You are on page 1of 26

REPBLICA DEMOCRTICA

DE SO TOM E PRNCIPE

Lei n. 03/2007 Lei sobre o Sistema de Administrao Financeira do Estado.


Prembulo A necessidade de reforma com vista a introduzir legislao e modelos de gesto mais adequados s necessidades actuais de administrao do errio pblico foram determinando a adopo e implantao pontual de algumas medidas. Assim, convindo estabelecer, de uma forma global, mais abrangente e consistente, os princpios bsicos e normas gerais de direito financeiro para os rgos de Soberania, rgos do Poder Regional e Local, Institutos ou Agncias Nacionais e Empresas Estatais, ao abrigo do disposto na letra l do art. 98. da Constituio; Nestes termos, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 97. da Constituio, o seguinte:
TTULO I SISTEMA DE ADMINISTRAO FINANCEIRA DO ESTADO CAPTULO I Disposies Gerais Artigo 1. Objecto 1. criado o Sistema de Administrao Financeira do Estado, designado por SAFE. 2. O SAFE integrado pelos seguintes subsistemas:

a) Subsistema Oramental; b) Subsistema do Tesouro Pblico; c) Subsistema de Contabilidade Pblica; d) Subsistema do Patrimnio do Estado; e e) Subsistema do Controlo Interno. 3. O SAFE estabelece e harmoniza regras e procedimentos de programao, execuo e controlo dos recursos pblicos, de modo a permitir o seu uso eficaz e eficiente, bem como produzir a informao de forma integrada e atempada, concernente administrao financeira dos rgos e instituies do Estado.

Artigo 2. mbito de Aplicao

1. A presente Lei aplica-se a todos os rgos de soberania, os rgos do poder regional e local, bem como as outras instituies do Estado, designadamente: os Institutos ou Agncias Nacionais e as Empresas Estatais. 2. Os institutos ou agncias nacionais e as empresas estatais se regem por legislao especfica no que se refere sua administrao financeira e prestao de contas, devendo apresentar ao Governo, alm do relatrio das actividades realizadas e o balano anual, um demonstrativo anual das receitas recebidas do Estado e as despesas realizadas por conta dessas despesas. 3. A forma e o prazo para a entrega das informaes sero regulamentados em diploma prprio pelo Ministro que superintende a rea das finanas.
Artigo 3. Objectivos do SAFE

O SAFE tem por objectivos: a) Estabelecer e harmonizar regras e procedimentos de programao, execuo, controlo e avaliao dos recursos pblicos; b) Manter o sistema contabilstico de controlo da execuo oramental, financeira e patrimonial adequado s necessidades de registo, da organizao da informao e da avaliao do desempenho das aces desenvolvidas no domnio da actividade financeira dos rgos pblicos. c) Manter o sistema de controlo interno eficiente e eficaz com procedimentos de auditoria interna internacionalmente aceites; e d) Manter sistemas informatizados que proporcionem informao oportuna e fivel sobre o comportamento oramental e patrimonial dos rgos pblicos do Estado;
Artigo 4. Princpios Fundamentais

O SAFE rege-se, de entre outros, pelos seguintes princpios: a) Regularidade financeira, pela qual a execuo do Oramento Geral do Estado deve ser feita em harmonia com as normas vigentes e mediante o cumprimento dos prazos estabelecidos;

b) Legalidade, o qual determina a observncia integral das normas legais vigentes; c) Economicidade, na base do qual se deve alcanar uma utilizao racional dos recursos postos disposio e uma melhor gesto de tesouraria; d) Eficincia, que se traduz na minimizao do desperdcio para a obteno dos objectivos delineados; e e) Eficcia, de que resulta a obteno dos efeitos desejados com a medida adoptada, procurando a maximizao do seu impacto no desenvolvimento econmico e social.
Artigo 5. Autonomia Administrativa

O regime geral de administrao financeira dos rgos do poder central, dos rgos do poder regional e local, dos Institutos ou agncias locais e empresas estatais o de autonomia administrativa, entendendo-se por esta a capacidade concedida aos organismos e servios do Estado de praticar actos administrativos de execuo, no mbito da respectiva gesto.
Artigo 6. Autonomia Administrativa e Financeira

1. S dever ser concedida autonomia administrativa e financeira a organismos do Estado quando esta se justifique para a sua adequada gesto e, desde que este tenha capacidade de arrecadar 2/3 de receitas prprias para suportar suas despesas; 2. A atribuio do regime excepcional, com fundamento na verificao dos requisitos previstos neste artigo, bem como a sua cessao, nos termos a regulamentar, da competncia do Governo, salvo nos casos em que a Lei expressamente defina em contrrio.
CAPTULO II Organizao e Funcionamento do SAFE Artigo 7. Organizao

1. O SAFE compreende um conjunto de subsistemas, normas e procedimentos administrativos que tornam possvel a obteno da receita, a realizao da despesa e a gesto do patrimnio do Estado, incluindo suas aplicaes e correspondente registo;

2. A administrao financeira do Estado compreende tambm a obteno e gesto das receitas que no determinem alteraes ao patrimnio do Estado.
Artigo 8. rgo Coordenador

