You are on page 1of 17

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio de Castanhal-PA Lidiane Nazar da Silva Dias Professora Assistente Universidade Federal do Par Av. Augusto Correira, 1 66.075-970 Belm-PA lidianedias@ufpa.br Layllana Melo de Oliveira Graduanda em Cincias Contbeis pela UFPA Av. Augusto Correira, 1 66.075-970 Belm-PA layllanamelo@hotmail.com Simone de Sousa Britto Graduanda em Cincias Contbeis pela UFPA Av. Augusto Correira, 1 66.075-970 Belm-PA simonesbritto@hotmail.com Resumo O objetivo desta pesquisa conhecer a utilizao das informaes contbeis e a preferncia de seus usurios no municpio de Castanhal, Estado do Par, verificando os conceitos existentes na Teoria da Contabilidade e no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, em paralelo com a psicologia atravs da Teoria Comportamental de Skinner. Busca-se no trabalho, atravs da aplicao de um questionrio, coletar dados utilizando-se do mtodo estatstico e seleo aleatria de empresas que apresentavam as seguintes caractersticas: faturamento mnimo de R$ 2.400.000,00/ano e existncia de uma Contabilidade formal no seu cotidiano. Ao final da pesquisa observou-se que 46,67% dos entrevistados apresentaram pouca satisfao sobre o contedo e a forma dos relatrios oferecidos para o processo gerencial, observando dificuldade na relao de parceria entre o usurio e o fornecedor da informao. Os mesmos relatam compreender medianamente as informaes prestadas, sendo que, para 60% dos entrevistados, a apresentao das informaes contbeis deve ultrapassar o limite da obrigatoriedade, sendo elaboradas em forma de grficos, figuras e outras formas que facilitassem a leitura das mesmas, proporcionando, assim, maior compreenso no cotidiano das decises e, com o reforamento positivo, maior utilizao por parte dos gestores. Palavras-chave: Teoria Comportamental de Skinner. Contabilidade Aplicada aos Usurios Internos. Teoria da Contabilidade. Abstract The objective of this research is to know the use of accounting information and preference of your users in the city of Castanhal-PA, checking the concepts in Accounting Theory and the Code of Professional Ethics in accounting area, along with psychology through the Skinner
Artigo submetido em 26 de fevereiro de 2009 e aceito em 17 de junho de 2009 pelo Editor Jos Ricardo Maia de Siqueira, aps double blind review.

38

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Behavioral Theory. The aim is to work through a questionnaire, collecting data using the statistical method and random selection of firms that have the following characteristics: a minimum receipts of R$ 2.400.000,00 per year and the existence of a formal accounting in their operations. At the end, the study showed that 46.67% of respondents had little satisfaction on the content and format of the reports offered to the management process, noting the difficulty in the partnership between the user and provider of information. They reported moderately understand the information provided, and for 60% of respondents, the presentation of accounting information should exceed the limit of the obligation and be compiled in the form of graphs, figures and other forms that facilitate the reading of them, providing thus, greater understanding in the daily decisions, and with positive reinforcement, greater use by managers. Key-words: Skinner Behavioral Theory. Accounting Applied to Internal Users. Accounting Theory.

1. Introduo A Contabilidade sempre foi e continuar sendo propagada como o melhor e mais completo sistema de informaes para embasamento das decises nos mbitos patrimonial, financeiro e econmico atravs da interao e integrao de grande nmero de eventos. Este objetivo nasce da necessidade especfica de cada usurio, caracterizando, como seu objeto, o patrimnio que a grande resposta contbil, despertando o desejo de que ela, a Contabilidade, se torne flexvel para otimizar os resultados. Ento, para que haja um desenvolvimento nos resultados, o contador tem que buscar atualizao profissional e ter um comportamento tico que indispensvel para o sucesso mtuo entre o profissional contbil e a entidade em que atua, sempre cumprindo as descries do Cdigo de tica. Desse modo, conhecendo os problemas e fazendo parte da soluo dos mesmos, contribuindo, assim, para o aperfeioamento e a competitividade, professando a tica da convico e da responsabilidade pela transparncia das administraes pblicas e privadas. Neste contexto, surge a seguinte pergunta: o contador necessita saber qual o tipo de informao que os usurios desejam utilizar? Diante deste questionamento, a Psicologia direciona para o entendimento e estudo do homem, como forma de melhor interpretar o comportamento humano, pelo fato de cada um ter uma viso distinta dos acontecimentos. Portanto, neste artigo, toma-se como base a abordagem comportamental de Skinner como referncia para entender a interao entre o homem, o meio e suas aes. Silva (2009) afirma que, na viso de Skinner, todo comportamento seria sujeito a mecanismos de controle por meio de contingncias de reforo de estmulos capazes de provocar uma determinada ao como resposta. Logo, este artigo tem como objetivo conhecer a utilizao das informaes contbeis e a preferncia de seus usurios no municpio de Castanhal, Estado do Par, verificando os conceitos existentes na Teoria da Contabilidade e no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, em paralelo com a Psicologia atravs da Teoria Comportamental de Skinner a respeito do reforamento positivo e, conseqentemente, assertividade. 2. Objetivos e Usurios da Contabilidade De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atravs da Resoluo CFC n. 785, de 28.07.95, os usurios da Contabilidade so definidos como sendo as pessoas fsicas ou jurdicas com interesse na Entidade, que se utilizam das informaes contbeis desta para seus prprios fins, de forma permanente e transitria. Por conseguinte,
A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

