You are on page 1of 7

15

ARTES TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 30 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS INFORMTICA Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos 6 a 10 4,0 11 a 15 2,0 16 a 20 3,0 21 a 25 4,0 26 a 30 5,0 1a5 2,0
b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder retirar-se da sala das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O T E M P O D I S P O N V E L P A R A E S T A S P R O V A S D E Q U E S T E S O B J E T I V A S D E 2 (DUAS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o Caderno de Questes e o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09 10

11

12

DEZEMBRO /2009

INFORMTICA
1
No sistema operacional Windows, a principal funo do programa Windows Explorer (A) produzir telas. (B) traduzir textos. (C) escrever planilhas. (D) controlar usurios. (E) gerenciar arquivos.

6
A figura abaixo apresenta mensagem editada no Outlook 2007 em sua configurao padro e est pronta para ser enviada.

2
No Microsoft Word, as palavras grifadas em vermelho indicam erros de (A) sistema. (B) ortografia. (C) numerao. (D) formatao. (E) visualizao.

3
No Microsoft Excel, o grfico que indicado para ser usado na comparao de valores em diversas categorias o de (A) pizza. (B) linhas. (C) colunas. (D) disperso. (E) superfcie.

4
Dentre os elementos que podem estar contidos em uma pgina de Internet, aquele que tem a funo de permitir o envio de dados para um servidor o(a) (A) link. (B) formulrio. (C) imagem. (D) barra de endereo. (E) barra de ferramentas.

Considerando-se que nenhum endereo de e-mail est repetido, que todos os endereos so vlidos e que no existe nenhum problema de comunicao que afete o envio ou o recebimento do e-mail, conclui-se que o(a) (A) remetente anexou um arquivo mensagem. (B) endereo diego.all@empresax.com diz respeito ao domnio diego.all (C) usurio do e-mail catarina.andrade@empresax.com saber todos os endereos para os quais a mensagem foi enviada. (D) destinatria Marcia Pereira saber que a mensagem foi enviada para mais 5 endereos alm do dela. (E) mensagem est sendo enviada para 8 endereos de e-mail.

7
Um usurio do Word 2007 em sua configurao padro deseja remover a formatao aplicada a um pargrafo do seu texto. Para isso, ele deve selecionar o pargrafo e, em seguida, clicar em (A)

abc

5
O e-mail um recurso que permite aos usurios receber e enviar mensagens pela Internet. Existem diversos programas que permitem o envio e recebimento de mensagens eletrnicas atravs de computadores conectados Internet, como o (A) Windows NotePad. (B) Windows Virtual PC. (C) Digital Talking Parrot. (D) Microsoft Media Gallery. (E) Microsofit Office Outlook. (B)

(C)

(D)

(E)

2
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

8
Rodrigo est trabalhando com o Word 2007 em sua configurao padro e acabou de utilizar o recurso Nmero de Pgina para inserir os nmeros de pgina no rodap do seu documento. Isso significa que os nmeros de pgina sero exibidos na (A) parte inferior das pginas. (B) parte superior das pginas. (C) parte central das pginas. (D) margem esquerda das pginas. (E) margem direita das pginas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11
So chamados de arquivos abertos aqueles encontrados nos formatos nativos dos softwares. Arquivos fechados so aqueles nos quais as diversas linguagens nativas dos programas usados para compor a arte digital de um impresso so traduzidas para uma nica linguagem capaz de descrever todos os elementos dessa arte. Sobre as vantagens de serem utilizados arquivos fechados, analise as seguintes consideraes: da barra de ferramentas do Excel 2007, em I II III IV eliminam o problema de troca de fontes; seus contedos no podem ser alterados; podem ser abertos em qualquer software grfico; seu processamento ocorre de forma mais rpida.

9
O cone

sua configurao padro, utilizado para (A) (B) (C) (D) (E) inserir frmulas em uma clula. habilitar a filtragem das clulas selecionadas. desagrupar um intervalo de clulas agrupadas. excluir as linhas duplicadas de uma planilha. classificar dados de uma planilha com base em vrios critrios.

So corretas APENAS as consideraes (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e IV. (E) III e IV.

10
As ferramentas de correio eletrnico, como o Microsoft Outlook 2007, em sua configurao padro, utilizam a pasta caixa de entrada tipicamente para armazenar a(s) (A) lista de contatos do usurio da ferramenta. (B) anotaes do usurio da ferramenta. (C) mensagens excludas pelo usurio da ferramenta. (D) mensagens recebidas pelo usurio da ferramenta. (E) mensagens enviadas pelo usurio da ferramenta.