A direco e coordenao do SAFE competem ao Ministro que superintende a rea das Finanas.
Artigo 9. Exerccio Econmico 1. O ano econmico, no mbito do SAFE, coincide com o ano civil. 2. Sero consideradas no ano econmico respectivo:

a) As receitas nele cobradas e recebidas; b) As despesas nele pagas; c) As despesas nele por pagar quando regularmente efectuadas.
TITULO II SUBSISTEMAS DO SAFE CAPITULO I Subsistema do Oramento Geral do Estado SECO I Organizao e Competncias Artigo 10. Organizao

O Subsistema do Oramento Geral do Estado, designado abreviadamente por SOE, compreende todos os rgos do poder central, regional e local e as instituies pblicas que intervm nos processos de programao e controlo oramental e abrange ainda as respectivas normas e procedimentos.
Artigo 11. Competncias

Compete aos rgos e instituies que integram o SOE: a) Preparar e propor os elementos necessrios para a elaborao do Oramento Geral do Estado; b) Preparar o projecto de Lei Oramental e respectiva fundamentao;

c) Avaliar os projectos de oramentos dos rgos, instituies e empresas do Estado; d) Propor medidas necessrias para que o Oramento Geral do Estado comece a ser executado no incio do exerccio econmico a que respeita; e) Preparar, em coordenao com o Subsistema do Tesouro Pblico, a programao relativa execuo oramental e financeira, mediante a observncia do disposto na presente Lei e respectiva regulamentao complementar; f) Avaliar as alteraes ao Oramento Geral do Estado; g) Avaliar o processo de execuo oramental e financeira.
SECO II Oramento Artigo 12. Objecto

O Oramento Geral do Estado o documento no qual esto previstas as receitas a arrecadar e fixadas as despesas a realizar num determinado exerccio econmico e tem por objecto a prossecuo da poltica econmica e financeira do Estado.
Artigo 13. Princpios 1. Na sua preparao e execuo, o Oramento Geral do Estado observa, dentre

outros, os seguintes princpios e regras: a) Anualidade, nos termos do qual o Oramento tem um perodo de validade e de execuo anual, sem prejuzo da existncia de programas que impliquem encargos plurianuais; b) Unidade, na base do qual o Oramento apenas um; c) Universalidade, pelas quais todas as receitas e todas as despesas que determinem alteraes ao patrimnio do Estado devem nele ser obrigatoriamente inscritas; d) Especificao, segundo o qual cada receita e cada despesa devem ser individualizadas; e) No compensao, por fora do qual as receitas e as despesas devem ser inscritas de forma ilquida;

f) No consignao, na base do qual o produto de quaisquer receitas no pode ser afectado cobertura de determinadas despesas especficas, ressalvadas as excepes previstas no ponto n. 2; g) Equilbrio, com fundamento nos quais todas as despesas previstas no Oramento devem ser efectivamente cobertas por receitas nele inscritas; e h) Publicidade, em conformidade com a qual a Lei Oramental, as tabelas de receitas e as tabelas de despesas e, bem assim, as demais informaes econmicas e financeiras julgadas pertinentes devem ser publicadas em Dirio da Repblica.
2. Exceptuam-se do princpio da no consignao os casos em que:

a) Por virtude de autonomia administrativa e financeira, as receitas tenham de ser afectadas a determinado fim especfico ou a determinado rgo ou instituio; b) Os recursos financeiros sejam provenientes de operaes especficas de crdito pblico; c) Os recursos provenientes de donativos, heranas ou legados a favor do Estado com destino especfico; e d) Os recursos que tenham, por lei especial, destino especfico.
3. Constitui excepo ao princpio da especificao a inscrio no Oramento

Geral do Estado de uma dotao provisional, equivalente a 1% das receitas fiscais do ano em causa, que permanecer sob gesto do Ministro que superintende a rea das Finanas, por forma a permitir a sua afectao, em momento oportuno e atempado, realizao de despesas no previsveis e inadiveis.
4. Em caso de insuficincia da verba prevista na alnea precedente, justificada pela

amplitude e durao dos fenmenos geradores das despesas no previsveis e inadiveis, o Governo submeter Assembleia Nacional uma proposta de alterao do valor oramentado devidamente fundamentado, que dever ser apreciada com carcter de urgncia, precedendo a discusso de toda e qualquer outra matria.
Artigo 14. Receitas 1. Constituem receitas pblicas todos os recursos monetrios ou em espcie, seja

qual for a sua fonte ou natureza, postos disposio do Estado, com ressalva daquelas em que o Estado seja mero depositrio temporrio.

2. Nenhuma receita pode ser criada, inscrita ou cobrada seno em virtude de lei

anterior e sua utilizao s pode ocorrer quando estiver prevista no Oramento Geral do Estado aprovado.
Artigo 15. Despesas 1. Constitui despesas pblicas todo o dispndio de recursos monetrios ou em

espcie, seja qual for a sua provenincia ou natureza, gastos pelo Estado, com ressalva daquelas em que o beneficirio se encontra obrigado reposio dos mesmos.
2. Nenhuma despesa pode ser assumida, ordenada ou realizada sem que, sendo

legal, se encontre inscrita devidamente no Oramento Geral do Estado aprovado, tenha cabimento na correspondente verba oramental e seja justificada quanto sua economicidade, eficincia e eficcia.
3. As despesas s podem ser assumidas durante o ano econmico para o qual

tiverem sido oramentadas.


4. As dotaes oramentais constituem o limite mximo a utilizar na realizao de

despesas pblicas, no correspondente exerccio.


Artigo 16. Contratos e Acordos Internacionais 1.

