You are on page 1of 15

ANALISES FISICO-QUIMICOS E BACTERIOLOGICOS DAS NASCENTES DE AGUA DO MUNICPIO DE MORRINHOS-GO

ALVES,Camila; CARDOSO, Evellyn; GOMES,Natlia; MARQUES,Ane Mariele; MARINHO,Anne Francielle Guimares; CASTRO, Mara Lcia Lemke.

RESUMO:
Com o objetivo de verificar e analisar a qualidade da gua de quatro nascentes, sendo todas do municpio de Morrinhos, foram coletadas amostras de gua dessas nascentes, depois foram analisadas as seguintes variveis: cor, pH, temperatura, turbidez, alcalinidade, dureza total, nitrognio amoniacal, gs carbnico, cloretos, matria orgnica, ferro , ndice de coliforme total, ndice de coliforme termatolerante e ndice de Escherichia Coli. De maneira geral, foram observados e analisados as condies das nascentes. E atravs das analises observa-se que as guas das nascentes esto dentro dos parmetros do CONAMA n357/05.

PALAVRAS CHAVE: Nascente, anlises, qualidade, Morrinhos GO.

ABSTRACT:
With the objective to verify and to analyze the quality of the water of four springs, being been all of the city of Morrinhos. Water samples of these springs had been collected, later had been analyzed the following 0 variable: color, pH, temperature, turbidez, alkalinity, total hardness, ammoniac nitrogen, carbonic gas, chlorides, organic substance, iron, index of total coliforme, index of termatolerante coliforme and index of Escherichia Coli. In a generalized manner, they had been observed and analyzed the _____________________
1 Acadmicos do segundo ano do curso de Cincias Biolgicas da Universidade Estadual de Gois, Unidade de Morrinhos. 2Professora Orientadora, docente do curso de Cincias Biolgicas da Universidade Estadual de Gois

conditions of the springs. And through this you analyze was observed that the waters of all the springs are inside of the parameters of CONAMA n 357/05.

INTRODUO: Entende-se por nascente o afloramento do lenol fretico, que vai dar origim uma fonte de gua de acmulo (represa), ou cursos dgua (regatos,ribeires e rios). Em virtude de seu valor inestimvel dentro de uma propriedade agrcola, deve ser tratada com cuidado todo especial. A gua ocupa um lugar especfico entre os recursos naturais. a substncia mais abundante no planeta, embora disponvel em diferentes quantidades, em diferentes lugares. Possui papel fundamental no ambiente e na vida humana, e nada a substitui, pois sem ela a vida no pode existir. Segundo TUNDISI (1999), alteraes na quantidade, distribuio e qualidade dos recursos hdricos ameaam a sobrevivncia humana e as demais espcies do planeta, estando o desenvolvimento econmico e social dos pases fundamentados na disponibilidade de gua de boa qualidade e na capacidade de sua conservao e proteo. No Brasil, embora a gua seja considerada recurso abundante, existem reas muito carentes a ponto de transform-la em um bem limitado s necessidades do homem. Normalmente, a sua escassez,comeando pelas nascentes,vem agravando cada vez mais,pois encontra-se vrios aspectos que contribuem para sua degradao. A qualidade da gua de uma nascente pode ser influenciada por diversos fatores e, dentre eles, esto o clima, a cobertura vegetal, a topografia, a geologia, bem como o tipo, o uso e o manejo do solo da bacia hidrogrfica (VAZHEMIN, 1972; PEREIRA, 1997). Segundo ARCOVA et al. (1998), os vrios processos que controlam a qualidade da gua de determinado manancial fazem parte de um frgil equilbrio, motivo pelo qual

