You are on page 1of 24

Sistemas Construtivos

Pavimentos Permeveis

Melhores Prticas Pavimento Intertravado Permevel

MARCHIONI, Mariana & SILVA, Cludio Oliveira Pavimento Intertravado Permevel - Melhores Prticas. So Paulo, Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP), 2011. 24p. CDU 693.73 Pavimento - Permevel Pavimento - Intertravado

Sistemas Construtivos

Pavimentos Permeveis

Melhores Prticas Pavimento Intertravado Permevel

junho 2011

Sumrio
Introduo ....................................................................................................................................................................... 5 Legislao........................................................................................................................................................................ 9 Projeto de pavimento intertravado permevel ............................................................................................. 10 1. Seo tipo ...................................................................................................................................................... 10 2. Informaes do empreendimento ....................................................................................................... 10 3. Materiais para base e sub-base ............................................................................................................ 11 4. Materiais para camada de assentamento e rejunte ..................................................................... 12 5. Revestimento ................................................................................................................................................ 13 6. Pr-dimensionamento das camadas de base e sub-base......................................................... 14 Execuo do pavimento permevel com peas pr-moldadas de concreto .................................. 16 Manuteno .................................................................................................................................................................. 18 Desempenho ................................................................................................................................................................ 19 Anexo A.......................................................................................................................................................................... 20 Referncias Bibliogrficas ...................................................................................................................................... 22

Introduo

Atualmente tem se verificado a crescente impermeabilizao das superfcies resultante da urbanizao das cidades. Em uma rea com cobertura florestal, 95% da gua da chuva se infiltra no solo, enquanto que nas reas urbanas este percentual cai para apenas 5%. Com a drenagem da gua atravs do solo, prejudicada devido s vias pavimentadas e o grande nmero de construes, o escoamento e o retorno ao lenol fretico tornam-se mais difceis, resultando em alteraes nos leitos dos rios e dos canais e aumento no volume e constncia das enchentes.

Cobertura vegetal: 95%

rea rural: 70%

rea residencial: 30%

rea urbana: 5%

Figura 1 - Percentuais de infiltrao de gua da chuva (INTERPAVE, 2008)

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Este problema agravado pelo efeito das ilhas de calor, onde o aumento de temperatura em reas densamente povoadas acaba por intensificar a precipitao. Alm dos impactos decorrentes diretamente do escoamento da gua, o acmulo de detritos diversos nas superfcies das ruas, caladas, estacionamentos e garagens acabam sendo levados para os rios e canais durantes as enxurradas. Este tipo de poluio ainda mais difcil de controlar por no possuir uma fonte pontual definida, como o caso da descarga de esgoto de uma fbrica ou de uma residncia.
Figura 2 - Estacionamento utilizando pavimento permevel

Mantm a rea til do terreno Reduzem em at 100% as enxurradas Reduzem a eroso Melhoram a qualidade da gua Reduzem os gastos com recursos de drenagem como os piscines

Uma das alternativas para reduzir estes impactos a utilizao de pavimentos permeveis, que podem ser utilizados como via para pedestres, estacionamentos e para trfego de veculos ao mesmo tempo que permitem a infiltrao da gua, colaborando assim com a diminuio das superfcies impermeabilizadas na cidade. Estes pavimentos reduzem o escoamento superficial em at 100%, dependendo da intensidade da chuva, e retardam a chegada da gua ao subleito reduzindo a eroso. A camada de base granular ainda funciona como um filtro para a gua da chuva, reduzindo a sua contaminao. Podem ser utilizados em ptios residenciais, comerciais e industriais, estacionamentos, caladas e vias de trfego leve. Os pavimentos permeveis so definidos como aqueles que possuem espaos livres na sua estrutura onde a gua e o ar podem atravessar. A camada de revestimento dos pavimentos permeveis nos sistemas base de cimento pode ser executada utilizando concreto poroso moldado in loco ou peas pr-moldadas de concreto. O concreto poroso moldado in loco possui poros que permitem a infiltrao de gua, para isso utilizam-se agregados com poucos ou sem finos, resultando nos vazios por onde a gua passa. (Figura 3)

Figura 3 - Pavimento permevel com revestimento de concreto poroso

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Tambm podem ser utilizadas peas pr-moldadas de concreto, que dependendo da sua dimenso so classificadas como peas de concreto para pavimentao intertravada (Figura 4) ou como placas de concreto (Figura 5).

