You are on page 1of 2

LINGSTICA APLICADA: NOES BSICAS Luciana Batista dos Santos Silva1

1 RESUMO

A Lingstica Aplicada uma rea de investigao que tem por volta de 50 anos e que foi vista por muito tempo como uma tentativa de aplicao da Lingstica (Terica) prtica do ensino de lnguas. Tal viso, enviesada, distorcia a trajetria de pesquisa e o foco de ao da Lingstica Aplicada (doravante LA). No caso da trajetria de pesquisa, esta viso equacionava a LA como aplicao de teorias lingsticas, e no foco da ao, com o ensino de lnguas, estrangeira ou materna, ou seja, com a elaborao e utilizao de tcnicas de ensino. So estes os dois pontos de enfoque desta comunicao para fundamentar o objetivo da LA a respeito das questes de uso da linguagem, dentro e fora, do contexto escolar, e as sugestes de encaminhamento para tais questes. Palavras-chave: Linguagem . Lingstica Aplicada. Escola

2 INTRODUO Nos ltimos anos, os encontros de Lingstica Aplicada no Brasil tm includo em suas programaes sesses que tratam especificamente da natureza da LA. Embora alguns pesquisadores j tenham apontado esta questo como estril e sugerido que a melhor maneira de se identificar a LA (no sentido de estabelec-la como rea de investigao) atravs do desenvolvimento de pesquisa. _____________________ 1 Acadmica do 4ano do Curso de Letras da UEG UnU de Morrinhos

Este tipo de discusso , na verdade, comum nas comunidades cientficas. Isto pode chegar at o ponto de determinar quem um pesquisador em certa rea. A LA uma cincia social, j que se focaliza em problemas de uso da linguagem enfrentados pelos participantes do discurso no contexto social. Coloca-se foco na linguagem da perspectiva do uso/usurio no processo da interao lingstica escrita e oral. Portanto, a teoria lingstica que interessa ao lingista aplicado deve dar conta dos tipos de competncias e procedimentos de interpretao e produo lingstica que definem o ato da interao lingstica. Uma vez que seu foco em problema de uso da linguagem enfrentado pelos participantes do discurso no contexto social, isto , usurios da linguagem (leitores, escritores, falantes, ouvintes) dentro do meio de ensino/aprendizagem e fora dele (por exemplo, em empresas, no consultrio mdico, etc.).

3 MATERIAIS E MTODOS

Um problema de uso de linguagem que poderia interessar a lingstica aplicada, por exemplo, seriam dificuldades na compreenso oral de filmes por usurios aprendizes de ingls como lngua estrangeira. Assim, dada demanda no ensino de lnguas, foram criados vrios programas de treinamentos de especialistas que se preocupam no apenas com o ensino, mas tambm com a aprendizagem de lnguas. Dessa forma, mediante as leituras e anlises de textos em escritos e falas gravadas, demonstraremos e enfocarmos por meio do aparelho de data show, situaes problemas em que o indivduo l ou produz um texto oral ou escrito. Tais anlises obtiveram resultados satisfatrios, pois ocorreram interaes entre pesquisador e pesquisados em relao ao estudo da LA.

4 RESULTADOS E DISCUSSES Apresentar um estudo sobre uma Cincia que procura investigar o ensino de lnguas , com certeza, relevante, tendo em vista no s a nossa prtica como curso de licenciatura, mas possibilidade de estimular trabalhos que investiguem esta prpria prtica. 5 CONCLUSES Conclui-se que a L.A. abrangente e multidisciplinar em sua preocupao relao s questes de uso da linguagem. A LA entendida aqui, como rea de investigao aplicada, mediadora, centrada na resoluo de problemas de uso da linguagem e que seu objeto de estudo, princpios e metodologias prprios. A Anlise do Discurso j comeou a desenvolver seus modelos tericos, uma vez que chama a ateno sobre o objeto de estudo. nesse sentido que a viso de L.A. deve ser ampliada para que o equacionamento seja, no ao nvel do ensino de lnguas, mas ao nvel de questes de uso de linguagem na escola ou no contexto social mais amplo.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CAVALCANTI, M.C. The Pragmatics of FL Reader Text Interation: Key Itens as Sousce of Potencial Problems Tese de Doutorado, Universidade de Lancaster, 1983. LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de Lingstica Aplicada. Campinas, SP: Mercados das Letras, 1996. PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A (orgs). Lingstica Aplicada: da aplicao da Lingstica Transdisciplinar. So Paulo: EDUC, 1992.

You might also like