You are on page 1of 4

Atos e Fatos

Jornal

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 Suplemento da edio n 762 N 16

Pneus
Benefcios dos pneus

Dicas e manuteno
O que a maioria dos usurios esquece que o pneu no s um componente importante para a performance do transporte, mas essencial segurana. Fabricado para atender os hbitos de consumo, as condies climticas e as caractersticas do sistema virio existente em cada pas. Para garantir a confiabilidade dos pneus dos carros de passeio, nibus e caminhes, a indstria de pneumticos realiza investimentos constantes em novas tecnologias, com o desenvolvimento de novos produtos que possam atender s exigncias do consumidor. Os fabricantes destacam como ponto importante a qualidade e a distino dos materiais responsveis pela produo dos pneus automotivos, que possuem certificao compulsria pelo INMETRO. Alm disso, os pneus contam com a certificao da Unio Europeia e do DOT Departament of Transportation dos Estados Unidos, condio essencial para a exportao desses pneus. O usurio do pneu conta tambm com garantia de cinco anos contra defeitos de fabricao. Outro fator importante dos pneus so as informaes nas laterais, dados imprescindveis para controle do consumidor quanto origem do pneu (data de fabricao, tipo de pneu, nome do fabricante, entre outros). Cuidados como evitar a sobrecarga e a peridica manuteno dos pneus garantem a segurana de seus usurios, oferecendo rendimento e economia de combustvel para carros e caminhes. O desgaste mximo do pneu (limite de segurana) de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu j passa a ser considerado careca. A resoluo do Contran 558/80 estabelece que trafegar

A vida til dos pneus depende de uma manuteno cuidadosa do motorista. Nesta rea, a ANIP orienta sobre limite de segurana, presso, o rodzio de pneus e dicas importantes para evitar o desgaste dos pneus.
Desvios mecnicos provocam desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direo, deixando o veculo instvel e inseguro. Deve-se alinhar o veculo quando sofrer impactos na suspenso, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, quando forem substitudos componentes da suspenso, quando o veculo estiver puxando para um lado, ou a cada 10.000 km. O rodzio serve para compensar a diferena de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficincia. Proporciona tambm melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Pneus diagonais de passeio: a cada 5000 Km Pneus radiais de passeio: a cada 8000 Km

com pneus abaixo do limite ilegal. O veculo pode ser apreendido. Os pneus vm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurana sem ter que se usar um medidor. Por isso, o motorista pode vistoriar bem o pneu periodicamente, sem necessidade de se deslocar a um estabelecimento comercial. Veja as implicaes do uso de pneus abaixo do limite: Aumento da propenso de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; O espao necessrio para frenagem aumenta, mesmo em pista seca; No do drenagem adequada de gua, causando grande instabilidade em pistas molhadas; Aumenta o risco de furos e cortes na banda de rodagem. O desbalanceamento das rodas, alm de desconforto ao dirigir, causa perda de trao, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecnicos e no prprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibraes, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10.000 km rodados.

Alinhamento de direo

O rodzio dos pneus

Balanceamento de roda

Presso dos pneus (calibrao)


Baixa Presso Acelerao do desgaste geral do pneu Aumento do desgaste nos ombros Maior consumo de combustvel Perda de estabilidade em curvas Direo pesada e perda da capacidade de manejo Desgaste prematuro dos terminais de direo Excesso de Presso Desgaste acentuado no centro da rodagem Perda de estabilidade em curvas

Limite de segurana

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Venda de carros no Pas bate recorde para janeiro; GM lidera


