You are on page 1of 30

Levantamento e anlise da situao desportiva dos clubes de Hquei em Patins inscritos na Associao de Patinagem do Porto

Lice nciatura e m Educao Fsica e De sporto Unive rsidade de Trs-os-Monte s e Alto Douro (Portugal)

Helder Fernandes Miguel Moreira Henrique Costa


miguel_utad@mail.pt

O desenvolvimento deste estudo, surge do facto de podermos dar o nosso c ontributo para uma caracterizao, anlise, reflexo e divulgao de alguns indicadores da prtic a desportiva do Hquei em Patins (HP) na regio norte de Portugal. Contudo, apenas nos cingimos aos clubes inscritos na Assoc ia o de Patinagem do Porto (APP), que por si s j engloba 4 distritos diferentes: Porto, Aveiro, Vila Real e Bragana. A amostra deste estudo consistia nos 24 clubes inscritos na APP. Contudo e por limitaes existentes ao nvel da obteno dos dados, apenas sero apresentados os resultados encontrados para 13 das 24 equipas (54% do total de clubes). Para tal foi aplicada uma adaptao do questionrio presente em Rodrigues (2001), que visa analisar os seguintes tpicos: (i) identificao do c lube; (ii) o quadro humano; (iii) o quadro de actividades; (iv) o quadro material; (v) apoios financ eiros; e (vi) dirigentes. Os principais resultados, permitiram retirar as seguintes conc luses: (i) a maioria dos clubes (54%) realizou a sua legalizao no perodo antes do 25 de Abril de 1974; (ii) apenas 38% dos c lubes possuam sedes prprias, pelo que os restantes 62% ou alugada ou cedida; (iii) a totalidade da amostra possui esc ales de forma o, existindo um total de 1362 de atletas, distribudos pelos diversos esc ales de formao; (iv) o quadro humano onde se verifica um maior nmero de indivduos, o dos dirigentes, seguido pelos tc nicos com habilita es prprias; (v) 54% dos clubes no possui instalaes desportivas prprias, o que se revela como um enorme entrave ao desenvolvimento do c lube e c oncomitantemente da modalidade; (vi) as maiores fontes de provenincia de apoios financ eiros, foram as Cmaras Municipais respeitantes a cada c lube, e empresas privadas, em que todos clubes revelaram obter apoios de estas entidades; (vii) os dirigentes, apresentaram uma mdia de idades de 49.85 7.44 anos, tendo idades compreendidas entre os 34 e os 62 anos, pelo que a maioria das fun es que realizam no c lube, prende-se com o cargo de Presidente da Direco, Secretrio ou Director, existindo no entanto, alguns c om mais que uma fun o (Treinador/Director).

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

http://w w w .efdeportes.com/ Rev ista Digital - Buenos Aires - Ao 10 - N 72 - Mayo de 2004 1 / 1

I. Introduo
"O Associativismo Desportivo foi criado em Inglaterra, no sc. XVIII e expandiu-se por todo o mundo. Tem tido ao longo da sua existncia momentos de imensa glria, sendo apontado como o responsvel pela formao moral e cvica de grandes figuras pblicas, ao mesmo tempo que acusado de contribuir para a perda de valores e princpios da sociedade moderna" (Fernandes, 1999:1). Assim, o desenvolvimento deste estudo, surge do facto de podermos dar o nosso contributo para uma caracterizao, anlise, reflexo e divulgao de alguns indicadores da prtica desportiva do Hquei em Patins (HP) na regio norte de Portugal. Contudo, e considerando algumas limitaes contextuais apenas nos cingimos aos clubes inscritos na Associao de Patinagem do Porto (APP), que por si s j engloba 4 distritos diferentes: Porto, Aveiro, Vila Real e Bragana. Depois deste tipo de levantamento, numa primeira etapa, faz sentido conceber um plano de desenvolvimento desportivo distrital e regional, sob todas as suas formas, que tenha como objectivo atingir uma melhor situao desportiva. Este plano por sua vez, deve obedecer aos princpios do desenvolvimento (Globalidade, Integrao e Endogeneidade) de modo a que possa contribuir para o desenvolvimento do "todo" que compe o sistema e por outro lado, possa proporcionar um desenvolvimento de forma harmoniosa e sustentada (Fernandes, 2001).

