You are on page 1of 22

FACULDADE DE INFORMTICA E ADMINISTRAO PAULISTA

CENTRO DE PS-GRADUAO MBA em Gesto e Governana de TI

Gesto de Investimentos em Tecnologia da Informao Rinaldo Medeiros Furtado

Turma 76 GTI

So Paulo 2011

ndice
1 soluo tcnica.................................................................................................................................3 1.1 Organograma...............................................................................................................................3 2 apresentao da proposta................................................................................................................4 2.1 Modelo de Negcios....................................................................................................................4 2.2 Estratgia do portal.....................................................................................................................6 2.3 Pr-requisitos .............................................................................................................................6 2.4 Retorno Esperado.......................................................................................................................6 2.5 Arquitetura e Modelo de Processos.............................................................................................7 2.6 Funcionalidades do Portal.........................................................................................................10 2.7 Padres adotados.....................................................................................................................12 2.8 Integraes com sistemas internos e externos (parceiros).......................................................12 2.9 Recursos Tecnolgicos.............................................................................................................13 2.10 Investimento..............................................................................................................................14 3. PLANEJAMENTO E EXECUO.................................................................................................14 3.1 WBS 14 3.2 Recursos 15 3.3 Cronograma16 4. PLANEJAMENTO E EXECUO.................................................................................................16 4.1 Oramento 16 4.2 Emprstimo...............................................................................................................................17 4.3 Viabilidade do Projeto................................................................................................................18 5. REFERNCIAS.............................................................................................................................22

1 SOLUO TCNICA 1.1 Organograma

A proposta desenvolver um projeto para implantao de um portal B2B que permita aos clientes e representantes colocar pedidos de mercadoria via web. Este portal se integrar com o sistema ERP da empresa e no futuro com os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e SCM (Supply Chain Management), fornecendo informaes em tempo real que hoje no existem, e simplificando e reduzindo o custo de administrao dos pedidos de vendas que hoje custam para a empresa cerca de R$ 48.000,00/ano. O Portal dever oferecer como funcionalidade principal a facilidade de localizao dos produtos, simplicidade na colocao de pedidos e clareza e objetividade das informaes oferecidas. Outras funcionalidades como a de solicitar segunda via de Nota Fiscal, verificar o andamento do pedido atravs de seu status, alm de outras necessidades levantadas junto ao departamento administrativo, que possuem condies de serem automatizadas e que hoje so feitas manualmente e tomam tempo que poderia sem empregado em outras atividades como o ps-venda proativo. No Portal sero disponibilizados treinamentos que os representantes devero fazer para efetuar em seguida prova de certificao de nvel de conhecimento sobre o produto, o que permitir alavancar a quantidade de pedidos. O Portal tambm disponibilizar pesquisas de satisfao para medir o nvel de servio da B & R para os clientes e representantes. Com isso ser possvel ainda, estreitar o relacionamento com os clientes e oferecer promoes, programas de fidelidade e at mesmo de incentivo. Outro benefcio que o Portal trar o alcance geogrfico, pois mesmo a empresa possuindo uma abrangente rede de representantes, o Portal permitir chegar a locais onde os representantes no esto presentes e em mercados vizinhos como os pases da Amrica do Sul. Na verdade a implantao do Portal vai ao encontro das necessidades da empresa.

2 APRESENTAO DA PROPOSTA 2.1 Modelo de Negcios

A proposta do negcio aborda o desenvolvimento de um portal B2B que dever atender, a princpio, aos clientes distribuidores dos produtos e representantes da empresa. O modelo ser composto e sustentado por oito componentes:

Valor para o cliente: Os produtos ofertados devero apresentar diferenciais sobre os dos concorrentes, como preo, qualidade, atendimento ps-venda, etc.;

Escopo: O atendimento dever ser efetuado em todo o territrio nacional dentro do segmento de materiais ortopdicos, sendo cadeiras de rodas manuais, cadeiras de rodas motorizadas, carrinhos para excepcionais, andadores, muletas e bengalas os principais produtos ofertados;

Estratgia de preos: Dever ser baseado em um sistema de custeio acurado, onde cada cliente distribuidor ter vinculado ao seu cadastro uma tabela de preos elaborada de acordo com a frequncia de compras e quantidades compradas (os representantes recebero a tabela de preos padro);

Fontes de receita: A fonte de receitas 100% gerada pelas vendas dos produtos fabricados pela empresa.