alteraes de ordem fsica, qumica ou climtica, na nascente, podem modificar a sua qualidade. Nas nascentes com cobertura de floresta natural, a vegetao promove a proteo contra a eroso do solo, a sedimentao e a lixiviao excessiva de nutrientes (SOPPER, 1975), sendo essas reas muito importantes para manter o abastecimento de gua de boa qualidade e para manter a nascente viva. Por outro lado, as prticas que se seguem aps a retirada das rvores tendem a produzir intensa e prolongada degradao da qualidade da gua (BROWN, 1988). Segundo o cdigo florestal (Lei 4.771 de 15 de setembro 1965 atualizada em 06.01.2001) , em nascentes (mesmo intermitentes) e olhos dgua, a distncia a ser preservada com mata de 50 m; no entanto, o que se observa muitas vezes que as atividades agrcolas no respeitam essa distncia. Segundo OLIVEIRA-FILHO et al. (1994), a devastao das matas ciliares tem contribudo para o assoreamento, o aumento da turbidez das guas, o desequilbrio do regime das cheias, a eroso das margens de grande nmero de cursos dgua, alm do comprometimento da fauna silvestre. Assim, o manejo de bacias hidrogrficas deve contemplar a preservao e melhoria da gua quanto quantidade e qualidade, alm de seus interferentes em uma unidade geomorfolgica da paisagem como forma mais adequada de manipulao sistmica dos recursos de uma regio. As nascentes, cursos dgua e represas, embora distintos entre si por vrias particularidades quanto s estratgias de preservao, apresentam como pontos bsicos comuns o controle da eroso do solo por meio de estruturas fsicas e barreiras vegetais de conteno, minimizao de contaminao qumica e biolgica e aes mitigadoras de perdas de gua por evaporao e consumo pelas plantas.( PINEDA & SCHAFER, 1987).

Quanto qualidade, deve-se atentar que, alm da contaminao com produtos qumicos, a poluio da gua resultante de toda e qualquer ao que acarrete aumento de partculas minerais no solo, da matria orgnica e dos coliformes totais pode comprometer a sade dos usurios homem ou animais domsticos. Como vimos as nascentes so de grande importncia e so vrios os fatores que influenciam na qualidade da gua. Por fim, deve-se estar ciente de que a adequada qualidade da gua de uma nascente envolve diferentes reas do conhecimento, tais como hidrologia, conservao do solo, reflorestamento, etc. Objetiva-se, nesse trabalho, analisar as condies da gua das principais nascentes de Morrinhos GO(Nascente Z Cordo,nascente Estrela do Norte,nascente Crrego da Galinha e nascente Herclio de Melo) e obsevar a diferena entre estas atravs de analises fsico-qumicos e bacteriolgica feita com amostras de agua destas nascentes,e comparar os resultados com os valores do CONAMA n 357/05.

METODOLOGIA:
Para deste trabalho primeiramente foram feitas coletas de gua nas nascentes de Morrinhos no ms de agosto de 2007. E atravs de analises fisicoquimicas (ferro, turbidez, ph, cloretos, dureza, oxignio, nitrognio amoniacal, gs carbnico, alcalinidade total, alcalinidade HCo3, matria orgnica) e bacteriolgicas (ndice de coliforme total, ndice de coliforme termatolerante, e ndice de Escherichia Coli) a gua pode ser testada, identificada e classificada de acordo com os parmetros do CONAMA n 357/05. Todas as visitas, coletas e analises das nascentes foram feitas com acompanhamento de funcionrios da Saneago que colaboravam para que os resultados fossem de completa segurana.

Os procedimentos das analises e os materiais utilizados seguem abaixo:

Ferro Total: Matrias e reagente: - 4 erlenmeyer 125ml(um para cada amostra de gua das nascentes) - proveta 100ml - gua destilada - cido clordrico 37% - gua deionizada - hidroxilamina (cloridrato de hidroxilamina, gua deionizada) - fenantrolina (phenanthrolini 5g, gua destilada) - buffer (acetato de amnia,cido actico glacial, gua destilada)

Procedimentos: - colocar nos erlenmeyers 10ml das amostras de gua (em cada erlenmeyer uma amostra de cada nascente) - adicionar 8 gotas de cido clordrico; - adicionar 4 gotas de hidroxilamina; - depois levar esses qrlenmeyers para a capela por 30min; - retirar os erlenmeyers e adicionar 2ml de buffer e 8 gotas de fenantrolina; - observar a cor se ficar rosa porque h presena de ferro.

