You are on page 1of 8

Anlise qumica da lagoa Precabura Fortaleza CE

Denise Fernandes - Professora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria da Universidade de Fortaleza Doutoranda em Geologia pela Universidade Federal do Cear (UFC). E-mail: denisefernandes@unifor.br Mrcia Thelma Rios Donato Marino Professora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria da Universidade de Fortaleza Doutoranda em Geologia pela Universidade Federal do Cear (UFC). E-mail: marino@unifor.br Oyrton Azevedo de Castro Monteiro Junior Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria da Universidade de Fortaleza Doutor em Qumica. E-mail: oyrton@unifor.br Ana Cludia Paula de Aguiar Llis- Aluna do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria - Bolsista de Iniciao Cientfica - PAVIC da Universidade de Fortaleza UNIFOR. E-mail: aninhalelis@hotmail.com Marcos Parente Teixeira Aluno do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria - Bolsista de Iniciao Cientfica - PROBIC da Universidade de Fortaleza UNIFOR. E-mail: marcos_parente@hotmail.com Ana Gabriela Queiroz Aluna do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria - Bolsista de Iniciao Cientfica - PAVIC da Universidade de Fortaleza UNIFOR. E-mail: anagabriela_queiroz@yahoo.com.br

RESUMO

Fez-se a determinao dos compostos de nitrognio presentes na lagoa da Precabura, sendo as concentraes comparadas com a Resoluo N 357/2005 do CONAMA. As coletas, realizadas em 13 pontos, obedeceram a sazonalidade climtica do estado do Cear. As anlises experimentais foram realizadas nos laboratrios Universidade de Fortaleza, de acordo com mtodos descritos no APHA (1992). 0s nutrientes apresentaram, no perodo de estiagem, as seguintes concentraes mnimas e mximas, -1 -1 -1 -1 -1 respectivamente: amnia 0,00 mg.L e 51,19 mg.L , nitrito 0,00 mg.L e 16,53 mg.L e nitrato 0,14 mg.L e -1 0,15 mg.L . As concentraes, no perodo chuvoso, valores mnimos e mximos corresponderam, -1 -1 -1 -1 respectivamente, a: amnia 0,58 mg.L e 2,23 mg.L , nitrito 0,031 mg.L e 0,281 mg.L e nitrato 0,039 -1 -1 mg.L e 0,46 mg.L . Valores superiores ao da Resoluo denotaram poluio antrpica antiga e recente na Lagoa, principalmente, devido presena de lixes e efluentes de esgotos domsticos lanados no corpo lagunar.

Palavras-chave: qualidade da gua, poluio.

ABSTRACT Was made the determination of nutrients in the Precabura lagoon, being the concentrations found compared with Resolution No. 357/2005 of CONAMA. The samples, collected in 11 points, followed the climate seasonality of the Cear state. Analyses were conducted at the laboratories of University of Fortaleza, according to methods described in APHA (1992). The nutrients present in the dry season showed the 1 -1 following minimum and maximum concentrations, respectively: ammonia 0.00 mg.L- and 51.19 mg L , -1 -1 -1 -1 -1 nitrite 0.00 and 16.53 mg L mg.L , nitrate 0.14 mg L and 0.15 mg L , orthophosphate 0.21 mg.L and -1 -1 -1 1.33 mg L , chlorophyll a 2.79 mg .L and 86.49 mg L . The concentrations in the rainy season, minimum -1 -1 -1 and maximum values, corresponded respectively: ammonia 0.58 mg L and 2.23 mg L , nitrite 0.031 mg.L -1 -1 -1 and 0.281 mg.L and nitrate 0.039 mg.L and 0.46 mg L . Higher values than the established in the Resolution denotes old and recent anthropogenic pollution in the lagoon, mainly due to the presence of garbage dumps and sewage effluents released in the lagoon.

Keywords: water quality, pollution.

INTRODUO

A lagoa da Precabura o principal corpo hdrico da Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF). Estando a oeste do estado do Cear, fazendo divisa entre Fortaleza e Eusbio (Figura 01). uma importante rea de Preservao Permanente (APP) dentro da RMF, ocupando uma rea de 518.400m de extenso (CEAR/IPECE, 2010). Por ser uma lagoa costeira de ambiente tropical, possui o seu abastecimento de gua mantido quase exclusivamente pelas guas das chuvas e pelas guas do seu principal afluente, o rio Coau. As altas taxas de temperatura e os baixos ndices pluviomtricos, tpicos da regio nordeste, do lagoa da Precabura um aspecto fisiogrfico intermitente (Figuras 02 e 03).