39

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Hendriksen e Breda (1982) apud Pinheiro (1997) consideram a necessidade dos usurios da informao contbil como um dos trs nveis da Teoria da Contabilidade. O primeiro problema a definio do grupo principal de usurios para a utilizao de determinadas informaes contbeis, onde alguns dizem que deve ser a prpria administrao e outros acham que devem ser os empregados, ou os clientes, ou o pblico em geral. O Financial Accounting Standards Board (1974) apud Hendriksen e Breda (1999) sustenta que os acionistas, outros investidores e os credores so os principais usurios da Contabilidade. No entanto, Pinheiro (1997) diverge dessa idia, pois a Contabilidade nasceu dos usurios internos, em um ambiente totalmente prtico, acreditando que a dificuldade identificada sempre recai sobre o usurio da informao contbil (principalmente o interno). Contudo, fazer uma avaliao do modelo de cada tipo de tomador de deciso seria impraticvel dentro da Teoria da Contabilidade. Tendo isto em vista, o que se espera que dados reais sejam apurados com fidelidade e transparncia em tempo hbil e que constituam base segura na fundamentao de decises gerenciais. O que se pode concluir que existem necessidades e objetivos distintos quanto s informaes contbeis que devero ser apuradas por processos e critrios tambm diferentes. Vale destacar, que as principais caractersticas das informaes devem ser sua relevncia, a relao do custo-benefcio e a flexibilidade perante o usurio e o contexto situacional, conforme destaca Martins (1980) apud Barros (2005):
A informao contbil deve, pois, necessariamente, ser significativa para os problemas decisrios do usurio (relevncia) e no custar mais para ser produzida do que o valor esperado de sua utilizao (economicidade). Por outro lado, como uma atividade decisria especfica determina as necessidades, a relevncia est em direta inter-relao (adaptao) com o contexto decisrio dessa deciso e com as atitudes e preferncias de quem assumir a deciso.

Por outro lado, segundo Hendriksen e Breda (1999, p. 93), (...) certos termos contbeis, tais como, lucro lquido e receitas, e mensuraes, tais como custo histrico, possuem pouco ou nenhum significado interpretacional no que se refere a fenmenos no mundo real, demonstrando que a grande dificuldade dos usurios compreender os termos contbeis, criados pelos prprios contadores atravs de suas normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, o que faz com que alguns usurios no consigam extrair informaes relevantes das demonstraes contbeis, dos relatrios, dos atos e fatos extrados de um exerccio em curso, ou ainda de exerccios anteriores. Desse modo, prudente ressaltar que a qualidade deve ser mais valorizada do que a quantidade das informaes. Ainda conforme Hendriksen e Breda (1999, p.93):
(...) as informaes devem ser compreensveis aos que possuem uma noo razovel dos negcios e das atividades econmicas e estejam dispostos a estudar as informaes com diligncia razovel. (...) o objetivo da Contabilidade medir os recursos possudos por entidades especificas; refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes; medir as variaes desses recursos, direitos e interesses; atribuir as variaes a perodos determinveis; exprimir os dados anteriores em termos monetrios como denominador comum.