Atividades conectadas: As atividades envolvidas neste novo modelo de negcio so representadas principalmente por atividades que classificamos de background como logstica e distribuio, gerenciamento adequado de estoques, controle financeiro, etc. que fazem parte da cadeia valores.

Implementao: A implementao do modelo dever ser efetuada levando em considerao a relao entre as estratgias, estruturas, sistemas, pessoal e meio-ambiente no contexto da empresa.

Capacidades: As capacidades devem identificar os recursos tangveis, intangveis e humanos. Estas identificaes sero feitas nesta primeira fase

pensando num plano piloto, ou seja, utilizando as capacidades existentes poupando o mximo de investimentos iniciais;

Sustentabilidade: Este componente deve determinar a forma como o modelo de negcios proporciona vantagem competitiva. Neste caso, a grande vantagem competitiva vem do fato de os concorrentes no possurem ferramenta B2B similar.

2.2 Estratgia do portal


Alm de oferecer toda a informao institucional da B & R, o Portal ser desenvolvido objetivando atender clientes potenciais e suas necessidades. A estratgia aumentar a fidelizao do cliente atravs dos servios que sero oferecidos como colocao de pedidos, consultas de estoque, verificao de ttulos a pagar, acompanhamento de pedidos colocados, etc., visto que nenhum dos concorrentes oferece este tipo de servio atualmente.

2.3 Pr-requisitos
Visto que a empresa possui sistemas desenvolvidos por terceiros, a participao dos mesmos no desenvolvimento da integrao com o Portal de vital importncia para a sua operacionalidade. Uma empresa especializada em segurana ser contratada para implantar um esquema computacional de segurana.

2.4 Retorno Esperado


Espera-se com a implementao do Portal, alm do benefcio criado para os clientes, maior fidelizao, visto que hoje ela no existe, prevalecendo a poltica do melhor preo; Maior rapidez no atendimento e por conseqncia aumento no faturamento mensal; Reduo no custo na administrao de pedidos atravs da automao de processos manuais; Reduo de erros de emisso de pedidos com a diminuio do volume de devoluo e trocas, minimizando os gastos com essas

operaes.

2.5 Arquitetura e Modelo de Processos

Figura 1 Modelo de Processos Atual

Figura 2 Modelo de Processos Proposto

Figura 13 Arquitetura de Sistemas Atual

Figura 4 Arquitetura de Sistemas Proposta A arquitetura proposta apresentada contempla os seguintes grandes processos:

Produo: Tem o objetivo de atender a dinmica operacional e estratgica do negcio, onde a integrao entre as aplicaes de ERP, (SCM e CRM a implementar), B2B (Portal) e BI fator crtico para o sucesso e manuteno do negcio.

Business Intelligence: Tem o objetivo de acompanhar o desempenho estratgico do negcio e viabilizar a tomada de decises executivas, onde seus dados so alimentados pelas aplicaes do grande bloco de produo e fornece dados para realimentao do Portal.

Gerncia Tecnolgica: Garantir a qualidade do servio de infra-estrutura tecnolgica de forma preventiva e avaliar o impacto no negcio proveniente da evoluo de carga sobre a infra-estrutura.
9

Desenvolvimento: Ambiente de criao, integrao e testes dos vrios sistemas que atendem s necessidades estratgicas da organizao.

Homologao: Ambiente de validao para avaliar a aderncia dos sistemas desenvolvidos/integrados e a qualidade de servio requerida pela Organizao.

2.6 Funcionalidades do Portal

Institucional: Apresentao da empresa, fundao, viso panormica da fbrica.

Catlogo eletrnico de produtos: Caractersticas dos produtos com fotos, dimenses e especificaes tcnicas.