Relao CoMPRiMento/esPessuRa menor 4 peas de concreto para pavimento intertravado maior 4 placas planas de concreto

Figura 4 - Pavimento intertravado permevel

Figura 5 - Pavimento permevel com revestimento de placas de concreto

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

O revestimento deve permitir a passagem rpida da gua, que ento fica armazenada por um perodo nas camadas de base e sub-base, funcionando como reservatrio e filtro. Quaisquer tipos de pavimentos, sendo eles permeveis ou no, precisam suportar as cargas as quais so solicitados, e transmiti-las ao solo em uma magnitude que ele suporte. No caso dos pavimentos permeveis, a estrutura dos pisos precisa ser feita de modo a escoar a gua infiltrada para o solo ou para um sistema de drenagem. A seo tipo para um pavimento intertravado permevel basicamente a da Figura 6.

gua superficial

Material de rejuntamento

Camada de revestimento Camada de assentamento

Base / Sub-base

Geotxtil no-tecido (opcional)

Subleito

Figura 6 - Seo tipo de um pavimento permevel

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Legislao

Para controlar a impermeabilizao das superfcies nas grandes cidades comum as prefeituras exigirem que uma parcela do terreno seja mantida livre de pavimentao, geralmente variando entre 15% a 30% do terreno. Porm nem sempre possvel facilmente atender este requisito. Uma forma de conseguir atender a legislao da cidade e ao mesmo tempo manter a rea til do terreno atravs da utilizao dos pavimentos permeveis. Vale ressaltar, que os pavimentos permeveis podem contribuir muito mais que reas urbanas livres de pavimentao, em relao crescente impermeabilizao das cidades. Isto se justifica, pois na maioria das vezes estas reas livres de pavimentao, j se encontram compactadas, e mesmo quando apresentam cobertura vegetal os solos apresentam camadas inferiores com alto grau de compactao, resultando em baixo coeficiente de percolao de gua. Outra vantagem dos pavimentos permeveis que eles promovem um retardo da chegada da gua do terreno ao sistema de drenagem da cidade, fator que j levado em conta em projetos de grande porte, como shopping centers e supermercados.

Figura 7 - estacionamento do colgio Freedom, em Herndon, Virginia

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Projeto de pavimento intertravado permevel

1. seo tipo A seo tipo (Figura 8) do pavimento intertravado permevel consiste no revestimento, camada de assentamento, base e sub-base, tubulao de drenagem, tambm quando necessrio e subleito.
Peas de concreto para pavimento intertravado Material de rejunte Camada de assentamento Base Sub-base

Tubulao de drenagem (quando necessrio) Sub-base

Figura 8 - seo tipo de pavimento intertravado permevel

Subleito

A camada de assentamento possui espessura de 50 mm, e tem como principal funo fornecer uma superfcie uniforme para assentamento das peas de concreto prmoldadas. A base e sub-base devem ser dimensionadas para cada caso, assim como deve ser verificado a necessidade da tubulao de drenagem. 2. informaes do empreendimento Alguns itens devem ser checados inicialmente para garantir a viabilidade da instalao do pavimento permevel. As reas de contribuio no podem exceder em cinco vezes a rea do pavimento e recomenda-se, no mnimo, 30 m de distncia entre crregos, reservatrios de gua e pntanos. Recomenda-se uma declividade do pavimento de no mximo 5%, caso contrrio a velocidade do escoamento superficial reduz a sua infiltrao. Nas reas no entorno do pavimento devem ser evitadas declividades superiores a 20%. Devem ser conhecidos os dados de precipitao do local, sendo primeiramente definido o perodo de retorno do projeto, normalmente de 5 a 10 anos para projetos de micro drenagem, caso dos pavimentos permeveis. Com este dado definido e com os valores de precipitao do local se obtm a precipitao que ser utilizada para dimensionar o pavimento permevel.

