You are on page 1of 8

ENSINO DE QUMICA: METODOLOGIAS UTILIZADAS E ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS

Yani Saionara Pinheiro EVANGELISTA (1); Edson Valente CHAVES (2)


(1) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Amazonas- Campus Manaus Centro, Rua Varre Vento, 40 A, So Jos I, Manaus-AM, e-mail: yanisayonara@hotmail.com (2) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Amazonas- Campus Manaus Centro, Av. Sete de Setembro, 1975, Centro, Manaus-AM, e-mail: edson_valente@yahoo.com.br

RESUMO
A educao, sendo um processo de transformao do sujeito, deve levar o aluno reflexo sobre seu ambiente concreto e, consequentemente, a uma conscincia crtica que lhe oportunize transformar e intervir nessa realidade e nesse ambiente. Para que a educao se efetive, necessrio que o sujeito social, no caso o aluno, incorpore os conhecimentos adquiridos, os quais, a partir de ento, se tornaro parte da sua vida e sero transferidos para a prtica. O ensino e a aprendizagem da participao tm como suporte bsico a realidade escolar para o uso afetivo dos procedimentos aprendidos, para a promoo das capacidades que se quer desenvolver. Assim, devem ser eleitos mtodos e atividades que ofeream experincias de aprendizagem ricas em situaes de participao, nas quais os alunos possam opinar, assumir responsabilidades, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as consequncias de seus atos. Nessa perspectiva, pretendeu-se analisar em uma escola estadual da cidade de Manaus as metodologias utilizadas pelos professores de qumica do Ensino Mdio do 1 ano em sala de aula e abordagem dos Temas Transversais quanto relao entre elas. Em consequncia desta pesquisa espera-se a comunicao, troca de experincias entre profissionais e possibilidades didticas disposio de um pblico mais amplo, podendo beneficiar um maior nmero de estudantes e professores. Palavras-chave: Ensino, qumica, metodologias, tcnicas de ensino, temas transversais.

1 INTRODUO
Sabe-se que o ensino de Cincias alvo de inmeras pesquisas e alvo de intensos debates h pelo menos trinta anos. Segundo Delizoicov (2002), tem-se ocorrido discusses sobre o teor e a qualidade das investigaes relacionadas Educao em Cincias, bem como a relao sala de aula e a prtica docente. Entretanto, ao relacionarmos Metodologia de Ensino com as concepes que os alunos tm a respeito dos conceitos cientficos e suas repercusses na formulao curricular, observamos que tais metodologias adotadas pelos professores de cincias tm papel fundamental em sala de aula, pois, a partir das mesmas que o professor intermediar os conhecimentos a seus alunos. O final do sculo passado e incio deste sculo foram marcados por grandes transformaes, tanto no meio social como nos meios de comunicao, colocando a escola em cheque (DELIZOICOV, 2002). Ela que tinha sua base apoiada em disciplinas ou (currculo tradicional) estava se distanciando dos alunos e dos problemas do mundo (MARCANO, 2010; ROCHA, 2010). De acordo com Mortimer apud Oliveira (2004), inmeras pesquisas na rea do ensino de qumica alertavam para a necessidade de mudanas nas formas de abordar os contedos cientficos desta cincia. Segundo, ainda, Oliveira (2004) existe consenso entre pesquisadores em ensino de Qumica, de que este ensino deva ser contextualizado, incorporando aos currculos aspectos scio-cientficos, tais como questes ambientais, polticas, econmicas, ticas, sociais e culturais relativas cincia e a tecnologia, ou seja, Temas Transversais. Logo, nestas novas metodologias o enfoque contextual, ou seja, os alunos devero privilegiar a resoluo de problemas abertos, onde devero considerar no s aspectos tcnicos como tambm sociais, econmicos, e ambientais. Neste sentido, atravs do ensino da Qumica pode-se fornecer ao aluno instrumentos de leitura do mundo e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades bsicas para viver em sociedade.

