You are on page 1of 79

The Equinox Volume 3 Number 7, 1971

Copyright Ordo Templi Orientis O.T.O. International Headquarters P.O. Box 684098 Austin, TX 78768 USA

Esta edio traduzida para o portugus pode ser distribuda livremente sem modificaes e sem quaisquer custos alm daqueles que possam ser necessrios para a transmisso de arquivos, impresso e postagem (quando aplicvel).

Apenas para uso pessoal e no-comercial.

Esta reviso do livro foi gerada em 03/10/11 19:46, mas poder passar por novos aprimoramentos. Para obter a verso mais recente, acesse: http://hadnu.org

BAIXO

CIMA Chave

+ 1 25 6 33 12 44 13 10

34 51 40 62 16 32 55 54

5 3 29 39 8 48 63 60

26 27 4 52 23 18 22 41

11 24 7 15 2 46 36 19

9 42 59 53 20 57 37 61

14 21 64 56 35 50 30 38

43 17 47 31 45 28 49 58

I CHING
Uma nova traduo do

LIVRO DAS MUTAES


por

MESTRE THERION
sendo

O EQUINCIO
VOLUME III NMERO 7

Faze O Que Tu Queres


dever ser o todo da lei

Introduo Edio em Portugus


Faze o que tu queres dever ser o todo da Lei Tambm chamado de I Khing, Shih Yi e (mais popularmente) Y King, esta a verso da Besta deste famoso clssico chins. O I Ching era o mtodo de divinao favorito de Mestre Therion, que utilizava um jogo de seis varetas para formar seus hexagramas. Apesar de no ter publicado ainda vivo a sua verso, ele evolui o corpo do texto por dcadas, e escreveu uma srie de comentrios, que pretendemos coletar e traduzir assim que for possvel. Este texto chamado de uma nova traduo, mas na verdade se trata de uma parfrase em rima da verso traduzida do chins para o ingls por James Legge, publicada na srie Sacred Books of East. Esta srie trouxe a primeira traduo para o ingls de inmeros clssicos orientais, em 50 volumes. Esta edio baseada no Y King by Aleister Crowley, publicado privadamente por Marlene Cornelius em 1994, que parece refletir a verso final de Crowley (dos anos 40).

INTRODUO Os trechos obscuros foram checados com a traduo de Legge. O texto original todo rimado, de forma que as linhas de Yin rimem com as de Yin, e as linhas de Yang com as de Yang. Existe uma traduo de Marcelo Ramos Motta deste livro, inclusive com as rimas, mas infelizmente ela ainda no foi publicada pelos detentores da obra. Amor a lei, amor sob vontade Frater S.R.

Introduo
O Y King matemtico e filosfico em forma. Sua estrutura cognata da Cabala; o verdadeiro instrumento simples, e cinco minutos so o suficiente para obter uma resposta bastante detalhada a qualquer questo exceto as mais obscuras. To Mega Therion

O TAO
1. O TAO se concentra sobre Kether como um ponto. 2. O TAO se dirige adentro de Chokmah e se torna a Fora Masculina. Ele chamado de YANG, e simbolizado por uma Linha Slida. 3. O TAO se expande em Binah e se torna a Fora Feminina. Ela chamada de YIN, e simbolizada por uma Linha Quebrada. 4. Estes trs: TAO, YIN e YANG, produzem o cu e a terra, e tudo contido ali.

O INSTRUMENTO
0. O TAO a fonte do I Ching, assim como de tudo. 1. Tu obters 6 moedas chinesas. Cinco devem ser de um metal e a sexta de outro. Um lado vs chamareis Yang, e o outro Yin (Cara e Coroa). 9

INTRODUO 2. Estas moedas devem ser mantidas enroladas em um pano preto, e nenhum outro deve pr suas mos nelas. Pois elas inflam com a tua aura, quando utilizados com sinceridade e frequncia. 3. No tens moedas? Seis varetas serviro. Pintes um lado slido e o outro partido. Uma das seis especial; Ela deve ser tornada nica pintando-se a ponta em ambos os lados. Cuide de tuas varetas como se fossem as moedas.

O MTODO
4. Quando nasceres uma situao em tua mente, e que gostarias de procurar um orculo, faa assim: V e pegue as tuas moedas ou varetas. 5. Vira-te para o leste; e limpa tua mente, de modo que nenhum pensamento se intrometer. 6. Invoque o Deus que quiserdes; enchendo-te com pura luz, e elevando tua mente a uma imagem fixa da situao sobre a qual perguntas. 7. Em seguida, jogue delicadamente tuas varetas ou moedas para o Leste; elas cairo em certo padro que tu arranjars em um Hexagrama - a unidade da Divinao deste livro: I Ching.

10

O EQUINCIO

O HEXAGRAMA
8. Um Hexagrama composto de seis linhas; cada linha sendo Yang ou Yin. A vareta ou moeda especial chamada de Linha Mvel. 9. Cada linha do Hexagrama numerada: A linha mais prxima de ti mesmo a nmero Um; ao passo que a mais distante a nmero Seis.

