You are on page 1of 9

Escola Tcnica

Curso Tcnico em Mecnica

Materiais de Fabricao Mecnica Pesquisa qualitativa sobre aos inoxidveis a ser apresentada ao professor Diego Fellipe.

Itabira 2011

Escola Tcnica

Curso Tcnico em Mecnica

Itabira 2011

Em 1912 o ingls Harry Brearly, estudava uma liga Fe-Cr (13%) e justamente quando tentava fazer algumas observaes metalogrficas verificou que a liga fabricada resistia a maior parte dos reagentes que se utilizavam na poca em metalografia. E foi Brearly mesmo que deu o nome a liga, chamando-a de "stainless steel" que traduzindo quer dizer "ao que no mancha". Era um pouco difcil de compreender na poca, que aquecendo-se duas ligas a altas temperaturas (1.000 C) e resfriando-as rapidamente, obtinhamos duas ligas completamente diferentes, uma com alta dureza (AISI 420) e outra com tima ductilidade (AISI 302). Os aos inoxidveis muito evoluram, principalmente em funo da industria petrolfera, da aeronutica, da criogenia e at mesmo devido a 2 guerra mundial.

Este tipo de ao no eterno e sim apresenta geralmente uma maior resistncia corroso, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta tambm uma maior resistncia oxidao a altas temperaturas em relao a outras classes de aos, quando, neste caso em particular, recebe a denominao de ao refratrio. A resistncia oxidao e corroso do ao inoxidvel se deve principalmente a presena do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxignio, permite a formao de uma pelcula finssima de xido de cromo sobre a superfcie do ao, que impermevel e insolvel nos meios corrosivos usuais. Os aos inoxidveis so classificados em trs grupos de acordo com a microestrutura bsica formada

Microestrutura

Capacidade de ser tratado termicamente Endurecvel No endurecvel No endurecvel

Elementos de liga bsicos Cromo Cromo Cromo-Nquel

Srie

Martenstica fig 4 Ferrtica Austentica fig 5 fig 6

400 400 300

AOS INOXIDVEIS MARTENSTICOS Estes aos, aps resfriamento rpido de alta temperatura, mostram uma estrutura caracterizando alta dureza e fragilidade, denominada Martenstica. Contm de 12 a 17% de Cromo e O, l a O, 5% de carbono (em certos casos at 1% de carbono) e podem atingir diversos graus de dureza pela variao das condies de aquecimento e resfriamento (tratamento trmico).

AOS INOXIDVEIS FERRTICOS Apresentam trabalhabilidade inferior as demais classes e soldabilidade pior, especialmente com carbono mais elevado, devido a formao de martensita no resfriamento.

Aps resfriamento rpido de alta temperatura eles mostram uma estrutura macia e tenaz, altamente homognea, conhecida com ferrtica. Contm de 16 a 30% de Cromo. No podem ser endurecidos por tratamento trmico e so basicamente usados nas condies de recozido. Possuem uma maior trabalhabilidade. e maior resistncia corroso que os aos martensticos devido ao maior teor de cromo. Possuem boas propriedades fsicas e mecnicas e so efetivamente resistentes corroso atmosfrica e a solues fortemente oxidantes. So ferromagnticos. As aplicaes principais so aquelas que exigem boa resistncia corroso, tima aparncia superficial e requisitos mecnicos moderados.

Apresentam, tendncia ao crescimento de gro aps soldagem, particularmente para sees de grande espessura, experimentando certas formas de fragilidade.

AOS INOXIDVEIS AUSTENTICOS Os aos inoxidveis austenticos so conhecidos pela sua excelente resistncia corroso em muitos meios agressivos. Outros elementos como molibdnio, titnio e nibio, se adicionados podem melhorar a resistncia a corroso e minimizar a corroso intergranular por estabilizao dos carbonetos presentes. Dos trs grupos, estes aos so os que apresentam maior resistncia corroso. Eles combinam baixo limite de escoamento com alta resistncia a trao e bom alongamento, oferecendo as melhores propriedades para trabalho a frio. No podem ser endurecidos por tratamento trmico, mas sua resistncia a trao e dureza podem ser aumentadas por encruamento. No so ferromagnticos. Eles possuem uma ampla faixa de propriedades mecnicas, oferecendo boa ductilidade e resistncia a altas e/ou baixssimas temperaturas, alm de boa trabalhabilidade e soldabilidade.

