You are on page 1of 8

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA

www.cristoevida.com

I S

P U

L A

Primeiros Passos na Vida Crist


CAPTULO

ADEUS VIDA VELHA

Discipulador:

_______ /_______ /_______

NO CULTO...

APS O CULTO...

Agora voc um nascido de novo!

No esquea de orar sempre!

E leia a Bblia!

EM CASA...

Nascido de Novo?

Orar?

Ler a Bblia? O que ser tudo isso?

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA www.cristoevida.com

DISCIPULADO PRIMEIROS PASSOS NA VIDA CRIST

C APTULO 1 ADEUS VELHA VIDA


Atravs deste estudo dirigido, o novo-convertido dever ser capaz de: 1 - Definir Novo-Nascimento; 2 - Citar uma referncia bblica acerca da certeza da salvao; 3 - Alistar duas razes por que a orao diria necessria; 4 - Alistar duas razes por que a leitura devocional importante; 5 - Comprometer-se a usar uma hora por dia para leitura bblica e orao.

Meus parabns! Tambm nos alegramos com a sua deciso por Jesus Cristo. Esperamos que estes estudos lhe sejam teis para o seu crescimento espiritual. Pedimos a Deus que atravs desta lio voc compreenda o que aconteceu com voc quando aceitou A Cristo como Salvador e quais as duas coisas indispensveis para sua nova vida como crente em Jesus Cristo. 1.1. A Bblia Sagrada diz, 2 Corntios 5:17, que se algum est em Cristo, nova criatura: as coisas antigas j passaram: eis que se fizeram novas. Esta nova vida em Cristo comea quando fazemos sinceramente a nossa deciso por Jesus Cristo, como nosso nico Salvador e Senhor (dono) de nossas vidas. Quando comeou a sua nova vida em Cristo? _____________________________________________________________________________________________ .
(Quando fiz minha deciso por Cristo, no dia _____/_____/_____ ).

1.2. Esta nova vida em Jesus Cristo no apenas uma frase bonita ou simblica. Trata-se de uma verdade, de fato um acontecimento real. Na Bblia, esta doutrina chamada de NOVO NASCIMENTO ou REGENERAO. O que comea quando se faz a deciso por Jesus Cristo como Salvador e Senhor? _____________________________________________________________________________________________ .
(A nova vida em Cristo, ou o Novo Nascimento ou a Regenerao).

1.3. Este Novo Nascimento essencial para a salvao. Ningum poder ser salvo sem Ter nascido de novo. Leia Joo 3:1 a 8. Releia o versculo 3 e complete: Em verdade, em ________________ te digo que se ______________ no nascer de ___________, no pode ver o __________ de Deus.
(verdade, algum, novo, reino)

1.4. O Novo Nascimento, como vimos tambm chamado de REGENERAO. Regenerao uma palavra latina e significa gerar outra vez, renascer ou nascer de novo. Coloque um X nas expresses que tm o mesmo significado de REGENERAO : ( ) Renascer ( ) Gerar outra vez ( ) nascer de novo ( ) Novo Nascimento
(X em todas)

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA

Primeiros Passos na Vida Crist

1.5. Conforme Jesus Cristo recomendou o que era preciso Nicodemos fazer para ver o Reino de Deus? ( ) a. Ser bonzinho dali por diante. ( ) b. Nascer de novo. ( ) c. Matar Jesus Cristo. ( ) d. Freqentar uma igreja.
(b)

1.6. Jesus somente recomendou a Nicodemos que ele nascesse de novo. Jesus Cristo no lhe deu outros mandamentos, apenas que o Novo Nascimento era essencial para a salvao de Nicodemos. Desta forma, conclumos que: O Novo Nascimento ..... ( ) a. Sem importncia alguma. ( ) b. De algum valor. ( ) c. Essencial para salvao. ( ) d. Dispensvel para salvao.
(c)

1.7. Segundo as palavras de Jesus Cristo, para ver o Reino de Deus o homem tem que nascer de novo (espiritualmente). Todas as pessoas nascem apenas uma vez (fisicamente), mas para ser salvo tem-se que nascer mais uma vez (o nascimento espiritual). Assim, podemos dizer que uma pessoa crente j nasceu quantas vezes? _____________________________________________________________________________________________ .
(duas vezes)