A assinatura de contratos e acordos internacionais que impliquem a assuno de responsabilidades financeiras para o Estado ou envolvam matria fiscal carecem de prvio parecer do Ministro que superintende a rea das Finanas, ainda que tais despesas tenham dotao no Oramento Geral do Estado. A falta do parecer do Ministro que superintende a rea das Finanas determina a nulidade do contrato ou do acordo, no podendo por isso ser autorizada qualquer transferncia cambial no mbito de algum contrato ou acordo nulo.
Artigo 17. Escalonamento de Encargos Contratuais

2.

Os compromissos resultantes de leis, tratados ou contratos j firmados pelos rgos e instituies do Estado que envolva despesas em mais de um ano econmico devero apresentar o escalonamento plurianual dos respectivos encargos, associado ao respectivo enquadramento oramental, por forma a que a liquidao do encargo esteja garantida no saldo da dotao do prprio ano em que for determinado o pagamento do respectivo montante escalonado.

SECO III Oramento por Programas Artigo 18. Regime

1. A despesa oramental classificada de acordo com os critrios institucional, programtico, funcional, econmico e por fonte de recursos. 2. Sem prejuzo da sua especificao de acordo com as classificaes institucional, econmica e por fonte de recursos, toda a aco do Governo dever estar estruturada em programas orientados para a realizao de objectivos estratgicos definidos nas Grandes Opes de Plano. O Programa o mdulo comum integrador entre o Plano e o Oramento. Em termos de estruturao, o Plano termina no Programa e o Oramento comea no Programa, o que confere a esses instrumentos uma integrao desde a origem. O Programa, como mdulo integrador, e as aces, como instrumentos de realizao dos Programas. 3. O Programa o instrumento de organizao e actuao governamental que articula um conjunto de aces que concorrem para a concretizao de um objectivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no Plano, visando a soluo de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou exigncia da sociedade. A partir do programa so identificadas as aces sob a forma de actividades ou projectos, especificando os respectivos valores e metas e as unidades oramentrias responsveis pela realizao da aco. 4. A classificao funcional tem por objectivo determinar a rea de aco governamental em que a despesa ser realizada. Cada actividade ou projecto identificar a funo e sub-funes s quais se vinculam. Trata-se de uma classificao independente dos programas e de aplicao comum e obrigatria a todos os rgos definidos no artigo 2. da presente Lei, o que permitir a consolidao nacional dos gastos do sector pblico. 5. Cada funo oramental divide-se em sub-funes que visam agregar determinado subconjunto de despesas do sector pblico, a identificar a natureza bsica das aces que se aglutinam em torno das funes em que se inserem.
Artigo 19. Estruturao Programtica

1. A funo oramental corresponde ao mais elevado nvel de agregao da aco governamental nos diferentes sectores, a contemplar o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao sector pblico. 2. O programa oramental, desdobramento de uma sub-funo, inclui as despesas de carcter anual ou plurianual que concorrem, de forma articulada e complementar, para a concretizao de um ou mais objectivos, relativos a uma ou
8

mais polticas pblicas, dele fazendo necessariamente parte integrante um conjunto de indicadores que permitam avaliar a economia, a eficincia e a eficcia da sua realizao, para alm de servir como elo entre o planeamento de mdio e longo prazo e o oramento anual. 3. Cada programa oramental divide-se em projectos ou actividades, devendo existir um responsvel pela sua gesto. 4. Os programas so compostos de aces que, conforme suas caractersticas, devem ser classificadas como actividades ou projectos. 5. A actividade um instrumento de programao utilizado para alcanar o objectivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam no modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da aco do Estado. 6. A actividade um instrumento de programao utilizado para alcanar o objectivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da aco do Estado.

SECO IV Elaborao da proposta oramental Artigo 20. Oramento Geral do Estado

1. A elaborao do Oramento Geral do Estado anual e da competncia do Governo. 2. Na elaborao do Oramento Geral do Estado, o Governo deve ter em conta o quadro macroeconmico e fiscal, os objectivos fiscais para o perodo e as estimativas disponveis da execuo do oramento para o perodo mais recente. 3. A programao e execuo do Oramento Geral do Estado devem ser tratadas a preos correntes.
Artigo 21. Propostas oramentais dos rgos do Estado

1. Os rgos e instituies do Estado apresentam ao Ministrio que superintende a rea das Finanas, nos prazos legalmente definidos, as suas propostas oramentais tendo em vista as aces a desenvolver no mbito das suas funes. 2. Das propostas oramentais a que alude o nmero anterior constam, com base nas directrizes oramentais fixadas pelo Governo, atravs do Ministrio que
9

superintende a rea das Finanas, os limites financeiros, quantitativos, bem como os objectivos a atingir. 3. As classificaes funcional, econmica e por fontes de recursos das operaes financeiras dos organismos do Estado sero os mesmos que para o oramento do Governo central.
Artigo 22. Classificao Oramental

1. Compete ao Governo aprovar e manter um classificador oramental de receitas e despesas do Estado, cuja estrutura obedea s seguintes regras: a) A receita oramental classificada de acordo com os critrios institucional, econmico e por fonte de recurso; b) A despesa oramental classificada de acordo com os critrios institucional, programtico, econmico e por fonte de recursos. 2. A classificao econmica, tanto da receita como da despesa, compreende as duas categorias seguintes: a) Corrente; b) De Capital.
Artigo 23. Proposta do Oramento Geral do Estado

