You are on page 1of 7

LITERATURA BRASILEIRA Textos literrios em meio eletrnico A ltima receita, de Machado de Assis

Edio de referncia: Contos completos de Machado de Assis Publicado originalmente em Jornal das Famlias 1875
A viva Lemos adoecera; uns dizem que dos nervos, outros que de saudades do marido. Fosse o que fosse, a verdade que adoecera, em certa noite de setembro, ao regressar de um baile. Morava ento no Andara, em companhia de uma tia surda e devota. A doena no parecia coisa de cuidado; todavia era necessrio fazer alguma coisa. Que coisa seria? Na opinio da tia um cozimento de altia e um rosrio a no sei que santo do cu eram remdios infalveis. D. Paula (a viva) no contestava a eficcia dos remdios da tia, mas opinava por um mdico. Chamou-se um mdico. Havia justamente na vizinhana um mdico, formado de pouco, e recente morador na localidade. Era o dr. Avelar, sujeito de boa presena, assaz elegante e mdico feliz. Veio o dr. Avelar na manh seguinte, pouco depois das oito horas. Examinou a doente e reconheceu que a molstia no passava de uma constipao grave. Teve entretanto a prudncia de no dizer o que era, como aquele mdico da anedota do bicho no ouvido, anedota que o povo conta, e que eu contaria tambm, se me sobrasse papel. O dr. Avelar limitou-se a torcer o nariz quando examinou a enferma, e a receitar dois ou trs remdios, dos quais s um era til; o resto figurava no fundo do quadro. D. Paula tomou os remdios como quem no queria deixar a vida. Havia razo. Apenas dois anos fora casada, e contava apenas vinte e quatro anos. Havia j treze meses que lhe morrera o marido. Apenas entrara no prtico do matrimnio. A esta circunstncia justo acrescentar mais duas; era bonita e tinha alguma coisa de seu. Trs razes para agarrar-se vida como o nufrago a uma tbua de salvao. Uma nica razo haveria para que ela aborrecesse o mundo: era se tivesse realmente saudades do marido. Mas no tinha. O casamento fora um arranjo de famlia e dele prprio; Paula aceitou o arranjo sem murmurar. Honrou o casamento, mas no deu ao marido nem estima nem amor. Viva dois anos depois, e ainda moa, claro que a vida para ela comeava apenas. A idia de morrer seria para ela no s a maior de todas as calamidades, mas tambm a mais desastrada de todas as tolices. No quis morrer nem o caso era de morte.

Os remdios foram tomados pontualmente; o mdico mostrou-se assduo; dentro de poucos dias, trs a quatro, estava restabelecida a interessante enferma. De todo? No. Quando o mdico voltou no quinto dia, achou-a sentada na sala, envolvida em grande roupo, com os ps numa almofada, o rosto extremamente plido, e muito mais ainda por causa da pouca luz. O estado era natural em quem se levantava da cama; mas a viuvinha alegou ainda umas dores de cabea, a que o mdico chamou nevralgia, e uns tremores, que foram classificados no captulo dos nervos. Sero graves molstias? perguntou ela. Oh! no, minha senhora, respondeu Avelar, so achaques aborrecidos, mas no graves, e geralmente prprios de doentes formosas. Paula sorriu com um ar to triste que fazia duvidar do prazer com que ouviu estas palavras do mdico. D-me porm remdios, no? perguntou ela. Sem dvida. Avelar receitou efetivamente alguma coisa e prometeu voltar no dia seguinte. A tia era surda, como sabemos, no ouvia nada da conversa entre os dois. Mas no era tola; comeou a reparar que a sobrinha ficava mais doente quando se aproximava a chegada do mdico. Alm disso nutria dvidas srias acerca da aplicao exata dos remdios. O certo porm que Paula, to amiga de bailes e passeios, parecia realmente doente porque no saa de casa. Notou igualmente a tia que, pouco antes da hora do mdico, a sobrinha fazia uma aplicao mais copiosa de p-de-arroz. Paula era morena; ficava muito branca. A meia luz da sala, os xales, o ar mrbido tornavam-lhe a palidez extremamente verossmil. A tia no parou nesse ponto; foi ainda alm. No era mdico o Avelar? Naturalmente devia saber se realmente estava enferma a viva. Interrogado o mdico, asseverou que a viva estava muito mal, e prescreveu-lhe o mais absoluto repouso. Tal era a situao da enferma e do facultativo. Um dia em que este entrou achou-a folheando um livro. Estava com a palidez de costume e o mesmo ar abatido. Como vai a minha doente? disse familiarmente o dr. Avelar. Mal. Mal? Horrorosamente mal... Que lhe parece o pulso?