As vendas de automveis e comerciais leves novos no Brasil em janeiro bateram recorde para o ms, apesar de terem recuado 23% na comparao com dezembro do ano passado, informou uma fonte com acesso aos nmeros da indstria. O mercado apurou vendas de 252.752 automveis e comerciais leves novos em janeiro, normalmente o ms mais fraco para o setor no ano, um crescimento de cerca de 10% em relao ao emplacado em janeiro de 2011, segundo a fonte. A alta na comparao anual ocorreu mesmo com uma pequena diferena nos dias teis de vendas - 22 dias em janeiro deste ano, contra 21 em 2011 - e com o acordo trabalhista que limitou horrio de funcionamento de concessionrias durante finais de semana. As vendas de janeiro renovaram o recorde para o ms visto no ano passado, quando os emplacamentos do segmento tinham sido de 229.858 veculos, segundo dados da associao de concessionrios, Fenabrave. Alm de ter registrado recorde de vendas, o ms passado marcou mudana no ranking mensal de montadoras, com a General Motors assumindo a liderana, seguida de perto por Fiat e Volkswagen. A montadora americana encerrou o primeiro ms do ano com vendas de 52.863 automveis e comerciais leves, aps 41.159 unidades emplacadas um ano antes, quando estava na terceira posio do ranking. A Fiat fechou o ms com vendas de 51.909 unidades, ante 46.625 em janeiro de 2011, mantendo a segunda posio. J a Volkswagen apurou emplacamentos de 51.061 veculos, aps 54.551 um ano antes, quando havia encerrado o ms na liderana do mercado. A quarta e a quinta posies foram mantidas por Ford e Renault, segundo a fonte, com vendas de 22.205 e 16.613 unidades, respectivamente. Um ano antes, a americana havia vendido 22.951 automveis e comerciais leves e a montadora francesa, 11.241 unidades. A associao de montadoras, Anfavea, estima um crescimento de cerca de 4% a 5% nas vendas de veculos em 2012, para o recorde entre 3,77 milhes e 3,81 milhes de unidades.

Chevrolet Cobalt foi o dcimo mais vendido e ajudou marca da GM a ser lder

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atos e Fatos

Jornal

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ford poder fabricar 16 verses da nova Ranger


Com a chegada da nova S10, parece que a Ford no quer ficar pra trs. A Ford Argentina continua firme na fabricao da nova Ranger. A fbrica da Ford em General Pacheco na Argentina ir fabricar 16 verses da nova Ranger que ainda no tem data de apresentao marcada. Mas rumores apontam que a primeira Ranger argentina ser apresentada na prxima mostra Expoagro, que acontecer no pas no ms de maro deste ano. Das 16 verses produzidas da Ranger, algumas devem ser modelos feitos exclusivamente para a exportao. Como exemplo a XL de cabine simples, que ter trao traseira, motor diesel de 2.2 litros e cmbio manual de 6 velocidades. Ressalte-se que essa mesma carroceria pode ganhar um propulsor gasolina com caixa manual de 5 marchas. Esta verso XL de cabine simples tem possibilidades de receber trao 4x4 e um motor turbo diesel de 3.2 litros e cmbio manual de 6 velocidades. Quando tratado da linha de cabine dupla, a Ranger deve lanar verses 4x2 ou 4x4 da XL com motor diesel de 2.2 litros e cmbio de seis marchas. Pode ser ainda que seja fabricada uma opo com trao traseira com propulsor 2.5 litros a gasolina e caixa de 5 velocidades. A verso XLS s estar disponvel na verso cabine dupla. Para completar, segundo o Motor Dream, a LTD a verso top de linha da Ranger. A verso traz motor de 2.5 a gasolina e caixa de 5 marchas, alm de duas verses com trao 4x4 e motor diesel de 3.2 litros, uma delas equipada com uma caixa manual de seis relaes, e a outra com opo de cmbio automtico com caixa de 6 velocidades.

Voyage chega a um milho de unidades produzidas


O Voyage acaba de atingir a marca de 1 milho de unidades produzidas no Brasil. Projetado e desenvolvido no Pas, o modelo, que teve sua primeira gerao lanada h 30 anos, conta com mais de 305 mil unidades exportadas para 58 pases em sua histria. A produo do pequeno sed comeou na unidade Anchieta, que fabricou 340.891 unidades do Voyage em dois perodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fbrica de Taubat, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o novo Gol. Atualmente o carro exportado para 15 pases, mas seus principais mercados externos so a Argentina e o Mxico, que no histrico de exportaes respondem juntos por cerca de 27% dos embarques.

Sed comeou a ser montado em 1981 e relanado em 2008 no mercado brasileiro

Uma curiosidade sobre as exportaes do Voyage que o modelo somente comercializado com este nome na Argentina. Para os demais pases da Amrica do Sul, Amrica Central e Mxico, o Voyage conhecido como Gol Sedan. J no mercado norte-americano, o modelo conhecido como Fox, durante o perodo de sete anos (de 1987 a 1993) somou mais 202 mil unidades exportadas.

You might also like