You are on page 1of 12

CDIGO COMERCIAL Livro Primeiro - Do Comrcio em Geral Ttulo I - Disposies Gerais Art. 1.

Objecto da lei comercial A lei comercial rege os actos de comrcio sejam ou no comerciantes as pessoas que neles intervm. Art. 2. Actos de comrcio Sero considerados actos de comrcio todos aqueles que se acharem especialmente regulados neste Cdigo, e, alm deles, todos os contratos e obrigaes dos comerciantes, que no forem de natureza exclusivamente civil, se o contrrio do prprio acto no resultar. Art. 3. Critrio de integrao Se as questes sobre direitos e obrigaes comerciais no puderem ser resolvidas, nem pelo texto da lei comercial, nem pelo seu esprito, nem pelos casos anlogos nela prevenidos, sero decididas pelo direito civil. Art. 4. Lei reguladora dos actos de comrcio Os actos de comrcio sero regulados: 1. Quanto substncia e efeitos das obrigaes, pela lei do lugar onde forem celebrados, salva conveno em contrrio; 2. Quanto ao modo do seu cumprimento, pela do lugar onde este se realizar; 3. Quanto forma externa, pela lei do lugar onde forem celebrados, salvo nos casos em que a lei expressamente ordenar o contrrio. nico. O disposto no n. 1. deste artigo no ser aplicvel quando da sua execuo resultar ofensa ao direito pblico portugus ou aos princpios de ordem pblica. Art. 5. Competncia internacional dos tribunais portugueses Os portugueses que, entre si ou com estrangeiros, contrarem obrigaes comerciais fora do reino, e os estrangeiros que, entre si ou com os portugueses no reino as contrarem, podem ser demandados perante os competentes tribunais do reino pelos nacionais ou estrangeiros com quem as hajam contrado, se nele tiverem domiclio ou forem encontrados. Art. 6. Relaes com estrangeiros Todas as disposies deste Cdigo sero aplicveis s relaes comerciais com estrangeiros, excepto nos casos em que a lei expressamente determine o contrrio, ou se existir tratado ou conveno especial que de outra forma as determine e regule.

Ttulo II - Da Capacidade Comercial e dos Comerciantes Captulo I - Da capacidade comercial Art. 7. Capacidade para a prtica de actos de comrcio Toda a pessoa, nacional ou estrangeira, que for civilmente capaz de se obrigar, poder praticar actos de comrcio, em qualquer parte destes reinos e seus domnios, nos termos e salvas as excepes do presente Cdigo. Art. 8. Capacidade do menor emancipado (Revogado pelo DL n. 363/77, de 2 de Setembro.) Art. 9. Capacidade da mulher (Revogado pelo DL n. 363/77, de 2 de Setembro) Art. 10. Dvidas comerciais de um dos cnjuges No h lugar moratria estabelecida no n. 1 do artigo 1696. do Cdigo Civil quando for exigido de qualquer dos cnjuges o cumprimento de uma obrigao emergente de acto de comrcio, ainda que este o seja apenas em relao a uma das partes. Art. 11. Obrigaes mercantis do cnjuge separado judicialmente (Revogado pelo DL n. 363/77, de 2 de Setembro) Art. 12. Lei reguladora da capacidade comercial A capacidade comercial dos portugueses que contraem obrigaes mercantis em pas estrangeiro, e a dos estrangeiros que as contraem em territrio portugus, ser regulada pela lei do pas de cada um, salvo quanto aos ltimos naquilo em que for oposta ao direito pblico portugus. Captulo II - Dos Comerciantes Art. 13. Quem comerciante So comerciantes: 1. As pessoas, que, tendo capacidade para praticar actos de comrcio, fazem deste profisso; 2. As sociedades comerciais Art. 14. Quem no pode ser comerciante proibida a profisso do comrcio: 1. s associaes ou corporaes que no tenham por objecto interesses materiais; 2. Aos que por lei ou disposies especiais no possam comerciar.