10

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Tambm devem ser conhecidos os dados de trfego no local de implantao. Esse dado expresso em solicitaes equivalentes ao eixo padro de 18000 kip (80 kN) e normalmente se adota a vida til do pavimento de 20 anos. Por fim, so ainda necessrios dados do subleito para o dimensionamento sendo o tipo de solo, a capacidade de suporte e o coeficiente de permeabilidade, dados utilizados para dimensionar a camada de base do pavimento permevel. A capacidade de suporte do solo determinada atravs da norma brasileira NBR 9895 - Solo: ndice de Suporte Califrnia. J o coeficiente de permeabilidade pode ser determinado atravs dos mtodos de ensaios descritos nas normas brasileiras NBR 13292 - Solo - Determinao do coeficiente de permeabilidade de solos granulares carga constante - Mtodo de ensaio ou NBR 14545 - Solo - Determinao do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga varivel. Na Tabela 1 esto descritos alguns valores tpicos de coeficiente de permeabilidade de solos:
tabela 1 - ValoRes tPiCos de CoeFiCiente de PeRMeabilidade (Pinto, 2002).

dados PaRa PRojeto Precipitao na regio Trfego no local Coeficiente de permeabilidade do solo Capacidade de suporte do solo

Argilas Siltes Areias argilosas Areias finas Areias mdias Areias grossas

< 10-9 m/s 10-6 a 10-9 m/s 10-7 m/s 10-5 m/s 10-4 m/s 10-3 m/s

Quanto mais baixo o coeficiente de permeabilidade, menos permevel o solo. Para utilizao de pavimentos permeveis em solos muito pouco permeveis pode ser necessrio a utilizao de tubos de drenagem. Dessa forma evitase que a gua permanea muito tempo na estrutura do pavimento podendo ocasionar perda de suporte. 3. Materiais para base e sub-base Para a base e sub-base utiliza-se brita lavada com Abraso Los Angeles menor que 40, determinado de acordo com a norma brasileira NBR NM 51 - Agregado grado - Ensaio de abraso Los Angeles. necessrio um ndice de Suporte Califrnia (CBR) de pelo menos 80%, determinado de acordo com a norma brasileira NBR 9895 - Solo: ndice de Suporte Califrnia. A capacidade de atuar como reservatrio de gua da base e sub-base vai depender do ndice de vazios do agregado, que determinado de acordo com a Norma Brasileira NBR NM 45 - Agregados - Determinao da massa unitria e do volume de vazios que deve ser de, no mnimo, 32%. Na Tabela 2 a seguir esto as granulometrias sugeridas para a base e sub-base:

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

11

tabela 2 - GRanuloMetRia ReCoMendada PaRa CaMadas de sub-base e base de uM PaViMento PeRMeVel

Peneira com abertura de malha 75 mm 63 mm 50 mm 37 mm 25 mm 19 mm 12,5 mm 4,75 mm 2,36 mm

Sub-base (% retida) 0 0 a 10 30 a 65 85 a 100

Base (% retida)

0 0a5

95 a 100 40 a 75 90 a 100 95 a 100

Outras granulometrias de agregados podem ser utilizadas desde que atendido o critrio de ndice de vazios mnimo de 32% e ISC de 80%, garantindo assim a capacidade de armazenar gua. 4. Materiais para camada de assentamento e rejunte Nos pavimentos permeveis o assentamento das peas pr-moldadas de concreto feito utilizando agregado grado com dimenso mxima igual a 9,5 mm, com granulometria recomendada de acordo com a Tabela 3. Um aspecto de grande importncia no agregado da camada de assentamento que ele tenha dimenso suficiente para garantir uma superfcie uniforme para o assentamento das peas pr-moldadas de concreto mas que tambm ocorra um travamento com a camada de base. Para que isso ocorra os agregados da camada de base e da camada de assentamento devem atender o seguinte critrio: d15 base / d15 assentamento < 5 e d50 base / d50 assentamento >2 Onde: dx = dimenso onde x% dos agregados mais fino. Para o material de rejunte das peas pode ser usado o mesmo agregado utilizado na camada de assentamento, porm permitido usar agregados mais finos para garantir o preenchimento das juntas, conforme granulometria recomendada na Tabela 3.
tabela 3 - GRanuloMetRia ReCoMendada PaRa CaMadas de assentaMento e MateRial de Rejunte PaRa PaViMento PeRMeVel