II. Delimitao do tema


"Para se poder ter uma ideia correcta do associativismo desportivo na regio em causa, necessrio estudar todas as formas de associativismo ligadas ao fenmeno desportivo, de modo a no se tirar concluses menos exactas, ou mesmo redutoras, estudando apenas o associativismo desportivo na ptica da rea federada, tendo apenas os resultados desportivos como indicador" (Fernandes, 1999:5). Sem dvida nenhuma, esta a forma mais indicada de perceber como se processa o associativismo desportivo numa dada regio ou numa modalidade. No entanto, algumas das limitaes presentes neste trabalho no nos permitem convictamente formular e delinear as relaes existentes neste processo, pelo que apenas nos iremos restringir caracterizao desportiva dos clubes de HP inscritos na APP.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Com este propsito, Cunha (1993:27) sugere que "para analisarmos a situao desportiva de uma determinada regio teremos que nos debruar sobre a situao desportiva existente para depois podermos idealizar sobre o que poder ser uma situao desportiva futura. A situao desportiva ao ser definida como uma viso analtica e funcional do mundo do desporto, identifica os mltiplos aspectos (elementos) que num dado momento o caracterizam. Conhecer e posteriormente avaliar estes elementos, ser tarefa que julgamos importante, em especial dos agentes desportivos colocados nos mais diversos nveis de interveno, no sentido de determinar opes, estabelecer objectivos e definir prioridades, no sentido da valorizao e qualidade do sistema". Desta forma e de modo a valorizar e porque no dizer, desenvolver o sistema em causa, deve-se sempre considerar os seguintes factores de desenvolvimento desportivo, considerando uma hierarquia correcta como aqui apresentada (Pires, 1993): Orgnica: representa o conjunto de organismos nacionais e internacionais, governamentais e no governamentais que configuram, enquadram e animam o sistema desportivo; Actividades: conjunto de prticas desportivas condicionadas e determinadas socialmente. Estas actividades assumem a forma de diversas modalidades desportivas podendo cada uma delas ter uma dinmica organizacional formal, no formal e informal; Instalaes: so as infra-estruturas desportivas artificiais, destinadas prtica desportiva; Marketing: aco de promover as actividades desportivas de forma a que possam aderir um maior nmero de indivduos possvel, sua prtica; Equipamentos: todos os equipamentos leves e pesados, individuais e colectivos necessrios prtica desportiva; Formao: valorizao tcnica para melhorar o desempenho dos quadros humanos intervenientes no sistema desportivo; Documentao/Informao: a produo editorial que divulga aquilo que vai acontecendo nos restantes factores de desenvolvimento; Quadros Humanos: os indivduos que intervm, animam e do sentido ao processo de desenvolvimento desportivo (praticantes, tcnicos, dirigentes e espectadores); Financiamentos: como o montante dos recursos monetrios colocados disposio do desporto; Legislao: conjunto das leis que enquadram, regulamentam e configuram o sistema desportivo; e, Gesto: aqui consideramos dois planos de interveno: Um, que tem a ver, fundamentalmente, com as prticas
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

desportivas, a ser exercido pelos tcnicos. Outro, mais administrativo, de suporte s prticas desportivas que pode ser exercido por tcnicos alheios ao sistema desportivo. 2.1. Objectivos do Estudo O objectivo geral deste trabalho, compreende o levantamento e caracterizao da situao desportiva dos clubes de HP inscritos na APP, o que para tal, pelo que desta forma, tambm foram considerados os seguintes objectivos especficos: quantificar os clubes de HP inscritos na APP; identificar o tipo de actividades praticadas nesses mesmos clubes; obter a relao de scios, dirigentes, treinadores e praticantes de cada clube; identificar as condies das instalaes desportivas utilizadas; analisar quais as fontes de apoios financeiros; e, definir quais as maiores dificuldades encontradas por parte dos dirigentes desportivos nos seus respectivos clubes, assim como, em relao APP.

III. Metodologia
Neste captulo ser apresentada a amostra estudada, o instrumento utilizado, os mtodos de pesquisa efectuados, as limitaes do estudo, bem como o tipo de tratamento de dados efectuado. 3.1. Amostra A amostra deste estudo consistia nos 24 clubes inscritos na APP. Contudo e por limitaes existentes ao nvel da obteno dos dados, no nos foi possvel estudar a totalidade da amostra, pelo que neste estudo apenas sero apresentados os resultados encontrados para 13 das 24 equipas (54% do total de clubes), pelo que pensamos em parte, ser considerado razovel para o mbito e contexto de realizao deste trabalho. Assim, no quadro 1, esto presentes os nomes dos clubes inscritos na APP, os distritos onde esto englobados. Estaro a cinzento, os clubes que no participaram neste estudo.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Quadro 1 - Os c lubes inscritos na APP e respec tivo distrito

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

No seguinte quadro so apresentados o ano de fundao, de legalizao, o n. de scios e o tipo de sede (cedida, alugada, arrendada) dos 13 clubes desta amostra.
Quadro 2 - Ano de funda o, legalizao, n. de sc ios e tipo de sede dos clubes da amostra

