You are on page 1of 9

MDULO I- FCC- PRINCPIOS E ADM. PBLICA 01.

(FCC- Analista Judicirio- TRE-AL/2010) Quando a Administrao Pblica, diante da complexidade das atividades por ela desenvolvidas, distribui competncias, no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios, ocorre a tcnica administrativa intitulada a) descentralizao. b) desconcentrao. c) delegao. d) privatizao. e) desburocratizao.

02. (FCC- Analista Judicirio- TRF4/2010) No que se refere aos rgos pblicos, INCORRETO afirmar ser caracterstica destes ( algumas no presentes em todos ), dentre outras, o fato de que a) no possuem personalidade jurdica e so resultado da desconcentrao. b) podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gesto com outros rgos. c) alguns possuem autonomia gerencial, oramentria e financeira. d) no possuem patrimnio prprio, mas integram a estrutura da pessoa jurdica. e) tm capacidade para representar em juzo a pessoa jurdica que integram.

03.( FCC- Analista Judicirio- TRE-AL/2010) Doutrinariamente, quanto situao ou posio na estrutura administrativa, classificam-se os rgos em a) autnomos e independentes. b) simples e compostos. c) singulares e colegiados. d) diretos e indiretos. e) internos e externos.

04. (FCC- Analista Judicirio- Escrivo- TJPI/2009) Com relao administrao pblica indireta e suas entidades, considere: I. A descentralizao administrativa ocorre quando as atribuies que os entes descentralizados exercem s tm o valor jurdico que lhes empresta o ente central. II. A fundao pessoa jurdica de direito privado com capital inteiramente pblico e organizao sob qualquer das formas admitidas em direito. III. As autarquias, dentre outras caractersticas, so institudas por seus fundadores, possuem personalidade jurdica prpria e no se sujeitam a controle ou tutela, salvo se previsto em seus estatutos. IV. A posio da fundao governamental privada perante o poder pblico a mesma das sociedades de economia mista e empresas pblicas. V. O desempenho de atividade de natureza econmica e a personalidade jurdica de direito privado so, alm de outros, traos comuns entre empresa pblica e sociedade de economia mista. correto o que consta APENAS em a) II e V. b) II, III e IV. c) I, III e V. d) II e III. e) I, IV e V.

05. (FCC- Juiz do Trabalho- TRT23/2010) Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta: I - chamado pela doutrina de desconcentrao a distribuio de competncias entre duas pessoas diferentes, seja fsica ou jurdica e descentralizao a distribuio de competncias dentro da mesma pessoa jurdica; II - So caractersticas das autarquias a sua criao por lei, personalidade jurdica pblica, capacidade de autoadministrao, especializao dos fins ou atividades e no sujeio a controle ou tutela; III - podem ser apontados como privilgios prprios das autarquias e fundaes pblicas o processo especial de execuo previsto no artigo 100 da Constituio Federal, a impenhorabilidade dos seus bens, prazo em qudruplo para contestar e em

dobro para recorrer, imunidade tributria relativa aos impostos sobre patrimnio, renda e servios e duplo grau de jurisdio quando as sentenas lhes forem desfavorveis; IV - As autarquias de regime especial so aquelas que celebram contrato de gesto com o rgo da Administrao Direta a que se acha vinculada, para a melhoria da eficincia e reduo de custos. a) todas as proposies esto corretas b) as proposies I, II e III esto corretas, e a proposio IV est errada c) as proposies II e IV esto corretas, e as proposies I e lII esto erradas d) todas as proposies esto incorretas e) a proposio III est correta, e as proposies I, II e IV esto erradas

06. (FCC- Procurador do Estado- PGE-AM/2010) O regime jurdico das empresas pblicas e sociedades de economia mista que desempenham atividade econmica em sentido estrito estabelece que a) seus bens so considerados de natureza pblica, motivo pelo qual no esto sujeitos constrio judicial. b) a remunerao de seus agentes no est sujeita ao teto constitucional, a menos que a entidade receba recursos oramentrios para pagamento de despesa de pessoal ou de custeio em geral. c) essas entidades devem assumir necessariamente a forma de sociedade annima. d) a licitao e a contratao de obras, servios, compras e alienaes no precisam observar os princpios da Administrao Pblica. e) a nomeao de seus dirigentes deve se dar na forma de seu estatuto social, podendo a lei condicionar tal nomeao ratificao pelo Poder Legislativo.

07. (FCC- Analista Judicirio- Exec. Mandados-TRT9/2010) No que concerne ao tema sociedades de economia mista e empresas pblicas, INCORRETO afirmar: a) O pessoal das empresas pblicas e das sociedades de economia mista so considerados agentes pblicos, para os fins de incidncia das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. b) As sociedades de economia mista apenas tm foro na Justia Federal quando a Unio intervm como assistente ou opoente ou quando a Unio for sucessora da referida sociedade.

c) Ambas somente podem ser criadas se houver autorizao por lei especfica, cabendo ao Poder Executivo as providncias complementares para sua instituio. d) No capital de empresa pblica, no se admite a participao de pessoa jurdica de direito privado, ainda que integre a Administrao Indireta. e) As empresas pblicas podem adotar qualquer forma societria, inclusive a forma de sociedade "unipessoal".

