You are on page 1of 12

ESCOLA SECUNDRIA DOMINGOS SEQUEIRA

Sistema Terra-Lua

Ano letivo 2011/2012 Biologia e Geologia Trabalho realizado por: Ana Simes n1 10C

Andreia Cardoso n3 10C Bruno Duarte n4 10C

Diogo Domingos n10 10C

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

ndice:

ndice: ............................................................................................................................... 2 Introduo: ....................................................................................................................... 3 Histria da Terra: .............................................................................................................. 4 Origem da Lua:.................................................................................................................. 5 Histria da Lua: ................................................................................................................. 6 Curiosidades sobre a Lua: ................................................................................................. 6 Mitos sobre a Lua: ............................................................................................................ 7 Sistema Terra-Lua: ............................................................................................................ 8 Comparaes entre a Terra e a Lua:................................................................................. 8 Efeito das Mars: .............................................................................................................. 9 Fases da Lua: ................................................................................................................... 10 Concluso: ...................................................................................................................... 11 Bibliografia: ..................................................................................................................... 12

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Introduo:

Com este trabalho, pretendemos ficar a conhecer melhor o sistema Terra-Lua e as suas caractersticas. Vo ser abordados no trabalho vrios aspetos relacionados com a Terra, nomeadamente a sua formao. Vo tambm ser analisados temas relacionados com a Lua, desde a sua formao, sua influncia na Terra, passado por algumas curiosidades e mitos que tornam este astro to especial para ns seres humanos. No que diz respeito formao da Lua, ou neste caso sua origem vamos falar das vrias teorias existentes para o aparecimento da mesma, e dar especial ateno teoria mais aceite atualmente. Vamos tambm falar no trabalho do efeito das mars, uma das consequncias da existncia da Lua. O ltimo assunto abordado neste trabalho vai ser a respeito das fases da Lua.

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Histria da Terra:

O sol formou-se dentro de uma nuvem de gs e a poeira, e comeou a se submeter fuso nuclear e a emitir luz e calor. As partculas que orbitavam o sol comearam a juntar-se em corpos maiores, conhecidos como planetesimais, que continuaram a agregar-se formando planetas maiores, o resto da matria deu forma a asterides e cometas. Devido ao facto de as colises entre planetesimais libertarem muito calor, a Terra e os outros planetas telricos, no inicio estavam no estado lquido. O material foi arrefecendo progressivamente dando origem s rochas. Posteriormente formou-se a atmosfera, o que proporcionou ao nosso planeta as condies necessrias para a existncia de gua, e assim se formaram os oceanos. Todas estas evolues transformaram o nosso planeta no que ele hoje, com as caractersticas certas para que a vida possa existir e ns, seres humanos possamos sobreviver.

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Origem da Lua:

Existem vrias teorias sobre a origem da lua, a mais aceite actualmente est relacionada com o desaparecimento do planeta Theia. Diz-se que este planeta colidiu com a Terra e como consequncia dessa coliso surgiu a Lua.

Outras teorias so: A lua formou-se a partir da condensao de uma nuvem de matria quente, pouco tempo depois de o planeta Terra se ter formado, aproximadamente h 4600 milhes de anos.

Atravs de uma fora centrfuga, a Lua desagregou-se de uma massa incandescente da rocha liquefeita primordial recm-formada. Um pequeno corpo planetrio colidiu com a atmosfera dividindo-se em fragmentos. Um desses fragmentos ter originado a lua.

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Histria da Lua:

A Lua formou-se aproximadamente h 4600 milhes de anos. A sua crosta comeou a solidificar acerca de 4400 milhes de anos, tendo sido bombardeada por meteoritos que a tornam hoje num corpo rochoso, marcada por imensas crateras. A Lua considerada um astro morto, pois no h presenas de ar, gua e vida. A Lua tem dimenses bastante menores que as da Terra, e consequentemente a sua fora gravitacional mais fraca. Devido ao facto de a sua fora gravitacional ser to fraca, a Lua no consegue conservar uma atmosfera, o que faz com que a Lua esteja sujeita a colises de corpos celestes de diferentes dimenses.