Avelar examinou-lhe o pulso. Regular, disse ele. A tez est um tanto plida, mas os olhos parecem bons... Houve algum ataque? No; mas sinto-me desfalecida. Deu o passeio que lhe aconselhei? No tive nimo. Fez mal. No passeou e est lendo... Um livro inocente. Inocente? O mdico pegou no livro e examinou-lhe a lombada. Um livro diablico! disse ele atirando-o para cima da mesa. Por qu? Livro de poeta, livro para namorados, minha senhora, que uma casta de doentes terrveis. No se curam eles; ou raramente se curam; mas h pior, que adoecerem os sos. Peo-lhe licena para confiscar o livro. Uma distrao! murmurou Paula com uma doura capaz de vencer um tirano. Mas o mdico mostrou-se firme. Uma perverso, minha senhora! Em ficando boa pode ler se quiser todos os poetas do sculo; antes, no. Paula ouviu esta palavra com singular, mas disfarada alegria. Parece-lhe ento que estou muito doente? disse ela. Muito, no digo; tem ainda um resto de abalo que s pode desaparecer com o tempo e um regime severo. Severo demais. Mas necessrio... Duas coisas lastimo sobre todas. Quais? A pimenta e o caf. Oh! o que lhe digo. No tomar caf nem pimenta o limite da pacincia humana. Quinze dias mais deste regime ou desobedeo ou expiro. Nesse caso, expire, disse Avelar sorrindo. Acha melhor? Acho igualmente mau. O remorso, porm, ser meu s, enquanto que se V. Excia. desobedecer ter os seus ltimos instantes amargurados por um tardio arrependimento. Melhor morrer vtima que culpada.

Melhor no morrer nem culpada nem vtima. Nesse caso no tome pimenta nem caf. A leitora que acaba de ler esta conversa, admirar-se-ia muito se visse a nossa doente nesse mesmo dia ao jantar: teve pimenta farta e bebeu excelente caf no fim. No admira porque era o seu costume. A tia admirava-se com razo de uma doena que consentia tais liberdades; a sobrinha no se explicava cabalmente a este respeito. Choviam convites de jantares e bailes. A viuvinha recusava-os todos por causa do seu mau estado de sade. Foi uma verdadeira calamidade. Entraram a chover as visitas e bilhetes. Muitas pessoas achavam que a doena devia ser interna, muito interna, profundamente interna, visto que lhe no apareciam sinais no rosto. Os nervos (eternos caluniados!) foram a explicao que geralmente se deu singular molstia da moa. Trs meses correram assim, sem que a doena de Paula cedesse uma linha aos esforos do mdico. Os esforos do mdico no podiam ser maiores; de dois em dois dias uma receita. Se a doente se esquecia do seu estado e entrava a falar e a corar como quem tinha sade, o mdico era o primeiro a lembrar-lhe o perigo, e ela obedecia logo entregando-se mais prudente inao. s vezes zangava-se. Todos os senhores so uns brbaros, dizia ela. Uns brbaros... necessrios, respondia Avelar sorrindo. E acrescentava: Eu no direi o que so as doentes. Diga sempre. No digo. Caprichosas? Mais. Rebeldes? Menos. Impertinentes? Sim. Algumas so impertinentes e amveis. Como eu. Naturalmente. J o esperava, dizia a viva Lemos sorrindo. Sabe por que razo lhe perdo tudo? porque mdico. Um mdico tem carta branca para gracejar conosco; isso mesmo nos d sade.