UM EXEMPLO
10. Tu te concentrastes sobre a tua situao, e as tuas varetas caram assim: Linha 6 - YANG (uma linha slida) Linha 5 - YANG (uma linha slida) Linha 4 - YANG (uma linha slida) Linha 3 - YANG (uma linha slida) Linha 2 - YIN (uma linha quebrada) Linha 1 - YIN (uma linha quebrada) (- A linha mvel est na linha 2) 11. O Hexagrama ficar assim:

12. Observai que o Hexagrama dividido em dois Trigramas: Um Trigrama superior e um Trigrama inferior. 11

INTRODUO

INTERPRETAO
13. Pegando a tua chave, que est neste livro: tu procurars o Trigrama superior ao longo do topo dos quadrados. Em seguida, localizai o Trigrama inferior esquerda do diagrama. 14. Sigas tu os Trigramas ao centro da Chave - Eis o nmero 33. 15. Ento, tu lers o Hexagrama Trinta-e-trs neste Livro: I Ching. 16. As duas primeiras linhas referem-se ao Hexagrama como um todo, mostrando-te o sentido da questo. 17. Em seguida, aparece um poema de seis linhas. A primeira linha deste poema pertence linha nmero Um no Hexagrama. A ltima linha do poema para a nmero Seis (a mais distante de ti mesmo). 18. A Linha Mvel (neste caso a nmero Dois) a linha especfica que pertence tua situao: Tua resposta do TAO. 19. Se tu no entenderes, e te confundires por dvidas e perguntas sobre as Foras da Divinao: Tu podes ler em Magick1 onde o Mestre Therion discursou sobre o assunto com seu entendimento do TAO. ABRAHADABRA
1

Nota do tradutor: se refere ao livro Magia em Teoria e Prtica.

12

I Ching
AA Publicao em Classe B

V
N Fra AA Sub Figur CCXVI

13

I CHING

1 O HEXAGRAMA KHIEN
Lingam de Lingam

KHIEN: Originrio do termo, Grande, perfurante, vantajoso, correto e firme. O drago se esconde: no hora de atos. O drago est no campo: agora faze o teu pacto. Sede ativo, vigilante, tendo cuidado e tato. Uma cachoeira brotando; o drago d um salto. O drago atravessa os cus no ritmo exato. No excedas, drago; para que tua fora no se arrependa. (Se tudo isto as hostes celestiais dos drages desproverem de suas cabeas, a sorte se tornaria um fato.)

14

O EQUINCIO

2 O HEXAGRAMA KHWN
Yoni de Yoni

KHWN: Grande, originrio, certo e justo, penetrante e til, firme como na gua. Se o verdadeiro homem se mover, seus ps se perdero; para ele, seguir seu caminho correto. Geada! A mais forte logo cai. Reta, quadrada e grande, a vantagem sempre nos recai. Continuai, mas a virtude magistral no ostentai. Eis um saco seguro quando uma boa amarradura se d. Eis a saia amarela; que boa fortuna nos trs. Ouro, sangue e prfiro: os drages a lutar. (Correta e firme a conduta, tu espiars a boa sorte que do cu trars.)

15

I CHING

3 O HEXAGRAMA KUN
Lua de Fogo

KUN: Firme, correto; isso evidencia um grande progresso e vantagem de nomear prncipes feudais. Pouco avano e difcil; mantenha teu lugar correto. Angstia, recuo; no temas, um amigo est prximo. Perdido na floresta, no busque um veado para caar. Recuando, procure o teu companheiro; com ele, mire alto. Dispense os favores ricos como os teus amigos esperam. Teus cavalos fogem; derramam-se lgrimas de agonia.

16

O EQUINCIO

4 O HEXAGRAMA MNG
Terra de Lua

MNG: Inexperincia; que eles vejam o sbio. Um ganha seu sorriso; dois excitaro sua raiva. Corrige-o uma vez para libertar; duas vezes? Deixe-o ir! Trate os tolos e as mulheres gentilmente, eles tem sua utilidade. No case com mulheres vagas, elas s conhecem dinheiro. Correntes prendem o ignorante, e o sofrimento flui. No entanto o grande tolo! O bem da simplicidade brilha! Proteja os ignorantes de todos os abusos!

17

I CHING

5 O HEXAGRAMA HS
Lua de Lingam

HS: Pacincia; sede sincero; o sucesso brilhar Firmeza traz fortuna, tu podes atravessar o rio. Espere, constante, na fronteira da terra. Espere, caluniado, pela areia das correntezas da montanha. Ah! escape do lodo, ou a injria est prxima. Ainda espere, em meio ao sangue. Corra para fora da caverna; Ainda espere, no banquete firmemente posicionado. Trs convidados vm ajudar; cumprimente-os com cortesia.

18

O EQUINCIO

6 O HEXAGRAMA SUNG
Lingam de Lua

SUNG: Conflito: seja cauteloso; no busque o extremo. Procure a ajuda de amigos, e no atravesse o rio. No perpetues conflito, embora estejas injuriado. Superado, se retire, o esconderijo seja teu amigo! Mantenha o teu lugar, mas no clame nenhuma glria agora. Superado, reflita sobre o estudo da lei do cu. Agora, com a grande fortuna ao teu lado, combata! Vitorioso, o fruto amargo no final.

19

I CHING

7 O HEXAGRAMA SZE
Yoni de Lua

SZE: Exrcitos; tudo depende do sbio, Sua experincia madura, e a sua idade da sabedoria. Observe bem as regras da estratgia marcial. Chefe do exrcito, o teu rei confere o cargo. Propsito dividido ineficincia! Recuar no um erro se for necessrio. Procure e destrua a m f e a revolta! Mas encontre bons homens para cargos de dignidade.