Numa linha semelhante, Iudcibus (2006) afirma que o objetivo da Contabilidade fornecer aos usurios, independentemente de sua natureza, um conjunto bsico de informaes que, presumivelmente, deveriam atender igualmente bem a todos os tipos de usurios que os ajudaro a tomar decises. As entidades buscam uma maior eficincia que lhes permitam atuar num mercado competitivo, objetivando sempre permanncia no mercado e crescimento, porm para atingir seus objetivos necessrio interpretar adequadamente os dados tcnicos apresentados pela
Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

40

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Contabilidade atravs de informaes teis, confiveis e que, preferencialmente, possua clareza para que, assim, torne-se de mximo proveito para a obteno de resultados. 3. Caractersticas Qualitativas da Informao A Contabilidade gera tecnologia de informao sobre o patrimnio, sendo esta tecnologia componente indispensvel constituio de sistemas de informao (CUNHA, 2005). Obviamente, os dados gerados por este sistema de informao proporcionam conhecimento aos usurios da Contabilidade que iro ser os pilares da otimizao da tomada de decises atravs da forma e essncia til e relevante das informaes prestadas. Portanto, para ocasionar essa informao vantajosa, temos as caractersticas qualitativas como sendo as propriedades da informao. Assim, a natureza do usurio um fator crucial para a deciso a respeito da informao a ser divulgada, bem como a inteligibilidade ou a compreenso da informao, alm da oportunidade da informao (HENDRIKSEN e BREDA, 1999).

Usurios de Informaes Contbeis Qualidades especficas a usurios Principais qualidades especficas a decises Limite de reconhecimento

Responsveis pela tomada de decises e suas caractersticas (por exemplo, entendimento da informao ou conhecimento prvio)

Compreensibilidade

Utilidade para a tomada de decises

Relevncia Materialidade

Confiabilidade

Figura 1: Hierarquia de Qualidade em Contabilidade


Fonte: Adaptado de Hendriksen e Breda (1999, p. 96).

Marion (1997, p. 128) afirma que:


Evidenciao significa tornar evidente, mostrar com clareza, comprovar e, em termos contbeis, est diretamente relacionada com o objetivo principal da Contabilidade que o de permitir a cada grupo principal de usurios a avaliao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras.

De forma geral, a informao deve ser relevante ao ponto de traar metas para que sejam tomadas decises de forma que ao menos ela tenha sido compreendida por quem a pratica.
A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

41

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Deste modo, amparado pelo conceito de evidenciao, pode-se entrelaar a relevncia como sendo um requerimento de que a informao seja pertinente ou esteja associada, de maneira til, s aes que visem facilitar ou atingir os resultados desejados (ASOBAT, 1966 apud HENDRIKSEN e BREDA, 1999, p. 96). Quadro 1: Relevncia
Relevncia para metas Relevncia semntica RELEVNCIA Alcanada quando a informao permite que as metas dos usurios sejam atingidas. Determinao difcil quando as metas so subjetivas. Alcanada quando o destinatrio da informao compreende o significado pretendido da informao divulgada. Alcanada quando a informao facilita a tomada de decises pelos usurios.

Relevncia para tomada de decises Fonte: Adaptado de Hendriksen e Breda (1999, p. 97).

vista disso, para que haja uma grande qualidade na informao prestada ao usurio, destaca-se tambm confiabilidade que, segundo a Resoluo CFC n 785, de 28.07.95:
(...) atributo que faz com que o usurio aceite a informao contbil e a utilize como base de decises, configurando, pois, elemento essencial na relao entre aquele e a prpria informao. Logo, a confiabilidade da informao fundamenta-se na veracidade, completeza e pertinncia do seu contedo.

Por sua vez, verifica-se que a relevncia , pois, todo um complexo de informaes, tudo aquilo que pode ajudar no processo da tomada de deciso a fim de permitir boas decises como forma de sintetizar os dados de maneira que o torne de fcil compreenso aos usurios, caracterizando-se, assim, como uma das responsabilidades do contador que, de forma geral, no deve se deixar mover por atos ilcitos ou at mesmo fabulosos para perpetuar o cliente. 4. Um Questionamento sobre a tica na Profisso Contbil um aspecto atual saber que a Contabilidade sempre foi e continuar sendo o melhor e mais completo sistema de informaes para embasamento das decises gerenciais. No entanto, a situao-problema saber se os contadores esto realmente exercendo a profisso com zelo, diligncia e honestidade, conforme descrito no Cdigo de tica do Contabilista (1996), com o intuito de sempre prestar informaes relevantes para a tomada de decises sobre a estrutura patrimonial e financeira das entidades. O enlace entre Contabilidade e tica fundamental para o bom andamento da sociedade e a sobrevivncia da prpria classe contbil. A profisso deve ser exercida com honestidade e respeito, evitando o uso de mtodo de ilusionismo financeiro e sempre ter viso para analisar e interpretar claramente os dados e contas fornecidos. Epistemologicamente, a origem das palavras moral mores, do latim, e tica ethos, do grego, que querem dizer costume, ou seja, conforme Hendriksen e Breda (1999):
(...) o modo pelo qual as pessoas agem. Hoje em dia, a tica invariavelmente tratada em termos de como uma pessoa deve comporta-se e no o faz. Contudo, a origem da palavra nos lembra que tambm h um aspecto positivo. A tica pode ser um estudo dos costumes que realmente determinam o comportamento das pessoas.