1. A proposta do Oramento Geral do Estado observa estrita conformidade com a poltica econmico-financeira e o programa anual do Governo. 2. A proposta do Oramento Geral do Estado compe-se da proposta de Lei Oramental e respectivos mapas. nico Cabe ao Ministro que superintende a rea das finanas a definio dos mapas a serem anexados a proposta. 3. O Governo apresenta, ainda, a Assembleia Nacional, com a proposta do Oramento Geral do Estado, todos os elementos necessrios justificao da poltica oramental, nomeadamente: a) As Grandes Opes do Plano / O Plano Econmico e Social do Governo; b) O balano preliminar da execuo do Oramento Geral do Estado do ano em curso; c) A fundamentao da previso das receitas fiscais e da fixao dos limites da despesa;
10

d) A demonstrao do financiamento global do Oramento Geral do Estado com discriminao das principais fontes de recursos; e) A relao de todos os rgos e instituies; e
f) A proposta de oramento de todos os organismos com autonomia administrativa e financeira e das empresas do Estado. SECO V Apresentao do Oramento Artigo 24. Apresentao

O Governo submeter at ao dia 30 de Setembro de cada ano Assembleia Nacional a proposta do Oramento Geral do Estado a que se refere o n. 1 do artigo 21. desta Lei.
Artigo 25. Aprovao do Oramento Geral do Estado

1. A Assembleia Nacional delibera sobre a proposta de Lei do Oramento Geral do Estado at 15 de Dezembro de cada ano, desde que os prazos fixados no artigo 24. sejam observados. 2. Aprovado o Oramento Geral do Estado, o Governo fica autorizado a: a) Adoptar todas as medidas destinadas cobrana das receitas previstas e realizao das despesas inscritas no Oramento; b) Realizar todas as operaes de crdito necessrias ao financiamento do dfice oramental, incluindo emprstimo bancrio no superior a 10% das receitas fiscais do ano anterior. 3. Aprovado o Oramento Geral do Estado, os deputados e as Comisses da Assembleia Nacional no podem tomar iniciativas de lei que envolva o aumento das despesas ou a diminuio das receitas.
Artigo 26. No aprovao do Oramento Geral do Estado

1. No sendo aprovada a proposta do Oramento Geral do Estado, fica o Governo autorizado a utilizar duodcimos das dotaes fixadas no Oramento Geral do Estado do ano anterior.

11

2. A vigncia do Oramento Geral do Estado, na forma autorizada, abrange a manuteno da autorizao para cobrana das receitas e realizao das despesas nele previstas nos seguintes termos: a) Interdio de execuo de todas as despesas relativas aos investimentos em curso; b) Cativao de dez por cento (10%) das verbas inscritas para todas as despesas ordinrias, excepo das despesas salariais que sero integralmente executadas;
SECO VI Execuo do Oramento Geral do Estado Artigo 27. Regras para a Execuo

Para dar incio execuo oramental, o Governo aprova as disposies que se mostrem necessrias, sem prejuzo da imediata aplicao das normas da Lei do Oramento Geral do Estado que sejam directamente exequveis.
Artigo 28. Execuo das Receitas

A execuo das receitas compreende as trs fases seguintes: a) Lanamento, procedimento administrativo de verificao da ocorrncia do facto gerador da obrigao correspondente; b) Liquidao, clculo do montante da receita devida e identificao do respectivo sujeito passivo; e c) Cobrana, aco de receber ou tomar posse da receita e subsequente entrega ao Tesouro Pblico.
Artigo 29. Realizao das Despesas

1. A realizao das despesas compreende as trs fases seguintes: a) Cabimento, acto resultante da autoridade do rgo que cria para o Estado o compromisso, cuja satisfao implica a verificao, registo e cativao do valor do encargo a assumir pelo Estado; b) Liquidao, apuramento e reconhecimento do valor que efectivamente h a pagar;

12

c) Pagamento, emisso da ordem de pagamento e entrega da importncia ao beneficirio do documento de despesa. 2. vedada a realizao de despesas, incio de obras, celebrao de contratos sem o devido cabimento oramental. 3. O no cumprimento do disposto no nmero anterior no obriga o Estado ao pagamento. 4. A cabimentao da despesa contratada por perodo superior ao do exerccio econmico, deve ser efectuada pelo valor da despesa prevista para realizao no exerccio. 5. As despesas que sejam reconhecidas judicialmente no exerccio em curso, pertencentes a exerccios anteriores, mas neles no liquidadas, so pagas em rubrica especificamente criada para tal, constante do Oramento Geral do Estado do exerccio em curso. 6. Pode ser autorizada a realizao de despesas sob o regime de adiantamentos em numerrio, denominado fundo de maneio, para atender despesas cujos valores sejam de pequeno montante e para as quais se dispense o cumprimento do normal processo de realizao de despesas. 7. Compete ao Governo aprovar, quer os limites mximos para a realizao das despesas a que se refere o nmero anterior, quer as dotaes oramentais a este regime sujeitas, quer ainda regulamentao sobre a sua concesso, aplicao e prestao de contas.
Artigo 30. Despesas por Pagar