Peneira com abertura de malha 12,5 mm 9,5 mm 4,75 mm 2,36 mm 1,16 mm 0,300 mm

Camada de assentamento e material de rejunte (% retida) 0 0 a 15 70 a 90 90 a 100 95 a 100

Material de rejunte (% retida) 0 0 a 10 45 a 80 70 a 95 90 a 100 95 a 100 0 0 a 15 60 a 90 90 a 100 95 a 100

nota: A escolha do material de rejuntamento ir depender da espessura das juntas entre as peas. Quanto maior a espessura das juntas, menor ser o intertravamento do pavimento.

12

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

A capacidade de infiltrao em um pavimento permevel onde a passagem da gua ocorra pelas juntas determinado pela capacidade de infiltrao do agregado utilizado no material de rejunte. Essa capacidade pode ser estimada considerando a porcentagem de juntas no pavimento permevel e o coeficiente de permeabilidade do agregado, sendo recomendado adotar um coeficiente de segurana de 80% devido a colmatao do rejuntamento ao longo da vida til do pavimento. No recomendada a utilizao de areia ou p de pedra na camada de assentamento e no material para rejunte, devido ao baixo coeficiente de permeabilidade destes materiais. 5. Revestimento As peas pr-moldadas de concreto que possuem relao comprimento/espessura menor que 4 so apropriadas para trfego de veculos e so utilizadas no pavimento intertravado permevel. Este sistema de revestimento pode permitir a infiltrao de gua por aberturas especficas para esse fim, pelas juntas de assentamento ou atravs das prprias peas, quando confeccionadas com concreto poroso (Figura 9).

Figura 9 - Camada de revestimento do pavimento permevel intertravado: peas de concreto com aberturas especficas para infiltrao de gua (esquerda), com infiltrao pelas juntas de assentamento (centro) e com peas de concreto poroso (direita).

As peas de concreto para pavimentao devem atender os requisitos da NBR 9781 - Peas de concreto para pavimentao - Especificao, sendo de concreto convencional ou de concreto poroso. No caso das peas porosas, alm da resistncia compresso tambm necessrio verificar o coeficiente de permeabilidade do concreto. Para estimar este coeficiente pode ser utilizado um permemetro de carga varivel conforme equipamento na Figura 10 que permite o ensaio com o corpo de prova completamente saturado.

90 mm

Cilindro graduado 300 mm

tubo de drenagem

topo da amostra 150 mm

10 mm

amostra o-ring Vlvula

Figura 10 - Permemetro de carga varivel (Neithalath et al, 2003)

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

13

100 mm

6. Pr-dimensionamento das camadas de base e sub-base So necessrios dois dimensionamentos nos pavimentos permeveis: o dimensionamento mecnico e o hidrulico. O primeiro trata da carga a qual ser submetido o pavimento e o segundo do volume de gua que o pavimento dever armazenar. Pr-dimensionamento hidrulico Para o dimensionamento hidrulico devem ser conhecidos os dados de precipitao da regio e o coeficiente de permeabilidade do solo, e tambm ser avaliado o risco de contaminao da gua. Com esses dados se escolhe o tipo de infiltrao do sistema, que pode ser de infiltrao total, infiltrao parcial ou sem infiltrao (Figura 11).

infiltrao total
Figura 11 - Tipos de sistemas de infiltrao

infiltrao parcial

sem infiltrao

No sistema de infiltrao total, toda a gua da chuva direcionada ao subleito. J no sistema de infiltrao parcial, so instalados tubos de drenagem para complementar a drenagem do excesso de gua. No caso do solo ter permeabilidade muito baixa ou ocorrer risco de contaminao de gua utiliza-se o sistema sem infiltrao, onde toda a gua direcionada a um sistema de drenagem. No mtodo proposto pelo ICPI Interlocking Concrete Pavement Association determina-se a profundidade mnima da camada de base necessria para armazenar a diferena entre o volume de gua precipitada e infiltrada pelo solo. Para isso utiliza-se a Equao 1, que relaciona os parmetros necessrios para calcular estes volumes.