Figura 01: Localizao da lagoa da Precabura. Fonte: Google Earth, 2009.

Figura 02: Lagoa da Precabura em perodo de estiagem. Observa-se o curso do rio Coau. Foto: Mrcia Rios Marino (10/2010).

Figura 03: Lagoa da Precabura, final do perodo chuvoso. Em segundo plano observa-se a ocupao desordenada na rea de APP. Foto: Mrcia Rios Marino (08/2009).

Ela representa uma importante fonte de subsistncia para uma parte da populao que habita em seu entorno. Suas guas so utilizadas para pesca, lazer e irrigao de pequenas lavouras de hortalias destinadas ao consumo prprio e/ou comercializao, alm da dessedentao de animais e como habitat de espcies (Figuras 04 e 05). Por isso a importncia de se verificar a qualidade da gua consumida pela

comunidade. Todavia, essencial no s sob o aspecto consultivo, mas tambm sob o ponto de vista de conservao, pois a lagoa da Precabura est protegida pela Resoluo n 303, de 20 de maro de 2002 do Conselho nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que trata das reas de Preservao Permanente.

Figura 04: Dessedentao de animais na lagoa da Precabura. Foto: Mrcia Rios Marino (10/2010).

Figura 05: Pesca de subsistncia. Foto: Mrcia Rios Marino (03/2010).

A retirada de grande parte da mata ciliar das margens da lagoa e as construes irregulares na rea de APP, so as formas de degradao de origem antrpica a esta. E de acordo com Tucci (2002) a supresso dessa vegetao compacta e impermeabiliza o solo trazendo prejuzos no regime hidrulico do rio e na morfometria do corpo hdrico. Porm, h outro fator referente s construes irregulares, devido ao potencial poluidor destes: a precria infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto dessas residncias. A poluio de corpos hdricos superficiais um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo, causando efeitos negativos para a sade ambiental e prejudicando a manuteno das condies bsicas de qualidade d'gua para seus diversos usos. Este tipo de poluio tem origem principalmente no lanamento de esgotos domsticos e industriais, assim como pode ser causada por detritos do solo que so incorporados gua durante escoamento superficial e por infiltraes naturais de mananciais subjacentes a solos contaminados (Figuras 06 e 07). Como consequncia destes lanamentos, podem ocorrer problemas de sade na populao, causados por ingesto de alimentos provenientes das guas contaminadas e pelo contato direto com esta gua, que pode veicular agentes nocivos qumicos ou biolgicos (LEITE, 2004).

Figura 06: Resduos da construo civil na margem da Lagoa. Foto: Mrcia Rios Marino (08/2009).

Figura 07: Resduos slidos (sacos plsticos) depositados na plancie flvio-lacustre da Lagoa. Foto: Mrcia Rios Marino (08/2009).

Segundo Leite (2004) durante o processo de estabilizao da matria orgnica presente na gua do corpo receptor, ocorre o consumo de oxignio dissolvido atravs do metabolismo dos microrganismos decompositores, levando muitas vezes depleo deste elemento essencial para a vida aqutica em geral. Dentre os compostos que so estabilizados biologicamente, uma parcela significativa de nitrogenados,

