You are on page 1of 7

Configurao do BIOS Setup

Quando voc liga o micro, o primeiro software que carregado o BIOS da placa-me, que faz a contagem da memria RAM, realiza uma deteco rpida dos dispositivos instalados e, por fim, carrega o sistema operacional principal a partir do HD, CD-ROM, pendrive, disquete, rede ou outra mdia que estiver disponvel. Este procedimento inicial chamado de POST (Power-on self test). O POST tem duas funes bsicas: detectar o hardware instalado (atribuindo endereos de IRQ, endereos de I/O e outros recursos) e verificar se os componentes bsicos (processador, memria, placa de vdeo e circuitos de comunicao) esto funcionando como deveriam. Quando encontrado algum erro grave, como blocos defeituosos logo nos primeiros endereos da memria RAM, defeitos no processador ou em componentes essenciais do chipset da placa-me, o BIOS emite o cdigo de avisos sonoros referente ao problema e paralisa o boot. Na grande maioria dos casos, pressionamos a tecla "Del" durante o incio do boot para acessar o Setup. Nos notebooks usada normalmente a tecla "F2", mas (embora relativamente raro) existem casos onde a tecla de atalho "Esc", "F1", "F8", "F10", "Ins" ou mesmo combinaes de teclas, como "Ctrl+Esc", "Alt+Esc", "Ctrl+Alt+Esc", "Ctrl+Alt+Enter" ou "Ctrl+Alt+F2". Desde a dcada de 90, o mercado de desenvolvimento de BIOS dividido entre a AMI (a mais usada atualmente), a Award e a Phoenix (usada predominantemente em notebooks). Como era de se esperar, cada um dos trs utiliza uma interface um pouco diferente para o Setup, mas as opes propriamente ditas dependem mais do fabricantes da placa do que da marca do BIOS. Os notebooks so geralmente os mais pobres em opes, j que so configuraes prontas, onde no se espera que voc altere muitos componentes ou faa overclock. Esta a interface mais tradicional, usada tanto em BIOS da Award quanto da AMI e at mesmo em alguns da Phoenix, onde as opes so divididas em menus. Voc navega entre as opes usando as setas, Enter e Esc, e altera as opes dentro das sees pressionando Enter e escolhendo o valor desejado dentro de um submenu com as opes disponveis:

Durante a dcada de 1990, a AMI utilizou uma interface grfica, onde voc usava o mouse para navegar entre as opes. Apesar de ser considerada mais fcil por alguns, essa interface acabou no pegando e foi substituda pela interface baseada em abas utilizada atualmente. Nela, voc usa as setas para a direita e esquerda para alternar entre as sees, as setas para cima e para baixo (alm de Enter e Esc) para navegar entre as opes e acessar os submenus e altera as opes usando as teclas "+" e "-".

Em ambas as interfaces, voc pode salvar e sair usando a tecla F10, ou sair sem salvar pressionando Esc na tela principal. As configuraes do Setup so salvas no CMOS, a rea de memria voltil dentro do chip com o BIOS. justamente isso que permite que as configuraes sejam apagadas ao mudar a opo do jumper ou ao retirar a bateria, o que permite "destravar" a placa ao tentar um overclock mais extremo ou usar qualquer opo que faa o micro

passar a travar durante o POST, sem que voc tenha chance de acessar o Setup para restaurar a configurao anterior. A seo mais bsica a "Main" ou "Standard CMOS Setup", que permite ajustar o relgio do sistema e conferir a deteco dos HDs. Alm de ser ajustado manualmente atravs do Setup, o relgio do sistema pode ser ajustado via software, o que feito automaticamente pela maior parte dos programas que acertam o relgio do sistema via internet. De qualquer forma, sempre importante acertar o relgio ao montar o micro, antes de instalar o sistema operacional. Existe tambm a opo "Legacy Diskette A", usada para indicar se um drive de disquetes est instalado. Use "1.44M, 3.5 in.", caso tenha um drive instalado, ou "Disabled", se no tiver nenhum. Apesar de poucos ainda utilizarem drives de disquetes (pelo menos em micros novos) eles ainda so necessrios em muitos casos para carregar drivers da porta SATA ou RAID ao instalar o Windows XP. O problema foi resolvido apenas com o Vista, onde os drivers podem ser carregados tambm a partir de um CD-ROM ou pendrive.

clique para ampliar

Figura 1: Chip de memria ROM da placa-me. Os programas BIOS, POST e Setup esto gravados dentro deste chip.

clique para ampliar

Figura 2: Exemplo de um chip ponte sul. A memria CMOS e o relgio de tempo real (RTC) esto atualmente embutidos neste chip.