Curiosidades sobre a Lua:

As primeiras observaes da Lua atravs de telescpios datam de Novembro de 1609 e foram feitas por Galileu Galilei.

Apesar de no ser a maior a nvel de tamanho, proporcionalmente a nossa lua o maior satlite natural do Sistema Solar.

A rotao da Lua sncrona com a translao da Terra, e por isso que a Lua nos mostra sempre a mesma face.

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Mitos sobre a Lua:

Desde sempre que a Lua exerce um enorme fascnio sobre a humanidade. Ao longo dos tempos foram surgindo mitos relacionados com esta. Alguns desses mitos so:
As bruxas so consideradas adoradoras da lua, da a sua frequente representao a voar numa vassoura com a lua como fundo; A lua est ligada sexualidade

feminina, considerada responsvel por coisas ligadas a isso, como por exemplo a gravidez ou mesmo o aborto;

Os lendrios lobisomens: algumas pessoas,

portadoras de uma doena denominada Porfiria congnita, no tinham coragem de sair rua durante o dia devido sua aparncia (homens e mulheres com grandes quantidades de plos em vrias zonas do corpo, inclusive na cara), e assim aproveitavam a luz da lua para sair;

Os lobos so considerados como familiares de

bruxos, ou seja trabalhavam para os bruxos e feiticeiros, adeptos da magia negra. Este mito decorre do facto de os lobos terem por hbito uivar para a Lua, e por estes serem animais difceis de intimidar pelos humanos.

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Sistema Terra-Lua:

A Lua gira em torno da Terra, e a Terra gira em torno da Lua, ou seja, ambas giram em torno de um centro de gravidade comum, onde cada um dos corpos est localizado em lados opostos em relao ao centro. Esta interaco gravitacional tem algumas consequncias, normalmente nos designamos estas consequncias de influncia da Lua sobre a Terra. Uma das consequncias o efeito das mars: os oceanos tm tendncia para acompanhar o movimento orbital da Lua, isto faz com que a rotao da Terra se atrase cerca de 1,5 milsimos de segundos por sculo e afasta a Lua da Terra cerca de 3,8 centmetros por ano.

Comparaes entre a Terra e a Lua:

Terra Dimetro (km) Superfcie (km 2) Volume (km 3) Massa (kg) Gravidade (m / s 2) Densidade (kg / m 3) 12 750 5,10 x 10 8 8,69 x 10 12 5,976 x 10 24 9,81 5 520

Lua 3 470 3,79 x 10 7 1,76 x 10 11 7,353 x 10 22 1,62 3 340

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Efeito das Mars:

Mar o fenmeno da subida e da descida do nvel das guas de uma regio devido aos efeitos gravitacionais criados pela Lua e pelo Sol. A regio da Terra que estiver voltada para um desses astros sofre uma atrao gravitacional maior do que atrao sofrida pela regio mais distante. Essas foras desiguais causam aceleraes desiguais que deformam, temporariamente, a distribuio de massas na Terra. Nas regies que esto na direo da linha que une os centros dos corpos, temos as mars altas enquanto que nas regies que esto a 90 graus dessa linha, temos mars baixas. Devido ao movimento de rotao da Terra, a cada instante regies diferentes da Terra esto submetidas s mars baixas e altas, fazendo com que o fenmeno seja cclico em cada local. H vrios tipos de mars: Mars lunares - as maiores mars sobre a Terra so causadas pela Lua. A maior parte das vezes, quando a Lua se encontra o mais prximo possvel do znite de um local temos a mar alta. Quando a Lua se encontra a cerca de 90 graus dessa regio, temos as mars baixas. O intervalo de tempo entre duas mars altas causadas pela Lua de cerca de 12h25m. No mar, em locais afastados das costas, o desnvel entre a mar alta e a mar baixa de cerca de 1 m. Mas em baias fechadas esse desnvel pode chegar a cerca de 20 m. Mars solares - apesar de ter uma massa muito maior que a da Lua, o Sol exerce uma influencia nas mars menor do que a influencia causada pela Lua. Isso explica-se devido grande distncia entre o Sol e a Terra. Por causa do Sol, as mars altas de um local ocorrem por volta do meio-dia e da meia-noite. Mars luni-solares - Devido rotao da Terra e dos movimentos orbitais desta e da Lua, as mars vo ocorrendo cada dia em horrios ligeiramente diferentes. O efeito combinado das mars causadas pela Lua e pelo Sol chamado de mar luni-solar. 9