A Influncia dos outros elementos no ao inoxidvel Outros elementos podem estar presentes, como o Nquel, Molibdnio, Nibio e Titnio, em propores que caracterizam a estrutura, propriedades mecnicas e o comportamento final em servio do ao inoxidvel. Porm, para se ter uma idia mais clara, podemos resumir brevemente o papel de cada um: NQUEL: Sua adio provoca tambm uma mudana na estrutura do material que apresenta melhores caractersticas de: - ductilidade (ESTAMPAGEM) - resistncia mecnica a quente - soldabilidade (FABRICAO) Aumenta a resistncia corroso de uma maneira geral. O Cromo e o Nquel ento constituem os elementos primordiais dos aos inoxidveis. Outros elementos complementam suas funes. MOLIBDNIO E O COBRE: Tm a finalidade de aumentar a resistncia corroso por via mida. SILCIO E O ALUMNIO: Melhoram a resistncia oxidao a alta temperatura. TITNIO E O NIBIO: So elementos "estabilizadores" nos aos austenticos, impedindo o empobrecimento de cromo via precipitao em forma de carbonetos durante aquecimento e/ou resfriamento lento em torno de 700 C, que provocaria uma diminuio da resistncia local corroso. Existem ainda outros elementos que modificam e melhoram as caractersticas bsicas dos aos

inoxidveis, como o mangans e o nitrognio, o cobalto, o boro e as terras raras, porm so muito especficos.

Resistncia corroso dos aos inoxidveis A resistncia a corroso dos aos inoxidveis depende basicamente, da composio qumica e da microestrutura, e de um modo geral pode-se afirmar que os aos inoxidveis martensticos so os menos resistentes e os austenticos os mais resistentes corroso. Assim sendo deve-se considerar cada tipo separadamente, contudo, antes disso convm analisar genericamente o fenmeno da passivao e a influncia dos elementos de liga na resistncia a corroso. AUSTENTICOS: So considerados com sendo os de mais resistentes corroso em meios ambientes de atmosfera industrial ou de meios cidos, mantendo a superfcie brilhante e praticamente isento de produtos de corroso generalizada. A adio de molibdnio em teores acima de 2% eleva a resistncia corroso localizada; para meios mais agressivos (com teor de cloretos mais elevado) os teores de nquel e molibdnio so maiores, contudo, muito importante a manuteno no ao de baixos teores de incluses e de precipitados durante a sua fase de fabricao. FERRTICOS: Apresentam maior resistncia a corroso no estado recozido. A resistncia a corroso generalizada aumenta com o teor de cromo e com o tratamento trmico de recozimento para solubilizao. A corroso por pites e por frestas se manifesta menos com a adio de cromo e molibdnio, a composio para garantir uma boa resistncia no mnimo 23% Cr e 2% Mo. MARTENSTICOS: Apresentam teor mximo de cromo de 14%, para permitir a transformao martenstica, mas de qualquer forma, so selecionados para condies ambientas no severas e para peas onde a resistncia mecnica fundamental; alm do relativamente baixo teor de cromo, esses aos possuem alto carbono que conduz a formao de precipitados. Usos tpicos dos aos inoxidveis Quatro fatores aumentam cada vez mais a tendncia do uso do ao inoxidvel. So eles: Aparncia;

A aparncia brilhante atraente dos aos inoxidveis, que se mantm ao longo do tempo com simples limpeza, associada a resistncia mecnica, torna esses materiais adequados aos usos na construo arquitetnica, na fabricao de mveis e objetos de uso domestico e a outros semelhantes.

Resistncia a corroso; A resistncia a corroso dos aos inoxidveis aos diversos meios qumicos permitem o seu emprego em recipientes, tubulaes e componentes de equipamentos de processamento de produtos alimentares e farmacuticos, de celulose e papel, de produtos de petrleo e de produtos qumicos em geral.

Resistncia a oxidao; A resistncia a oxidao, em temperaturas mais elevadas, torna possvel o seu uso em componentes de fornos, cmaras de combusto, trocadores de calor e motores trmicos. Resistncia mecnica. A resistncia mecnica relativamente elevada, tanto temperatura ambiente como as baixas temperaturas, faz com que sejam, usados em componentes de mquinas e equipamentos nos quais se exige alta confiabilidade de desempenho como, por exemplo, partes de aeronaves e msseis, vasos de presso, e componentes estruturais menores como parafusos e hastes.

You might also like