08. (FCC- Procurador Administrao Pblica.

Municipal-

PGM

-Teresina/2010)

Princpios

da

I. Dos princpios da legalidade e da indisponibilidade do interesse pblico decorre, dentre outros, o da especialidade, concernente ideia de desconcentrao administrativa. II. O princpio da presuno de legitimidade ou de veracidade dos atos administrativos trata de presuno relativa, sendo o efeito de tal presuno o de inverter o nus da prova. III. Como decorrncia do princpio da autotutela, a Administrao Pblica direta fiscaliza as atividades exercidas pelos entes da Administrao indireta. IV. A motivao, em regra, no exige formas especficas, podendo ser ou no concomitante com o ato, alm de ser feita, muitas vezes, por rgo diverso daquele que proferiu a deciso. SOMENTE esto corretas as assertivas (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

09.(FCC- Analista Administrativo-TRF1/2011) Carlos, auditor fiscal do tesouro nacional, ao preencher incorretamente documento de arrecadao do tesouro, causou prejuzo ao fisco na ordem de trinta reais. Tal fato acarretou sua demisso do servio pblico. Em razo disso, postulou no Judicirio a anulao da pena, o que foi acolhido pelos seguintes fundamentos: o servidor procurou regularizar o erro, buscando recolher aos cofres pblicos a quantia inferior recolhida; sua ficha funcional boa e no desabona sua atuao; a quantia inferior recolhida irrisria; a pena de demisso ato extremo que deve ser efetivado apenas em casos gravssimos. O exemplo citado refere-se ao restabelecimento dos princpios, que devem sempre nortear a atuao da Administrao Pblica: a) moralidade e impessoalidade. b) eficincia e motivao. c) motivao e moralidade. d) razoabilidade e proporcionalidade. e) probidade e eficincia.

10. (FCC- Procurador de Contas- TCE-AP/2010) O princpio constitucional da eficincia, que rege a Administrao Pblica, apresenta-se em a) hierarquia superior aos demais princpios constitucionais, uma vez que deve nortear toda a atuao da Administrao Pblica. b) relao ao modo de estruturao da Administrao Pblica, uma vez que autoriza a derrogao do regime jurdico de direito pblico e a aplicao do direito privado quando este se mostrar financeiramente mais atrativo. c) mesmo nvel de hierarquia do princpio da supremacia do interesse pblico, eis que tambm possui prevalncia superior apriorstica. d) relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, no apenas em relao a atuao do agente pblico. e) nvel materialmente superior ao princpio da legalidade, uma vez que autoriza a Administrao Pblica a adotar medidas formalmente em desacordo com a lei em prol do aumento de produtividade e agilidade.

11. Quanto estrutura da administrao pblica federal, julgue os itens a seguir. ( ) Embora seja pessoa jurdica de direito privado, a empresa pblica federal caracterizase por ser composta apenas por capital pblico. ( ) Ao contrrio das entidades da administrao pblica indireta, os rgos da administrao pblica direta tm personalidade jurdica de direito pblico. ( ) fato de as sociedades de economia mista qualificarem-se como pessoas jurdicas de direito privado torna desnecessrio que as mesmas sejam criadas por lei especfica. ( ) No direito administrativo brasileiro, autarquia conceitua-se como um patrimnio pblico dotado de personalidade jurdica para a consecuo de finalidade especificada em lei ( ) A autarquia concebida como pessoa jurdica destinada ao desenvolvimento de atividade econmica pelo Estado, de modo descentralizado.

12- A Administrao Pblica, como tal prevista na Constituio Federal (art. 37) e na legislao pertinente (Decreto-Lei no 200/67, com alteraes supervenientes), alm dos rgos estatais e de diversos tipos de entidades abrange, tambm, a) as concessionrias de servio pblico em geral b) as universidades federais que so fundaes pblicas c) as organizaes sindicais d) os chamados servios sociais autnomos (Senai, Senac etc.) e) os partidos polticos 13- Entre os princpios a serem observados pela administrao pblica de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, NO se inclui: a) legalidade b) pessoalidade c) publicidade d) eficincia e) moralidade 14- Segundo a CF/88, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de: a) legalidade, igualdade, moralidade, publicidade, anterioridade e eficincia b) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia c) igualdade, impessoalidade, moralidade, publicidade e competncia. d) legalidade, igualdade, moralidade, publicidade e oportunidade. e) legalidade, impessoalidade, moralidade, anterioridade e eficincia.