Servio de atendimento ao consumidor: Condies e procedimentos de garantias, informaes sobre a conservao do produto, endereos de pontos de assistncias tcnicas, lista dos principais lojistas da regio;

Representantes: Lista de representantes autorizados e localizao atravs de mapa.

Contatos: Contatos de vendas e encaminhamento de mensagens. News: Campanhas, publicidade, promoes, etc. Comrcio Eletrnico - integrado ao ERP - Autenticao: Controle de acesso com login e senha; - Pedidos: Cadastro de pedidos com tabela de preos e condies de pagamentos personalizados, previso de entrega, consulta da situao (liquidado ou em ser);
10

- Consultas: tabelas de produtos com preos e condies de pagamento, dados cadastrais, situao de duplicatas a pagar, notas fiscais e solicitao de emisso de 2 via, Administrao e Segurana - Essa funcionalidade contempla as atividades de manuteno e segurana do Portal tais como: - Manuteno: Cadastros dos canais, promoes, novidades, etc; - Segurana: Criao de usurios e senhas, permisso de acesso, etc; No diagrama abaixo demonstramos como ficar a infra-estrutura da soluo proposta.

Figura 5 Infra-estrutura

Para o funcionamento da aplicao do Portal ser necessrio a configurao do servidor web IIS, a instalao do software ASP .NET e o cliente do Oracle.

11

O recurso a ser adicionado j existe em estoque, porm no est configurado como demonstrado na figura acima. Esse equipamento ser dedicado para uso exclusivo do Portal e suportar as necessidades requisitadas pelo mesmo, visto que a expectativa de acessos concorrentes por dia no ultrapassar 40.

2.7 Padres adotados


O projeto Portal dever ser desenvolvido sob Servidor Web IIS da Microsoft, rodando em sistema operacional Windows 2008 e com certificao digital (https). Toda a aplicao ser desenvolvida com o auxilio da ferramenta de desenvolvimento Delphi Enterprise seguindo o padro .Net Visual Web Developer. e com o Microsoft

2.8 Integraes com sistemas internos e externos (parceiros)


Em uma viso de alto nvel, a soluo integrada contempla 3 nveis: estratgico, operacional e tecnolgico. O nvel estratgico sofre interferncias de fatores externos e internos, sendo o responsvel por todo o planejamento estratgico da organizao e gerador de planos de ao, planos estes que so levados para o nvel operacional onde ocorre a execuo dos processos operacionais, ou seja, os grandes processos que movem a organizao como gesto de RH, CRM ( implementar), finanas, SCM ( implementar), B2B (objeto do projeto). Para tanto, o terceiro nvel vem dar suporte para os demais, viabilizando a gesto do negcio. Os mdulos de ERP, CRM, SCM e o prprio B2B customizado, alimentaro o Data Warehouse com informaes operacionais que possibilitaro o uso de mtricas que ajudaro na forma como o Portal interagir com os clientes distribuidores na oferta de produtos, promoes, campanhas relmpagos, entre outras. Essa mtricas podem ser exemplificadas como:

Comportamento do cliente; Valor e retorno do cliente (lucro); Fidelidade do cliente; Respostas s campanhas; Volumes de compras (quantidades e valores);
12

Freqncia de compra;

Figura 6 Soluo Integrada

2.9 Recursos Tecnolgicos


Os recursos tcnicos de infraestrutura necessrios ao projeto e humanos para operao da soluo aps a implantao j esto disponveis na B&R. Um servidor Dell PowerEdge 2900 com 4 discos rgidos de 250 GB SCSI, 4 GB de memria RAM e 2 processadores quadcore ser o servidor WEB, que ser acessado atravs de uma rede IP com padro MPLS da empresa telefnica com velocidade nominal de 2000 Mbps. Para o desenvolvimento do Portal e a integrao entre o Portal e o ERP, no entanto, ser necessrio contratar servios externos.