Art. 15. Dvidas comerciais do cnjuge comerciante As dvidas comerciais do cnjuge comerciante presumem-se contradas no exerccio do seu comrcio. Art. 16. Poderes da mulher casada comerciante (Revogado pelo DL n. 363/77 de 2 de Setembro) Art. 17. Condio do Estado e dos corpos e corporaes administrativas O Estado, o distrito, o municpio e a parquia no podem ser comerciantes, mas podem, nos limites das suas atribuies, praticar actos de comrcio, e quanto a estes ficam sujeitos s disposies deste Cdigo. nico. A mesma disposio aplicada s misericrdias, asilos, mais institutos de beneficncia e caridade. Art. 18. Obrigaes especiais dos comerciantes Os comerciantes so especialmente obrigados: 1. A adoptar uma firma; 2. A ter escriturao mercantil; 3. A fazer inscrever no registo comercial os actos a ele sujeitos; 4. A dar balano, e a prestar contas. Ttulo III - Da Firma Art.s 19. a 28 (Os artigos 19., 20. e 24. a 28. foram revogados pelo DL n. 42/89, de 3 de Fevereiro; os artigos 21., 22. e 23. foram revogados pelo DL n. 262/86, de 2 de Setembro) Ttulo IV - Da Escriturao Artigo 29. Obrigatoriedade da escriturao mercantil (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) Todo o comerciante obrigado a ter escriturao mercantil efectuada de acordo com a lei. Artigo 30. Liberdade de organizao da escriturao mercantil (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) O comerciante pode escolher o modo de organizao da escriturao mercantil, bem como o seu suporte fsico, sem prejuzo do disposto no artigo seguinte. Art. 31. Livros obrigatrios (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3)

1 - As sociedades comerciais so obrigadas a possuir livros para actas. 2 - Os livros de actas podem ser constitudos por folhas soltas numeradas sequencialmente e rubricadas pela administrao ou pelos membros do rgo social a que respeitam ou, quando existam, pelo secretrio da sociedade ou pelo presidente da mesa da assembleia geral da sociedade, que lavram, igualmente, os termos de abertura e de encerramento, devendo as folhas soltas ser encadernadas depois de utilizadas. Art. 32. Legalizao de livros (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Art. 33. Escriturao do livro de inventrio e balanos (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Art. 34. Escriturao do dirio (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Art. 35. Escriturao do razo (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Art. 36. Funo do copiador (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Art. 37. Livros das actas das sociedades Os livros ou as folhas das actas das sociedades serviro para neles se lanarem as actas das reunies de scios, de administradores e dos rgos sociais, devendo cada uma delas expressar a data em que foi celebrada, os nomes dos participantes ou referncia lista de presenas autenticada pela mesa, os votos emitidos, as deliberaes tomadas e tudo o mais que possa servir para fazer conhecer e fundamentar estas, e ser assinada pela mesa, quando a houver, e, no a havendo, pelos participantes. Art. 38. Quem pode fazer a escriturao Todo o comerciante pode fazer a sua escriturao mercantil por si ou por outra pessoa a quem para tal fim autorizar. nico. Se o comerciante por si prprio no fizer a escriturao, presumir-se- que autorizou a pessoa que a fizer. Artigo 39. Requisitos externos dos livros de actas (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) 1 - Sem prejuzo da utilizao de livros de actas em suporte electrnico, as actas devem ser lavradas sem intervalos em branco, entrelinhas ou rasuras. 2 - No caso de erro, omisso ou rasura deve tal facto ser ressalvado antes da assinatura.