Assim, possvel observar que a maioria dos clubes (54%) realizou a sua legalizao no perodo antes do 25 de Abril de 1974, numa fase muita inibidora do associativismo, provocada pelo lanamento das bases econmicas, sociais e polticas do Estado Novo (Crespo, 1978; cit. por Fernandes, 2001). No que se refere ao nmero de scios, os clubes distribuem-se da seguinte forma:

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 1 - Distribuio do nmero de sc ios dos clubes

Contudo necessrio verificar que o n. de scios dos 2 clubes que possuem mais de 1500 scios, so clubes com equipas profissionais ou semi-profissionais de Futebol de 11, o que aumenta significativamente o n. de scios. Quanto ao tipo de sede, verifica-se o seguinte:

Figura 2 - Distribuio do tipo de sede dos clubes

Apenas 38% dos clubes possuem sedes prprias, pelo que os restantes 62% ou alugada ou cedida. Verifica-se
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

algumas necessidades e consequentes limitaes dos clubes de HP em possuir um espao prprio e reservado, para as respectivas funes e tarefas subjacentes a serem realizadas num espao como a sede (reunies, armazenamento de material de todo o tipo, ...). 3.2. Instrumento Para a realizao deste trabalho foi aplicada uma adaptao do questionrio presente em Rodrigues (2001), que consiste na anlise dos seguintes tpicos: (i) identificao do clube; (ii) o quadro humano; (iii) o quadro de actividades; (iv) o quadro material; (v) apoios financeiros; e (vi) dirigentes. 3.3. Mtodo de Pesquisa O nosso estudo de natureza descritivo, apresenta como mtodos a utilizar na recolha dos dados, a solicitao formal e/ou informal dos indicadores desportivos dos respectivos clubes pertencentes Associao de Patinagem do Porto. O levantamento da situao desportiva dos clubes, ocorreu sempre que possvel, dirigindo-nos a estes para o preenchimento dos questionrios. Contudo em caso de dificuldades de deslocao, enviamos os questionrios por correio, com respectivo envelope de retorno. Esta foi uma das nossas grandes limitaes dado que nem todos os clubes responderam ao nosso apelo, retendo o questionrio em sua posse. Desta forma, no foi possvel caracterizar o total de clubes inscritos na APP, remetendo-nos somente aos 13 clubes presentes neste estudo. 3.4. Tratamento de Dados Para realizar o tratamento de dados, foram utilizados alguns procedimentos e indicadores de estatstica descritiva. Sempre que possvel, os resultados foram apresentados em forma de grficos, de modo a facilitar a compreenso destes mesmos.

IV. Apresentao e discusso dos resultados


4.1. Quadro Humano Neste parmetro sero apresentados os resultados respeitantes aos escales do clube e recursos humanos. Os dados respeitantes aos dirigentes inquiridos sero apresentados posteriormente e isoladamente. Desta forma, o seguinte quadro ilustra a situao desportiva dos clubes, respeitante aos escales de formao.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Quadro 3 - Situa o desportiva dos clubes respeitante aos escales de formao

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Assim, verifica-se que a totalidade da amostra possui escales de formao, o que um bom indicador para a possibilidade desta prtica desportiva em crianas e jovens. Se no prepararmos o futuro de amanh, no poderemos sequer definir objectivos e trabalhar em prol desses mesmos. Entre estes 13 clubes, existem um total de 1362 de atletas, distribudos pelos diversos escales de formao e sexos, existindo no entanto, somente 3 clubes que possuem os escales todos (Gulpilhares, Fnzeres e Valongo). Da mesma forma, denota-se existir j uma preocupao generalizada em cativar os atletas o mais cedo possvel (escolas de formao), de modo a garantir uma continuidade na formao de atletas e proporcionar espaos de prtica desportiva orientada. Quanto ao escalo de sniores, o seguinte quadro caracteriza o panorama das equipas inscritas na APP:
Quadro 4 - O escalo de sniores nos c lubes desta amostra

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Tal como se pode verificar, do total de 13 clubes, existem 2 (15%) que no possuem atletas sniores. Por um lado, pode ilustrar as dificuldades existentes em manter econmica e logisticamente este tipo de equipas, dado que os encargos so quase sempre elevados. Contudo, tambm pode revelar uma maior preocupao dos dirigentes na formao de jovens jogadores. De seguida sero apresentados os resultados relativamente aos recursos humanos existentes nos clubes em questo.
Quadro 5 - Os quadros humanos