Assim, fazemos da sala de aula um importante local para exercitar questes que norteiam a construo da cidadania e a democracia, envolvendo mltiplos aspectos de diferentes dimenses da vida social e cultural dos alunos. Enfim, a escola precisa formar indivduos que respeitem as diferenas, que procurem resolver conflitos pelo dilogo, que se solidarizem com os outros, que sejam democrticos e que tenham respeito prprio, e principalmente, capacitado para tomar decises e participar ativamente de uma sociedade democrtica e pluralista (KRASILCHIK, 1992), devendo, para isso, organizar situaes pedaggicas em que essas prticas possam ser vivenciadas, nesta perspectiva, podemos trabalhar temticas ligadas com os Temas Transversais, dentro de sala de aula, sem deixarmos a grade curricular de lado, mas criando uma conexo entre ambas. A discusso a respeito dos temas transversais na educao surge de questionamentos realizados por alguns grupos politicamente organizados em vrios pases sobre o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre os contedos que deveriam ser abordados nessa escola. Agora, essa discusso comea tambm a fazer parte do cotidiano dos educadores brasileiros. Para isso, o Ministrio da Educao e Desporto (MEC) coloca a disposio dos professores, como referncia para sua prtica pedaggica, os Parmetros Curriculares Nacionais- PCN, os quais orientam e redirecionam a educao brasileira para se trabalhar com os Temas Transversais, atravs dos quais se pretende o resgate da dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participao ativa na sociedade e a co-responsabilidade pela vida social. (BRASIL, 1998a). Portanto, o intuito desta proposta analisar as metodologias utilizadas e abordagem de temas transversais pelos professores de qumica do 1 ano do Ensino Mdio de uma escola estadual da cidade de Manaus, verificando se h existncia de interfaces entre estas temticas e o ensino de qumica de forma que contribua para o resgate da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

2 FUNDAMENTAO TERICA
Privar a populao de um pas ou regio do conhecimento cientfico/tecnolgico submet-la a uma condio cada vez mais evidente de domnio e subjugao cultural e econmica por aqueles que detm tal poder. Negligenciar a educao em Cincias da Natureza, que considera as relaes Cincia/Tecnologia/Sociedade/Ambiente, negligenciar a prpria cidadania. Entretanto, segundo Krasilchik (1988) e Pereira (1996) estudos explicitam a preocupao de que no Brasil a falta de motivao atual de nossas crianas pela Cincia, em virtude da precria qualidade do ensino, acaba afetando, em mdio prazo, a necessria constituio de uma slida base cientfica .

2.1 Processo Evolutivo do Ensino de Cincias


Atualmente, observa-se que nossas escolas tornaram-se negcios para o governo, pois a cada mudana ocorre um surto reformista na nossa educao, atingindo principalmente os ensinos bsico e mdio. Entretanto, segundo Krasilchik (1988), em uma anlise histrica, o quadro evolutivo do ensino de cincias situa bsica e preliminarmente uma preocupao constante com a atualizao dos programas em relao ao progresso da prpria cincia. Essa demanda tem sido feita constantemente em perodos de expanso do conhecimento cientfico e de mudanas essenciais e paradigmticas nos vrios campos de conhecimentos (ressalva, ainda, a autora). Um clssico exemplo desse quadro representado pelo perodo de ps-guerra, em meados da dcada de 50, perodo em que predomina a produo cientfica. Diretamente, estiveram ligados, o governo, associaes cientficas, associaes profissionais e de educadores, instituies internacionais como a UNESCO e a OEA, agncias de pesquisas, entre outras (KRASILCHIK, 1992). De acordo com Krasilchik (2000) esse perodo marcante e crucial na histria do ensino de cincias, que influi at hoje nas tendncias curriculares das vrias disciplinas tanto no ensino mdio como no fundamental, foi dando lugar, ao longo dessas ltimas dcadas, a outras modificaes em funo de fatores polticos, econmicos e sociais que resultaram, por sua vez, em transformaes das polticas educacionais, cumulativas em funo das quais ocorreram mudanas no ensino de cincias (tabela 1).

Tabela 1: Tendncias no Ensino segundo a Evoluo da Situao Mundial (anos 1950-2000). Fonte: Krasilchik, 2000, p. 86.

