturas elementares: os tomos. Estes, por sua vez, se enlaam entre si para formar as molculas de cada substncia. Os tomos so formados por partculas ainda menores: o prton e o nutron, contidos no ncleo, e o eltron, que gira ao seu redor e descreve trajetrias conhecidas como rbitas. A constituio eltrica da matria se fundamenta nesta estrutura atmica onde cada partcula do tomo possui uma determinada carga eltrica. A carga total do tomo nula, ou seja, as cargas positiva e negativa se compensam porque o tomo possui o mesmo nmero de prtons e eltrons . Os nutrons no possuem carga eltrica.

AGORA RESPONDA AS QUESTES 1 A 3 : 1. A eletricidade comea com eltrons, que possui carga eltrica: a) positiva b) negativa c) neutro d) positiva e negativa 2. Carga eltrica ento: a) uma das propriedades fundamentais da matria associada as partculas elementares do tomo : prtons, eltrons, e nutrons b) a principal propriedade caracterstica da matria c) quantidade de carga de uma pilha ou bateria d) o grau de dificuldade que o condutor oferece passagem de corrente eletrica 3. Os tipos de carga eltrica so: a) Positiva b) Negativa c) Positiva e Negativa d) Leve e Pesada Era uma vez a Eletricidade.... Nas civilizaes antigas j eram conhecidas as propriedades eltricas de alguns materiais. A palavra eletricidade deriva do vocbulo grego elektron (mbar), como conseqncia da propriedade que tem essa substncia de atrair partculas de p ao ser atritado com fibras de l. O cientista ingls William Gilbert, primeiro a estudar sistematicamente a eletricidade e o magnetismo, verificou que outros materiais, alm do mbar, adquiriam, quando atritados, a propriedade de atrair outros corpos, e chamou a fora observada de eltrica. No sculo XVIII, o francs Charles Franois de Cisternay Du Fay comprovou a existncia de dois tipos de fora eltrica: uma de atrao, j conhecida, e outra de repulso. Suas observaes foram depois organizadas por Benjamin Franklin, que atribuiu sinais - positivo e negativo para distinguir os dois tipos de carga. Nessa poca, j haviam sido reconhecidas duas classes de materiais: isolantes e condutores. COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA AS QUESTES DE NUMERO 4 A 6 : 4. Como interagem as cargas eltricas? a) sua interao se d atravs da fora gravitacional b) sua interao se d pela induo eletrosttica c) sua interao se d por meio de ATRAO (quando as cargas tm sinais iguais) e REPULSO (quando as cargas tm sinal diferente).

d) sua interao se d por meio de ATRAO (quando as cargas tm sinal diferente) e REPULSO (quando as cargas tm mesmo sinal). 5. Nome dado aos materiais que apresentam facilidade em conduzir eletricidade devido presena de portadores de carga livres (eltrons) em sua estrutura atmica, como por exemplo, os metais. a) Condutores b) Isolantes c) geradores de energia d) maus condutores de eletricidade 6. Nome dado aos materiais que so maus condutores por no serem portadores de cargas livres, como por exemplo, a madeira. a) Condutores b) geradores de energia c) bons condutores d) Isolantes 7. Em 1800, o conde Alessandro Volta inventou a pilha eltrica, ou bateria, logo transformada por outros pesquisadores em fonte de corrente eltrica de aplicao prtica.
Alessandro Volta, fundador da eletricidade moderna, apresenta seus experimentos a Napoleo Bonaparte. A pilha inventada pelo fsico italiano proporcionou um meio de produzir corrente eltrica. Modelo da pilha de Volta, inveno utilizada por outros cientistas como fonte de corrente eltrica fins prticos. (Deutsche Museum - Munique)

O nome dado ao movimento ordenado dos portadores de carga eltrica (eltrons) num dado meio (condutor), com intensidade medida em ampres (A) : a) intensidade eltrica b) corrente eltrica c) tenso eltrica d) movimento ordenado 8. Benjamin Franklin demonstrou, pela primeira vez, que o relmpago um fenmeno eltrico, com sua famosa experincia com uma pipa (papagaio). Ao empinar a pipa num dia de tempestade, conseguiu obter efeitos eltricos atravs da linha e percebeu, ento, que o relmpago resultava do desequilbrio eltrico entre a nuvem e o solo. A partir dessa experincia, Franklin produziu: a) o primeiro pra-raios. b) a primeira lmpada c) a pilha d) a primeira pipa 9 .Com o atrito, alguns materiais perdem eltrons que no so facilmente substituveis por aqueles que provm de outros tomos. Com certeza voc j deve ter realizado esta atividade:

O fenmeno observado neste experimento chama-se: a) circuito eltrico b) eletrizao por induo c)eletrizao por atrito d) a eletricidade no explica este fenmeno

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTES 10, 11,E 12 : A passagem de cargas eltricas a grande velocidade atravs de condutores origina uma perda parcial de energia em funo do atrito. Essa energia se desprende em forma de calor e, por isso, um condutor sofre aumento de temperatura quando a corrente eltrica circula atravs dele. Este fenmeno foi estudado por James Joule com aplicaes interessantes da eletricidade, como as resistncias das estufas.e no filamento incandescente - fio muito fino de tungstnio ou material similar que emite luz quando aumenta a temperatura - utilizado nas primeiras lmpadas de Edison e nas atuais lmpadas eltricas, tambm utilizado na construo de chuveiros ou aquecedores eltricos.

10. O fenmeno descrito no texto tem o nome de: a) Efeito estufa b) Efeito Joule

c) efeito eletrosttio d) aquecimento eletrico

11. Uma lmpada incandescente produz luz: a) atravs de geradores qumicos b) porque possui uma bateria em seu interior c) por ser isolante eltrico d) por efeito joule o filamento aquecido at uma temperatura na qual passa a brilhar produzindo luz. 12. Observe com ateno os esquemas abaixo e responda:

A lmpada acende? ( ) Sim ( ) No Por qu?

A lmpada acende? ( ) Sim ( ) No Por qu?

A lmpada acende? ( ) Sim ( ) No Por qu?

13. Voc sabia que eletricidade flui atravs do seu corpo? Luigi Galvani foi o primeiro a descobrir isso com seus experimentos com sapos em cerca de 1780. um exemplo de efeito fisiolgico da corrente eltrica no corpo humano:

a) o cabelo fica eltrico ao pentear b) dor de cabea c) a cimbra que consiste na contrao involuntria dos musculos d) O choque eltrico que a contrao involuntria dos msculos causados pela passagem de corrente eltrica. 14. A principal vantagem oferecida por uma rede eltrica a facilidade de transporte de energia a baixo custo. Diversas formas de energia, tais como a hidrulica e a nuclear, se transformam em eltricas mediante eletroms de orientao varivel que produzem correntes alternadas. Essas correntes so conduzidas com o auxlio de cabos de alta tenso, com milhares de volts de potncia. A nossa principal fonte de produo de energia eltrica : a) Usina elica b) Usina Nuclear c) Usina Hidreltrica d) Energia Solar

APNDICE II

Portflios

Todas as Fotos que constam neste Trabalho so de autoria de Marilei A Gionedis Wilsek

APNDICE III

A Resoluo do Problema

Casa protegia contra choque eltrico

Espanador eltrico

Super-ventilador porttil

Casa sem energia eltrica hoje, ser possvel?

APNDICE IV Instrumento I : Avaliao do trabalho do Grupo

Com ateno, responda as seguintes questes :


1- Quais as atividades que despertaram mais sua ateno? Por qu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2- Quais as atividades que voc considerou mais difceis de serem realizadas? Porqu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3- Se voc tivesse que atribuir um conceito (Excelente, Muito bom, Bom, Regular e Ruim ) pelo seu envolvimento no estudo sobre Eletricidade, qual seria? Por qu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4- Voc refez os trabalhos aps a correo sugerida pela professora? Quais? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5- Voc gostou da forma como foi ensinado Eletricidade? Justifique. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6- Voc j havia realizado atividades iguais s propostas? Explique. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

APNDICE V

Instrumento II : Avaliao Individual

Leia as afirmaes. Em seguida assinale com um X a opo que traduz seu sentimento a respeito das atividades realizadas durante o estudo sobre Eletricidade.
Concordo Totalmente Concordo Indeciso ou Indiferente Discordo Discordo Totalmente

Afirmaes

Em sala de aula, comum o professor relacionar os assuntos estudados com a realidade onde vive o aluno.

Resolver um problema existente na comunidade, fez com que o grupo buscasse conhecimentos sobre a Eletricidade.

O trabalho em grupo facilitou a aprendizagem sobre Eletricidade.

O grupo tinha conhecimento do que e como se faz um Portfolio.

O portflio estimulou os alunos do grupo a refletir sobre os trabalhos realizados, podendo complementar ou inserir novas informaes, ampliando o conhecimento.

O professor, ao utilizar diferentes formas de ensinar, facilita a sua aprendizagem.