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Legenda - TP: tc nic o c om habilita es prprias (FPP); TSP: tc nico sem habilitaes prprias; PF: preparador fsico; D: director; R: roupeiro; M: mec nico; C: c ondutor; MD: mdic o; F/M: fisioterapeuta e massagista e P: psiclogo

Este sem dvidas um dos quadros mais importantes de analisar, dada a relevncia no s para o prprio desenvolvimento da modalidade, bem como para a definio dos recursos humanos existentes e sua utilidade. Assim, a seguinte figura apresenta o somatrio dos resultados encontrados para esta amostra.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 3 - Os recursos Humanos (somatrio dos resultados dos clubes)

Como se pode observar no quadro, o maior nmero de indivduos verifica-se nos dirigentes. Tal como refere Fernandes (1999:155), "os dirigentes desportivos so um factor essencial no desenvolvimento do tecido associativo. So eles os responsveis pela conduo dos destinos dos clubes". Os tcnicos com habilitaes prprias seguem-se com um n =70. Este facto um bom indicador, dado que sugere que a prtica desportiva (principalmente de crianas e jovens) correctamente orientada e tendo em conta os seus nveis maturacionais e obedecendo s diversas leis biolgicas do desenvolvimento do indivduo. Tal como refere Rodrigues (2001), a falta de tcnicos qualificados, que foi durante muitos anos responsvel pelo baixo ndice de prtica desportiva, parece j no ter a mesma importncia de outros perodos. Contudo, tambm se verifica que 2 clubes no possuem no seu quadro humano, nenhum tcnico com habilitaes prprias (Ol Mouriz e Ordem), o que por si s j um aspecto negativo, dada a preterio de tcnicos especializados neste domnio. Desde j, se sugere a importncia dos Departamentos de Desporto das Universidades que leccionam as licenciaturas em Educao Fsica e Desporto, ponderaram a possibilidade de leccionao da Especializao/Opo de Hquei em Patins ou Actividades de Patinagem, dado que do nosso conhecimento, apenas uma universidade nacional lecciona esta mesma (Universidade Lusfona). Tal como afirmam Mas e Gomes (2000:1) esta situao "...decorre das atribuies das Universidades, como dos plos de desenvolvimento.. de modo que a sua interveno seja melhor fundamentada e aponte os caminhos a percorrer para uma evoluo da situao actual".
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Tambm de salientar a especificidade das exigncias da prpria modalidade, no que se refere ao mecnico responsvel pela manuteno dos patins e restantes acessrios (sticks, caneleiras,...), pelo que 10 dos 13 clubes (77%), possuem nos seus quadros, este tipo de indivduos. 4.2. Quadro de Actividades Neste sub-captulo sero evidenciados os resultados dos clubes estudados, tendo em conta as modalidades proporcionadas por estes mesmos, ao nvel de duas situaes: (i) modalidades federadas e (ii) modalidades amadoras. No ser tida em conta a modalidade de Hquei em Patins, dado que todos os clubes possuem equipas nesse contexto. 4.2.1. Modalidades Federadas A figura 4 ilustra as diversas modalidades existentes nos diferentes clubes, bem como a percentagem relativa de oferta dessa prtica em relao ao total de clubes estudados.

Figura 4 - Modalidades federadas existentes nos clubes

Como se pode observar, a modalidade federada mais praticada por estes clubes para alm do HP, a Ginstica, seguida pela Patinagem, que uma modalidade estritamente relacionada com a prtica de Hquei em Patins. Nenhuma razo plausvel parece explicar o facto de ser a Ginstica a modalidade mais praticada, pelo que contudo podemos sugerir deveropen in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

se a factores de ordem scio-cultural, das populaes do norte de Portugal, sendo que este facto no est claramente esclarecido. As restantes modalidades mais praticadas (15%) dizem respeito a modalidades colectivas, como o caso do Andebol, Basquetebol, Futebol e Futsal. De referir, que 15% dos clubes no proporcionam a prtica de mais nenhuma modalidade, cingindo-se unicamente modalidade de HP. 4.2.2. Modalidades Amadoras A seguinte figura apresenta as diversas modalidades existentes nos diferentes clubes, ao nvel amador, sendo referidas as percentagens relativas ao total de clubes analisados.

