You are on page 1of 13

UM ASSEMBLEIANO A PROCURA DE SUA SOTERIOLOGIA ARMINIANA1

Marcos Fialho

RESUMO AAs Assembleias de Deus brasileira tem cada vez mais se tornada confusa em relao sua posio soteriolgiologica, em sua confisso de f ela arminiana, no entanto, em suas pregaes e em seus hinos uma mistura de arminianismo, calvinismo, pelagianismo ou semipelagianismo e at uma mistura das quatros posies ao mesmo tempo e num mesmo culto, por exemplo os dos domingos noite.As causas deste caos no contexto assembleiano podem serem em primeiro lugar a falta de seminrios que realmente prezem pelo aprofundamento do ensino teolgico, prezando somente pelo bsico aos seus obreiros. Em segundo a falta de preparao dos obreiros e leigos em conhecerem sua prpria posio teolgica. E em terceiro a falta de material para a soteriologia arminiana no contexto brasileiro. Esse ltimo tanto um prejuzo assembleiano brasileiro, como tambm a todos telogos brasileiros que querem aprofundar seu conhecimento sobre o arminianismo clssico. PALAVRAS-CHAVE Soteriologia. Arminianismo clssico. Assembleia de Deus. Jacobus Arminius. Pelagianismo. Semipelagianismo. Calvino. Lutero.

Artigo apresentado para avaliao na disciplina Teologia Sistemtica III Cristologia e Soteriologia, do curso de Bacharel em Teologia do Instituto Bblico das Assembleias de Deus, ministrado pelo professor Ozean Gomes. O autor atualmente bacharelando no Instituto Bblico das Assembleias de Deus de Pindamonhangaba, SP.

1 INTRODUO Para quem nasce num contexto assembleiano ser criado no cerne do Cristianismo evanglico arminiano, porm, poder no ter a mnima ideia o que arminianismo clssico. Porm, o ensino assembleiano visa a crena da salvao universal baseado nos textos bblicos de Jo 3.16; 1 Tm 2.4 e 2 Pe 3.9. E tambm crer que alguns podem cair da graa, o famoso desviado baseando no texto bblico em 2 Pe 1.10. Porm as distores de que os arminianos negam a eficcia da morte de Jesus Cristo; que uma teologia centra no homem e que no entendem a Bblia, s podem ser verdadeiras se o assembleiano no correr atrs de descobrir sua posio arminianista clssica. 2 CONHECENDO A SOTERIOLOGIA ARMINIANA Se falar sobre o arminianismo clssico sem conhecer Jacobus Arminus e entender o porque da sua divergncia sobre o calvinismo, desenvolver uma interpretaes errneas, equivocada e at mesmo confundi-lo com pelagianismo ou semipelagianismo. 2. 1 UMA HISTRA RESUMIDA DE JACOBUS ARMINUS Jacobus Arminus nasceu em Oudewater em 10 de outubro de 1560 e morreu em Leiden em 19 de outubro de 1609. Segundo Olson (2009, p. 472):
Armnio foi criado como protestante na cidadezinha de Oudewater, entre Utrech e Roterd, mas sua formao crist na juventude no foi pesadamente calvinista. Aos quinze anos, foi enviado a Mardburgo, na Alemanha, para obter educao. Enquanto estava l, sua cidade natal foi invadida por soldados catlicos leais Espanha e muitos habitantes foram massacrados. A famlia inteira de Armnio foi exterminada em um nico dia. O jovem estudante ficou sob o cuidado de um respeitado ministro holands e acabou tornando-se um dos primeiros alunos a se matricular na recm estabelecida universidade protestante em Leiden.

Depois de formar em Leiden, a Igreja com uma viso ministerial enviou Armnio para Academia de Genebra na Sua, dirigida por Beza. No se sabe

se Armnio chegou a aceitar inteiramente os ensinos de Beza, porm, pode se afirmar que ele teve um conhecimento do calvinismo extremado, como afirma Olson (2009 p. 467 e 468):
Beza mais conhecido na histria da teologia como um dos fundadores deste tipo extremado da teologia calvinista conhecido como supralapsarismo. [...] Supra indica a prioridade lgica em relao a alguma outra coisa. Lapsarismo uma referncia queda da humanidade (da mesma raiz lapso cair). Por isso, supralapsarismo significa, literalmente, alguma coisa anterior queda. [...] Teologicamente, o supralapsarismo uma forma de ordenar os decretos divinos de tal maneira que a deciso e o decreto de Deus em relao predestinao do seres humanos, ao cu ou ao inferno, antecede seus decretos de criar os seres humanos e permitir sua queda.