Relativamente ao perodo do exerccio econmico em curso, devem ser observadas as seguintes regras: a) Constituem despesas por pagar as despesas liquidadas e no pagas at 31 de Dezembro, desde que exista recurso disponvel no final do exerccio a que ela se refere; b) As despesas por pagar devem ser anuladas, caso no sejam pagas, at o final do exerccio seguinte.
Artigo 31. Anulao de Despesas e Receitas

1. Reverte respectiva dotao o valor da despesa anulada no exerccio.

13

2. Quando a anulao do valor da despesa ocorrer aps o encerramento do respectivo exerccio econmico, o valor anulado considerado receita do ano em que a anulao se efectivar. 3. A restituio da receita arrecadada indevidamente, quando ocorra no respectivo exerccio da sua arrecadao, efectuada nesse exerccio mediante anulao do valor na rubrica oramental respectiva. 4. A restituio da receita arrecadada indevidamente, quando ocorra em exerccios posteriores, realizada em rubrica oramental de despesa adequada do exerccio em que ela ocorrer.
Artigo 32. Receitas Liquidadas e No Cobradas

Os valores relativos a contribuies e impostos e demais crditos fiscais do Estado, liquidados e no cobrados dentro do exerccio financeiro de origem, constituem processo legal de cobrana e so incorporados em conta prpria de controlo, findo o exerccio, pela contabilidade pblica.
Artigo 33. Dos Fundos Especiais

Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que, por lei, se vinculam realizao de determinados objectivos ou servios, facultada pela adopo de normas peculiares de aplicao.
Artigo 34. Dos Investimentos

Os investimentos sero discriminados na Lei de Oramento segundo os projectos de obras e de outras aplicaes elaborados em conformidade com as orientaes do rgo gestor do sistema de planeamento.
Artigo 35. Alteraes Oramentais

1. As alteraes dos limites fixados no Oramento Geral do Estado so efectuadas por Lei sob proposta do Governo devidamente fundamentada. 2. ainda da competncia do Governo a redistribuio de dotaes dentro dos limites estabelecidos pela Assembleia Nacional na Lei Anual do Oramento. 3. O Superavit Financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior, so recursos que para serem utilizados carecem de alterao oramental;

14

4. A transferncia de dotaes de um rgo ou instituio do Estado para outro deve ser tratada no Oramento Geral do Estado, de forma a identificar as entidades envolvidas.
Artigo 36. Informao Peridica

O Governo presta informao trimestral sobre a execuo do Oramento Geral do Estado Assembleia Nacional, at 30 dias depois de vencido o trimestre, devendo esta ser publicada no Dirio da Repblica. nico Cabe ao Ministro que superintende a rea das finanas a regulamentao sobre os dados a publicar.
CAPTULO II Subsistema do Tesouro Pblico SECO I Organizao e Competncias Artigo 37. Organizao

O Subsistema do Tesouro Pblico, designado abreviadamente por STP, compreende os rgos do poder central, regional e local e as instituies pblicas que intervm nos processos de programao, captao de recursos e gesto de meios de pagamento e abrange ainda as respectivas normas e procedimentos.
Artigo 38. Competncias

Compete aos rgos ou instituies do Estado que integram o STP nomeadamente: a) b) c) d) e) f) g) h) Zelar pelo equilbrio financeiro; Administrar os haveres financeiros e patrimoniais; Elaborar a programao financeira; Elaborar as estatsticas das Finanas Pblicas; Gerir a conta nica; Propor a formulao da poltica de financiamento da despesa pblica; Gerir a dvida pblica interna e externa; e Realizar e gerir as operaes de crdito pblico.
SECO II Tesouro Pblico Artigo 39. Objecto

15

O Tesouro Pblico, compreendendo os direitos, as garantias e obrigaes da responsabilidade do Estado, tem por objecto a elaborao da programao financeira, a realizao dos desembolsos e os pagamentos relativos execuo financeira.
Artigo 40. Princpios e Regras Especficas

1. A administrao do Tesouro Pblico rege-se, dentre outros, pelos seguintes princpios: a) Unidade de tesouraria, segundo o qual todos os recursos pblicos devem ser centralizados com vista a uma maior capacidade de gesto, dentro dos princpios de eficcia, eficincia e economicidade; b) Equilbrio de tesouraria, pelo qual as entradas de recursos devem ser iguais ou superiores s sadas de recursos; 2. A cobrana de todas as receitas deve ser realizada em estrita observncia do princpio da unidade de tesouraria. 3. A unidade de tesouraria abrange todos os fundos de origem fiscal e extra fiscal e os provenientes de operaes de crdito legalmente autorizadas.
Artigo 41. Conta nica

1. A Conta nica uma conta mantida junto ao Banco Central de So Tom e Prncipe, atravs da qual se movimenta, quer a arrecadao e cobrana de receitas quer o pagamento de despesas, seja qual for a sua provenincia ou natureza. 2. vedada a abertura de contas bancrias de que seja unicamente titular qualquer rgo do poder pblico do Estado integrante do SAFE. nico Cabe ao Ministro que superintende a rea das finanas a aprovao dos casos de excepcionalidade. 3. Na constituio da Conta nica, compete ao Ministro que superintende a rea das finanas definir e determinar as vias mais adequadas sua concretizao, tendo em vista a melhor gesto de tesouraria e os superiores interesses do Estado.
Artigo 42. Dvida Pblica

1. A Dvida Pblica compreende as obrigaes financeiras assumidas em virtude de leis, contratos e acordos e da realizao de operaes de crdito, classificando-se em Flutuante e Fundada.
16