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Quando os trs astros esto alinhados, ocorrem as mars de maior desnvel (as mais altas e as mais baixas tambm) e essas mars so chamadas de mars de Sizgea. Estas ocorrem normalmente nas fases de Lua Cheia e Lua Nova. Quando o Sol e Lua so vistos a 90 graus um do outro, ocorrem mars com menor desnvel (mars no muito altas nem muito baixas) e so denominadas de mars de Quadratura. Estas ocorrem normalmente nas fases da lua Quarto Crescente e Quarto Minguantes. Devido ao facto das mars lunares serem mais intensas, o perodo principal entre duas mars altas (ou baixas) muito prximo do perodo das mars lunares: 12h25m.

Fases da Lua:

O Quarto Minguante aparece quando s metade da Lua visvel, cerca de uma semana aps a Lua Cheia.

A Lua Cheia parece perfeitamente redonda porque podemos ver um lado inteiro dela, iluminado pela luz solar.

Nesta fase, quando a Lua est entre o Sol e a Terra, ela fica na sua maior parte, ou completamente, invisvel para ns.

O crescimento, ou Quarto Crescente da Lua, o rebordo do lado direito da Lua. Aparece cerca de trs dias aps a Lua Nova.

10

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Concluso:

Com este trabalho podemos concluir que a Terra e a Lua esto interligadas entre si, e necessitam uma da outra para funcionar correctamente. Existem vrias teorias sobre a origem da Lua, a mais aceite atualmente a da coliso de um planeta chamado Theia com a Terra, este devido ao choque ter-se- desintegrado e dado origem lua. A Lua foi formada h 4600 milhes de anos, e devido ao facto de no ter atmosfera que a proteja sofre violentas colises, da ser conhecida como um corpo rochosos cheio de crateras, consequncia dos impactos a que est sujeita. Na Lua no existe vida, gua ou ar por isso muitas vezes chamada de "mundo morto" ao contrrio da Terra que est em constante evoluo. A formao da Terra consiste da agregao de pequenos corpos celestes chamados de planetesimais, a energia cintica do impacto destes planetesimais era convertida em calor e parte desse calor ficou retido no planeta em formao. Esta a razo da Terra no inicio da sua formao ser uma enorme bola de materiais em fuso. Posteriormente esta foi arrefecendo, e consequentemente formou-se a atmosfera e os oceanos. A Terra e a Lua tm caractersticas diferentes, pois a Terra possui um interior quente e atmosfera e consequentemente no foi evoluindo e hoje no se apresenta como na altura da sua formao, ao contrrio da Lua que tem um interior frio e no possui atmosfera. Podemos concluir tambm que a Lua tem algum na Terra, nomeadamente no que diz respeitos s mars. O objetivo principal do trabalho de ficar a conhecer melhor o sistema Terra-Lua e as suas caractersticas foi cumprido e esperamos que o nosso trabalho ajude outras pessoas a conhec-lo tambm.

11

Sistema Terra-Lua

Biologia e Geologia 10 ano

Bibliografia:

Http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/geologia-e-biologia-10o/sistemasolar/sistema-terra-lua

http://www.zenite.nu/

http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/2007/11/sistema-terra-lua_08.html

http://www.slideshare.net/guest15d2569/13-sistema-terra-lua

http://docs.thinkfree.com/docs/view.php? dsn=858360

http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/e_teoria/24_E08.htm http://maisquecuriosidade.blogspot.com/2010/06/10-curiosidades-sobre-lua.html

12

You might also like