12
Um especialista grfico precisa produzir os arquivos de uma identidade visual. Logotipo e smbolo devem estar preparados para sofrer qualquer tipo de ampliao ou reduo, de forma a que possam ser aplicados nas mais variadas peas que sero impressas. Para esse trabalho, o tipo de arquivo mais indicado e o programa no qual ele deve ser executado, respectivamente, so, (A) Bitmaps de vrias resolues exportados a partir do CorelDraw. (B) Bitmaps de alta resoluo realizados a partir do Photoshop. (C) Bitmaps de alta resoluo realizados a partir do FreeHand. (D) Imagens vetoriais realizadas a partir do Photoshop. (E) Imagens vetoriais realizadas a partir do FreeHand.

13
O CorelDraw um software que realiza diferentes operaes. Em funo do tipo de construo de imagens que realiza e de suas caractersticas principais, ele pode ser definido como um programa editor de (A) textos. (B) bitmaps. (C) desenhos vetoriais. (D) planilhas. (E) animaes.

3
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

14
Um tcnico grfico precisa arte-finalizar um livro para aprovao do cliente. O volume ter 176 pginas e contar com a aplicao de muitas imagens originadas de fotografias de poca, com necessidade de tratamento e retoques. Sero produzidos, tambm, diversos infogrficos com aplicao de ilustraes vetoriais. Para a realizao desse trabalho, diversos tipos de softwares devem interagir e estar instalados no computador grfico. Na sua estao grfica esto instalados os seguinte tipos de softwares: I II III IV V VI Illustrator Photoshop Dreamweaver Acrobat AutoCad QuarkXpress

16
Em um documento gerado pelo QuarkXPress 4.0, para que haja continuidade do texto nas diferentes pginas que o compem, preciso acionar a seguinte sequncia de comandos: (A) command + O, setting pages, automatic text box. (B) command + O, setting preferences, active text box. (C) command + N, setting pages, active text box. (D) command + N, setting preferences, active text box. (E) command + N, setting pages, automatic text box.

17
Analise as afirmaes a seguir. Quando se modifica o modo de cor de uma imagem em bitmap no Photoshop (fazendo a converso de uma imagem de RGB para CMYK, por exemplo), os valores de cor da imagem so permanentemente alterados, criada uma nova imagem e a recuperao dos dados originais de cor somente sero possveis se o operador tiver feito uma cpia do arquivo original, pois a simples reverso do modo de cor de CMYK para RGB no recuperar os dados originais, mas criar um novo conjunto de dados para o registro de cor da imagem. PORQUE Os valores de cor externos ao gamut do primeiro modo de cor definidos na configurao do espao de trabalho existente na caixa de dilogo Configurao de Cores Color Settings so ajustados aos padres do gamut novo modo de cor, que diferente em cada um dos modos de cor existentes nesse software. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

Dentre a variedade apresentada acima, os softwares que precisaro ser empregados, para atender ao contexto descrito, so, APENAS, (A) I, II e III. (B) I, II e VI. (C) I, IV e V. (D) III, V e VI. (E) IV, V e VI.

15
Nos botes existentes na parte superior da paleta de cor do QuarkXPress 4.0, possvel realizar a aplicao de cores em determinados objetos de forma simples e direta. A esse respeito, analise as opes apresentadas abaixo. - Fundos (backgrounds) e contornos (frames) de figuras fechadas II - Fundos (backgrounds) e contornos (frames) de figuras abertas III - Fundos (backgrounds) e contornos (frames) de boxes de texto IV - Fundos (backgrounds) de pginas V - Textos VI - Linhas Esto corretas APENAS as opes (A) I, II, III e IV. (B) I, II, V e VI. (C) I, III, IV e V. (D) I, III, V e VI. (E) II, III, V e VI. I

18
Paletas de cores indexadas apresentam a vantagem de ocuparem muito menos espao na memria do computador e, por isso, facilitarem o registro das cores. Qual o nmero de cores que podemos incluir em uma paleta dessas? (A) De 4 a 16,7 milhes (B) At 1024 (C) Entre 0 e 256 (D) 24 ou 48 (E) 16 ou 256

4
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

19
Para fazer a captura de uma imagem na resoluo indicada pelo cliente, um operador de scanner utilizou o recurso da interpolao. Ao receber a imagem, o cliente reclamou de sua qualidade, apesar de a resoluo estar exatamente no valor solicitado. A reclamao do cliente foi motivada pela(o) (A) perda de contraste da imagem provocada pela criao de novos valores ticos. (B) perda de nitidez da imagem provocada pela criao de valores intermedirios. (C) reduo da intensidade das cores da imagem em relao ao original. (D) pixelamento da imagem provocado pela duplicao de valores ticos. (E) aumento do brilho da imagem provocado pela duplicao de valores intermedirios.