Figura 5 - Modalidades amadoras existentes nos clubes

Como passvel de ser observado, a maioria dos clubes (54%) no proporciona a prtica de nenhum tipo de modalidade ou exerccio fsico de carcter amador ou no-federado. Por outro lado, a modalidade de Tnis a mais referenciada, denotando-se uma perspectiva j com alguns anos, do elevado interesse e prtica desta modalidade, ao nvel recreacional. Outro facto a salientar, so as constantes "peladinhas" de futebol de salo ao fim de semana, explicando-se assim o facto de 2 clubes (15%), proporcionarem a realizao deste tipo de actividade. Contudo necessrio referir que tal como refere Rodrigues (2001:44), "a actividade no federada muito difcil de ser
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Contudo necessrio referir que tal como refere Rodrigues (2001:44), "a actividade no federada muito difcil de ser quantificada", existindo muitos torneios e actividades de HP, que no se enquadrando num contexto federado, ocasionalmente ocorrem e possuem uma respectiva importncia no fomento e divulgao da modalidade (ex: Torneios de Natal, Pscoa, Encontros Regionais,...). 4.3. Quadro Material Neste construto sero definidas as instalaes desportivas ou no utilizadas e se esto ou no, na posse dos respectivos clubes. Assim, o seguinte quadro ilustra as instalaes desportivas prprias utilizadas e sua relao de pertena ou no aos clubes.
Quadro 6 - As instalaes desportivas prprias dos c lubes inscritos na APP

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Como se verifica, 54% dos clubes no possui instalaes desportivas prprias, o que se revela como um enorme entrave ao desenvolvimento do clube e concomitantemente da modalidade. Um clube que obviamente no possua o tipo de instalao desportiva necessria prtica das diversas modalidades que proporciona, obviamente possui maiores encargos e despesas respeitantes a esta situao ou por outro lado, no obtm tantas contra-partidas de apoios financeiros locais ou at mesmo Municipais (isto , muitos dos subsdios que seriam para entregar a estes clubes, ficam retidos como forma de pagamento do aluguer do pavilho municipal). de referenciar um caso especial, que o do FC Porto, que devido s obras do novo estdio, actualmente utiliza o pavilho municipal de Gondomar (aluguer). Assim, verifica-se que as instalaes desportivas ou a falta delas, continuam a ser uma das razes que vm condicionando o desenvolvimento desportivo (Rodrigues, 2001) e mais concretamente, o desenvolvimento da modalidade de
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Hquei em Patins na regio norte de Portugal e porque no, em todo o territrio nacional, dadas as exigncias especficas de material para este tipo de prtica desportiva, pelo que nem todos os pavilhes possuem o apetrechamento necessrio para a correspondncia a tais necessidades (tabelas, tipo de piso, balizas,...). A seguinte figura ilustra a utilizao dos diferentes tipos de instalaes desportivas:

Figura 6 - Tipos de instala es desportivas utilizadas

Desta forma, observa-se que 62% dos clubes utilizam os pavilhes municipais, advindo da os respectivos encargos (como referido anteriormente). Por outro lado, 46% dos clubes possui pavilho prprio, pelo que apenas 8% dos clubes recorre a espaos alternativos ao pavilho (ringue, sala de musculao e ginsio), como forma de complementao das suas actividades fsico-desportivas. Por outro lado, tambm foi analisada a existncia ou no de outros tipos de instalaes (sede, bar,...), que por vezes chegam a ser fonte de algumas receitas para os respectivos clubes.
Quadro 7 - Outro tipo de instalaes pertencentes aos clubes

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Numa anlise geral, 5 dos 13 clubes (38%) afirmam no possuir qualquer tipo de instalaes no desportivas, obviamente no obtendo qualquer tipo de possveis receitas, provenientes desses espaos. Tal como referido no ponto 3.1., cinco clubes possuem sede prpria. Alm destes, os clubes estudados afirmam possuir outro tipo de instalaes (no-desportivas), como: bar, restaurante, bingo e centro de dia. Desta panplia de referncias, denota-se que a totalidade serve como fonte de possveis receitas, que tanto ajudam os clubes nas suas inmeras dificuldades econmicas. 4.4. Apoios Financeiros Como do conhecimento geral, o maior nmero de dificuldades apresentadas pelos dirigentes (e esse resultado ser apresentado posteriormente), centra-se na rea financeira, em que o reduzido apoio e as despropores existentes entre o
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

futebol e as restantes modalidades (como o Hquei em Patins) so as mais referenciadas. Torna-se fulcral pragmatizar um pouco neste trabalho, referenciado as discrepncias existentes entre os resultados obtidos a nvel europeu e mundial, no que se refere ao HP e ao futebol. Quer seja em ttulos mundiais e europeus por seleces e clubes, recai largamente a vantagem sobre o HP (obviamente, no tendo em conta outros aspectos e realizando apenas uma anlise muito generalista). Contudo, os objectivos deste trabalho no se estendem a esta temtica, remetendo-nos concretamente para a realidade presente nos clubes estudados.
Quadro 8 - Apoios Financeiros e suas provenincias

Legenda - CM: Cmara Munic ipal; JF: Junta de Freguesia; IND: Instituto Nac ional de Desporto; INT: INATEL; DR: Dirigentes; ASC: Associados; EMP: Empresas Privadas