Bateria que alimenta de corrente a BIOS Setup Avanado Como o prprio nome indica, no setup avanado (Advanced CMOS Setup) existem opes avanadas de configurao do micro. Entretanto, a maioria das opes do setup avanado so ajustadas de acordo com o gosto do usurio, como voc perceber. A seguir iremos apresentar as opes mais comuns do setup avanado, indicando a nossa recomendao de configurao, muito embora voc no precise seguir risca nossas recomendaes j que, como dissemos, diversas opes so configuradas de acordo com o gosto do usurio. importante notar que o setup do seu micro pode no ter todas as opes aqui descritas, da mesma forma que podem existir opes que no apresentamos aqui. Lembre-se que para habilitar uma opo, voc dever configur-la como "enabled" e, para desabilitar, como "disabled".

Typematic Rate Programming: Voc pode configurar a taxa de repetio de teclas do teclado habilitando essa opo, isto , ao manter uma tecla pressionada, ela comear a ser repetida automaticamente. A configurao dessa taxa feita atravs das duas opes a seguir. Typematic Rate Delay: Configura o tempo que o micro demorar para

comear a repetir uma tecla caso voc mantenha ela pressionada. O valor configurado nessa opo dado em milissegundos. Typematic Rate: Configura a quantidade de caracteres por segundo que a repetio automtica ir gerar. Quick Power On Self Test: Em BIOS Award, o teste de memria executado trs vezes. Com essa opo habilitada, o teste feito somente uma vez, tornando o processo de boot mais rpido. Above 1 MB Memory Test: Habilite essa opo para que o micro teste toda a memria RAM durante a contagem de memria. Caso essa opo no seja habilitada, o micro s ir testar o primeiro 1 MB de memria, o que no bom. Memory Test Tick Sound: Habilita o barulho ("tick") feito durante a contagem de memria. O ajuste fica a gosto pessoal. Hit <DEL>Message Display: Com essa opo habilitada, a mensagem "Hit <DEL>To Run Setup" mostrada durante a contagem de memria. Nossa recomendao que essa opo permanea habilitada, muito embora voc continue podendo entrar no setup normalmente mesmo que essa mensagem no seja apresentada durante a contagem de memria. Wait For If Any Error: Similarmente opo anterior, habilita a mensagem "Press To Resume" caso ocorra algum erro durante o autoteste (POST). Recomendamos habilitar essa opo. System Boot Up Num Lock: Configura o estado da tecla Num Lock ao ligar o micro. Nossa sugesto habilitar essa opo. Floppy Drive Seek at Boot: Faz um teste, aps a contagem de memria, para ver se as unidades de disquete configuradas no setup bsico realmente esto instaladas. Nossa recomendao que voc desabilite essa opo para que o processo de boot torne-se mais rpido. System Boot Up Sequence: Configura a seqncia de boot, isto , de qual unidade o boot ser dado. Nossa recomendao que voc configure essa opo como "C Only" (ou "C, A" caso essa opo no exista). Isso far com que o boot seja mais rpido (j que o micro ir ler diretamente o sistema operacional do disco rgido) e evitar que o seu micro seja contaminado por vrus de boot (j que o boot atravs de disquete ficar desabilitado). Bootsector Virus Protection (ou Anti-virus ou Virus Warning): Tome cuidado, pois o nome dessa opo induz a um erro. Com essa opo habilitada, o micro no ir permitir que nenhum programa atualize o setor de boot do disco rgido, tarefa que algum vrus pode tentar efetuar. O grande problema que alguns utilitrios de disco (como o Norton Utilities) e o prprio programa de instalao do sistema operacional alteram dados do setor de boot, fazendo com que o micro acuse falsamente um erro quando essa opo est habilitada. Alis, por isso que muitos tcnicos no conseguem instalar o sistema operacional quando essa opo est habilitada. Por isso, nossa recomendao que voc mantenha essa opo desabilitada. Se voc quer se proteger contra vrus, use um bom programa anti-vrus.