A carreira ministerial de Armnio se inicia em 1588, aos 29 anos de idade na igreja reformada de Amsterd. Todos relatos descrevem que foi um nobre pastor e um grande pregador. A nica acusao que teve contra Armnio foi se opor em 1590 contra os calvinistas rgidos da Holanda. Em suas prelees sobre a Epstola de Paulo aos Romanos, o jovem pregador comeou a negar abertamente, no somente o supralapsarimos, mas tambm a eleio incondicional e a graa irresistvel (Olson 2009). Os calvinistas em Amsterd o acusaram publicamente de heresia para os oficiais da igreja e da cidade, que examinaram a questo e inocentaram Armnio das acusaes. Armnio deixou vrias obras publicadas, Por no termos suas obras traduzidas por completo para o portugus [e tambm para o espanhol] torna-se ainda mais difcil o acesso para os estudantes da teologia arminiana (Sociedade Arminiana em Lngua Portuguesa, 2011 http://arminianos.wordpress.com/livros-2/sociedade-arminiana/ ). Em relao as obras de Armnio Olson (2009 p. 475) desta que:
Suas principais obras doutrinrias sobre questes relacionadas controvrsia arminiana (os decretos, a providncia, e a predestinao) so: Exame do panfleto do dr. Perkins sobre a predestinao (1602), Declarao de sentimentos (1608), Carta endereada a Hiplito A. Collibus (1608), e Artigos que devem ser diligentemente ponderados (data desconhecida).

Jacobus Arminius morreu com a idade de quarenta e nove anos, distinto entre os homens, [...] entre os cristos, por sua caridade com aqueles que diferiam dele em opinio, [...] e entre os telogos, por suas concepes crticas, porm

amplas e compreensivas, (W.R.B., 2007 http://www.arminianismo.com/index. php?option=com_content&view=article&id=186:vida-de-arminius&catid=114& Itemid=42) 3 TEOLOGIA DA PREDESTINAO: CALVINISMO E ARMINIANISMO A principio devemos destacar que calvinismo e arminianismo so teologias de homens cultos e ntegros que foram desenvolvidos apartir de suas interpretaes bblicas.
A teologia uma construo racional, lgica, que parte de dois princpios: o princpio arquitetnico, que a revelao, a palavra de Deus; e o princpio hermenutico, instrumental, que fornece equipamento tcnico para a anlise do texto escriturstico. A teologia serve assim, a partir desses dois princpios, um divino e outro humano, [...] J a doutrina fundamento bblico que norteia nossa f e ordem. No tem base nos arrazoados de grandes telogos, mas na revelao. [...] Nesse sentido, h teologias, como a calvinista, que olham esta questo difcil da eleio a partir do infinito, de cima, exclusivamente. E h outras teologias, como a arminiana, que olham esta questo difcil da eleio apenas a partir do finito, de baixo. (PINHEIROS, 2009 http://jorgepinheirosanctus.blogspot.com/2009/04 /doutrina-da-eleicao.html)

No Brasil o arminianismo abraado por um nmero maior de igrejas evanglicas, sendo essas a Assembleia de Deus, Quadrangular, O Brasil para Cristo, Luterana, Metodista. O calvinismo j adotado pelos presbiterianos, congregacionais, parte dos batistas e pela Congregao Crist no Brasil. 3. 1. PREDESTINAO: PONTO DE VISTA CALVINISTA Joo Calvino, nascido na Frana em 1509, estudou direito e teve contato com humanista como Guillaume Cop. O termo calvinismo e a expresso f reformada aplicam-se ao sistema de teologia desenvolvido a partir da sistema de Calvino. Presbitrerianismo a palavra usada para exprimir a forma de organizao eclesistica concebida por Calvino, (CAIRNS, 2008, p. 278). Calvino foi um grande exegeta, expositor da Bblia e escritor. Ele teve muitas contribuies e segundo Cairns (2008, p. 283):
A maior contribuio de Calvino f reformada foram as suas Instituas, aceitas como expresso acabada da teologia reformada. [...]