Artigo 40. Obrigao de arquivar a correspondncia, a escriturao mercantil e os documentos (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) 1 - Todo o comerciante obrigado a arquivar a correspondncia emitida e recebida, a sua escriturao mercantil e os documentos a ela relativos, devendo conservar tudo pelo perodo de 10 anos. 2 - Os documentos referidos no nmero anterior podem ser arquivados com recurso a meios electrnicos. Artigo 41. Inspeces escrita (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) As autoridades administrativas ou judicirias, ao analisarem se o comerciante organiza ou no devidamente a sua escriturao mercantil, devem respeitar as suas opes, realizadas nostermos do artigo 30. Artigo 42. Exibio judicial da escriturao mercantil (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) A exibio judicial da escriturao mercantil e dos documentos a ela relativos, s pode ser ordenada a favor dos interessados, em questes de sucesso universal, comunho ou sociedade e no caso de insolvncia. Art. 43. Exame da escriturao e documentos (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) 1 - Fora dos casos previstos no artigo anterior, s pode proceder-se a exame da escriturao e dos documentos dos comerciantes, a instncias da parte ou oficiosamente, quando a pessoa a quem pertenam tenha interesse ou responsabilidade na questo em que tal apresentao for exigida. 2 - O exame da escriturao e dos documentos do comerciante ocorre no domiclio profissional ou sede deste, em sua presena, e limitado averiguao e extraco dos elementos que tenham relao com a questo. Art. 44. Fora probatria da escriturao Os livros de escriturao comercial podem ser admitidos em juzo a fazer prova entre comerciantes, em factos do seu comrcio, nos termos seguintes: 1. Os assentos lanados nos livros de comrcio, ainda quando no regularmente arrumados, provam contra os comerciantes, cujos so; mas os litigantes, que de tais assentos quiserem ajudar-se, devem aceitar igualmente os que lhes forem prejudiciais; 2. Os assentos lanados em livros de comrcio, regularmente arrumados, fazem prova em favor dos seus respectivos proprietrios, no apresentando o outro litigante assentos opostos em livros arrumados nos mesmos termos ou prova em contrrio; 3. Quando da combinao dos livros mercantis de um e de outro litigante, regularmente arrumados, resultar prova contraditria, o tribunal decidir a questo pelo merecimento de quaisquer provas do processo; 4. Se entre os assentos dos livros de um e de outro comerciante houver discrepncia, achando-se os de um regularmente arrumados e os do outro no, aqueles faro f contra estes, salva a demonstrao do contrrio por meio de outras provas em direito admissveis.

nico. Se um comerciante no tiver livros de escriturao, ou recusar apresent-los, faro f contra ele os do outro litigante, devidamente arrumados, excepto sendo a falta dos livros devida a caso de fora maior, e ficando sempre salva a prova contra os assentos exibidos pelos meios admissveis em juzo. Ttulo V - Do Registo Art.s 45. a 61. (Revogados pelo DL n. 403/86, de 3 de Dezembro) Ttulo VI - Do Balano Art. 62. Obrigatoriedade do balano (Redaco do DL 76-A/2006, de 29/3) Todo o comerciante obrigado a dar balano anual ao seu activo e passivo nos trs primeiros meses do ano imediato. Art. 63. Obrigao de prestao de contas (Revogado pelo DL 76-A/2006, de 29/3) Ttulo VII - Dos Correctores Art.s 64. a 81. (Revogados pelo DL n. 142-A/91, de 10 de Abril) Ttulo VIII - Dos Lugares Destinados ao Comrcio Captulo I - Das Bolsas Art.s 82. a 92. (Revogados pelo DL n. 142-A/91 de 10 de Abril) Captulo II - Dos mercados, feiras, armazns e lojas Art. 93. Determinao dos mercados e feiras Os mercados e as feiras sero estabelecidos no lugar, pelo tempo, e no modo prescritos na legislao e regulamentos administrativos. Art. 94. Armazns gerais de comrcio Sero considerados, para os efeitos deste Cdigo, e especialmente para as operaes mencionadas no titulo XIV do livro II, como armazns gerais de comrcio todos aqueles que forem autorizados pelo Governo a receber em depsito gneros e mercadorias, mediante cauo, pelo preo fixado nas respectivas tarifas. Art. 95. Armazns ou lojas abertas ao pblico Considerar-se-o, para os efeitos deste Cdigo, como armazns ou lojas de venda abertos ao pblico:

1. Os que estabelecerem os comerciantes matriculados; 2. Os que estabelecerem os comerciantes no matriculados, toda a vez que tais estabelecimentos se conservem abertos ao pblico por oito dias consecutivos, ou hajam sido anunciados por meio de avisos avulsos ou nos jomais, ou tenham os respectivos letreiros usuais. Livro Segundo - Dos Contrato Especiais de Comrcio Ttulo I - Disposies Gerais Art. 96. Liberdade de lngua nos ttulos comerciais Os ttulos comerciais sero vlidos, qualquer que seja a lngua em que forem exarados. Art. 97. Admissibilidade da correspondncia telegrfica e seu valor A correspondncia telegrfica ser admissvel em comrcio nos termos e para os efeitos seguintes: 1. Os telegramas, cujos originais hajam sido escritos e assinados, ou somente assinados ou firmados pela pessoa em cujo nome so feitos, e aqueles que se provar haverem sido expedidos ou mandados expedir pela pessoa designada como expedidor, tero a fora probatria que a lei atribui aos documentos particulares. 2. O mandato e toda a prestao de consentimento, ainda judicial, transmitidos telegraficamente com a assinatura reconhecida autenticamente por tabelio so vlidos e fazem prova em juzo. 3. Qualquer erro, alterao ou demora na transmisso de telegramas, ser, havendo culpa, imputvel, nos termos gerais de direito, pessoa que lhe deu causa. 4. Presumir-se- isento de toda a culpa o expedidor de um telegrama que o haja feito conferir nos termos dos respectivos regulamentos. 5. A data do telegrama fixa, at prova em contrrio, o dia e a hora em que foi efectivamente transmitido ou recebido nas respectivas estaes. Art. 98. Valor dos assentos dos livros dos corretores Havendo divergncias entre os exemplares dos contratos, apresentados pelos contraentes, e tendo na sua estipulao intervindo corretor, prevalecer o que dos livros deste constar, sempre que se achem devidamente arrumados. Art. 99. Regime dos actos de comrcio unilaterais Embora o acto seja mercantil s com relao a uma das partes ser regulado pelas disposies da lei comercial quanto a todos os contratantes, salvo as que s forem aplicveis quele ou queles por cujo respeito o acto mercantil, ficando, porm, todos sujeitos jurisdio comercial. Art. 100. Regra da solidariedade nas obrigaes comerciais Nas obrigaes comerciais os co-obrigados so solidrios, salva estipulao contrria. nico. Esta disposio no extensiva aos no comerciantes quanto aos contratos que, em relao a estes, no constiturem actos comerciais. Art. 101. Solidariedade do fiador

Todo o fiador de obrigao mercantil, ainda que no seja comerciante, ser solidrio com o respectivo afianado,. Art. 102. Obrigao de juros H lugar ao decurso e contagem de juros em todos os actos comerciais em que for de conveno ou direito vencerem-se e nos mais casos especiais fixados no presente Cdigo. 1 . A taxa de juros comerciais s pode ser fixada por escrito. 2. Aplica-se aos juros comerciais o disposto nos artigos 559.-A e 1146. do Cdigo Civil. 3. Os juros moratrios legais e os estabelecidos sem determinao de taxa ou quantitativo, relativamente aos crditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares ou colectivas, so os fixados em portaria conjunta dos Ministros das Finanas e da Justia. 4. A taxa de juro referida no pargrafo anterior no poder ser inferior ao valor da taxa de juro aplicada pelo Banco Central Europeu sua mais recente operao principal de refinanciamento efectuada antes do 1. dia de Janeiro ou Julho, consoante se esteja, respectivamente, no 1. ou no 2. semestre do ano civil, acrescida de 7 pontos percentuais. Art. 103. Contrato de comrcio martimo Os contratos especiais de comrcio martimo sero em especial regulados nos termos prescritos no livro III deste Cdigo. Ttulo II - Das Sociedades Art.s 104. a 206. (Revogados pelo DL n. 262/86, de 2 de Setembro que regulamenta e aprova o Cdigo das Sociedades Comerciais) Captulo V - Disposies Especiais s Sociedades Cooperativas Art.s 207. a 223. (Revogados pela Lei n. 51/96 de 7 de Setembro que regula o Cdigo Cooperativo) Ttulo III - Da Conta em Participao Art.s 224. a 229. (Revogados pelo DL n. 231/81 de 28 de Julho) Ttulo IV - Das Empresas Art. 230. Empresas comerciais Haver-se-o por comerciais as empresas, singulares ou colectivas, que se propuserem: 1. Transformar, por meio de fbricas ou manufacturas, matrias-primas, empregando para isso, ou s operrios, ou operrios e mquinas; 2. Fornecer, em pocas diferentes, gneros, quer a particulares, quer ao Estado, mediante preo convencionado; 3. Agenciar negcios ou leiles por conta de outrem em escritrio aberto ao pblico, e mediante salrio estipulado; 4. Explorar quaisquer espectculos pblicos;