Setup Avanado do Chipset Vamos continuar vendo mais opes do setup avanado.

Graphics Aperture Size: As placas de vdeo AGP podem usam a memria RAM do micro para armazenarem informaes de z-buffering e de texturas. Essa opo define at quanto de memria RAM essas placas de vdeo podem usar para si. Em geral voc pode deixar essa opo configurada em seu valor default, mas voc pode experimentar mudar o valor caso esteja encontrando erros em jogos 3D. CPU Level 2 Cache ECC Checking: Processadores Intel a partir do Pentium II-300 permitem que seja usado um modo avanado de correo de erros no acesso sua memria cache L2, chamado ECC (Error Correction Check). Esse mtodo de acesso aumenta a confiabilidade dos dados. Embora possa parecer interessante habilitar essa opo, ela diminui o desempenho do micro, j que o processador gastar mais tempo no armazenamento e na leitura de dados do cache de memria, por conta dessa verificao de erros. Portanto, nossa sugesto que voc desabilite essa opo. System BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Shadow Cacheable: Essa opo habilita o uso do cache de memria no acesso ao BIOS do micro. Como o BIOS acessado o tempo todo e como o uso do cache de memria aumenta o desempenho do micro, essa opo faz com que o desempenho do micro aumente. Por isso recomendamos que essa opo seja habilitada. Video BIOS Cacheable ou Video Cacheable Option ou Video ROM Cache: Essa opo faz o mesmo que a opo anterior, s que para a memria ROM localizada na placa de vdeo. Recomendamos que essa opo seja habilitada, para que o desempenho de vdeo seja aumentado.

Essas foram as principais configuraes existentes no setup avanado (Advanced CMOS setup). A seguir iremos ver as principais opes existentes no setup avanado do chipset (Advanced Chipset Setup). A maioria das opes desse menu dizem respeito a configurao do acesso memria RAM. Por isso, tome muito cuidado ao alterar alguma opo, pois uma configurao mal feita pode fazer com que o micro fique travando. Caso o micro passe a travar aps voc ter habilitado alguma opo, basta reiniciar o micro e desfazer as alteraes efetuadas no setup para que o micro volte a funcionar normalmente. Muito embora algumas vezes iremos sugerir habilitar algumas opes, pode ser que o seu micro no suporte essa opo habilitada (ele ficar travando).

Memory Parity Error Check: Habilita o teste de paridade. Como a maioria das memrias hoje em dia no possuem chip de paridade, recomendamos que essa opo seja desabilitada, para que voc no obtenha a mensagem de erro de paridade aleatoriamente. DRAM ECC/Parity Select: Seleciona qual ser o mtodo de correo de

erros empregado no acesso memria RAM: ECC ou paridade. O mtodo ECC s poder ser selecionado caso voc tenha uma memria RAM do tipo ECC, que minoria em nosso mercado e mais vendida para servidores de rede. A no ser que o seu micro tenha memria ECC instalada (o que achamos pouco provvel), configure essa opo em "Parity".

ECC Checking/Generation: Habilita o esquema ECC de correo de erros. S habilite essa opo caso o seu micro tenha memria RAM com suporte a esse mtodo de correo de erros (que, como dissemos, achamos improvvel). Run OS/2>= 64 MB ou OS Select for DRAM> 64 MB: Caso voc use o sistema operacional OS/2, voc dever habilitar essa opo para acessar mais de 64 MB de memria RAM. Como a maioria dos usurios usa Windows 9x, desabilite essa opo (ou coloque em "Non-OS/2"). Fast EDO Path Select: Habilite essa opo caso a memria de seu micro seja do tipo EDO.

You might also like