Turbidez e Cor: Materiais e reagente: - turbidmetro;

- cubeta 50mm; - colormetro:

Procedimentos: - colocar uma amostra de gua na cubeta; - levar essa amostra ao turbidmetro; - observar o valor,pois ser o resultado; - levar a mesma amostra e colocar no colormetro para medir a cor; - observar o valor que ser o resultado.

PH: Materiais e reagentes: - phmetro.

Procedimento: - preparar o phmetro para receber as amostras; - adicionar 80ml da amostra a 25C

Cloretos: Materiais e reagentes: - cromato de potssio; - nitrato de prata: - bureta automtica: - 4 erlenmeyer.0,,,,

Procedimentos: - colocar uma amostra de gua (3ml) no erlenmeyer, (em cada erlenmeyer uma amostra de gua de cada nascente) - adicionar 1ml de cromato de potssio; - titular as amostras acrescentando nitrato de prata at obter uma cor vermelho tijolo, contar as gotas que forem adicionas na amostra; - o resultado multiplica por 5.

Dureza: Materiais e reagentes: - soluo amantiguadora (sulfato de magnsio,cloreto de amnio, hidrxido de amnia ) - negro de ericromo (cloreto de sdio, negro de ericromo) - bureta automtica - 4 erlenmeyer

Procedimentos: - colocar 50ml da amostra de gua das nascente no erlenmeyer; - acrescentar 1ml de amantiguadora; - acrescentar uma pitada de negro de ericromo; - acrescentar cloreto de amnio at titular,contando as gotas,(fazer isso em todas as amostras); - multiplicar o resultado por 20; - o resultado ser a quantidade de clcio e magnsio.

Oxignio:

- cido sulfrico; - permanganato de potssio; - oxalato de amnia; - banho maria; - 4 erlenmeyer; - bureta automtica;

Procedimentos: - acrescentar no erlenmeyer 5ml de cido sulfrico,junto com as amostras de gua (3ml); - acrescentar 5ml de permanganato de potssio; - levar ao banho maria por 20min; - depois adicionar 5ml de oxalato de amnia; - titular com permanganato de potssio.

Alcalinidade: Materiais e reagentes: - fenolftalena; - verde de bromocresol; - bureta automtica; - cido sulfrico; - erlenmeyer; - amostras de gua das nascentes.

Precedimentos:

- acrescentar 4 gotas de fenolftalena no erlenmeyer, junto com 3ml de amostras de gua; - 4 gotas de verde de bromocrosol; - titular com cido sulfrico ate atingir a cor rosa( fazer isso em todas as amostras).

Nitrognio amoniacal: Materiais e reagentes: - 4 tubos de ensaio; - reativo de Nessler; - amostras de gua das nascentes.

Procedimentos: - nos tubos de ensaio coloca amostras das gua (3ml); - depois acrescentar 10 gotas de reativo de Nessler;

Analises Bacteriolgicas:

ndice de Escherichia Coli: Materiais e reagentes: - placa de Petri; - gar; - estufa de cultura.

Procedimentos: - na placa de Petri colocar 1ml de cada amostra de gua;

- acrescentar 10ml de gar em cada amostra; - levar as placas para a estufa de cultura por 48hrs 35C - aps as 48hrs fazer contagem das colonias.

ndice de Coliformes Termatolerantes e total: Materiais e reagentes: - 3 tubos de ensaio para cada amostra que contm caldo duplo: - 6 tubos de ensaio para cada amostra que contm caldo simples; - suporte para tubos de ensaio: - estufa de cultura. - haste; - 3 tubos que contm BVB( bili verde brilhante),para cada amostra de gua; - 3 tubos que contm EC, para cada amostra de gua;

Procedimentos: - nos tubos que contm caldo duplo acrescentar 10ml de amostra de guas das nascente; - nos tubos que contm caldo simples em trs colocar 1ml de amostra de gua, e nos outros trs tubos colocar 0,1ml de de amostra de gua; - levar os tubos de ensaio no suporte para a estufa de cultura por 48hrs 35C; - depois retirar os tubos de ensaio da estufa; - com a ajuda da haste colocar amostras de todos os tubos em outros tubos que contem BVB e em outros que contem EC; - levar novamente a estufa; - aps 48hrs fazer a contagem de quantos tubos fermentarem no BVB; - e aps 24hrs fazer a contagem de quantos tubos fermentarem no EC.