Assim, ao observar o Cdigo de tica Profissional do Contabilista (1996) em sua essncia percebemos que referido profissional deve observar:
(...) a legislao vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuzo da dignidade e independncia profissionais (...). Guardar sigilo sobre o que souber em razo do exerccio profissional lcito, inclusive no mbito do servio pblico, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade. Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

42

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Vinculado a uma grande responsabilidade econmica e social, Fortes (2002, p. 117) afirma que o contador deve observar o seu Cdigo de tica Profissional o qual como fonte orientadora da conduta dos profissionais da classe contbil brasileira, que tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da Contabilidade (...). Ainda neste sentido, Silva e Speroni (1998, p. 78) afirmam que:
(...) a tica profissional tem como premissa maior o relacionamento do profissional com seus clientes e com outros profissionais, levando em conta valores como a dignidade humana, auto-realizao e sociabilidade.

Todavia, muitos contabilistas preferem correr riscos praticando atividades ilcitas, ocultar informaes, quem sabe at distorc-las e, conseqentemente, no prestando informaes teis para os clientes atuais ou em potencial bem como aos outros usurios que visem tomada racional de decises. Portanto, o contador tem que ser imparcial, ou seja, suprir com as informaes desejadas a cada um dos usurios na medida de suas necessidades, sem objetivar o benefcio ou o privilgio de qualquer um em particular (MARTINS, 1997, p. 80). Paralelamente aos fatos, o Cdigo de tica Profissional do Contabilista deve ser seguido de acordo com os princpios ticos conhecidos e aceito pela sociedade, devendo considerar uma lista de direitos ticos e outra de obrigaes ticas, inclusive considerando que as informaes geradas pelo contabilista proporcionam subsdios para a tomada de decises sobre pessoal, investimentos e clientes, ou seja, um complexo de informaes disposio da gesto. Da mesma forma como observamos nessa citao da Martins (1997), cada usurio:
(...) assumir uma posio e comportamento prprios, dentro daquilo que acredita ser certo e justo para a situao. Desse modo, os objetivos individuais s sero atingidos caso ambas s pessoas, no obstante as posies opostas cheguem a um ponto de entendimento.

Neste contexto, a tica teoriza, explica e investiga as modificaes de cada indivduo, bem como de toda a sociedade, considerando sempre a diversidade. Mas, toda a inovao de comportamento deve envolver os fundamentos da moral e deve estar entrelaada tica, abordando sempre a qualidade das informaes prestadas e devendo ser uma alterao moral que a sociedade deve investir para oferecer um referencial til para a tomada de decises (MARTINS, 1997, p. 126). Assim, uma das maiores tarefas dos contadores do futuro inter-relacionar o pensamento da sociedade e as suas aes, como forma de utilizar a tica no sentido da justia, da moral e com o propsito do comportamento do indivduo como ser integrado ao todo. 5. Abordagem Comportamental de Skinner: uma interao da Psicologia com a Contabilidade O Enfoque Comportamental Teoria da Contabilidade tem estimulado uma busca de objetivos fundamentais para a Contabilidade e de respostas a perguntas como: Quem so os usurios das demonstraes financeiras publicadas? Qual a natureza da informao especfica desejada pelos vrios grupos de usurios? Desse modo, as teorias comportamentais procuram medir e avaliar os efeitos econmicos, psicolgicos e sociolgicos de procedimentos contbeis (HENDRIKSEN e BREDA, 1999, p. 27). neste sentido que a Teoria Comportamental, proposta por Burrhus Frederic Skinner, dedica-se ao estudo do comportamento do indivduo e a sua relao com o meio ambiente, visando compreenso do homem como agente transformador e transformado pelo ambiente, demonstrando as associaes estabelecidas durante sua vida (meio) e respostas (manifestaes comportamentais).

A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

43

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Diante das mutaes vividas, o indivduo assume determinados comportamentos, podendo estes serem descritos como uma contingncia trplice composta de antecedentesrespostas-conseqncias. Skinner (1999, p. 55) afirma que:
(...) o comportamento humano o produto conjunto das contingncias de sobrevivncia responsveis pela seleo natural das espcies e das contingncias de reforamento responsveis pelos repertrios adquiridos por seus membros, incluindo as contingncias especiais mantidas por um ambiente social que evoluiu.