FORMULRIO INDIVIDUAL DE IDENTIFICAO Artigo Final PDE/2008


Ttulo
Ensinar e Aprender Cincias no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas atravs da Resoluo de Problemas. Marilei Aparecida Gionedis Wilsek Cincias Joo ngelo Pucci Tosin UTFPR rea Metropolitana Sul Col. Est. Otalpio Pereira de Andrade

Autor Disciplina/ rea Orientador Instituio de Ensino Superior Ncleo Regional de Educao Escola de implementao Municpio da Escola

Campo Largo
cada vez mais necessria a reflexo e a mudana de atitude para procurar solues diante dos muitos problemas enfrentados em nossa atuao profissional. Para que essas mudanas didticas ocorram podemos experimentar imagens alternativas de aulas de Cincias, que por sua vez conduzem a uma (re) elaborao dos processos de ensinoaprendizagem que vai desde uma mudana dos papis: de professor (transmissor) e o aluno (receptor), at a utilizao de novas metodologias que possibilitem o aluno a construir seu prprio conhecimento tendo o professor como mediador do processo. A Estratgia Metodolgica descrita neste trabalho prope um Ensino de Cincias com atividades investigativas atravs da Resoluo de Problemas onde o aluno conduzido a Aprender a resolver e resolver para aprender. Criar atividades investigativas para a construo de conceitos uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem, implica em mobiliz-los para a soluo de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interao entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer. A Implementao do projeto na escola visou inovar a prtica pedaggica, propondo uma estratgia metodolgica investigativa de Cincias para o ensino da Fsica, especificamente ao contedo de Eletricidade, numa abordagem terico-prtica, fundamentada na teoria histrico cultural de Vigotsky. A investigao cientfica, a problematizao e a experimentao, so a base de todo o trabalho, simulando situaes que podem ocorrer comumente no cotidiano, com alunos da rede estadual de Campo Largo, no Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, com alunos da oitava srie (nono ano) do Ensino Fundamental. Ensino de Cincias por Investigao. Estratgia Metodolgica. Resoluo de Problemas.

Resumo

(no mximo 1.300 caracteres ou 200 palavras. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaamento simples )

Palavras-chave

FORMULRIO INDIVIDUAL DE IDENTIFICAO Produo didtico-pedaggica PDE


Ttulo Autor Disciplina/ rea
Ensinar e Aprender Cincias atravs da Resoluo de Problemas. Marilei Aparecida Gionedis Wilsek Cincias

Tipo de produo (unidade didtica, Material Multimdia caderno temtico, entre outras)

Orientador Instituio de Ensino Superior Ncleo Regional de Educao Escola de implementao Municpio da Escola

Joo ngelo Pucci Tosin UTFPR rea Metropolitana Sul Col. Est. Otalpio Pereira de Andrade Campo Largo O Material Didtico produzido em Multimdia tem o objetivo de enriquecer o repertrio de recursos pedaggicos dos professores para apresentao dos contedos de ensino, neste caso, especificamente ao contedo de Eletricidade. Disponibilizamos o Material Didtico em CD ROM gravados em duas verses: no formato PPS, para utilizao no laboratrio de Informtica; no formato JPEG para utilizao na TV Pendrive. No CD Rom voc encontrar duas pastas contendo Material Didtico Parte I e Material Didtico- Parte II. Material Didtico Parte I: Para o professor utilizar em seu Plano de Trabalho Nesta sesso voc ir encontrar todas as informaes referentes Estratgia Metodolgica de Investigao Cientfica atravs da Resoluo de Problemas e sua aplicao atravs do planejamento de dez aulas para o contedo de Eletricidade, implementado na 8 srie. Material Didtico Parte II: Para o professor utilizar em sala de aula com seus alunos Nesta sesso apresentamos vrias informaes sobre o contedo de Eletricidade: so textos informativos, fotos, imagens, sons e animaes. A forma de apresentao dos contedos em Slides permite que o professor escolha o que quer trabalhar, modifique-os de acordo com sua necessidade e promovem o interagir entre o professor com aluno e alunos com o professor.