Tambm escreveu comentrios de todos os livros da Bblia, com exceo de 2 e 3 Joo e Apocalipse, [...] Suas cartas, com outros escritos, integram quase 57 volumes do Corpus Reformatorum, e existem mais de 2000 de seus sermes. [...] Seus muitos comentrios dos livros da Bblia so estudados at hoje pelos seguidores de suas idias.

3. 1. 1 Calvino e Lutero Calvino chegou a conheceras as ideias de Lutero principalmente atravs de seus livros, porm se diferiam em opinies teolgicas. Como afirma PINHEIROS (2007) em seu artigo que para conhecer a eleio de Calvino tem de saber a posio de Lutero. Ambos aceitaram a autoridade da Bblia, s que a nfase maior de Lutero era a justificao pela f, ao passo que a de Calvino estava na soberania de Deus. (CAIRNS, 2008, p. 278).
Para entendermos a teologia da eleio no calvinismo e no arminianismo temos que comear a partir da viso de Lutero. A compreenso de Lutero tem por base a sua leitura da Carta de Paulo aos Romanos, e a partir da de sua teologia da cruz. [..]Assim, para Lutero, a eleio era uma garantia, era esperana. Pois, nos momentos de sofrimento, de cruz e das angstias da morte, a providncia divina, atravs da eleio, que nos d garantia da presena da graa em nossas vidas. por isso que ele disse: H uma medida adequada, hora e idade para o entendimento de toda doutrina. (PINHEIROS, 2009 http://jorge pinheiros sanctus.blogspot. com/2009/04/doutrina-da-eleicao.html)

A predestinao de Calvino partem dos mesmo textos de Lutero, porm com uma direo contrria. Para Lutero a nica esperana seria no sofrimento de Cristo, porm Calvino relatava que era a escolha soberana e eterna de Deus e que escolhe alguns para salvao, e outros para perdio, e isto conhecido como dupla predestinao. Sobre est divergncia Hgglund (2003 p. 226) diz: Foi neste ponto que a tradio luterana rejeitou a doutrina calvinista da predestinao: em oposio ao conceito da dupla predestinao de Calvino, Lutero apontava s passagens bblicas que falam do desejo universal de Deus de salvar, ou de reconciliar consigo mesmo o mundo inteiro. (Cf. 1 Tm 2.4; 1 Jo 2.2). 3. 1. 2 Finalizao da doutrina calvinista

Muitos afirmam que Calvino no era calvinista, e a causa desta afirmao as alteraes que os seus ensinos sofrem depois de sua morte. Quando Calvino morreu, em 1564, toda a responsabilidade de Calvino caiu sobre Beza. (OLSON, 2009, p. 467). Teodoro Beza (1519-1605) era genro de Calvino, e ele e outros calvinistas, como afirma Olson (2009), era obcecado pela doutrina da predestinao, muito mais do que Calvino jamais foi. Olson (2009) tambm destaca que Beza situou a predestinao dentro da doutrina de Deus com a deduo direta do poder, dos conhecimentos e do governo providencial de Deus. Beza, assim como a maioria dos calvinistas tambm deduziu a doutrina da expiao limitada que Cristo morreu somente pelos eleitos e no pelos rprobos, (OLSON, 2009, p. 468). Sendo assim Olson (2009 p. 469) diz que o calvinismo de Beza de acordo com a ordem tpica dos decretos divinos, segundo o supralapsarismo, a seguinte:
1. O decreto divino de predestinar algumas criaturas salvao e vida eterna e outras perdio e aos castigo eterno no inferno. 2. O decreto divino de criar. 3. O decreto divino de permitir que os seres humanos caiam no pecado. 4. O decreto divino de fornecer meios para a salvao (Cristo e o evangelho) dos eleitos. 5. O decreto divino de aplicar aos eleitos a salvao (a justia de Cristo).