que consomem quase um quarto do oxignio total para a degradao da matria orgnica (USEPA, 1975 apud LEITE, 2004). Os compostos de nitrognio podem ser encontrados em guas naturais em trs diferentes estados de oxidao: nitrognio amoniacal, nitrato e nitrito. Onde sua origem pode ser antrpica ou natural, advindo de compostos orgnicos e vegetais. Segundo Von Sperling (2009) na sua forma natural constitui protenas e vrios outros compostos biolgicos, mas de origem antropognica resultante de despejos domsticos e industriais, fertilizantes e excremento de animais. De acordo com as condies existentes na gua a amnia pode acumular-se na gua ou transformarse em nitrito e/ou nitrato pela ao de bactrias aerbias. Este processo conhecido como nitrificao. O processo inverso tambm possvel quando ocorre a reduo dos nitratos amnia ou at a nitrognio via aes microbianas e sob certas condies fsico-qumicas. Este processo chamado de desnitrificao. Concentraes mais altas podem ser encontradas em esgotos brutos e efluentes industriais, particularmente de refinarias de petrleo onde a amnia um subproduto do processo de refino. A amnia um importante componente de fertilizantes (MICRONAL, 2010). Altas concentraes de amnia em guas de superfcie, acima de 0,1 mg/L (como N), podem ser indicao de contaminao por esgoto bruto, efluentes industriais, particularmente de refinarias de petrleo, ou do afluxo de fertilizantes. A concentrao excessiva de amnia txica para a vida aqutica, sendo que na forma no ionizada (NH3) mesmo em baixas concentraes podem ser fatais para os peixes, pois afetam o sistema nervoso central do animal, reduzindo sua capacidade de consumir oxignio e diminuindo sua resistncia a doenas (MICRONAL, 2010). Nitrato a forma mais completamente oxidada do nitrognio. Ele formado durante os estgios finais da decomposio biolgica, tanto em estaes de tratamento de gua como em mananciais de gua natural. Sua presena no estranha, principalmente em guas armazenadas em cisternas em comunidades rurais. (MICRONAL, 2010). Segundo CETESB (2007) o nitrato txico, causando uma doena chamada metahemoglobinemia infantil, que letal para crianas (o nitrato reduz-se a nitrito na corrente sangunea, competindo com o oxignio livre, tornando o sangue azul). Por isso, o nitrato padro de potabilidade, sendo 10 mg/L o valor mximo permitido pela Portaria 518/04 do Ministrio da Sade. O Nitrito, um estado intermedirio do ciclo do nitrognio (figura 8), formado durante a decomposio da matria orgnica e prontamente oxidada a nitrato. Esses processos ocorrem em instalaes de tratamento de gua, sistemas de distribuio de gua e guas naturais. Em guas superficiais a presena de nitritos pode indicar a decomposio parcial de matria orgnica, descarga excessiva oriunda de estao de tratamento de gua ou poluio industrial. Em guas poludas a presena de nitrito pode indicar a presena de bactrias redutoras de nitrato quando as condies presentes so anaerbias. Concentraes at 0,1 mg/l so inofensivas, j em concentraes entre 0,1 e 0,5 podem provocar danos a certas espcies de peixes (MICRONAL, 2010).

Figura 8: Ciclo do nitrognio na gua. Fonte: Olhar ambiental,2011.

METODOLOGIA A coleta de gua para anlise dos nutrientes obedeceu sazonalidade climtica do estado do Cear que corresponde aos perodos de estiagem e chuvoso.
4

As anlises qumicas necessrias para determinao das concentraes de amnia, nitrito e nitrato foram realizadas no Laboratrio de Tecnologia Ambiental da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). As amostras coletadas na lagoa foram armazenadas e devidamente identificadas, em garrafas plsticas de 500 ml, sendo acondicionadas em caixas trmicas e transportadas Universidade. Para o estudo foram selecionados inicialmente 10 pontos na primeira coleta (setembro de 2009), 12 pontos na segunda coleta (dezembro de 2009), 13 pontos na terceira coleta (maro de 2010), onde os pontos foram localizados com GPS (Global Positioning System) de marca GARMIN. A variao no nmero de pontos ocorreu devido necessidade de melhor caracterizar o ambiente lagunar, quanto aos problemas de poluio e/ou contaminao e, tambm, devido reforma na Avenida Manuel Mavignier que modificou o percurso de gua no sangradouro da Lagoa (Figura 09).