TENDNCIAS NO ENSINO

1950 - Guerra Fria - Formar elites - Programas rgidos - Atividade neutra - Projetos curriculares -Associaes profissionais - Aulas prticas

Objetivo do ensino

Concepo de Cincias Instituies promotoras de reformas Modalidades didticas recomendadas

SITUAO MUNDIAL 1970 1990 2000 - Guerra Tecnolgica - Globalizao - Formar cidado-trabalhador- Formar cidado-trabalhador estudante -Propostas curriculares -Parmetros Curriculares estaduais Federais - Evoluo histrica - Atividade com implicaes - Pensamento Lgico-crtico sociais -Centro de universidades cincias, - Universidades e Associaes Profissionais -Jogos: Exerccios Computador no

- Projetos e discusses

Segundo Krasilchik (2000) o movimento dos grandes projetos visava a formao e a identificao de uma elite refletindo no s a poltica governamental, mas tambm uma concepo de escola e teve propagao ampla nas regies sob influncia cultural norte-americana, que repercutiu de forma diferente em diversos pases ecoando as situaes locais. Entretanto, no Brasil, a grande necessidade de preparao dos alunos mais aptos era defendida em nome da demanda de investigadores para impulsionar o progresso da cincia e tecnologia nacionais das quais dependia o pas em processo de industrializao (KRASILCHIK, 1988). Paralelamente, medida que o pas foi passando por transformaes polticas em um breve perodo de eleies livres, houve uma mudana na concepo do papel da escola que passava a ser responsvel pela formao de todos os cidados e no mais apenas de um grupo privilegiado (KRASILCHIK, 2000).

2.2 Didtica, Metodologias e Tcnicas de Ensino


Pensar em melhorar a formao dos professores de qumica e dos jovens, considerando que uma leva outra, implica, em primeiro lugar, conhecer os professores atuais e reconhec-los como sujeitos responsveis por qualquer mudana significativa que possa ocorrer na educao escolar. Nessa perspectiva, necessrio voltar nossos olhares para o professor, no enquanto apndice das reformas educacionais (TORRES, 1998), mas enquanto sujeito fundamental do processo de mudana. Assim, o professor recorre didtica, esta por sua vez, nutre-se de conhecimentos e prticas desenvolvidas nas metodologias especficas e nas outras cincias pedaggicas para formular generalizaes em torno dos conhecimentos e prticas docentes comuns e fundamentais ao processo de ensino (PROFORMAR, 2006a). Mas a didtica tambm destinada a teorizao e a reflexo dos problemas e desafio da prtica docente, pois, sua principal caracterstica a intermediao do processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos e suas relaes, que significa: o conjunto de atividades ligadas apropriao/produo de conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e psicomotoras voltadas para a formao de atitudes comprometidas com a compreenso da realidade (PROFORMAR, 2006a). Ao professor cabe a tarefa de sistematizar e organizar os contedos e procedimentos, direcionando as atividades dos alunos para o alcance dos objetivos previamente selecionados. Por outro lado, ao aluno cabe estudar, interpretando os objetivos de ensino como pessoais, com interesse e empenhando-se a alcan-los. Nesse sentido, importante construir uma relao de interdependncia entre ensino e aprendizagem. Este processo auxiliado pelas metodologias de ensino, as quais apresentam roteiros para diferentes situaes didticas, conforme a tendncia/corrente pedaggica adotada pelo professor, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente seus conhecimentos prvios para que possam ser transformados em conhecimentos cientficos. Logo, as atividades metodolgicas desenvolvidas devem ser combinadas, oferecendo ao aluno a oportunidade de perceber e analisar o assunto sob diversos ngulos.

Entretanto, segundo Libneo (2008) nas condies objetivas de trabalho docente, falta tempo e espao para refletir com seus colegas sobre a experincia pedaggica de cada um e o estudo de um instrumento terico sistematizado que auxilie na compreenso da razo de ser dos problemas enfrentados. Segundo Vasconcellos (1999), de acordo com a teoria do conhecimento que fundamenta o trabalho do professor, considera-se como referncia a concepo dialtica de conhecimento, destacando a problematizao como elemento nuclear na metodologia de trabalho em sala de aula. Se estas perguntas forem captadas adequadamente pelos alunos, estas podero provocar e direcionar de forma significativa o processo de construo do conhecimento por parte destes, assim tornando-se um elemento motivador para esta construo. Nesse sentido, ao preparar a aula, o professor j poderia destacar as possveis perguntas e problemas que levem os alunos a refletirem. Mas, ainda, em pleno sculo XXI h educadores de qumica que declaram no utilizar, ou utilizar s vezes, as estratgias que consideram mais adequadas, os mesmos alegam como motivo a falta de recursos, de espao fsico adequado e ainda as dificuldades relacionadas falta de interesse dos alunos, de acordo com Libneo, citado anteriormente. preciso considerar a existncia de certo distanciamento entre a inteno e a prtica. Apesar da afirmao de Esteve (1991) de que indiscutvel a primazia da motivao pessoal sobre a abundncia dos meios materiais , em uma situao de mal estar docente e de condies adversas de trabalho, existe a possibilidade dessas condies, incluindo a jornada excessiva, interferirem na prtica pedaggica de tais profissionais.