5. Editar, publicar ou vender obras cientficas, literrias ou artsticas; 6. Edificar ou construir casas para outrem com materiais subministrados pelo empresrio; 7. Transportar, regular e permanentemente, por gua ou por terra, quaisquer pessoas, animais, alfaias ou mercadorias de outrem. 1. No se haver como compreendido no n. 1. o proprietrio ou o explorador rural que apenas fabrica ou manufactura os produtos do terreno que agriculta acessoriamente sua explorao agrcola, nem o artista industrial, mestre ou oficial de ofcio mecnico que exerce directamente a sua arte, indstria ou ofcio, embora empregue para isso, ou s operrios, ou operrios e mquinas. 2. No se haver como compreendido no n. 2. o proprietrio ou explorador rural que fizer fornecimento de produtos da respectiva propriedade. 3. No se haver como compreendido no n. 5. o prprio autor que editar, publicar ou vender as suas obras. Ttulo V - Do Mandato Captulo I - Disposies Gerais Art. 231. Conceito de mandato comercial D-se mandato comercial quando alguma pessoa se encarrega de praticar um ou mais actos de comrcio por mandado de outrem. nico. O mandato comercial, embora contenha poderes gerais, s pode autorizar actos no mercantis por declarao expressa. Art. 232. Remunerao do mandatrio O mandato comercial no se presume gratuito, tendo todo o mandatrio direito a uma remunerao pelo seu trabalho. 1. A remunerao ser regulada por acordo das partes, e, no o havendo, pelos usos da praa onde for executado o mandato. 2. Se o comerciante no quiser aceitar o mandato, mas tiver apesar disso, de praticar as diligncias mencionadas no artigo 234., ter ainda assim direito a uma remunerao proporcional ao trabalho que tiver tido. Art. 233. Extenso do mandato O mandato comercial, que contiver instrues especiais para certas particularidades do negcio, presume-se amplo para as outras; e aquele, que s tiver poderes para um negcio determinado, compreende todos os actos necessrios sua execuo, posto que no expressamente indicados. Art. 234. Obrigaes do comerciante que recusar o mandato O comerciante que quiser recusar o mandato comercial que lhe conferido, deva assim comunic-lo ao mandante pelo modo mais rpido que lhe for possvel, sendo, todavia, obrigado a praticar todas as diligncias de indispensvel necessidade para a conservao de quaisquer mercadorias que lhe hajam sido remetidas, at que o mandante proveja. 1. Se o mandante nada fizer depois de recebido o aviso, o comerciante a quem hajam sido remetidas as mercadorias recorrer ao juzo respectivo para que se ordene o depsito e segurana delas por conta de quem pertencer e a venda das que no for possvel conservar, ou das necessrias para satisfao das despesas incursas.

2. A falta de cumprimento de qualquer das obrigaes constantes deste artigo e seu pargrafo sujeita o comerciante indemnizao de perdas e danos. Art. 235. Cautelas relativas a mercadorias deterioradas Se as mercadorias que o mandatrio receber por conta do mandante apresentarem sinais visveis de danificaes, sofridas durante o transporte, deve aquele praticar os actos necessrios salvaguarda dos direitos deste, sob pena de ficar responsvel pelas mercadorias recebidas, tais quais constarem dos respectivos documentos. nico. Se as deterioraes forem tais que exijam providncias urgentes, o mandatrio poder fazer vender as mercadorias por corretor ou judicialmente. Art. 236. Responsabilidade pela guarda das mercadorias O mandatrio responsvel, durante a guarda e conservao das mercadorias do mandante, pelos prejuzos no resultantes de decurso de tempo, caso fortuito, fora maior ou vcio inerente natureza da cousa. nico. O mandatrio dever segurar contra risco de fogo as mercadorias do mandante, ficando este obrigado a satisfazer o respectivo prmio, com as mais despesas, deixando somente de ser responsvel pela falta e continuao do seguro, tendo recebido ordem formal do mandante para no o efectuar, ou tendo ele recusado a remessa de fundos para pagamento de prmio. Art. 237. Verificao das alteraes ocorridas nas mercadorias O mandatrio, seja qual for a causa dos prejuzos em mercadorias que tenha em si de conta do mandante, obrigado a fazer verificar em forma legal a alterao prejudicial ocorrente e avisar o mandante. Art. 238. Responsabilidade pela inexecuo do mandato O mandatrio que no cumprir o mandato em conformidade com as instrues recebidas e, na falta ou insuficincia delas, com os usos do comrcio, responde por perdas e danos. Art. 239. Aviso dos factos relevantes O mandatrio obrigado a participar ao mandante todos os factos que possam lev-lo a modificar ou a revogar o mandato. Art. 240. Aviso da execuo do mandato O mandatrio deve sem demora avisar o mandante da execuo do mandato, e, quando este no responder imediatamente, presume-se ratificar o negcio, ainda que o mandatrio tenha excedido os poderes do mandato. Art. 241. Obrigao de pagamento de juros