hb =
onde:

PR + P ft Vr

equao 1

hb = altura da base granular R = quociente da rea de contribuio e da rea do pavimento P = altura da chuva de projeto f = coeficiente de permeabilidade do solo t = tempo de enchimento do reservatrio Vr = porosidade do agregado

14

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Recomenda-se utilizar como chuva de projeto a mxima altura de precipitao em 24 h para o tempo de retorno definido em projeto. A Equao 1 considera o tempo de enchimento do reservatrio T, ou seja, o tempo que leva para o reservatrio ficar saturado na ocorrncia da chuva de projeto. Recomenda-se adotar 2 h para este parmetro. So necessrias duas verificaes para a altura da base granular hb, a altura mxima da base permitida hmx e o nvel do lenol fretico. Para a verificao do hmx, utiliza-se a Equao 2:

h mx = f x ts Vr
onde: ts = tempo mximo de armazenamento de gua.

equao 2

Esta verificao tem como objetivo evitar que altura da base granular hb permita que a gua permanea na base um perodo maior que o tempo mximo de armazenamento de gua Ts. Esse tempo de no mximo 72 horas e tem como objetivo evitar a perda de suporte no pavimento devido a saturao do solo. Tambm deve ser verificada a distncia do lenol fretico, onde a parte inferior da base deve estar no mnimo 0,6 m de distncia do lenol fretico. Deve ser considerado o pior caso entre as duas verificaes, e caso aprovadas o valor hb adotado como espessura da base. Caso o valor de hmx seja inferior ao hb necessrio complementar o sistema com tubulao de drenagem para o manejo do excesso de gua, sendo assim utilizado um sistema de infiltrao parcial ou sem infiltrao. Pr-dimensionamento mecnico O dimensionamento mecnico da camada de base do pavimento permevel feito de forma similar ao pavimento intertravado convencional. A Tabela 4 pode ser utilizada como referncia para o pr-dimensionamento, sendo conhecidos a capacidade de suporte do solo e o nmero de solues equivalentes para um projeto de vida til de 20 anos.
tabela 4 - ReCoMendao de esPessuRa MniMa da CaMada de base (sMitH, 2006).

ndice de Suporte Califrnia do Subleito Solicitaes equivalentes para 20 anos* 50,000 150,000 600,000 >15 125 150 175 10 a 14 175 200 225 5a9 225 275 350

* Solicitaes equivalentes ao eixo padro de 18 kip = 80 kN nota: Todas as espessuras so consideradas aps compactao e so aplicveis para todas as condies de infiltrao. Para aplicaes de trfego de pedestres a espessura mnima recomendada de 150 mm.

Adota-se como espessura da camada de base e sub-base o maior valor entre o dimensionamento hidrulico e mecnico. A camada de base tem dimenso fixa de 100 mm e a camada de sub-base ter como dimenso a diferena para atingir o valor total dimensionado.

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

15

Execuo do pavimento permevel com peas pr-moldadas de concreto

A execuo similar ao pavimento intertravado convencional, porm utilizando materiais diferentes para as camadas da estrutura do pavimento. Na Figura 12 esto descritas as etapas para a execuo do pavimento:
1 2

Preparao do subleito

Posicionamento da manta geotxtil no-tecido

execuo das camadas de sub-base e base

assentamento das peas pr-moldadas de concreto

Rejuntamento

Compactao

Figura 12 - Etapas para a execuo de um pavimento permevel com peas pr-moldadas de concreto

etapa 1: Preparao do subleito O subleito poder ser constitudo pelo solo natural do local ou proveniente de emprstimo, devendo apresentar ndice de suporte Califrnia (CBR) maior que 2% e expanso volumtrica menor ou igual a 2%. Toda a camada de subleito deve estar limpa, sem a presena de plantas, razes e qualquer tipo de matria orgnica. Antes da execuo da base e sub-base deve ser verificado se o subleito atende a cota e os caimentos definidos no projeto. Quando existente, a tubulao de drenagem deve ser feita conforme projeto e direcionada para uma caixa de deteno ou para sistema de drenagem.