Com a instituio desta doutrina, Beza e os demais calvinistas supralapsrios acreditam estar apenas esclarecendo os pormenores lgicos da doutrina da eleio ensinada pelo prprio Calvino (OLSON, 2009, p. 469). Alguns estudiosos acreditam que Calvino teria aceitado esta posio, porm, h outros que acham que ele teria rejeitado o supralapsarismo e preferido o contrrio, o infralapsarismo. Infra indica subsequncia a outra coisa, o que segundo Olson (2009) o infralapsarismo subordina o decreto divino da predestinao ao decreto de permitir a queda da humanidade no pecado. Olson (2009) afirma tambm que segundo os calvinistas infralapsrios, o propsito supremo de seu plano global no eleger alguns e reprovar outros, mas glorificar a si mesmo pela criao do mundo. Foi somente porque os seres humanos cara no pecado que Deus subsequentemente (pela ordem lgica) decretou a dupla predestinao. Portanto, a ordem tpica dos decretos divinos no infralapsarismo para Olson (2009 p. 469) a seguinte:

1. O decreto divino de criar o mundo e, nele, a humanidade. 2. O decreto divino de permitir a queda da humanidade. 3. O decreto divino de eleger alguns seres humanos salvao e vida eterna e de predestinar outros perdio e ao castigo eterno. 4. O decreto divino de fornecer o meio de salvao (Cristo) aos eleitos. 5. O decreto divino de aplicar a salvao aos eleitos e deixar os rprobos (os predestinados perdio) ao seu destino merecido.

3. 1. 3 Sistema da doutrina calvinista: T.U.L.I.P Depois de muita debate sobre as questes entre Armnio e os calvinistas, os calvinistas se reuniram para debater as prdicas de Armnio, principalmente sua Declarao de Sentimento (1605). Houve ento a desenvoltura da doutrina calvinista entre as duas escolas de pensamento, supralapsria e infralapsria, e isso aconteceu no Snodo de Dort em 1618-1619. Calvino (1509-1564) j tinha morrido e Armnio (1560-1609) tambm. E esse axioma foi chamada de os cincos pontos do calvinismo, ou TULIP, em Ingls.
Eis a TULIP: 1 - Total Depravity (Depravao total) Todos os seres humanos nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questes espirituais; 2 - Unconditional Election (Eleio incondicional) Deus escolheu dentre todos os seres humanos decados um grande nmero de pecadores por graa pura, sem levar em conta qualquer mrito, obra ou f prevista neles; 3 - Limited Atonement (Expiao limitada) Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preo do resgate somente dos eleitos; 4 - Irresistible Grace - (Graa Irresistvel) A Graa de Deus irresistvel para os eleitos, isto , o Esprito Santo acaba convencendo e infundindo a f salvadora neles; 5 - Perseverance of Saints (Perseverana dos Santos) Todos os eleitos vo perseverar na f at o fim e chegar ao cu. Nenhum perder a salvao. (PINHEIROS, 2009 http://jorge pinheiros sanctus.blogspot.com/2009/04/doutrina-da-eleicao.html)

A palavra TULIP veio depois, porm os que consideram reformados ou seguidores de Calvino, quer fosse na Gr-Bretanha ou na Europa continental, concordavam no mnimo com esses cincos axiomas de doutrina. Segundo Olson (2009) discutvel se Calvino teria concordado com os todos os cincos. 3. 1. PREDESTINAO: PONTO DE VISTA ARMINIANISTA

