You are on page 1of 21

Reabilitao do Paciente com AVC

Acidente Vascular Enceflico (AVC)




O Acidente Vascular Enceflico (AVC), tambm definido como infarto cerebral, causa comprometimento da funo cerebral devido isquemia ou hemorragia, e tem como sua principal manifestao a hemiparesia.

Acidente Vascular Enceflico (AVC)




Cerca de 70% dos pacientes que sobrevivem tem comprometimento da capacidade profissional, 16% permanecem institucionalizados e 20% requerem assistncia para deambulao. 10% experimentam uma recuperao espontnea quase completa, 10% no tm benefcio de qualquer forma de tratamento e 80% se beneficiam com a reabilitao.

Fatores de mau prognstico




 

Capacidade diminuda do paciente em seguir instrues verbais, Condies fsicas do paciente que prejudiquem a realizao dos exerccios, Idade avanada, Existncia de problemas cognitivos e de memria, Existncia de AVCs prvios ou de seqelas dos mesmos.

Avaliao
Os principais problemas funcionais so:
   

Fora muscular ausente ou diminuda; Contraturas articulares Incoordenao motora Anormalidades do tono muscular (particularmente hipertonia)

Avaliao
Fases de recuperao:
1. 2.

3.

Flacidez; Desenvolvimento gradual de espasticidade com incio de sinergismo; Aumento da espasticidade com aumento do controle voluntrio das sinergias, se o paciente cooperar;

Avaliao
Fases de recuperao:
4.

Diminuio da espasticidade com aumento do controle dos componentes sinrgicos. (A


recuperao pode terminar nesta fase com a persistncia das sinergias ou com a diminuio parcial das sinergias totais);

5. 6.

Sinergias j no controlam os atos motores; Desenvolvimento do movimento articular individual com incio de coordenao.

Avaliao


Inicialmente os membros afetados ficam totalmente paralisados. Os reflexos profundos geralmente retornam em 48 horas, havendo uma progresso gradual de flacidez para espasticidade at o tono muscular normal. Em alguns casos a hemiplegia pode persistir. Na fase da espasticidade h hiperreflexia, clonos e sinal de Babinski.

Tratamento
Fase inicial: interveno reabilitativa na fase aguda


Posicionar e exercitar passivamente as extremidades paralisadas para evitar a rigidez articular, atrofia muscular e encurtamento de tendes. Realizar mudanas freqentes de decbito para evitar o aparecimento de escaras.

Tratamento
Fase inicial: interveno reabilitativa na fase aguda
 

Usar colches do tipo piramidal. Leito plano para evitar contraturas do quadril e joelho. Posicionar o tornozelo e o p em 90 atravs de suporte ou rtese, para evitar o p eqino.

Tratamento
Fase inicial: interveno reabilitativa na fase aguda


Posicionar o membro superior com discreta abduo do ombro, ligeira flexo do cotovelo e apoiar o antebrao sobre um travesseiro, elevando-o, prevenindo edemas terminais. Cerca de 48 horas aps o AVC, realizar fisioterapia no leito, terapia ocupacional e fonoaudiologia, conforme indicao.

Tratamento
Fase tardia: tratamento aps fase inicial Treinamento para retorno marcha normal 1. transferncia independente do leito para cadeira de rodas e assumir posio ortosttica; 2. estmulo do equilbrio e aumento da fora dos msculos ortostticos em barras paralelas. Um espelho defronte ao paciente auxilia na correo das alteraes posturais;

Tratamento
Fase tardia: tratamento aps fase inicial Treinamento para retorno marcha normal 3. deambulao com apoio nas barras paralelas; 4. deambulao com auxilio tcnico, bengala de quatro pontos, muleta ou bengala reta; 5. marcha em rampa, degraus e terrenos acidentados.

Tratamento

Paralelamente deve ser trabalhado o lado no paralisado com a utilizao de pesos e exerccios em colchonetes para aumentar a fora muscular e melhorar o equilbrio e a coordenao.

Tratamento

O sucesso obtido na reabilitao do MS nem sempre o mesmo do MI. Se aps 5 ou 6 meses de treinamento no houver evidencias de recuperao, poucas so as chances de retorno de alguma funo til para a mo.

Tratamento


A Terapia Ocupacional treina o hemiplgico a atingir independncia nas atividades de vida diria e contribui para o ajuste social do paciente, devolvendo auto-estima, confiana e independncia. A extremidade afetada, caso no tenha retorno motor adequado, deve ser treinada para funcionar como membro auxiliar.

Espasticidade


uma hipertonia que surge em decorrncia da perda da inibio central do reflexo miottico, resultante de leses do primeiro neurnio ou da interrupo das suas vias. Clinicamente e hipertonia predomina nos msculos antigravitacionais, resultando no padro flexor MS e extensor MI.

Espasticidade

A espasticidade tem como uma de suas conseqncias a perda da movimentao seletiva, provocando movimentos em bloco.

Tratamento da Espasticidade
 

Miorrelaxantes; rteses: para controlar tendncias deformantes; Mtodos no invasivos: como bloqueios de nervos perifricos e biofeedback;

Tratamento da Espasticidade


Estimulao Eltrica Funcional (FES): visando o recondicionamento muscular e reorganizao do ato motor; Tcnicas cirrgicas: como tenotomias ou alongamento de tendes.

You might also like