2.3 Temas Transversais


Ao abordarmos os contedos, com tcnicas diferenciadas, devemos incluir os Temas Transversais: pluralidade cultural, tica, sade, meio ambiente, trabalho e consumo, educao sexual. Onde tem-se por objetivo a ampliao do conhecimento dos alunos a respeito de temas importantes para a realidade brasileira e mundial, segundo as orientaes e sugestes definidas nos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a). Partindo-se do princpio que o mundo atual apresenta questes complexas, as compreenses podem ser promovidas por meio da aprendizagem dos contedos trabalhados na escola. De forma que o professor precise deixar de ministrar um determinado contedo em prol de um tema transversal, mas este pode fazer uma conexo do contedo a ser trabalhado e o tema escolhido pelo mesmo. Assim, a abertura do planejamento do professor para este trabalho deve considerar a possibilidade de que outras reas da escola possam abordar esses temas, de forma a garantir um tratamento transversal e no paralelo. Pois, o trabalho com os Temas Transversais poder levar em considerao a importncia das problemticas locais e as vividas pelos alunos em seu dia-a-dia.

3 DESCRIO DA PROPOSTA
A educao, sendo um processo de transformao do sujeito, deve levar o aluno reflexo sobre seu ambiente concreto e, consequentemente, a uma conscincia crtica que lhe oportunize transformar e intervir nessa realidade e nesse ambiente. Para que a educao se efetive, necessrio que o sujeito social, no caso o aluno, incorpore os conhecimentos adquiridos, os quais, a partir de ento, se tornaro parte da sua vida e sero transferidos para a prtica. Entretanto, segundo Bizzo (2010), as pesquisas das concepes dos professores de cincias, logo, dos professores de qumica, sobre modelos metodolgicos tem sugerido a urgncia e a necessidade de repensar as grandes linhas que tm batizado as pesquisas de metodologias do ensino da qumica. De acordo com Almeida (2006) tal realidade fruto de um processo scio-histrico-cultural construdo e transmitido de gerao a gerao, de acordo com as necessidades e interesses de uma minoria detentora do saber e do poder, criando cercas para o conhecimento, como garantia de manter o status social. Porm, os brasileiros esto redescobrindo e conquistando a democracia e comeando a ter noo de cidadania (liberdade de ir e vir, de pensamento e expresso, direito integridade fsica, direitos polticos, como o de eleger e ser eleito). A conquista de significativos direitos sociais, nas relaes de trabalho, na previdncia social, na educao e moradia, amplia a noo de cidadania. Tais mudanas e prticas democrticas tambm se fazem necessrias no ambiente escolar. E a partir destas conquistas sociais que surge a reforma no Ensino que prev uma educao para a vida, para a cidadania (LIBNEO, 2008).

Nessa perspectiva foi elaborado os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a), ao proporem uma educao comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princpios que devem orientar a educao escolar: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participao e coresponsabilidade pela vida social (BRASIL, 1996). Entretanto, segundo Libneo (2008), a realidade est longe do ideal, pois, a escola pblica brasileira no consegue reter os alunos em suas dependncias, isso se d por motivos externos escola, mas evidente que a excluso das crianas tem a ver, em grau significativo, pelo fato da escola na sua organizao curricular e metodolgica, no estar preparada para utilizar procedimentos didticos adequados para trabalhar com crianas de diversas classes sociais, raciais, etc. Logo, faz-se a necessidade de enfrentar e derrotar tal fracasso caso queira, de fato, uma escola pblica democrtica. Tais condies influem na percepo e assimilao dos contedos das matrias, na linguagem, nas motivaes para o estudo, nas aspiraes em relao ao futuro, nas relaes com o professor. Um psiclogo da educao, David Ausubel, escreveu: O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem aquilo que o aluno j conhece; descubra-se o que ele sabe e baseie nisso seus ensinamentos (LIBNEO, 2008). Ora, o que o aluno conhece depende da sua vida real. Tal realidade percebida frequentemente nas salas de aulas, pois a matria do livro didtico, as aulas, os modos de ensinar, os valores sociais transmitidos pelos professores soam estranhos ao mundo social e cultural das crianas, quando no se vinculam s suas percepes, motivaes, prticas de vida e linguagem, ou seja, quando o assunto no contextualizado com a realidade deles. O ensino possui um grande papel na sociedade, atravs dele h possibilidades de superar o fracasso escolar, caso os contedos sejam acessveis, socialmente significativos e assumidos pelos alunos, isto , capazes de suscitar sua atividade e sua capacidade mental, seu raciocnio, para que se assimilem consciente e ativamente os conhecimentos. Em outras palavras: o trabalho docente consiste em compatibilizar e contextualizar contedos e mtodos com o nvel de conhecimentos, experincias, desenvolvimento mental dos alunos (LIBNEO, 2008).