Armnio foi um estudante assduo da Bblia, no concordou com alguns ensinos de Calvino e de seus principais expoentes. Gonzlez (1984 p. 46) disse que importante recordar isso, visto que frequentemente se diz que o arminianismo o contrrio do calvinismo, quando na realidade tanto Armnio como seus seguidores eram calvinistas em todos os pontos, exceto nos que debatiam. 3. 2. 1 Armnio e Pelgio Sendo esforados em seus estudos e em 1063 ao se tornar professor de teologia na Universidade de Leyden suas idias vieram a ser conhecidas publicamente. Armnio expressou sua teologia em vrios tratados publicados, os quais, juntos, formam trs grandes volumes. (OLSON, 2009, p. 475). Armnio foi acusado de heresias, a mais pesadas delas, foi de ser comparado com o pensamento pelagiano.
PELAGIANOS, uma faco religiosa que surgiu no quinto sculo. Pelgio foi um monge britnico de certa posio e de uma reputao muito elevada. Ele, com seu amigo Celstio, viajaram para Roma, onde viveram logo no incio do quinto sculo, e se opuseram com veemncia a certas opinies aceitas a respeito do pecado original e da necessidade da graa divina. [...]Em sua luta pela verdade de suas doutrinas, dizem que eles afirmaram que a humanidade no recebeu nenhum prejuzo do pecado de Ado, que somos agora to capazes de obedincia vontade de Deus como ele foi, que, de outra forma, teria sido cruel e absurdo propor humanidade o cumprimento de certos deveres, com a aprovao de recompensas e a ameaa de punies, e que, conseqentemente, os homens so nascidos sem vcio assim como sem virtude. Pelgio tambm acusado de ter afirmado que possvel aos homens, contanto que eles plenamente empreguem os poderes e capacidades com que foram dotados, viver sem pecado, [...]Ele reconheceu que o poder que possumos de obedecer vontade de Deus um dom divino, mas afirmou que o controle deste poder depende de ns mesmos, que a morte natural no uma conseqncia do pecado de Ado, mas da constituio fsica do homem, e que Ado teria morrido ainda que no tivesse pecado. (WATSON, 2008 http://www.arminianismo.com/index.php? option=com_content&view=article&id=887:pelagianos&catid=161:rich ard-watson-dicionario-biblico-e-teologico-&Itemid=41

No se sabe quando surgiu estas acusaes, podem provavelmente terem surgidos depois do Snodo de Dort. Para Armnio o homem era dotado de vontade livre pelo prprio Deus, podendo resistir a graa salvadora pelo

mesmo. O prprio Armnio no poupou esforos para comprovar seu compromisso e suas credenciais teolgicas protestantes. (OLSON, 2009, p.474). Ele escreveu na Declarao de Sentimentos acredito no ter ensinado ou nutrido sentimentos a respeito da justificao do homem diante de Deus que no fossem unanimemente mantidos pelas igrejas reformadas e protestantes e estivessem de total acordo com suas opinies expressa. (NICHOLS; NICHOLS apud OLSON, 2009 p. 476) 3. 2. 2 Armianianismo: Uma teologia centrada em Deus Roger Olson comea seu artigo: O Arminianismo uma teologia centrada em Deus, dizendo que uma das crticas mais comuns ao Arminianismo por seu adversrios que ele uma teologia centrada no homem. Muitos confundem o arminianismo clssico com o arminianismo dissolvido por homens como Charles Finney. Olson continua dizendo que se Finney um bom exemplo de um arminiano altamente questionvel. Porm, o alvo do artigo relatar sobre o arminianismo clssico. Olson (2009 p.479) elucida que na Declarao de sentimentos, Armnio props um esquema alternativo de quatro decretos divinos a respeito da salvao intitulado,
Meus prprios sentimentos a respeito da predestinao I. O primeiro decreto absoluto de Deus sobre a salvao do pecador aquele pelo qual decretou que nomeava seu Filho Jesus Cristo mediador, redentor, salvador, sacerdote e rei [...] II. O segundo decreto exato e absoluto de Deus aquele pelo qual decretou que receberia em favor aqueles que se arrependessem e cressem e que, em Cristo [...] se cumpriria a salvao dos penitentes e crentes que perseverassem at o fim; mas que deixaria em pecado e sob a ira de todos os impenitentes e incrdulos e os condenaria pela alienao a Cristo. III. O terceiro decreto divino aquele pelo qual Deus decretou que administraria de modo suficiente e eficaz os meios que eram necessrios ao arrependimento e f [...] IV. Depois desses, segue-se o quarto decreto pelo qual Deus decretou a salvao ou a perdio das pessoas. Esse decreto se fundamenta na prescincia de Deus, pela qual desde a eternidade ele sempre soube quais os indivduos que, pela graa [preveniente], creriam e, pela graa subsequente, perseverariam. (NICHOLS; NICHOLS apud OLSON, 2009 p. 479)

Pelos escritos de Armnio, ningum pode afirmar que seus pressupostos iam contra o que a igreja ensinou por quase 1500 anos. A teologia de Jacobus