O comportamento aquilo que se pode observar o organismo fazendo. a parte do funcionamento, da ao. Para desenvolver o conceito de comportamento, Skinner estudou dois tipos de eventos comportamentais, o primeiro foi o comportamento respondente sendo o reflexo da ao, de interesse involuntrio determinado por causa e efeito condicionamento com pareamento de estmulos emoes, onde so elucidados pelos estmulos especiais do meio, contudo podem ser provocados por outros estmulos que nada tem a ver com o comportamento devido somente pela associao dos mesmos. O segundo evento comportamental estudado por Skinner foi o condicionamento operante que diverge no sentido da involuntariedade e, em sua essncia, um ato que pode ser alterado na sua fora pelas suas conseqncias, ou seja, a sensibilidade do comportamento aos efeitos externos. O condicionamento operante permite modelar um determinado comportamento pretendido atravs da administrao dos reforos, sendo que a trplice contingncia do comportamento operante1 delimita o que Estmulo Antecedente (SA), Resposta (R) e Conseqncia que Segue uma Resposta (SC), compreendida como: SA sinaliza quando R pode ser emitida obtendo determinada conseqncia (SC), esta conseqncia pode fortalecer, inibir ou extinguir um determinado comportamento (ALENCAR, 2006). Desse modo, a conseqncia que pode fortalecer o comportamento pode ser explicada pelo Reforamento Positivo que ocorre no mbito contbil quando, a partir de uma otimizao de uma deciso por parte do tomador orientado por uma boa informao do contador, fortalece a probabilidade das decises serem bem sucedidas, de forma que o tomador valorize o profissional contbil e suas orientaes, um reforador positivo fortalece qualquer comportamento que o produza, conforme Skinner (1995, p. 43). Skinner designa o modo causal de seleo por conseqncias no qual prope que as causas do comportamento esto nas conseqncias que ele produz. Segundo este modelo, a determinao do comportamento produto de processos bsicos de variao e seleo de maneira semelhante teoria da seleo natural proposta por Charles Darwin, ou seja, os comportamentos so selecionados a partir do efeito que produzem no mundo. Portanto, depende do indivduo e do seu entendimento para o ambiente ser mudado. 6. Trplice Contingncia sobre o Usurio da Contabilidade Em pesquisa de Dias e Paulo (2003), foi feito um paralelo entre a Teoria Comportamental de Skinner, os profissionais de Contabilidade (fornecedores de informaes) e os usurios internos (receptores das informaes), mais especificamente os gestores. Atravs da Trplice Contingncia Operante possvel estabelecer uma relao funcional do que ocorre no processo de tomada de deciso por parte desses usurios. Na figura abaixo, demonstrado o processo de formulao das decises quando da possvel apreenso nas mos dos gestores partindo do reforamento positivo.

So os comportamentos especficos de cada indivduo, relativos sua histria de vida peculiar e particular.

Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

44

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Informao Inicial Informao Passada do contador para o Tomador de Deciso. Tomador de deciso detm a informao e aprende.

O Tomador de deciso reage tomando ou no a deciso indicada. (resposta)

(estmulo)

A deciso comparada com a certa.

A deciso Correta recompensada.

Nova Informao gerada.

Figura 2: Formulao das Decises segundo o Reforamento Positivo


Fonte: Adaptado de Ferreira (1997).

Baseando-se na figura acima, podemos imaginar o transcurso da tomada de deciso utilizando-se as demonstraes contbeis, isto , se as mesmas forem de fcil compreenso por parte do usurio possibilitaro uma resposta positiva quanto a sua utilizao bem como no caso do contador demonstrar confiana e assertividade ao gestor. Logo, na medida em que o gestor utiliza-se das demonstraes contbeis para a tomada de deciso, e a melhor deciso tomada, gera benefcios organizao e estas demonstraes contbeis tero maior relevncia no dia-a-dia da organizao, sendo desejada a sua utilizao freqente. Vale ressaltar, que o reforamento indica idia de aumento de freqncia de respostas desejveis e a punio, a diminuio da freqncia destas. Deve-se, por isso, reforar um comportamento quando se quer que ele seja mantido e punir quando se deseja, mesmo que involuntariamente, a sua eliminao. Todavia, enquanto o reforamento proporciona um comportamento j esperado, a punio no permite tal situao (SKINNER, 1994 apud DIAS e PAULO, 2003). Em termos conceituais anteriormente citados, conforme Ferreira (1997), a punio se refere a um desprazer (estmulo) que se faz presente aps um determinado comportamento no pretendido, como mostra a figura abaixo:

A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

45

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

RELAO FUNCIONAL

To

TN

Estmulo Discriminativo

Resposta

Estmulo Conseqente

Punio Positiva

Existir as demonstraes contbeis em posse dos gestores

Ler as demonstraes contbeis

No apreender as demonstraes contbeis

Figura 3: Trplice Contingncia Operante (situao de Punio Positiva)


Fonte: Adaptado de Dias e Paulo (2003).