Apresentao da Produo

(Descrever a justificativa, objetivo, pblico-alvo e metodologia utilizada. A informao deve conter no mx. 1.300 caracteres ou 200 palavras. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaamento simples )

Palavras-chave

Ensino de Cincias por Investigao. Estratgia metodolgica

ESTADO DO PARAN SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO CONTRATO DE CESSO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS Pelo presente instrumento particular, de um lado Marilei Aparecida Gionedis Wilsek, brasileira, casada, professora, CPF n 519.634.59-49, Cdula de Identidade RG n 1.521.413-9 residente e domiciliado Rua Estrada do Cerne, no. 641, na cidade de Campo Largo, Estado Paran, denominado CEDENTE, de outro lado a Secretaria de Estado da Educao do Paran, com sede na Avenida gua Verde, n 2140, Vila Izabel, na cidade de Curitiba, Estado do Paran, inscrita no CNPJ sob n 76.416.965/0001-21, neste ato representada por seu titular Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, Secretria de Estado da Educao, brasileiro, portadora do CPF n 392820159-04, ou, no seu impedimento, pelo seu representante legal, doravante denominada simplesmente SEED, denominada CESSIONRIA, tm entre si, como justo e contratado, na melhor forma de direito, o seguinte:

Clusula 1 O CEDENTE, titular dos direitos autorais da obra Artigo Final com o titulo de Ensinar e Aprender Cincias no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas atravs da Resoluo de Problemas, cede, a ttulo gratuito e universal, CESSIONRIA todos os direitos patrimoniais da obra objeto desse contrato, como exemplificativamente os direitos de edio, reproduo, impresso, publicao e distribuio para fins especficos, educativos, tcnicos e culturais, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituio Federal de 1988 sem que isso implique em qualquer nus CESSIONRIA.

Clusula 2 A CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra autoral ao qual se refere a clusula 1. deste contrato em qualquer tipo de mdia, como exemplificativamente impressa, digital, audiovisual e web, que se fizer necessria para sua divulgao, bem como utiliz-la para fins especficos, educativos, tcnicos e culturais.

Clusula 3 Com relao a mdias impressas, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra em tantas edies quantas se fizerem necessrias em qualquer nmero de exemplares, bem como a distribuir gratuitamente essas edies.

Clusula 4 Com relao publicao em meio digital, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra, objeto deste contrato, em tantas cpias

ESTADO DO PARAN

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

quantas se fizerem necessrias, bem como a reproduzir e distribuir gratuitamente essas cpias.

Clusula 5 - Com relao publicao em meio audiovisual, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar e utilizar a obra, objeto deste contrato, tantas vezes quantas se fizerem necessrias, seja em canais de rdio, televiso ou web.

Clusula 6 - Com relao publicao na web, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra, objeto deste contrato, tantas vezes quantas se fizerem necessrias, em arquivo para impresso, por escrito, em pgina web e em audiovisual.

Clusula 7 O presente instrumento vigorar pelo prazo de 05 (cinco) anos contados da data de sua assinatura, ficando automaticamente renovado por igual perodo, salvo denncia de quaisquer das partes, at 12 (doze) meses antes do seu vencimento.

Clusula 8 A CESSIONRIA garante a indicao de autoria em todas as publicaes em que a obra em pauta for veiculada, bem como se compromete a respeitar todos os direitos morais do autor, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituio Federal de 1988.

Clusula 9 O CEDENTE poder publicar a obra, objeto deste contrato, em outra(s) obra(s) e meio(s), aps a publicao ou publicidade dada obra pela CESSIONRIA, desde que indique ou referencie expressamente que a obra foi, anteriormente, exteriorizada (e utilizada) no mbito do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educao do Paran SEED-PR.

Clusula 10 O CEDENTE declara que a obra, objeto desta cesso, de sua exclusiva autoria e uma obra indita, com o que se responsabiliza por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrncia de sua divulgao. Pargrafo nico por indita entende-se a obra autoral que no foi cedida, anteriormente, a qualquer ttulo para outro titular, e que no foi publicada ou utilizada (na forma como ora apresentada) por outra pessoa que no o seu prprio autor.

Clusula 11 As partes podero renunciar ao presente contrato apenas nos casos em que as suas clusulas no forem cumpridas, ensejando o direito de indenizao pela parte prejudicada.

Clusula 12 Fica eleito o foro de Curitiba, Paran, para dirimir quaisquer dvidas relativas ao cumprimento do presente contrato.

E por estarem em pleno acordo com o disposto neste instrumento particular a CESSIONRIA e o CEDENTE assinam o presente contrato. Curitiba, 10 de dezembro de 2009.