4 METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido em turmas de 1 ano do Ensino Mdio de uma escola estadual da cidade de Manaus, turno noturno, com alunos da faixa etria 19-36 anos. Foi realizado um levantamento bibliogrfico de autores sobre o processo evolutivo do ensino de cincias, didtica, metodologia, tcnicas de ensino e temas transversais. Em seguida observou-se a prtica docente do professor de qumica da referida escola levando em considerao a abordagem de temas transversais, metodologias e tcnicas de ensino utilizadas e a conexo entre o contedo especfico da disciplina com os temas propostos nos PCN/98. Houve aplicao de questionrios aos educadores de qumica e aos alunos das escolas selecionadas, com a finalidade de diagnosticar que tratamento est sendo dando ao Ensino de Qumica. Tal questionrio, foi do tipo questionrio de perguntas abertas e fechadas onde h uma combinao de perguntas abertas, destinada a permitir uma resposta franca do indivduo, visto que no fornece nem sugere elemento para a resposta; mas h perguntas fechadas, que limitam as respostas do indivduo investigado a algumas alternativas, tendo que escolher e assinalar uma das respostas propostas (GONZAGA, 2008a). Os dados foram sintetizados e analisados de forma qualitativa. Segundo PROFORMAR (2006b) a analise qualitativa aquela que procura estudar os fenmenos educacionais e seus atores dentro do contexto social e histrico em que acontecem e vivem, respectivamente, recuperando o cotidiano como campo de expresso humana. Ainda, segundo o posicionamento de Watson apud Gonzaga (2008b) diz que a pesquisa qualitativa caracterizada por descries detalhadas de situaes, eventos, pessoas, interaes e comportamentos que so observveis. Ademais, incorpora o que os participantes dizem sobre suas experincias, suas atitudes, crenas, pensamentos e reflexes, tal e como so expressos por eles mesmos. Quanto aos aspectos a serem analisados fundamentar-se-o principalmente no objetivo da Cincia da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias para o Ensino Mdio, implicaes do conhecimento em Qumica para alunos do Ensino Mdio e objetivos dos Temas Transversais, todos baseados nos PCNs.

Ademais, foi produzida uma cartilha com metodologias e mtodos que os professores podem estar utilizando-os em sala de aula de modo que estes o auxilie em seu trabalho docente. Nesta ainda constam experimentos simples, utilizando materiais alternativos, que o professor de qumica pode fazer na sala de aula, podendo assim, apreendendo a ateno dos alunos e facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