Diante desta anlise, se no houver o entendimento em relao aos relatrios por parte dos tomadores de deciso, a probabilidade de que seja tomada uma deciso equivocada e que provocar problemas gerenciais maior. Nesse sentido, ocorre que os usurios esperam relatrios teis que sirvam para beneficiar a continuidade da entidade. A nfase, portanto, de que as informaes so veridicamente produzidas, no entanto no se sabe se so relevantes e passveis de entendimento. Por isso, os conceitos da abordagem comportamental disponibilizam o estmulo (a entrega da informao ao seu usurio), as respostas do mesmo gerando um estmulo conseqente podendo ser ou no compreensvel. Mas, o que se espera que satisfaa o usurio com intuito deste acertar na sua deciso. Fornecer informaes sobre a posio patrimonial e financeira que sejam teis a um grande nmero de usurios, em suas avaliaes e tomada de decises econmicas, o grande desafio a ser cumprido pelo contador. 7. Estudo de Campo: Anlise Comportamental Aplicada a Gestores de Empresas do Municpio de Castanhal- PA O objetivo do estudo de campo foi conhecer a utilizao das informaes contbeis e a preferncia de seus usurios no municpio de Castanhal, Estado do Par, verificando os conceitos existentes na Teoria da Contabilidade e no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, em paralelo com a psicologia atravs da Teoria Comportamental de Skinner, a respeito do reforamento positivo e, conseqentemente, assertividade.
Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

46

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Para que este objetivo fosse atingido, foi elaborado um questionrio fechado composto de 12 (doze) perguntas objetivas o qual foi encaminhado para usurios dos servios prestados pelo profissional de Contabilidade de 20 (vinte) diferentes empresas dos segmentos da indstria e do comrcio localizadas no municpio de Castanhal (75 km de Belm, capital do Estado do Par). Tais empresas apresentam uma estrutura modelo equivalentes, ou seja, empresas de bom desempenho econmico-financeiro, exportadoras para outros Estados e estabelecidas na regio h vrios anos, objetivando, com isto, obter um padro homogneo da populao pesquisada. Destas 20 empresas, 05 (cinco) no responderam ao questionrio. No questionrio elaborado para coletar os dados, foi utilizado o mtodo estatstico e seleo aleatria de empresas que apresentavam as seguintes caractersticas: faturamento mnimo de R$ 2.400.000,00/ano e existncia de uma Contabilidade formal no seu cotidiano. O Municpio de Castanhal foi escolhido para ser o centro da pesquisa por se tratar do Municpio Modelo do Estado do Par, com cerca de 200 (duzentos) mil habitantes e que abrange, em suas atividades de indstria e comrcio, a maior parte da populao do plo nordestino do Estado.

7.1. Percepo dos Pequenos e Mdios Empresrios em Relao ao Profissional de Contabilidade face aos Servios Prestados pelo mesmo Os resultados apresentados nos grficos a seguir foram tabulados em conformidade com as respostas obtidas nos questionrios respondidos pelos gestores de pequenas e mdias empresas do Municpio de Castanhal.

Grfico 1: Utilizao das informaes contbeis para o processo de tomada de deciso


0% 20% 26,67%

Sim, plenamente Sim, medianamente Sim, pouco No

53,33%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

47

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Grfico 2: Principal necessidade da informao contbil


13,33% 6,67% 20% 13,33%

Fins Operacionais Fins Financeiros Fins Gerenciais Fins de Investimentos Fins Fiscais

46,67%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 3: Entendimento das informaes contbeis prestadas


13,33% 0%

40%

Sim, plenamente Sim, medianamente Sim, pouco No

46,67%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 4: Grau de dificuldade no entendimento das informaes contbeis


0% 26,67%

Muito Fcil Fcil Mdio Difcil Muito Difcil


73,33%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

48

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Grfico 5: Percepo de sentimento de parceria por parte do contador da organizao

40%

Sim No
60%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 6: Grau de confiabilidade no Profissional Contbil


6,67% 0% 33,33%

Totalmente Confivel Razoavelmente Confivel No Confivel Prefiro no Comentar

60%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 7: Satisfao com o contedo e a forma dos relatrios contbeis apresentados


13,33% 20%

20% 46,67%

Sim, plenamente Sim, medianamente Sim, pouco No

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

49

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Grfico 8: Preferncia sobre a forma como as informaes devem ser prestadas


0% 26,67%

Demonstrativos em forma de figuras, esquemas, grficos e gravuras Demonstrativos em forma de planilhas As duas acima