20

O EQUINCIO

8 O HEXAGRAMA P
Lua de Yoni

P: Unio. Primeiro examine, tu ests certo? Ento o inquieto se junta a ti; ai do empenho do preguioso. Sinceridade de unio a chave; De dentro da mente sai a verdadeira unidade. No te unas com a iniquidade do indigno! H algum alm de ti que anseia por ti. Sustente bem a tua torre sobre o poder do povo. Errastes o teu primeiro passo? Tu vers desastre.

21

I CHING

9 O HEXAGRAMA HSAO KH
Ar de Lingam

HSAO KH: Mostra pequena reteno. Da o sucesso rpido. Mas as nuvens de fato, ns pedimos pela felicidade da chuva. Enganado? Retornai e segui o teu o prprio plano! Por verdadeira atrao distribua tua amplitude estrelada! Raiva no casamento ou um carro com defeito! Sangue e desgraa, a sinceridade oferece sucesso. Sinceridade: aqui est a ajuda de todo o cl. Quem ganha muito pode perder; repouse, homem!

22

O EQUINCIO

10 O HEXAGRAMA L
Lingam de gua

L: o trilhar do caminho que certo! Caminhe sobre a cauda do Tigre; ele no morder. Siga o caminho do correto que te familiar; Reto e fcil anda o eremita. Aprenda a vaidade, o blefe do bravo, para fugir! Pise na cauda do tigre; mas cuidado com seu rancor. Firme, resoluta embora perigosa a tua situao; Examine bem o augrio do voo.

23

I CHING

11 O HEXAGRAMA THI
Yoni de Lingam

THI: A devida ordem de coisas; ns vemos, em suma, boa sorte; as pequenas coisas vo, e as grandes coisas vm. Puxe um galho; e os outros o seguem. Busque pacincia, autoconfiana, amor e juzo. Apesar de que todas as coisas mudem, regozije; pois essa a ordem. Chame amigos para ajudar-te, eles podem te salvar. Lembre-se do que T-Y achava correto e verdadeiro. A cidade est arruinada; h pouco que tu possas fazer.

24

O EQUINCIO

12 O HEXAGRAMA PH
Lingam de Yoni

PH: Tudo transtorno no rgano. Vemos o grande partir, e o pequeno vir. Mais uma vez um galho puxado tambm trs os outros. A pacincia, a obedincia, a aptido, constroem de novo. A vergonha esconde teu propsito de tua prpria viso correta! Aja corretamente; camaradas viro adorar-te e admirar-te. Restaurando todas as coisas, murmura Podemos ter cometido um erro estpido! A escurido passa; a luz irrompe de baixo.

25

I CHING

13 O HEXAGRAMA THUNG ZN
Lingam de Sol

THUNG ZN: A unio dos homens; em toda parte do cl! Atravesse ento o rio, tu, homem firme e superior! Aqui primeiro o mestre se levanta de sua porta. Ele bem deve fugir das preocupaes da famlia! Escondido, mas atento, o nascimento da justia aguarda! Esteja pronto para atacar, mas no tente o destino. Das lgrimas ao riso, a vitria coroa o teu estado. At mesmo nos subrbios os homens te chamam de grande.

26

O EQUINCIO

14 O HEXAGRAMA T Y
Sol de Lingam

T Y: Grandes posses; a riqueza uma bruxa, em cujo caldeiro borbulha o sucesso. Dirija livre de erros, visualize a tua estrada clara. Vede! A carroa com sua grande carga dourada! O grande prncipe mostrou seu dever ao filho do cu. Mas guarde os recursos como sua joia um sapo. A sinceridade rivalizada pela majestade. De todas as formas a bno do cu transbordou!

27

I CHING

15 O HEXAGRAMA KHIEN
Yoni de Terra

KHIEN: Use a humildade, esse o fermento da panificao. Um homem pode vencer em toda tarefa. Aumente as humildades; assim abra o caminho! Uma vez reconhecida, quem negar? O mrito reconhecido herdar o sucesso. Cresas tu mais verdadeiramente humilde a cada dia. Assim, todos os teus vizinhos em tua causa formam tropa. Use a fora mas somente sobre a presa adequada!

28

O EQUINCIO

16 O HEXAGRAMA Y
Fogo de Yoni

Y: A satisfao se espalha por todas as tuas praias. Nomeie teus prncipes, e envie as tuas hostes! No te glories do prazer: ali espreita a queda. Seja firme, com a previso toda a tua alma brilha. No presumas; compreenda o que veio pode partir! Irradie a felicidade, chame os amigos para do sucesso partilhar. No crie um hbito; a alegria to estpida quanto a dor. ! Pense mais profundamente; a mudana o lance da sabedoria!

29

I CHING

17 O HEXAGRAMA SUI
gua de Fogo

SUI: Siga imediatamente, mas verifique que ao seguir seja firme, inabalvel e correto. Mudando sua busca, procure amigos alm do teu porto. Deveria deixar o velho, e seguir o jovem garoto? Mais sabiamente deixa a juventude, e emprega o bom-senso da idade. Os aderentes feridos; assegura-te de que teu caminho correto. Siga toda a excelncia passos ansiosos. O rei sincero pode sacrificar com alegria.