1.8. O homem antes de converter-se espiritualmente morto. Ele est morto espiritualmente porque os seus pecados o impedem de ter comunho com Deus. Leia Efsios 2:1 e marque as opes corretas: ( ) a. Todos os homens no-crentes esto mortos espiritualmente. ( ) b. Crentes so todos que recebem uma nova vida de Cristo (nascem de novo). ( ) c. Os incrdulos esto mortos nos seus delitos e pecados. ( ) d. Os salvos s nasceram uma vez (fisicamente).
(a,b,c)

1.9. Quando o homem se converte a Jesus Cristo, os seus pecados so perdoados. A barreira que o separava de Deus desaparece, e ele feito, ento, uma nova criatura. Ele recebe uma nova vida de acesso a Deus (sem a barreira do pecado), porque o Esprito Santo de Deus passa a habitar nele. Leia Efsios 1:12 a 13. lindo, no? O homem depois que ouve o Evangelho, se cr (aceita Jesus Cristo como seu Salvador), esse homem selado com o Esprito Santo. Marque as opes que dizem o que acontece quando uma pessoa se converte: ( ) a. Passa a Ter uma nova vida, pois uma nova criatura. ( ) b. O Esprito Santo de Deus passa a habitar nela. ( ) c. Permanece morta em seus delitos e pecados. ( ) d. A barreira que o separava de Deus desaparece, e ela passa a ter acesso a Deus livremente. ( ) e. Apenas alguns de seus pecados so perdoados.
(a, b, d)

1.10. E o que mais maravilhoso que Deus prometeu que essa Nova vida nunca acabar. Deus habita em ns atravs de Seu Esprito Santo e promete NUNCA nos abandonar. Esta maravilhosa promessa est em Hebreus 13:5 e 6. Quem prometeu NUNCA nos abandonar aps habitar em ns por ocasio do Novo Nascimento? _____________________________________________________________________________________________ .
(Deus)

1.11. As pessoas que so nascidas de novo podem ter a certeza de sua salvao? ( ) Sim ( ) No
(x em Sim) 2 Captulo 1: ADEUS VELHA VIDA www.cristoevida.com

Primeiros Passos na Vida Crist

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA

1.12. O que Deus prometeu em Hebreus 13:5,6 aos que so nascidos de novo? _____________________________________________________________________________________________ .
(nunca abandon-los ou salvao eterna)

1.13. Onde h na Bblia uma promessa de Deus aos nascidos de novo acerca da segurana eterna da salvao? _____________________________________________________________________________________________ .
(Hebreus 13:5,6)

1.14. O homem convertido passa a Ter uma vida espiritual. Ele est apto para ouvir e entender a Deus. Chamamos isso de relacionamento pessoal entre Deus e a pessoa convertida. Com a converso, a pessoa fica apta a qu? _____________________________________________________________________________________________ .
(A ouvir e entender a Deus, e conversar com Deus)

1.15. Como ns chamamos essa capacidade da pessoa salva de ouvir e entender a Deus e de conversar com Deus? _____________________________________________________________________________________________ .
(Relacionamento Pessoal)

1.16. O crente pode ouvir a Deus e entend-lo quando l a Bblia ( A Palavra de Deus) e quando medita acerca do que leu. Observe que esta comunicao de Deus para o homem (DEUS homem). Complete a frase abaixo: O crente ouve e entende a Deus quando ________ a Bblia sagrada, que a Palavra de _________ e quando ____________ acerca do que leu.
(l, Deus, medita)

1.17. Quando voc estiver lendo a Bblia, notar que os escritores sagrados do vrios nomes Bblia. s vezes chamada de Escrituras, outras vezes de Palavra de Deus, noutras Lei do Senhor, Ensinos de Deus, etc. Agora leia o Salmo 1:1 e 2, e procure responder: a) Como chamada a Bblia nesse Salmo? __________________________. b) Onde est o prazer de homem bem-aventurado? ____________________________. c) Em que partes do dia este homem medita na Bblia Sagrada ? _______________________________.
(a. Lei do Senhor; b. Na Lei do Senhor ou na Bblia; c. De dia e de noite)