Arminius ressalta a liberdade humana. Acreditava no pecado original, considerava que a vontade do homem natural cado est degenerada, incapacitada para produzir qualquer bem espiritual e dava todo crdito pela salvao a Deus.. Nesse sentido seu conceito de liberdade humana diferia da viso de Pelgio. (PINHEIROS, 2009 http://jorge pinheiros sanctus.blogspot.com/2009/04/doutrina-da-eleicao.html). Olson (2009) diz que para Armnio, portanto, a predestinao era, antes, de Jesus Cristo e no de indivduos sem ele. 3. 2. 3 Graa preveniente Os calvinistas acusam os arminianos de dizerem que se voc pode escolher entre aceitar a graa ou rejeit-la, o livre-arbtrio, voc estaria praticando uma boa obra quando voc recebe a graa, e merecia parte da salvao. Segundo Olson (2009) isso partiria para um consenso do pelagianismo em que a pessoa contribui para sua prpria salvao. A soluo de Armnio para esse problema delicado o conceito-chave da graa preveniente. Armnio sempre deu nfase a salvao pela graa e no pelas boas obras. Armnio explica melhor em uma carta endereada a Hiplito A. Collibus:
A respeito da graa e do livre-arbtrio, ensino conforme as Escrituras e consentimento ortodoxo; o livre-arbtrio no tem a capacidade de fazer ou de aperfeioar qualquer bem espiritual genuno sem a graa. Para que no se diga que eu, assim como Pelgio, cometo uma falcia em relao palavra graa, esclareo que com ela me refiro graa de Cristo que pertence regenerao: afirmo, portanto, que a graa simples e absolutamente necessria para a iluminao da mente, para o devido controle das emoes e para a inclinao da vontade ao que bom. a graa que [...] fora a vontade a colocar em prtica boas ideias e os bons desejos. Essa graa [...] antecede, acompanha e segue; ela nos desperta, assiste, opera para queiramos o bem, coopera para que no o queiramos em vo. Ela afasta as tentaes, ajuda e oferece socorro em meio s tentaes, sustenta o homem contra a carne, o mundo e Satans, e nessa grande luta concede ao homem a satisfao da vitria. [...] A graa o princpio da salvao; o que a promove, aperfeioa e consuma. Confesso que a mente [...] do homem natural e carnal obscura e escura, que suas afeies so corruptas e imoderadas, que sua vontade obstinada e desobediente e que o prprio homem est morto em pecados. (NICHOLS; NICHOLS apud OLSON, 2009 p. 481)

Segundo Olson (2009 p. 481) a graa descrita por Armnio nessa declarao um tanto longa a graa preveniente. a graa que Deus oferece e concede a todas pessoas de alguma forma e absolutamente necessria pra os

pecadores cados mortos em pecados e escravos da vontade creiam e sejam salvos. Para Armnio estamos predestinados salvao, mas a eleio depende do arrependimento. Porm importante ressaltar que o Esprito Santo que opera dentro dessas pessoas, a vontade humana, livre pela graa preveniente (a operao do Esprito Santo dentro da pessoa), precisa cooperar simplesmente aceitando a necessidade da salvao e permitindo que Deus outorgue a ddiva da f. (OLSON, 2009, p.481). Colocando assim toda iniciativa e capacidade de salvao a favor de Deus e reconhece a total incapacidade do ser humano de contribuir para a prpria salvao sem a graa auxiliadora sobrenatural de Cristo.
Em sua Declarao de Sentimentos, apresentada igreja holandesa em 30 de outubro de 1605, ele sintetizou a sua posio em cinco pontos: 1 - Capacidade humana e liberdade de escolha: Todos os homens embora sejam pecadores, ainda so livres para aceitar ou recusar a salvao que Deus oferece; 2 - Eleio condicional: Deus elegeu os homens que ele previu que teriam f em Cristo; 3 - Expiao ilimitada: Cristo morreu por todos os seres humanos, em todas as pocas e lugares; 4 - Graa resistvel: Os homens podem resistir Graa de Deus para no serem salvos; 5 - Decair da Graa: Homens salvos podem perder a salvao caso no perseverem na f at o fim. (PINHEIROS, 2009 http://jorge pinheiros sanctus.blogspot.com/2009/ 04/doutrina-da-eleicao.html)