2. A Dvida Pblica Flutuante corresponde aos compromissos de curto prazo. 3. A Dvida Pblica Fundada refere-se s obrigaes de mdio e longo prazos e divide-se em: a) Dvida Pblica Interna, aquela que contrada pelo Estado com entidades de direito pblico ou privado, com residncia ou domiciliadas no Pas, e cujo pagamento exigvel dentro do territrio nacional; e b) Dvida Pblica Externa, aquela que contrada pelo Estado com outros Estados, organismos internacionais ou outras entidades de direito pblico ou privado, com residncia ou domiclio fora do Pas, e cujo pagamento exigvel fora do territrio nacional. 4. Os organismos pblicos com autonomia administrativa e financeira s podero recorrer a emprstimos no mercado interno, sendo este recurso sujeito ao parecer prvio escrito favorvel do Ministro responsvel pela rea de finanas. 5. As empresas pblicas so autorizadas o recurso a crditos externos, desde que obtido parecer prvio escrito e favorvel do Ministro responsvel pela rea de finanas.
CAPITULO III Subsistema da Contabilidade Pblica SECO I Organizao e Competncias Artigo 43. Organizao

O Subsistema de Contabilidade Pblica, designado abreviadamente por SCP, compreende todos os rgos do poder central, regional e local e as instituies pblicas que intervm nos processos de execuo oramental, de recolha, de registo, de acompanhamento e processamento das transaces susceptveis de produzir ou que produzam modificaes no patrimnio do Estado e abrange, ainda, as respectivas normas e procedimentos.
Artigo 44. Competncias

Compete aos rgos ou instituies que integram o SCP: a) Propor e elaborar normas, procedimentos tcnicos, relatrios e mapas, bem como a respectiva metodologia e periodicidade, tendo em vista a harmonizao e uniformizao contabilsticas;
17

b) Elaborar e manter actualizado o Plano de Contas; c) Elaborar e manter actualizada o Cdigo de Conta; d) Acompanhar e avaliar o registo sistemtico e atempado de todas as transaces; e) Elaborar os relatrios de informao peridica a apresentar pelo Governo a Assembleia Nacional; e f) Elaborar a Conta Geral do Estado.
SECO II Escriturao Contabilstica Artigo 45. Objecto

1. A Contabilidade Pblica tem por objecto a produo e manuteno de registos e evidenciar as transaces realizadas pelos rgos e instituies do Estado e os seus efeitos sobre o patrimnio do Estado. 2. A Contabilidade mantm os registos analticos e sintticos dos bens, direitos e obrigaes integrantes do patrimnio dos rgos pblicos do Estado, abrangidos nos termos do artigo 2. da presente Lei.
Artigo 46. Princpios Contabilsticas

A contabilidade pblica respeita, entre outros, os seguintes princpios geralmente aceites: a) Consistncia, na base do qual os procedimentos contabilsticos de um exerccio para o outro no devem ser alterados; b) Materialidade, segundo o qual a informao produzida apresenta todos os elementos relevantes que permitam o acompanhamento da utilizao dos recursos pblicos; c) Comparabilidade, em conformidade com o qual o registo das operaes observa as normas determinadas ao longo da vida dos respectivos rgos pblicos, por forma a que possam ser comparados ao longo do tempo e do espao os dados produzidos; d) Oportunidade, pelo qual a informao deve ser produzida em tempo oportuno e til por forma a apoiar a tomada de decises e a anlise da gesto.
18

Artigo 47. Mtodo

O critrio utilizado para os registos dos actos e factos administrativos, no mbito do SAFE o princpio Digrfico ou do mtodo das partidas dobradas.
Artigo 48. Regime de Registo

O registo contabilstico adoptado o regime misto, aplicando-se para as receitas o regime de caixa e para as despesas o regime de compromissos.
Artigo 49. Moeda

A escriturao dos actos e factos administrativos efectuada em moeda nacional.


Artigo 50. Relatrios Contabilsticos

O Governo elabora no fim de cada exerccio econmico, o Balano Oramental, o Balano Financeiro, o Balano Patrimonial e a Demonstrao das Variaes Patrimoniais.
Artigo 51. Balano Oramental

O Balano Oramental demonstrar as receitas e despesas previstas em comparao com as realizadas.


Artigo 52. Balano Financeiro

O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramental, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza no oramental (direitos e obrigaes), conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte.
Artigo 53. Balano Patrimonial

O Balano Patrimonial demonstrar: 1. Activo 1.1 Activo Circulante 1.2 Realizvel A Longo Prazo 1.3 Activo Permanente 1.9 Contas de Ordem Activas

2. 2.1 2.2 2.3 2.9

Passivo Passivo Circulante Exigvel A Longo Prazo Patrimnio Lquido Contas de Ordem Passivas

19

1. - O Activo compreende o grupo de contas representado pelo somatrio dos valores dos bens e direitos, agrupados em Activo Circulante, Realizvel A Longo Prazo e Activo Permanente. 2. - O Passivo compreende o grupo de contas representado pelo somatrio dos valores das obrigaes, agrupados em Passivo Circulante, Exigvel a Longo Prazo e o Patrimnio Lquido. 3. - As Contas de Ordem Activas e Passivas compreendem os grupos de contas onde sero registados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, mediata e indirectamente possam vir a afectar o patrimnio do Estado.
Artigo 54. Demonstrao das Variaes Patrimoniais