60% 13,33%

Estou satisfeito com a forma como esto sendo Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa. apresentadas

Grfico 9: Cumprimento, pelo contador, dos prazos estabelecidos


20% 20%

Muito bom Bom Regular Ruim


26,67% 33,33%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 10: Freqncia que o profissional contbil emite relatrios

26,67% 40% 0% 13,33% 20%

Mensalmente Trimestralmente Semestralmente Anualmente Esporadicamente

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

50

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

Grfico 11: Informaes fornecidas pelos relatrios contbeis para a tomada de deciso
13,33% 0% 20%

Sempre excessivas Sempre suficientes Suficientes na maioria das veses suficiente em alguns casos sempre insuficientes

20% 46,67%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Grfico 12: Problemas deparados com maior freqncia ao ler os relatrios contbeis
13,33%

13,33% 46,67%

Desconhecimento dos termos contbeis Forma de abordagem dos elementos apresentados Interpretao dos demonstrativos No tenho dificuldade ao ler os relatrios

26,67%

Fonte: Elaborado com os dados da pesquisa.

Analisando as informaes acima, observa-se, no grfico 1, que apenas 26,67% dos gestores das empresas pesquisadas utilizam plenamente as informas contbeis para fins gerenciais como forma de otimizar o processo de tomada de deciso. No entanto, apesar deste baixo percentual de efetiva utilizao de referidas informaes, quase a metade dos entrevistados afirma que a sua principal necessidade das informaes contbeis para fins gerenciais conforme grfico 2. Isto pode estar relacionado com o fato de 53,33% dos entrevistados afirmarem possuir algum tipo de problema na leitura dos relatrios contbeis, seja com o desconhecimento dos termos, problema identificado em 13,33% dos entrevistados; seja com a forma de abordagem dos elementos apresentados, 13,33%; seja com dificuldade de interpretao dos demonstrativos contbeis, 26,67% conforme leitura do grfico 12. No grfico 9, verificou-se que mais da metade dos entrevistados (60%) classifica o cumprimento dos prazos por parte dos contadores como regular ou ruim. Isto pode acontecer, segundo comentrio feito por alguns gestores no momento da aplicao do questionrio, pelo fato da contabilidade ser terceirizada, no estando o contador permanentemente dentro da organizao, o que acaba dificultando a relao de parceria entre o usurio e o fornecedor da informao, conforme resposta tabulada no grfico 5, por 40% dos entrevistados. Outra situao observada que pode dificultar a relao entre usurio e contador o fato de 60% dos
A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

51

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

entrevistados precisarem esperar mais de um ms para ter acesso s informaes contbeis, conforme grfico 10, o que dificulta a tomada de deciso e faz com que o primeiro desenvolva outros artifcios que lhe sirvam de base para a tomada de deciso visto no poderem esperar tanto tempo para o recebimento das informaes contbeis. Tal situao pode justificar o fato de 60% (grfico 6) dos entrevistados sentirem razovel confiana no profissional contbil. Observa-se que a preocupao dos contadores referente abordagem e a normatizao dos relatrios, no se preocupando se tais relatrios satisfazem ou no as reais necessidades dos usurios, que muitas das vezes ultrapassam as normas contbeis e obrigaes fiscais. Os usurios desejam que as informaes sejam apresentadas de forma qualitativa e quantitativa, conforme evidenciado no grfico 8, onde 60% dos entrevistados afirmam querer relatrios com demonstrativos em forma de figuras, esquemas, grficos, gravuras, planilhas. Neste momento, h uma grande oportunidade de se aplicar o reforamento positivo para que no ato da repetio dos comportamentos dos gestores no processo de tomada de deciso eles possam compreender as informaes e, desta forma, uslas e, conseqentemente, usufruir dos benefcios gerados. 8. Concluso O principal objetivo da Contabilidade atender satisfatoriamente os seus usurios, apresentando informaes teis e relevantes para melhor tomada das decises, havendo respeito por todos os campos da informao contbil, sendo que esta a nica forma de procurar desvendar as necessidades de cada usurio minuciosamente. De acordo com a abordagem comportamental, o contabilista deve assumir de uma vez por todas sua postura gerencial, aperfeioando os demonstrativos e utilizando o reforo positivo como aliado na formao da qualidade da deciso pelo fato de usar a afirmao contnua como pressuposto de respostas desejveis. Contudo, o profissional contbil tem que apresentar uma postura adequada para dar crditos aos seus servios e aos seus colegas de profisso, demonstrando padres ticos e morais at mesmo em seus julgamentos, atendendo, com isto, Teoria da Contabilidade e ao Cdigo de tica Profissional do Contabilista. Nesse sentido, de acordo com a pesquisa realizada com os gestores do Municpio de Castanhal, 46,67% dos entrevistados apresentaram pouca satisfao sobre o contedo e a forma dos relatrios oferecidos para o processo gerencial. Os mesmos relatam compreender medianamente as informaes prestadas, sendo que, para 60% dos entrevistados, a apresentao das informaes contbeis deve ultrapassar o limite da obrigatoriedade, sendo elaboradas em forma de grficos, figuras e outras formas que facilitassem a leitura das mesmas, proporcionando, assim, maior compreenso e, como reforamento positivo, maior utilizao por parte dos gestores. A partir do que foi apurado, cabe ao contador ser assertivo atravs do reforamento positivo, buscando maior dilogo, buscando conhecer as necessidades dos usurios e buscando atend-las, o que o tornar um parceiro confivel dos gestores e far com que seu trabalho seja mais valorizado, oferecendo maior clareza nas informaes, inclusive tendo um alto grau de responsabilidade para que os gestores possam sentir a necessidade de utilizar o seu trabalho no cotidiano das decises. Referncias ALENCAR, Eduardo. Como a Anlise do Comportamento vem tratando a cultura e as questes sociais?. Momento Behaviorista. 30 nov. 2006. Disponvel em: <http://www.redepsi.com.br/portal>. Acesso em: out. 2008.
Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