O mandatrio obrigado a pagar juros das quantias pertencentes ao mandante a contar do dia em que, conforme a ordem, as devia ter entregue ou expedido. nico. Se o mandatrio distrair do destino ordenado as quantias remetidas, empregando-as em negcio prprio, responde, a datar do dia em que as receber, pelos respectivos juros e pelos prejuzos resultantes do no cumprimento da ordem, salva a competente aco criminal, se a ela houver lugar. Art. 242. Obrigao de exibir o mandato O mandatrio deve, sendo-lhe exigido, exibir o mandato escrito aos terceiros com quem contratar, e no poder opor-lhes quaisquer instrues que houvesse recebido em separado do mandante, salvo provando que tinham conhecimento delas ao tempo do contrato. Art. 243. Obrigao do mandante em ordem execuo do mandato O mandante obrigado a fornecer ao mandatrio os meios necessrios execuo do mandato, salva conveno em contrrio. 1. No ser obrigatrio o desempenho de mandato que exija proviso de fundos, embora haja sido aceito, enquanto o mandante no puser disposio do mandatrio as importncias que lhe forem necessrias. 2. Ainda depois de recebidos os fundos para a execuo do mandato, se for necessria nova remessa e o mandante a recusar, pode o mandatrio suspender as suas diligncias. 3. Estipulada a antecipao de fundos por parte do mandatrio, fica este obrigado a supri-los, excepto no caso de cessao de pagamentos ou falncia do mandante. Art. 244. Pluralidade de mandatrios Sendo vrias pessoas encarregadas do mesmo mandato sem declarao de deverem obrar conjuntamente, presumir-se- deverem obrar uma na falta de outra, pela ordem da nomeao. nico. Se houver declarao de deverem obrar conjuntamente, e se o mandato no for aceito por todas, as que o aceitarem, se constiturem maioria, ficam obrigadas a cumpri-lo. Art. 245. Revogao e renncia no justificadas do mandato A revogao e a renncia do mandato, no justificadas, do causa, na falta de pena convencional, indemnizao de perdas e danos. Art. 246. Compensao por cessao do mandato Terminando o mandato por morte ou interdio de um dos contraentes, o mandatrio, seus herdeiros ou representantes tero direito a uma compensao proporcional ao que teriam de receber no caso de execuo completa. Art. 247. Privilgios creditrios do mandatrio O mandatrio comercial goza dos seguintes privilgios mobilirios especiais:

1. Pelos adiantamentos e despesas que houver feito, pelos juros das quantias desembolsadas, e pela sua remunerao, - nas mercadorias a ele remetidas de praa diversa para serem vendidas por conta do mandante, e que estiverem sua disposio em seus armazns ou em depsito pblico, e naquelas que provar com a guia de transporte haverem-lhe sido expedidas, e a que tais crditos respeitarem; 2. Pelo preo das mercadorias compradas por conta do mandante, - nas mesmas mercadorias, enquanto se acharem sua disposio nos seus armazns ou em depsito pblico; 3. Pelos crditos constantes dos nmeros antecedentes, no preo das mercadorias pertencentes ao mandante, quando estas hajam sido vendidas. nico. Os crditos referidos no n. 1 preferem a todos os crditos sobre o mandante, salvo sendo provenientes de despesas de transporte ou seguro, quer hajam sido constitudos antes quer depois de as mercadorias haverem chegado posse do mandatrio.

You might also like