A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramental, e indicar o resultado patrimonial do exerccio.
Artigo 55. Avaliaes e Reavaliaes

A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer s normas seguintes: I. Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio do Banco Central vigente na data do balano; II. Os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. III. Os bens em stock pelo preo mdio ponderado das compras. 1. - As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. 2. - Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis.
SECO III Conta Geral do Estado Artigo 56. Objecto

A Conta Geral do Estado tem por objecto evidenciar a execuo oramental, financeira e patrimonial, bem como apresentar o resultado do exerccio e a avaliao

20

do desempenho dos rgos do poder central, regional e local e das instituies pblicas.
Artigo 57. Regras da Conta Geral do Estado

1. A Conta Geral do Estado deve ainda ser elaborada com clareza, exactido e simplicidade, de modo a possibilitar a sua anlise econmica e financeira. 2. A Conta Geral do Estado deve reflectir a observncia do grau de cumprimento dos princpios de regularidade financeira, legalidade, economicidade, eficincia e eficcia na obteno e aplicao dos recursos pblicos colocados disposio dos rgos e instituies. 3. Tendo em vista reflectir a situao financeira e os resultados da execuo oramental e patrimonial do Estado, a Conta Geral do Estado deve ser elaborada com base nos princpios e regras de contabilidade geralmente aceites.
Artigo 58. Contedo

A Conta Geral do Estado deve conter informao completa relativa : a) Receitas cobradas e despesas pagas pelo Estado; b) Financiamento ao dfice oramental; c) Fundos de terceiros; d) Balano do movimento de fundos entrados e sados na Caixa do Estado; e) Activos e passivos financeiros e patrimoniais do Estado; e f) Adiantamentos e suas regularizaes.

Artigo 59. Estrutura da Conta Geral do Estado

1. A Conta Geral do Estado deve conter os seguintes documentos bsicos: a) O relatrio do Governo sobre o resultado econmico da gesto referente ao exerccio. b) O financiamento global do Oramento Geral do Estado, com discriminao da situao das fontes de financiamento; c) Os Balanos: Oramental, Financeiro e Patrimonial; d) A Demonstrao das Variaes Patrimoniais; e) Os anexos s demonstraes financeiras; e f) O mapa dos activos e passivos financeiros existentes no incio e no final do ano econmico.

21

2. O Governo apresenta como anexo Conta Geral do Estado, o inventrio consolidado do patrimnio do Estado.
Artigo 60. Conta de rgos e Instituies Autnomas

O Governo deve apresentar, ainda, como anexo Conta Geral do Estado, o balano patrimonial dos rgos do poder regional e local e das instituies pblicas que no integrarem o SAFE electrnico e o quadro demonstrativo das despesas realizadas e os respectivos saldos, relativamente aos recursos transferidos do OGE, nico A forma e prazo para entrega das informaes sero regulamentados pelo Ministro que superintende a rea de finanas.
Artigo 61. Prazos

1. O Governo deve apresentar ao Tribunal de Contas a Conta Geral do Estado, at ao dia 30 de Abril do ano seguinte quele a que a referida conta respeite. 2. O relatrio e o parecer do Tribunal de Contas sobre a conta Geral do Estado devem ser enviados Assembleia Nacional at ao dia 31 de Julho do ano seguinte quele a que a Conta Geral do Estado respeite. 3. A Assembleia da Nacional aprecia e aprova a Conta Geral do Estado, a partir da sesso seguinte entrega do Relatrio e Parecer do Tribunal de Contas.
CAPITULO IV Subsistema do Patrimnio do Estado SECO I Organizao e competncias Artigo 62. Organizao

O Subsistema do Patrimnio do Estado, designado abreviadamente por SPE, compreende os rgos do poder central, regional e local, bem como as instituies pblicas que intervm nos processos de administrao e gesto dos bens do Estado e abrange, ainda, as respectivas normas e procedimentos.
Artigo 63. Competncias

1. Compete aos rgos e instituies pblicas que integram o SPE: a) Coordenar a gesto dos bens patrimoniais do Estado; b) Organizar o inventrio dos bens imveis do Estado;
22

c) Elaborar anualmente o mapa de inventrio fsico consolidado e das variaes dos bens patrimoniais do Estado; d) Proceder periodicamente ao confronto dos inventrios fsicos com os respectivos valores contabilsticos; e e) Propor normas e instrues regulamentares pertinentes sobre os bens patrimoniais do Estado. 2. A inventariao e gesto do patrimnio do Estado compete entidade onde se localizam os bens e direitos patrimoniais, de acordo com a legislao vigente. nico As normas e instrues necessrias, a forma e o prazo para entrega de informaes sero regulamentados pelo Ministro que superintende a rea de finanas.
SECO II Patrimnio do Estado Artigo 64 Objecto

O Patrimnio do Estado tem por objecto a coordenao e gesto dos bens patrimoniais do Estado, a organizao da informao relativa inventariao dos referidos bens e elaborao do respectivo inventrio.
Artigo 65. Princpios e Regras Especficos

O Patrimnio do Estado rege-se, de entre outros, pelos seguintes princpios e regras: a) Os bens de domnio pblico e os de domnio privado de uso especial do Estado so impenhorveis e inalienveis; b) Os bens patrimoniais do Estado so avaliados de acordo com critrios especficos a serem fixados pelo Governo; c) A aquisio e alienao de bens patrimoniais do Estado realizam-se por concurso pblico, ressalvando-se as excepes legais; e d) Os critrios e taxas de amortizao e reintegrao dos bens patrimoniais do Estado so objecto de legislao especfica.
Artigo 66. Variaes Patrimoniais