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Figura 7 - Apoios Financ eiros e suas provenincias

Como observado, as maiores fontes de provenincia de apoios financeiros, so as Cmaras Municipais respeitantes a cada clube e empresas privadas (na sua grande parte, sediadas na regio onde o clube est inserido), em que 100% dos clubes revelaram obter apoios de estas entidades. De seguida, apresentam-se os associados como fontes de receitas, atravs das quotas mensais dos clubes. Neste contexto, sero apresentados (somente para referncia), os valores considerados por cada clube.
Quadro 9 - Valor mensal das quotas

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

De seguida, as fontes que mais contribuem financeiramente com os clubes, so as Juntas de Freguesia e os prprios dirigentes envolvidos no clube, demonstrando o importante papel destes para o desenvolvimento dos clubes, dado que no s contribuem com o tempo e trabalho dispensado, como por vezes, chegam mesmo a "dispensar" apoios monetrios em prol dos clubes e das suas necessidades. 4.5. Dirigentes Para Homem (1997), o dirigente desportivo associativo, um eterno desconhecido que tende a ser visto de uma forma limitada, com predomnio mais ao nvel das suas experincias do que, da sua caracterizao e participao, numa rea em que, um acompanhamento mais perto da realidade, se mostra cada vez mais desporto competio e cada vez menos social. Contudo, inteiramente conhecido que estes "desconhecidos" so um factor essencial no desenvolvimento do tecido associativo, sendo responsveis pela conduo dos destinos dos clubes (Fernandes, 1999). Assim, sero apresentados os resultados obtidos de acordo com a caracterizao destes e as suas perspectivas actuais perante o seu clube e a modalidade de Hquei em Patins.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

actuais perante o seu clube e a modalidade de Hquei em Patins.


Quadro 10 - Carac terizao dos dirigentes

Legenda - ID: Idade; S: Sexo; FC: Funo no c lube; PRF: Profisso; HL: Habilitaes Literrias; ADD: Anos de Dirigente Desportivo

Assim se observa que da totalidade de dirigentes, apresentam uma mdia de idades de 49.85 7.44 anos, tendo idades compreendidas entre os 34 e os 62 anos. Apenas foi revelado um dirigente do sexo feminino, sendo os restantes do sexo masculino. A maioria das funes que realizam no clube, prende-se com o cargo de Presidente da Direco, Secretrio e Director, existindo no entanto, alguns com mais que uma funo (Treinador/Director). Ao nvel das profisses, estas dividem-se pelas mais diversas (professores, industriais, reformados,...), pelo que a maioria da amostra, possui habilitaes literrias elevadas (nvel secundrio e superior), contabilizando 77% do total de dirigentes estudados. Por fim, exercem a funo de dirigente desportivo, em mdia 14.92 9.00 anos, indo desde os 2 aos 35 anos de envolvimento desportivo nestes termos.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

nestes termos. Outro parmetro que pretendemos estudar, foi o seu nvel de envolvimento desportivo actual, pelo que se obtiveram os seguintes resultados.

Figura 8 - Envolvimento Desportivo dos dirigentes

A maioria da amostra (61%) revelou actualmente praticar qualquer tipo de exerccio fsico (46%), ou num passado prximo (15%), enquanto 39% dos dirigentes, afirmaram nunca ter praticado nenhuma modalidade desportiva (isto sempre, tendo em conta o vnculo federativo). Relativamente s dificuldades apresentadas pelos tcnicos, muitas so concordantes com as apresentadas por Rodrigues (2001). Assim, estas so algumas das afirmaes dos dirigentes desta amostra: "Falta de tempo (tarefas gerais)" O tempo dispendido como dirigente desportivo nunca pode ser muito, dadas as necessidades temporais profissionais e familiares, sendo muito difcil conjugar este "tringulo". "Dificuldades Financeiras" A totalidade dos dirigentes dos clubes afirma esta expresso, denotando a preocupao e dificuldade existente ao nvel de apoios monetrios, sendo muito difcil aos clubes persistirem no tempo, dadas as exigncias financeiras para escales que compitam ao nvel federativo (inscries na federao, equipamentos, transportes,...).
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