30

O EQUINCIO

18 O HEXAGRAMA K
Terra de Ar

K: Servio. Tu podes atravessar o rio, sem dvida, se tu cogitaste completamente o teu propsito. Bom filho, conserta a debilidade de teu progenitor; Seja gentil com a fragilidade de tua me, Filho. Sim, corrija os problemas de teu pai, cada um. Contenha o teu curso; contempla-os com indulgncia. Assim ganhe o elogio de tua utilidade. Faze o que tu queres, tu mesmo, escravo de ningum!

31

I CHING

19 O HEXAGRAMA LIN
Yoni de gua

LIN: Grande; aqui est o progresso e o sucesso para a firme retido; mas mais problemas no perodo! Agora com teu companheiro force firmemente o passo! Avance com ele a aliana ganha a corrida. Seja cauteloso, ou o avano pode levar-te ao erro. Siga adiante somente da maneira mais nobre. Grandes governantes necessitam de grande sabedoria todo dia. Honesto, generoso, traga o raio da fortuna!

32

O EQUINCIO

20 O HEXAGRAMA KAN
Ar de Yoni

KAN: Manifestao, contemplao; busque ser sincero, puro, justo, com dignidade. Impensado e juvenil: tu pouco vers! Espie pela tua porta a modstia de uma mulher. Considere o teu curso inteiro insistentemente. O bem-estar resoluto do estado, procure a ajuda da majestade. Considere o curso de tua vida, a fim de que a ao no erre, E critique o verdadeiro carter da tua alma.

33

I CHING

21 O HEXAGRAMA SHIH HO
Sol de Fogo

SHIH HO: Unio por mordida1, aqui o sucesso vem atravs do uso adequado do estresse legal. Corte a raiz do crime2; dedos aparados, ponha os ps sobre bens; Seno a carne e o nariz devem ser mordidos e arrancados. Rpido, ou a carne seca te d o dobro de trabalho para fazer! Ri, ri, promessas falsas antes que o porto abre. Morda: o ouro recompensa a precauo firme e verdadeira. Ou, por ltimo, a Kangue as orelhas cortadas, o destino zomba.

Nota do tradutor: Gnawing parece ser um trocadilho de mordida/mordeo com preocupao/ansiedade/perigo constante, que outro significado da palavra. 2 Nota do tradutor: Nip in the bud significa acabar com algo no comeo, cortar um mal pela raiz. Mas nip tambm significa morder/beliscar, da o trocadilho com o hexagrama.

34

O EQUINCIO

22 O HEXAGRAMA P
Terra de Sol

P: Ornamento; de fato deve ter um curso livre. Mas em seu lugar: no deve assumir a liderana. Decore teus ps, e no necessite de cavalos. Decore tua barba, pois a dignidade combina. Decore, busque firme retido em teus caminhos! cavalo, alado, deseje o honesto e verdadeiro! Apesar de pobre, suburbano, h um bom trabalho a fazer. Vestida em branco puro, tua fora simplicidade.

35

I CHING

23 O HEXAGRAMA PO
Terra de Yoni

PO: Queda; derrubada, quando as coisas tremem, agit-las mais um erro. Fira as pernas da poltrona, em breve tudo se ir; Prejuzo sua estrutura, logo haver queda total. Destrua, quando necessrio for no mostrar a sabedoria? A poltrona destruda, seu ocupante tem desgraa. Seja leal, ajude os teus semelhantes; tudo est incandescente. Isso te deixar corajoso; o homem pequeno cava a sepultura dele.

36

O EQUINCIO

24 O HEXAGRAMA F
Yoni de Fogo

F: Retorno; tu ests livre para ir e vir. Amigos ajudam; agora mova-se com confiana ardente. Corrija as pequenas tolices procure as maravilhas de sorte! Errastes? Retorne e tome o caminho adequado. Volte, volte; e no se desvie mais! Retorne, embora todos os teus companheiros te digam que no. Retorne nobremente o mestre do teu dia! Mas erro empilhou sobre erro o demnio para pagar!

37

I CHING

25 O HEXAGRAMA W WANG
Lingam de Fogo

W WANG: Sinceridade e prudncia; esplndido Se nestes assuntos tu no ofendestes. Livre de toda insinceridade, prossiga! Muito bem, se tu colherdes sem nunca usar arado! No entanto a inocncia frequentemente tem a marca da culpa. Firmeza, retido, estes prope que a desgraa caia fora. O bom homem doente? Ele no precisa de nenhum mdico respeitado. Chegou a hora em que o livro do silncio o melhor para decorar.

38

O EQUINCIO

26 O HEXAGRAMA T KH
Terra de Lingam

T KH: O grande acmulo; abandone tua virtude privada quando o estado precisar dela. Perigo; no te movas, mas olhe para dentro de teu corao. Ento, com o devido cuidado, esteja pronto para o incio. Agora, com o cavalo bom, bem treinado, faa bem a tua parte! Bloqueie at mesmo os chifres do jovem touro; ele est mais seguro assim. Castre o javali ele mostrar seus dentes delicadamente. Ento governe as estrelas a boa sorte ajudar na tua arte!