13

2.10

Investimento

Como a infraestrutura que possumos atende os requisitos para implementao do Portal, o nico investimento em infra ser a contratao de uma consultoria para validao da segurana, uma vez que o servidor onde estar hospedado o Portal estar publicado na internet. O investimento maior para a implementao desse projeto ficar a cargo da rea de sistemas, que ir precisar contratar uma empresa terceira para o desenvolvimento do Portal e contratar junto ao fornecedor do ERP o desenvolvimento de uma interface de integrao (ERP/Portal). Aps a implantao do Portal, ser efetuado um acompanhamento de progresso de uso e satisfao do Portal. O resultado desse acompanhamento servir de base para a deciso de extenso das funcionalidades do Portal para um nmero maior de usurios e para avaliao da necessidade de novos investimentos em infraestrutura.

3. PLANEJAMENTO E EXECUO 3.1 WBS

Figura 7 WBS Work Breakdown Structure

14

3.2 Recursos
Cdigo
9 4 5 6 7 11 12 13

Tarefas
Definio da Equipe Reavalio de Utilizao dos mdulos ERP Desenvolvimento por Terceiros Testes Treinamento Levantamento de Processos Definio de Consultas e Relatrios B2B Mapeamento do BD do ERP com o BD do Portal Instalao e Configurao da Infra-estrutura Hardware Software

Cdigo Antecessor
-o9 4 5 6 9 11 12

Durao em Dias
3 5 30 5 5 5 5 5 GP, GA

Recursos

TE, US, AS TE TE, US TE, US, AS AS, US, GV AS, GV, GA AS, TE

15

15

AS

16 17 18

Desenvolvimento do Portal Testes Treinamento

13 16 17

60 15 5

DE AS, DE, US US

Figura 8 - Tabela de recursos envolvidos

Legenda dos Recursos


GP G A AS US TE GV DE Gerente de Projetos Gerente Administrativo Analista Sistemas Usurio Terceiros (Consultor) Gerente de Vendas Desenvolvedor

Figura 9 - Tabela da Legenda dos Recursos

15

3.3 Cronograma

Figura 10 Cronograma

4. PLANEJAMENTO E EXECUO 4.1 Oramento


A pedido da empresa analisada e com o intuito de manter sigilo total das informaes os valores (preo de produtos, volume de vendas, outros) foram multiplicados por um mesmo fator, at mesmo o oramento do investimento e os nmeros da concorrncia foram, multiplicados pelo fator para que as anlises ficassem condizentes. A infra-estrutura no requer investimentos em equipamentos, link e software., Ser necessrio alterar algumas configuraes para que o ambiente suporte o projeto, mas isto ser feito utilizando recursos internos. O nico gasto com infra-estrutura ser a contratao de uma consultoria para validao da segurana que est orada em R$ 1.500,00. Para o desenvolvimento da interface do ERP com o Portal a empresa fornecedora do ERP ir cobrar R$ 3.000,00.
16

O oramento para o desenvolvimento do Portal customizado para atender as necessidades da empresa est orado em R$ 6.000,00. Ser gasto a quantia de R$ 1.500,00 para gastos com treinamento. No total o projeto est orado em R$ 12.000,00, sendo que R$ 7.500,00 ser de recursos da empresa e os demais R$ 4.500,00 viro atravs de um emprstimo junto a alguma instituio financeira, vale lembrar que esses valores so fictcios, para manter o sigilo solicitado pela empresa estudada em questo. Foi negociado junto aos fornecedores que a forma de pagamento ser a seguinte: 20% na contratao dos servios e o restante aps a implementao total do projeto, ou seja, 20% (R$2.400,00) no primeiro ms e os 80% (R$9.600,00) restantes apenas no quinto ms (conforme cronograma o projeto leva 5 meses para ser implementado), com isso o emprstimo ser contratado apenas no quinto ms.

4.2 Emprstimo
A empresa conseguiu um emprstimo dos R$ 4.500,00 junto a uma instituio financeira a uma taxa de 12% a.a, tabela Price, com pagamentos postecipados. O mesmo dever ser pago no perodo de 12 meses. Segue abaixo a anlise demonstrativa ms a ms referente ao emprstimo. Valor do emprstimo = R$4.500,00 Taxa de juros= 12% a.a. Nmero de parcelas =12 Tabela Price com pagamento postecipado PMT = PV (1+i) i (1+i) -1 Com isso chegamos ao valor das parcelas que ser de R$ 398,53, que devero ser pagas em 12 vezes a comear aps um ms da contratao, conforme pode ser visualizado no quadro a seguir.