16

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

etapa 2: Posicionamento da manta geotxtil no-tecido Quando especificado em projeto, a manta geotxtil tem como principal funo evitar o carreamento de finos para a camada de sub-base. A manta deve ser posicionada logo acima do subleito e deve ser deixada uma sobra nas laterais de 0,3 m no caso de solos com ndice de Suporte Califrnia (CBR) maior que 5 e de 0,6 m em solos mais fracos, com CBR menor ou igual a 5. etapa 3: execuo das camadas de sub-base e base A sub-base espalhada em camadas de 100 mm a 150 mm e compactada usando uma placa vibratria ou um rolo compactador. A base possui uma espessura de 100 mm e pode ser executada em uma camada e compactada utilizando placa vibratria ou rolo compactador. etapa 4: assentamento das peas pr-moldadas de concreto Antes de iniciar a execuo da camada de assentamento devem ser posicionadas as contenes laterais que garantam a estabilidade horizontal do sistema. Estas so constitudas de estrutura rgida ou de dispositivos fixados na base do pavimento, de modo a impedir o seu deslocamento. A camada de assentamento deve ser espalhada uniformemente com uma espessura suficiente para que aps compactao tenha uma espessura final de 50 mm. O material de assentamento ento nivelado manualmente por meio de rgua metlica, correndo a rgua sobre as mestras ou de modo mecanizado, resultando em uma superfcie sem irregularidades. Aps o nivelamento a camada de assentamento no deve ser submetida ao trfego de equipamentos ou pedestres antes da instalao das peas de concreto. Os espaos deixados pela rgua metlica devem ser preenchidos com material de assentamento. O assentamento das peas pode ser manual ou mecanizado, e deve ser executado sem modificar a espessura e uniformidade da camada de assentamento. A primeira fiada deve ser assentada de acordo com o padro de assentamento estabelecido no projeto, respeitando-se o esquadro e o alinhamento previamente marcados e a pea no deve ser arrastada sobre a camada de assentamento at sua posio final. Manter as linhas guia na frente da rea de assentamento das peas, verificando-se regularmente o alinhamento longitudinal e transversal e efetuar os ajustes de alinhamento das peas, mantendo-se a espessura das juntas uniforme. etapa 5: Rejuntamento Aps assentar as peas, espalhar o material de rejuntamento seco sobre a camada de revestimento, formando uma camada fina e uniforme em toda a rea executada e ento se executa a varrio do material de rejuntamento at que as juntas entre as peas e destas com a conteno lateral, sejam preenchidas a 5 mm do topo das peas (Figura 13). etapa 6: Compactao A compactao deve ser executada utilizando-se placas vibratrias, que proporcionem a acomodao das peas na camada de assentamento, mantendo a regularidade da camada de revestimento sem danificar as peas de concreto e seguindo os seguintes critrios: a compactao deve ser realizada com sobreposio entre 15 cm a 20 cm em cada passada sobre a anterior; alternar a execuo da compactao com o espalhamento do material de rejuntamento, at que as juntas tenham sido preenchidas at 5 mm do topo do pavimento. a compactao deve ser executada aproximadamente at 1,5 m de qualquer frente de trabalho do assentamento, que no contenha algum tipo de conteno.
Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Figura 13 - Note que o material de rejunte fica 5 mm abaixo do topo da pea.

17

Manuteno

Os sedimentos que se acumulam no pavimento permevel tendem a diminuir a sua capacidade de infiltrao com o tempo. Considera-se que em 10 anos o pavimento permevel tenha uma reduo de 90% nessa capacidade. A velocidade que o acmulo de sedimentos ocorre depende do volume de trfego e da existncia de fontes de sedimentos prximos ao pavimento, como jardins e reas propensas a carreamentos de slidos. Os sedimentos, porm, ficam limitados ao topo do rejunte do pavimento, dessa forma aps esse perodo pode ser feita a substituio do material de rejuntamento, devolvendo assim ao pavimento sua capacidade de infiltrao. Para aumentar a vida til do pavimento permevel recomenda-se uma limpeza anual retirando os sedimentos acumulados. Podem ser utilizados equipamento de aspirao para limpeza do pavimento permevel. Outro item que deve ser observado o crescimento de vegetao nas juntas, que devem ser retirados, pois afetam a infiltrao de gua.