52

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Trabalhos acadmicos: NBR 14724. 2. ed.Rio de Janeiro,RJ, 2005. BARROS, Vaine de Magalhes. O Novo Velho Enfoque da Informao Contbil. Divulgao de Trabalho. So Paulo: R. Cont. Fin. USP, 2005. Disponvel em: <http://www.eac.fea.usp.br>. Acesso em: 07 Set. 2008. BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC n 785, de 28 de Julho de 1995. Aprova a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC T 1. Caractersticas da Informao Contbil. Braslia, DF. Disponvel em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 07 Set. 2008. BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC n 803, de 10 de outubro de 1996. Aprova o Cdigo de tica Profissional do Contabilista. Braslia, DF. Disponvel em: <www.crcrs.org.br>. Acesso em: 17 Jun. 2008. CUNHA, Patrcia Vasconcelos Boavista. Contabilidade, tica e espao pblico. Revista Pensar Contbil: revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, RJ, v.7, n.29, agosto/outubro 2005. DIAS, Lidiane Nazar da Silva; PAULO, Anderson de Oliveira. Os Objetivos e Usurios da Contabilidade sob a Perspectiva da Abordagem Comportamental de Skinner: Um Estudo de Caso. Belm, PA. Universidade Federal do Par, 2003. FERREIRA. Instruo programada - Consideraes preliminares, Rio Grande do Sul, 1997, Disponvel em: <http://penta.ufrgs.br>. Acesso em: 03 nov. 2008. FORTES. Jos Carlos. tica e responsabilidade profissional do contabilista. Fortaleza: Fortes, 2002. HENDRIKSEN, Eldon; BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. Traduo da 5. ed. Americana por Antonio Zoratto Sanvicente. So Paulo: Atlas, 1999. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2006. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1997. MARTINS, Eliseu. tica Geral e Profissional em Contabilidade. Fundao Instituto de Pesquisa Contbeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997. PINHEIRO, Fbio A. O postulado do usurio: incentivo ao desenvolvimento da Teoria da Contabilidade e do contabilista. Caderno de Estudos, Fipecafi, So Paulo, v. 9, n.16, julho/dezembro 1997. Disponvel em: <http://www.eac.fea.usp.br/>. Acesso em: 07 Set. 2008. SILVA, Antnio Rogrio da. Psicologia Contempornea. Anlise de Texto: SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo; caps. 1 e 13, p. 13-22 e 177-185. Disponvel em: < http://www.geocities.com/discursus/textos/bskinner.html> Acesso em: fev. 2009.
A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada s Informaes Contbeis: Um Estudo no Municpio...

53

Sociedade, Contabilidade e Gesto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009.

SILVA, Tnia Moura da; SPERONI, Valdemar. Os princpios ticos e a tica profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF. Conselho Federal de Contabilidade, ano 27, n 113, p. 77-79, set/out.1998. SKINNER, Burrhus Frederic. Questes recentes na analise comportamental. Traduo da 2. ed. Por Anita Liberalesso. Campinas, So Paulo: Papirus, 1995 SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o Behavorismo. Traduo de Maria da Penha Villalobos. So Paulo: Cultrix, 1999.

Dias, L. N. S.; Oliveira, L. M.; Britto, S. S.

54

You might also like