21
Ilustraes realizadas em softwares, como o CorelDraw, o Illustrator e o FreeHand, geralmente apresentam problemas se so salvas nos formatos nativos desses programas e tentamos import-las diretamente em paginadores como o QuarkXPress. Devemos evitar a operao de copiar os elementos da ilustrao no software de origem e colar no paginador, pois isso pode acarretar problemas com a resoluo das imagens ou no processamento posterior do arquivo. Em casos assim, o mais indicado a se fazer, para obter boas imagens e evitar problemas no seu processamento, (A) salvar os arquivos nos formatos CDR, AI ou FH, pois assim eles mantero as caractersticas de cores, tamanho e qualidade. (B) salvar os arquivos em formatos nativos de paginadores como PM7, INDD ou QP4, legveis pelos softwares de destino. (C) salvar os arquivos em formatos bsicos de arquivos de texto, como TXT, RTF ou mesmo DOC, pois assim podem ser mais facilmente importados pelos paginadores. (D) exportar os arquivos ou salv-los em formatos como EPS, PDF ou TIF, padres mais compatveis com as necessidades de processamento. (E) exportar os arquivos para formatos como o BMP, JPG ou PNG que os convertero em bitmaps legveis por qualquer sistema.

20
Cada tipo de matriz possui caractersticas que so prprias dos processos de impresso para os quais se destinam e diferenciadas em comparao com as dos outros. Relacione os processos de impresso com as caractersticas fsicas das matrizes grficas. Processo de Impresso I - Tipografia II - Offset III - Rotogravura IV - Serigrafia Caracterstica da Matriz P - reas de grafismo e de contragrafismo diferenciadas pela repulso entre gua e substncias gordurosas. Q - reas de grafismo mais elevadas que as reas de contragrafismo. R - Clich plano com as reas de grafismo rebaixadas em relao ao contragrafismo. S - A imagem a ser impressa toda ela constituda por alvolos. T - Apresenta permeabilidade nas reas de grafismo.

22
Retculas so meios de criar iluses. Elas convertem as imagens de tom contnuo em imagens a trao, procurando no se deixar perceber essa operao. Sem elas a grande maioria das imagens impressas simplesmente no existiria. Tipos de retculas I - Retculas de amplitude modulada II - Retculas de frequncia modulada III- Retculas hbridas Caractersticas das imagens P - No possuem pontos de valor mnimo inferiores a 10 mcrons. Q - Os pontos esto impressos com distncias iguais entre seus centros e variam de tamanhos. R - Os pontos no esto impressos em uma frequncia fixa, o que inviabiliza o aparecimento de moir.

A relao correta : (A) I R ; II T ; III S (B) I Q ; II P ; III S (C) I R ; II P ; III Q (D) I Q ; II P ; III T (E) I Q ; II T ; III T

e e e e e

IV R IV T IV T IV S IV R

Relacione os tipos de retculas da coluna da esquerda com as caractersticas das imagens impressas. Esto corretas as associaes: (A) I Q ; II R e III P (B) I Q ; II P e III R (C) I P ; II Q e III R (D) I P ; II R e III Q (E) I R ; II P e III Q

5
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

23
Na aviao, o termo preflight utilizado para designar a rotina de checagem de equipamentos crticos e sistemas de vo das aeronaves, que realizada antes da decolagem. Esse termo foi adaptado ao meio grfico para designar a rotina de (A) levantamento realizado aps a aprovao do leiaute, servindo para fazer a listagem de todas as artes-finais necessrias boa execuo do impresso. (B) levantamento prvio dos dados de configurao de Imagesetters, Platesetters e Plotters de impresso que sero empregues no desenvolvimento de um trabalho grfico. (C) processo de verificao da qualidade final das imagens escaneadas, podendo ser efetuado automaticamente, com auxlio de software apropriado. (D) processo de verificao da qualidade final das imagens escaneadas, sendo efetuado por software apropriado. (E) processo de controle de qualidade no final da etapa de diagramao de um impresso, podendo ser efetuado manual ou eletronicamente e de forma automatizada.