39

I CHING

27 O HEXAGRAMA
Terra de Fogo

: Nutrio; o assunto e a forma, demandam que o pensamento indique o caminho. Te satisfaa; seno como teu queixo dever tremer! No olhe nem pra baixo nem pra cima, dizem os sbios. Mal nutrida, a ao significa apenas tumulto. Mas veja! Abaixo de ti balbuciam as presas do tigre. Mtodo inadequado? Permanea firme e cauteloso! Mas tu, que nutristes tudo, podes atravessar o rio.

40

O EQUINCIO

28 O HEXAGRAMA T KWO
gua de Ar

T KWO: Uma viga enfraquecida est sob tenso. Mover-se de qualquer maneira invoca sucesso. Coloque tapetes para as coisas estabelecidas; ento as falhas so poucas! O salgueiro morto produz ramos; ento o homem velho cortejando a esposa jovem. A viga est fraca; o destino est ocupado com a fermentao! A viga se curva a lealdade fez a juno. Flores de salgueiro mortas; jovens homens atrs da velha esposa! Ousado atravessador, a tua cabea est molhada mas tu foste verdadeiro!

41

I CHING

29 O HEXAGRAMA KHAN
Lua de Lua

KHAN: Desfiladeiro, caverna, buraco: Em tempos de perigo no faa da sinceridade de ato um estranho. Desfiladeiro dentro de desfiladeiro, ento a caverna no v! No envolva mais profundamente teu caso perigoso! Perigo por todo lado aquietar-se a demonstrao mais afortunada! Instruindo seu rei, demonstre a mais humilde prudncia! Seja paciente, o tempo traz a ordem com ritmo grave. Amarrado e atormentado, desnorteado tambm? Que desgraa!

42

O EQUINCIO

30 O HEXAGRAMA L
Sol de Sol

L: Sol; apego. Teu caminho seja to dcil quanto firme e ento veja a sorte sorrir. Confuso no comeo? Que a reverncia favorea. Aqui est a fortuna estabelecida corretamente e vestida de amarelo. Aceite tuas desgraas com nimo ou o pior comparecer. Precipitao que vergonha! Assim o fogo e a morte descendem. A sorte vem em teu auxlio, a melancolia segue! Na vitria seja justo um fim nobre.

43

I CHING

31 O HEXAGRAMA HSIEN
gua de Terra

HSIEN: Influncia mtua; a boa sorte abenoa A justeza firme do homem com a mar, o sucesso! Quererias andar? S mover teus dedos uma falha; Apenas as panturrilhas? Certamente seria melhor retroceder. Tambm a coxa? Une-se de perto aos lderes? Tu te arrependers disso. Planos incertos? Apenas teus amigos os seguem. Mas encolha teus ombros! Deus dever ver isso alegremente. Ento no mexas a tua lngua, nem abra tua mandbula!

44

O EQUINCIO

32 O HEXAGRAMA HNG
Fogo de Ar

HNG: Pela persistncia grandes imprios so construdos. No existe lei alm de faze o que tu queres, A nsia de resultado arruna a vontade em todos os sentidos; Mas o propsito decidido atravessa o imenso abismo. Mantenha a tua virtude no d ateno s crticas! No busque recompensas; o teu trabalho seja sua prpria crisma, O amor da paixo vence, onde o ativo perde, briga; E esforos violentos terminam em decadncia rpida.

45

I CHING

33 O HEXAGRAMA THUN
Lingam de Terra

THUN: Uma retirada. Embora tua fora esteja exausta. Um recuo hbil domina o evento! Perigo! Bata em retirada! Fique quieto apesar de que ainda mostre a cauda. Mesmo assim, sutilmente agarre com firmeza teu propsito. Generoso com aqueles que te prendem; odeie a ira deles; apesar da vontade deles, o grande tem a esperteza de se retirar. Escape oportunamente at mesmo os deuses admiram. Escape com dignidade reacenda o fogo.

46

O EQUINCIO

34 O HEXAGRAMA T KWANG
Fogo de Lingam

T KWANG: Grande fora. Seja firme e autoconfiante; Mas tirano para us-la como um gigante! Mantenha firme teus ps, mas ainda no se atreva a se mover! Tua retido firme exerce e prova. Cercas enredam carneiros que cegamente empurram. A fora falha em forar algumas portas que se abrem para o amor. Teu propsito conquistado, relaxe nem assim exija demais do teu corao; Depois de enlaado, a melhor chance saber que assim ests!

47

I CHING

35 O HEXAGRAMA TZIN
Sol de Yoni

TZIN: Avanar quando tu conquistardes a tranquilidades das pessoas, teu senhor te dar presentes e dignidades. Firme, paciente e generoso, espere teu dia! Mova-se com pesar do jeito da me real! Assim comeou a confiana por que adiar? Avance com discrio; a marmota ainda te guia; No busque sucesso, o jogo foi feito para se jogar. Use o poder com precauo ou cuide-se para no se arrepender!

48

O EQUINCIO

36 O HEXAGRAMA MING
Yoni de Sol

MING : Inteligncia gravemente ferida; reflete sobre a posio rigidamente correta. Ferido? Incline tuas asas e jejue, enquanto os crticos te cercam. Um cavalo pode salvar o de coxa ferida. Teu grande inimigo capturado, no seja ansioso demais! Escape da noite pela propriedade da mente. Pense em como a Corte de K encontrou o destino! Por fim a terra engole aquele que pisou o cu.