Figura 09: Construo do sangradouro, sob a ponte da Av. Manuel Mavignier. Fonte: Arquivo pessoal, 2010. As anlises de amnia, nitrito e nitrato foram realizadas em espctofotmetro UV-VIS, marca FEMTO, utilizando o conjunto de reagentes PoliControl. Para amnia o mtodo utilizado foi Nesslerizao Direta, com conjunto de reagentes para anlise de nitrognio amoniacal, baseado na norma AWWA 4500-NH3 C, que apresenta faixa de leitura de 0 a 5,0 mg/L, limite de deteco de 0,04mg/L, e a leitura feita em comprimento de onda de 430 nm. O nitrato foi determinado com o conjunto de reagentes para determinao de nitrognio sob a forma de nitrato, baseado na norma AWWA 4500-NO3-H, com faixa de leitura de 0,0 a 8,0 mg/L de NO3, com limite de deteco de 0,2 mg/ NO3 e a leitura feita em comprimento de onda de 520 nm. Para o nitrito utilizou-se o conjunto de reagentes para determinao de nitrognio sob a forma de nitrito, baseado na norma AWWA 4500 NO2 B; com faixa de leitura 0,00 a 0,80 mg/L NO2, com limite de deteco de 0,01 mg/L de NO2 e a leitura feita em comprimento de onda de 520 nm. DESCOBERTAS E DISCUSSES Na Resoluo CONAMA 357/2005, que dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para seu enquadramento, a lagoa da Precabura enquadra- se como gua doce e gua salobra, conforme resultados encontrados nas anlises de salinidade realizadas nos perodos de coletas. De acordo com artigo 4 do mesmo, para guas doces, a lagoa est enquadrada na Classe 03; onde para Nitrato o limite mximo de 10,0 mg/L, nitrito de 1,0 mg/L e nitrognio amoniacal 3,7 mg/L para pH < 7,5; 2,0 mg/L para 7,5 < pH <8,0; 0,5 mg/L para pH >8,5. Elevadas concentraes de amnia foram encontradas nas amostras de gua na lagoa da Precabura -1 -1 no perodo de estiagem, com valores variando entre 2,06 mg.L e 51,19 mg.L , superiores ao valor -1 mximo permitido de 3,7mg.L , pela Resoluo N 357/2005 do CONAMA (figuras 10 e 11). No perodo chuvoso, houve uma expressiva diminuio nos valores de amnia que variaram de 0,58 -1 mg.L a 2,23 mg.L 1, ficando dentro do padres estabelecidos pelo CONAMA 357/2005.

Comportamento Amnia Lagoa Precabura Perodo Seco


Concentrao mg/L 60 50 40 30 20 10 0 inicio final Perodo 2009/2010 Amnia

Comportamento Amnia Lagoa Precabura Perodo Chuvoso


Concentrao em mg/L 2.5 2 1.5 1 0.5 0 inicio final Perodo 2009/2010 Amnia

Figuras 10 e 11: Comportamento da amnia no perodo seco e chuvoso, nos anos de 2009 e 2010.

O nitrito (Figuras 12 e 13), forma intermediria de oxidao do nitrognio, tanto na oxidao da amnia para nitrato como na reduo do nitrato para nitrito, no perodo de estiagem no foi detectado em trs -1 pontos, entretanto, quando detectado, apresentou o valor mximo de 0,88 mg.L , estando baixo do valor recomendado pelo CONAMA 357/2005. -1 No perodo chuvoso o nitrito apresentou uma concentrao mnima de 0,031mg.L e mxima de 0,281 -1 mg.L , tambm abaixo do padro CONAMA 357/2005.

Comportamento do Nitrito Lagoa Precabura Perodo Seco


C o n cen trao em m g /L
C o n cen trao m g /L

Comportamento do Nitrito Lagoa Precabura Perodo Chuvoso


0.3 0.25 0.2 0.15 0.1 0.05 0 inicio final Perodo 2009/2010 Nitrito

20 15 10 5 0 inicio final Perodo 2009/2010 Nitrito

Figuras 12 e 13: Comportamento do nitrito no perodo seco e chuvoso, nos anos de 2009 e 2010. O nitrato em perodo de estiagem apresentou valor mnimo de 0,14 mg.L e mximo de 0,15 mg.L , portanto abaixo dos valores estabelecidos no CONAMA 357/2005. (Figuras 14 e 15) -1 -1 No perodo chuvoso foi determinado um mnimo de 0,039 mg.L e mximo de 0,46 mg.L , tambm abaixo dos valores estabelecidos pelo CONAMA 357/2005.
-1 -1

Comportamento de Nitrato Lagoa Precabura Perodo Seco


Concentrao em mg/L 0.152 0.15 0.148 0.146 0.144 0.142 0.14 0.138 0.136 0.134 inicio final Perodo 2009/2010

Comportamento de Nitrato Lagoa Precabura Perodo Chuvoso


C o n cen tra o em m g /L 0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 inicio final Perodo 2009/2010

Nitrato

Nitrato

Figuras 14 e 15: Comportamento do nitrato no perodo seco e chuvoso, nos anos de 2009 e 2010.