"Cada vez existem menos dirigentes voluntrios (carolas) - A maior parte que colabora (99%) ou so pais ou familiares" notrio o facto que cada vez menos existirem indivduos com vontade e disponibilidade para este tipo de funes, sendo este facto referido por Carvalho (1994; cit. por Rodrigues, 2001:23) "o clube sente srias dificuldades em encontrar dirigentes e nmero, com capacidade suficiente para garantir o seu funcionamento" e por Pires (1991; cit. por Rodrigues, 2001:23) "o dirigismo est em crise ... e o futuro est comprometido". "Falta de tempo para acompanhamento das equipas de formao" Este parmetro vem de encontro ao primeiro, pelo que s o salientamos dado que diversos dirigentes revelaram ser importantssimo, acompanhar sistematicamente os escales de formao, participando no s no seu desenvolvimento desportivo, como tambm, ao nvel social, cvico e moral (o que sem dvida, de louvar!!!). "Formao dos dirigentes" Este foi outro dos tpicos salientados, devido s inmeras dificuldades apresentadas pelos dirigentes. Para tal, eles sugerem um maior envolvimento das entidades responsveis por tal, de forma a melhorarem as suas funes e concomitantemente, contriburem para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentvel da modalidade. Da mesma forma sero apresentadas as sugestes e medidas destes mesmos dirigentes, a serem tomadas para que ocorresse uma melhoria da situao desportiva envolvente aos clubes participantes nas competies de Hquei em Patins da Associao de Patinagem do Porto: "Mais apoio governamental, financeiro e legislativo" A preocupao de apelar a apoios governamentais que possibilitem o desenvolvimento da modalidade, foi uma das medidas propostas pelos dirigentes, conciliado com medidas legislativas que facilitam a actuao destes mesmo no contexto desportivo. "Formao de tcnicos" Para uma correcta formao das crianas e jovens, tendo em contas as leis maturacionais, necessrio tcnicos com a devida formao e respectiva especializao. De notar o j proposto na pgina 12, de forma a aumentar o nmero de tcnicos com formao superior em Ed. Fsica e Desporto e respectiva especializao em Hquei em Patins. "Mais recintos desportivos e material especfico modalidade" Sem dvidas, esta uma das modalidades com maiores exigncias ao nvel do material desportivo utilizado (tabelas,
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

sticks, patins...), pelo que concilia-se o facto de 54% destes clubes no possuir pavilho prprio para a prtica de Hquei em Patins. "Divulgao da modalidade nas escolas do 1 Ciclo de Ensino Bsico" Divulgar o mais cedo, para cativar o maior nmero possvel de futuros atletas. A preocupao da formao conciliada com a divulgao da modalidade, uma das medidas apresentadas pelos dirigentes, sendo do nosso conhecimento que j em algumas freguesias, tal facto j se verifica oportuna e sistematicamente. "Modificao de algumas regras para os escales de formao" Criar condies de prtica igual para todos e no apelar a uma estrutura demasiadamente competitiva, de forma a cativar o maior nmero possvel de praticantes. Alm disso, os dirigentes sugerem um maior nmero de encontros regionais e distritais, de modo a proporcionar um aumento dos momentos de competio (to importantes para o desenvolvimento dos escales de formao), de uma forma "salutar" e tendo sempre presente o convvio.

V. Concluses
Aps a anlise dos resultados obtidos, podemos salientar o seguinte: 1. a maioria dos clubes (54%) realizou a sua legalizao no perodo antes do 25 de Abril de 1974, numa fase muita inibidora do associativismo, provocada pelo lanamento das bases econmicas, sociais e polticas do Estado Novo; 2. apenas 38% dos clubes possuem sedes prprias, pelo que os restantes 62% ou alugada ou cedida; 3. a totalidade da amostra possui escales de formao, o que um bom indicador para a possibilidade desta prtica desportiva em crianas e jovens, existindo um total de 1362 de atletas, distribudos pelos diversos escales de formao. Contudo existem 2 clubes, que no possuem equipas ao nvel do escalo sniores; 4. o quadro humano onde se verifica um maior nmero de indivduos, o dos dirigentes, seguido pelos tcnicos com habilitaes prprias, pelo que este facto um bom indicador, dado que sugere que a prtica desportiva (principalmente de crianas e jovens) correctamente orientada e tendo em conta os seus nveis maturacionais e obedecendo s diversas leis biolgicas do desenvolvimento do indivduo; 5. 54% dos clubes no possui instalaes desportivas prprias, o que se revela como um enorme entrave ao desenvolvimento do clube e concomitantemente da modalidade; 6. as maiores fontes de provenincia de apoios financeiros, foram as Cmaras Municipais respeitantes a cada clube e
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