49

I CHING

37 O HEXAGRAMA KI ZN
Ar de Sol

KI ZN: A famlia: Esta regra direita sua base! A mulher seja firme, correta, em seu prprio lugar. Primeiramente, lei correta o necessrio. Governanta, sustente a casa com modstia! Seja severo com a ociosidade e a tagarelice. Assim a sorte ajuda a enriquecer a famlia. Todos compartilham da sorte do rei dominador. Sincero, majestoso, o final brilhante.

50

O EQUINCIO

38 O HEXAGRAMA KHWEI
Sol de gua

KHWEI: Tudo desunio, a me do sofrimento; Mas em pequenos assuntos pode haver sucesso. Cavalos perdidos retornam; homens ruins ainda podero tomar o teu caminho; Por acaso teu senhor pode te encontrar no atalho. Confuso e castigado? Aguarde a anistia do tempo. Sozinho e desunio? Amigos na estrada. Junto com teu ministro teu caminho est livre. Porcos? Fantasmas? Inimigos? No! Avance no caminho elevado.

51

I CHING

39 O HEXAGRAMA KIEN
Lua de Terra

KIEN: Incompetncia e debilidade; hora do grande homem te auxiliar na escalada. O avano acrescenta problemas; a quietude te ajuda agora. Continue lutando sem nenhum egosmo para arruinar teu voto. No avance; buscai novamente vosso antigo cl! No avance; estejais unido com aqueles. Lute! Amigos vm para continuar o teu plano. No avance! Espere por ajuda do grande homem!

52

O EQUINCIO

40 O HEXAGRAMA KIEH
Fogo de Lua

KIEH: Soltura; se tudo foi vencido; retorne e descanse. Se a conquista parcial, ao rpida ser melhor. Comece a desprender caminho reto e claro. Campos livres de raposas; consiga a aljava dourada. Indigentes a cavalo incitam o jogo dos bandidos. No fique de p opondo-te aos amigos que vm para entregar. Remova todo erro; ento todos os homens possuiro tua influncia. O Prncipe dever matar o falco na muralha.

53

I CHING

41 O HEXAGRAMA SUN
Terra de gua

SUN: Diminuio; seja sincero; o preo no a medida do sacrifcio. Largue os assuntos para ajudar os amigos, mas mesmo assim, cuidado! Previna-se contra a ao; seja cauteloso com o dinheiro! Trs caminham, um se foi; uma caminha, e encontra um dois. Pela amizade v as desgraas se tornando poucas. Aqui esto os cascos de tartaruga dos poucos escolhidos. Prudente, embora afvel, bem servido por amigos honrados.

54

O EQUINCIO

42 O HEXAGRAMA Y
Ar de Fogo

Y: Aumento; agora no hora de sentar e tremer; mas sim de seguir em frente, at mesmo de atravessar o rio. O sucesso justifica a ousadia; encare o teu destino! Bons pressgios e verdadeira virtude reunidos, experimente! O ruim desemboca no bom, para aquele que lidera o caminho; At mesmo remover a capital ele pode. Que todos os homens partilhem de tua propriedade aprovada! Pelos distrbios da alma os reinos se desintegram.

55

I CHING

43 O HEXAGRAMA KWI
gua de Lingam

KWI: Desligamento; desprazer; enfrente teu inimigo; mas mostre a devida relutncia em agir assim. Prepare bem os teus planos antes que a marcha comece. Busque amigos leais e no tenha medo das armadilhas. Lute sozinho; a coragem persistente vence! Derrotado, aquiesa sorrisos conquistam risadas. Desarraigue os homens pequenos como beldroega faa couro de suas peles; Isolado ele est e maligno seu fim ser!

56

O EQUINCIO

44 O HEXAGRAMA KU
Lingam de Ar

KU: Subitamente encontrando eis uma mulher no se casar com ela que destemida. Mantenha a estupidez fraca ou trar melancolia! Aqui est o peixe mas no pea s pessoas suspeitas1 para comer! Derrotado, sim; mas sem comer com os porcos! Nenhum peixe pois tu te misturastes com os ladres, no final. Oculte tuas virtudes as adegas amadurecem o vinho! Mas os eremitas perdem as coisas humanas pelas divinas.

Nota do tradutor: Suspeito, duvidoso = fishy, mas tambm pode ser de peixe, relativo a peixe. Optamos pelo primeiro por fazer mais sentido com o original de Legge.

57

I CHING

45 O HEXAGRAMA TZHUI
gua de Yoni

TZHUI: Acmulo; conserte o santurio e sacrifique as maiores vitrias ali! Sozinho, ests indefeso; chame teu aliado certo; Com ele, at mesmo pequenas oraes obtm resposta rpida do cu. Desnorteado, todavia se esforando, tu deixas de suspirar. O sucesso justifica a ousadia; recorde Ento, de ser correto e firme na virtude! Chore por causa de tua solido mas continue sonhando alto!