15- A vedao Administrao Pblica de, por meio de mero ato administrativo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, vincula-se ao princpio da : a) legalidade; b) moralidade; c) impessoalidade; d) hierarquia; e) eficincia 16- Um ato administrativo estar caracterizando desvio de poder, por faltar-lhe o elemento relativo finalidade de interesse pblico, quando quem o praticou violou o princpio bsico da a) economicidade b) eficincia c) impessoalidade d) legalidade e) moralidade 17- Em relao aos princpios da Administrao Pblica correto afirmar, exceto: a) ao contrrio dos particulares, que podem fazer tudo aquilo que a lei no veda, pelo princpio da legalidade, a Administrao s pode realizar o que lhe expressamente autorizado em lei; b) pelo princpio da finalidade, no se admite outro objetivo para o ato administrativo que no o interesse pblico; c) o princpio da publicidade impe a publicao, em jornais oficiais, de todos os atos da Administrao; d) a conduta tica do administrador deve-se pautar pelo atendimento ao princpio da moralidade; e) o princpio da legalidade impede que a Administrao crie direitos de qualquer espcie mediante ato administrativo 18- O contexto de Administrao Pblica, que a Constituio Federal subordina observncia dos princpios fundamentais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (): a) abrange rgos e entidades dos Trs Poderes das reas federal, estadual, distrital e municipal; b) abrange s os rgos pblicos da estrutura da Unio, dos Estados e dos Municpios; c) restrito ao mbito federal; d) restrito aos Poderes Executivos federal, estadual e municipal; e) restrito ao Poder Executivo Federal.

19- Os princpios previstos no caput do art. 37 da Constituio Federal: a) sero obedecidos apenas pela administrao pblica direta e indireta do Poder Executivo da Unio, dos Estados e dos Municpios; b) no sero obedecidos pela administrao pblica direta dos Estados e Municpios; c) sero obedecidos apenas pela administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio; d) no sero obedecidos pela administrao pblica indireta dos Estados e Municpios; e) sero obedecidos pela administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes dos Municpios.

20- Em relao aos princpios bsicos da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar que o da: a) razoabilidade significa que a Administrao deve agir com bom senso e de modo proporcional; b) especialidade aplica-se mais s autarquias, de modo que estas, de regra, no podem ter outras funes diversas daquelas para as quais foram criadas; c) indisponibilidade consiste no poder da Administrao de revogar ou anular seus atos irregulares, inoportunos ou ilegais; d) impessoalidade significa que a Administrao deve servir a todos, sem preferncias ou averses pessoais ou partidrias; e) hierarquia refere-se ao fato de que os rgos e agentes de nvel superior podem rever, delegar ou avocar atos e atribuies.

GABARITO 18 A 19 E 11 C E C C E 20 C 13 B 16 A 12 B 14 B 15 C 17 C

16. Quanto aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, correto afirmar: a. ( ) O princpio da prevalncia do interesse pblico sobre o particular exemplo de norma constitucional explcita. INCORRETO. Princpios constitucionais explcitos: LIMPE. Estava no nosso material e nas dicas de ltima hora. b. ( ) A atividade administrativa estatal no se subordina a quaisquer parmetros legalistas stricto sensu e sim principiolgicos. INCORRETO. Alm dos parmetros principiolgicos a que se subordina a Administrao Pblica, temos em primeiro lugar os parmetros da lei, que o princpio maior. Na administrao pblica s lcito fazer o que a lei determina. c. ( ) O princpio constitucional da eficincia equipara a atuao Administrao Pblica aos parmetros de atuao da iniciativa privada. INCORRETO. A eficincia na administrao pblica de gesto, j a iniciativa privada busca lucro. d. ( X ) A conflituosidade nsita natureza dos princpios, o que levou o constituinte a positivar valores que se chocam entre si. CORRETA. Uma grande conflituosidadade se d com os princpios da legalidade e da moralidade, pois nem tudo o que moral est na lei e nem tudo que legal moral, j que a moral contedo abstrato de uma sociedade. Em certos momentos estes princpios (em seu contedo axiolgico) podem se chocar. e. ( ) O princpio constitucional da impessoalidade insuscetvel de mitigao, mesmo em casos de comprometimento da segurana nacional. INCORRETO. O princpio da impessoalidade tambm chamado de princpio da finalidade. Como a finalidade sempre o interesse pblico, possvel sim, que, em imperativos de segurana nacional, possam ser mitigados alguns direitos e princpios fundamentais, assim como ocorre, por exemplo, no estado de defesa e estado de stio.

23. Quanto s normas constitucionais sobre a Administrao Pblica, correto afirmar: a. ( ) O prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel por um ano. INCORRETA. Fcil, questo tratada em sala de aula e na apostila. Constituio artigo 37, III. O prazo de validade do concurso ser de dois anos, prorrogvel uma vez por igual perodo. b. ( X ) O direito de greve dos servidores pblicos ser definido em lei especfica. CORRETA. CRFB, artigo 37, VII. c. ( ) Os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e Judicirio no podero ser superiores aos do Poder Legislativo. INCORRETA. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio que no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, est invertida a questo. CRFB, artigo 37, XII. Comentado tambm na questo 67 da apostila. d. ( ) Independe de autorizao legislativa a criao de subsidirias de empresas estatais. INCORRETA. CRFB, artigo 37, XX (depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada). Comentado na questo 65 da apostila. e. ( ) Extinto o cargo pblico, o servidor estvel ficar em disponibilidade com remunerao integral. INCORRETA. Ficar em disponibilidade com remunerao PROPORCIONAL ao tempo de servio at seu adequado aproveitamento. CRFB, artigo 41 3 e comentrio na questo 75 da apostila.

You might also like