25
Os processos de impresso mais antigos, como a calcografia, so utilizados nas produes de impressos de segurana. Um recurso tradicional de impresso e de baixo custo, que atrapalha razoavelmente a fraude por fotocpia colorida desse tipo de documento, o hot-stamping. Esse recurso tpico do processo de impresso denominado (A) calcografia. (B) tipografia. (C) offset. (D) rotogravura. (E) tampografia.

26
Um tcnico est gerando um arquivo PostScript do miolo de um livro que ser integralmente em preto e branco, sendo diagramado com vrias imagens sangrando. A sada ser processada em uma Platesetter de grande formato que lhe permite sensibilizar chapas com as pginas j imposicionadas, mas para isso ser preciso gerar um arquivo no formato PDF, em conformidade com a norma PDF/X. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. I - As marcas de corte e de registro devem ser includas no arquivo. II - O tamanho da pgina de impresso ser exatamente do tamanho da pgina do documento. III - A opo Bleed, ou Sangria, ser marcada com um valor entre 3 e 5 milmetros. IV - O recurso de impresso de pginas vazias no deve ser habilitado. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e IV. (C) I, II e III. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.

24
Analise as afirmaes a seguir. Em uma imagem capturada com a resoluo ou com a profundidade de bits abaixo do necessrio, a correo da qualidade ser muito difcil, sendo o momento do escaneamento determinante para a qualidade final do impresso no qual ela for aplicada. PORQUE Imagens que sero destinadas ao uso na web podem ter resolues baixas entre 72 e 96 DPIs, mas imagens para impresso devem, preferencialmente, manter uma relao entre suas DPI e a LPI de sada de 2:1 quando em escala real. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

27
Um original cromo convencional com 6x6 cm foi enviado para captura digital (escaneamento) para ser utilizado na confeco de um cartaz relativo ao lanamento de um selo postal. Nesse folheto, a imagem ser aplicada na arte digital com uma ampliao de 10 vezes o seu tamanho original. O produto ser impresso em papel couch com as imagens trabalhadas com retculas de 120 LPI. A imagem deve ser capturada com a qualidade adequada, ou seja, com uma resoluo que permita uma boa definio na impresso, mas que no gere um arquivo com um volume de dados maior que o necessrio. Nesse contexto, o total de DPI a ser utilizado ser (A) 720 (B) 1200 (C) 2400 (D) 4800 (E) 6000

6
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

28
Analise as afirmaes a seguir. Ao se preparar um arquivo PDF para a gravao de fotolitos ou chapas de impresso a partir do CorelDraw 11, a interface OPI Open Prepress Interface (Interface Aberta de Pr-impresso) permite utilizar imagens de baixa resoluo como marcadores de lugar para as imagens de alta resoluo que aparecero no trabalho final. PORQUE Quando o prestador de servio de gravao receber o arquivo, poder acionar a interface OPI para ativar a substituio das imagens de baixa resoluo pelas de alta resoluo, que devem estar gravadas na mesma mdia que o arquivo PDF de origem. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

30
O plug-in Riders do Illustrator 10 permite ao operador realizar corretamente a configurao de caractersticas importantes para a sada de filmes e promover a boa configurao das imagens impressas. Dentre essas caractersticas, podem-se relacionar (A) a lineatura e a angulao das retculas. (B) a lineatura das retculas e o registro das cores. (C) o registro das cores e a angulao das retculas. (D) o registro das cores e os elementos de controle de impresso. (E) os elementos de controle de impresso e as marcas de corte e dobra.

29
Analise as afirmaes a seguir. Para reduzir os problemas de registro, a sobreposio (overprint) de pequenas reas entre as cores muito utilizada, sendo o recurso chamado trapping, que pode ser feito Illustrator 10, um auxlio importante nesse tipo de situao. PORQUE O uso trapping promove a expanso da rea de impresso dos objetos onde aplicado, cobrindo pequenas falhas de registro, devendo-se, no entanto, ter cuidado com a ampliao ou reduo dos objetos, pois nesse caso a rea de sobreposio (overprint) se expandir ou contrair proporcionalmente. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

7
TCNICO INDUSTRIAL / ARTES GRFICAS

You might also like