1.18. Sendo a Bblia a Palavra de Deus, isto , a revelao de Deus por escrito, o prprio Deus nos revelou em suas pginas muitas coisas acerca dele mesmo, do homem e do mundo. Na lista abaixo h trechos da Bblia em que Deus nos revela muitas coisas. Escreva D quando se tratar de assuntos relacionado com Deus; H quando se referir aos homens; e M quando se tratar de revelaes acerca de mundo em geral: ________ Deus Esprito (Joo 4: 24) ________ Todos (os homens) pecaram (Romanos 3:23) ________ Um dia o prprio universo ficar livre da escravido e da decadncia (Romanos 8:21). ________ por gua veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em gua (2 Pedro 3:6). ________ Deus amor (1 Joo 4:8) ________ aos homens est ordenado morrerem apenas uma vez, depois disto o juzo (Hebreus 9:27).
(D, H, M, M, D, H) www.cristoevida.com Captulo 1: ADEUS VELHA VIDA 3

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA

Primeiros Passos na Vida Crist

1.19. Como vimos, A bblia importante ser lida porque nela Deus nos revela algumas coisas acerca de Si mesmo, do homem e do mundo. Outra importncia de ler-se a Bblia porque lendo-a estamos ouvindo o prprio Deus falando conosco. Lembra-se do grfico Deus homem. Releia todo assunto anunciado (item 1.19) e responda quais so as duas importncia de ler-se a Bblia Sagrada: 1) ___________________________________________________________________________________________ . 2) ___________________________________________________________________________________________ .
(1. Porque nela Deus nos revela alguma coisas acerca de Si, do homem e do mundo; 2. Porque lendo-a estamos ouvindo o prprio Deus falando conosco)

1.20. Como Deus se comunica conosco ao lermos a Bblia, essa nossa leitura bblica deve ser feita diariamente, pois devemos querer ouvir Deus a quem tanto amamos. Marque a nica opo correta: Devemos ler a Bblia ..... ( ) a. No mnimo diariamente. ( ) b. Semanalmente. ( ) c. Mensalmente. ( ) d. Anualmente. ( ) e. S quando o Cornthians for Campeo!
(a)

1.21. A leitura diria da Bblia Sagrada dever ser feita com calma, esprito de orao (Deus est falando conosco), com bastante ateno e sempre meditando no que leu. O ideal que voc separe meia-hora do seu dia para ler e meditar algum trecho das Escrituras Sagradas. Pense bem em que parte do dia seria melhor e mais tranqilo para voc fazer sua leitura devocional diria (ao acordar? Durante o dia? Ou ao deitar-se?). Aps escolher seu horrio ideal, tente fazer isso diariamente. Faa anotaes abaixo de como foram suas leituras (boas, interrompidas, esquecidas, etc). _____________________________________________________________________________________________ .

1.22. Mas h um outro tipo de comunicao com Deus. Esta do homem para Deus (DEUS homem), e se chama ORAO. Conforme o sentido da seta, relacione o tipo de comunicao entre o homem e Deus e marque a 2 coluna de acordo com a 1 coluna: a. DEUS homem ( ) Orao b. DEUS homem ( ) Leitura Bblica
(b,a)

1.23. O homem crente pode e deve orar. A orao to importante que algum disse que Como o homem no pode viver sem respirar, assim tambm o crente no pode viver sem orar. Como chamada esta comunicao do homem para Deus? _____________________________________________________________________________________________ .
(orao)

1.24. H varias maneiras de orar. Procure as referncias na Bblia e responda de que modos estas pessoas oravam: a. Daniel 6:10 Daniel orava de _________________. b. Lucas 18:13,14 O publicano orou em _________. c. Exdo 4:30.31 O povo se _______________ para adorar a Deus. d. Mateus 26:36-39 Jesus ______________ sobre o seu rosto.
(a. joelhos; b. p; c. inclinou; d. prostou-se)