5 RESULTADOS OBTIDOS
A escola selecionada tem por objetivo criar condies e mecanismos que possibilitem a democratizao e a socializao do saber, como resultante do esforo de garantir o acesso e a permanncia escolarizao bsica, a superao da ao individual face necessidade de engajamento em projetos de produo coletiva. Porm, como todas as escolas da rede pblica de nosso Estado, a referida escola enfrenta algumas dificuldades, no que tange aos recursos materiais. A escola selecionada por ser uma escola pblica, recebe todos os recursos atravs do Governo do Estado atravs da Secretaria de Educao (SEDUC), onde disponibiliza alguns elementos essenciais como: pincel para quadro branco, sendo oferecido sem grande restrio. Esta tambm possui alguns recursos udios-visuais, como por exemplo, o data show, porm muitas vezes so disputados pelos professores. Sua biblioteca possui um acervo diversificado, entretanto no muito visitado pelos alunos, e alguns professores no os incentivam a utilizar. A escola funciona nos trs turnos, porm as atividades deste projeto foram realizadas durante o perodo noturno, onde funcionam duas turmas de 9 ano, uma turma de 1 ano do E.M. (Ensino Mdio), duas do 2 ano do E.M. e duas do 3 ano do E.M. A turma participante deste trabalho foi a turma do 1 ano do E.M., a qual composta por 28 alunos, na faixa etria de 19-36 anos. Ressalta-se que h apenas uma professora de qumica que ministra a disciplina em todas as turmas de ensino mdio do turno noturno. A professora participante deste projeto formada em Licenciatura em Qumica pelo Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Amazonas (IFAM, antigo CEFET-AM); e bacharel em Qumica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atua h, aproximadamente, cinco anos. Como apoio didtico a professora adotou uma apostila simples, onde h um resumo de vrios livros. Esta a forma que o referido professor encontrou para supri a falta do livro didtico dos alunos, mas segundo a escola, h livros didticos para serem distribudos, porm no h o suficiente para a quantidade de alunos. Ressalta-se que a no utilizao de livro didtico ou de algum apoio didtico acarreta em algumas dificuldades ao professor (por perde muito tempo em tentar fornecer os contedos e exerccios, em vista que o tempo de aula muito curto, principalmente a noite- perodo em que foi realizada as observaes); e aos alunos (sem uma fonte de leitura bsica- o livro-, alguns alunos pode levar a desestimulao nos estudos).

5.1 Metodologias e Tcnicas de Ensino


Durante as observaes puderam ser identificadas algumas metodologias utilizadas pelo professor, so elas: Expositiva (onde o professor responsvel pela apresentao, explicao e demonstrao de conhecimentos, e o aluno o receptor deste conhecimento, porm no de forma passiva); Trabalho independente (que consiste na realizao de tarefas orientadas pelo professor aos alunos, para que estes as resolvam de modo relativamente autnomo e com criatividade) e Trabalhos em grupo (tendo por finalidade a troca de conhecimentos entre os alunos). Quanto s tcnicas de ensino mais presentes durante as aulas observadas, so: Aula expositiva dialogada, Seminrio, Estudo de texto, Estratgia de soluo de problemas e Aulas de experimentao. A escola no possui laboratrio de qumica, mas isso no impossibilitou a professora se prender ao livro didtico e ao quadro. No entanto, esta afirma: Para ministrar minhas aulas, no deixei de trabalhar de forma diferenciada por a escola no possuir um laboratrio ou uma sala super equipada. Mas trabalho com aquilo que esta disponvel, alm de materiais alternativos, que podem ser facilmente encontrados pelos alunos afirmao da professora quanto suas aulas experimentais. Ressalta-se que a relevncia da utilizao destas metodologias e tcnicas de ensino, segundo o professor observado, que as abordagens diferenciadas dos temas da disciplina, esto contribuindo para a motivao e interesse da maioria dos alunos, de uma determinada turma. Porm alguns alunos, ainda, acreditam que a

disciplina de qumica difcil/chata , mas segundo a professora em questo, isto apenas reflete a falta de conhecimentos bsicos e dificuldade de concentrao para interpretar os exerccios.

5.2 Temas Transversais


Segundo a professora, participante deste projeto, os Temas Transversais uma forma que ela encontra para trabalhar questes que o aluno vivencia no seu dia-a-dia. Onde os alunos, transformam os saberes do senso comum em saberes cientficos. Os principais temas trabalhados na escola em geral e nas aulas de qumica so: Meio Ambiente, Sade, Trabalho e Consumo. Para que o trabalho com os temas transversais na sala de aula seja efetivado, a professora procura fazer esta interface com os tpicos propostos por ABIQUIM (2010): Qumica sempre presente; A qumica da gua pura; A qumica da sade; A qumica do dia-a-dia; e A qumica responsvel.