17

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

PMT R$ R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53 R$ 398,53

R$ 4.500,00

Figura 11 Tabela de forma de pagamento do valor contratado por emprstimo

4.3 Viabilidade do Projeto


Aps a implementao do projeto esperamos um crescimento do volume de vendas em 25%, crescimento obtido a partir da contribuio esperada do projeto para: - a reduo de pedidos perdidos; - a reduo do custo dos produtos em funo da reduo do custo de administrao, possibilitando assim conquistar mais espao nos segmentos de produtos onde o preo fator decisivo para a venda; - outras melhorias que o Portal ir trazer como treinamentos para os representantes, maior alcance geogrfico atravs do Portal, melhoria do relacionamento com os clientes, utilizao de campanhas promocionais atravs do Portal, entre outros. O lucro atual da empresa representa 10% do faturamento, aps a implementao do projeto teremos o benefcio da reduo de alguns custos administrativos o que far com que o lucro passe de 10% para 11%.

18

Utilizaremos o CDI (Dezembro/2011) est pagando uma taxa de 17,32% a.a (valores so fictcios) como referncia para a taxa interna de retorno (TIR). Avaliaremos tambm a o VPL (Valor Presente Lquido) e payback. Abaixo segue o quadro com a anlise financeira:

19

Figura 12 - Tabela de Anlise Financeira


20

Segue uma breve explicao do que representa cada campo da tabela acima para um melhor entendimento: Ms/Ano: representa o ms e ano a que a linha da tabela est se referindo; Perodo: representa o nmero do perodo que aquela linha est representando; Faturamento: representa o valor do faturamento da empresa naquele perodo; Lucro: representa o lucro da empresa que equivale a 10% do faturamento antes da implementao do projeto, e a 11% do faturamento aps a implementao; Lucro gerado pelo projeto: representa o lucro que o projeto ir gerar para a empresa. S aparecem valores nessa coluna aps o quinto ms, quando o projeto acaba de ser implantado. O lucro 000 passa a crescer progressivamente, diferena essa representa o lucro que o projeto est retornando; Despesas projeto: representam os lanamentos dos pagamentos dos custos do projeto, conforme acordo com os fornecedores, do total de R$ 12.000,00, 20% foi pago no primeiro ms e os 80% restantes no quinto ms, quando o projeto foi implantado; Emprstimo: representa os lanamentos referentes ao emprstimo que a empresa contratou; Saldo efetivo: lucro gerado pelo projeto + despesas do projeto + emprstimo; VP: valor presente calculado sobre o saldo efetivo e com base na taxa do CDI (17,32% a.a.); VPL: Valor presente lquido; Podemos concluir que o projeto vivel uma vez que a TIR (20,61%) superior a taxa de CDI (17,32%). Observa-se tambm na coluna da tabela denominada VPL a inverso de sinal ocorre no dcimo ms, ou seja, o projeto se paga em 10 meses.

21

5. REFERNCIAS

Neto, Arthur Ridolfo ; Filho, Dario de Oliveira Lima; Falk, James; Rodrigues, Leonel Cezar; Di Serio, Luiz Carlos; Muller Prado, Paulo Henrique; Marchetti, Renato; Sproesser, Renato Luiz Lucratividade pela inovao : como eliminar ineficincias nos seus negcios e na cadeia de valor / Microsoft. Rio de Janeiro : Elsevier ; So Paulo : Microsoft Brasil, 2005 Oliveira, Jayr Figueiredo de, 1960 Sistemas de Informao : um Enfoque Gerencial Inserido no Contexto Empresarial e Tecnolgico / Jayr Figueiredo de Oliveira So Paulo : Erica, 2000 Porter, Michael E. (1996) What is Strategy. Harvard Business Review, Harvard, nov./dez. 1996

22

You might also like