______________________________________ CEDENTE

______________________________________ CESSIONRIA

______________________________________ TESTEMUNHA 1 RG N

______________________________________ TESTEMUNHA 2 RG N

ESTADO DO PARAN SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO CONTRATO DE CESSO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS Pelo presente instrumento particular, de um lado Marilei Aparecida Gionedis Wilsek, brasileira, casada, professora, CPF n 519.634.59-49, Cdula de Identidade RG n 1.521.413-9 residente e domiciliado Rua Estrada do Cerne, no. 641, na cidade de Campo Largo, Estado Paran, denominado CEDENTE, de outro lado a Secretaria de Estado da Educao do Paran, com sede na Avenida gua Verde, n 2140, Vila Izabel, na cidade de Curitiba, Estado do Paran, inscrita no CNPJ sob n 76.416.965/0001-21, neste ato representada por seu titular Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, Secretria de Estado da Educao, brasileiro, portadora do CPF n 392820159-04, ou, no seu impedimento, pelo seu representante legal, doravante denominada simplesmente SEED, denominada CESSIONRIA, tm entre si, como justo e contratado, na melhor forma de direito, o seguinte:

Clusula 1 O CEDENTE, titular dos direitos autorais da obra MATERIAL DIDTICO Multimdia, com o titulo de ENSINAR E APRENDER CINCIAS ATRAVES DA RESOLUO DE PROBLEMAS, cede, a ttulo gratuito e universal, CESSIONRIA todos os direitos patrimoniais da obra objeto desse contrato, como exemplificativamente os direitos de edio, reproduo, impresso, publicao e distribuio para fins especficos, educativos, tcnicos e culturais, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituio Federal de 1988 sem que isso implique em qualquer nus CESSIONRIA.

Clusula 2 A CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra autoral ao qual se refere a clusula 1. deste contrato em qualquer tipo de mdia, como exemplificativamente impressa, digital, audiovisual e web, que se fizer necessria para sua divulgao, bem como utiliz-la para fins especficos, educativos, tcnicos e culturais.

Clusula 3 Com relao a mdias impressas, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra em tantas edies quantas se fizerem necessrias em qualquer nmero de exemplares, bem como a distribuir gratuitamente essas edies.

Clusula 4 Com relao publicao em meio digital, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra, objeto deste contrato, em tantas cpias

ESTADO DO PARAN SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

quantas se fizerem necessrias, bem como a reproduzir e distribuir gratuitamente essas cpias.

Clusula 5 - Com relao publicao em meio audiovisual, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar e utilizar a obra, objeto deste contrato, tantas vezes quantas se fizerem necessrias, seja em canais de rdio, televiso ou web.

Clusula 6 - Com relao publicao na web, a CESSIONRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra, objeto deste contrato, tantas vezes quantas se fizerem necessrias, em arquivo para impresso, por escrito, em pgina web e em audiovisual.

Clusula 7 O presente instrumento vigorar pelo prazo de 05 (cinco) anos contados da data de sua assinatura, ficando automaticamente renovado por igual perodo, salvo denncia de quaisquer das partes, at 12 (doze) meses antes do seu vencimento.

Clusula 8 A CESSIONRIA garante a indicao de autoria em todas as publicaes em que a obra em pauta for veiculada, bem como se compromete a respeitar todos os direitos morais do autor, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituio Federal de 1988.

Clusula 9 O CEDENTE poder publicar a obra, objeto deste contrato, em outra(s) obra(s) e meio(s), aps a publicao ou publicidade dada obra pela CESSIONRIA, desde que indique ou referencie expressamente que a obra foi, anteriormente, exteriorizada (e utilizada) no mbito do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educao do Paran SEED-PR.

Clusula 10 O CEDENTE declara que a obra, objeto desta cesso, de sua exclusiva autoria e uma obra indita, com o que se responsabiliza por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrncia de sua divulgao. Pargrafo nico por indita entende-se a obra autoral que no foi cedida, anteriormente, a qualquer ttulo para outro titular, e que no foi publicada ou utilizada (na forma como ora apresentada) por outra pessoa que no o seu prprio autor.

Clusula 11 As partes podero renunciar ao presente contrato apenas nos casos em que as suas clusulas no forem cumpridas, ensejando o direito de indenizao pela parte prejudicada.

Clusula 12 Fica eleito o foro de Curitiba, Paran, para dirimir quaisquer dvidas relativas ao cumprimento do presente contrato.

E por estarem em pleno acordo com o disposto neste instrumento particular a CESSIONRIA e o CEDENTE assinam o presente contrato. Curitiba, 10 de dezembro de 2009.

______________________________________ CEDENTE

______________________________________ CESSIONRIA

______________________________________ TESTEMUNHA 1 RG N

______________________________________ TESTEMUNHA 2 RG N

You might also like