6 CONCLUSO
A anlise da prtica pedaggica tem demonstrado que s sero possveis mudanas significativas na educao brasileira, medida que o professor tiver uma compreenso profunda da razo de ser, da sua prtica e uma clara opo poltica acerca do seu ato pedaggico. Embora muitos professores saibam que tm um papel importante na determinao de mudanas significativas no processo de ensino, se frustram na busca de alternativas, por nem sempre conseguirem bons resultados. Se na sua prtica cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, preciso que ele compreenda e tenha claro o porqu disso, a que alunos este mtodo favorece e porque os favorece. Sem essa compreenso, dificilmente conseguir mudanas que levam a resultados significativos. A relevncia para a realizao desta pesquisa a comunicao, troca de experincias e possibilidades didticas disposio de um pblico mais amplo, e principalmente, para o esclarecimento aos professores que no existe apenas um modo de ensinar, mas existem diversos mtodos de ensino, que atravs destes podemos, tambm, transmitir conhecimentos, estimular a cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do aluno no seu universo social e cultural. Assim, pode-se beneficiar um maior nmero de estudantes e professores, para que possamos fazer em cada aula, A DIFERENA.

REFERNCIAS
ABIQUIM, Associao Brasileira da Indstria Qumica. Voc a qumica. Disponvel em: <http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html>. Acessado em: 22 jun. 2010. ALMEIDA, Tereza Joelma Barbosa. Abordagem dos Temas Transversais nas aulas de Cincias do Ensino Fundamental, no Distrito de Arembepe, Municpio de Camaari-Ba, 2006. BIZZO, Nlio Marcos V. metodologia e prtica de ensino de cincias: A aproximao do estudante de magistrio das aulas de cincias do 1 grau, So Paulo. Disponvel em: < http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.htm>. Acessado em: 20 jan. 2010. BRASIL. LDB- Leis de Diretrizes e Bases. Lei de n 9394, 20 de Dezembro de 1996. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: apresentao dos temas transversais e tica. Braslia, 1998a. DELIZOICOV, Demtrio. Ensino de Cincias: fundamentos e mtodos So Paulo: Cortez, 2002.

ESTEVE, J. M. Mudanas sociais e funo docente. In: NVOA, Antnio (org.). Profisso Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1991, p. 105. GONZAGA, Amarildo Menezes. A pesquisa cientfica. Manaus, 2008a.

______. A pesquisa em educao: um desenho metodolgico centrado na abordagem qualitativa. Manaus, 2008b. KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do Ensino de Cincias no Brasil. Em aberto, Braslia, jul./ set., 1992, ano 11, no. 55. ______. Ensino de cincias e a Formao do cidado. Em aberto, Braslia, out./ dez., 1988, ano 07, no. 40. ______. Reformas e Realidade: O caso do Ensino das Cincias. So Paulo em perspectiva, 2000. LIBNEO, Jos C. Didtica. So Paulo : Cortez, 2008.

MARCANO, Karina Dessire Nieves. Tendncias da pesquisa sobre o ensino de qumica em prticas pedaggicas de professores, Piracicaba/ SP. Disponvel em: <http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/248.pdf>. Acessado em: 24 fev. 2010. OLIVEIRA, Paulo Roberto Silva de. O ensino de qumica e as novas abordagens no ensino mdio, Santa Catarina. Disponvel em: <http://www.sepex.ufsc.br/anais_4/trabalhos/747.html>. Acessado em: 24 fev. 2010. PEREIRA, Jlio E. D. A formao de professores nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Cincias Biolgicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, UFMG/FE, 1996 (dissertao de mestrado), p. 2. PROFORMAR. Didtica II/ Coordenadora Clia Regina Simonetti Barbalho. Manaus: UEA/ PROFORMAR, 2006a. ______. Metodologia do Desenvolvimento da Pesquisa/ Coordenadora Clia Regina Simonetti Barbalho. Manaus: UEA/ PROFORMAR, 2006b. ROCHA, Thiago Campos da. Tendncias da pesquisa sobre o ensino de qumica em prticas pedaggicas de futuros professores, Piracicaba/ SP. Disponvel em: <http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/264.pdf>. Acessado em: 24 fev. 2010. TORRES, Rosa Mara. Melhorar a qualidade da educao bsica? As estratgias do Banco Mundial. In: TOMMASI, Lvia de, et al.. (orgs.) O Banco Mundial e as polticas educacionais. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1998. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto PolticoPedaggico. So Paulo: Libertad, 1999, p. 147.

AGRADECIMENTOS
Agradeo primeiramente a Deus pelos conhecimentos e sabedoria, aos meus pais e familiares pelo apoio moral e financeiro, ao professor doutor Edson Valente Chaves pelo auxlio na construo deste, e aos amigos pelo incentivo a mim concedido.

You might also like