Figura 14 - Pavimento permevel com colmatao das juntas devido ao acmulo de sedimentos

Figura 15 - Crescimento de vegetao nas juntas de pavimentos permeveis

18

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Desempenho

O desempenho de um pavimento permevel aps sua instalao pode ser verificado atravs do ensaio para determinar o coeficiente de permeabilidade, conforme mtodo do ANEXO A. Nesse ensaio, uma seo do pavimento confinada num cilindro de 300 mm, aplicando-se um volume de gua, mantendo-se uma coluna constante de 10 a 15 mm, determinando-se o tempo de infiltrao Esse ensaio pode ser feito periodicamente para atestar a capacidade de infiltrao do pavimento e verificar a necessidade de manuteno.

Figura 16 - Ensaio para determinao do coeficiente de permeabilidade de um pavimento permevel

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

19

Anexo A

Mtodo de ensaio para coeficiente de infiltrao em pavimento permevel

(astM C1701)
Um anel de infiltrao temporariamente selado na superfcie de um pavimento permevel. Depois de pr-molhar o local do teste, uma certa massa de gua adicionada no anel e registrado o tempo para a gua infiltrar no pavimento. O coeficiente de infiltrao calculado de acordo com a equao no item Clculo.

equipamentos
Cilindro para infiltrao: um anel cilndrico, aberto dos dois lados. O cilindro deve ser resistente a gua, com rigidez suficiente para no deformar quando cheio de gua e deve ter um dimetro de 300 100 mm com uma altura mnima de 50 mm. A superfcie inferior do cilindro deve ser uniforme. Na superfcie interna do cilindro devem ser marcadas duas linhas com distncias de 10 mm e 15 mm da superfcie inferior do anel. Mea e registre o dimetro interno do cilindro com preciso de 1 mm. Balana: balana com escala de 10 g. Recipiente: um recipiente cilndrico normalmente feito de plstico tendo um volume mnimo de 20 l e de onde a gua possa facilmente ser derramada em um volume controlado no cilindro de infiltrao. Cronmetro: preciso de 0,1 s. Massa de calafetar gua

locais para testes


Realizar o teste em diferentes pontos no local conforme especificado pelo solicitante do teste. Salvo em casos especficos, use o seguinte nmero de testes: Trs locais para reas at 2500 m2 Fazer mais um teste para cada 1000 m2 adicionais Deixe pelo menos 1 m livre de distncia entre os locais testados, salvo quando tiver um intervalo de pelo menos 24 h. No execute o teste caso haja gua na superfcie do pavimento. No execute menos de 24 h da ltima precipitao.

Procedimento
Instalao do cilindro de infiltrao: limpe o pavimento apenas varrendo o lixo, sedimentos e outros materiais que no estejam aderidos ao pavimento. Aplique massa de calafetar na superfcie inferior do cilindro e o coloque no pavimento permevel em teste. Pressione a massa de calafetar na superfcie e em volta da superfcie inferior do cilindro para selar completamente a parte inferior do mesmo. Pr-molhagem: despeje gua no interior do cilindro com velocidade suficiente para manter o nvel da gua entre as duas marcaes. Use um total de 3,60 0,05 kg de gua. Inicie o cronmetro assim que a gua atinja a superfcie do pavimento permevel. Pare o cronmetro quando no houver mais gua livre na superfcie do pavimento permevel. Registre o tempo com preciso de 0,1 s.