RESULTADOS:
Anlises Turbidez Cor pH Alcalinidade Total Alcalinidade HCO3 Dureza Total Matria Orgnica Cloretos Gs Carbono Ferro Nitrognio Amoniacal Z Cordo 1,49 8 6,16 9,0 Herclio Estrela do Crrego de Melo 2,33 17,0 6,12 7,0 Padro Unidade uT uH Mg/L CaCO3 Mg/L CaCO3 Mg/L CaCO3 Mg/L O2 Mg/L.LL Mg/L CO2 Mg/L Fe

Norte da Galinha Classe II 2,45 7,0 6,16 5,0 5,20 6,30 6,18 10,0 100,0 75,0 6,0 a 9,0 NR

9,0

7,0

5,0

10,0

NR

20,0

10,0

20,0

26,0

NR

0,0 10,0 14,51 0,41 Ausente

0,0 17,0 11,29 0,06 Ausente

0,0 5,5 8,06 0,01 Ausente

0,2 7,5 10,17 0,97 Ausente

NR 250,0 NR 0,3

Ausente Mg/L N.H3

Tabela 1: Anlises fsico-quimicas.

Anlises

Herclio Estrela

Crrego da Galinha >2.400

Padro Classe II

Cordo de Melo do Norte

Unidade

ndice de Coliforme Total ndice de Coliforme Termotolerante ndice de Escherichia coli


Tabela 2: Anlises Bacteriolgicas

>2400

460

<2.400

5.000 N.P.M/100 ml

460

110,0

64

120

1.000 N.P.M/100 ml

21

25

11

36

1.000 N.P.M/100 ml

Ferro

1 0,8 0,6 mg/L Fe 0,4 0,2 0 1 Amostras

Z Cordo Herclio de Melo Estrela do Norte Crrego da Galinha Padro Classe II

Figura 1: ndice de Ferro nas amostras de gua das nascentes

ndice de Coliforme Termotolerante

1000 800 N.M.P. 100 ml 600 400 200 0 1 Amostras Z Cordo Herclio de Melo Estrela do Norte Crrego da Galinha Padro Classe II

Figura 2: ndice de Coliforme Termatolerante nas amostras de gua das nascentes

ndice de Coliforme Total

5000 4000 3000 N.M.P. 100ml 2000 1000 0 1 Amostras Z Cordo Herclio de Melo Estrela do Norte Crrego da Galinha Padro Classe II

Figura 3: ndice de Coliforme Total nas amostras de gua das nascentes

DISCUSSO:
Os resultados obtidos nas analises das amostras de gua das quatro nascente esto dentro dos parmetros da Resoluo CONAMA n 357/05 que enquadra os corpos receptores em quatro classes. Onde na classe I a gua destina-se ao abastecimento domestico aps tratamento simplificado, proteo das comunidades aquticas, recreao de contato primrio irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rentes ao solo e que so ingeridas cruas sem remoo de pelcula. Na classe II, a gua destina-se ao abastecimento domestico com tratamento convencional, proteo das comunidades aquticas, recreao de contato primrio. Na classe III a gua destina-se ao abastecimento domstico, aps tratamento convencional; irrigao de culturas arbreas, cerealferas e forrageiras, desendentao de animais. E na classe IV a gua destina-se navegao, harmonia paisagstica e aos usos menos exigentes. Portanto observa-se que os resultados das analises fsico-qumicos encontram-se dentro do padro da classe I, no obtendo muita variao, exceto na anlise de Ferro onde a nascente Z Cordo e Crrego da Galinha esta dentro da classe II,isso devido a presena de brejo (lodo amarelo) no local prximo a nascente. J nas analises bacteriolgicas o ndice de coliforme total da nascente Herclio de Melo est dentro do padro da classe I, enquanto que as nascentes Z Cordo, Estrela do Norte e Crrego da Galinha encontra-se na classe II, isto devido a presena de gado e chiqueiros prximo as nascentes. E por isso de acordo com o CONAMA n 357/05 o ndice de coliforme total est alm do permitido, tendo a gua passar por um tratamento convencional. Nas analises de Coliformes Termatolerantes todas as nascente enquadram-se na classe I, exceto a nascente Z Cordo est na classe II, ou seja, para um abastecimento domstico a gua ter que passar por um tratamento convencional.