Neste ponto levantou-se. Parece-me at que j estou melhor. Parece e est... quero dizer, est muito mal. Muito mal? No, muito mal, no; no est boa... Meteu-me um susto! Seria realmente zombar do leitor o explicar-lhe que a doente e o mdico estavam a pender um para o outro; que a doente sofria tanto como o Corcovado, e que o mdico conhecia cabalmente a sua perfeita sade. Gostavam um do outro sem se atreverem a dizer a verdade, simplesmente pelo receio de se enganarem. O meio de se falarem todos os dias era aquele. Mas gostavam eles j antes da fatal constipao do baile? No. At ento ignoravam a existncia um do outro. A doena favoreceu o encontro; o encontro o corao; o corao favorecia desde logo o casamento, se tivessem caminhado em linha reta, em vez dos rodeios em que andavam. Quando Paula ficou boa da constipao adoeceu do corao; no tendo outro recurso fingiu-se doente. O mdico, que pela sua parte desejava isso mesmo, exagerou ainda as invenes da suposta enferma. A tia, sendo surda, assistia inutilmente aos dilogos da doente com o mdico. Um dia escreveu a este pedindo-lhe que apressasse a cura da sobrinha. Avelar desconfiou da carta a princpio. Seria uma despedida? Podia ser pelo menos uma desconfiana. Respondeu que a molstia de D. Paula era aparentemente insignificante, mas podia tornar-se grave sem um regime severo, que ele lhe recomendava sempre. A situao, entretanto, prolongava-se. A doente estava cansada da doena, e o mdico da medicina. Ambos eles comearam a desconfiar que no eram mal aceitos. O negcio entretanto no caminhava muito. Um dia Avelar entrou triste em casa da viva. Jesus! exclamou sorrindo a viva; ningum dir que o mdico. Parece o doente. Doente de lstima, disse Avelar abanando a cabea; por outros termos, a lstima que me d este ar enfermo. Lstima de qu? De V. Excia. De mim? verdade. A moa riu-se consigo mesma; todavia esperou a explicao. Houve um silncio.

No fim dele: Sabe, disse o mdico, sabe que est muito mal? Eu? Avelar fez um gesto afirmativo. J o sabia, suspirou a doente. No digo que tudo esteja perdido, continuou o mdico, mas nada se perde em prevenir. Ento... Coragem! Fale. Mande chamar o padre. Aconselha-me a confisso? indispensvel. Perderam-se todas as esperanas? Todas. Confisso e banhos. A viva soltou uma risada. E banhos? Banhos de igreja. Outra risada. Aconselha-me ento o casamento. Justo. Imagino que est gracejando. Estou falando muito srio. O remdio no novo nem desprezvel. Todas as semanas l vo muitos enfermos, e do-se bem alguns deles. um especfico inventado desde muitos sculos e que provavelmente s acabar no ltimo dia do mundo. Pela minha parte nada mais tenho que fazer. Quando a viuvinha menos esperava, Avelar levantou-se e saiu. Falava srio ou gracejava? Dois dias se passaram sem que o mdico voltasse. A doente estava triste; a tia aflita; houve idia de mandar chamar outro mdico. Recusou-a a doente. Ento s um mdico acertou com a tua molstia? Talvez. No fim de trs dias recebeu a viva Lemos uma carta do mdico. Abriu-a. Dizia assim: absolutamente impossvel esconder por mais tempo o que sinto por V. Excia. Amo-a. Sua molstia precisa de uma ltima receita, verdadeiro remdio para quem ama sim,

porque V. Excia. tambm me ama. Que razo obrigaria a neg-lo? Se a sua resposta for afirmativa haver mais dois entes felizes neste mundo. Se negativa... Adeus! A carta foi lida com exploso de entusiasmo; o mdico foi chamado a toda a pressa, para receber e dar sade. Casaram-se os dois da a quarenta dias. Tal a histria da ltima receita. Ncleo de Pesquisas em Informtica, Literatura e Lingstica

You might also like