1. Constituem variaes patrimoniais os actos ou efeitos que produzam alteraes ao patrimnio do Estado, tais como a obteno e concesso de crdito, aquisio ou alienao e depreciao ou valorizao dos bens patrimoniais do Estado.
23

2. Compete ao Governo definir os critrios de depreciao e valorizao dos bens patrimoniais do Estado. 3. Toda e qualquer variao patrimonial deve obedecer a determinaes legais aplicveis a cada caso.
CAPTULO V Subsistema do Controlo Interno SECO I Organizao e Competncias Artigo 67. Organizao

O Subsistema do Controlo Interno, designado abreviadamente por SCI, compreende os rgos do poder central, regional e local e as instituies pblicas que intervm nos processos de arrecadao, cobrana e utilizao dos recursos pblicos e abrange ainda as respectivas normas e procedimentos.
Artigo 68. Competncias

1. Compete aos rgos do poder central, regional e local e as instituies pblicas que integram o SCI exercer as actividades de verificao da aplicao dos procedimentos estabelecidos e o cumprimento da legalidade, regularidade, economicidade, eficincia e eficcia, tendo em vista a boa gesto na utilizao dos recursos postos disposio dos organismos do Estado. 2. O Governo, por intermdio do Ministro que superintende a rea das Finanas, pode submeter auditoria independente, pontual ou sistemtica, os rgos do poder pblico e as instituies pblicas.
SECO II Controlo interno Artigo 69. Objecto

O controlo interno tem por objecto: a) Fiscalizar a correcta utilizao dos recursos pblicos e a exactido e fidelidade dos dados contabilsticos; b) Garantir, atravs da fiscalizao, a uniformizao da aplicao das regras e mtodos contabilsticos; e

24

c) Verificar o cumprimento das normas legais e procedimentos aplicveis; d) A verificao da legalidade dos actos e factos de execuo oramental, financeira e patrimonial ser prvia, concomitante e subsequente.
Artigo 70. Princpios e Regras Especficas

O controlo interno rege-se pelos princpios de independncia e iseno e ainda pelos princpios e regra pelas organizaes internacionais de auditoria aplicvel.
Artigo 71. Prestao de Contas

Alm da prestao de contas anual ou por motivo de gesto, poder haver, a qualquer tempo, levantamento e prestao de contas de todos os responsveis por bens ou valores pblicos.
TTULO III DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 72. Regime de Responsabilidade

1. Os titulares dos cargos pblicos, funcionrios e agentes do Estado e demais entidades pblicas respondem financeira, disciplinar, criminal e civilmente nos termos da lei, pelas infraces que pratiquem no mbito do exerccio das suas funes de execuo oramental ou financeira. 2. O Estado e demais pessoas colectivas pblicas respondem civilmente pelos danos causados a terceiros, nos termos da lei. 3. As autoridades que ordenarem percepo de quaisquer contribuies directas ou indirectas, sejam de que natureza for, no autorizadas por lei, e os funcionrios que, por acto prprio ou em cumprimento de ordens superiores procederem cobrana de contribuies ou impostos no autorizados, ou o fizerem por valor superior ao devido, sendo isso sabedores, sero punidos com a pena que couber aos crimes de concusso ou imposio arbitrria de contribuies, previstos no cdigo penal. 4. Todo o funcionrio pblico que, por negligncia, praticar acto em contrrio ou omitir acto, dos definidos na presente Lei, responde disciplinarmente nos termos do Estatuto da Funo Pblica. 5. Sem prejuzo da responsabilidade disciplinar ou criminal que ao caso couber, o Estado tem direito de regresso sobre todo o funcionrio pblico que cause, por seu acto ou omisso, prejuzos ao Estado.
25

Artigo 73. Regulamentao

1. Compete ao Governo regulamentar a presente Lei at o dia 31 de Dezembro do ano de 2007. 2. O Governo deve criar condies e implantar, a partir de 01 de Janeiro do ano de 2008, sistema electrnico, denominado SAFE-e, destinado ao tratamento de forma integrada a programao e execuo oramental, financeira e patrimonial, bem como os registos contabilsticos do Estado. 3. Os rgos e as instituies pblicas com autonomia administrativa e financeira que no aderirem, no primeiro momento, utilizao do SAFE electrnico, devero informar mensalmente ao ministrio que superintende a rea das finanas, as transferncias recebidas do Estado e as despesas realizadas por conta dessas receitas. nico A forma e prazo para entrega das informaes sero regulamentados pelo Ministro que superintende a rea das finanas.
Artigo 74. Entrada em Vigor

A presente Lei entra em vigor na data da sua publicao, respeitadas as condies mencionadas no artigo 73..
Artigo 75. Revogao

Com a entrada em vigor da presente lei, fica revogada toda a legislao anterior que a contrarie. Assembleia Nacional, em So Tom, aos 28 de Dezembro de 2006. O Presidente da Assembleia Nacional, Francisco da Silva. Promulgado em 12de Fevereiro de 2007 Publique-se. O Presidente da Repblica, Fradique Bandeira Melo de Menezes.

26

You might also like