E nas anlises de ndice de Escherichia Coli todas as nascentes encontram-se dentro da classe I.

CONCLUSO:
Observou-se que em todas as nascentes h locais com eroso e com falta de mata ciliar o que ajuda a destruir as nascentes e influencia na qualidade da gua. Nas nascentes Z Cordo e Hercilio de Melo h um grande desvio de gua devido h presena de uma plantao de pimenta que fica bem prximo a nascente fazendo com que a probabilidade de contaminao por agrotxicos aumente. No Crrego da Galinha o maior problema encontrado foi a presena de um Piv bem prximo ao rio, mais que inicialmente no causa nenhum prejuzo. Numa viso geral, de acordo com as anlises realizadas, as guas das nascentes de Morrinhos encontram-se na classe II e ainda no se encontram em estado de calamidade, pois esto em boa qualidade, porm isso no significa que gua no possa desaparecer ou ser poluda devido aos maus tratos com o meio ambiente. Portanto devese ter mais cuidado principalmente com as nascentes onde encontra-se prximo a ela plantaes que pode poluir a gua das nascentes afetando todo o rio. Diante deste fato v-se necessria a conscientizao da populao a respeito da qualidade da gua das nascentes.

REFERNCIAS:
ARCOVA, F.C.S.; CESAR, S.F.; CICCO, V. Qualidade da gua em microbacias recobertas por floresta de Mata Atlntica, Cunha, So Paulo. Revista do Instituto Florestal de So Paulo, So Paulo, v.10, n.2, p.185-96, 1998.

BROWN, G.W. Forestry and water quality. 2nd ed. Oregon: [s.n.], 1988. 142 p.

http://www.agrofloresta.net/cartilhas/cartilha_nascentes.PDF

http://www.cemacufla.com.br/biblioteca/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Lilian%20Vilel a%20Andrade%20Pinto_pdf.pdf

OLIVEIRA-FILHO, A.T.; ALMEIDA, R.J. de; MELLO, J.M. de; GAVILANES, M.L. Estrutura fitossociolgica e variveis ambientais em um trecho de mata ciliar do crrego Vilas Boas, Reserva Biolgica do Poo Bonito, Lavras (MG). Revista Brasileira de Botnica, So Paulo, v.17, n.1, p.67-85,1994.

PINEDA, M.D.; SCHAFER, A. Adequao de critrios e mtodos de avaliao da qualidade de guas superficiais baseada no estudo ecolgico do rio Gravata, Rio Grande do Sul, Brasil. Cincia e Cultura, So Paulo, v.39, n.2, p.198-206, 1987.

SOPPER, W. E. Effects of timber harvesting and related management practices on water quality in forested watersheds. Journal of Environmental Quality, Madison, v.4, n.1, p.24-9, 1975.

TUNDISI, J.G. Limnologia do sculo XXI: perspectivas e desafios. So Carlos: Suprema Grfica e Editora, IIE, 1999. 24 p.

VAZHEMIN, I.G. Chemical composition of natural waters in the VYG river basin in relation to the soil of Central Karelia. Soviet Soil Science, Silver Spring, v.4, n.1, p.90101, 1972.

You might also like