You are on page 1of 3

ESCOLA SECUNDRIA D.

INS DE CASTRO ALCOBAA

Curso de Educao e Formao de Adultos EFA-NS

CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE UFCD1 Liberdades e responsabilidades democrticas 2011/2012

RA 1 Reconhece as responsabilidades inerentes liberdade pessoal em democracia. PROPOSTA DE TRABALHO N 1


Leia com ateno os textos que se seguem:

Texto 1 Liberdade
De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condio de um indivduo no ser submetido ao domnio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. O desejo de liberdade um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situaes como: a escolha da profisso, o casamento e o compromisso poltico ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma deciso responsvel quanto a seu prprio futuro. A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expresso da vontade humana. Teorias filosficas e polticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto a determinaes de tipo biolgico, psicolgico, econmico, social etc. As concepes sobre essas determinaes, nas diversas culturas e pocas histricas, tornam difcil definir com preciso a idia de liberdade de uma forma generalizada. Do ponto de vista legal, o indivduo livre quando a sociedade no lhe impe nenhum limite injusto, desnecessrio ou absurdo. Uma sociedade livre d condies para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade. Em 1948, a Assemblia Geral das Naes Unidas adotou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que engloba os direitos e liberdade que a Organizao das Naes Unidas (ONU) considera que devam ser os objetivos de todas as naes.
www.renascebrasil.com.br/f_liberdade2.htm

Texto 2 Noo de responsabilidade O ncleo da responsabilidade, se te interessa sab-lo, no consiste simplesmente em termos a decncia ou a honradez de assumirmos as nossas patadas na poa sem procurar desculpas direita e esquerda. Quem responsvel consciente do real da sua liberdade. E uso real no duplo sentido de autntico e verdadeiro e no de prprio de um rei: aquele que toma decises sem que ningum acima de si lhe d ordens. Responsabilidade saber que cada um dos meus actos me vai construindo, me vai definindo, me vai inventando. Ao escolher aquilo que quero, vou-me transformando pouco a pouco. Todas as minhas decises deixam a sua marca
Pgina

1 de 3

em mim antes de a deixarem no mundo que me rodeia. E, evidentemente, depois de aplicada a minha liberdade em ir-me construindo um rosto, j no posso queixar-me ou assustar-me com o que vejo ao espelho quando me olho Se ajo bem, ser-me- cada vez mais difcil agir mal (e inversamente, por infelicidade): assim, o ideal irmos apanhando o hbito de viver bem. Quando no western o heri tem ensejo de disparar contra o vilo pelas costas mas diz: Eu no posso fazer uma coisa dessas! todos percebemos o que ele quer dizer. Disparar, aquilo a que se chama disparar, claro que poderia fisicamente faz-lo, s que o heri no tem semelhantes costumes. Por alguma coisa ele, afinal, o bom da histria! Quer continuar a ser fiel ao tipo que escolheu ser, a esse tipo de homem que fabricou livremente desde h muito.
F. Savater, tica para um Jovem, Editorial Presena, Lisboa, 1998, 81-82

Texto 3 - Relao entre liberdade e responsabilidade Para se compreender a relao entre a liberdade e a responsabilidade necessrio, primeiro que tudo, conhecer o que significam estas liberdades e a sua integrao no contexto filosfico. A palavra liberdade tem uma origem latina (libertas) e significa independncia. Etimologicamente, a palavra responsabilidade tambm vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se. No senso comum, liberdade uma palavra que pode ser definida em variados sentidos (liberdade fsica, liberdade civil, liberdade de expresso). Filosoficamente, a liberdade, e mais concretamente a liberdade moral, diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e pratic-los sem coaces extremas. de carcter racional, pois os homens devem pensar nas causas e consequncias dos seus actos e na sua forma e contedo. Esta liberdade no absoluta, condicionada e situada. Condicionada porque intervm no seu exerccio mltiplas condicionantes (fsicas, psicolgicas). Situada porque se realiza dentro da circunstncia, mundo, sociedade em que vivemos. Todas as nossas aces so fruto das circunstncias e das nossas prprias caractersticas. tambm uma liberdade solidria, porque cada um de ns s livre com os outros, visto que no vivemos sozinhos no mundo. A liberdade humana (pode chamar-se assim porque de carcter racional e, logo, exclusiva dos homens) reside em se poder dizer sim ou no, quero ou no quero. Nada nos obriga a ter apenas uma alternativa. O exerccio da liberdade exige reflexo e, logo, tempo. Por isso, a reaco diferente da aco, visto que a primeira imediata face a um estmulo. A responsabilidade , por sua vez, uma capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigao moral, de assumirmos os nossos actos. reconhecermo-nos nos nossos actos, compreender que so eles que nos constroem e moldam como pessoas. A responsabilidade implica que sejamos responsveis antes do acto (ao escolhermos e decidirmos racionalmente, conhecendo os motivos da nossa aco e ao tentar prever as consequncias desta), na forma como actuamos e no assumir das consequncias que advm dos actos praticados. A liberdade e a responsabilidade esto to ligadas na medida em que s somos realmente livres se formos responsveis, e s podemos ser responsveis se formos livres. A responsabilidade implica uma escolha e deciso racional, o que vai de encontro prpria definio de liberdade. Por outro lado, se no agirmos livremente, no podemos assumir totalmente as consequncias dos nossos actos, visto que as circunstncias atenuantes seriam muito
Pgina

2 de 3

fortes. S o sujeito que capaz de escolher e decidir racionalmente, com conscincia, capaz de assumir as causas e as consequncias da sua aco. Alm disso, a liberdade e a responsabilidade so parmetros essenciais na construo de um indivduo como pessoa, visto que atravs da liberdade e da responsabilidade que um sujeito capaz de se tornar efectivamente autnomo.
Fonte:forum.g-sat.net/filosofia

Com base nos textos: 1. Elabore uma pequena sntese com as ideias principais , explicitando o conceito de liberdade e de responsabilidade. 2. Explique por que razo as ideias de Liberdade e Responsabilidade se encontram interligadas.

Pgina

3 de 3

You might also like