58

O EQUINCIO

46 O HEXAGRAMA SHNG
Yoni de Ar

SHNG: A ascenso; busque o sublime! Sim, no sul reverenciai o sol! Seja bem-vindo pelo grande; aspire a coisas altas! As pequenas oferendas so adoadas por boa vontade sincera. Apenas cidades vazias tu s destemido para preench-las? O rei recompensa tua sinceridade verdadeira; Suba as escadas com a dignidade apropriada. Mantenha firme retido, apesar de cego o silencioso cu!

59

I CHING

47 O HEXAGRAMA KHWN
gua de Lua

KHWN: Restringido e aflito; o grande homem age. Mas a retrica de longe retirada dos fatos. Ndegas nuas tronco de rvore vale as esperanas se vo. Rei envergonhado, aquieta-te e seja sincero! Pedras, espinhos - chega em casa, e encontra a tua mulher no caminho errado. Mesmo com amigos o percurso difcil de seguir. Rebelio? A honestidade no tem nada a temer. Amarrado? No limite? Arrependa-se e tome o teu caminho!

60

O EQUINCIO

48 O HEXAGRAMA TZING
Lua de Ar

TZING: Poo; a fonte comum do acrscimo. Se mantida com cuidado, suas virtudes nunca cessam. Enlameado ou seco, que uso tem? Cuidado com a decadncia. Furado: uma vergonha! O trabalhador desonrado. Limpo, mas no utilizado; quo insensato o desperdcio! Bem isolado e enterrado, quo nobre a exibio. Venha beber a gua fria, cristalina, casta. Aqui at a borda ela borbulha siga teu caminho!

61

I CHING

49 O HEXAGRAMA KO
gua de Sol

KO: Mudana; os homens duvidam at que sua estupidez v que a mudana da sabedoria pode prever com facilidade. Primeiro; tu ests amarrado com tiras de couro amarelo. Ento espere um pouco, o tempo teu amigo. A pressa pode arruinar tudo; discuta os teus planos no experimentados. Primeiro obtenha a confiana dos homens; depois monte a sela e cavalgue! Rpido como um tigre com o Y como um guia! Confirme tua mudana com firme sinceridade.

62

O EQUINCIO

50 O HEXAGRAMA TING
Sol de Ar

TING: Caldeiro; podemos supor que seja firme seu auspcio, realizao, progresso e sucesso. Vire as panelas imundas; tua meretriz ganha o salrio de me. Antes de comeres coloque guardas ao redor da tua mesa! O desdm fracasso se no fores justo. Ento deverias ter vergonha; o teu caso lamentvel. O ouro embeleza a sinceridade firme dos homens. E os anis de jade confirmam sua honra!

63

I CHING

51 O HEXAGRAMA KN
Fogo de Fogo

KN: Fogo: cuidado, mas sorria com o semblante divino! No deixe que nada te assuste e te faa derramar o vinho! Aqui est o problema; vigie os teus caminhos, mas beba o teu vinho! Tome terreno elevado; a mar baixar e vazar. Perturbado? O perigo pode te ensinar como ir! Combata fogo com fogo, ou afunde de costas na lama! Problemas significam lucros para os homens que sabem. Cuidado! Preveja a ao do inimigo!

64

O EQUINCIO

52 O HEXAGRAMA KN
Terra de Terra

KN: Terra; mantenha o silncio como tua coluna; no veja nada sobre ti! Assim a seda da sabedoria tecida. Mantenha teus ps firmes; seja agora o repouso a tua lei. Tuas pernas seria ruim avan-las ou retir-las. Se os quadris se movem, o corao est suscetvel perturbao. Mantenha em silncio as inquietaes do teu corpo, novato, E, pelo amor dos cus segure a sua lngua1! A fortuna toma conta de quem persevera em quietude.

Nota do tradutor: Originalmente, se referia mandbula, mas o sentido o mesmo.

65

I CHING

53 O HEXAGRAMA KIEN
Ar de Terra

KIEN: Progresso gradual: seja tua carruagem direita e firme, sugestiva do casamento digno de uma senhorita. Gansos selvagens se aproximam da margem eles voam com cuidado! Eles chegam s rochas e pastam com alegria. Plancies secas eles cruzam isso precisa de uma asa vigorosa; Eles alcanam as rvores, e descansam; mas no muito alto. Finalmente eles conquistam o objetivo da viagem; Em amplas altitudes ver suas penas cintilando.

66

O EQUINCIO

54 O HEXAGRAMA KWEI MEI


Fogo de gua

KWEI MEI: Dar primeiro as filhas mais novas percurso ruim. No comece com o carro na frente dos bois. Vo, vs, aleijados! Eu segurarei suas muletas. Cego de um olho? Seja to casto quanto uma viva! Agora, irms mais novas, h limpeza a ser feita; Melhor adiar o enlao matrimonial! Pense de novo em T-Y e suas irms! Nenhuma carne na boca, e nenhum feijo na sopa.

67

I CHING

55 O HEXAGRAMA FNG
Fogo de Sol

FNG: Grande, abundante; a noite de precauo agora acabou. Derrame tua glria como o sol do meio-dia. Primeiro encontre teu companheiro, ento multiplique a tua fora. Seja humildemente fiel na obscuridade; No deixe seus acidentes perturbarem teu curso. A escurido como parceiro os homens! a fonte da fortuna. Ento, chame os membros do cl da habilidade! Mas o orgulho e a insolncia assassinam a majestade.