CONCLUSES Alta concentrao de amnia pode ser devido ao lanamento de efluentes domsticos diretamente nas guas da Lagoa, por residncias e conjuntos habitacionais dos bairros prximos ao seu entorno. O nitrato e nitrito atendem aos valores permitidos pela Resoluo CONAMA 357/2005. De acordo com resultados das anlises constatou-se que a lagoa da Precabura passa por um processo de decomposio ativa, com foco de poluio recente. A partir dos resultados obtidos, sugere-se que a posteriori seja desenvolvido um plano de gerenciamento integrado, observando o cenrio preexistente de ocupao espacial da bacia hidrogrfica e qualidade ambiental da lagoa Precabura. O plano de gerenciamento integrado pode ser implementado atravs do uso de ferramentas de gesto para a minimizao dos impactos ambientais negativos decorrentes do despejo de esgotos como: Monitoramento ambiental, que deve considerar critrios para a seleo da rea para implantao a indstria e determinar os processos de produo a serem utilizados como, por exemplo, atravs da utilizao de materiais com menor potencial poluidor ou ainda pela reutilizao dos resduos gerados; Controle da contaminao ambiental, que compreende medidas de reduo da gerao de resduos e reduo de desperdcios; mtodos de tratamento e destinao de resduos e efluentes; e planos de emergncia; Programas de educao e sensibilizao,acerca do valor da gua e do perigo que os efluentes representam ao meio, buscando reduzir o desperdcio de gua e a contaminao ambiental. REFERNCIAS APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 18. ed. AWWA WPCP,1992. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resoluo N 357 de 15 de maro de 2005. CEAR. IPECE. Disponvel em:http/www.ipece.ce.gov.br. Acesso em:10 de abril de 2010. ESTEVES, F. A. Fundamentos de Liminologia. Rio de Janeiro: Intercincia / FINEP,1988. FREIRE, G. S. S. Projeto de estudo das caractersticas sedimentolgicas, fsicas, qumicas e ambientais das lagoas costeiras do estado do Cear (Lagamar do Caupe) Departamento de Geologia, Universidade Federal do Cear, Fortaleza [(s.d.)].

LEITE, A. E. de B. Simulao do lanamento de esgotos domsticos em rios usando um modelo de qualidade d'gua, SisBAHIA.Dissertao de Mestrado - DSSA/ENSP/FIOCRUZ/RJ,2004. MICRONAL. A sade da gua. Boletim de aplicao. Disponvel em: http/www.micronal.com.br. Acesso em 20 de outubro de 2010. OLHAR AMBIENTAL. Ciclo do nitrognio na gua. Disponvel em : http://www.profotos.com.br/Olhar_Ambiental/CiclosNatureza.htm. QUEIROZ, A M. de.

Acesso em 10 de maio de 2010.

Caracterizao limnolgica do Lagamar do Caupe Plancie Costeira do

Municpio de Caucaia CE. Dissertao. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Universidade Federal do Cear (UFC). rea de concentrao: Ecologia e Organizao do Espao. Fortaleza, 2003. RIBEIRO, A. C. A. Anlise e Planejamento Ambiental do Sistema Hidrogrfico Papicu/Macei, Fortaleza - CE. Dissertao. Mestrado do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Universidade federal do Cear (UFC). rea de concentrao: Ecologia e Organizao do Espao. Fortaleza,2001. SILVA, P. R. F. G. da. Indicadores Ambientais do Complexo Hdrico Papicu/ Macei, Fortaleza Cear. Dissertao. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) Universidade Federal do Cear (UFC). rea de concentrao: Ecologia e Organizao do Espao. Fortaleza,2003. TUCCI, Carlos E. M.; BRAGA,B.; PORTO, M. Monitoramento de Quantidade e Qualidade

das guas. In: REBOUAS, Aldo da C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J.G. (Organizadores). guas Doces no Brasil - Capital Ecolgico, Uso e Conservao. 2 ed. So Paulo: Escrituras,2002. VON SPERLING, M. Princpios bsicos do tratamento de esgotos. Belo Horizonte: DESA/UFMG,1996b.

You might also like