Em seu artigo Olson (1999) diz que John Wesley foi o principal arminiano do corao no sculo dezoito, e seu movimento metodista foi profundamente caracterizado pela teologia arminiana do livre-arbtrio. queles evanglicos de seu dia, que o acusavam de ter tendncias humansticas e catlicas por causa de sua rejeio da eleio incondicional e da crena no livre-arbtrio, Wesley afirmou a absoluta necessidade da graa preveniente (capacitante mas resistvel) de Deus para superar a ferida mortal do pecado e ter livre-arbtrio suficiente para aceitar ou rejeitar a graa salvadora responsavelmente. Ns arminianos clssicos nem todo arminiano um arminiano clssico cremos que Deus poderia controlar tudo mas escolhe estar no comando ao invs de controlar tudo a todo instante. A auto-limitao de Deus no impugna a majestade e a soberania de Deus. Olson (1999)

4 CONCLUSO Pode-se ressaltar que Armnio tinha uma teologia reformada, apesar de suas divergncias tanto com Calvino, quanto aos seguidores aps ele Cairns (2008, p. 293) diz:
Tanto Armnio quanto Calvino ensinavam que o homem, por ter herdado o pecado de Ado, est sob a ira de Deus. [...] Armnio respondia insistncia calvinista sobre a perseverana dos santos afirmando que Deus concedia aos santos uma graa tamanha que eles no precisariam cair, embora a Bblia praticamente ensinasse que era possvel ao homem perder a salvao. Armnio no quis fazer de Deus o autor do pecado nem do homem um autmato.

Para ter uma compreenso melhor da soteriologia arminiana, o assembleiano dever estudar em um curso superior de bacharel de teologia, pois os bsicos no oferecem aprofundamento sobre a histria da igreja, ou dominar bem o ingls, pois, em primeiro lugar a Assembleia de Deus americana contm uma posio acerca de qual a posio da Assembleia de Deus sobre a segurana da salvao do crente, basta visitar o site: www.ad.org, a qual contm a delimitao oficial desta posio que encontrada no Estatuto Social do conselho Geral, Artigo VII: Doutrinas e Prticas reprovadas, Papel e Posio: A segurana do crente. E por ltimo, h uma imensido de livros publicados em ingls acerca do arminianismo clssico, como por exemplo: Arminian Theology: Myths and Realities e Against Calvinism de Roger Olson. O interessado tambm poder visitar sites em portugus, que tem muitos artigos acerca do assunto.

REFERNCIAS

CAIRNS, Earle Edwin. O cristianismo atravs dos sculos: uma histria da Igreja Crist. 2. ed. So Paulo: Vida Nova, 2008. GONZLEZ Justo L., BREVE DICIONRIO DE TEOLOGIA, p. 46, 47. 2011. Disponvel em:lhttp://www.arminianismo.com/index.php?option=comcontent& view=article&id=1217&Itemid=56 Acesso em : 05 nov. 2011. HNGGLUND, Bengt. Histria da teologia. 7. ed. Porto Alegre: Concrdia, 2003 OLSON, Roger E. Histria da Teologia Crist: 2000 anos de tradio e reformas. So Paulo: Vida, 2009. OLSON Roger E. No me odeie porque sou arminiano. 1999 Disponvel em: http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id= 917:roger-e-olson-nao-me-odeie-porque-sou-arminiano&catid=181:vol-43-nr10&Itemid=28 Acesso em: 03 nov. 2011 PINHEIROS Jorge. A Doutrina da Eleio Calvinismo, Arminianismo e o Equilbrio da Doutrina Batista. 2009. Disponvel em: http://jorgepinheiro sanctus.blogspot.com/2009/04/doutrina-da-eleicao.html Acesso em: 04 nov. 2011. WATSON Richard. Dicionrio Bblico e Teolgico. 2008 Disponvel em: http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id= 887:pelagianos&catid=161:richard-watson-dicionario-biblico-e-teologico-&Itemi d=41 Acesso em: 04 nov. 2011. W.R.B. Uma histria resumida da vida de James Arminus. 2007. Disponvel em:Lhttp://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article &id=186:vida-de-arminius&catid=114&Itemid=42 Acesso em: 05 nov. 2011. ____.Sociedade Arminiana em Lngua Portuguesa. 2011 Disponvel em: http://arminianos.wordpress.com/livros-2/sociedade-arminiana/ Acesso em: 03 nov. 2011.

You might also like