68

O EQUINCIO

56 O HEXAGRAMA L
Sol de Terra

L: Estrangeiros. Conduta correta e firme pode desvendar a maioria das confuses ligadas a viajar. Os homens miserveis por labuta servial aumentam a sua aflio; Bem alojados, servidos, homens endinheirados seguem mais fcil. Sua casa em chamas, seus servos fugiram, avisa o perigo. Embora rico, armado, descansado, mesmo assim por cautela pe um observador! Boas maneiras, discrio com o tiro; Enquanto que a arrogncia e a violncia ferem o estrangeiro.

69

I CHING

57 O HEXAGRAMA SUN
Ar de Ar

SUN: Madeira, vento; perceba sua sutilmente suave persistncia! Facilidade elstica, a linha da menor resistncia. Fraco de propsito, aprenda o jeito do soldado. Pea humildemente aos deuses que guiem o teu curso! Excesso violento de esforos gera remorso. Amplas premeditaes e tticas astutas te prometem a presa. Com firmeza, movimentos fceis aplicam a tua fora. Medo, indeciso, drenam o ltimo recurso.

70

O EQUINCIO

58 O HEXAGRAMA TUI
gua de gua

TUI: guas calmas podem correr profundas e livres; No confunda moleza com filosofia! Apazigua-te, harmonioso em tua esfera! Tua vontade nica, o mais completamente sincera! No desvie quando os prazeres sedutores cortejarem! Procura-te bem para tornar o teu propsito claro. Clientes muito confiantes podem comprar caro demais. prazeroso ser o capito de tua equipe!

71

I CHING

59 O HEXAGRAMA HWN
Ar de Lua

HWN: Disperso; no mundo dos tolos. O homem da realeza permanece firme, divide e governa. Precisa-se de um cavalo no conflito das multides do mundo; Precisa-se de um refgio, um plano astuto e seguro. Devemos ter golpes, e no nos importarmos com eles, na briga. Disperse a multido, ento escolha a tropa seleta. Comande a multido, e encha suas barrigas, homem! O bom fim esquece o quo mal comeou.

72

O EQUINCIO

60 O HEXAGRAMA KIEH
Lua de gua

KIEH: Regras. Quem pode viver sem elas? Mas no muitas, para que os homens no venham a desrespeitlas! No saia da tua casa para intrometer-se com o estado; Mas ponha boa ordem ainda de dentro do teu porto. Tu podes te lamentar se as regras desobedeceu. Apenas mantenha a lei e siga teu caminho pacfico. Decrete tuas leis suave, discreto, moderado; Mas no maltrate os homens com opresso cruel!

73

I CHING

61 O HEXAGRAMA KUNG F
Ar de gua

KUNG F: Sinceridade suprema; teu desejo cumprido. Por isso se movem at mesmo os porcos e peixes. Confie em ti mesmo, repouse em tua prpria esfera. Mas d as boas-vindas e retribua o bom banquete. Um companheiro envolve vicissitudes que variam; Viaja rpido quem viaja solitrio! Os homens so mais leais aos homens mais sinceros; Mas h o fracasso para o galo que voa alto no cu!

74

O EQUINCIO

62 O HEXAGRAMA HSIO KWO


Fogo de Terra

HSIO KWO: Excedendo nas pequenas coisas eu ouvi que voar alto demais arriscado para o pssaro. Embora tu sejas alado, no voa to precipitadamente alto! No deixe que a busca egosta deixe fugir a lealdade! Os homens por imprudncia pedem aos seus inimigos para atacar; Tato e habilidade ajudam-no a prevalecer. No alvo mais fcil, que tuas flechas voem! A ambio desenfreada convida a calamidade.

75

I CHING

63 O HEXAGRAMA K
Lua de Sol

K : Trabalho aperfeioado. As fronteiras da perfeio prximas s fronteiras de novos distrbios. Mantm o sucesso; que se preste ateno s lies da histria! Alarmado, no se distraia ou fique instvel; Coloque em cada iniciativa toda a fora necessria! Parar o primeiro vazamento, vigilante e pronto. Pequenas obras forjadas sabiamente so mais certamente prsperas1! A violncia imprudente se afoga no redemoinho do desastre sombrio.

Nota do tradutor: speed antigamente tambm era usado como prosperar em alguma iniciativa, ou ajudar a prosperar, segundo o Merriam-Webster Collegiate Dictionary.

76

O EQUINCIO

64 O HEXAGRAMA WEI TZ
Sol de Lua

WEI TZ: Trabalho arruinado! Ah, quase atravessou o rio! Erre o passo uma vez, e tudo estar perdido! A tua fora proporcional a tua tarefa? seno no tente! Retire-se frente s adversidades devastadoras. Ao cisco do mundo a alegria dos teus olhos no se aplica! Guerreie paciente por perodos persistentes! Assim conquiste a riqueza, a fama e a chama que no morre; Magistral, modesto, festeje com os deuses.

77

A rvore da Vida
A rvore da vida uma representao simblica do universo. Originalmente, ela era a Chave dos mistrios exotricos do Tar e da Cabala. uma Chave universal para comparar as aparentemente variadas filosofias de todos os pases e raas. Somente recentemente os Trigramas do I Ching encontraram lugar em sua estrutura; abrindo assim novos canais de pensamento nos mistrios da Sabedoria Oriental.

78

O EQUINCIO

79

You might also like