empresas privadas, em que 100% dos clubes revelaram obter apoios de estas entidades. De seguida, a fonte apresentada foi os associados (atravs das quotas mensais dos clubes); 7. os dirigentes, apresentam uma mdia de idades de 49.85 7.44 anos, tendo idades compreendidas entre os 34 e os 62 anos, pelo que a maioria das funes que realizam no clube, prende-se com o cargo de Presidente da Direco, Secretrio e Director, existindo no entanto, alguns com mais que uma funo (Treinador/Director). Exercem a funo de dirigente desportivo, em mdia 14.92 9.00 anos, indo desde os 2 aos 35 anos de envolvimento desportivo nestes termos; e, 8. estes mesmos, apresentam como maiores dificuldades: (i) falta de tempo (tarefas gerais), (ii) dificuldades financeiras, (iii) cada vez existem menos dirigentes voluntrios (carolas) - a maior parte que colabora (99%) ou so pais ou familiares, (iv) falta de tempo para acompanhamento das equipas de formao, e (v) formao dos dirigentes. Para tal, sugerem as seguintes medidas a implementar: (i) mais apoio governamental, financeiro e legislativo, (ii) formao de tcnicos, (iii) mais recintos desportivos e material especfico modalidade, (iv) divulgao da modalidade nas escolas do 1 Ciclo de Ensino Bsico, e (v) modificao de algumas regras para os escales de formao.

VI. Novas propostas de trabalho


Aps as concluses obtidas e tendo em conta futuros trabalhos, pensamos ser importante propor o seguinte: antes de mais, suprimir as lacunas existentes neste estudo, proporcionando uma anlise mais completa e "realista" dos clubes inscritos na APP; aps essa delimitao, determinar os mecanismos e motivaes que levam prtica desportiva de Hquei em Patins, num contexto mais geral (ex: norte de Portugal); aps essa estruturao e caracterizao da situao desportiva do HP no norte de Portugal, propor a realizao de um projecto integrado, que visasse o desenvolvimento da modalidade, contando com o apoio da Associao de Patinagem do Porto e Minho. Este projecto, no era mais que um Plano de Desenvolvimento Desportivo, fundamentado nos factores de desenvolvimento; criar regularmente eventos de carcter distrital/regional para anlise e reflexo dos problemas de mbito desportivo (formao de jovens praticantes, tcnicos, rbitros, dirigentes, infra-estruturas, organizao de provas, etc.), onde atravs de algumas parcerias entre os agentes de desenvolvimento da regio, fosse possvel um maior fomento da modalidade de HP.
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Em suma, pensamos que a afirmao de Mas e Gomes (2001:42), ilustra claramente o panorama actual do HP (clubes inscritos na APP), quando referem que "face aos indicadores da situao desportiva, entendemos que as polticas desportivas tero de ser conduzidas de uma forma esclarecida e intencional, com um papel activo e consciente das autarquias, que independentemente dos discursos produzidos volta das mesmas e dos oramentos afectos ao desporto, h que ter presente que s um investimento integrado, articulado e adequado, poder produzir um verdadeiro desenvolvimento desportivo". Bibliografia Carvalho, M. (1994). O dirigente desportivo voluntrio. Lisboa: Livros Horizonte. Crespo, J. (1978). Para uma Sociologia da Cultura: O Associativismo Desportivo em Portugal. Ludens, 2 (1). Cunha, L. (1993). Anlise da situao desportiva no concelho de Vila Franca de Xira. Ludens, 13 (2). Fernandes, A. (1999). O Associativismo Desportivo no Distrito de Vila Real: Estudo das colectividades desportivas e seus dirigentes. Tese de Doutoramento, Documento no Publicado. Vila Real: UTAD. Fernandes, A. (2001). Desenvolvimento do Desporto I. Vila Real: SESDE. Homem, F. (1997). O Movimento Associativo Desportivo no Concelho de Aveiro: Caracterizao organizativa e funcional dos seus elementos estruturantes - clubes, dirigentes, scios, tcnicos e praticantes. Tese de Mestrado, Documento no publicado. Porto: FCDEF. Mas, V. & Gomes, J. (2001). Desporto Federado em Futebol: Caracterizao da Situao Desportiva, na regio norte do pas, de 1994 a 1999. Documento no publicado. Vila Real. Pires, G. (1991). Espaos naturais e Desportos de Aventura. In Congresso Europeu Desporto para todos: Espaos e Equipamentos Desportivos (223-241). Oeiras: CMO. Pires, G. (1993). Situao Desportiva (Parte I). Horizonte, 61 (XI). Rodrigues, F. (2001). Levantamento e Anlise da Situao Desportiva no Concelho de Sabrosa. Documento no publicado. Vila Real: UTAD. Outro artigos de Helder Fernandes em Portugus
open in browser PRO version
Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Recomienda este sitio


http://www.efdeportes.c om/ FreeFind

Buscar
re vista digital Ao 10 N 72 | Buenos A ires, Mayo 2004 1997-2004 Derechos reservados

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

You might also like