20

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Teste: O teste iniciado em at 2 min depois da pr-molhagem. Se o tempo no estgio de pr-molhagem foi inferior a 30 s, use um total de 18 0,05 kg de gua. Se o tempo no estgio de pr-molhagem foi superior a 30 s, use um total de 3,60 0,05 kg de gua. Registre o peso da gua com preciso de 10 g. Despeje a gua no anel de forma que o nvel de gua se mantenha entre as duas marcaes e at que se despeje todo o volume de gua. Inicie o cronmetro assim que a gua atinja o pavimento permevel. Pare o cronmetro assim que no se observe mais gua na superfcie do pavimento permevel. Registre o tempo com preciso de 0,1 s. nota: se o pavimento tiver uma inclinao, mantenha o nvel de gua entre as duas marcas no cilindro na parte mais baixa do aclive. Se o teste for repetido no mesmo ponto, o segundo teste no requer o procedimento de pr-molhagem se for realizado em at 5 min do primeiro teste. Se mais de um teste for feito em um local no mesmo dia, a taxa de infiltrao naquele local deve ser calculada como a mdia dos dois testes. No repita este teste mais que duas vezes no mesmo local no mesmo dia.

Clculo
Calcule o coeficiente de infiltrao (i) usando a seguinte equao:

i=

KM (d 2 t)

equao 3

Onde: i = coeficiente de infiltrao (mm/h) M = massa de gua infiltrada (kg) d = Dimetro interno do cilindro de infiltrao (mm) t = tempo necessrio para toda a gua infiltrar no pavimento permevel (s) K = 4 583 666 000 (SI) (para converter as unidades)

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

21

Referncias Bibliogrficas

ALVES FILHO, A. P.; RIBEIRO, H. Configurao espacial de eventos de precipitao extrema na regio metropolitana de So Paulo: interaes entre a ilha de calor e a penetrao da brisa ocenica. INTERFACEHS, 2006. ARAJO, P. R., TUCCI, C. E. M., GOLDEFUM J. A. avaliao da eficincia dos pavimentos permeveis na reduo do escoamento superficial. Instituto de Pesquisas Hidrulicas da UFRG. Porto Alegre, 1999. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Peas de concreto para pavimentao especificao. NBR 9781. Rio de Janeiro, 1987. _______________. solo - ndice de suporte Califrnia. NBR 9895. RJ, 1987. _______________. solo - determinao do coeficiente de permeabilidade de solos granulares carga constante Mtodo de ensaio. NBR 13292. RJ, 1995. _______________. solo - determinao do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga varivel. NBR 14545. RJ, 2000. _______________. agregado grado - ensaio de abraso los angeles. NBR NM 51. RJ, 2001. _______________. agregados. determinao da massa unitria e do volume de vazios. NBR NM 45. RJ, 2006. BSI BRITISH STANDARTS. Pavements constructed with clay, natural stone or concrete pavers. Part 13: Guide for the design of permeable pavements constructed with concrete paving blocks and flags, natural stone slabs and setts and clay pavers. BS 7533-13:2009. Londres, 2009. DAEE/CETESB. drenagem urbana: Manual de Projeto. 2 edio. So Paulo, 1980. FERGUSON, B. K. Porous Pavements. Integrative Studies in Water Management and Land Development. Florida, 2005. INTERPAVE. Permeable pavements: Guide to design, construction and maintenance of concrete block permeable pavements. Publicao L534:L217. Ed. 5. Leicester, 2008. INTERPAVE. Responsible rainwater management around the home. Interpave The Precast Concrete Paving & Kerb Association. Leicester, 2006. NEITHALATH, N., WEISS, W.J. and OLEK, J. enhanced Porosity Concrete: electrical impedance, acoustic absorption and Hydraulic Permeability. Presented at the ACI Fall Convention, Boston, 2003. Olek, J., Weiss, W.J., Neithalath, N., Marolf, A., Sell, E. and Thornton, W.D. (2003). development of quiet and durable porous Portland cement concrete paving materials. Final Report SQDH 2003-5, Purdue University, September, 172 pp. PINTO, C. S. Curso bsico de mecnica dos solos. 2 edio. So Paulo, 2002. SMITH, D. R. Permeable interlocking Concrete Pavements. ICPI Interlocking Concrete Pavement Institute. Washington D.C., 2001. SWAN, D. J. development of the permeable design pro permeable interlocking pavement design system. 9th International Conference on Concrete Block Paving. Buenos Aires, 2009. U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. urbanization and streams: studies of Hydrological impacts. Office of Water. Publicao 841-R-97-009. Washington D.C., 1997.

22

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

Melhores Prticas: Pavimento Intertravado Permevel

23

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguar - 05347-902 - So Paulo/SP

You might also like