1.25. Como vimos, h muitas maneiras de orar, mas o importante mesmo ORAR. O que voc sentir e onde voc estiver que vo lhe impulsionar o seu modo de orar. Na igreja, por exemplo, geralmente as pessoas oram em p, sentadas ou de joelhos. Em casa, sozinho, o crente pode sentir-se meia vontade para ajoelhar-se e orar. Os modos so diversos, mas o importante mesmo _________________________.
(orar) 4 Captulo 1: ADEUS VELHA VIDA www.cristoevida.com

Primeiros Passos na Vida Crist

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO VIDA

1.26. Lembre-se de que a orao a sua comunicao com Deus, e voc nunca deve descuidar-se desse relacionamento pessoal de amor. Porm, h muitos inimigos da orao (preguia, falta de tempo, cansao, etc) por isso bom que o novo convertido separe meia-hora do seu dia para orar. Em sua orao pode incluir: a. Agradecimento por bnos recebidas. b. Confisso de pecados e pedido de bnos. c. Pedidos pessoais a Deus. d. Pedir por outras pessoas. e. Louvores e adorao a Deus. Quanto tempo do seu dia, no mnimo, o nascido de novo deve dedicar-se orao? __________________________.
(meia-hora)

1.27. No esquea de que a falta de tempo vai atrapalhar muito o seu tempo de estar a ss com Deus. Por isso, o ideal desde j escolher um horrio e com persistncia dedicar aquela meia-hora em suas oraes. Voc j dever Ter percebido que o crente deve dedicar, no mnimo, uma hora por dia para fazer seu devocional. Nesse tempo com Deus, deve haver dois tipos de comunicao entre ele e DEUS. Como se chamam esse dois tipos de relacionamentos pessoais com Deus? 1) DEUS homem: ________________________________________. 2) DEUS homem: ________________________________________.
(1. Leitura Bblica; 2. Orao)

1.28. Ser que voc pode se lembrar dos inimigos da orao? Se no pode, releia o item 1.27. Lembrou que o cansao, a preguia, a falta de tempo so inimigos fatais da orao? Portanto, indispensvel que voc reserve uma hora do seu dia para dedic-lo leitura bblica e orao. Como voc usaria todos os dias essa hora especial? 1) A meia-hora inicial para: ________________________________________. 2) A meia-hora restante para: ________________________________________.
(1. Leitura Bblica; 2. Orao)

Desse modo voc ser um crente em Jesus Cristo bem firme e forte, pois ter todos os dias o verdadeiro relacionamento pessoal com Deus; ouvir a Deus (DEUS voc) e falar com ele (DEUS voc), respectivamente. At o nosso prximo encontro. E no esquea de anotar algumas de suas experincias no seu devocional (vitrias, esquecimentos, bnos, imprevistos, etc.) a fim de que possamos compartilhar em nosso prximo encontro. At l e que Deus o abenoe!

www.cristoevida.com

Captulo 1: ADEUS VELHA VIDA 5

meu Deus, obrigado pela minha salvao em Cristo Jesus. Muito obrigado, Pai, pelo meu novo nascimento. Como estou feliz, Senhor, pele leitura bblica que fiz, pois ela me ensinou a perdoar aos que me ofendem Perdoa-me por ter ficado com raiva do Ded. Amanh vou lhe pedir perdo. Ajuda-me, meu Pai, a ser um crente fiel. Abenoa o pastor da minha igreja. Ajuda a Dona Maria que est doente, que ela possa se recuperar logo. Abenoa tambm Senhor os missionrios de nossa igreja que esto no campo, dai-lhes perserverana diante das adversidades e que ns aqui sejamos fiis. meu Pai, como estou feliz por este privilgio de conversar contigo, tem misericrdia da minha famlia e de meus amigos para que sejam salvos. Meu corao se enche de alegria por estar em tua presen, que eu possa estudar e aprender mais a Tua palavra. Abenoa, meu Deus a minha igreja, pois eu te peo em nome de Jesus Cristo amm!

You might also like